Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rodolfo Alves

Tufões no Pacífico Oeste - 2015

Recommended Posts

Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2015

 

==============================================================================================================================

 

Informações Básicas:

Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro)

Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data)

Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "W"

Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)].

 

==========================================================================================================================

 

Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. O último nome da temporada 2014 foi Jangmi.

 

Próximos 40 nomes internacionais para o Pacífico Oeste:

 

Mekkhala, Higos, Bavi, Maysak, Haishen, Noul, Dolphin, Kujira, Chan-hom, Linfa, Nangka, Soudelor, Molave, Goni, Atsani, Etau, Vamco, Krovanh, Dujuan, Mujigae, Choi-wan, Koppu, Champi, In-fa, Melor, Nepartak, Chantu, Dianmu, Mindulle, Lionrock, Kompasu, Namtheun, Malou, Meranti, Rai, Malakas, Megi, Chaba, Aere, Songda.

 

=============================================================================================================================

 

Individualmente a PAGASA também dá nomes para os sistemas tropicais que impactem as Filipinas, seguindo ordem alfabética e definida por ano.

 

Lista de Nomes da Pagasa para 2015:

 

Amang, Betty, Chedeng, Dodong, Egay, Falcon, Goring, Hanna, Ineng, Jenny, Kabayan, Lando, Marilyn, Nonoy, Onyok, Perla, Quiel, Ramon, Sarah, Tisoy, Ursula, Virin, Weng, Yoyoy, Zigzag

 

 

*Sugiro somente utilizar este tópico, a partir de 1 de Janeiro de 2015. Caso alguma tempestade se forme antes, postar no tópico referente a 2014.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma área de baixa pressão designada de INVEST 92W está sendo monitorada no Pacífico Oeste para desenvolvimento.

 

A expectativa é que o sistema se desloque para oeste, e deva se aproximar das Filipinas no final desta semana. Modelos por ora, sugerem a possibilidade de desenvolvimento dessa baixa em uma depressão ou tempestade tropical, quando se aproximar do país asiático. Baixa necessitará ser monitorada nos próximos dias.

 

FtDGAt9.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

92W, gerou agora a Primeira Depressão Tropical de 2015 no Pacífico Oeste.

 

Previsão do JTWC indica que o sistema vai se evoluir em Tempestade Tropical e chegar nas Filipinas no final de semana.

 

Jxih7nZ.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Depressão Tropical 2 se fortaleceu para tempestade tropical Mekkhala.

 

rUd53N.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mekkhala vai se aprofundando... As 10h da manhã em Brasília, já possuia 996hpas de pressão, ainda que os ventos fosse de uma tempestade tropical mínima.

 

Tempestade chegará a região central das Filipinas no final de semana...

 

EE2MpLi.gif

 

Principal preocupação deverá ser o excessivo volume de chuva... GFS sugere acumulados entre 10-15 polegadas (250-375mm) nos próximos 6 dias, na costa leste do arquipélago filipino.

 

Ip1sEfA.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mekkhala (Amang pela Pagasa) vai se aproximando das Filipinas, aonde começará a impactar já na manhã deste sábado (noite desta sexta no horário de Brasília). Último boletim do JTWC informava que a tempestade tropical tinha ganhado força, com ventos de 96km/h, movendo-se rapidamente para Oeste a 26km/h, com pressão de apenas 974hpas.

 

ECDZQT3.gif

 

A previsão é que Mekkhala comece a impactar as Filipinas agora a noite (manhã de sábado na hora local), trazendo fortes chuvas para a área central das Filipinas, incluindo a região de Tacloban. Durante o sábado (madrugada de sáb/dom nas Filipinas), a tempestade vai enfraquecendo e se movendo em direção a parte central/oeste das Filipinas. No domingo deve passar ao sul de Manila como uma fraca tempestade tropical ou depressão tropical.

 

qxujShs.gif

 

Visita Papal a Tacloban neste sábado:

 

Um grande problema com relação a passagem de Mekkhala, será a coincidência com a visita do Papa Francisco as Filipinas neste sábado. Segundo a agência EFE, Francisco irá justamente visitar a cidade de Tacloban, afetada pelo Super Tufão Haiyan em novembro de 2013, neste sábado, enquanto a tempestade tropical irá afetar a região simultaneamente.

 

Ainda pela EFE, Francisco irá chegar em Tacloban as 9h30 do sábado (22h30 em Brasília), e fará uma missa no aeroporto local. Depois o pontífice irá almoçar com 30 parentes das vítimas de Haiyan. Ainda durante o sábado, Francisco irá inaugurar um Centro para os pobres, e visitará uma catedral construída pelos sobreviventes de Haiyan.

 

Veremos como a Tempestade Tropical Mekkhala que chega justamente neste sábado a região de Tacloban irá afetar a programação do Papa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mekkhala acaba de ser atualizado para Tufão, já próximo de atingir as Filipinas... Em dentro de 1 hora estava prevista a chegada do Papa Francisco a Tacloban...

 

wruiMcA.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

CNN acabou de divulgar imagens do Papa Francisco no Aeroporto de Manila, já embarcando no avião, rumo a Tacloban... Viagem está portanto mantida, mesmo com Tufão se aproximando da área.

 

YWLnAzN.png

 

Última Previsão do JTWC sugere que a medida que Mekkhala entrar nas Filipinas perderá força gradualmente. Seu centro passará entre as 4h - 16h (horário de Brasília) deste sábado sobre Tacloban, com força de intensa tempestade tropical, com ventos estimados entre 100-110km/h.

 

HU9nSJZ.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um reporter que está em Tacloban, relata para a CNN que choveu muito na região. Mas que no momento a chuva é fraca. Meteorologista da CNN falou que ventos de 100km/h podem acontecer durante a missa que o papa deve fazer na tarde desse sábado.

 

O avião do Papa já está próximo de pousar em Tacloban.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Avião do Papa próximo de Tacloban... De acordo com a CNN, durante uma tempestade a 2 semanas atrás, um avião que pousava em Tacloban derrapou durante uma chuva... Desde a Haiyan a pista que foi inundada, não foi recuperada ainda.

 

2HXgoLv.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Avião do Papa já pousou em Tacloban, sem maiores probelmas... Chove fraco e venta bastante pelas imagens da CNN...

 

GxKKljJ.png

 

Situação deve deteriorar mais nas próximas horas, a medida que o Tufão se aproxima de Tacloban... A previsão é que o Papa saia de Tacloban, por volta das 6 ou 7h da manhã no Horário de Brasília (16 ou 17h locais)... Até lá, tanto a chuva, quanto os ventos devem ganhar força.

 

Qn82kut.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Visita do Papa Francisco a Tacloban ocorreu sem maiores problemas, porém teve que ser encurtada devido a aproximação de Mekkhala. Ainda sim, a missa programada, ocorreu ao ar livre sobre chuva e vento.

 

Mekkhala foi rebaixada a tempestade tropical, com ventos em torno de 110km/h, e passa há alguns quilômetros a norte de Tacloban... Expectativa é que o sistema mova-se lentamente em direção ao norte das Filipinas nos próximos 3 dias, porém vá perdendo força também. Manila será afetada também.

 

LyARoHP.gif

TTGtxvJ.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mekkhala move-se nesta tarde de domingo, sobre o norte das FIlipinas, a leste de Manila, já muito enfraquecido a uma fraca tempestade tropical... Sistema deve se decipar nas próximas 24/72h.

 

As2MjXK.gif

 

Cidade de Legaspi acumulou 254,1mm na passagem de Mekkhala neste sábado, de acordo com Synop do aeroporto.

 

SRtladR.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mekkhala causou duas mortes e danos estimados em 700 milhões de dólares.

Modelos mostram a possibilidade da formação de um ou dois ciclones até o dia 15/02 na região das Ilhas Marianas.

Os dois próximos nomes são Higos e Bavi.

 

KjlB5Hw.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Higos se formou no dia 06/02 e rapidamente se intensificou para categoria 4 no dia 09/02.

Atualmente o ciclone já se tornou extratropical.

Higos empatou com Nancy (1970) como ciclone mais forte no Pacífico Oeste em Fevereiro.

 

dYdsiQc.png

 

SxEOn2B.gif

 

mSyABz.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bavi se formou no Pacífico Oeste e pode afetar a Micronésia, Guam, Ilhas Marshall e Mariana do Norte como tempestade tropical.

 

8EC5OrO.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nova Tempestade Tropical se formou no Pacífico Oeste, sendo nomeada de Maysak.

 

Sistema deve ganhar força de tufão na próxima semana, podendo chegar a categoria 4 SS. Filipinas deve acompanhar de perto o progresso da tempestade.

 

uhQXoIl.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

No Pacífico Oeste tivemos até o momento, 5 depressões tropicais, sendo que 4 atingiram a força de tempestade tropical e 3 de Tufão.

 

Nomes - Categoria - Áreas afetadas:

Mekkhala - Categoria 1 - Ilhas Carolinas e Filipinas.

Higos - Categoria 4 - Ilhas Marshall e Ilhas Carolinas.

Bavi - Temps. Tropical - Kiribati, Ilhas Marshall, Ilhas Marianas e Filipinas.

Maysak - Atualmente em atividade

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tufão Maysak (categoria 2) deve continuar se fortalecendo por no mínimo mais 48 horas.

O ciclone pode afetar Palau, como categoria 4 entre 31/03 e 01/04.

Filipinas deve seguir acompanhando o sistema.

 

4fItZsQ.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tufão Maysak se intensificou bem mais que o previsto e pode chegar na categoria 5 neste último dia de Março.

Caso o ciclone consiga chegar hoje na categoria 5, ele irá se tornar o terceiro desde o começo dos registros a chegar nesta categoria antes do mês de Abril. Os outros dois foram Ophelia em Janeiro de 1958 e Mitag em Março de 2002.

Em 2015 tivemos até o momento 4 tempestades nomeadas, segundo começo de temporada mais ativo, perdendo apenas para 1965 que teve 5.

Maysak já é o terceiro tufão do ano, o que faz que 2015 seja o ano com a maior quantidade de tufões para um começo de temporada.

O ciclone pode afetar a ilha de Yap e não Palau como disse ontem.

 

2xhw6Sk.jpg

 

EIXafh.gif

 

eEpd5Pv.gif

 

O ciclone afetou as Ilhas Chuuk no domingo como categoria 1, provocando muitos danos e 5 mortes.

Uma estação na ilha registrou aproximadamente 140 mm de chuva em 3 horas e ventos de 115 km/h.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Typhoon Maysak slams into Chuuk state as a category 1 storm:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Maysak chegou na categoria 5.

O ciclone está afetando as Ilhas Carolinas e Yap.

 

e7DCbgK.gif

 

RFBv6HH.gif

 

htd6Gwd.gif

 

gtRvBSI.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.