Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tufões no Pacífico Oeste - 2015


Recommended Posts

Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2015

 

==============================================================================================================================

 

Informações Básicas:

Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro)

Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data)

Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "W"

Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)].

 

==========================================================================================================================

 

Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. O último nome da temporada 2014 foi Jangmi.

 

Próximos 40 nomes internacionais para o Pacífico Oeste:

 

Mekkhala, Higos, Bavi, Maysak, Haishen, Noul, Dolphin, Kujira, Chan-hom, Linfa, Nangka, Soudelor, Molave, Goni, Atsani, Etau, Vamco, Krovanh, Dujuan, Mujigae, Choi-wan, Koppu, Champi, In-fa, Melor, Nepartak, Chantu, Dianmu, Mindulle, Lionrock, Kompasu, Namtheun, Malou, Meranti, Rai, Malakas, Megi, Chaba, Aere, Songda.

 

=============================================================================================================================

 

Individualmente a PAGASA também dá nomes para os sistemas tropicais que impactem as Filipinas, seguindo ordem alfabética e definida por ano.

 

Lista de Nomes da Pagasa para 2015:

 

Amang, Betty, Chedeng, Dodong, Egay, Falcon, Goring, Hanna, Ineng, Jenny, Kabayan, Lando, Marilyn, Nonoy, Onyok, Perla, Quiel, Ramon, Sarah, Tisoy, Ursula, Virin, Weng, Yoyoy, Zigzag

 

 

*Sugiro somente utilizar este tópico, a partir de 1 de Janeiro de 2015. Caso alguma tempestade se forme antes, postar no tópico referente a 2014.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Replies 143
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Uma área de baixa pressão designada de INVEST 92W está sendo monitorada no Pacífico Oeste para desenvolvimento.

 

A expectativa é que o sistema se desloque para oeste, e deva se aproximar das Filipinas no final desta semana. Modelos por ora, sugerem a possibilidade de desenvolvimento dessa baixa em uma depressão ou tempestade tropical, quando se aproximar do país asiático. Baixa necessitará ser monitorada nos próximos dias.

 

FtDGAt9.png

Link to comment
Share on other sites

Mekkhala vai se aprofundando... As 10h da manhã em Brasília, já possuia 996hpas de pressão, ainda que os ventos fosse de uma tempestade tropical mínima.

 

Tempestade chegará a região central das Filipinas no final de semana...

 

EE2MpLi.gif

 

Principal preocupação deverá ser o excessivo volume de chuva... GFS sugere acumulados entre 10-15 polegadas (250-375mm) nos próximos 6 dias, na costa leste do arquipélago filipino.

 

Ip1sEfA.gif

Link to comment
Share on other sites

Mekkhala (Amang pela Pagasa) vai se aproximando das Filipinas, aonde começará a impactar já na manhã deste sábado (noite desta sexta no horário de Brasília). Último boletim do JTWC informava que a tempestade tropical tinha ganhado força, com ventos de 96km/h, movendo-se rapidamente para Oeste a 26km/h, com pressão de apenas 974hpas.

 

ECDZQT3.gif

 

A previsão é que Mekkhala comece a impactar as Filipinas agora a noite (manhã de sábado na hora local), trazendo fortes chuvas para a área central das Filipinas, incluindo a região de Tacloban. Durante o sábado (madrugada de sáb/dom nas Filipinas), a tempestade vai enfraquecendo e se movendo em direção a parte central/oeste das Filipinas. No domingo deve passar ao sul de Manila como uma fraca tempestade tropical ou depressão tropical.

 

qxujShs.gif

 

Visita Papal a Tacloban neste sábado:

 

Um grande problema com relação a passagem de Mekkhala, será a coincidência com a visita do Papa Francisco as Filipinas neste sábado. Segundo a agência EFE, Francisco irá justamente visitar a cidade de Tacloban, afetada pelo Super Tufão Haiyan em novembro de 2013, neste sábado, enquanto a tempestade tropical irá afetar a região simultaneamente.

 

Ainda pela EFE, Francisco irá chegar em Tacloban as 9h30 do sábado (22h30 em Brasília), e fará uma missa no aeroporto local. Depois o pontífice irá almoçar com 30 parentes das vítimas de Haiyan. Ainda durante o sábado, Francisco irá inaugurar um Centro para os pobres, e visitará uma catedral construída pelos sobreviventes de Haiyan.

 

Veremos como a Tempestade Tropical Mekkhala que chega justamente neste sábado a região de Tacloban irá afetar a programação do Papa.

Link to comment
Share on other sites

CNN acabou de divulgar imagens do Papa Francisco no Aeroporto de Manila, já embarcando no avião, rumo a Tacloban... Viagem está portanto mantida, mesmo com Tufão se aproximando da área.

 

YWLnAzN.png

 

Última Previsão do JTWC sugere que a medida que Mekkhala entrar nas Filipinas perderá força gradualmente. Seu centro passará entre as 4h - 16h (horário de Brasília) deste sábado sobre Tacloban, com força de intensa tempestade tropical, com ventos estimados entre 100-110km/h.

 

HU9nSJZ.png

Link to comment
Share on other sites

Um reporter que está em Tacloban, relata para a CNN que choveu muito na região. Mas que no momento a chuva é fraca. Meteorologista da CNN falou que ventos de 100km/h podem acontecer durante a missa que o papa deve fazer na tarde desse sábado.

 

O avião do Papa já está próximo de pousar em Tacloban.

Link to comment
Share on other sites

Avião do Papa já pousou em Tacloban, sem maiores probelmas... Chove fraco e venta bastante pelas imagens da CNN...

 

GxKKljJ.png

 

Situação deve deteriorar mais nas próximas horas, a medida que o Tufão se aproxima de Tacloban... A previsão é que o Papa saia de Tacloban, por volta das 6 ou 7h da manhã no Horário de Brasília (16 ou 17h locais)... Até lá, tanto a chuva, quanto os ventos devem ganhar força.

 

Qn82kut.gif

Link to comment
Share on other sites

Visita do Papa Francisco a Tacloban ocorreu sem maiores problemas, porém teve que ser encurtada devido a aproximação de Mekkhala. Ainda sim, a missa programada, ocorreu ao ar livre sobre chuva e vento.

 

Mekkhala foi rebaixada a tempestade tropical, com ventos em torno de 110km/h, e passa há alguns quilômetros a norte de Tacloban... Expectativa é que o sistema mova-se lentamente em direção ao norte das Filipinas nos próximos 3 dias, porém vá perdendo força também. Manila será afetada também.

 

LyARoHP.gif

TTGtxvJ.gif

Link to comment
Share on other sites

Mekkhala move-se nesta tarde de domingo, sobre o norte das FIlipinas, a leste de Manila, já muito enfraquecido a uma fraca tempestade tropical... Sistema deve se decipar nas próximas 24/72h.

 

As2MjXK.gif

 

Cidade de Legaspi acumulou 254,1mm na passagem de Mekkhala neste sábado, de acordo com Synop do aeroporto.

 

SRtladR.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

No Pacífico Oeste tivemos até o momento, 5 depressões tropicais, sendo que 4 atingiram a força de tempestade tropical e 3 de Tufão.

 

Nomes - Categoria - Áreas afetadas:

Mekkhala - Categoria 1 - Ilhas Carolinas e Filipinas.

Higos - Categoria 4 - Ilhas Marshall e Ilhas Carolinas.

Bavi - Temps. Tropical - Kiribati, Ilhas Marshall, Ilhas Marianas e Filipinas.

Maysak - Atualmente em atividade

Link to comment
Share on other sites

Tufão Maysak se intensificou bem mais que o previsto e pode chegar na categoria 5 neste último dia de Março.

Caso o ciclone consiga chegar hoje na categoria 5, ele irá se tornar o terceiro desde o começo dos registros a chegar nesta categoria antes do mês de Abril. Os outros dois foram Ophelia em Janeiro de 1958 e Mitag em Março de 2002.

Em 2015 tivemos até o momento 4 tempestades nomeadas, segundo começo de temporada mais ativo, perdendo apenas para 1965 que teve 5.

Maysak já é o terceiro tufão do ano, o que faz que 2015 seja o ano com a maior quantidade de tufões para um começo de temporada.

O ciclone pode afetar a ilha de Yap e não Palau como disse ontem.

 

2xhw6Sk.jpg

 

EIXafh.gif

 

eEpd5Pv.gif

 

O ciclone afetou as Ilhas Chuuk no domingo como categoria 1, provocando muitos danos e 5 mortes.

Uma estação na ilha registrou aproximadamente 140 mm de chuva em 3 horas e ventos de 115 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Maysak como era esperado se enfraqueceu e está agora se aproximando das Filipinas como categoria 1.

O landfall pode ocorrer neste domingo de Páscoa na ilha de Luzon.

Acumulados de chuva podem variar entre 100 e 200 mm, o que pode ocasionar inundações.

Em sua passagem pela Micronésia o ciclone deixou 9 mortos.

 

uhGPr7K.jpg

Link to comment
Share on other sites

Maysak fez landfall nas Filipinas como uma fraca tempestade tropical.

O ciclone se dissipou ontem.

 

TS Haishen se formou no dia 03 e se dissipou hoje.

A tempestade afetou algumas ilhas da Micronésia e não se relata danos ou fatalidades.

 

Devido a Haishen, 2015 se tornou o segundo começo de temporada mais ativo desde o começo dos registros em 1945.

O ano de 1965, segue sendo o começo mais ativo, pois a quinta tempestade nomeada se formou logo no começo de Março.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Ciclone tropical Noul que está afetando neste momento a Micronésia, pode se intensificar até no mínimo categoria 4 nos próximos dias.

Filipinas, Taiwan e Japão deve monitorar o desenvolvimento desse sistema.

 

Modelos mostram o atual INVEST 93W também se tornando um forte tufão nos próximos dias e ameaçando Guam.

 

IBXx9st.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tufão Noul já se aproxima muito das Filipinas nessa manhã de sábado (hora local).

 

Ultima atualização do JTWC mostrava ventos de 180km/h (Cat. 3) com pressão mínima de 944hpas... Sistema deve atingir o norte das Filipinas na madrugada de sábado para o domingo (aqui no Brasil), com força de categoria 3, porém podendo se intensificar a 4 no decorrer deste sábado.

 

pVpZ7Ak.gif

 

GFS Ensemble mostra altíssima confiança para o sistema atingir as Filipinas.

 

L7r97HT.png

 

Felizmente, o tufão é muito compacto no tamanho pelo o que é mostrado no satelite, o que limita o potencial destruitivo do sistema

 

u5JcXGl.gif

 

Modelo HWRF indica acumulados entre 4-8 polegadas (100-200mm) na região em média.

 

eWRBZuU.png

 

Outros dois sistemas são observados no Pacífico Oeste. Uma Tempestade Tropical e um INVEST. Ambos estão em alto-mar e por enquanto não representam nenhuma ameaça.

Link to comment
Share on other sites

Noul agora é um SUPER TUFÃO!!

 

Sistema agora tem 240km/h, o que representa um forte Categoria 4.

 

Pressão mínima estimada é de 898HPAS

 

20150509 | 2032 | W-PAC | 6.5 | 7.0 | 7.0 | 7.0 | 7.0 | 16.6 | -123.6 | 898 | 140 | 06W | NOUL | 1 | MT

 

 

Imagens de Satelite são impressionantes, e mostram um monstro muito próximo da costa das Filipinas!!

 

0DHQQoP.gif

sOXn1Aj.gif

 

 

JTWC continua sugerindo que Noul possa ainda alcançar a Categoria 5 nas próximas horas. Seríssima ameaça para essa região!

 

Dkac12h.gif

Link to comment
Share on other sites

Atualização da 0h00 - JTWC:

 

SUPER TUFÃO NOUL

 

VENTOS: 260KM/H (CATEGORIA 5) - PRESSÃO: 898HPAS

 

BVa4LqW.gif

 

Chegamos ao provável pico do sistema... A partir de agora, a tendência é de enfraquecer gradualmente... O sistema irá ser capturado por um cavado em altitude na China, e será levado no decorrer da próxima semana para as Ilhas Okinawa e Japão, felizmente mais fraco.

 

Porém nas próximas 6 horas ao menos irá continuar impactando severamente a costa leste das Filipinas.

 

y5sxF8Z.gif

Link to comment
Share on other sites

Noul enfraqueceu um pouco.

 

Ao 12h00 o sistema tinha ventos de 240km/h, segundo o JTWC, com 914hpas de pressão pela Dvorak. Pela imagem de satelite, o sistema segue enfraquecendo, a medida que começa a avançar por águas mais frias.

 

yNpk7ZA.gif

 

Previsão do JTWC indica que Noul irá seguir agora para Nordeste, passando próximo a Okinawa e ao Japão ao longo do começo desta semana, já mais enfraquecido. Por enquanto sem relatos de danos ou mortes nas Filipinas.

 

ycnQugB.gif

Link to comment
Share on other sites

UPDATE TUFÃO NOUL:

 

Noul perdeu um pouco mais de intensidade e se afasta das Filipinas. Ventos 215km/h (Categoria 4) - Pressão (via Dvorak) 927hpas.

 

MEy1fbw.gif

 

TEMPESTADE TROPICAL DOLPHIN:

 

Uma nova Tempestade Tropical se formou no Pacífico Oeste, sendo batizada de Dolphin. Por enquanto o sistema vai se organizado bem lentamente.

 

4pyAE4D.gif

 

Sistema deverá virar tufão esta semana, e poderá ser uma ameaça para a região de Guam (EUA) daqui 4 ou 5 dias.

 

5Vol5Ff.gif

Link to comment
Share on other sites

Tempestade Tropical Severa Dolphin provavelmente já é um Tufão. Um "pinhole eye" acaba de aparecer visivelmente nas últimas imagens de satélite. Me lembrou muito com o Furacão Dean quando tinha ventos entre 150 e 160 km/h (90-100 mph) em Agosto de 2007.

 

Veja, Dean com ventos entre 90 e 100 mph:

Dean%20Eye%20Opening.jpg

 

?m=02&d=20070817&t=2&i=1314916&w=1200&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2007-08-17T161407Z_01_LAU663956_RTRUKOP_0_PICTURE0

 

Agora veja Dolphin há 3 horas atrás:

1UxfiKd.png

 

Dolphin agora:

vis0.gif

 

Um forte pulso de Oscilação Madden-Julian (MJO), o mais forte desde o gigante pulso do fim da primeira quinzena de Março (Que foi confirmado como o maior pulso já observado), está ajudando a formação dessa série de tempestades no Pacífico Noroeste:

ewp.gif

 

O jato subtropical sobre o México está dificultando a formação de áreas organizadas no Pacífico Leste, se o jato já estivesse enfraquecido ou mudado de direção com um outro padrão atmosférico na região, certamente já teríamos tido "Andres" ou até mesmo "Blanca", os primeiros nomes da temporada de furacões no Pacífico Nordeste, que provavelmente será mais ativa que a do ano passado (A 4ª mais ativa da história).

Link to comment
Share on other sites

Tufão Noul

 

O ciclone causou duas mortes nas Filipinas.

Ventos sustentados de 180 km/h foram registrados na província de Batanes.

 

Em Taiwan o ciclone causou acumulados próximos dos 100 mm em alguns locais e trouxe chuva para o norte do país, que passa por uma grave seca.

 

No Japão, o ciclone deixou pelo menos uma pessoa ferida.

Na ilha de Ishigaki, houve o registro de ventos sustentados de 104 km/h, sendo o maior valor já registrado em Maio desde o início dos registros em 1897.

A rajada de vento mais forte ocorreu em Shimoji-shima, onde os ventos sustentados chegaram a 131 km/h e as rajadas de vento a 172 km/h.

Na Baía de Tóquio houve registro de rajadas de ventos de até 120 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Ar seco causou enfraquecimento de Dolphin, mas o ciclone pode se intensificar novamente e ser uma grande ameaça para Guam.

 

ytb5JVo.gif

 

QyrpBIb.gif

 

Nos próximos dias poderíamos ter também a formação do ciclone Kujira.

2015 já está com 7 tempestades nomeadas, tornando-se a temporada mais ativa já registrada.

Em relação a energia ciclônica acumulada, esta temporada só está perdendo de 1976, que entre o período de 1º de Janeiro até 13 de Maio tinha um ACE de 94,7 e 2015 está com 80,4.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.