Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

 

Caramba!, esse você sabe de que data é esse audio???

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Rio de Janeiro com muitas nuvens e nada de chuva por enquanto, aqui na zona norte 27,3°

Link to comment
Share on other sites

Tenho de concordar contigo nessa parte Caco. Realmente estamos tendo pancadas de chuva à tarde esses dias, o que era mais difícil de acontecer no finzinho de 2013 e começo de 2014. Enquanto nos últimos dias de 2014, qs represas têm se mantido com níveis mais estáveis, nos últimos dias de 2013 havia uma queda maior.

 

Outra coisa diferente é que nas proximidades do Natal do ano de 2013 tínhamos boas expectativas de chuva pra SP ( ainda me lembro do Rodolfo ter dito que os paulistanos na virada do ano iria pular 7 ondas, mas outro tipo fe onda) para o fim daquele ano e a primeira semana de 2014, mas o que vimos foi o contrário.

Já nas proximidades do Natal de 2014, havia expectativa de um tempo mais seco e com pancadas bem isoladas tanto para os últimos dias do ano que passou quanto para os primeiros dias desse ano, só que o que vimos foram boas pancadas de chuva sobre SP.

 

A parte análoga eu vejo mais no fato das mínimas altas e ventos soprando de noroeste o dia todo.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo estou pelo cel , amanhã trago link pra você ver mais é a imagem do radar as 20h mostrando um núcleo bem forte bem sobre Mdf e aqui não tivemos nada apenas alguns trovões , segue sem chuva aqui , os aviões parece que passam na porta de casa , me surgiu a dúvida porque quando ta carregado o céu o barulho dos aviões é tão alto ? Eles costumam passar acima dos 8000m aqui e quando o tempo ta assim faz um barulhao kkk , esse áudio lembra o Mafili kkk love you Mafili kk

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Sábado de sol em Buenos Aires, com aumento de nebulosidade à tarde. Fez frio de madrugada e calor à tarde, com mínima de apenas 13,4ºC às 3h56 e máxima de 29,4ºC às 15h59. Agora temos céu limpo, temperatura de 23,2ºC, URA de apenas 54%, vento oeste a 3 km/h e pressão em 1010,6 hpa. Amanhã teremos um dia de sol, com mínima de 16ºC e máxima de 28ºC, com sol nascendo às 5h46 e se pondo às 20h10. Já na segunda a temperatura dispara e chega a 35ºC e a mesma máxima é prevista para terça-feira. Mas, por enquanto, felizmente o verão portenho vai sendo bem tranquilo. Dezembro, por exemplo, terminou com mínima média de 17,9ºC e máxima média de 28,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

O GFS e outros vão errando e se Deus quiser o dia será lindo na Grande Floripa. O sol vai nascendo lindo aqui desde Gov. Celso Ramos.

 

oj4B9rY.jpg

 

Lá ao fundo a ilha de Santa Catarina, mais precisamente a ponta do Forte São José da Ponta Grossa (canto direito de quem está em Jurerê), Praia do Forte e Praia da Daniela.

Link to comment
Share on other sites

 

Sensacional essa relíquia.

 

Eu era um que "aguentava" a rádio joven pan só pra esperar a chamada do Narciso Vernizzi. Isso, nos anos 70/80.

 

Pela mesma época eu consultei muito um "disque meteorologia" da Telesp. Discava e vinha a gravação com a ''moça" dando previsão de temperatura. Ela também relatava a foto do satélite, tipo "a imagem do satélite tal mostra uma frente fria se deslocando entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, blá, blá,blá..."

 

Ê vida dura a daquela época...

Link to comment
Share on other sites

 

Sensacional essa relíquia.

 

Eu era um que "aguentava" a rádio joven pan só pra esperar a chamada do Narciso Vernizzi. Isso, nos anos 70/80.

 

Pela mesma época eu consultei muito um "disque meteorologia" da Telesp. Discava e vinha a gravação com a ''moça" dando previsão de temperatura. Ela também relatava a foto do satélite, tipo "a imagem do satélite tal mostra uma frente fria se deslocando entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, blá, blá,blá..."

 

Ê vida dura a daquela época...

hahahahaha

Só o Mafili pra desenterrar essas relíkias msmo.

Esse tipo de previsão não servia pra nada!

Tbm já liguei mto pro TELETEMPO:

"Teletempo, o Instituto Nacional de Meteorologia e rádio Capital informam.. Previsão do tempo para a noite de hj em Curitiba e região de Ponta Grossa é de tempo.. " isso em 1984/1985…

Nos anos 1986/1994… 95 eu sintonizava AM só pra ouvir as previsões da Guaíba (o tempo na Guaíba), da Gaúcha (o tempo na Gaúcha) e a rádio Bandeirantes (jornal primeira hora).

Nesta última tinha um rapaz q apresentava o tempo nos principais aeros do país e da Argentina.

No finalzinho ele normalmente citava um local onde a temperatura estava muito baixa:

"… em compensação, Rio Gallegos, no sul da Argentina está neste momento com a temperatura órripilante de 4° abaixo de zero.. "

(Fazia um écoo no final da fala, acho q pra salientar o frio q fazia lá kkkkkkk)

 

Bons tempos!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos!

 

Temos no momento 30° e 66% de umidade na terra onde calor e umidade não quer dizer chuva, a previsão é que a temperatura chegue aos 33 graus e tenha chuva a tarde, mas como a hipertensão natural dessa cidade está atacada, parece que não choverá e se chover, será pouca coisa (espero que eu esteja errado)...

 

2zr413o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos!

 

Temos no momento 30° e 66% de umidade na terra onde calor e umidade não quer dizer chuva, a previsão é que a temperatura chegue aos 33 graus e tenha chuva a tarde, mas como a hipertensão natural dessa cidade está atacada, parece que não choverá e se chover, será pouca coisa (espero que eu esteja errado)...

 

http://oi57.tinypic.com/2zr413o.jpg

Também não acredito em chuva nem hoje e nem nos próximos dias. A partir de quarta voltamos a casa dos 40º.

Link to comment
Share on other sites

Sensacional essa relíquia.Eu era um que "aguentava" a rádio joven pan só pra esperar a chamada do Narciso Vernizzi. Isso, nos anos 70/80.

Pela mesma época eu consultei muito um "disque meteorologia" da Telesp. Discava e vinha a gravação com a ''moça" dando previsão de temperatura. Ela também relatava a foto do satélite, tipo "a imagem do satélite tal mostra uma frente fria se deslocando entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, blá, blá,blá..."

 

Ê vida dura a daquela época...

hahahahaha

Só o Mafili pra desenterrar essas relíkias msmo.

Esse tipo de previsão não servia pra nada!

Eu também era ouvinte de carteirinha do Narciso Vernizzi. :mosking:

 

Ele usava normalmente termos como: linha de instabilidade pré-frontal, infiltração marítima, ciclone, anticiclone, frente oclusa, às vezes: frontólise, frontogênese, etc, etc.

 

Como não havia o Google e muito menos internet, PC's, etc, cansei de "cavocar" e pegar livros de Climatologia e Meteorologia na seção circulante da Biblioteca Municipal Central, lá na Praça D. José Gaspar (Av. São Luís x r. Xavier de Toledo) para entender melhor esses termos.

 

-----------

Aqui em Sampa, sol entre muitas nuvens e abafamento.

Chove/choveu em pontos isoladas das zonas sul, sudeste e ABCD.

Aqui na zona norte, nenhum sinal de chuva por enquanto.

 

A automática do Mirante registrava 26,6°C às 13h, com 60% de umidade.

 

Mínimas de hoje,

Mirante: 21,5°C

IAG: 20,5°C

Melhorou um pouquinho... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Modelo Europeu enxergou exatamente esse cenário ontem nas 12z, e está acertando até o momento!! GFS previa um cenário bem mais instável, com aquecimento generalizado.

Rodolfo, acho que é mais devido a resolução mais alta do Europeu. O GFS 0z previa apenas a direção do vento sudeste, sem maior força. Me parece que o detalhamento favoreceu o europeu.

Espero que o GFS na sua nova resolução consiga chegar pelo menos próximo ao europeu.

 

Verdade Marcelo. Também tinha pensado nisso.

 

Com a mudança do GFS, deve ter uma resolução similar ao ECMWF, espero que a qualidade também melhore... Aguardemos 15/01.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Novamente outra madrugada friazinha em Buenos Aires, especialmente se considerarmos que estamos no ápice do verão: a mínima hoje foi de 15,0ºC às 5h51. Agora temos céu parcialmente nublado, 24,0ºC, URA de 54%, vento nordeste a 9 km/h e pressão em 1014,4 hpa. A máxima prevista para hoje é de 28ºC, segundo o SMN. Para amanhã, 35ºC.

Link to comment
Share on other sites

Eu também era ouvinte de carteirinha do Narciso Vernizzi. :mosking:

 

Ele usava normalmente termos como: linha de instabilidade pré-frontal, infiltração marítima, ciclone, anticiclone, frente oclusa, às vezes: frontólise, frontogênese, etc, etc.

 

Como não havia o Google e muito menos internet, PC's, etc, cansei de "cavocar" e pegar livros de Climatologia e Meteorologia na seção circulante da Biblioteca Municipal Central, lá na Praça D. José Gaspar (Av. São Luís x r. Xavier de Toledo) para entender melhor esses termos.

 

Dá pra ver que aqui, muitos ouviam o Narciso na Jovem Pan...

 

Ele explicava os termos meteorológicos, como a tv não explicava, e detalhava de forma muito didática... Narciso foi o meu primeiro contato meteorológico, passei a gostar de meteorologia a partir dele exclusivamente, quando o ouvia na radio no começo dos anos 2000... Formou jovens discípulos como eu hahah.... E como disse o Aldo, naquela época (pra mim), as únicas fontes de informação meteorológica era a TV (vendo as previsões na Globo), ou no Rádio com a Jovem Pan.

 

 

 

Pela mesma época eu consultei muito um "disque meteorologia" da Telesp. Discava e vinha a gravação com a ''moça" dando previsão de temperatura. Ela também relatava a foto do satélite, tipo "a imagem do satélite tal mostra uma frente fria se deslocando entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, blá, blá,blá..."

 

Ê vida dura a daquela época...

 

Aqui na Capital, nos começo dos anos 2000, a Telefonica mantinha um serviço de previsão do tempo via telefone. Acho que era 131 o número... Voce ligava e tinha a informação de como estava o tempo, que tipo de sistema atuava no estado, informação de aeroporto e a previsão pros próximos dias... Fonte da Climatempo...

 

Até pouco tempo atrás a Dersa tambem mantinha um serviço de previsão do tempo da Climatempo de forma gratuita para o estado, atraves do 0800555510... Mas eles retiraram

Link to comment
Share on other sites

 

Pela mesma época eu consultei muito um "disque meteorologia" da Telesp. Discava e vinha a gravação com a ''moça" dando previsão de temperatura. Ela também relatava a foto do satélite, tipo "a imagem do satélite tal mostra uma frente fria se deslocando entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, blá, blá,blá..."

 

Ê vida dura a daquela época...

 

Aqui na Capital, nos começo dos anos 2000, a Telefonica mantinha um serviço de previsão do tempo via telefone. Acho que era 131 o número... Voce ligava e tinha a informação de como estava o tempo, que tipo de sistema atuava no estado, informação de aeroporto e a previsão pros próximos dias... Fonte da Climatempo...

 

Até pouco tempo atrás a Dersa tambem mantinha um serviço de previsão do tempo da Climatempo de forma gratuita para o estado, atraves do 0800555510... Mas eles retiraram

 

Acho que era 132 o número. Este eu cheguei a usar muito porque já gostava de meteorologia na época, embora eu fosse criança (hoje já tenho 23 anos), ligava uma vez por dia. Dava a temperatura em várias cidades do Estado.

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que era 132 o número. Este eu cheguei a usar muito porque já gostava de meteorologia na época, embora eu fosse criança (hoje já tenho 23 anos), ligava uma vez por dia. Dava a temperatura em várias cidades do Estado.

 

Hahaha.. Tinha a mesma idade!

 

Lembro que tinha esse, e o Hora Certa, que era 130, você ligava e dava hora em qualquer lugar do mundo... Ligava sempre nesses dois hahaha.

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que era 132 o número. Este eu cheguei a usar muito porque já gostava de meteorologia na época, embora eu fosse criança (hoje já tenho 23 anos), ligava uma vez por dia. Dava a temperatura em várias cidades do Estado.

 

Hahaha.. Tinha a mesma idade!

 

Lembro que tinha esse, e o Hora Certa, que era 130, você ligava e dava hora em qualquer lugar do mundo... Ligava sempre nesses dois hahaha.

Todos esses serviços que outrora era dado por telefone hoje foram substituídos pela internet. Eu usava o da Climatempo, mas eu ligava direto pro meteorologista pra tirar duvidas. Esqueci o nome do cara, ele disse que ia começar a me cobrar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.