Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Feliz ano novo!

gy11pd6.jpg

 

O calor segue forte por aqui, com as máximas chegando até o 33ºC, algo não muito comum para Janeiro.

Nestes últimos 7 dias, choveu de forma isolada, entre 30/31 de Dezembro, acumulando 2 mm no INMET e 7 mm em casa.

Na semana que vem, eu posto um resumo do ano e do mês de dezembro.

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Noite tropical! Mínima de 21,5ºC na Granja Viana. Estou curioso para ver as mínimas nos outros pontos da cidade (Mirante, IAG, Congonhas, Riacho Grande, Barueri, Evandro-Itapevi-Roça, Parelheiros, Mooca, São Mateus, Marsilca, etc). Não dá para afirmar que 21,5ºC seja mínima equatorial, mas os 24,5ºC que deu no Mirante anteontem, aí sim dá para afirmar!
Mais uma noite abafada em S. Paulo. Minima na convencional do Mirante de 23,4° (23,1° na automática).

Na ultima atualização (14h UTC) fazia 28,2°.

IAG: 21,8°C (Até 8h da manhã verão)

Nas estações do CGE, a mínima mais baixa foi 20,1°C em Barragem (Parelheiros)

Na automática de Barueri: 21,2°C

 

Hoje, embora as temperaturas tenham subido menos, continua uma sauna em Sampa.

O dia vem sendo de sol entre nuvens, às 14h verão a automática do Mirante marcava 28,8°C com 57% de umidade.

 

Chove com trovoadas em Guarulhos e pequena parte da zona leste, trovões fortes ouvidos aqui em casa (Tucuruvi, zona norte).

Pelo radar USP, a "borda" da chuva está a uns 2 km em linha reta daqui.

Enquanto o pau quebra em Guarulhos, aqui temos sol entre nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Parelheiros é um oásis dentro da capital paulista:

 

Mínima: 20.1º

Máxima: 24.2º :shok:

Atual: 21.3º

 

Fonte: cgesp.org

 

O que espanta não é nem tanto a mínima (tive 21,5ºC na Granja Viana), mas a MÁXIMA! Aqui a máxima foi de 30,4º! Diferença brutal! O que explica isso? A FF já teria chegado lá durante a manhã "segurando a máxima? Acho improvável, porém só isso explicaria...

 

Aqui parou a chuva e tenho 25,6ºC. Refrescou legal.

Link to comment
Share on other sites

Parelheiros é um oásis dentro da capital paulista:

 

Mínima: 20.1º

Máxima: 24.2º :shok:

Atual: 21.3º

 

Fonte: cgesp.org

 

O que espanta não é nem tanto a mínima (tive 21,5ºC na Granja Viana), mas a MÁXIMA! Aqui a máxima foi de 30,4º! Diferença brutal! O que explica isso? A FF já teria chegado lá durante a manhã "segurando a máxima? Acho improvável, porém só isso explicaria...

 

Aqui parou a chuva e tenho 25,6ºC. Refrescou legal.

 

Foi o avanço prematuro dos ventos de Sul, já na manha de sábado.

 

O Modelo Europeu sugeria isso ontem a tarde, foi o único a mostrar... E acertou!!

Link to comment
Share on other sites

Como o Modelo Europeu havia indicado ontem, houve uma entrada prematura de ventos de sul, já anunciando a chegada da frente fria...

 

Com isso, quanto mais ao sul, (mais aonde o vento tinha força de chegar) mais baixas foram as máximas hoje:

 

Parelheiros (Extremo Sul): 24,2C

Sto. Amaro (Zona Sul): 27,2C

Sé (Centro): 28,8C

Freguesia (Norte): 29,7C

Perus (extremo norte): 33C.

 

Com isso hoje a chance de ocorrer trovoadas e temporais deve ficar restrita apenas as áreas mais a norte da Capital e RMSP, pois tiveram maior aquecimento, com menos influencia da umidade maritima (ventos sul).

 

Nas demais áreas, em especial, quanto mais a sul, podem ocorrer pancadas, mas não devem ocorrer temporais, pois o principal combustível (Calor), foi anulado com a entrada desses ventos de sul.

 

Modelo Europeu enxergou exatamente esse cenário ontem nas 12z, e está acertando até o momento!! GFS previa um cenário bem mais instável, com aquecimento generalizado.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, a estação do CGE em Mauá está com problemas nas máximas. Hoje deu 32.9º lá, mas esse número está certamente errado. Não foi a mais quente da região metropolitana nem a pau.

 

Exatamente. A estação de Mauá está com problemas no termômetro e no higrômetro... Já tratei de comunicar ao CGE inclusive...

Link to comment
Share on other sites

Como o Modelo Europeu havia indicado ontem, houve uma entrada prematura de ventos de sul, já anunciando a chegada da frente fria...

 

Com isso, quanto mais ao sul, (mais aonde o vento tinha força de chegar) mais baixas foram as máximas hoje:

 

Parelheiros (Extremo Sul): 24,2C

Sto. Amaro (Zona Sul): 27,2C

Sé (Centro): 28,8C

Freguesia (Norte): 29,7C

Perus (extremo norte): 33C.

 

Com isso hoje a chance de ocorrer trovoadas e temporais deve ficar restrita apenas as áreas mais a norte da Capital e RMSP, pois tiveram maior aquecimento, com menos influencia da umidade maritima (ventos sul).

 

Nas demais áreas, em especial, quanto mais a sul, podem ocorrer pancadas, mas não devem ocorrer temporais, pois o principal combustível (Calor), foi anulado com a entrada desses ventos de sul.

 

Modelo Europeu enxergou exatamente esse cenário ontem nas 12z, e está acertando até o momento!! GFS previa um cenário bem mais instável, com aquecimento generalizado.

 

Matou a pau. Chove moderadamente com muitos raios aqui na zona norte, perto da Serra da Cantareira.

Link to comment
Share on other sites

Fotos das 14h45Z, 12h45 verão.

 

http://i.imgur.com/NY0Sjhz.jpg

 

Imagem de Satelite parece que confirma o que eu achava... Nevoeiro em Parelheiros, e ao longo de todo o litoral paulista, resultado da entrada intensa de infiltração marítima (como dizia Narciso Vernizi), o que praticamente anula trovoadas por essas regiões hoje.

 

Notem na imagem do radar que não chove em nenhum ponto do litoral, e nas regiões mais próximas, pois em toda a costa é intensa a entrada de ventos mais frios (ventos de sul)... Já quanto mais pro interior, mais predominam os ventos de norte, consequentemente o calor, e assim formando temporais e tempestades, uma vez que o avanço dessa frente disponibiliza umidade.

 

SR97wBY.png

Link to comment
Share on other sites

Modelo Europeu enxergou exatamente esse cenário ontem nas 12z, e está acertando até o momento!! GFS previa um cenário bem mais instável, com aquecimento generalizado.

Rodolfo, acho que é mais devido a resolução mais alta do Europeu. O GFS 0z previa apenas a direção do vento sudeste, sem maior força. Me parece que o detalhamento favoreceu o europeu.

Espero que o GFS na sua nova resolução consiga chegar pelo menos próximo ao europeu.

Link to comment
Share on other sites

Farei uma denuncia grave,

 

Em termos de comunicação Ronaldo Coutinho é uma cópia de Narciso Vernizzi

 

É altamente provável que daqui a pouco....uns 30 anos eu escutarei(do além) alguém dizendo que se interessou por meteorologia ouvindo Ronaldo.

 

Particularmente eu acho estranho ter tantos jovens amigos cursando meteorologia.....e acho mais maluco (é assim que se diz?) quando eles perguntam o professor falou isso o que você acha?

 

A resposta é invariável sumam do fórum com nomes originais e opinem com novos nicks.

 

Ciência é um mundo cão....bastou dar um passo a frente do bando....e você deu às costas...nhac.

 

Ouçam Narciso e depois BILLY...Vamo embora, olha hora, vamo embora

 

http://www.bastidoresdoradio.com/audio/Narciso_Vernizzi.mp3

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Ouçam Narciso e depois BILLY...Vamo embora, olha hora, vamo embora

 

http://www.bastidoresdoradio.com/audio/Narciso_Vernizzi.mp3

Grande Narciso!

[Nostalgia mode on]Eu programava o som para ligar pela manhã e gravar em k7 o mestre dar as informações na jovem pan, que pegava mais ou menos em Campinas. Na época (94-96), a internet praticamente não existia, o que tinha era bate papo e tals. A única maneira de saber a temperatura no momento ou mínimas/máximas, sem ter que esperar talvez passar no noticiário da TV ou no jornal do dia seguinte era ouvindo o Narciso. Depois comecei a gravar também a Josélia na extinta eldorado am.

Em Campinas, tinha o Roque de Rosa, da rádio meteorologia paulista, que falava do tempo na CBN.

Nossa, quanto off :oops: :oops: :oops:

[Nostalgia mode off]

Link to comment
Share on other sites

Ouçam Narciso e depois BILLY...Vamo embora, olha hora, vamo embora

 

http://www.bastidoresdoradio.com/audio/Narciso_Vernizzi.mp3

Grande Narciso!

[Nostalgia mode on]Eu programava o som para ligar pela manhã e gravar em k7 o mestre dar as informações na jovem pan, que pegava mais ou menos em Campinas. Na época (94-96), a internet praticamente não existia, o que tinha era bate papo e tals. A única maneira de saber a temperatura no momento ou mínimas/máximas, sem ter que esperar talvez passar no noticiário da TV ou no jornal do dia seguinte era ouvindo o Narciso. Depois comecei a gravar também a Josélia na extinta eldorado am.

Em Campinas, tinha o Roque de Rosa, da rádio meteorologia paulista, que falava do tempo na CBN.

Nossa, quanto off :oops: :oops: :oops:

[Nostalgia mode off]

 

Legal Marcelo, sei o " perereco" que é manter o wx no ar, lembro alguns anos atrás que o barulho do 486 atrapalhava o teu sono.

 

Sei de mais mil maluquices feitas por diversos membros do fórum.

 

Como disse o Ronaldo um dia desses ...."não dormi por conta de uma mensagem ofensiva"

 

Não é off, não.

 

O amor por esse hobby é o que move esse fórum.

 

========

 

Brincadeirinha se comportem,,,,,,sem agressão.....o resto é simples.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Maxima de 22.0 aqui no Riacho Grande :shok: ..

 

Às vezes tenho a impressão que em dias como hoje de infiltração, as máximas no Riacho são até menores que em Parelheiros. Aqui na Granja, máxima de 30,4ºC. Baita diferença! Aqui é muito bom para mínimas com céu claro. É muito parecido com a estação de Barueri.

Link to comment
Share on other sites

Noite tropical! Mínima de 21,5ºC na Granja Viana. Estou curioso para ver as mínimas nos outros pontos da cidade (Mirante, IAG, Congonhas, Riacho Grande, Barueri, Evandro-Itapevi-Roça, Parelheiros, Mooca, São Mateus, Marsilca, etc). Não dá para afirmar que 21,5ºC seja mínima equatorial, mas os 24,5ºC que deu no Mirante anteontem, aí sim dá para afirmar!
Mais uma noite abafada em S. Paulo. Minima na convencional do Mirante de 23,4° (23,1° na automática).

Na ultima atualização (14h UTC) fazia 28,2°.

IAG: 21,8°C (Até 8h da manhã verão)

Nas estações do CGE, a mínima mais baixa foi 20,1°C em Barragem (Parelheiros)

Na automática de Barueri: 21,2°C

 

Hoje, embora as temperaturas tenham subido menos, continua uma sauna em Sampa.

O dia vem sendo de sol entre nuvens, às 14h verão a automática do Mirante marcava 28,8°C com 57% de umidade.

 

Chove com trovoadas em Guarulhos e pequena parte da zona leste, trovões fortes ouvidos aqui em casa (Tucuruvi, zona norte).

Pelo radar USP, a "borda" da chuva está a uns 2 km em linha reta daqui.

Enquanto o pau quebra em Guarulhos, aqui temos sol entre nuvens.

 

Caco, por aqui mínima tropical de 20,6ºC. Máxima de 32,6ºC.

 

A chuva que caiu durante a tarde deu uma boa amenizada na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

E continua o análogo aqui em Sampa em relação ao ano passado. As condições atmosféricas são praticamente iguais ao do primeiro sábado de 2014, ou seja, dia abafado com os ventos soprando do mar, sendo que esses ventos barram a chegada das áreas de chuva forte mais pro Sul da Grande SP e após isso, uma noite encoberta por nuvens baixas e temperaturas agradáveis.

Apesar disso, pelo menos vários núcleos de chuva estão se desenvolvendo na metade sul do sudeste e em praticamente todo o GO, enquanto o primeiro fim de semana de 2014 foi de pouca chuva nas mesmas áreas que eu citei. Pelo menos essa diferença.

Link to comment
Share on other sites

Maxima de 22.0 aqui no Riacho Grande :shok: ..

 

Às vezes tenho a impressão que em dias como hoje de infiltração, as máximas no Riacho são até menores que em Parelheiros. Aqui na Granja, máxima de 30,4ºC. Baita diferença! Aqui é muito bom para mínimas com céu claro. É muito parecido com a estação de Barueri.

 

Pois é, estive hoje na região do Riacho e sou testemunha, tava friozinho com garoa, nem aquela sensação de queimação da radiação dava pra sentir...e a represa cheia!

Link to comment
Share on other sites

Farei uma denuncia grave,

 

Em termos de comunicação Ronaldo Coutinho é uma cópia de Narciso Vernizzi

 

É altamente provável que daqui a pouco....uns 30 anos eu escutarei(do além) alguém dizendo que se interessou por meteorologia ouvindo Ronaldo.

 

Ouçam Narciso e depois BILLY...Vamo embora, olha hora, vamo embora

 

http://www.bastidoresdoradio.com/audio/Narciso_Vernizzi.mp3

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Nossa, nostalgia pura!! Caras, eu tinha verdadeiro "xilique" de 87 a 95 quando meu pai acordava a gente (eu, dois irmãos e uma irmã) às 6:30 da matina já ao som dessa vinheta da Pan para tomar café; ele ia tomar banho, e a gente voltava para o quarto para dar mais uma dormidinha básica de uns 15 minutos. Eu tenho um irmão "caxias" que sempre era pontual e não passava dos 15 minutos, porém eu e o caçula (sempre mais preguiçosos), acontecia algumas vezes de meu pais já estar saindo para ir embora para o carro e, certo dia um, certo dia outro, estar ainda na cama. Puts, meu ficava uma FERA!!! Um dia eu lembro que ele até me deixou em casa de tão puto pois disse que meus irmão não iriam se atrasar por minha causa. O Mestre Narciso também influenciou, e MUITO, por eu gostar de meteorologia. No percurso para a escola, quando ele fazia as previsões, especialmente quando estava por chegar uma FF da Argentina (lembro-me que nas primeiras MP´s do ano ele falava "O continente vai esfriar...". Nossa! Prestava baita atenção! Tinha lá meus 12 anos.

 

Bela recordação Mafiliano!

 

E o Ronaldo já deve estar fazendo escola mesmo, seguindo o Mestre Narcizo. Mas essa previsão postada é bem curtinha. Tem umas de uns 5 minutos!

Link to comment
Share on other sites

E continua o análogo aqui em Sampa em relação ao ano passado. As condições atmosféricas são praticamente iguais ao do primeiro sábado de 2014, ou seja, dia abafado com os ventos soprando do mar, sendo que esses ventos barram a chegada das áreas de chuva forte mais pro Sul da Grande SP e após isso, uma noite encoberta por nuvens baixas e temperaturas agradáveis.

Apesar disso, pelo menos vários núcleos de chuva estão se desenvolvendo na metade sul do sudeste e em praticamente todo o GO, enquanto o primeiro fim de semana de 2014 foi de pouca chuva nas mesmas áreas que eu citei. Pelo menos essa diferença.

 

Então Daniel, estou vendo você fazer uma analogia com o verão do ano passado, mas, realmente não vejo isso! Realmente, após o Natal as temperaturas (tanto máximas quanto mínimas estão altas), mas não tanto quanto o ano passado! E a principal diferença em relação ao ano passado que vejo é que anda tendo pancadas de verão praticamente TODAS AS TARDES, ao contrário do ano passado. Não acha? Esta diferença no regime de chuvas, por si só já descaracteriza uma analogia entre os dois verões.

Link to comment
Share on other sites

Ficamos mais de 2h aqui com um show show de raio e refletividade bem alta no radar , porem nada de chuva apenas um chuvisqueiro rapido que pena :(

 

Nem deu pra refrescar faz 18°C ainda !

 

Edit .. pelo radar muita chuva aqui em cima ainda , só não sei onde ela esta :sarcastic:

 

A imagem do radar sobre o sul de Minas está diferente das demais. Será alarme falso?

 

Kogb7UE.png?1

Link to comment
Share on other sites

Ficamos mais de 2h aqui com um show show de raio e refletividade bem alta no radar , porem nada de chuva apenas um chuvisqueiro rapido que pena :(

 

Nem deu pra refrescar faz 18°C ainda !

 

Edit .. pelo radar muita chuva aqui em cima ainda , só não sei onde ela esta :sarcastic:

 

A imagem do radar sobre o sul de Minas está diferente das demais. Será alarme falso?

 

Kogb7UE.png?1

 

 

Entre 19h e 21h vi grandes cbs derramando cortinas de chuvas pros lados de Santa Rita do Sapucai , tivemos muitos raios e trovoes , porem a chuva que chegou aqui foi mansa e fraca não acumulou nada , agora mesmo assim o radar mostra chuva aqui em cima e nenhuma estação do sul de mg registra alguma chuva mais forte e nem aqui temos nada , o Rodolfo pode confirmar se ele ve algo anormal nas imagens mais que ta estranho ta !

Link to comment
Share on other sites

Farei uma denuncia grave,

Em termos de comunicação Ronaldo Coutinho é uma cópia de Narciso Vernizzi

É altamente provável que daqui a pouco....uns 30 anos eu escutarei(do além) alguém dizendo que se interessou por meteorologia ouvindo Ronaldo.

http://www.bastidoresdoradio.com/audio/Narciso_Vernizzi.mp3

Mafili, você não tem como "descolar" o áudio do boletim das 18h50 do dia 17/07/1975?

Me lembro até hoje do Narciso Vernizzi dizendo que em Congonhas fazia 6°C com chuva naquele horário.

Meu velho termômetro de mercúrio em abrigo improvisado também marcava 6°C às 6h30 da tarde

 

-----------------

Aqui em Sampa, céu encoberto.

Refrescou bastante.

Às 22h verão, a automática do Mirante marcava 22,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.