Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Repetidor de sinal - Campo Belo - PNI


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

Este tópico é para discutirmos e fecharmos uma solução técnica para transmitir os dados do Campo Belo para a internet.

 

Vou colocar a questão aqui:

 

Temos uma estação Davis Vue instalada no Campo Belo. Essa estação está reportando dados para o Console que está próximo da estação.

 

A internet está numa distancia de 1200 metros, aproximada. entre a estação e o Posto Marcão, há uma elevação no caminho, assim quem está no Marcão e quem está na estação não enxerga um ao outro.

 

Olhei no site da Davis e em outros lugares o seguinte:

 

O repetidor deve ser adaptado para a Davis Vue. O repetidor wireless alcança na verdade até 400 metros, portanto considero que para alcançar o Marcão, teremos que ter 2 repetidores:

 

Estação ---------------400 metros-----------repetidor 1---------------400 metros---------------repetidor 2------------400 metros------------Marcão

 

O problema que temos aqui, é que estariam todos no limite de alcançe. O ideal, indo por esta lógica, é termos 3 repetidores

 

Estação--------350 metros--------repetidor 1 --------350 metros--------repetidor 2--------350 metros--------repetidor 3-------150 metros-------Marcão

 

O repetidor 3 teria de ficar mais próximo do Marcão pois teria de vencer paredes, os outros 2 não precisariam.

 

Porém há uma outra opção da Davis, que é o repetidor de LONGO ALCANÇE, que chegaria a 1000 metros, aí só um já daria. Massss....só atende a PRO.

 

Pessoal, o desafio aqui é discutirmos soluções, preços, tempo de espera, disposição, NÃO É PARA DOAÇOES, SÓ PRA DISCUSSÕES.

Link to comment
Share on other sites

No caso ficaria assim , porem como só pode ser na PRO , dependendo poderia mandar a vue pro massena e a PRO pro CB

 

7654_vineyard.JPG

 

DA07660-a.jpg

 

Will, me add no skype artur.chiovitti

 

o q eu pensei foi em mover a vue pro Furnas e Furnas pro CB. No Massena a Vue não aguentaria o vento, entao ficariamos com ela na baixada mesmo.

 

Mas tudo depende se o potencial de CB for tudo aquilo que falam a anos no parque...Queremos ver se o apelido geladeira tem fundamento...o vigia do parque disse que sim, deve ficar de 1 a 2 graus a menos de mínima que Furnas, se não for mais.

 

Inclusive descobri que uma medição de -14 que aparece num video do PNI foi no Campo Belo mesmo...e as placas de gelo grossas como uma mão humana, também são de CB.

Link to comment
Share on other sites

Artur add , se soubermos essas especificação das antenas , podemos ou comprar direto aqui e so comprar o repetidor fora o que não é muito caro , ou a antena pode até mandar fazer , alguem conhece algum radio amador eles manjam disso !

 

Tinha esquecido que a de furnas é uma pro 2 tambem , então ficaria mais facil ainda , o ideal seria um mes ou um pouco mais de testes , com céu limpo e com MP atuando de preferencia , mais creio que em noite de irradiação forte a diferença cheguei a uns 4C de furnas , creio que nos reserva boas surpresas por la !

Link to comment
Share on other sites

Mas Artur....se a Vue for para Furnas...estamos falando em 270 metros do Marcão....o alcance da Vue não é menor ?

 

Na especificação o alcance é de 300m tambem ... em Gonçalves a VUE esta a uns 200m e nunca de problema , o que ajuda no PNI é a pouca interferencia !

 

 

William, numa das vezes que fui, testei o console da Vue e com 50 metros cortou o sinal. Não me lembro se foi na vez que fui com o Frost.

 

Mas será que com o repetidor, as duas estações não se beneficiariam com isso? porque depende só de qual frequencia wireless estão.

 

Sobre a Vue, Diego, tem razão, a tua aguentou condições mais inóspitas de vento que a estação do Massena, até o momento.

 

Mas ai nem com reza brava conseguiriamos transmitir do Massena pro Marcão.

Link to comment
Share on other sites

Mas Artur....se a Vue for para Furnas...estamos falando em 270 metros do Marcão....o alcance da Vue não é menor ?

 

Na especificação o alcance é de 300m tambem ... em Gonçalves a VUE esta a uns 200m e nunca de problema , o que ajuda no PNI é a pouca interferencia !

 

 

William, numa das vezes que fui, testei o console da Vue e com 50 metros cortou o sinal. Não me lembro se foi na vez que fui com o Frost.

 

Mas será que com o repetidor, as duas estações não se beneficiariam com isso? porque depende só de qual frequencia wireless estão.

 

Sobre a Vue, Diego, tem razão, a tua aguentou condições mais inóspitas de vento que a estação do Massena, até o momento.

 

Mas ai nem com reza brava conseguiriamos transmitir do Massena pro Marcão.

 

A Vue é tinhosa pra pegar sinal...tem que deixar ela ao lado do console um bom tempo para que ela "pegue bem" o sinal...depois ela vai embora heheheh

 

Pessoal, já pensaram em via rádio? Se houver uma repetidora APRS funcionando em algum local próximo pode ser uma solução...

Link to comment
Share on other sites

Artur add , se soubermos essas especificação das antenas , podemos ou comprar direto aqui e so comprar o repetidor fora o que não é muito caro , ou a antena pode até mandar fazer , alguem conhece algum radio amador eles manjam disso !

 

Tinha esquecido que a de furnas é uma pro 2 tambem , então ficaria mais facil ainda , o ideal seria um mes ou um pouco mais de testes , com céu limpo e com MP atuando de preferencia , mais creio que em noite de irradiação forte a diferença cheguei a uns 4C de furnas , creio que nos reserva boas surpresas por la !

 

Well, na ativa só o nosso amigo Edison.

Link to comment
Share on other sites

Deixa ver se eu entendi

 

Se colocarmos um repetidor com essa antena na encosta do Couto, perto de 300 metros da estação, deve replicar o sinal do Campo Belo para o Marcão, desde que a antena fique acima do topo da estrada (visada direta).

 

quanto custa a brincadeira?

 

Coisa de 200 dolar , a antena da pra comprar no brasil , pois acho que não é especifica da davis é um modelo yagi normal , pelo que eu tendi vc coloca o repetidor no limite do alcance da estação por exemplo coloca os repetidores a 250m da estação ai ele faz um ponte

 

Estação >>>>>>>>>>>>250>>>>>>>REPETIDOR>>>>>>>>>>>>>>CONSOLE

 

To pesquisando ainda como funciona algum video etc

Link to comment
Share on other sites

Redes wireless: Calculando a potência de transmissão e de recepção,

 

É simples, vale a leitura para entrar no tema,

 

gostei dos recordes, das condições meteorológicas e principalmente porque é bico acertar o trem.

 

Parece feito para o PNI e Bradador...lembrando o Bradador é o pioneiro.

 

http://www.hardware.com.br/tutoriais/calculando-potencia-wireless/

Link to comment
Share on other sites

Redes wireless: Calculando a potência de transmissão e de recepção,

 

É simples, vale a leitura para entrar no tema,

 

gostei dos recordes, das condições meteorológicas e principalmente porque é bico acertar o trem.

 

Parece feito para o PNI e Bradador...lembrando o Bradador é o pioneiro.

 

http://www.hardware.com.br/tutoriais/calculando-potencia-wireless/

 

Fiz uma conta rápida aqui...uma antena yagi conectada ao repetidor de sinal poderia levar o sinal a mais de 1 km de distancia. Só há 2 barreiras físicas: o topo da estrada e a parede do Marcão. Uma antena dessa que consiga enviar sinal cuja perda total resulte em -86 dbm, mataria a pau.

 

Se eu li certo, temos uma luz no fim do tunel...

 

onde passa aquele trem que acertaram na moleza.

Link to comment
Share on other sites

Redes wireless: Calculando a potência de transmissão e de recepção,

 

É simples, vale a leitura para entrar no tema,

 

gostei dos recordes, das condições meteorológicas e principalmente porque é bico acertar o trem.

 

Parece feito para o PNI e Bradador...lembrando o Bradador é o pioneiro.

 

http://www.hardware.com.br/tutoriais/calculando-potencia-wireless/

 

Fiz uma conta rápida aqui...uma antena yagi conectada ao repetidor de sinal poderia levar o sinal a mais de 1 km de distancia. Só há 2 barreiras físicas: o topo da estrada e a parede do Marcão. Uma antena dessa que consiga enviar sinal cuja perda total resulte em -86 dbm, mataria a pau.

 

Se eu li certo, temos uma luz no fim do tunel...

 

onde passa aquele trem que acertaram na moleza.

 

Como esse equipamento não é ponto a ponto creio que não precisaria de visada 100% direta ... Seria mirar a antena pro Marcão apenas tipo como funciona as antenas de celulares , minha antena de internet esta a -90% de sinal kk

Link to comment
Share on other sites

Will, Artur e Diego,

 

Bom, A Davis em questão já tem o rádio.

 

No manual deve ter a potência do rádio e demais especificações.

 

Uma vez localizado o rádio. Suponho que seja suficiente trocar o trem por um mais potente e/ou trocar a antena também.(PS: lembrando que um alcance de 200 m já é baita avanço quando comparado com os aparelhos domésticos.)

 

Talvez seja possível instalar um amplificador. (vou dar uma olhada).

 

Palpite:

 

Concentrar no manual do rádio da Davis.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o rádio da Davis e 900mhz , problema Mafili é se um rádio maior na estação precisa de mais energia .... Deve ser por isso que disponibilizar sensores a parte com energia própria só pra isso ...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Vai de 902 a 928mhz...lembrando que o equipamento está com frequencia americana...se for em outros paises, a frequencia seria de 868 a 868.6. Como a Pro que está lá veio de forma oficial pelo site Microdaq, não duvido nada que já esteja com a frequencia de 868. O negócio é contatar a Davis americana e tentar descobrir qual a frequencia que está a PRO do Furnas.

Link to comment
Share on other sites

Massena e Furnas perderam sinal pelo jeito estão marcando 0°C

 

kkkk

 

Spread Spectrum Radio Modems

The ZDAV2100 from YDI Wireless is a high

performance, error-free spread spectrum

radio modem with built-in microcomputers

and a buffer memory. It has a range of

up to 10 miles (16 km) line of sight, and

may be used as a repeater. Operates in the

2.4 GHz band. No FCC license is required.

The ZDAV2100 includes two transceivers,

two 8 dB omni antennas, and installation

hardware. You’ll need to add one of our

installation adapters to connect to your

WeatherLink data logger. Yagi antennas are

also available; contact YDI for more information.

Power: 10–15 VDC. Transmit: 500

mA. Receive: 360 mA.

 

Só falta ter sinal de celular....será?

 

http://www.davisnet.com/support/weather/RadComOp120803.pdf

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Pessoal,

 

Estou conversando com o PNI sobre a possibilidade de se colocar a estação do Campo Belo online!!

 

Informei tudo sobre o potencial de frio do local, os problemas que estamos tendo com o console e da compra das Antenas Repetidoras de sinal.

 

A diretoria do PNI está me solicitando especificações exatas dos equipamentos a serem adquiridos e seu custo para se colocar esta estação do Campo Belo online, pois existe a possibilidade SIM....deles comprarem....

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Estou conversando com o PNI sobre a possibilidade de se colocar a estação do Campo Belo online!!

 

Informei tudo sobre o potencial de frio do local, os problemas que estamos tendo com o console e da compra das Antenas Repetidoras de sinal.

 

A diretoria do PNI está me solicitando especificações exatas dos equipamentos a serem adquiridos e seu custo para se colocar esta estação do Campo Belo online, pois existe a possibilidade SIM....deles comprarem....

 

Que notícia fantástica! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Estou conversando com o PNI sobre a possibilidade de se colocar a estação do Campo Belo online!!

 

Informei tudo sobre o potencial de frio do local, os problemas que estamos tendo com o console e da compra das Antenas Repetidoras de sinal.

 

A diretoria do PNI está me solicitando especificações exatas dos equipamentos a serem adquiridos e seu custo para se colocar esta estação do Campo Belo online, pois existe a possibilidade SIM....deles comprarem....

 

Que notícia fantástica! :clapping:

 

Realmente...mas tenho um grande receio. Já pensou passamos as especificações das antenas...vamos lá...e de repente não dá certo..??

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.