Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ponto brilhante no planeta anão Ceres intriga cientistas


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Ponto brilhante no planeta anão Ceres intriga cientistas

 

20150226074012_capa.jpg

 

A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.

 

Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.

 

“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?

 

De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!

 

Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.

 

Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.

 

O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6.

 

Fique ligado, pois a primeira grande aventura do ano dos planetas anões está apenas começando. E, em julho, teremos Plutão!

 

msideral

Link to comment
Share on other sites

A Nasa vai dizer que é gelo...e porque não poderia ser um ponto de luz, parecido ao de um holofote, como “sinal alienígena”.

 

Tem gente que acha que estamos sozinhos no Universo....Só na nossa galáxia temos 1 trilhão de planetas e somente nós teríamos o privilégio de ter vida..??

 

brincadeira..

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

50aa9992-218f-41ed-89e3-2be998a07a32_Ceres_spots.gif

 

Mistério em Ceres

 

Se a 40 mil km de distância o mistério duplicou, a 13 mil ele se multiplicou! As imagens divulgadas na segunda-feira (11) mostram que cada um dos pontos brilhantes é composto por vários outros pontos! São vários deles que, muito próximos e muito brilhantes, acabam se fundindo em uma mancha maior em imagens tomadas a grandes distâncias.

 

Essa é a velha questão da resolução de uma imagem: a uma distância grande de uma árvore não conseguimos enxergar suas folhas, só uma grande mancha esverdeada. Para distinguir as folhas individualmente precisamos chegar cada vez mais perto.

 

A resolução da câmera da Dawn, a esta distância de 13 mil km, faz com que cada pixel na imagem tenha um tamanho de 1,3 km. Desse modo, é muito difícil obter informações a respeito de qualquer estrutura que tenha esse tamanho, ou que seja menor.

 

E o que seriam essas manchas?

 

Bom, o suspeito de sempre é o gelo. Mesmo com essas novas imagens ele ainda continua como principal candidato, mas digamos que essa hipótese já esteja fazendo água...

 

No comunicado de divulgação das imagens, Christopher Russel, o chefe da missão, disse ter encontrado múltiplas manchas com alta refletância, possivelmente gelo. Nada conclusivo.

 

Apesar desta hipótese ser muito popular, ela encontra alguns problemas. Placas de gelo, ainda mais desse tamanho, se evaporariam muito rápido quando expostas à luz do Sol. Seria preciso um mecanismo para continuamente manter as placas na cratera.

 

Esse mecanismo poderia ser o criovulcanismo, um vulcanismo com água ou gelo e não lava como na Terra. Mas aí vem outro problema, o que faria com que o gelo se transformasse em água para ser expelido e se tornar as placas de gelo na cratera? Seria preciso uma ação gravitacional externa, como Júpiter age sobre Io e Europa, ou Saturno sobre Encélado, por exemplo. Sem um planeta grande por perto essa hipótese fica muito enfraquecida.

 

Mas seria mesmo gelo? Como eu falei, gelo é o principal suspeito, mas poderia ser outra coisa. Olha só, a superfície de Ceres consegue refletir por volta de 10% da luz do Sol apenas. Em comparação, Vesta, que também foi estudada pela Dawn, reflete quatro vezes mais – ou seja, Ceres é muito escuro.

 

O material das placas reflete algo em torno de 40% da luz incidente, se fosse gelo esse valor seria tipo 90%. Este raciocínio sugere que o material das placas seja algo que foi revolvido do fundo da cratera, e o contraste entre um material que reflete pouco e outro que reflete mais de 4 vezes faz com que ele pareça brilhante. Essa hipótese ganha força se olharmos com atenção o mapa de Ceres, várias outras crateras parecem ter paredes brilhantes, sem o mesmo destaque desses pontos misteriosos.

 

Mas, no final das contas, como vamos acabar com essa zoeira toda? De duas maneiras. Como a órbita da sonda está progressivamente “encolhendo”, no final do ano ela estará a 350 km da superfície e a essa distância a resolução das imagens será da ordem de 35 metros. Além disso, a Dawn está equipada com um espectrógrafo, um instrumento que consegue dispersar a luz emitida/refletida pelos objetos e, a partir dela, investigar detalhes sobre ele, como sua composição química, por exemplo. Bom, só nos resta aguardar para que isso seja feito logo.

 

g1

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.