Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

A 00Z do GFS de hoje foi uma piada, e de péssimo gosto!!

Absolutamente NADA de frio na grade de 15 dias!!

Olha, do jeito que tá, vou sentir saudades de 2014, que foi uma porcaria, mas pelo menos chegava algumas MP'S de vez em quando. No momento a ausência de MP'S é assustadora, e o friozinho que faz, é unica e exclusivamente devido ao ar seco. Tanto que as tardes tem beirado os 30 graus.

Ontem, a mínima aqui em Livramento foi 5,3, mas a máxima foi de 26,3 graus. 21 graus de amplitude é um absurdo. Em nenhuma MP que se preste, as máximas chegam aos 26 graus. No Acre isso pode acontecer, mas não aqui.

Link to comment
Share on other sites

Ontem e hoje (excepcionalmente; nesse xoxo abril) têm sido agradáveis em Sampa. Ontem, máxima de 24,4ºC, com sol. Hoje, mínima matinal de 15,4ºC. No momento, muito nublado; às vezes dá uma abertura de sol e a temperatura sobe. Temperatura momentânea de 19,8ºC. Dia bom; mas é exceção.

 

Cada vez mais pessimista com este outono e inverno com as notícias postadas pelos colegas. Na expectativa e esperança que haja uma influência no clima no período do inverno em função deste último acontecimento do vulcão chileno, mas parece que não há intensidade para isso, como foi o tal de 91, citado pelo Evandro. Pena...

Link to comment
Share on other sites

E para reafirmar esse pessimismo reinante, o modelo de longo prazo do CPTEC, o Global Aclopado, prevê uma ''nhaca'' de inverno para esse ano.

 

Ontem estive em Sampa e a tarde foi bem fresca e ventosa por lá, realmente agradável. À noite peguei até uma garoa forte.

 

14,3º C de mínima hoje na estação Jundiaí-ETEC do Ciaagro.

 

13,8º C na estação Jundiaí.

 

A nebulosidade e o vento sudeste constante dificultam o aquecimento. Às 11 h, 20,2º C na estação Jundiaí-ETEC.

 

Isso é o que teremos de ''especial'' esse ano, salvo talvez uma ou outra incursão polar de maior destaque.

 

Joguei a toalha.

Link to comment
Share on other sites

E para reafirmar esse pessimismo reinante, o modelo de longo prazo do CPTEC, o Global Aclopado, prevê uma ''nhaca'' de inverno para esse ano.......Isso é o que teremos de ''especial'' esse ano, salvo talvez uma ou outra incursão polar de maior destaque.

 

Joguei a toalha.

 

Cada vez mais pessimista com este outono e inverno com as notícias postadas pelos colegas. Na expectativa e esperança que haja uma influência no clima no período do inverno em função deste último acontecimento do vulcão chileno, mas parece que não há intensidade para isso, como foi o tal de 91, citado pelo Evandro. Pena...

 

Não sei o quê dizer....é muito pessimismo,,.

 

Lembre-se os invernos no sudeste vivem de eventos....então...podemos ter um "salvo uma ou outra"

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, mais um dia outonal.

 

Sol, grande variação de nuvens e ventos marítimos de ESE a SE.

 

Às 13h,

Aeroportos marcando de 22 a 24°C.

Mirante (Aut.): 22,6°C

 

Parece que as perspectivas para os próximos dias aqui para o leste paulista são: monotonia e pouca chuva... :negative:

Aguardemos...

 

---------------------

Se o próximo inverno tende a ser fraco no sul, imaginem aqui no sudeste. :sad:

Mas... ainda não joguei a toalha.

Já vi invernos xoxos que tiveram pelo menos um grande evento que fez todo mundo esquecer o período anterior. :laugh:

Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos...

Link to comment
Share on other sites

Acabou a esperança: o modelo Japonês, o último bastião da esperança, acaba de lançar o seu último prognóstico entrando na realidade do consenso existente nos modelos globais para um inverno acima da média em TODO o Cone Sul.

 

(...)

 

Com esta mudança, nenhum modelo de longo prazo aposta o contrário.

 

 

Nenhum mesmo!

 

Modelo Climático Chinês:

 

5zQZhYL.gif

 

UKMET (o menos pior):

 

Iy9yK89.png

 

ECMWF:

 

mO53sr6.gif

 

AGCM (CPTEC):

 

I5bl4la.png

 

 

Até mesmo a Previsão do IRI que é gerada pela Universidade de Columbia nos EUA (normalmente muito conservadora), está apontando 40 a 50% de chance do trimestre ser com temperatura acima da média, contra 15 a 25% de ser abaixo da média.

 

EO5t8m5.gif

 

E a última previsão para Nino 3.4 do CFS colabora perfeitamente para as simulações. Some-se a isto os análogos do Caio. Realmente más-perspectivas para este Inverno numa forma geral.

 

lyBYASl.gif

Link to comment
Share on other sites

 

---------------------

Se o próximo inverno tende a ser fraco no sul, imaginem aqui no sudeste. :sad:

Mas... ainda não joguei a toalha.

Já vi invernos xoxos que tiveram pelo menos um grande evento que fez todo mundo esquecer o período anterior. :laugh:

Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos...

 

Não raro, pelo menos aqui no leste do Sudeste, invernos ruins no Sul não significam inverno ruim pra cá. Eu me lembro perfeitamente de Julho de 2008,

que foi fraquíssimo em toda a região Sul e aqui em Minas foi muito bom, com expressivas anomalias negativas nas temperaturas mínimas. É que aquele

mês foi influenciado por uma alta pressão polar persistente no oceano.

 

Pelo que estou observando, há chances de termos um novo 2002 ou 2005 no Sul, o que seria trágico. Para o Sudeste, no entanto, eu não apostaria nisso.

Eu acho que boa parte do estado de SP ainda ficará acima da média e vai seguir o padrão do Sul, mas em MG, RJ e ES eu estou apostando num JJA com

temperaturas DENTRO DA MÉDIA ou LEVEMENTE ACIMA.

Link to comment
Share on other sites

..............que foi fraquíssimo em toda a região Sul e aqui em Minas foi muito bom, com expressivas anomalias negativas nas temperaturas mínimas. É que aquele

mês foi influenciado por uma alta pressão polar persistente no oceano.....

 

rsrsrsrsrs,

 

Bloqueio clássico como muito apreciado em 2014....Tanto no poço das Altas no Pacífico e um ASAS deslocado ou não.

 

2150ln6.gif

 

Se preferir olhar por outro lado,

 

.....pontuando....os dados de ENSO aqui postados são aqueles ditados pela NOAA na Extended Reconstructed SST v3b (ERSST)....

 

Niño 1+2 em julho de 2008 = +1,37317 (quente ...very hot)

 

2008 Junho 0.572554

2008 Julho 1.37317

2008 Agosto 1.33357

 

Niño 3.4 em julho de 2008 = 0.133944 (Neutro)

 

2008 Junho -0.137083

2008 Julho 0.133944

2008 Agosto 0.320484

Link to comment
Share on other sites

 

---------------------

Se o próximo inverno tende a ser fraco no sul, imaginem aqui no sudeste. :sad:

Mas... ainda não joguei a toalha.

Já vi invernos xoxos que tiveram pelo menos um grande evento que fez todo mundo esquecer o período anterior. :laugh:

Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos...

 

Não raro, pelo menos aqui no leste do Sudeste, invernos ruins no Sul não significam inverno ruim pra cá.

 

E pelas temperaturas mostradas pelos amigos, essas MPs parece estar melhores para o Sudeste. Cidades do RJ, MG tendo mínimas próximas que aqui. Aqui está triste.

Link to comment
Share on other sites

Os piores invernos que eu já presenciei tiveram um comportamento assim:

 

7uMQIEc.png

 

 

E nestes anos a SST se comportou assim:

 

xTLZoew.png

 

 

Os melhores invernos que eu me recordo foram assim:

 

n5qfhPB.png

 

 

E nestes a SST se comportou assim:

 

WRRyMZ3.png

 

 

Destaque 1 - ENSO ( especialmente Nino 1+2)

 

Destaque 2 - Atlântico

 

 

Mas é só da minha cabeça, aquilo que me marcou.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olha, tirando o chapéu para o Coutinho, que nos animou dizendo que os próximos 10-15 dias serão frios (dentro da época). E na última rodada do Global/Inpe, dá isso mesmo! A começar com esta MP desta semana (que eu dizia que "era uma promessa"; mas ela vingará! (depois de indas e vindas; UFA!!!). Chegará nesta 3ª feira, e teremos um friozinho gostoso até 6ª feira. Meus pais irão a Porto Alegre para um Congresso de psiquiatria nesta 4ª feira e voltam no sábado. Se darão mal, pois não gostam de frio (especialmente minha mãe).

 

E a GRANDE PROMESSA, fica para a 4ª feira da outra semana (06/Maio): desta feita parece-me uma MP mais continental e forte ainda. Mas nada de absurdo, mas um bom frio sim!

 

 

Monitoremos!

 

Máxima de 23,9ºC no ápice do sol aqui na Granja Viana este domingo. Agora vento SE, nubladão, venta bastante e uns 17ºC.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de agradabilidade, o tempo em São Paulo tem estado perfeito neste abril. Não passo calor, não passo frio, não preciso levar guarda-chuva quando saio, nem qualquer agasalho. A umidade continua razoavelmente elevada, então o ar está bom para respirar. Não há nada do que reclamar.

 

Já em termos de emoções, chato demais. Nada diference acontece, nenhuma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

O que será que provocaria essas altas anomalias de temperatura pra maio? Seria algum bloqueio na Argentina? Eu não creio em ASAS, pois se fosse isso, o modelo não indicaria chuvas acima da média em todo o interior do Brasil. Isso pelo menos pra maio. Já pra Junho eu acredito na ideia da ASAS, que pegaria com força de MG pra cima, bloqueando as ffs entre SP e PR como postaram aqui baz no início da semana passada.

Link to comment
Share on other sites

Triste mesmo Caio!

 

Seguem últimas atualizações do CFS (média 7 dias), via Artur Jacobus (@arturjacobus):

 

MAIO - PRECIPITAÇÃO:

 

Zb3Aj3B.png

 

Se olhar para as anomalias negativas de chuvas no extremo norte do Brasil, dá pra perceber que a previsão é bem cara de El Niño. Acredito que as chuvas acima da média sobre o Pacífico equatorial também reforça essa ideia.

 

Já quanto a junho, a julgar pelas previsões de chuva e de temperatura me parece que haveria um repeteco do que foi observado em junho de 2013, ou seja, chuvas bloqueadas entre SP (principalmente sul e oeste), PR, SC e MS e temperaturas acima da média no centro-sul. Pra julho, a situação das chuvas se repetiria!

Link to comment
Share on other sites

Quantas vezes tivemos os modelos apontando um frio ou uma possibilidade de neve e na hora H .... Nada de frio e nada de neve, isso durante um ano inteiro.

Será que o oposto também não pode ocorrer?

Eu não jogaria a toalha, garanto que não demora e teremos boas surpresas, quem sabe com pouco frio prolongado, mas com bons episódios pontuais de frio e neve.

Eu não confiaria tanto assim nos modelos de longo prazo, em falando de modelos eu não confiaria principalmente no GFS.

Aguardemos pois o inverno ainda nem chegou, algo mais significativo em abril seria surpresa, ou seja, estou bem tranquilo quanto ao futuro deste inverno.

Acredito em algo melhor do final de junho para frente, se prolongando até final de setembro.

Até lá vamos aguardando e o que vier é lucro.

Acredito em um ou mais evento significativos esse ano e depois deles ninguém mais vai lembrar dos dias quentes de abril.

Acho que é isso pessoal, boa noite a todos.

Abraço

 

Sobânia

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. O domingo em Buenos Aires foi ensolarado e típico de fim de primavera, com mínima de 16,7ºC às 8h04 e máxima de 27,3ºC às 14h01. Observem que a mínima ocorreu depois das 8h, algo cada vez mais comum daqui pra frente. Agora céu limpo e 17,4ºC, bem agradável, até, embora bem acima da média para a época.

 

Amanhã o sol novamente se fará presente, com mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. O sol nasce às 7h26 e se põe às 18h16. Por aqui também nem sinal de frio e de outono, só percebo mesmo quando vejo casacos nas vitrines das lojas, porque mesmo as árvores ainda estão cheias de folhas e com coloração verde e mesmo de manhã cedo dá pra sair de camiseta aqui. Eu, particularmente, já desisti de frio pra este ano.

Link to comment
Share on other sites

To contigo Fábio. Faz tempo que desisti de frio pra esse ano!!

Se tu que mora em Buenos Aires tá assim, imagina eu, que mora alguns graus de latitude acima, e tive que aturar um mês de março tórrido e praticamente sem chuva, e agora esse porcaria de abril, que trouxe clima de deserto pra cá. Vamos fechar o mês essa semana, e choveu apenas UM DIA aqui na minha cidade. Chuva essa, que acumulou míseros 5 mm. Há dias que o céu está completamente limpo, me sinto no atacama.Frio??? Quando faz um friozinho é devido aos milagres do ar seco. Basta o sol aparecer, que beira os 30 graus, como aí em Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Galera, concordo com o nosso amigo Sobania!

 

Abril sempre teve um ou outro episódio de frio, mas raramente teve "bombas polares".

Pelos modelos da pra dizer que esse COM CERTEZA não será um inverno abaixo da média, porem não da pra dizer que não teremos eventos fortes de frio.

Acho que uma sequencia de 4 dias com temperaturas baixíssimas e uma neve nos pontos altos da serra do RS e SC até final de junho, já fariam o pessoal acreditar mais neste ano.

 

To com um baita palpite que esse ano teremos algum evento memorável, algo parecido com 2013, talvez não com a mesma abrangência, mas que fique marcado.

 

Não consigo acreditar que exista inverno pior do que 2014 para a região do vale do itajaí, especialmente Indaial/Blumenau.

Ano passado pelo Inmet aqui de Indaial não tivemos NENHUMA sub 5, se não me falha a memória a menor foi 6,2C

Não tenho como afirmar a quantidade, mas os dias com temperaturas abaixo dos 10C foram pouquíssimos por aqui.

Máximas baixas então nem se fala, todo ano temos alguns dias com máximas entre 12C e 15C e ano passado a menor máxima ficou na casa dos 16/17.

 

Então pior do que 2014 para o vale do itajaí eu acredito que é quase impossível.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de ridículos 13,7 graus aqui novamente é até agora a menor do ano.

Vejam só esta previsão para o inverno argentino pra desanimar mais ainda.

 

http://www.perfil.com/mobile/?nota=%2Fcontenidos%2F2015%2F04%2F25%2Fnoticia_0033.html

Aqui também tive a mínima do ano: 14,3°. Está parecendo o Rio de Janeiro. Uma bela porcaria.

 

Tenho que ver meus dados, mas creio que nunca tive uma mínima tão alta durante todo esse período de 1º/1 a 26º/4. A ausência de UMA noite fria é marcante. Os leigos talvez não percebam, mas chama a atenção da falta de UMA noite fria, algo como 10°/11°.

 

Pra completar, o INMET de POA teve ontem a maior mínima da TOTALIDADE das estações do instituto no RS: 17,5°. Foi acima até mesmo de Mostardas!!!! Aqui tive 17,8° no amanhecer e 17,0° à meia-noite. Hoje variei de 14,3° a 27,1°.

 

Agora tenho 18,4° com 80% e céu limpo com cinzas. Esse abril já era. Vai passar e ser esquecido. Não ocorreu NADA de interessante. Coisa mais chata.

 

Abraços chatos!

Link to comment
Share on other sites

No PNI hoje 3.8 no Massena e 4.1 em Furnas.. isso com o tempo fechado.

 

Enquanto isso Furnas bateu 2,1 nesse começo de madrugada do dia 27, dando mostras que hoje qualquer queda pode significar uma negativa a caminho...CB já deve ter negativado.

 

E o xororo de sempre começa antes de começar o inverno...lembro que 2013 foi exatamente igual s reclamações, um tal de jogar a toalha e etc etc, e o core do inverno salvou a lavoura. :friends:

.

Continuo adepto de ler modelos 3 dias antes dos eventos. Igual ler evento de chuva, não dá pra fazer previsão 7, 10 dias antes, tem o tempo de evaporação da água, que deve ser calculado no máximo 3 dias antes, assim tira-se as duvidas.

Link to comment
Share on other sites

O inverno 2015 será tão ruim, tão desastroso, que vou sentir saudade de 2014!!

To esperando até agora o outono chegar!!

Eu não jogo a toalha antes de maio. Não dá para fazer isso.

 

Ademais, concordo do resto: a transição para o outono climático começou dia 21/3. Mas até agora CONTINUAMOS nessa maldita transição, pelo menos aqui na região de POA!!! Além da falta completa de frio (aqui não chega a 5°C nem com banda de música, Sepultura e tudo o mais), está um marasmo horroroso. Chato pra caramba.

 

Abraços chatos!

Link to comment
Share on other sites

No PNI hoje 3.8 no Massena e 4.1 em Furnas.. isso com o tempo fechado.

 

Enquanto isso Furnas bateu 2,1 nesse começo de madrugada do dia 27, dando mostras que hoje qualquer queda pode significar uma negativa a caminho...CB já deve ter negativado.

 

E o xororo de sempre começa antes de começar o inverno...lembro que 2013 foi exatamente igual s reclamações, um tal de jogar a toalha e etc etc, e o core do inverno salvou a lavoura. :friends:

.

Continuo adepto de ler modelos 3 dias antes dos eventos. Igual ler evento de chuva, não dá pra fazer previsão 7, 10 dias antes, tem o tempo de evaporação da água, que deve ser calculado no máximo 3 dias antes, assim tira-se as duvidas.

 

Aqui em Itapevi não tenho nada à reclamar sobre esse mês... mínimas na casa dos 14ºC e máximas que variam entre 22 e 28ºC.

Não alimento expectativa de um inverno bom, porém, fico satisfeito com duas ou três geadas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa realmente abril não foi ruim em termos de temperaturas. Como já disse o Ronaldo, tivemos dias com umidade do ar em níveis agradáveis. Acredito que isso se deve as sucessivas massas polares marítimas.

Os únicos dias que eu achei desconfortáveis por conta do calor foram: 18 e 20 de abril. Dias esses que estávamos sob pré frontal e inclusive com noites abafadas (dia 20 fazia ainda 24 graus às 23 horas)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.