Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Pessoal,pode ser uma pergunta idiota,mas vou falar, o vulcão que esta ativo no Chile pode afetar nas temperaturas naquela região ou ate mesmo aqui no Brasil?

 

Não tem nada de "idiota" na sua pergunta que, aliás, é muito pernitente, Ricardo... relaxa. :good2:

 

Se a erupção do Calbuco tiver, no mínimo, a mesma intensidade do Pinatubo em 1991, pode sim alterar o clima. Na época, a temperatura média global caiu aproximadamente 0,5°C.

 

Pinatubo (1991) - fonte: Wikipedia

Pinatubo_ash_plume_910612.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires tivemos sol bem fraquinho devido à presença das cinzas vulcânicas. Depois das 16h as cinzas foram embora, garantindo uma segunda metade da tarde com tempo ensolarado e céu azul. A mínima hoje foi de 13,2ºC à 0h09 e a máxima de 27,2ºC às 16h44. Agora céu limpo e 19,7ºC.

 

Por aqui também vamos tendo um abril fraquíssimo, com temperaturas quase TRÊS GRAUS ACIMA da média história de 61 a 90. E nos próximos dias nem sinal de frio: amanhã a temperatura vai dos 14ºC aos 28ºC, no domingo dos 15ºC aos 28ºC, segunda de 16ºC a 26ºC e terça de 16ºC a 27ºC, como se fosse final de primavera. Chega a ser inacreditável ser fim de abril e locais comerciais estarem com ar condicionado ligado.

 

Amanhã o sol nasce às 7h24 e se põe às 18h18.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 9,0°C em SC neste sábado/25.

 

2,4 Urupema* Geada fraca, a quarta da serra em 2015.

4,0 Água Doce/DSoares

5,3 Ponte Serrada*

6,8 Bom Jardim da Serra/M.Igreja/Inmet

6,9 Otacílio Costa*

7,2 S.Joaquim/Climaterra

7,6 Campos Novos*

7,8 Fraiburgo*

8,0 Campo Belo do Sul*

8,0 Rio Rufino*

8,1 Caçador/Inmet

8,3 Vargem*

8,3 Brunópolis*

8,4 Bom Retiro*

8,5 Monte Castelo*

8,7 Monte Carlo*

 

*Epagri

 

Florianópolis/Epagri; 16,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Preocupa:

 

Com um mês de abril ausente em frio, o CFS de médio prazo não colocando nada de interessante na grade por pelo menos todo mês de maio há algumas rodadas e os modelos de curto ainda mais pessimistas, começo a temer seriamente pelos lojistas que dependem de do frio para desovarem seus estoques.

 

Abril sem frio + maio fraco + previsão de JJA acima + crise podem aprofundar o fundo do poço que o setor do vestuário já vive.

 

Com escassez ou quase nulidade de frio, quem vai pensar em renovar o armário em tempos de crise, alta do dólar e crédito caro?

 

Se maio repetir o enredo de abril e junho não começar bem, poderemos ver liquidações já em meados ou até início de junho no varejo mais desesperado.

 

Muito sério o cenário pro comércio se o outono-início do inverno não ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Preocupante mesmo para a economia e, para nós (amantes do frio), uma lástima Caio!

 

Estou preocupadíssimo com este outono-inverno 2015; sério mesmo gente. O que me passa à cabeça neste momento é o quão de ruindade ele conseguirá ser... se superará 2014, 2012, 2005, 2002, 2001... e por aí vai... E pensar que sonhávamos com um 2009.... Situação CRÍTICA (ao menos na expectativa).

 

Por aqui. fica nublado, depois abre com muitas nuvens. Temperatura agradável, na casa dos 22ºC; mínima de 16,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

O que o Fábio escreveu sobre Buenos Aires, se aplica sobre a região da campanha. Está muito acima da média!!!!

Acredito que nunca presenciei um abril tão quente quanto esse, uma ausência de frio impressionante.

Escrevi semanas atrás pra esquecerem 2015 e começar a pensar no inverno de 2016. Mas alguns me chamaram de pessimista, chorão, etc, etc,etc...agora a realidade do nosso outono/inverno ta aí.

Quero ver o que as "velhinhas de Taubaté" vão escrever agora.

Link to comment
Share on other sites

PARA O LOJISTA, SÓ UM INVERNO FORTE A MUITO FORTE AJUDARIA. POIS, EM MÉDIA, UMA FAMÍLIA DE 5/7 PESSOAS IRÁ GASTAR, +-400/600 REAIS OU + COM A CONTA DE LUZ NA SOMA DE MAIO A SETEMBRO, FORA O AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS!!

 

ESTE ANO O FATOR "ECONOMIA" TERÁ 80/90% DE PESO NAS COMPRAS, O CLIMA RESPONDERÁ, COM BOM GOSTO, POR 20%. O QUE AJUDARÁ SERÁ O FATO DO INVERNO SER ÚMIDO, MESMO ACIMA DA MÉDIA, SERÁ DE SENSAÇÃO DE FRIO. 17°C COM CHUVA, USA-SE CASACO LEVE, COM SOL, MANGA CURTA....

 

POR SINAL PARA QUEM GOSTA DE FRIO, DA ÉPOCA, SERÁ MUITO BOM OS PRÓXIMOS 10/15 DIAS.

Link to comment
Share on other sites

Ontem na 18Z no gfs colocava uma friaca moderada aqui pra cima a a partir do dia 03/05, mas a 00Z e a 06Z tirou tudo!

 

Ecmwf na 00Z colocando nada de animador tbm, projetando apenas frio pro RS, e o ar polar ficaria limitado só até o norte da ARG. E eu tendo fé que poderíamos ter a primeira continental clássica, mas tá meio difícil com o baile desses modelos, só nos resta aguardar pra ver oque vai acontecer, não vamos fazer igual a climatempo dar tiro no escuro haha.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sobre essas reclamações de Abril, acho que vale a pena lembrar do copo meio cheio ou meio vazio... Só de saber que não teremos mais 35 graus por um bom tempo já me sinto bem.

 

Esses dias com máximas de 25 a 29 são perfeitamente toleráveis aqui em SP. Óbvio que quanto mais frio melhor mas só de já ser Outono já me dá um alento.

Link to comment
Share on other sites

Esse vulcão é o mesmo que espalhou cinzas da outra vez?

 

Aqui em Brusque parece que o céu não está tão azul, mas o mais legal é onde tem nuvens onde forma um colorido legal com branco/cinza/amarelo.

 

O inverno não sendo bom, preparem os ouvidos para global warming. :help:

 

Por enquanto eu me divirto com essa ausência de MPs, pois fica a esperança que lá para o fim de Julho ou Agosto apareça alguma coisa como o inesquecível 2013. Já até Junho pode ser tenso.

Link to comment
Share on other sites

Esse vulcão é o mesmo que espalhou cinzas da outra vez?

 

Aqui em Brusque parece que o céu não está tão azul, mas o mais legal é onde tem nuvens onde forma um colorido legal com branco/cinza/amarelo.

 

O inverno não sendo bom, preparem os ouvidos para global warming. :help:

 

Por enquanto eu me divirto com essa ausência de MPs, pois fica a esperança que lá para o fim de Julho ou Agosto apareça alguma coisa como o inesquecível 2013. Já até Junho pode ser tenso.

 

Não. Aquele era o Vulção Puyehue e esse é o Calbuco.

Link to comment
Share on other sites

Esse vulcão é o mesmo que espalhou cinzas da outra vez?

Aquele foi o vulcão Puyehue, que fica a cerca de 50 km mais a norte deste.

 

-----------

Sampa vai tendo um dia com toda a cara de situação pós-frontal (A frente... ninguém sabe, ninguém viu. :laugh: )

Temos sol com grande variação de nuvens e ventos de S a SSO com rajadas de até 34 km/h na automática do Mirante e 50 km/h em Congonhas.

Pequena área de baixa ao largo dos litorais de SP e PR.

 

Aeroportos variando de 21 a 24°C, dia ameno e agradável (Pelo menos para mim. :mosking: )

Link to comment
Share on other sites

.

SOLEDADE-RS

--> EXTRA...

--> EXTRAORDINÁRIA E SUSTENTÁVEL NOTÍCIA...

 

--> Parque de Geração de Energia Eólica será instalado no município <--

 

"O anúncio foi, OFICIALMENTE, realizado na sexta-feira, (24/04), pelo presidente do Sindicato Rural de Soledade, Josué Samir Lamaison. A empresa responsável pela instalação dos equipamentoe é a Força Eólica do Brasil."

 

O dirigente sindical informou a comunidade, na sexta feira, que o município já tem, selecionados, os primeiros 05 soledadenses que terão, instaladas, as TORRES de MEDIÇÃO dos VENTOS. Cada uma, terá 100 metros de altura e há grande possibilidade da instalação de um Parque de Geração de Energia Eólica, até 2020.

 

João Garcez, representante da empresa Força Eólica do Brasil que explorará os ventos de Soledade, visando a gerar energia limpa a ser distribuída pelo Brasil, confirmou a instalação das 5 primeiras torres de medição, nas propriedade de: Hercílio Almeida Wedi Filho, de Maria Justina Lamaison, de Evandro e Edson Borges e Décio Wedi que comprovarão os estudos já realizados no município da existência de "ventos compatíveis" para instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento do futuro PARQUE EÓLICO.

 

Em 60 DIAS, iniciam as instalações das torres e os procedimentos padrões para implantação do Parque Eólico. Essa, sem dúvida, será a empresa que poderá transformar a economia da urbe pois, em todos as cidades instaladas, as torres de geração de energia, os municípios dobraram a sua arrecadação

(Fonte da Boa Notícia: Rádio Voz Soledadense

Link to comment
Share on other sites

Núcleos pipocando pelo estado Matogrossense, aqui também fui privilegiado.. :mrgreen:

 

Formou tempão beem escuro pra leste e depois veio com tudo despejando!

 

QvjLLnf.jpg

 

Aqui em casa foram 39,8mm no analógico e 34,0mm na davis, rate máximo de 236mm/hr! Rajadas alcançaram de 32km/h.

 

Loop do satélite:

NMpMGGm.gif

 

Reparem na queda da pressão!

 

VgTrwVX.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial o dia começou ensolarado com algumas alternâncias de nuvens.

Mínima foi de 17C e a máxima se aproximou dos 26C

O final de tarde de hoje está me lembrando pela primeira vez o outono na nossa região, sol entre nuvens com a temperatura em 22C e uma brisa bem fria.

Acho que essa madrugada teremos a mínima do ano aqui, perto dos 13/14C

 

Indaial nunca foi uma cidade com temperaturas baixas, muito pelo contrario se destaca pelo calor tórrido do verão, mas no outono(mais propriamente ABRIL) sempre tem umas mínimas entre 8C e 12C um ou outro dia, e por enquanto esse ano não baixou da casa dos 15C nenhuma vez.

 

Mas como li acima, só pelo fato de não ter mais temperaturas entre 35C e 39C como é de costume aqui já é um alivio, claro que o frio seria muito melhor, mas entre 25C e 28C da pra aguentar tranquilamente.

 

Tudo indica que este inverno será uma lástima mesmo, mas eu acredito que haverá um evento, nem que for apenas um, como alguma espécie de bomba polar, algo que dure de 5 a 7 dias, mas que seja memorável.

Link to comment
Share on other sites

Final de tarde com o céu nas cores cinza, violeta e laranjado.... Possivelmente reflexos da fumaça do vulcão que se espalha pelo cone sul.

Em Lages 17,4ºC (Área Industrial - 1034 m).

Modelos começam a projetar minimas negativas para Lages-SC no inicio de maio.

Sobre as projeções do clima JJA, com atlântico sul acima da normal, projeta-se maior incidência de ciclones, pacifico acima da normal chuvas acima da normal para JAS, histórico de frios intensos nestas condições pouco temos, porém temos nevadas memoráveis (1957, 1965, 1979...). Se o atlântico norte esquentar teremos uma boa compensação, o que está faltando são incursões polares, pois o gigante anda adormecido....

Link to comment
Share on other sites

Variação de 11,9ºC a 21,3ºC hoje. De manhã muita cerração, de tarde muito sol com um ventinho frio. Era gente de shorts e regata e gente de casaco e echarpe na rua, haha.

 

Abril está um fiasco. Começou quente como se fosse verão, e agora o calor cessou, mas o frio também não veio. Apenas uma mínima sub-10 no mês inteiro!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé-RJ no meio da madrugada começou uma garoa, no amanhecer virou chuva fraca/moderada, medi 8,2 mm de manhã.

No final da tarde o tempo limpou.

 

Renan, na madrugada de hoje, instabilidades avançaram pela zona da mata de Minas,provocando chuvas na bacia do rio Pomba que avançaram para a região de Muriaé-MG.

Na automática de Muriaé choveu 11,6 mm

Na pluviométrica(ANA) de Miraí foi 35 mm(fica a oeste de Muriaé).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Frio nas partes altas do estado, PNI com 4,7° aqui no RJ e 3,9° em MG, Friburgo segue com 14,6°. Aqui na região metropolitana temos um misto de céu estrelado e nuvens baixas que despejam pancadas eventuais de chuva por aqui, temperatura amena em 21,9°, máxima ficou em 28,5° com ventos fortes o dia inteiro! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Ontem a variação ficou em 20,8C / 28,2C com chuva forte pela noite

No INMET em Valença-RJ, choveu 45,8 mm :shok: e em casa apenas 7,5 mm :(

 

Hoje o dia foi de períodos de sol, com variação de nuvens, e máxima de 25,8C

A mínima do dia vai sendo registrada nesse momento (17,2C)

Agora tenho céu limpo e faz 17,3C

Link to comment
Share on other sites

Acabou a esperança: o modelo Japonês, o último bastião da esperança, acaba de lançar o seu último prognóstico entrando na realidade do consenso existente nos modelos globais para um inverno acima da média em TODO o Cone Sul.

 

liXPOe9.jpg

 

Com esta mudança, nenhum modelo de longo prazo aposta o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.