Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Aliás, uma outra informação que eu quero destacar é o quão seco foi este fevereiro em Buenos Aires. Como não vai chover hoje, o mês vai terminando com apenas 3,8 mm na estação automática do SMN, contra média de 117,6 mm. Fevereiro de 2015 vai ser o terceiro mais seco desde 1906, quando começaram as medições na capital argentina, só perdendo para 1943, que teve 0,7 mm no segundo mês do ano, e 1907, que fechou com 3,6 mm.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estado de SP com chuva no litoral de Sul a Norte !

 

Também há alguns pontos de chuvas na região serrana do Rio. Acho que hoje, em decorrência dos ventos de Sul,

a região serrana do Rio terá bastante chuva.

Até o momento não choveu na área urbana de Nova Friburgo, apesar que de tarde tinham muitos cbs e chegou a tovejar. Porém ventos úmidos sopram por aqui, pelo radar existem núcleos de chuva na vizinha Teresópolis. Hj variou entre 17/30 por aqui, no momento faz 21ºC.

Link to comment
Share on other sites

Encerra-se o mês de fevereiro. Assim ficou em Passo Fundo*:

 

Média mínima: 17,5ºC (+0,1)

Média máxima: 27,6ºC (-0,1)

*anomalias da normal 1976-2005

Maior máxima: 30,4ºC dia 02

Menor máxima: 21,8ºC dia 22

Maior mínima: 21ºC dia 12

Menor mínima: 14,4ºC dia 07

 

Foram apenas 4 máximas iguais ou superiores a 30ºC e 2 máximas iguais ou inferiores a 25ºC, demonstrando ser um mês bastante monótono.

Link to comment
Share on other sites

Olha que legal... Relatos do Nordeste!

 

Seja bem vindo!

 

Por enquanto tudo limpo ao redor de Caicó vendo o Radar, porém instabilidades crescem sobre o oeste do RN, como dito.

 

Obrigado!

 

Pois é, a chuva durou pouco tempo, logo depois o céu ficou aberto. À noite alguns relâmpagos no céu, mas as instabilidades já estão se dissipando. Estou louco para ver as rajadas de vento na estação do INMET, só que parou de funcionar 1 hora antes da chuva, no Centro da cidade houve muitos estragos, como árvores caídas e placas metálicas arrancadas.

 

Também foram registrados alguns alagamentos, como mostra esse vídeo:

https://www.facebook.com/geovanneartdigital/posts/761087700626214

 

O mês vai terminando com acumulado de 93 mm aqui em casa, na Zona Norte. Dentro da média.

Link to comment
Share on other sites

Beleza de dia , hein? Estive boa parte do dia na Vila Madá. Fiquei umas 3 hs "tomando umas" ( 3 garrafas de breja"); eu demoro mesmo! Fico lendo, observando o pessoal (quero dizer, as 0gatas passando pela rua), falando com o dono do boteco, "choramingando um desconto pela saideira", etc... Curto pra KACETE estes momentos

 

FUI

Link to comment
Share on other sites

Aldo...a chuva voltou aqui na represa...tenho 79.4 mm no dia aqui no km29 Via Anchieta. ..no km26.5 no CGE...65 mm...qto mais próximo da serra ...mais chuva..!!

 

O Pq Imigrantes teve 83 mm de chuva e está na mesma altura do km 26 da Anchieta...claramente pelo mapa do Cemaden Sao Bernardo recebeu a maior carga de chuva...mas tem lugares do litoral norte que registraram mais de 120 mm..impressionante o efeito orográfico que a Serra do Mar provoca!

Link to comment
Share on other sites

Caco que me desculpe mas também não fiquei nada contente com este verão.

O.K., fevereiro está praticamente normal. Beleza.

 

Mas...

- Não tivemos uma única ZCAS digna do nome

- Janeiro escaldante, com 5 marcas acima de 35°C no Mirante, inclusive a 5ª mais alta da série, que foi 36,5°C no dia 19/01.

Só para comparar: a normal 1961-1990 teve 6 marcas de 35° ou mais no Mirante, com o recorde de 35,3°C em 15/11/1985. :cray:

 

Aldo, é o que disse em post anterior. Andávamos tão cabisbaixos, que agora, com este fevereiro "normalíssimo" (aliás, já faz uns 4 anos para mais que não temos um fevereiro normal em relação os anteriores; eram TODOS "hecatombe", também!!!) ; .... voltando...., então voltamos a sentir a sensação de normalidade num mês de verão em Sampa again! Verõa em Sampa é calor, sim senhor; mas não esses absurdos que ficamos estigmatizados nos 2 últimos anos, como sendo "normal" temperaturas passando dos 33ºC e VÁRIAS vezes chegando aos 34/35ºC...até aos 36 e 37ºC!!!! Aborto da natureza!!! M´nimas estensamente altas, com dias a fio por em 23/23, chegando aos 25ºC; ou seja uma amazonense que chegaria em Sampa se sentia em casa! )25/36ºC)!!!!

 

Este fevereiro/2015 fazia (nos dias mais quentes aqui na Granja), dos 19ºC/3,5ºC, com sol!. Dias maravilhosos!. E dias mais agradáveis, 18ºC/29ºC . show de bola também!.[highlight=yellow]Um tesão de mês de verão![/highlight]. Houve muita chuva. Deu pra encher um pouco o Cantareira, molhar bem o solo; sem aquela quantidade absurda de chuva que cai num único mês; enfim, as chuvas foram MUITO BEM DISTRIBUÍDAS durante o mês inteiro. HOUVE 2 EPISÓDIOS bem desenvolvidos de ZCOU, mas nenhum de ZCAS, que a mim, não fez falta.

 

Este fevereiro/15, foi perfeito, para mim!

 

agora, O "BIG PROBLEM" SE DEU do pós-Natal até +- 21/Janeiro/15, CALOR ABSURDO!!! Até chovia, porém em formas de pancadas, de forma isoladas. Um dia chovia num lugar, outro em outro local. A chuva não era uniforme,[highlight=yellow]não atingia a cidade e cidades vizinhas de forma ampla[/highlight], mesmo tendo chovido granizo e o caralho a quatro. Mas eram nada suficientes para encher represas e ineficazes. Dezembro foi de normal/quente.

 

Mas, sempre lembrando, embora tenhamos tido um período MUITO semelhante como o catastrófico e histórico verão 2013/2014 (pós Natal 2014 a +- 21 Janeiro 2015, o que totaliza quase 1 mês), de resto, a dinâmica deste verão foi diferente este ano. Inclusive, foi embora nesta última 6ª feira, enquanto o do ano passado insistia em permanecer até 17/18 de março/2014!!!

 

Hoje: estou de calça, blusa de moletom, assistirei a uns 3 filmes indicados ao OSCAR, "bundarei o dia INTEIRO"!!!!!!, para curtir este friozinho... Abriu um sozinho gostoso mas está friozinho ainda: 19,6ºC.

 

FUI!!! (Assistirei agora "O Grande Hotel Budapeste"; já assisti, torci e achei muito bom "Birdman". Por outro lado, estava esperando muito demais de Boyhood e o achei monótono, lento, cansativo, sem graça, etc,etc..) Justamente não ganho nada, apenas o prêmio de melhor atriz coadjuvante.)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.