Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Uma notícia ruim .....Uma loba guará pegou a cx do console hoje lá na estação do Campo Belo...ainda não tenho maiores detalhes o que aconteceu e nem se o console sumiu ou foi danificado.....vou informando aqui..

 

poxa vida, que sacanagem.

será mesmo que foi um lobo?

sei não em.

enfim, vai ter que ser preciso fazer uma cerquinha em volta das estações?

Espero que tenha sido nada sério!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal.....show de horrores no PNI / Campo Belo

 

- Hoje na hora da coleta por volta das 6:00hs da manhã....uma surpresa...a caixa foi deslocada alguns metros do local por uma loba...Mas ela não conseguiu abrir a cx onde estava o console.

 

- A caixa não abria, pois o cadeado congelou e a tampa teve que ser arrancada....O console estava apagado e completamente congelado.....

 

- Como o anotador tinha pilhas , foi trocado e o console ligou....a estação reportava -3,0 alguns minutos antes das 6 da manhã de hoje. Qto aos dados anteriores não foram registrados, em virtude do congelamento que inclusive no dia 4 deu -1,6 negativo em Furnas.

 

- O Console do Campo Belo está ok mas se encontra guardado no Posto Marcão até que encontremos uma solução para o congelamento....qto a Loba nada demais....o que houve

Link to comment
Share on other sites

Bruno....o console não estava exposto..estava numa caixa com isolamento térmico.....e mesmo assim aconteceu isso. Agora temos que resolver isso o qto antes...

 

Ou colocamos o console dentro de uma bolsa térmica...aquelas que se guardam alimentos...ou colocamos dentro de uma caixa de isopor........Dai depois disso colocaríamos dentro desta caixa que já está lá...Estava pensando inclusive forrar tudo com jornais....tanto a bolsa térmica ou isopor e também esta caixa já existente.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal.....show de horrores no PNI / Campo Belo

 

- Hoje na hora da coleta por volta das 6:00hs da manhã....uma surpresa...a caixa foi deslocada alguns metros do local por uma loba...Mas ela não conseguiu abrir a cx onde estava o console.

 

- A caixa não abria, pois o cadeado congelou e a tampa teve que ser arrancada....O console estava apagado e completamente congelado.....

 

- Como o anotador tinha pilhas , foi trocado e o console ligou....a estação reportava -3,0 alguns minutos antes das 6 da manhã de hoje. Qto aos dados anteriores não foram registrados, em virtude do congelamento que inclusive no dia 4 deu -1,6 negativo em Furnas.

 

- O Console do Campo Belo está ok mas se encontra guardado no Posto Marcão até que encontremos uma solução para o congelamento....qto a Loba nada demais....o que houve

 

Poxa que pena...

 

Pelo que entendi vocês deixaram o console escondido em algum local e devo pressupor que foi perto da superfície, haja vista a ausência de árvores e construções na região. Isso por si só justifica o congelamento, haja vista que a temperatura na relva é bem menor que do ar. Sendo assim a caixa térmica deveria ser bem, mas bem lacrada (hermética) coisa que aparentemente não era, pois deveria haver alguma leva fuga para que o console congelasse.

 

Por fim, não desconfio dos dados da estação. Acho que o Campo Belo vai ser o local monitorado que terá a menor mínima do Brasil. Mas tenho pra mim que esses -3,0ºC era "indoor", pois o console estava congelado. Digo isso pq a Davis Vue, depois de energizá-la, demora um tempinho para começar a registrar os dados da ISS. Por isso acho que deveria se tratar da leitura do sensor do console...

 

Apenas acho, pode ser que não seja...

 

Mas que pena, realmente, que aconteceu isto. O pessoal do parque não consegue um outro local? Precisam verificar também se, ao religar, a estação estará reportando dados. Vai que ela não volta e ficamos a ver navios novamente...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Entendi Diego..temos 2 problemas ali - Temperatura negativa e umidade:

 

Liguei agora para o Disme de SP e contei toda historia a um meteorologista que inclusive fez uma expedição ao Polo Sul , neste nova estação. Numa solução simples, ele me recomendou comprar uma bolsa térmica , e coloca-la dentro de um isopor e tentar coloca-lo pelo menos a 2 metros do solo. Envolver o console com uma manta ou coberta além de forrar com jornal e colocar **Silica gel** para absorver umidade. Depois é colocar dentor do isopor que também pode ser forrado com jornais....A tampa do isopor deve ser bem fixada para que se evite a entrada de umidade. Ele acha que seria uma solução rápida e de baixo custo.....

Link to comment
Share on other sites

Pessoal.....show de horrores no PNI / Campo Belo

 

- Hoje na hora da coleta por volta das 6:00hs da manhã....uma surpresa...a caixa foi deslocada alguns metros do local por uma loba...Mas ela não conseguiu abrir a cx onde estava o console.

 

- A caixa não abria, pois o cadeado congelou e a tampa teve que ser arrancada....O console estava apagado e completamente congelado.....

 

- Como o anotador tinha pilhas , foi trocado e o console ligou....a estação reportava -3,0 alguns minutos antes das 6 da manhã de hoje. Qto aos dados anteriores não foram registrados, em virtude do congelamento que inclusive no dia 4 deu -1,6 negativo em Furnas.

 

- O Console do Campo Belo está ok mas se encontra guardado no Posto Marcão até que encontremos uma solução para o congelamento....qto a Loba nada demais....o que houve

 

Poxa que pena...

 

Pelo que entendi vocês deixaram o console escondido em algum local e devo pressupor que foi perto da superfície, haja vista a ausência de árvores e construções na região. Isso por si só justifica o congelamento, haja vista que a temperatura na relva é bem menor que do ar. Sendo assim a caixa térmica deveria ser bem, mas bem lacrada (hermética) coisa que aparentemente não era, pois deveria haver alguma leva fuga para que o console congelasse.

 

Por fim, não desconfio dos dados da estação. Acho que o Campo Belo vai ser o local monitorado que terá a menor mínima do Brasil. Mas tenho pra mim que esses -3,0ºC era "indoor", pois o console estava congelado. Digo isso pq a Davis Vue, depois de energizá-la, demora um tempinho para começar a registrar os dados da ISS. Por isso acho que deveria se tratar da leitura do sensor do console...

 

Apenas acho, pode ser que não seja...

 

Mas que pena, realmente, que aconteceu isto. O pessoal do parque não consegue um outro local? Precisam verificar também se, ao religar, a estação estará reportando dados. Vai que ela não volta e ficamos a ver navios novamente...

 

Abs.

 

Diegão,

 

O cara que foi buscar o console foi bem treinado para ler os dados, ele nos falou que esperou e o valor encontrado foi o TEMP OUT, então a leitura dos -3 está certa, foi na estação. Sobre o congelamento, pelo que eu entendi o cadeado estava congelado, e o vigia teve de abrir a caixa de outra forma, encontrando o console desligado.

 

A estação ficava no meio de uma moita a 1,5 metro do solo, o que pegou foi que a loba derrubou a caixa pro solo, dai o motivo pra ter congelado as coisas da caixa.

 

Tem um promontório na cota dos 800 mts - contando do posto marcão, que no seu topo provavelmente o congelamento será um pouco menor, creio eu que poderia se colocar a caixa do console ali em cima, o alcançe dá tranquilo - perto de 380 metros livre de obstaculo.

 

Bruno, se vc sabia dessa caixa, porque não nos avisou antes? Já estavamos falando do Campo Belo aqui no site a um bom tempo! Menos reação, mais ação!

Link to comment
Share on other sites

Entendi Diego..temos 2 problemas ali - Temperatura negativa e umidade:

 

Liguei agora para o Disme de SP e contei toda historia a um meteorologista que inclusive fez uma expedição ao Polo Sul , neste nova estação. Numa solução simples, ele me recomendou comprar uma bolsa térmica , e coloca-la dentro de um isopor e tentar coloca-lo pelo menos a 2 metros do solo. Envolver o console com uma manta ou coberta além de forrar com jornal e colocar **Silica gel** para absorver umidade. Depois é colocar dentor do isopor que também pode ser forrado com jornais....A tampa do isopor deve ser bem fixada para que se evite a entrada de umidade. Ele acha que seria uma solução rápida e de baixo custo.....

 

 

Foi o que pensei uma solução simples , e até podia ver se tem aquele isolamento do telhado do marcão as vezes sobrou algum pedaço la sei la , creio que a bolsa e o isopor são facil pra eles encontrarem la , ou então poderia pedir pro Cesar levar de Itamonte pra la pra cima e durante o dia alguem ia la e fazia o serviço , eu vou provavelmente em maio , se fizer uma "remendo" pra aguentar até maio podemos providenciar outra caixa e eu levava ...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal.....show de horrores no PNI / Campo Belo

 

Carlos,

 

Penso diferente não foi um horror e sim uma das melhores notícias do ano.

 

Um lobo na natureza. Não preço e nem dinheiro que pague essa maravilha de acontecimento.

 

Sabemos dos relatos de Onça Parda e Jaguatiricas.

 

Que lugar fantástico.

 

E a estação por enquanto faça o que o Disme orientou.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlão, nunca pensei que iamos ler noticias de equipamento congelado no Brasil em Abril!

 

Meu, dificuldades de lugares com clima reconhecido frio, como antártida, Europa, Estados Unidos!

 

Se uma Loba conseguiu arrastar a caixa, imagina o que uma onça parda faria com a caixa.

 

Mas ainda há o problema dos "gaiatos" também.

 

Por enquanto só a mãe-natureza aprontou!

Link to comment
Share on other sites

Uma duvida

 

Colocando o console dentro de uma bolsa térmica que será colocada dentro que uma caixa de isopor....pergunta:

 

O sinal da estação ao console não será cortato..??

 

Não. Tem coisa muito pior para bloquear sinal (como paredes de concreto) e que não impedem, ainda mais estando tão perto da ISS.

Link to comment
Share on other sites

Carlão, nunca pensei que iamos ler noticias de equipamento congelado no Brasil em Abril!

 

Meu, dificuldades de lugares com clima reconhecido frio, como antártida, Europa, Estados Unidos!

 

Se uma Loba conseguiu arrastar a caixa, imagina o que uma onça parda faria com a caixa.

 

Mas ainda há o problema dos "gaiatos" também.

 

Por enquanto só a mãe-natureza aprontou!

 

Sim! As tardes aqui na serra estão com temperaturas de transição outono/ inverno!

Espero que isso signifique um ano bem gelado :D

Link to comment
Share on other sites

Carlão, nunca pensei que iamos ler noticias de equipamento congelado no Brasil em Abril!

 

Meu, dificuldades de lugares com clima reconhecido frio, como antártida, Europa, Estados Unidos!

 

Se uma Loba conseguiu arrastar a caixa, imagina o que uma onça parda faria com a caixa.

 

 

 

Que belo animal....comedor de estação.....Chrysocyon brachyurus.....Davis na Braquiária.

 

Onça-parda ou Puma (nome científico: Puma concolor), também conhecido no Brasil por suçuarana, onça-vermelha, onça-bodeira, mossoroca, leão-baio, leão da montanha

 

Akita Sol de derreter Davis...Não aguento mais tanto calor está assim desde agosto de 2009.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Carlos e Artur, entendi. O ideal do console era ficar em local abrigado. Se não conseguirem, ele deveria ficar realmente mais alto, e não numa toiça, pois a temperatura e umidade na superfície da toiça ainda serão, respectivamente, menores e maiores que no ar.

 

Estou aqui pensando... quanto custa um cercadinho desses pra colocar na estação Campo Belo? :russian:

 

BEYYVM0CYAAZluW.jpg:large

Link to comment
Share on other sites

Não sei se foi uma rodada isolada, porque não estava acompanhando diariamente; mas, a rodada das 12z do Global do Inpe, está uma beleza para daqui uma semana. Coloca 1024/1026 de pressão em cima aqui da gente.

 

Será que estamos chegando perto dos primeiros dias com mínimas próximas de zero aqui na Mantiqueira ???

 

Cadê o Caco, que gosta de analisar o Global para dar uma analisada na situação.

Link to comment
Share on other sites

Evandro

 

Vi sua sugestão do cercado na estação. Mas o problema não é este mas sim o Console...

 

Descartei o isopor pois a Loba roeu um dias destes um lá no Rebouças...Entrei em contato agora a pouco lá e vamos tentar uma outra alternativa para o console....será feita amanhã...sábado terei a resposta pra saber se deu certo ou não..!!

Link to comment
Share on other sites

Teria que ser uma caixa que se camuflasse no mato , pois a loba lá ta acostumada a virar o lixo do Pni , então se ele ver alguma coisa diferente vai ficar curiosa , e será legal com um arame ou corda amarra essa caixa em algum lugar pra não ter perigo de ser carregada !

 

No mais céu fechado hoje , caiu uns pingos ,como ta aqui agora , noite totalmente sem previsão de como vai se comportar kkk

 

f03060c221a61e5eaf7eac4840d380ec.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Por aqui temos nuvens que ora aumentam, ora diminuem.

Faz 25 graus na Mooca-CGE. Temperatura deu uma subida em relação a ontem.

 

As nuvens estão se comportando do mesmo jeito aqui em SBC. 21,8C agora. A máxima, por enquanto, foi de 22C.

 

Sim! Estamos tendo nebulosidade variável, assim como ontem. Só que hoje a instabilidade na mudança do tempo tá menor do que ontem.

Agora temos nuvens altas cirrus no céu e também algumas nuvens baixas. Faz 21 graus na Mooca-CGE.

 

Os primeiros dias de abril desse ano (apesar de quase nenhuma chuva), eu ainda acho que está melhor do que no mesmo período de abril do ano passado.

Nos primeiros dias de abril de 2014, além de também ter chovido bem pouco, estávamos tendo dias quentes, com sol forte e umidade relativa do ar mais baixa. Só veio a melhorar à partir do dia 13.

Já nesse ano, temperaturas mais baixas, umidade relativa do ar mais alta e bem mais nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, as + baixas foram:

 

01,0 - Pq do Itatiaia RJ (PWS- Furnas)

09,4 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

10,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

10,0 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

10,6 - Campos do Jordão SP (Inmet)

11,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

11,4 - Caldas MG (Inmet)

11,4 - Maria da Fé MG (Inmet)

11,5 - Piquete SP (INPE)

12,3 - Barra do Turvo SP (Inmet)

12,3 - Maria da Fé MG (PWS- ToaToa)

12,8 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 10,0°C em SC nesta sexta-feira;

 

3,8 Bom Jardim*

4,2 Urupema*

6,7 S.Joaquim*

8,1 Fraiburgo*

9,0 Lebon Régis*

9,7 Monte Carlo*

9,8 Ponte Serrada*

 

*Epagri

 

18,3°C Florianópolis/Epagri

8,8°C Climaterra/Cidade/S.Joaquim

7,3°C (-1,4°C relva) Cruzeiro/S.Joaquim/Climaterra, teve geada fraca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.