Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Montanhas - Picos - Polos Frios - Acompanhamento


William Siqueira
 Share

Recommended Posts

Belíssimas imagens e belíssima geada, Frost

 

Não vejo a hora de morar num lugar mais afastado de concreto e asfalto. Algo meio rural.

 

Pô Sergio, você já mora tão bem :laugh: :laugh:

 

Calma... até onde sei, o Sérgio mora em Taubaté e tem seu comércio em Campos do Jordão. :laugh:

 

Eu não vejo a hora de me mudar para um sítio. Moro em área semi-rural, porém, dentro de um condomínio. Não é a mesma coisa. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas imagens e belíssima geada, Frost

 

Não vejo a hora de morar num lugar mais afastado de concreto e asfalto. Algo meio rural.

 

Pô Sergio, você já mora tão bem :laugh: :laugh:

 

Calma... até onde sei, o Sérgio mora em Taubaté e tem seu comércio em Campos do Jordão. :laugh:

 

Eu não vejo a hora de me mudar para um sítio. Moro em área semi-rural, porém, dentro de um condomínio. Não é a mesma coisa. :negative:

 

Na verdade, tenho uma loja em Taubaté e uma outra aqui em Campos; toda semana, desço para Taubaté segunda de manhã e volto quarta de tarde. Resumindo, passo duas noites lá embaixo e cinco aqui em cima. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas imagens e belíssima geada, Frost

 

Não vejo a hora de morar num lugar mais afastado de concreto e asfalto. Algo meio rural.

 

Pô Sergio, você já mora tão bem :laugh: :laugh:

 

Não que eu esteja reclamando, é que atualmente moro aqui na Abernéssia; perto de tudo: padarias, farmácias, bancos,etc.

 

Por outro lado, muito trânsito de carros, ônibus, caminhões e motos e seus respectivos barulhos.

 

Gostaria imensamente de me mudar para um bairro mais afastado; quem sabe daqui uns 2/3 anos. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Carlão, tinha-se a idéia que o ar seco é quem favorecia frio pro PNI, mas na verdade o ar mais saturado e encoberto, favoreçe as máximas baixas, por isso a média caiu para esse ano. Acho que estamos começando a aprender o comportamento do PNI, mas só daqui a 28 anos teremos uma boa idéia do que acontece na altitude de lá.

 

Artur..contagem regressiva para as estações do Campo Belo e Morro do Couto....

 

Vi um video no YouTube ""Cume do Morro do Couto" por Tacio Philip...ele mostra muito bem o Massena....incrível como do Couto está bem mais abaixo e são apenas 90 metros...penso que esta estação a 2.670 mts...vai ter máximas pra lá de interessantes..O Massena o ano passado no seu mes + frio teve se não ne engano 9.4 de media na máxima. ..valor bem significativo...Imagina o M do Couto..

Link to comment
Share on other sites

:heart:

Fotos da geada na página anterior.

 

Esses dias de geada ao amanhecer, com sol e um pouco de calor à tarde são os meus preferidos.

 

Aki mtas vzs temos geada mas dp fica nublado.

Não gosto!

Antes -1°/17° com sol do q -1°/8° com nuvens.

(A não ser q as nuvens produzam neve haha, o q quase sempre não é o caso)

Link to comment
Share on other sites

:heart:

Fotos da geada na página anterior.

 

Esses dias de geada ao amanhecer, com sol e um pouco de calor à tarde são os meus preferidos.

 

Aki mtas vzs temos geada mas dp fica nublado.

Não gosto!

Antes -1°/17° com sol do q -1°/8° com nuvens.

(A não ser q as nuvens produzam neve haha, o q quase sempre não é o caso)

 

Seu lugar é a Mantiqueira mesmo kim! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Frost vamos ver uma data pra amanhecer la no inverno ? Entre Maio e Junho

 

Na pousada de Gonçalves? kkkk

Pretendo ir pra a Mantiqueira alguma vez esse ano, mas to desempregado e a situação ta complicada... mas farei o possível!

 

Meio do ano em Julho to querendo ir de novo! Agora no sábado que vem vou com o Carlão pra gente fazer o trabalho pesado kkkkk

 

meio do ano tá convidado!

Link to comment
Share on other sites

Frost vamos ver uma data pra amanhecer la no inverno ? Entre Maio e Junho

 

Na pousada de Gonçalves? kkkk

Pretendo ir pra a Mantiqueira alguma vez esse ano, mas to desempregado e a situação ta complicada... mas farei o possível!

 

Meio do ano em Julho to querendo ir de novo! Agora no sábado que vem vou com o Carlão pra gente fazer o trabalho pesado kkkkk

 

meio do ano tá convidado!

 

Demoro , aos sabados to tranquilo , se não fosse os pneus ruins do carro iria com voces sabado , vamos marcar em uma bela mp , chegamos antes do amanhecer , quando fui com o Frost chegamos 6:30 ja tinha sol , tem que chegar la antes das 6h !

Link to comment
Share on other sites

:heart:

Fotos da geada na página anterior.

 

Esses dias de geada ao amanhecer, com sol e um pouco de calor à tarde são os meus preferidos.

 

Aki mtas vzs temos geada mas dp fica nublado.

Não gosto!

Antes -1°/17° com sol do q -1°/8° com nuvens.

(A não ser q as nuvens produzam neve haha, o q quase sempre não é o caso)

 

Seu lugar é a Mantiqueira mesmo kim! :laugh:

E eu iria, se pudesse.

Difícil seria escolher a localidade… são tantas...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura chega a 4,2°C no Parque Nacional do Itatiaia, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro

Após a penetração do primeiro sistema de alta pressão composto de ar frio do outono, as temperaturas apresentaram um declínio mais acentuado em cidades do Sul e do Sudeste do país.

Na madrugada desta terça-feira (24), a temperatura mínima registrada na estação meteorológica automática particular pertencente ao Brasil Abaixo de Zero (BAZ) foi de apenas 4,2°C no Parque Nacional de Itatiaia, localizado entre os municípios de Itamonte, em Minas Gerais e Resende, no Rio de Janeiro. O menor valor de 2015, no entanto, foi registrado no dia 19 de janeiro, com apenas 1,9°C.

Desde que foi instalada pelo BAZ, o valor recorde de temperatura mínima atingiu -8,3°C no dia 03 de outubro de 2014 sendo uma das menores temperaturas já documentadas no Brasil.

A estação do BAZ está instalada sobre uma altitude de aproximadamente 2.469 metros com relação ao nível do mar sendo crucial para demonstrar os extremos de temperatura observados em um dos pontos mais elevados do país.

 

Fonte: De Olho No Tempo Meteorologia

http://www.deolhonotempo.com.br/index.php/nacional/385-temperatura-chega-a-4-2-c-no-parque-nacional-de-itatiaia-entre-minas-gerais-e-rio-de-janeiro

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal...muito tem se falado no assunto PNI durante esses dias, haja vista a importância dos dados que por lá deverão ser coletados...

 

Mas peço licença para dizer que, depois de muito esforço, idas e vindas intermináveis em um dos locais mais punks de se chegar...eu consegui fazer funcionar a estação do Bradador.

 

Em linha reta, esse morro de aproximadamente 1530 metros fica apenas a 30 km em linha reta de Joinville, mas para se chegar é necessário uns 50 a 60 km de carro mais uns 30 a 40 km em veículos 4x4 não convencionais (um trecho até dá para fazer com 4x4 simples, como caminhonetes), mas via de regra tem que se usar quadriciclos ou ATVs. O último trecho mesmo (vídeo) somente com esses tipos de veículos e, mesmo assim, eu e o pessoal do rádio amador aqui da cidade atolamos duas vezes.

 

Aqui tem um vídeo bem explicativo de uma das vezes que fomos até lá para instalar o equipamento. Note que o veículo só chega até uma parte, (o vídeo para depois disto porque a câmera estava no veículo)depois mais 10 a 15 minutos de caminhada para se chegar ao cume. Notem a dificuldade de acesso.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

 

O modelo da estação é uma Vantage Pro2 cabeada que está instalada na antena da repetidora de rádio. Ela funciona com o Weatherlink APRS da Davis conectados a um modem TNC e ao rádio aprs da repetidora. A energia é fornecida de forma solar (posteriormente pelo vento) instaladas na repetidora de rádio.

 

Não é simples e tive que correr atrás de muita ajuda para conseguir fazer isto. Tanto que não domino a instalação desse sistema ainda, pois precisei recorrer a muita gente que me deu o suporte necessário.

 

Para se monitorar essa estação, tem que se fugir do "lugar comum" do Wunderground, por exemplo.

 

Os sites para se monitorar são:

 

http://aprs.fi/#!lat=-26.30000&lng=-48.83330 e mais diretamente http://aprs.fi/weather/a/PP5CRE-13 -> fornecem dados a cada 12 minutos aproximadamente

 

http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=PP5CRE-13&units=metric e http://www.findu.com/cgi-bin/wx.cgi?call=PP5CRE-13&units=metric (tabulares) -> fornecem dados mais brutos a cada 3 minutos

 

Algumas fotos do local (já conhecido por alguns daqui)...

 

Joinville ao fundo

20150309_125031_zpsielzk7oh.jpg

 

Baixadinha atrás do morro...em condições específicas essa região pode se tornar um gelo..20150309_125534_zpsmgawkp73.jpg

 

Campos e mais campos

20150309_125548_zpsyk2legdq.jpg

 

Ondulações da região

20150309_125511_zpsmoygfagx.jpg

 

Casinha da repetidora

20150309_125435_zpszs4ubgnb.jpg

 

Estação instalada!

20150309_135406_zpsfghjptdm.jpg

Agora vamos ver quanto tempo ela fica no ar...a princípio o rádio é bem mais estável que a internet, sobretudo naquele local....

 

OBS: a estação fica numa das maiores altitudes do Nordeste de SC, em uma proeminência, e na segunda cadeia de elevações mais altas de SC (Serra do Quiriri), perdendo apenas para o Planalto Sul que alcança altitudes superiores a 1800 metros). Esta estação está na faixa dos 850 Hpa e, portanto, fornecerá dados dessa camada que tanto nos ajuda a monitorar o clima das nossas regiões, além de auxiliar o Grupo de Resgate de Montanha de Joinville e região; montanhistas em geral e radioamadores; Defesa Civil de Joinville, Garuva e Campo Alegre, etc...

 

É isto...abraços!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns D Soares...curto estas estaçoes em pontos remotos....1530 metros , se não me engano , é a 3a estação de maior altitude na Região Sul só perdendo para o Morro das Torres e o Morro da Igreja.....Gostaria se possível que me enviasse os dados mensais para que eu coloque naquele mega-resumo que faço..

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Sensacional, DSoares!

 

Parabéns pela iniciativa.

 

É engraçado que nos últimos dias eu estava justamente a analisar a Serra do Quiriri no google earth. Até nas imagens de satélite dá pra ver como se destaca a vegetação do lugar, uma vegetação de campos de altitude. E bota altitude nisso. E eu inclusive me lembrei vagamente sobre alguma referência sua ao clima local.

 

Agora está aí. Minha sugestão: colocar a estação no ''jean charlier".

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Belo local, DSoares... :good2:

 

Subiria aí tranquilamente... desde que à cavalo. :laugh:

 

Dá pra se notar que o local é de dificílimo acesso.

 

Evandro, a subida a cavalo parece ser a melhor das opções mesmo hehehehe..tanto que um fazendeiro da região só utiliza esse meio de transporte!

 

Abraços!

 

Sensacional Diego!!! Parabéns!!!

 

Valeu, Frederico! Vamos monitorando a tua região aí também!! Abraços e parabéns pelo Simca hehehe

 

Parabéns D Soares...curto estas estaçoes em pontos remotos....1530 metros , se não me engano , é a 3a estação de maior altitude na Região Sul só perdendo para o Morro das Torres e o Morro da Igreja.....Gostaria se possível que me enviasse os dados mensais para que eu coloque naquele mega-resumo que faço..

 

abraço

 

Valeu, Carlos...é a terceira mais alta do sul sim....Quais dados você precisa? Eu não terei muita informação além daquilo que aparece no site heheheh

 

Abs.

 

Sensacional, DSoares!

 

Parabéns pela iniciativa.

 

É engraçado que nos últimos dias eu estava justamente a analisar a Serra do Quiriri no google earth. Até nas imagens de satélite dá pra ver como se destaca a vegetação do lugar, uma vegetação de campos de altitude. E bota altitude nisso. E eu inclusive me lembrei vagamente sobre alguma referência sua ao clima local.

 

Agora está aí. Minha sugestão: colocar a estação no ''jean charlier".

 

:hi:

 

Valeu, Melo...a região é bem diferente daqui da planície..e fica a apenas 30 km de nós...

 

Sobre o "jeancharlier", não sei se seria possível pois ele usa apenas os dados do Wunderground...mas se for possível eu agradeceria o pessoal do site! :good2:

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Diegãoooooo vc é o cara , estava estudando esse procedimento de deixar online com APRS , é muito interessante pra pontos remotos , o procedimento é complicadissimo , e os custos mais ainda !

 

Parabens meu amigo que trabalheira , tirou a VUE de la ?

 

O esquema é esse né ?

 

P1000502_640x480.JPG

 

Pena a davis não disponibilizar algo pra facil visualização tipo a pagina do weatherlink mesmo ou o wunderground

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Carlos...é a terceira mais alta do sul sim....Quais dados você precisa? Eu não terei muita informação além daquilo que aparece no site heheheh

 

Abs.

 

Os dados que precisaria , media mensal 24 horas ou compensada...media das mininas e medias das máximas , extremos absolutos e chuva total....Mas se tiver somente a média mensal , já seria o mais importante...

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Diego. Desbravador do Quiriri. :good:

 

O Quiriri é a quarta cadeia de montanhas de SC.

 

Ano passado acho que foi a terceira menor máxima do Brasil. Penso que deve ter muita neblina e tempo fechado, já que está muito próxima do mar, as máximas eram sempre baixas, muitas vezes mais baixas que no Planalto Sul.

 

Parabéns e sucesso!

Link to comment
Share on other sites

Estações Meteorólogicas acima de 1000 mts no Brasil:

 

Rio Grande do Sul:

 

1.229 mt - São José dos Ausentes (Automática/Inmet)

1.158 mt - São José dos Ausentes (PWS)

1.068 mt - Bom Jesus (Automática/Epagri)

1.047 mt - Bom Jesus (Convencional/Inmet)

 

Santa Catarina:

 

1.790 mt - Morro da Igreja (Automática/Inmet)

1.725 mt - Morro das Torres SC (Automática/Epagri - Jardim Caiçara)

1.532 mt - Garuva (PWS - Morro do Bradador)

1.505 mt - São Joaquim (Cruzeiro / Climaterra)

1.415 mt - São Joaquim (Convencional/Inmet)

1.400 mt - São Joaquim (Automática/Inmet)

1.375 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Trento)

1.353 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Boava)

1.345 mt - São Joaquim (PWS - Climaterra)

1.329 mt - Água Doce (Automática/Epagri)

1.317 mt - Bom Jardim da Serra SC (PWS/Fazenda Santa Rita)

1.315 mt - Urupema (Automática/Epagri)

1.310 mt - Urubici (PWS- Vacas Gordas)

1.307 mt - Urupema (PWS)

1.277 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Chapada Seca)

1.257 mt - Painel (Automática/Epagri)

1.250 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Chapada Bonita)

1.250 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Despraiado)

1.246 mt - Água Doce (PWS - Herciliópolis)

1.246 mt - Calmon (Automática/Epagri)

1.220 mt - Bom Jardim da Serra SC (Automática/Epagri)

1.212 mt - Matos Costa (Automática/Epagri)

1.200 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Bentinho)

1.139 mt - Lebon Régis (Automática/Epagri - Fazenda Fertilidade)

1.094 mt - Santa Cecília (Automática/Epagri)

1.086 mt - Tangará (Automática/Epagri)

1.076 mt - Frairburgo (Automática/Epagri - Butiá Verde)

1.050 mt - São Cristóvão (Autmática/Epagri)

1.047 mt - Lebon Régis (Automática/Epagri - Anta Gorda)

1.038 mt - Frairburgo (Automática/Epagri - Fazenda Liberata)

1.037 mt - São Joaquim (Automática/Epagri - Sta Isabel)

1.027 mt - Caçador SC (Automática/Epagri - Linha Bugre)

1.028 mt - Urupema SC (Automática/Epagri - Fazenda Barreiro)

1.025 mt - Ponte Serrada SC (Automática/Epagri)

1.018 mt - Monte Carlo (Automática/Epagri)

 

Parana:

 

1.209 mt - Inacio Martins (Automática/Inmet)

1.100 mt - Palmas (Iapar)

1.093 mt - Ventania (Automática/Inmet)

1.091 mt - Guarapuava (PWS - Col Jordãozinho)

1.070 mt - Guarapuava (Simepar)

1.065 mt - Guarapuava (Aeroporto)

1.009 mt - General Carneiro (Automática/Inmet)

1.009 mt - Castro (Convencional/Inmet)

 

São Paulo:

 

1.663 mt - Campos do Jordão (Automática/Inmet)

1.663 mt - Campos do Jordão (Convencional/Inmet)

1.650 mt - Campos do Jordão (Convencional/Horto Florestal)

1.646 mt - Campos do Jordão (PWS - Vl Inglesa)

1.590 mt - Campos do Jordão (Automática/Inpe)

1.150 mt - Itararé (Automática/Ciiagro)

1.144 mt - Piquete (INPE)

1.120 mt - Pedra Bela (Automática/Ciiagro)

1.003 mt - Franca (Convencional/Inmet)

1.003 mt - Franca (Automática/Inmet)

1.003 mt - Franca (Aeroporto)

1.002 mt - Cunha (INPE)

 

Minas Gerais:

 

2.590 mt - Itamonte - Parque do Itatiaia / Morro Massena (PWS)

1.663 mt - Andradas (PWS - Pico do Gavião)

1.600 mt - Gonçalves MG (PWS)

1.545 mt - Monte Verde (Automática/Inmet)

1.461 mt - Caldas (INPE)

1.434 mt - Caldas (INPE)

1.484 mt - Maria da Fé (PWS - Toatoa)

1.449 mt - Maria da Fé (PWS - Reserva)

1.400 mt - Santa Rita do Sapucaí (PWS)

1.359 mt - Diamantina (Automática/Inmet)

1.348 mt - Nova Lima (PWS - Iate Clube Lagoa dos Ingleses)

1.317 mt - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

1.296 mt - Diamantina (Convencional/Inmet)

1.281 mt - Maria da Fé MG (Automática/Inmet)

1.260 mt - Poços de Caldas (Aeroporto)

1.246 mt - Gaxupé MG (PWS - Serra do Salitre)

1.214 mt - Belo Horizonte MG (Aut/Inmet - Cercadinho)

1.199 mt - Ibitiré (Automática/Inmet)

1.169 mt - Barbacena (Automática/Inmet)

1.077 mt - Caldas (Automática/Inmet)

1.129 mt - Belo Horizonte MG (PWS - Mangabeiras)

1.126 mt - Barbacena (Convencional/Inmet)

1.120 mt - Gaxupé MG (PWS - Rio Paranaíba)

1.115 mt - Barbacena (Aeroporto)

1.048 mt - Ouro Branco - (Automática/Inmet)

1.018 mt - Araxá (Automática/Inmet)

1.018 mt - Araxá (Convencional/Inmet)

1.017 mt - Passa Quatro (Automática/Inmet)

 

Rio de Janeiro:

 

2.470 mt - Resende - Parque do Itatiaia / Furnas (PWS)

1.758 mt - Petrópolis - Pico do Couto (Automática/Inmet)

1.065 mt - Nova Friburgo (Automática/Inmet)

1.037 mt - Nova Friburgo (PWS)

 

Distrito Federal:

 

1.161 mt - Brasília (Convencional/Inmet)

1.160 mt - Brasília (Convencional/Inmet)

1.141 mt - Brasília (PWS - Águas Claras)

1.074 mt - Brasília (PWS - Parway)

1.066 mt - Brasília (Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek)

1.030 mt - Águas Emendadas (Automática/Inmet)

 

Goiás:

 

1.345 mt - Alto Paraiso de Goiás (Aeroporto)

1.265 mt - Alto Paraiso de Goiás (Automática/Inmet)

1.211 mt - Cristalina (Automática/Inmet)

1.200 mt - Cristalina (Aeroporto)

 

Bahia:

 

1.284 mt - Piatã (Automática/Inmet)

1.003 mt - Morro do Chapéu (Convencional/Inmet)

 

Pernanbuco:

 

1.105 mt - Triunfo (Convencional/Inmet)

 

Não sei se falta alguma..!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos o que eu consigo é o que está nos sites...mas alguma mínima ou máxima pontual somente baixando os dados...

 

________________

 

Mafili, obrigado. Pena, muita pena, que no Brasil haja poucos grupos de rádio que utilizam o APRS...se a cobertura fosse maior, seria mais fácil..caso contrário, tem que se montar uma repetidora desse sistema o que encarece a empreitada..

 

____________

 

William, é isso aí mesmo...só que no meu caso pra piorar só tem alimentação 12 v hahahah

 

_____________

 

Carlos Campos, o que rola por lá é bem possível de acontecer sobre a cabeça de vocês aí hehehhe...acho importante saber o que se passa nessa região para tentarmos concluir algo sobre o que acontece no nosso quintal...

 

________________

 

Moretão, obrigado cara! A região do Quiriri realmente é diferente..ela é a quarta cadeia de montanhas do estado? Não sabia..quais seriam as outras três?

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Algumas comparações :

 

Media - 1 trimestre (JFM-2014):

 

15,0 - MORRO DA IGREJA SC

16,2 - MORRO DAS TORRES SC

16,5 - MORRO DO BRADADOR SC

 

Menores Máximas 2014:

 

05,0 - Morro Bradador SC (PWS)

05,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

05,5 - PNI Morro Massena RJ (PWS)

06,7 - PNI Posto Marcão MG (PWS)

06,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Diego eu consideraria Serra da Anta Gorda(Campos dos Padres), Campos de Santa Bárbara e Morro da Farofa/Torres. Ambas estão no Planalto Sul, mas não tem ligação entre si, são distintas. Depois viria o Quiriri.

 

A menor máxima registrada ano passado foi no Morro da Torres, 4,4ºC No mesmo dia, a estação do MI estava off. Mas deve ter ficado na casa dos 3,X.

 

Diego, penso que você já deve ter tido o sonho de comprar a Fazenda Schneider?

Link to comment
Share on other sites

Diego eu consideraria Serra da Anta Gorda(Campos dos Padres), Campos de Santa Bárbara e Morro da Farofa/Torres. Ambas estão no Planalto Sul, mas não tem ligação entre si, são distintas. Depois viria o Quiriri.

 

A menor máxima registrada ano passado foi no Morro da Torres, 4,4ºC No mesmo dia, a estação do MI estava off. Mas deve ter ficado na casa dos 3,X.

 

Diego, penso que você já deve ter tido o sonho de comprar a Fazenda Schneider?

 

Entendi, Moretão...não possuem ligação mas estão na mesma região e depois e devem ter sua existência intimamente ligada..quis me referir ao fato de que, excluindo essas formações próximas, a região do Quiriri é a segunda mais alta. Depois vem a região entre o interior de Lebon Régis (1400 metros) que está próxima a Santa Cecília e Serra do Espigão e Água Doce que possuem altitudes de quase 1400 metros também.

 

Depois, há a Serra do Tabuleiro que a altitude chega perto de 1300 metros.

 

E sobre a Fazenda Ciser (Schneider), eu ainda não tinha tido esse sonho ehhehe..Só tive o sonho dos donos investirem no lugar, melhorando o acesso e fazendo uma espécie de pousada/hotel fazenda no local. Há muito o que se fazer por lá. Represas, cachoeiras, trekkings, paisagem deslumbrante, frio, etc...

Link to comment
Share on other sites

Entendi, Moretão...não possuem ligação mas estão na mesma região e depois e devem ter sua existência intimamente ligada..quis me referir ao fato de que, excluindo essas formações próximas, a região do Quiriri é a segunda mais alta. Depois vem a região entre o interior de Lebon Régis (1400 metros) que está próxima a Santa Cecília e Serra do Espigão e Água Doce que possuem altitudes de quase 1400 metros também.

 

Depois, há a Serra do Tabuleiro que a altitude chega perto de 1300 metros.

 

E sobre a Fazenda Ciser (Schneider), eu ainda não tinha tido esse sonho ehhehe..Só tive o sonho dos donos investirem no lugar, melhorando o acesso e fazendo uma espécie de pousada/hotel fazenda no local. Há muito o que se fazer por lá. Represas, cachoeiras, trekkings, paisagem deslumbrante, frio, etc...

 

Se for como tu falou sim, mas seguindo teu exemplo, seria tudo emendado, até o Espigão e Tabuleiro seriam emendados. Nas três regiões que citei há grandes diferenças de altitude separando-as. É planalto mas tem divisões claras. O que vejo que não tem divisão por exemplo, é pegar duas montanhas do Campos de Santa Bárbara, ou do Campo dos Padres. Estas sim, seriam familiares...

 

Não conheço esta de Lebon Régis, vou procurar. Depois do Quiriri, na minha conta viria o Espigão, no interior de Santa Cecília que ultrapassa 1.400 metros. E depois borda do Campos de Palmas, +/-1.390m em Caçador. Só depois viria o Tabuleiro.

Link to comment
Share on other sites

Onde posso encontrar aqui o ranking das mínimas?Ali estão os pólos frios do BR...

Apenas pras constar, Soledade não contará apenas com 1 estação em baixada este ano...agora o cenário está bem diferente...muito, mas muito favorável ao meu município, contudo só anunciarei quando tiver o projeto consolidado...

Link to comment
Share on other sites

Estações Meteorólogicas acima de 1000 mts no Brasil:

 

Rio Grande do Sul:

 

1.229 mt - São José dos Ausentes (Automática/Inmet)

1.158 mt - São José dos Ausentes (PWS)

1.068 mt - Bom Jesus (Automática/Epagri)

1.047 mt - Bom Jesus (Convencional/Inmet)

 

 

Tem Cambará do Sul com 1030 metros.

 

 

Bruno, o município de Cambará do Sul está a 1.030 metros...de fato, mas a estação Agrometeorológica do Inmet, com 5 leituras diárias por sinal, está a 905 mts.....

 

Aproveitando deixo algumas informações sobre esta estação:

 

Maior temperatura máxima: 32,1°C em 31 de janeiro de 1978

Menor temperatura mínima: -8,8°C em 15 de junho de 1979

Maior chuva: 186,5 mm em 28 de março de 2004

Maior nevada: De 20 a 23 e de 29 e 30 de julho de 1990

Maior evaporação de solo: 11,5 mm em 20 de agosto de 2003

 

(*) Estas informações estão à disposição do público numa placa colocada na Estação Climatógica de Cambará do Sul, que fica ao lado da Brigada Militar, no centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.