Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Projeções da Sabesp (conj. Saisp, Cemanden, Inpe) para a Cantareira, de acordo com 5 cenários diferentes de precipitação:

 

Final de janeiro/2015

 

mt36a0.jpg

 

Final de fevereiro/2015

 

20ts86g.jpg

 

A recuperação (estimativa) do 1º volume morto depende da quantidade de chuva nos próximos meses:

 

volume na média - 267 dias

volume 25% maior - 76 dias

volume 50% maior - 51 dias

 

*Essas projeções se baseiam para o fluxo de retirada de água atual e taxa de evaporação dentro da média para cada período.

Link to comment
Share on other sites

Projeções da Sabesp (conj. Saisp, Cemanden, Inpe) para a Cantareira, de acordo com 5 cenários diferentes de precipitação:

 

Final de janeiro/2015

 

mt36a0.jpg

 

Final de fevereiro/2015

 

20ts86g.jpg

 

A recuperação (estimativa) do 1º volume morto depende da quantidade de chuva nos próximos meses:

 

volume na média - 267 dias

volume 25% maior - 76 dias

volume 50% maior - 51 dias

 

*Essas projeções se baseiam para o fluxo de retirada de água atual e taxa de evaporação dentro da média para cada período.

 

Belo aporte, Anderson!

 

Então temos esperança de atravessar esse ano sem o Kaos.

 

Como eu sou realista, já conto nesse ano com uma precipitação 25% abaixo da média. Não acredito e não quero acreditar em algo como 50% abaixo da média.

 

Então parece que vai dar para chegar em 2016.

 

Aí a questão seria o comportamento de São Pedro em 2016 e daí em diante.

 

Tudo isso é mera suposição, é claro.

 

São Paulo realente não merece essa situação de má gestão, mas talvez o ''insondável'' nos resgate do pior. E que aprendamos com isso.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

E hoje, pela ENÉSIMA VEZ neste verão, a chuva decepcionou em Juiz de Fora.

 

Enormes Cumulonimbus passearam pelas redondezas desde 16h da tarde, quando a zona da mata

mineira se encheu de células de trovoada. Vi enormes bases tempestuosas, lindas, muitos raios e

vento, porém a chuva...........xiiiiiiii, a chuva...... :negative: :negative: :negative:

 

Percebi que grandes cortinas de chuva se formavam à leste, à sul, à sudoeste....sempre tão próximas

e por aqui, só chuva fraca, chuva fraca, chuva fraca....tenho incríveis 02,4mm

acumulados até agora e ainda segue chovendo fraco.

 

NA BOA?!?!?!?! CANSEI DESSA PALHAÇADA!!!!! :rtfm: :rtfm:

 

Abraços revoltados

Link to comment
Share on other sites

E hoje, pela ENÉSIMA VEZ neste verão, a chuva decepcionou em Juiz de Fora.

 

Enormes Cumulonimbus passearam pelas redondezas desde 16h da tarde, quando a zona da mata

mineira se encheu de células de trovoada. Vi enormes bases tempestuosas, lindas, muitos raios e

vento, porém a chuva...........xiiiiiiii, a chuva...... :negative: :negative: :negative:

 

Percebi que grandes cortinas de chuva se formavam à leste, à sul, à sudoeste....sempre tão próximas

e por aqui, só chuva fraca, chuva fraca, chuva fraca....tenho incríveis 02,4mm

acumulados até agora e ainda segue chovendo fraco.

 

NA BOA?!?!?!?! CANSEI DESSA PALHAÇADA!!!!! :rtfm: :rtfm:

 

Abraços revoltados

 

Que zica, Renan!

 

Isso até parece aquele ''L" se secura que ficou sobre Juiz de Fora naquela mapa de previsão de precipitações!

Link to comment
Share on other sites

Belo aporte, Anderson!

 

Então temos esperança de atravessar esse ano sem o Kaos.

 

Como eu sou realista, já conto nesse ano com uma precipitação 25% abaixo da média. Não acredito e não quero acreditar em algo como 50% abaixo da média.

 

Então parece que vai dar para chegar em 2016.

 

Aí a questão seria o comportamento de São Pedro em 2016 e daí em diante.

 

Tudo isso é mera suposição, é claro.

 

São Paulo realente não merece essa situação de má gestão, mas talvez o ''insondável'' nos resgate do pior. E que aprendamos com isso.

 

Abraço.

 

Ótimos os gráficos (cortei aqui a mensagem pra não ficar imenso na página). Realmente fevereiro deu uma boa ajuda para os reservatórios. E que contemos com a ajuda de São Pedro, porque aprendizado já tivemos oportunidade em 2004, mas passaram dez anos e parece que não aprenderam a gerir água :dash1: Hoje o sistema subiu mais três décimos e agora opera com 11,1% (valor real: -18,1%), mas infelizmente, ao menos pelo SAISP, não choveu nas principais represas. Espero que alguma chuva nos arredores somada à terra molhada dos últimos dias cooperem para que o volume siga aumentando.

 

Já aqui em Buenos Aires, dia nublado, abafado, sem sol nem chuvas. A mínima foi de 20,8ºC às 3h42 e a máxima superou um pouco o esperado, com 28,4ºC às 16h03. Agora temos um fim de tarde ainda nublado, com 25,8ºC, URA de 71%, vento norte a 3 km/h e pressão em 1006,6 hpa. Há ainda possibilidade de chuvas isoladas para esta noite, madrugada e próxima manhã, com tempo mais aberto depois. O vento vai virar pra sul amanhã e depois pra leste e devemos ter um dia agradável, com mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. O sol nasce às 6h39 e se põe às 19h33.

Link to comment
Share on other sites

Até que enfim caiu uma quantidade razoável de chuvas aqui em Laje do Muriaé-RJ.

A partir de 19 horas, muitas trovoadas ao sul da sede municipal, em áreas rurais.A maior parte das chuvas caiu de 19h 15 até 19h 50, o total de chuvas até as 23 h 15 foi de 40 mm.

 

Renan, fiquei na maior expectativa a partir de 17 horas, se choveria ou não, em Laje do Muriaé-RJ,as chuvas começaram no meio da tarde no sul do Espírito Santo,aqui a temperatura subiu até as 16 h 40 min, a pressão atmosférica caiu muito em relação a ontem.

Como comentou mais cedo, áreas de chuvas espalharam pela zona da mata de minas,as chuvas daqui vieram da região de Muriaé-MG.

Nas estações do Cemaden de Muriaé os acumulados variaram de 37 a 53 mm até 22 horas, na cidade de Rosário da Limeira-MG, a noroeste de Muriaé, foram 61 mm.

Nas estações do Inea aqui no Noroeste do Rio, as chuvas acumularam até 49 mm em Santo Antônio de Pádua,a maior precipitação da região.

Link to comment
Share on other sites

William, você reparou no mapa de chuvas do GFS, que choveria mais de 250 mm na região serrana do Rio em 8 dias, do dia 6/03 até o dia 13/03.

Já acompanhei em outros eventos de chuvas na região de Petrópolis, de chover mais de 300 mm em Petrópolis em apenas 2 dias.

 

Mas essas previsões do GFS mudam muito, está muito longe ainda.

Link to comment
Share on other sites

Até que enfim caiu uma quantidade razoável de chuvas aqui em Laje do Muriaé-RJ.

A partir de 19 horas, muitas trovoadas ao sul da sede municipal, em áreas rurais.A maior parte das chuvas caiu de 19h 15 até 19h 50, o total de chuvas até as 23 h 15 foi de 40 mm.

 

Renan, fiquei na maior expectativa a partir de 17 horas, se choveria ou não, em Laje do Muriaé-RJ,as chuvas começaram no meio da tarde no sul do Espírito Santo,aqui a temperatura subiu até as 16 h 40 min, a pressão atmosférica caiu muito em relação a ontem.

Como comentou mais cedo, áreas de chuvas espalharam pela zona da mata de minas,as chuvas daqui vieram da região de Muriaé-MG.

Nas estações do Cemaden de Muriaé os acumulados variaram de 37 a 53 mm até 22 horas, na cidade de Rosário da Limeira-MG, a noroeste de Muriaé, foram 61 mm.

Nas estações do Inea aqui no Noroeste do Rio, as chuvas acumularam até 49 mm em Santo Antônio de Pádua,a maior precipitação da região.

 

Sabia que você tinha registrado uma boa chuva hoje, Nani. Quando vi que estava chovendo muito em Muriaé, logo me lembrei de que você também estaria

recebendo essas precipitações.

 

Foi uma coisa impressionante hoje por aqui, se você olhar no Cemaden, tanto ao norte quanto ao sul de Juiz de Fora tivemos estações registrando 30mm ou mais

de chuva, além de outras cidades como SJ del Rei e Barbacena com bons acumulados também. E por falar no Cemaden, teve uma estação no extremo sul de Juiz de

Fora que registrou 15mm de chuva, mas na maior parte da cidade variou entre 2mm e 5mm apenas.

 

Há um escudo anti-chuvas por aqui, mas acho que se eu parar de ser tão ansioso em ficar olhando o radar de 15 em 15 minutos eu serei positivamente surpreendido.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui ficamos nas minimas do ano mesmo RESERVA 9,2°C / LAGE 11,3°C / TOATOA 13,1°C

 

Pelo que vi a Toa a Toa está numa encosta mas quase na baixada, né?

 

 

Sim sim Diego esta no Pé do Morro na escosta , a baixada dele é 2km pra baixo , aqui é onde fica a baixada

 

Eu tive a mesma sensação do Diego. Embora não seja no fundo da baixada, não consigo considerar encosta.

 

11026661_753716638069256_1019845337_n.jpg?oh=18cb9d2bce8fb5173d3e549681d5bbc8&oe=54F11DFE&__gda__=1425089070_f975837df6393564e9a7367066f004b2

 

Encosta para mim é encostado no morro e bem próximo do topo, e não é o caso por este foto. Encosta é no fundo da foto, naquela sucessão de árvores alinhadas, não aqui na cerca. Pelo menos é o meu pensamento.

 

--

 

Por aqui vamos tendo sol, e muito calor. Ficamos na expectativa das trovoadas no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo que vi a Toa a Toa está numa encosta mas quase na baixada, né?

 

 

Sim sim Diego esta no Pé do Morro na escosta , a baixada dele é 2km pra baixo , aqui é onde fica a baixada

 

Eu tive a mesma sensação do Diego. Embora não seja no fundo da baixada, não consigo considerar encosta.

 

Encosta para mim é encostado no morro e bem próximo do topo, e não é o caso por este foto. Encosta é no fundo da foto, naquela sucessão de árvores alinhadas, não aqui na cerca. Pelo menos é o meu pensamento.

 

--

 

Por aqui vamos tendo sol, e muito calor. Ficamos na expectativa das trovoadas no final da tarde.

 

Mas é pq vc partiu do princípio de que no canto esquerdo da foto já fosse a baixada, mas e se fosse apenas um platô na descida do morro? :ok:

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo que vi a Toa a Toa está numa encosta mas quase na baixada, né?

 

 

Mas é pq vc partiu do princípio de que no canto esquerdo da foto já fosse a baixada, mas e se fosse apenas um platô na descida do morro? :ok:

 

Isso mesmo não tem como ser baixada , no maximo uns platos na descida do morro , pois só vai ficar plano la pra baixo a uns 2km

 

 

Pra ficar mais facil , a altimetria das minhas 3 estações , o porque da Reserva ser fria e ToaToa ser quente

 

PWS LAGE

 

5fhKIpS.jpg

 

PWS RESERVA

 

kwylRN7.jpg

 

PWS TOATOA

 

f58eOM9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Calor nesta sexta, foi o dia mais quente da semana em parte de SC.Máximas iguais ou acima dos 36,0°C;

 

39,0 Garuva/Epagri

38,4 Joinville/Epagri

37,6 Blumenau/AlertaBlu

36,7 Luiz Alves/Epagri

36,3 Jaraguá do Sul/Epagri

36,2 Brusque/Ciro Groh

36,2 Botuverá/Epagri

36,0 Corupá/Epagri

 

Capital; 35,0°C/22,7°C/Epagri

S.Joaquim; 24,0°C/14,6°C/Climaterra.

 

Extremas de SC; 39,0°/Garuva e 11,8°C Urupema, ambas da Epagri

Link to comment
Share on other sites

Tem uma área de chuva em Mairiporã (Vizinha de Sampa, ao norte) pegando partes da serra da Cantareira.

 

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), zona norte, soprou o famoso "vento da chuva" mas continua tudo seco.

 

Mirante: 20,4°C / 31,4°C

IAG: 18,4°C / 32,1°C.

 

O dia foi bem abafado hoje, com sol e sempre com quantidade variável de nuvens. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Em Buenos Aires a sexta-feira foi de sol e calor leve, com mínima até agora de 20,9ºC às 6h24 e máxima de 28,3ºC às 14h32. Agora (19h16) seguimos com tempo ensolarado, não há nuvens no céu e está agradabilíssimo: 23,6ºC, com URA de 67%, vento nordeste a 11 km/h e pressão em 1013,6 hpa. Nas próximas horas certamente a mínima será alterada e amanhã teremos uma maravilhosa mínima de 15ºC de acordo com o SMN, com máxima em 28ºC. O sol nasce às 6h40 e se põe às 19h32 amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.