Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

 

Na minha experiência de observações do tempo e clima em Bagé, quando Março e Abril são secos , pelo menos 2 meses do inverno (ou 60 dias ) irão ser congelantes. Março irá terminar com quase nada de chuva. Estou no aguardo de Abril. Lembrando que aparentemente o padrão "Século XXI " voltou ao normal, o frio consegue subir até o Sul do RS e as chuvas ficam entre SC/Sudeste.

 

Se depender do CFS, Abril será outro mês seco em Bagé... Portanto tendência de caminho aberto para a sua correlação Vitor!

 

Detalhe também para um Abril MUITO CHUVOSO em São Paulo!! Sinal de Frentes Frias estacionadas por aqui, em especial na primeira quinzena do mês que vem!

 

nkHKQfQ.png

 

 

===========================================================================================================================

 

Soma-se a isso, o fato de hoje o Mirante de Santana que registrou a sua apenas terceira máxima acima de 30ºC!

 

Máxima foi de 30,5ºC

 

Segue a coincidência de que Março's com pouquíssimas máximas acima de 30ºC, (como em 2011-2004-2000) tendem a trazer Invernos significantes, neste caso para a cidade de São Paulo....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modelos seguem insistindo em possibilidade de chuva forte, com risco de temporais, agora mais entre o domingo e a segunda-feira em SP.

 

Tanto o GFS, quanto o ECMWF chamam a atenção para chuva forte. Isso deve elevar mais ainda o acumulado de chuva para o mês de Março no Mirante que já é bem alto.

 

NssbieZ.png

 

fMS4KLN.gif

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a variação ficou em 18,8C / 30,8C com predomínio de sol ao longo do dia, quando por volta das 16hs a entrada da brisa marítima, aumentou as nuvens e amenizou a temperatura.

Agora faz 21C, com algumas nuvens altas e fraca neblina.

 

Torcendo para o CFS acertar essas chuvas em abril.

 

Enviado de meu Moto E usando tapatalk

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow] Lembrando que os dois últimos outonos começaram na segunda quinzena de Abril, que é o normal. [/highlight]

 

(...) e calor de 30 graus(...).

 

Minha máxima hoje foi de 29,4ºC. Fez realmente calor hoje. Máximas de transição verão-outono com "cara de verão".

 

Renan, outono iniciar na 2ª quinzena de abril é um "[highlight=yellow]dos maiores clássicos[/highlight]"... Já dizia o Brunão... É bem reloginho mesmo.

 

Mas esse ano as coisas estão BEM PRECOCES. NUNCA VI a transição verão outono ser TÃO ANTECIPADA! Iniciou 28/Fevereiro. Antes, o mais precoce tinha sido em 2012, +- 5/Março. Ano passado (que foi um horror de verão), esse período de transição se deu HIPER TARDIAMENTE: lá para 17/18/Março!

 

Vamos acompanhando....

Link to comment
Share on other sites

Por essa rodada ser já do final deste mês de março, acredito que há uma grande chance de se confirmar um abril com chuvas acima da média em parte do SE. Acredito que o Cantareira possa ter uma alta entre 2 e 3%.

Não sei exatamente qual instituto que comentou de uma primeira quinzena de abril seca. Vale dizer que geralmente a primeira metade de abril costuma ser mais úmida que a segunda.

Justamente por isso se a primeira quinzena do mês seguinte for seca, acaba sendo muito difícil da chuva ficar acima da média. É muito mais fácil dos acumulados ficarem acima da média se a chuva se concentrar na primeira quinzena, enquanto na segunda não chover quase nada.

Link to comment
Share on other sites

Outro mês bacana foi junho/2009.

 

Saudades de junho/2009. :heart:

 

Aliás, junho/2009 e junho/2011 são os únicos registros do CIIAGRO em Jundiaí com média mensal inferior a 16º C.

 

Após o inverno de 94, "meados de julho a meados de agosto de 2000" ("era do gelo"), junhos de 2009 e 2011 são os mais FODÁSTICOS!

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili,[highlight=yellow]um mês bom (não o Inverno todo) foi junho/2011.[/highlight]

 

As frentes frias chegavam uma atrás da outra, sem parar. Parecia composição de trem da Ferrovia de Carajás.

 

Tempo nublado, vento, frio, chuva, garoa. Mesmo em Jundi City as roupas do varal não secavam nem com reza braba.

 

Saudades de junho/2011... :heart:

 

Na real, maio foi bom. Junho foi fodido, e julho foi muito bom até dia 10. Aí uma ASAS perdurou até agosto e "quebrou" com o resto do inverno, que, até então, estava IRRETOCÁVEL! No RS e SC julho foi excelente também. Não sei coo foi no PR.

Link to comment
Share on other sites

Nossa![highlight=yellow]Há quanto tempo não vejo uma MP das boas chegar aqui em Sampa em maio.[/highlight].. :cray:

 

A capital paulista passou dos 30° hoje. :heat:

 

Máximas provisórias,

Mirante: 30,5°C

IAG: 30,1°C

 

Como comentado pelo Daniel, a brisa marítima entrou, dando uma boa refrescada.

A automática do Mirante registrava 23,7°C às 18h.

Congonhas, na zona sul, estava com 22°C no mesmo horário, já com céu nublado.

Aqui na zona norte, o céu ainda está praticamente limpo.

 

[highlight=yellow]Maio/2012 foi muito bom para os dias de hoje; ficou igual à Normal 61-90![/highlight]

 

Máxima na Granja Viana: 29,4ºC. Fez calor hoje...

 

À tarde a brisa marítima refrescou legal! :good:

Link to comment
Share on other sites

Detalhe também para um Abril MUITO CHUVOSO em São Paulo!! Sinal de Frentes Frias estacionadas por aqui, em especial na primeira quinzena do mês que vem!

 

 

Venho notando que em anos de El Nino (não sei se é coincidência ou não), o outono é chuvoso no Sudeste e o inicio do inverno também; e geralmente mais frio que o Normal; mas depois descamba; seca bem devido às ASAS e há aumento das temperaturas médias no desenrolar do inverno, especialmente de meados de junho, julho e agosto. Vide 97 e 98.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma empresa apostando em primeira quinzena de Abril seca , um doce pra quem acertar .....

 

Pra variar :laugh:

 

Essa animação do CFS 0z deste sábado (média baseada nas últimas 12 corridas ou dos últimos 6 dias, vide acima), indicando que todo período anômalo de chuva em Abril ocorrerá na primeira quinzena, discordando da previsão da nossa amada empresa... Tendência para algum "bloqueio" de frentes em SP ao que parece. Na segunda quinzena, as frentes conseguirão subir o mapa para áreas do Nordeste. e com isso a chuva perde força, porém a subida das frentes pode ser interessante em termos de frio.

 

lXH0mFA.gif

 

Em termos de frio, há uma tendência dentro das últimas 48 previsões para a incursão significativa de ar polar para a segunda quinzena do mês (como de costume). Notem como os valores de Geopotencial se elevam muito.

 

mKzHNZu.png

 

Projeção individual (levando em conta somente a média dos membros da 0z de sábado), segue a tendência das últimas soluções, mostrando grande Anticiclone para o período.

 

1Dv7ERj.gif

Link to comment
Share on other sites

Outro mês bacana foi junho/2009.

 

Saudades de junho/2009. :heart:

 

Aliás, junho/2009 e junho/2011 são os únicos registros do CIIAGRO em Jundiaí com média mensal inferior a 16º C.

 

Após o inverno de 94, "meados de julho a meados de agosto de 2000" ("era do gelo"), junhos de 2009 e 2011 são os mais FODÁSTICOS!

 

 

OLHA A "COINCIDÊNCIA" DE NOVO!!

 

Em 1994, Março registrou no Mirante pouquíssimas Máximas acima de 30ºC. Foram 3 no total.

 

17 30,4ºC

18 30,4ºC

19 30,4ºC

 

Assim como em 2000-2004-2011!!!

 

E assim como está sendo em 2015!! E Essa Pulga atrás da minha orelha cada vez mais coçando :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Corroborando a analise do Rodolfo, o CFS em sua rodada da 00Z mostra um período mais frio iniciando na segunda quinzena de abril, com importantes anomalias negativas no cone-sul entre 14/04 e 24/04.

 

Anomalias:

 

14/04 a 19/04

 

XTzFEed.png

 

 

19/04 a 24/04

 

Hlvw26H.png

 

 

Vamos torcer para que o "crioulo-doido" do CFS mantenha este padrão.

Link to comment
Share on other sites

Outro mês bacana foi junho/2009.

 

Saudades de junho/2009. :heart:

 

Aliás, junho/2009 e junho/2011 são os únicos registros do CIIAGRO em Jundiaí com média mensal inferior a 16º C.

 

Após o inverno de 94, "meados de julho a meados de agosto de 2000" ("era do gelo"), junhos de 2009 e 2011 são os mais FODÁSTICOS!

 

 

OLHA A "COINCIDÊNCIA" DE NOVO!!

 

Em 1994, Março registrou no Mirante pouquíssimas Máximas acima de 30ºC. Foram 3 no total.

 

17 30,4ºC

18 30,4ºC

19 30,4ºC

 

Assim como em 2000-2004-2011!!!

 

E assim como está sendo em 2015!! E Essa Pulga atrás da minha orelha cada vez mais coçando :sarcastic:

 

Maravilhosas informações! :clapping: :clapping:

 

Otimismo vindo de um cara tão entendido me deixa bem confiante pra esse inverno! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Realmente são boas essas análises, Rodolfo. Parece que Abril vai seguir o padrão normal do mês. A segunda quinzena

ser mais seca e fria é simplesmente a coisa mais natural possível.

 

Em Juiz de Fora, dia de sol e algumas nuvens por enquanto, e calor forte. Faz 30,3ºC. Pelo que eu andava vendo nos

modelos, eu estava esperando um Sábado chuvoso, mas será que vai mesmo chover? Sei não...

Link to comment
Share on other sites

... Tendência para algum "bloqueio" de frentes em SP ao que parece. Na segunda quinzena, as frentes conseguirão subir o mapa para áreas do Nordeste. e com isso a chuva perde força, porém a subida das frentes pode ser interessante em termos de frio.

Em termos de frio, há uma tendência dentro das últimas 48 previsões para a incursão significativa de ar polar para a segunda quinzena do mês (como de costume). Notem como os valores de Geopotencial se elevam muito.

http://i.imgur.com/mKzHNZu.png

 

Projeção individual (levando em conta somente a média dos membros da 0z de sábado), segue a tendência das últimas soluções, mostrando grande Anticiclone para o período.

http://i.imgur.com/1Dv7ERj.gif

Abril de 1971?

Seria interessante...

 

Nos dias 24-26/04/1971, forte massa polar invadiu o centro-sul.

O Mirante registrou 6,8°C no dia 25/04.

Neste mesmo dia, o IAG registrou seu recorde absoluto de mínima para abril: 4,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Pela análise do Rodolfo(CFS) quanto as chuvas na primeira quinzena de abril em parte do sudeste, minha região(paralelo 21º sul) seria beneficiada com chuvas.

 

Na análise do Caio César(CFS) quanto as médias de temperatura na segunda quinzena de abril, minha região teria temperaturas abaixo da média.

 

Que as chuvas venham aqui pra Laje do Muriaé-RJ a partir de domingo, e continuem ao longo da próxima semana e o outro fim de semana, estamos precisando de chuvas, para quando chegar no mês de maio(começa o período seco daqui), o nosso déficit de chuvas estejam menores.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

... Tendência para algum "bloqueio" de frentes em SP ao que parece. Na segunda quinzena, as frentes conseguirão subir o mapa para áreas do Nordeste. e com isso a chuva perde força, porém a subida das frentes pode ser interessante em termos de frio.

Em termos de frio, há uma tendência dentro das últimas 48 previsões para a incursão significativa de ar polar para a segunda quinzena do mês (como de costume). Notem como os valores de Geopotencial se elevam muito.

http://i.imgur.com/mKzHNZu.png

 

Projeção individual (levando em conta somente a média dos membros da 0z de sábado), segue a tendência das últimas soluções, mostrando grande Anticiclone para o período.

http://i.imgur.com/1Dv7ERj.gif

Abril de 1971?

Seria interessante...

 

Nos dias 24-26/04/1971, forte massa polar invadiu o centro-sul.

O Mirante registrou 6,8°C no dia 25/04.

Neste mesmo dia, o IAG registrou seu recorde absoluto de mínima para abril: 4,0°C.

 

Aldo temos que torcer muito , pois hoje até no inverno é difícil ocorrer essas temperaturas .

 

A princípio a automática do Mirante registra mais uma máxima acima dos 30 graus , seria a quarta o mês . Aqui no extremo sul paramos em 2 máximas acima dos 30 graus no mês ...

Link to comment
Share on other sites

... Tendência para algum "bloqueio" de frentes em SP ao que parece. Na segunda quinzena, as frentes conseguirão subir o mapa para áreas do Nordeste. e com isso a chuva perde força, porém a subida das frentes pode ser interessante em termos de frio.

Em termos de frio, há uma tendência dentro das últimas 48 previsões para a incursão significativa de ar polar para a segunda quinzena do mês (como de costume). Notem como os valores de Geopotencial se elevam muito.

http://i.imgur.com/mKzHNZu.png

 

Projeção individual (levando em conta somente a média dos membros da 0z de sábado), segue a tendência das últimas soluções, mostrando grande Anticiclone para o período.

http://i.imgur.com/1Dv7ERj.gif

Abril de 1971?

Seria interessante...

 

Nos dias 24-26/04/1971, forte massa polar invadiu o centro-sul.

O Mirante registrou 6,8°C no dia 25/04.

Neste mesmo dia, o IAG registrou seu recorde absoluto de mínima para abril: 4,0°C.

Acho estas combinações sem lógica, pois existem milhares de combinações e situações diferentes, assim como aquela baboseira do Hemisfério Norte padrão norte sul dos EUA e aqui, pois existem outras variáveis de vento, pressão, ciclones, temperatura nas diferentes camadas....

Link to comment
Share on other sites

Abril de 1971?

Seria interessante...

 

Nos dias 24-26/04/1971, forte massa polar invadiu o centro-sul.

O Mirante registrou 6,8°C no dia 25/04.

Neste mesmo dia, o IAG registrou seu recorde absoluto de mínima para abril: 4,0°C.

 

Preciso dá uma olhada melhor... A princípio só olhei março mesmo.

 

Aliás to pensando em ampliar essa verificação de Máximas de Março, até 1961 e vê como se comportou Abril em conjunto também, pra tentar ver a dimensão disso, e se for o caso criar uma conexão. Vou vê se dou uma olhada nisso.

 

Vale salientar que não estou criando um padrão, uma correlação ou algo assim, e sim apenas chamando a atenção para a "COINCIDÊNCIA" que desde 2000, em todas as 3 vezes que Março teve pouquíssimas máximas acima dos 30ºC, nos 3 anos, os invernos foram muito significativos em São Paulo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Corroborando a analise do Rodolfo, o CFS em sua rodada da 00Z mostra um período mais frio iniciando na segunda quinzena de abril, com importantes anomalias negativas no cone-sul entre 14/04 e 24/04.

 

(...)

 

Vamos torcer para que o "crioulo-doido" do CFS mantenha este padrão.

 

Agradeço a complementação Caio!

 

Uma notícia boa, é que desde Dezembro ao menos, o CFS tem acertado suas previsões de forma razoável para 30 dias.

 

Vide o Bloqueio de Janeiro, e o retorno das chuvas em fevereiro e março para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se aqui é o lugar, mas compartilho notícia veiculada pela Scientific American, falando em "derretimento das geleiras da Antártida"...

 

Sinceramente, achei meio tendenciosa. Começa dizendo que "Ao longo das últimas duas décadas, as plataformas maciças de gelo flutuante que pontilham a costa da Antártida foram afinando a uma taxa crescente, provavelmente, pelo menos em parte, [highlight=yellow]por causa do aquecimento global[/highlight]".

 

Deixo para quem entende se manifestar.

 

http://www.scientificamerican.com/article/antarctica-s-ice-shelves-thin-threaten-significant-sea-level-rise/

Link to comment
Share on other sites

Prognostico 6 meses em Maria da Fé , desse que eu venho falando , é a media de 15 rodadas NOAA / NCEP sem interferencia de Meteorologistas , cada dia que passa o negocio fica melhor

 

Ele zerou quase que totalmente as anomalias , e coloca muita muita chuva no inverno , agora eu quero ver !

 

http://i.imgur.com/ZtiIJ8q.jpg?1

 

O mais impressionante é a previsão de uma anomalia de mais de 1.000% de chuva em Julho. Na latitude aqui da capital paulista não seria absurdo termos frentes estacionadas no inverno. Mas em Minas Gerais, seria a primeira vez na história?

Link to comment
Share on other sites

Prognostico 6 meses em Maria da Fé , desse que eu venho falando , é a media de 15 rodadas NOAA / NCEP sem interferencia de Meteorologistas , cada dia que passa o negocio fica melhor

 

Ele zerou quase que totalmente as anomalias , e coloca muita muita chuva no inverno , agora eu quero ver !

 

http://i.imgur.com/ZtiIJ8q.jpg?1

 

O mais impressionante é a previsão de uma anomalia de mais de 1.000% de chuva em Julho. Na latitude aqui da capital paulista não seria absurdo termos frentes estacionadas no inverno. Mas em Minas Gerais, seria a primeira vez na história?

 

 

Só sei que to torcendo , recebo esses boletins a 1 mes ou seja ele vem mantendo isso a muito tempo !

 

Pancadinha de agora a chuva voltou com tudo no Bairro Reserva 32mm Rain Rate chegou a 200mm/h

Link to comment
Share on other sites

Prognostico 6 meses em Maria da Fé , desse que eu venho falando , é a media de 15 rodadas NOAA / NCEP sem interferencia de Meteorologistas , cada dia que passa o negocio fica melhor

 

Ele zerou quase que totalmente as anomalias , e coloca muita muita chuva no inverno , agora eu quero ver !

 

http://i.imgur.com/ZtiIJ8q.jpg?1

 

O mais impressionante é a previsão de uma anomalia de mais de 1.000% de chuva em Julho. Na latitude aqui da capital paulista não seria absurdo termos frentes estacionadas no inverno. Mas em Minas Gerais, seria a primeira vez na história?

 

Ronaldo, no ano de 1983 ocorreu um inverno chuvoso aqui em Juiz de Fora. A precipitação no período de Maio a Setembro foi

a seguinte:

 

Maio: 110,4mm

Junho: 152,4mm

Julho: 46,1mm

Agosto: 3,8mm

Setembro: 348,4mm

 

Julho foi normal e Agosto choveu abaixo da média, mas veja só Junho e, principalmente, Setembro! Essa chuva de Setembro foi

surreal e eu gostaria de saber os detalhes de como isso aconteceu. Certo mesmo é que aquele mês foi marcada por muitas frentes frias que ficaram

estacionárias no Sudeste. Os dados diários da estação do INMET em Juiz de Fora mostram vários dias com máximas baixas. As mínimas não

foram o destaque, mas as máximas são muito baixas para o padrão normal.

 

A média das MÁXIMAS naquele Set/83 foi de 18,7ºC aqui em JF !!!

 

TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS.

Link to comment
Share on other sites

Renan, entendo seu desânimo; mas, usar a frase " tempos que não voltam mais " em termos climatológicos é meio arriscado. Alguém poderia imaginar toda aquela neve que caiu no sul em 2013 ?? Esse período seco aqui em SP, muita gente compara com algo parecido na década de 50. Então, a gente nunca sabe o que está por vir.

Vai que nesse ano, tenhamos um outono/inverno chuvoso aqui no SE. É impossível ?? acho que não. :good2:

 

Enquanto o William está empolgado com a chuva que caiu por lá; aqui em Campos do Jordão, caíram meia dúzia de pingos que mal molharam o chão. Estamos com 17°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Abril de 1971?

Seria interessante...

 

Nos dias 24-26/04/1971, forte massa polar invadiu o centro-sul.

O Mirante registrou 6,8°C no dia 25/04.

Neste mesmo dia, o IAG registrou seu recorde absoluto de mínima para abril: 4,0°C.

 

O que falar da onda polar precoce (a mais que me recordo) de +- 22 Abril do exuberante inverno de 1999, Aldo? Acho que deu uns 7/8ºC no Mirante... imagine do IAG e Grande SP...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.