Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sorte do Cantareira, amanhã deveremos ter a maior subida do nível de um bom tempo para cá.

Ou seja, amanhã Cantareira deve atingir o nível de umas duas ou três semanas atrás. Que já era agozizante.

Talvez gere um efeito placebo na população.

 

Positivo Tavares, agora a pergunta que não me quer calar, quando atingir o 1° volume morte esta porcentagem irá chegar a zero ?

Link to comment
Share on other sites

Acompanho o modelo Eta de 5 kmX 5km do Inpe/Cptec, na previsão de 24 horas da 22 horas noite de ontem até as 22 horas de hoje, não mostra chuva nenhuma para toda região que circunda o município do Rio de Janeiro.

Esse modelo Eta de 5km, faz previsão de chuvas,mínimas, máximas para 72 horas somente.

Acho esse modelo muito bom para prever temperatura mínimas nos municípios, mas para chuvas erra muito.

Quando minha região da bacia do Rio Muriaé(nasce em Minas e deságua em Campos-RJ),foi premiada com índices altos de chuvas para nossos padrões,de mais de 140 mm em 24 horas, o modelo Eta 5km, não previa chuva nenhuma para a bacia do rio Muriaé contando da manhã de 1º/01/2012 até a manhã de 2/1/2012.

 

O modelo de previsão do Inmet, o Cosmos, previa chuvas de mais de 100 mm até 150 mm no mesmo período de 24 horas, acertou, na cidade de Muriaé choveu 157 mm, a 10 km em linha reta a noroeste de Muriaé-MG,numa estação pluviométrica da ANA choveu no mesmo período 198 mm, aí foi aquele caos na cidade de Muriaé na tarde e noite do dia 2 de janeiro de 2012, sua maior enchente em mais de 100 anos.

Agora no modelo Bramms do Inpe, já prevê chuvas no Rio até a noite de hoje,madrugada e manhã de 6/02.

Link to comment
Share on other sites

Sorte do Cantareira, amanhã deveremos ter a maior subida do nível de um bom tempo para cá.

Ou seja, amanhã Cantareira deve atingir o nível de umas duas ou três semanas atrás. Que já era agonizante.

Talvez gere um efeito placebo na população.

 

Positivo Tavares, agora a pergunta que não me quer calar, quando atingir o 1° volume morte esta porcentagem irá chegar a zero ?

 

Não, vão fazer uma cnta mais ou menos assim:

- volume útil = 100%

- morto 1 = 10%

- morto 2 = 10%

Porcentagem total = 120%

Então, quando chegar o topo do morto 1, vão falar algo como "olha só, chegamos a 16,7% da nossa capacidade instalada!" Notar que aqui, 16,7 dá 1/6 do volume total, que considera o v. útil mais os 2 defuntos. Evidente que, quando houver um próximo racionamento, vão simplesmente atacar os volumes mortos sem dó nem propaganda, de modo que, quando a coisa estiver em 5%, vai ser hora de cortar os pulsos (do Alckmin ou seu sucessor), porque estaremos quase no fundo do poço mesmo, e sem direito a porão.

Link to comment
Share on other sites

Então, quando chegar o topo do morto 1, vão falar algo como "olha só, chegamos a 16,7% da nossa capacidade instalada!" Notar que aqui, 16,7 dá 1/6 do volume total, que considera o v. útil mais os 2 defuntos. Evidente que, quando houver um próximo racionamento, vão simplesmente atacar os volumes mortos sem dó nem propaganda, de modo que, quando a coisa estiver em 5%, vai ser hora de cortar os pulsos (do Alckmin ou seu sucessor), porque estaremos quase no fundo do poço mesmo, e sem direito a porão.

Então! A coisa tá tão crítica que eu tô com medo é de 2016. Ano que os olhos do mundo estarão voltados pro Brasil, ano d'eleições. E pode cair um dilúvio bíblico n'esse verão que os sistemas entrarão o próximo verão pior do que entraram esse.

Link to comment
Share on other sites

Um dilúvio cai agora aqui em Ferraz de Vasconcelos:

 

http://i944.photobucket.com/albums/ad290/cacobianchi3/20150205_093719.jpg

A estação CGE do Itaim Paulista, a mais próxima de Ferraz de Vasconcelos, acumulou 60,4 mm durante a manhã de hoje.

 

Aldo e Ricardo no site da Cemaden tem uma estação em Ferraz no Jardim Renata que fica na divisa com o bairro de Lajeado na Zona Leste que registrou até agora as 16 hrs 61 mm de chuvas .

 

Enquanto isso aqui no meu bairro Pedreira na região onde começa a Billings choveu até as 16 e 40 min 52 mm

Link to comment
Share on other sites

Aldo e Ricardo no site da Cemaden tem uma estação em Ferraz no Jardim Renata que fica na divisa com o bairro de Lajeado na Zona Leste que registrou até agora as 16 hrs 61 mm de chuvas .

 

Enquanto isso aqui no meu bairro Pedreira na região onde começa a Billings choveu até as 16 e 40 min 52 mm

:good2:

 

Aqui na zona norte de Sampa já tivemos até sol, entre nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Chegando até aqui em São Paulo as piadas.

rQUd9vf.jpg

Ainda acho que vinga alguma coisa pro Rio, as instabilidades da banda do ciclone estão ganhando força sobre o interior Paulista, fazendo uma parábola e vão desaguar em cima da Metrópole carioca logo mais.

 

Chegando também uma chuva pesada. A mais forte do dia até agora aqui em Sandrecity.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto sem chuva forte por aqui, e só uma garoa pela manhã.

hoje a máxima foi de 26,5°C, e a mínima ficou em 19,8°C.

ontem a pressão atmosférica estava em 968 hpa e agora em 963 hpa.

agora tenho sol entre nuvens, com algumas rajadas de vento (e sem tornado por enquanto :laugh:) e 25,4°C

Link to comment
Share on other sites

No blog da Metsul, o Professor Eugênio previu realmente que esse evento poderia deslocar o canal de umidade para o sul do Brasil.

 

Será isso mesmo?

 

Nesse caso, o canal de umidade vai se deslocar pro Sul, mais pelo fato de que a ASAS vai ganhar força novamente na próxima semana sobre o Sudeste, após a esse evento da baixa.

Link to comment
Share on other sites

No blog da Metsul, o Professor Eugênio previu realmente que esse evento poderia deslocar o canal de umidade para o sul do Brasil.

 

Será isso mesmo?

 

Nesse caso, o canal de umidade vai se deslocar pro Sul, mais pelo fato de que a ASAS vai ganhar força novamente na próxima semana sobre o Sudeste, após a esse evento da baixa.

:good:

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Nos próximos dias para que a chuva vai retornar com maiores volumes ao Rio Grande do Sul. Ontem algumas células isoladas foram responsáveis por bons acumulados de chuva aqui em São Gabriel, variando entre 21 e 30mm dentro da área urbana. Primeira vez que vejo chover forte de um célula com deslocamento leste-oeste. TEMPOS INTERESSANTES !

 

1505384_831429553562603_8833591345202637933_n.jpg?oh=bb6ac4543a22846dbc0d08caee9154fb&oe=5568C7E3&__gda__=1432120205_1c38c2de3e6cb4d7b0e49f0ec8217d80

 

Quanto ao ciclone, as boias sobre o mar (se estiverem bem calibradas) na costa de São Paulo registraram um diminuição na temperatura do mar para 25,7°C. Na costa gaúcha a TSM é de 26°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.