Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Concordo com você Malifi, muito raro termos imagens definidas de tornados aqui no Brasil igual se vê nos EUA (acho que nem o de Indaiatuba se percebia a super-célula geradora), mas como o Tavares falou, é relativo, o de El Reno mal se via sua estrutura...

 

Ricardito, naquele dia eu estava em Indaiatuba pela mesma razão que hoje estou em Salto uns 10 km de lá e uns 8 de Itu. (naquele dia à noite o SPFC ganhou do Palmeiras na Libertadores, não é off, é apenas para eu lembrar a data correta).

 

Ah! As células eram claras e evidentes a rotação era anti-horária e o resto tal como observado no tornado em discussão.

 

São tornados evidentes e sem a menor possibilidade de questionamentos.

 

E dos múltiplos vórtices apena um foi F3.

 

Se eu gastar classificação exagerada sem provas suficientes apenas para ser gentil e amável....vai faltar classificação para um comprovado F3 OU MAIORES DO FUTURO.

 

ABRAÇOS

 

Para quem não conhece o Allef quando garoto cercava o anotador do Inmet na rua para tirar satisfação...hoje graduando em meteorologia em Pelotas.....sempre um amável amigo e companheiro. Discordâncias fazem parte da vida.

Link to comment
Share on other sites

MARRRFILE, ESQUECESTES DO BRUNO MAON, COMEÇOU AQUI E ESTÁ NA CLIMATERRA AGORA.

 

Esqueci nada.

 

Este veio de Araçatuba ...outro grande companheiro. Aliás, Bruno Maon e Allef Mattos (só para ressaltar o parentesco) ambos companheiros de manter o ambiente tranquilo mesmo com discordâncias.

 

O Verardo que também pulava cercado para fazer leitura....hoje na Somar.

 

São garotos competentes e dedicados.....

 

Em especial o Bruno Maon....um dia liguei para ele,,,,para oferecer """emprego""" na Climaterra...ele gaguejou.

 

Enfim, pode-se levar nosso hobby a sério...

 

Basta colocar a bunda na cadeira e estudar.

 

Temos outros que não estão esquecidos....apenas esperando um cadinho....exemplo: Lucas "Cascavel" Fumagalli e tem mais uma turma grande....felizmente todos amigos.

Link to comment
Share on other sites

Aqui uma sequência de imagens do radar do Simepar em PPI na cidade de Cascavel, fornecido gentilmente pelo Cezar Duquia.

 

https://drive.google.com/folderview?id=0BxLdZ3TyfBj3fnRsSXgxcVdJUUtueGVZTE1QY0RhSThiSUxIV29GM0JOSjQ3UHNVSU9La1E&usp=sharing

 

Para quem não sabe em PPI fornace apenas uma projeção num plano horizontal, obtidos através de uma varredura azimutal (ângulo azimute variando) em coordenas polares, com ângulo de evelação da antena fixos. Em max CAPPI, que faz uma varredura volumétrica, estaria de bom tamanho.

 

Mafili, meu amigo. Desta vez discordo. Torres de alta tensão foram tombadas, carros e caminhões virados e muita destruição. Durou pouquíssimos minutos. Muito mais compatível com um F2 se assanhando para um F3.

 

Excelente as imagens! Separei Ponte Serrada (área do município), mas não sei o horário do evento lá.

 

008.jpg.462e7d3fd57d63e06400f241a7d1dc89.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardito, naquele dia eu estava em Indaiatuba pela mesma razão que hoje estou em Salto uns 10 km de lá e uns 8 de Itu. (naquele dia à noite o SPFC ganhou do Palmeiras na Libertadores, não é off, é apenas para eu lembrar a data correta).

 

Ah! As células eram claras e evidentes a rotação era anti-horária e o resto tal como observado no tornado em discussão.

 

São tornados evidentes e sem a menor possibilidade de questionamentos.

 

E dos múltiplos vórtices apena um foi F3.

 

Se eu gastar classificação exagerada sem provas suficientes apenas para ser gentil e amável....vai faltar classificação para um comprovado F3 OU MAIORES DO FUTURO.

 

ABRAÇOS

 

Para quem não conhece o Allef quando garoto cercava o anotador do Inmet na rua para tirar satisfação...hoje graduando em meteorologia em Pelotas.....sempre um amável amigo e companheiro. Discordâncias fazem parte da vida.

 

Entendi. Disse com base no que temos filmado em vídeo e fotos, você teve o privilégio de presenciar o fenômeno a olho nu.

 

Só relembrando, esse de agora eu tbm concordo que não é F3, para mim é F2.

Link to comment
Share on other sites

Aqui uma sequência de imagens do radar do Simepar em PPI na cidade de Cascavel, fornecido gentilmente pelo Cezar Duquia.

 

https://drive.google.com/folderview?id=0BxLdZ3TyfBj3fnRsSXgxcVdJUUtueGVZTE1QY0RhSThiSUxIV29GM0JOSjQ3UHNVSU9La1E&usp=sharing

 

Grande Allef... Futuro Meteorologista de Pelotas!!

 

Valiosa contribuição com esse arquivo.. Montei um GIF em cima das imagens, para melhor visualização da célula no Radar (obs: arquivo pesado)

 

NXlHsVI.gif

Link to comment
Share on other sites

Valiosa contribuição com esse arquivo.. Montei um GIF em cima das imagens, para melhor visualização da célula no Radar (obs: arquivo pesado)

 

http://i.imgur.com/NXlHsVI.gif

Mas o tornado nos vídeos girava no sentido horário, como a hipermaioria no Hemisfério Sul. Como ele seria gerado em uma célula no sentido anti-horário???

 

Olhando o GIF, a parte de maior reflectividade aparece ao sul do arco e onde contrasta uma parte de menor reflectividade quase interagindo em formato de gancho.

Sabe-se que o turbilhão passou ao norte da cidade o que não bate com esse mapa. Alguma chance de haver um erro na sincronia de posicionamento do dados com o mapa, devido talvez à distância do radar? Pq pra mim, tem um eco de gancho, mas horário.

Link to comment
Share on other sites

Leandro Puchalski, o radar de Cascavel (SIMEPAR) e o de Santiago (REDEMET), cobrem o oeste catarinense. A região fica entre 300km e 400km de ambos mas não é sem cobertura, mesmo que na referida distância a acurácia seja muito reduzida, é possível interpretar a presença de células/formações potencialmente mais destrutivas.

 

Abraço.

 

Vale salientar que o Radar de Cascavel, está a 240km de Xanxarê, enquanto que o Santiago está a quase 400km... Indiscutivelmente, o radar de Cascavel está melhor posicionando pra detectar a célula, pois ainda está no que é chamado de "alcance qualitativo" que se limita a justamente 240km em média de raio.

 

E o Radar de Cascavel, é muito mais moderno, que qualquer um dos radares da FAB.

 

Ele foi fabricado pela Enterprise Electronics Corporation (EEC), a mesma do Radar de Lontras, e dos dois radares recém adquiridos no RJ (Guaratiba e Macaé), isso sem contar que essa empresa, montou rede de radares em vários países como Suécia, Coréia do Sul, Alemanha e Áustria.

Link to comment
Share on other sites

Mas o tornado nos vídeos girava no sentido horário, como a hipermaioria no Hemisfério Sul. Como ele seria gerado em uma célula no sentido anti-horário???

 

Olhando o GIF, a parte de maior reflectividade aparece ao sul do arco e onde contrasta uma parte de menor reflectividade quase interagindo em formato de gancho.

Sabe-se que o turbilhão passou ao norte da cidade o que não bate com esse mapa. Alguma chance de haver um erro na sincronia de posicionamento do dados com o mapa, devido talvez à distância do radar? Pq pra mim, tem um eco de gancho, mas horário.

 

Consegue ilustrar pra gente no paint, o eco gancho em sentido horário?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Mafili e Rodolfo. :friends: Bruno Maon é meu amigo, gente boa, Lucas também. Tem o Müller também do Meteojus. Todos filhotes da UFPEL assim como a querida Estael Sias e a Cátia Braga, que terei o prazer de conhecê-las pessoalmente no início de Maio...daqui tem o Pulschalski também...em fim..

 

Achei interessante alguns ressaltando o Atlântico sul. Estou analisando e ainda não terminei, mas pelo que parece os importantes volumes de chuva ocorridos em parte do sul em períodos do ano passado podem ser explicados pelas anomalias positivas da TSM junto a nossa costa e também com a contribuição da AAO. Quase nada ou nada por causa do 3.4.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Olhando o GIF, a parte de maior reflectividade aparece ao sul do arco e onde contrasta uma parte de menor reflectividade quase interagindo em formato de gancho.

Sabe-se que o turbilhão passou ao norte da cidade o que não bate com esse mapa. Alguma chance de haver um erro na sincronia de posicionamento do dados com o mapa, devido talvez à distância do radar? Pq pra mim, tem um eco de gancho, mas horário.

 

Acho que eu consegui entender a tua visão...

 

Você deve ter visto a célula dessa forma:

 

wZvTCtf.png

 

Se você viu assim, é bem provável que não é um Eco de Gancho, porque o suposto gancho se encontra na parte frontal da célula (ela se move de oeste para leste). O Prof Ernani, acho que da UFSM ou UFPEL, que é um grande estudioso de tempo severo, elucidou isso uma vez.

 

 

A minha forma de vê a célula é essa:

 

Uma rotação Anti-Ciclonica, com o pico de refletividade a norte de Xanxarê (justamente aonde houve os estragos, podendo ser uma debris ball), formato de gancho, e na parte traseira da célula ao meu ver.

 

3CmtNbg.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os gráficos mostrados pelo Caio permitem concluir que:

2015 NÃO terá inverno frio

2015 poderá ter eventos extremos de neve (vide 57 e 65)

2015 poderá ter bombas polares (vide 94)

Vai começar a temporada de caça à neve. Uns frustrados por neve no meio da semana e outros mais afortunados.

Geada como sempre garantida nas áreas de sempre.

O resto será sorte.

Pra mim, disse tudo...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa também tivemos noite quente, com mínima de 21,4°C na convencional do Mirante. (Aqui na Granja Viana, a mínima ficou em 20,2ºC = madrugada tropical! :hysteric: )

Pelos dados da automática, esta mínima deve ter sido registrada por volta de 13h UTC (10h da manhã) de ontem[/b[highlight=yellow]] pois nesta última noite não baixou de 22,3°C[/b[/highlight]].

 

A manhã foi muito quente, com sol, poucas nuvens baixas de várias altas (Cirrus, cirrocumulus...).

[highlight=yellow]A automática do Mirante bateu nos 29,4°C :heat: (Aguardemos a máxima da convencional).[/highlight] (Na Granja Viana, até o meio-dia e meia, sol escaldante e máxima de 30,4ºC!) :hysteric:

 

Agora, já chove em várias áreas da cidade. (Começou a fechar o tempo por volta das 13 hs, depois choveu. A temperatura caiu rapidamente; DESPENCOU!). :clapping: :pleasantry:

 

No momento, parou de chover; cai uns pingos de vez em quando. Temperatura de 20,1ºC:[highlight=yellow] a menor do dia já.[/highlight].

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo,

 

Dei muitas risadas das postagens.

 

O tornado mesmo que fosse um hipotético F6 (que pelas contestações devem ser normais no Brasil)

 

No caso dou razão a classe insultada.....como prever um fenômeno que não existe.

 

Poderia ser um F15 e quebrar a barreira do som....mas se não passar na estação ...simplesmente não haverá registro.

 

Abraços

 

Comentários de sites noticiosos/redes sociais (quase sempre metendo o pau) são sempre muito engraçados :sarcastic: :sarcastic:

 

Agora uma coisa chama a atenção:

 

Já estamos nos caminhando para o final de Abril, e ao invés de uma uma negativa, uma geada, o destaque é um tornado.

 

Tempos Interessantes!?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa também tivemos noite quente, com mínima de 21,4°C na convencional do Mirante.

 

Teve gente falando que teve que ligar o Ar Condicionado, mas não é exagero não!!

 

A última vez que o Mirante registrou uma mínima mais alta que essa foi há exatamente 2 meses atrás, em 20/02 quando deu 21,7ºC.

 

=====================================================================================

 

Em termos históricos:

 

São raríssimas, as vezes que o Mirante chegou a ter mínima de 21ºC na segunda quinzena de Abril (15-30):

 

Desde 1961 até hoje, pelo Banco de Dados do INMET, só vi 3 registros:

 

15 abr 1987 21,6ºC

24 abr 2001 21,0ºC

26 abr 2007 21,0ºC

Link to comment
Share on other sites

E ontem no final da noite tínhamos 24 graus. Se um vez já comentaram que 22 graus no final da noite na segunda quinzena de março, imagine então 24 graus na mesma hora na segunda quinzena de abril?

Essa MP que está entrando agora e trazendo fortes ventos de sul aqui na Grande SP, era aquela da semana passada que os modelos previam vir com forte intensidade, a mais fria do ano. Mas que depois enfraqueceu rodada após rodada.

Link to comment
Share on other sites

Impactante, algo assombroso este tornado de Xanxerê.

Aqui tivemos um ano passado no interior do município(tenho fotos), outros menores em alguns anos. De grandes proporções ,em 2012(onda tornados, pelo menos uns 3 atingiram a região na mesma noite), um deles varreu uma boa parte das matas de Itapuca, o outro pegou forte Arvorezinha, derrubando a torre da emissora de rádio(feita para resistir a ventos fortes) e um mais fraco passou pela Macieira, Boa União, interior de Soledade.

O maior de todos na cidade foi em 1997..

Em 1975 foi destrutivo atingiu inclusive a casa de minha cunhada na localidade de S Terezinha, a família escapou quando entraram no caminhão que estava ao lado de um barranco, a casa deles voou inteira, no Pontão da Boa União um homem morreu quando a igreja desabou em cima dele...

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, minha opinião sincera e um ponto de vista que todos concluíram aqui no UFSM é que aquilo não é um hook echo e nem um debris ball. Por termos uma grande distância do feixe do radar, não conseguimos ver a estrutura em baixos níveis da tempestade e consequentemente um possível eco de gancho. O pico de refletividade reflete em em níveis mais altos e se tratando de uma supercélula não é nada anormal termos granizo na nuvem. Aquela quebra na refletividade provavelmente está ligada ao processo de splitting cells, uma tempestade passa a ser predominante, aqui no Hemisfério Sul geralmente será a da esquerda, o que fica evidente nas imagens seguintes.

 

Mafili, simetria e estrutura não te muito ver com a intensidade. Veja o F4 de Cullman :

 

 

Lembra do caso de Taquartiuba, tivemos carros virados e um F2. Agora a mesma coisa e tu sabe que é mais fácil virar um caminhão que um carro.

Por sinal as construções aqui no Brasil são diferentes que nos EUA, não estranharia danos diferentes de um F2 em cada lugar. Lembrando que aqui algumas casas de madeira foram varridas;

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa também tivemos noite quente, com mínima de 21,4°C na convencional do Mirante.

A última vez que o Mirante registrou uma mínima mais alta que essa foi há exatamente 2 meses atrás, em 20/02 quando deu 21,7ºC.

 

Em termos históricos:

 

São raríssimas, as vezes que o Mirante chegou a ter mínima de 21ºC na segunda quinzena de Abril (15-30):

 

Desde 1961 até hoje, pelo Banco de Dados do INMET, só vi 3 registros:

 

15 abr 1987 21,6ºC

24 abr 2001 21,0ºC

26 abr 2007 21,0ºC

Provavelmente, a mínima de hoje vai ser revista quando sair no BDMEP.

 

A automática do Mirante registrava 19,3°C a 0h UTC (21h).

Link to comment
Share on other sites

Povão descendo a lenha nos meteorologistas brasileiros, na estação meteorológica, no INMET, e no governo de Santa Catarina por causa do Radar de Lontras que não está operando.

 

IEQvtLb.png

sNB6XTH.png

N15JcHM.png

ANtOiEQ.png

 

"Povão"...

 

Bruno, a verdade é que o povão ai tá certo em certo ponto sim! O radar não funciona, não houve um alerta de tempestade perigosa, lá fora os cara "mais inteligenti qui nóis" poe aviso nas tvs locais vários minutos antes do evento, fazem previsão já com potencial de tornados, já sabem onde vai ocorrer as possibilidades, e aqui, qual a previsão que fizeram? "Vem ai uma frente fria que pode causar algum vento localizado" ???

 

Temos modelos matemáticos muito bons, temos gente que estudou pra c... pra interpretar modelos os mais variados do mundo, e o que fazem os institutos ditos oficiais? Ah no meu sensor deu 88 km/h, dane-se se no bairro ao lado veio vento de 300 km/h. Vamos perder 2 dias pra dar um veredito, afinal tem que analisar com calma!

E que morra quem tiver no caminho do tornado!

 

Meu se isso é meteorologia, deixa quieto! Quando as autoridades vão levar a sério esses eventos, e parar de falar que vem ai um "ventinho"??? Se tem potencial de tornados e a característica da frente foi semelhante a outras frentes passadas que causaram tornado, qual a dificuldade? Me fala onde foi que vc leu aviso de tornado em algum instituto? "Ah mas se falam e não acontece perde a credibilidade, mas se não falam e acontece agora pecam pela omissão?"

 

Essa verdade dita pelo tal do "povão" é o que pensam de institutos, e isso de quem é culpa? Dos institutos!!!! Que ainda acham que tornado é raridade, não mata ninguem, que se avisar a população vai achar que são loucos, que o governo não daria financiamento pra desenvolver aviso anti-tornado, que a mídia enche a cabeça do povo com essa p... de Babilonia e que não haverá espaço pra parar a novela da Grobo pra avisar as populações locais, enquanto isso a p... de um tornado aconteceu de novo hoje num rio da região norte!!!

 

O "povão" aí tem razão de reclamar sim, cada um com suas formas de manifestação. Se apegar ao que o povo fala "metereologia", deixamos de olhar o óbvio, que não há aviso anti-tornado no Brasil e tudo é uma simples frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Leandro Puchalski, o radar de Cascavel (SIMEPAR) e o de Santiago (REDEMET), cobrem o oeste catarinense. A região fica entre 300km e 400km de ambos mas não é sem cobertura, mesmo que na referida distância a acurácia seja muito reduzida, é possível interpretar a presença de células/formações potencialmente mais destrutivas.

 

Abraço.

 

Vale salientar que o Radar de Cascavel, está a 240km de Xanxarê, enquanto que o Santiago está a quase 400km... Indiscutivelmente, o radar de Cascavel está melhor posicionando pra detectar a célula, pois ainda está no que é chamado de "alcance qualitativo" que se limita a justamente 240km em média de raio.

 

E o Radar de Cascavel, é muito mais moderno, que qualquer um dos radares da FAB.

 

Ele foi fabricado pela Enterprise Electronics Corporation (EEC), a mesma do Radar de Lontras, e dos dois radares recém adquiridos no RJ (Guaratiba e Macaé), isso sem contar que essa empresa, montou rede de radares em vários países como Suécia, Coréia do Sul, Alemanha e Áustria.

 

Sabia das diferenças, mas não sabia do "alcance qualitativo" de Cascavel; valeu.

 

Mas no jornal da noite ele continuou afirmando que não existe cobertura no Oeste SC.

Link to comment
Share on other sites

Que vídeo é esse Claudio Eduardo????????????

 

Simplesmente um dos mais impressionantes que eu já vi de tornados EVER!

 

Passou sobre o local da filmagem, por sorte uma casa de alvenaria. Muitos não tiveram a mesma sorte...

 

E que monstro logo depois quando ela vai indo embora e volta a ser filmado?

 

Incrível!

Link to comment
Share on other sites

Povão descendo a lenha nos meteorologistas brasileiros, na estação meteorológica, no INMET, e no governo de Santa Catarina por causa do Radar de Lontras que não está operando.

 

IEQvtLb.png

sNB6XTH.png

N15JcHM.png

ANtOiEQ.png

 

"Povão"...

 

Bruno, a verdade é que o povão ai tá certo em certo ponto sim! O radar não funciona, não houve um alerta de tempestade perigosa, lá fora os cara "mais inteligenti qui nóis" poe aviso nas tvs locais vários minutos antes do evento, fazem previsão já com potencial de tornados, já sabem onde vai ocorrer as possibilidades, e aqui, qual a previsão que fizeram? "Vem ai uma frente fria que pode causar algum vento localizado" ???

 

Temos modelos matemáticos muito bons, temos gente que estudou pra c... pra interpretar modelos os mais variados do mundo, e o que fazem os institutos ditos oficiais? Ah no meu sensor deu 88 km/h, dane-se se no bairro ao lado veio vento de 300 km/h. Vamos perder 2 dias pra dar um veredito, afinal tem que analisar com calma!

E que morra quem tiver no caminho do tornado!

 

Meu se isso é meteorologia, deixa quieto! Quando as autoridades vão levar a sério esses eventos, e parar de falar que vem ai um "ventinho"??? Se tem potencial de tornados e a característica da frente foi semelhante a outras frentes passadas que causaram tornado, qual a dificuldade? Me fala onde foi que vc leu aviso de tornado em algum instituto? "Ah mas se falam e não acontece perde a credibilidade, mas se não falam e acontece agora pecam pela omissão?"

 

Essa verdade dita pelo tal do "povão" é o que pensam de institutos, e isso de quem é culpa? Dos institutos!!!! Que ainda acham que tornado é raridade, não mata ninguem, que se avisar a população vai achar que são loucos, que o governo não daria financiamento pra desenvolver aviso anti-tornado, que a mídia enche a cabeça do povo com essa p... de Babilonia e que não haverá espaço pra parar a novela da Grobo pra avisar as populações locais, enquanto isso a p... de um tornado aconteceu de novo hoje num rio da região norte!!!

 

O "povão" aí tem razão de reclamar sim, cada um com suas formas de manifestação. Se apegar ao que o povo fala "metereologia", deixamos de olhar o óbvio, que não há aviso anti-tornado no Brasil e tudo é uma simples frente fria!

 

Quantos tornados atingem aglomerado populacional no Brasil e nos Estados Unidos por ano?

 

Os nossos colegas aqui do BAZ tem como nos informar uma estimativa de probabilidade de ter ocorrido o tornado de Xanxerê (e teve ainda Ponte Serrada), com base nos dados da 0Z anterior.

 

A previsão seria algo como: 'temos possibilidade de tornado'. Lembraria, 'possibilidade de neve'. Mas, com uma dificuldade espacial maior para o caso de tornados.

 

O radar de Lontras estragou na garantia, mas a empresa alegou dificuldades de arrumar, burocraticamente resta o Estado esperar, pois o contrato não estipula prazo. 'Parabéns' aos mentores do contrato.

Link to comment
Share on other sites

Sim Caioo , Muito impressionante o video !!! está no Face da propria pessoa que filmou . Ronaldo de oliveira.

 

 

 

 

 

Que vídeo é esse Claudio Eduardo????????????

 

Simplesmente um dos mais impressionantes que eu já vi de tornados EVER!

 

Passou sobre o local da filmagem, por sorte uma casa de alvenaria. Muitos não tiveram a mesma sorte...

 

E que monstro logo depois quando ela vai indo embora e volta a ser filmado?

 

Incrível!

Link to comment
Share on other sites

 

Sabia das diferenças, mas não sabia do "alcance qualitativo" de Cascavel; valeu.

 

Mas no jornal da noite ele continuou afirmando que não existe cobertura no Oeste SC.

 

Sim. De fato o Radar de Cascavel é pra cobrir o oeste do Paraná...Ele é tipo um quebra galho pro oeste de SC, que deveria ter um radar também.

 

====================================================

 

Muito bom o vídeo do Claudio...Tiveram sorte essas pessoas... Será que o Mafili ainda acredita em F0 pra F1 fraquinho? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

 

Sabia das diferenças, mas não sabia do "alcance qualitativo" de Cascavel; valeu.

 

Mas no jornal da noite ele continuou afirmando que não existe cobertura no Oeste SC.

 

Sim. De fato o Radar de Cascavel é pra cobrir o oeste do Paraná...Ele é tipo um quebra galho pro oeste de SC, que deveria ter um radar também.

 

====================================================

 

Muito bom o vídeo do Claudio...Tiveram sorte essas pessoas... Será que o Mafili ainda acredita em F0 pra F1 fraquinho? :sarcastic:

 

Sim o oeste deveria ter um, mas dizer que não tem cobertura é bem diferente. Antes de Cascavel eu usava Santiago para o oeste, mesmo com os problemas pela distância, conjugando com satélite é melhor que nada para monitorar eventos fortes.

 

Uma questão, com exceção dos REDEMET, tem mais radar no RS ou previsão de novos?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.