Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Dei uma olhada no BDMEP em junho/85 (Mirante):

03/06 - 13,7/18,4

04/06 - 12,6/16,7

05/06 - 12,0/17,8

06/06 - 10,7/17,3

07/06 - 7,1/15,5

08/06 - 5,2/12,4 :shok:

09/06 - 6,4/12,2:shok:

10/06 - 6,5/13,2shok:

11/06 - 8,5/16,8

12/06 - 7,9/19,0

13/06 - 8,0/20,4

14/06 - 7,6/23,3

 

Nossa! Se você não dissesse que fosse o Mirante, juro que não acreditaria... Realmente "outros tempos" (e até que "próximo", apenas 30 anos atrás...). A pergunta que não quer calar: voltaremos a reviver "esses tempos", já que há ciclos? Eu estou com 37 anos atualmente, considerando que até meus 5 anos não me lembro de praticamente nada (até setembro de 82), só curti frio bom na Capital Paulista a partir do inverno de 87 até 96 (9 anos), e "picos" entre 97 até hoje em dia... Isso por que de setembro de 82 até o inverno de 87 sequer prestava atenção em frio; só estava interessado em "jogar bola", "jogar bola", "jogar bola", "jogar bola", jogar bola" e jogar bola"....

 

Por aqui ameaçou cair um temporal, mas só respingou e aliviou. No momento, 22,2ºC; bem agradável.

 

O "frio considerável" do final de semana perdeu bastante força, mas teremos uma rebarba de friozinho ainda. Aqui em São Paulo tudo indica que teremos queda de temperatura a partir da 5ª feira. 6ª feira e sábado mais agradáveis. Domingo volta a esquentar e a próxima semana começa quente. Aquele negócio que havia comentado que poderia ser o final do verão climático a partir deste sábado não se confirmará com a modificação da tendência dos modelos de previsão de longo prazo. Há uma resolução de mais longo prazo ainda que sinaliza um resfriamento lá para dia 05/06 de março (5ª/6ª feira); mas é longe para chuchu ainda, e são apenas tendências, mas é legal ir monitorando; esse é o grande barato e tesão.

 

FUI!

Link to comment
Share on other sites

Para quem não sabe, a onda de frio de Junho de 1985 foi um evento histórico e longo. Houve intensa, constante e ampla advecção fria, pegando todo o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, sul do PA, AC, RO, AM (exceto extremo leste) e RR. O ingresso de ar frio durou 4 dias, e houve geadas fortes por 2 a 3 dias no norte paulista, Triângulo Mineiro, sul e centro de MG e centro-sul de GO. No interior de SP o frio teve duração e intensidade incomuns, além de uma condição atípica: geada pela manhã, céu nublado ao longo do dia e diminuição da nebulosidade ao entardecer, o que possibilitava noites geladas e tardes muito frias e ventosas.

 

Vale a pena ver as reanálises:

VjaUmzO.png

RA2jD2s.png

dVMFcuU.png

ULig2VR.png

urxGRSw.png

jo3Cbyj.png

M6vnLUr.png

T6Cpivh.png

Link to comment
Share on other sites

Olá galera!

 

Os ventos da mudança sopram a nosso favor, hoje, diferentemente dos últimos dias, tivemos muitos núcleos convectivos no céu que causaram chuva bem isolada em alguns pontos da região metropolitana, sinais do enfraquecimento da ASAS, a máxima no aeroporto do campo dos afonsos foi de 34° e com o passar de cada dia, aumentam as condições para pancadas de chuva, entretanto essas chances aumentam signficativamente após a quarta feira.

Link to comment
Share on other sites

Sensacional, Vini! Eu ainda não tinha nascido nessa época, mas faço ideia se o BAZ existisse em 85. Melhor: Podemos SIM acreditar

que vai acontecer novamente.

 

Por hora, no entanto, só desejo chuva, e ela está próxima de retornar. Amanhã os núcleos de tempestade já serão mais frequentes nos

radares, e a partir de Quarta começa a festa. GFS e Europeu melhoraram as condições para bons acumulados em boa parte do Sudeste

nos próximos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Com pior enchente da história, Brasiléia, AC, decreta calamidade

Com 14,85 metros, nível do rio ultrapassa marca de 2012.

Mais de 1,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

 

HxfMmYL.jpg

 

kJsMrjP.jpg

 

Notícia completa: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/02/com-pior-enchente-da-historia-brasileia-decreta-calamidade.html

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera

Sei que está longe ainda, mas já tem alguma previsão de como será o inverno do Brasil para este ano?

Alguma surpresa é esperada?

 

Meu palpite (puro empirismo, 0% científico e nada baseado em tendências de modelos a longo prazo, análises de ENSO, PDO, anomalias de temperaturas dos oceanos, etc...): melhor que o ano passado! (também, ano passado foi um "zero à esquerda", BEM fraquinho...). Acho que, para nossos padrões atuais, será relativamente bom. Não tanto quanto os melhores invernos recentes (2011 e 2013), mas bem aproveitável. Tipo um 2009, que já está de ÓTIMO tamanho!. 2008 e 2007 também acredito, uma coisa "mais ou menos". Mas, quem sabe não estoura uma BOMBA? Não custa sonhar e torcer.

 

Vamos monitorando e torcendo MUITO!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Que hecatombe polar essa durante junho de 1985. Eu ainda tinha apenas alguns meses.

Deu pra ver que foi bem democrática e deve ter sido essa mesma que trouxe neve no PNI. Aliás, antes eu achava que foi uma MP marítima que provocou isso.

Até mesmo o centro norte de MG e o sul de TO chegaram a sentir um pouco desse ar frio.

Impressionou de ver a duração.

 

===================================

 

Por aqui agora faz 24 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera

Sei que está longe ainda, mas já tem alguma previsão de como será o inverno do Brasil para este ano?

Alguma surpresa é esperada?

 

Meu palpite (puro empirismo, 0% científico e nada baseado em tendências de modelos a longo prazo, análises de ENSO, PDO, anomalias de temperaturas dos oceanos, etc...): melhor que o ano passado! (também, ano passado foi um "zero à esquerda", BEM fraquinho...). Acho que, para nossos padrões atuais, será relativamente bom. Não tanto quanto os melhores invernos recentes (2011 e 2013), mas bem aproveitável. Tipo um 2009, que já está de ÓTIMO tamanho!. 2008 e 2007 também acredito, uma coisa "mais ou menos". Mas, quem sabe não estoura uma BOMBA? Não custa sonhar e torcer.

 

Vamos monitorando e torcendo MUITO!

 

Abs

 

Tomara, quem sabe este inverno nos surpreenda :good2:

Link to comment
Share on other sites

Sobre finais 5, 1985 foi frakinho aki mas nevou no Itatiaia.

1995 foi o pior inverno q me recordo dsd q nasci.

2005 foi ruím.

Então já está na hora do final 5 nos recompensar…

Não me recordo de 1985, infelizmente; ainda não acompanhava "nem de longe"; não me passava na cabeça à época que um dia a climatologia me seria um grande hobby. Mas, olha a coincidência (destino?): passei uma semana das férias de julho de 85 em Campos do Jordão com meus queridos avós (que hoje descansam no céu). Meu avô dizia que faríamos boneco de neve numa manhã, pois lá nevava e fazia "MUITO FRIO" (rsrsrsrsrs).Acordamos cedinho numa determinada manhã, havia geada. "Raspávamos" o gelo dos carros e fizemos (senão um boneco de neve), mas umas bolinhas de gelo do tamanho de bolinhas de tênis. Foi minha primeira viagem a Campos do Jordão; fomos eu, meus três irmãos, meus dois primos e meu vô e avó em dois carros; se não me engano em um corcel branco e em uma brasília vermelha. Nostalgia pura... "Recordar é viver..."

Em 1985 até que fez frio em Sampa (Para nossos padrões).

A estação do Mirante registrou 27 marcas sub-10 naquele ano.

 

Médias das mínimas:

Jun/85 - 11,1°C

Jul/85 - 10,6°C

 

Me recordo que houve uma massa polar forte no começo de junho.

No dia 08/06, a estação do Mirante registrou 5,2°C / 12,4°C com sol e céu limpo o dia todo.

No dia seguinte (09/06) uma frente secundária passou pelo litoral, amanheceu nublado e o Mirante registrou 6,4°C / 12,2°C, com chuva leve desde o final da manhã e durante toda a tarde.

 

Dei uma olhada no BDMEP em junho/85 (Mirante):

03/06 - 13,7/18,4

04/06 - 12,6/16,7

05/06 - 12,0/17,8

06/06 - 10,7/17,3

07/06 - 7,1/15,5

08/06 - 5,2/12,4

09/06 - 6,4/12,2

10/06 - 6,5/13,2

11/06 - 8,5/16,8

12/06 - 7,9/19,0

13/06 - 8,0/20,4

14/06 - 7,6/23,3

Definitivamente, confiar na memória nem sempre funciona qdo o assunto é eventos do passado.

Esses dados q vc trouxe, do Mirante são quase q inacreditáveis, comparando com a situação atual.

Como o Caco falou em outro post, nem parece q são do Mirante.

Infelizmente os dados de Curitiba nos dois eventos de frio intenso (jun/jul-1985) não aparecem no histórico do Inmet.

Nas minhas lembranças, o evento de julho foi muito intenso, baixando a mínima de Cwb para -2,5°, mas no mesmo dia os ventos passaram a soprar do SE e o céu ficou nublado.

Então isso foi frustrante pra mim, pq sinalizou q não teríamos geadas nos próximos dias.

E isso fcou marcado na minha mente.

Em junho, as geadas foram fracas pq sempre haviam akelas nuvens dispersas e algum vento soprando, primeiro do SW e dp do SE.

Nesta ocasião eu lembro q no dia da entrada da MP eu estava num congresso religioso com a minha família e passamos o dia lá, no Estádio do Tarumã em Cwb, e eu só olhando pro céu, mas não pensando em Jesus e sim acompanhando o deslocamento das nuvens, no início de SW para NE (alelluia, SENHOR) e no final, de SE para NW (maldição).

(Todos os q estavam presentes, inclusive missionários canadenses e alemães vestindo grossos casacos escuros e sobretudos pretos)

Enfim, em termos de máximas foi bom, mas as mínimas não me trouxeram tantas alegrias.

Geadas fracas no primeiro e apenas 1 geada forte no segundo evento.

Talvez a grande onda de frio de agosto do ano anterior, 1984, tenha ofuscado o brilho de 1985.

Em 24/8/84 nevou em Poa e vi fiapos de neve aki no dia 25 ao anoitecer. Foi tbm qdo vi o Pico Paraná com seu cume todo branco, na manhã do dia 26. Foram 3 belas negativas em sequência por aki.

Voltando à jul/85, eu tinha os dados de Campos do Jordão dessa época q consegui por telefone com o 7distrito de met/SP, no ano seguinte, e lembro de uma máxima mto baixa: 5,3° e foi registrada no dia da nevada no PNI.

 

Recordar é viver.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Com pior enchente da história, Brasiléia, AC, decreta calamidade

Com 14,85 metros, nível do rio ultrapassa marca de 2012.

Mais de 1,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Notícia completa: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/02/com-pior-enchente-da-historia-brasileia-decreta-calamidade.html

 

De fato, tem chovido excessivamente nesta segunda quinzena de fevereiro em todo Estado do Acre, e isso vem refletindo diretamente nos níveis dos rios. No caso do Rio Acre, este é o rio que banha mais da metade da população do Estado, e consequentemente, com sua elevação, afeta grande parte da população. Ontem tivemos mais um dia muito chuvoso em todas as cidades banhadas pelo Rio Acre. Em Rio Branco choveu tanto, que a temperatura máxima na estação do aeroporto mal conseguiu ultrapassar os 23ºC. Ou seja, as temperaturas tem ficado abaixo do normal. O pior ainda está por vir com relação a enchente na capital do Acre, pois o Rio segue enchendo sem previsão de voltar a secar pelo menos pelos próximos 10 dias. Na minha opnião, estamos nos aproximando de uma cheia histórica na capital, a exemplo da cidade fronteiriça de Brasiléia.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal!

 

Ontem a noite foi um espetáculo a quantidade de raios que eram visíveis aqui de Teutônia. O ceu estava ameaçador, mas não caiu um pingo de chuva.

Hoje o amanhecer foi muito agradável, ceu claro e sem vento. Temperaturas mínimas de 17,1°C na Lagoa da Harmonia, 17,9°C na Linha Welp, 18,3°C no INMET e 19,0°C no bairro Languiru.

20150224_072253.thumb.jpg.cff2d2aaaa87ae902e5e6396d2967f6f.jpg

20150224_072614.thumb.jpg.13b6f28dc633fa27d85da10cb7c7c226.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal!

 

Ontem a noite foi um espetáculo a quantidade de raios que eram visíveis aqui de Teutônia. O ceu estava ameaçador, mas não caiu um pingo de chuva.

Hoje o amanhecer foi muito agradável, ceu claro e sem vento. Temperaturas mínimas de 17,1°C na Lagoa da Harmonia, 17,9°C na Linha Welp, 18,3°C no INMET e 19,0°C no bairro Languiru.

[attachment=1]20150224_072253.jpg[/attachment]

[attachment=0]20150224_072614.jpg[/attachment]

 

Lugarzinho feio esse, hein sô? Mora aí mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Chove aqui em Praia Grande já faz uns 10 minutos, agora deu uma apertada e passou de fraca a moderada.

 

Fala Troy! Aqui continua sol e céu azul; 28,2ºC.

 

Abs!

 

P.S: acabei de "folhear" o tópico internacional sobre a incrível onda de frio e neve no NE dos EUA neste mês de fevereiro. Tem as 5 maiores nevascas em Chicago nos últimos 50 anos: 2 ocorreram nos últimos 4 anos!!!. Vou passar a informação para o João Tur no FACE dele....; ele não terá como negar que vivemos em ciclos naturais!!!!. Contra fatos não há argumentos.

Link to comment
Share on other sites

Tunapolitano registra os volumes de chuvas por 21 anos

 

 

.............."Analisando os números de Zoz, podemos ver que dentro deste período de 21 anos, o ano com o maior acumulado de chuva foi 2014, com 3325 mm. Os números de Zoz nos mostram ainda que o ano menos chuvoso neste mesmo período foi 2006, com 1747 mm.

Segundo os dados de Zoz, o mês com o menor acumulado de chuva em 2014, foi agosto, quando choveu apenas 40 mm; já o mês de maior acumulado de chuvas foi junho, quando choveu 560 mm. Vale lembrar que junho foi o mês no qual nossa região viveu as maiores cheias dos últimos 30 anos, a qual deixou um rastro de destruição nos municípios. O dia de maior precipitação em 2014, segundo os dados de Waldemar, foi dia 25 de junho, com um total de 231 mm de chuvas em 24 horas.

Abaixo acompanhe os acumulados de chuvas de cada ano neste período de anotações: 1993 – 2149 mm; 1994 – 3194 mm; 1995 – 2017 mm; 1996 – 2896 mm; 1997 – 2861 mm; 1998 – 3209 mm; 1999 – 2127 mm; 2000- 2530 mm; 2001 – 2214 mm; 2002 – 2772 mm; 2003 – 2188 mm; 2004 – 1813 mm; 2005 – 2328 mm; 2006 – 1747 mm; 2007 – 2639 mm; 2008 – 2257 mm; 2009 – 2411 mm; 2010 – 2594 mm; 2011 – 2626 mm; 2012 – 2036 mm; 2013 – 2612 mm; 2014 – 3325 mm.

Somando esses números, chegaremos a um total de 54545 mm de chuvas nesses 21 anos (1993 – 2014), com uma média de 2597 mm anuais.

Em janeiro de 2015 choveu 379 mm. Agora, em fevereiro, até o dia 23, choveu 286 mm. Entre os dias 11 e 14 (3 dias) choveu 158 mm neste mês.

 

Paulo simch

Link to comment
Share on other sites

Depois de muito sol e calor, chove em partes das zonas leste, sudeste e sul da capital paulista e em parte do ABCD.

Daqui de casa se vê nuvens carregadíssimas a SE e se ouvia muitos trovões distantes.

Acumulados pontuais de até 35 mm na Vila Prudente, zona SE, limítrofe com S. Caetano do Sul e Sto. André (SAISP).

 

A automática do Mirante bateu nos 32,0°C (Aguardemos a convencional).

O IAG chegou nos 30,7°C mas logo caiu para 24,8° com as chuvas próximas.

 

Ainda temos sol por aqui, na zona norte.

Link to comment
Share on other sites

Tunapolitano registra os volumes de chuvas por 21 anos

 

 

.............."Analisando os números de Zoz, podemos ver que dentro deste período de 21 anos, o ano com o maior acumulado de chuva foi 2014, com 3325 mm. Os números de Zoz nos mostram ainda que o ano menos chuvoso neste mesmo período foi 2006, com 1747 mm.

Segundo os dados de Zoz, o mês com o menor acumulado de chuva em 2014, foi agosto, quando choveu apenas 40 mm; já o mês de maior acumulado de chuvas foi junho, quando choveu 560 mm. Vale lembrar que junho foi o mês no qual nossa região viveu as maiores cheias dos últimos 30 anos, a qual deixou um rastro de destruição nos municípios. O dia de maior precipitação em 2014, segundo os dados de Waldemar, foi dia 25 de junho, com um total de 231 mm de chuvas em 24 horas.

Abaixo acompanhe os acumulados de chuvas de cada ano neste período de anotações: 1993 – 2149 mm; 1994 – 3194 mm; 1995 – 2017 mm; 1996 – 2896 mm; 1997 – 2861 mm; 1998 – 3209 mm; 1999 – 2127 mm; 2000- 2530 mm; 2001 – 2214 mm; 2002 – 2772 mm; 2003 – 2188 mm; 2004 – 1813 mm; 2005 – 2328 mm; 2006 – 1747 mm; 2007 – 2639 mm; 2008 – 2257 mm; 2009 – 2411 mm; 2010 – 2594 mm; 2011 – 2626 mm; 2012 – 2036 mm; 2013 – 2612 mm; 2014 – 3325 mm.

Somando esses números, chegaremos a um total de 54545 mm de chuvas nesses 21 anos (1993 – 2014), com uma média de 2597 mm anuais.

Em janeiro de 2015 choveu 379 mm. Agora, em fevereiro, até o dia 23, choveu 286 mm. Entre os dias 11 e 14 (3 dias) choveu 158 mm neste mês.

 

Paulo simch

 

O Gentílico de Tunápolis é

Tunapolitano.

 

O município Tunápolis está localizado no Estado Brasileiro Santa Catarina - SC.

Tunápolis possuí uma área total de 133,23 Km². Sua população no ano de 2010 era de 4.633 habitantes.

Quem nasce ou reside na cidade de Tunápolis é chamado de Tunapolitano.

 

Próximo passo o que ser Zoz?

 

http://www.geografos.com.br/gentilicos/gentilico-tunapolis.php

Link to comment
Share on other sites

O Gentílico de Tunápolis é

Tunapolitano.

 

O município Tunápolis está localizado no Estado Brasileiro Santa Catarina - SC.

Tunápolis possuí uma área total de 133,23 Km². Sua população no ano de 2010 era de 4.633 habitantes.

Quem nasce ou reside na cidade de Tunápolis é chamado de Tunapolitano.

Caramba! É la no extremo oeste, divisa com a Argentina :shok: (By Google Maps).

Não sabia que chovia tanto naquelas paragens.

 

Juro que num 1º momento eu pensei em Tunas do Paraná-PR, onde já passei.

 

---------------

Ainda chove em boa parte da capital paulista.

 

Agora, o pau quebra na zona oeste, com acumulados pontuais de até 38 mm e 40 mm no município vizinho de Taboão da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Choveu rápido por aqui mais ou menos por volta das 16 horas. Percebi que as zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelos temporais.

Uma pena que apesar do aumento da instabilidade, apenas chuviscou no Cantareira (por enquanto).

 

Faz 21 graus na Mooca-CGE e ainda tem chuva forte em algumas áreas da Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

Choveu rápido por aqui mais ou menos por volta das 16 horas. Percebi que as zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelos temporais.

Uma pena que apesar do aumento da instabilidade, apenas chuviscou no Cantareira (por enquanto).

 

Faz 21 graus na Mooca-CGE e ainda tem chuva forte em algumas áreas da Grande SP.

 

Aqui no bairro de Pedreira na região Sul da capital choveu 24 mm em 2 horas de chuva , tivemos bastante trovão e ventos ...

Link to comment
Share on other sites

Choveu rápido por aqui mais ou menos por volta das 16 horas. Percebi que as zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelos temporais.

Uma pena que apesar do aumento da instabilidade, apenas chuviscou no Cantareira (por enquanto).

 

Faz 21 graus na Mooca-CGE e ainda tem chuva forte em algumas áreas da Grande SP.

 

 

Por aqui estamos na seca , parecia que ia chover mais nao choveu , temos algumas nuvens escuras quem sabe cai alguma coisa !

 

 

HOJE QUE A CHUVA ESTAVA VOLTANDO A CLIMATEMPO RESOLVEU POSTAR UM VIDEO FALANDO QUE A ASAS VAI INFLUENCIAR NOS PROXIOS DIAS E ELES SERÃO SECOS , SÓ QUE VI JUSTAMENTE O CONTRARIO ?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba, trovoada com muito vento e atividade elétrica atingiu a cidade por volta das 14h, no Simepar o acumulado passou dos 15mm e a temperatura do ar despencou de 28ºC para 16ºC.

Por aqui chuva e agradáveis 18ºC :good:

 

Realmente, muita instabilidade por todo o PR neste dia! Choveu forte e com trovoadas no meio da tarde e agora tem uma bonita tempestade a nordeste, mas muito longe, em Marialva (85 km em linha reta).

 

mZIDMym.jpg

Link to comment
Share on other sites

Choveu rápido por aqui mais ou menos por volta das 16 horas. Percebi que as zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelos temporais.

Uma pena que apesar do aumento da instabilidade, apenas chuviscou no Cantareira (por enquanto).

 

Faz 21 graus na Mooca-CGE e ainda tem chuva forte em algumas áreas da Grande SP.

 

 

Por aqui estamos na seca , parecia que ia chover mais nao choveu , temos algumas nuvens escuras quem sabe cai alguma coisa !

 

 

HOJE QUE A CHUVA ESTAVA VOLTANDO A CLIMATEMPO RESOLVEU POSTAR UM VIDEO FALANDO QUE A ASAS VAI INFLUENCIAR NOS PROXIOS DIAS E ELES SERÃO SECOS , SÓ QUE VI JUSTAMENTE O CONTRARIO ?

 

É porque a previsão foi feita pelo Rubinho Barrichello.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.