Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Furacões no Atlântico Norte e Pacífico Leste - 2015


Recommended Posts

Conservadorismo do NHC pagando caro em suas previsões:

 

- Erraram ao estimar a força de Andres

- Erraram ao estimar a formação da Depressão 2, prevista somente para o meio da semana.

 

No Atlântico a área de baixa pressão terá que ser monitorada esta semana, e a principio tem chances razoáveis para evolução em uma depressão ou tempestade tropical aparentemente. GFS Ensemble tem boa concordância para a formação e evolução da baixa passando a sudeste da Florida no final da semana.

 

2E3JZDy.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 289
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Furacão Andres continua nos surpreendendo e acaba de atingir a Categoria 4. Ventos aumentaram para 140 mph com pressão mínima de 943 mbar. Se tivesse atingido esse valor no aviso das 18z, estaria apenas 5 mph mais fraco e 3 milibares mais alto do que o segundo furacão mais poderoso no mês de Maio, Adolph em 2001 (145 mph/940 mbar).

 

wv-animated.gif

 

GOES00002015152wKEwmx.jpg

 

GOES00002015152JuxHql.jpg

 

Com esse aumento de 35 mph nas últimas 12 horas junto a queda de pressão, podemos concluir que Andres obviamente passa por um período de rápida intensificação. O último furacão da temporada de furacões no pacífico nordeste de 2014 foi o Furacão Vance que também entrou em "Rapid Intensification" (rápida intensificação) e agora a primeira tempestade da temporada sucessor continuou esse feito.

 

Andres teria condições de se intensificar um pouco mais ainda, o cisalhamento de vento é muito baixo e as águas continuam relativamente quentes, em torno de 28ºC, é só ele querer mais.

Tendência de cisalhamento de vento:

wg9sht.GIF

 

QansS1H.png

Link to comment
Share on other sites

PACÍFICO LESTE:

 

Andres prossegue como um Furacão de Categoria 4, com ventos máximos de 220km/h nesta tarde de segunda-feira. Enquanto isso, mais a leste, a Depressão 02 evoluiu em Tempestade Tropical Blanca. Felizmente todos os sistemas estão em alto-mar e não representam ameaça a curto prazo para o México.

 

8J4ElCi.png

 

ATLÂNTICO NORTE:

 

Hoje 1 de Junho, começa oficialmente a Temporada de Furacões no Atlântico Norte.

 

Por hoje, tudo calmo... Duas ondas tropicais ativas, uma no Atlântico Central, próxima até da costa do Brasil, associada a ZCIT, e outra no oeste da América Central, mas sem expectativa de desenvolvimento. Nos EUA, um sistema frontal provoca algumas pancadas e trovoadas na região do Golfo do México mas sem nada a desenvolver, enquanto que no centro do Atlântico a ASAN (Alta Subtropical do Atlântico Norte) é observada também.

 

Modelos de previsão, em especial GFS e o CMC seguem sugerindo a evolução de uma baixa no final da semana sobre o oeste do Caribe e a sudeste da Florida, podendo ser o segundo sistema da temporada.

 

JOAsfUb.png

Link to comment
Share on other sites

Como mencionei no meu último post, afirmando que Andres tinha potencial para mais intensificação...ela aconteceu, e basicamente ocorreu graças a estrutura de "furacão anular" que o furacão obteve nas últimas 15 horas. A forma de como Andres se re-estruturou nas últimas 24-36 horas é ESPETACULAR. Não só pela região de sua rápida intensificação, mas também pelo limite de 27-28ºC de temperatura da água do mar junto ao montando de ar seco que se encontrava em seu lado esquerdo e é claro, a virada do mês de Maio, a temporada recém está em seu 16º dia.

Ano passado, no início do mês de Agosto, tivemos algo muito parecido com o Furacão Iselle, não estava muito estruturado quando atingiu a categoria 2, mas naquela madrugada ela se transformou em um furacão anular, praticamente explodindo para a Categoria 4 e devido a essa característica, conseguiu atingir o Havaí como uma moderada tempestade tropical, que até então tornou-se o ciclone tropical mais poderoso a fazer "landfall" na Grande Ilha do Havaí, a principal.

A técnica de Dvorak indicou incríveis 6.7 pontos durante uma grande parte de hoje, lembrando que 7.0 é categoria 5. Andres atingiu o pico de intensidade durante o meio do período da manhã, com ventos de incríveis 150 mph e pressão mínima de 938 mbar, com rajadas de vento acima de 280 km/h; É interessante lembrar que o Furacão Cristina atingiu essa mesma intensidade (embora a pressão atingiu 935 mbar), porém, Cristina estava sobre águas muito quentes, acima de 29ºC, Andres conseguiu fazer o mesmo que sua rival Cristina com água mais "fria" e menos calor acumulado na água. Em uma grande parte da madrugada e manhã, Andres mostrava que estava na corrida para atingir a Categoria 5, que PARTICULARMENTE eu acho que possa ter atingido, apesar da convecção profunda não ter permanecido próximo ao olho por muito tempo. O olho da tempestade estava MUITO definido no dia de hoje, muito limpo, circular e quente, com o pico de 13ºC, características de Categoria 5. Porém, por não ter mantido essa "beleza" por muito tempo, o NHC permaneceu com sua conservada intensidade de "apenas" 150 mph. Nas últimas 6 horas é visível o enfraquecimento de Andres, que APENAS ESTÁ PERDENDO FORÇA devido as águas mais frias na região e ar mais estável (seco), já o cisalhamento de vento permanece extremamente baixo.

avn-animated.gif

Furacão Andres neste momento é um Furacão de Categoria 3, com ventos de 125 mph - 205 km/h - 110 nós, com uma pressão mínima de 952 mbar, rajadas de vento em torno de 155 mph - 250 km/h - 135 nós. Nos últimos frames das imagens de satélite é possível ver que o olho de Andres está ficando menor e nesta imagem abaixo tirada do twitter do astronauta da NASA Terry W. Virts mostra que está triângular, clássica característica de Ciclo de Substituição da Parede do olho, quando o ciclone tropical simplesmente substitui um olho por outro, perdendo força neste processo. Em alguns quadrantes do Furacão, especialmente o nordeste, é possível ver algum cisalhamento de vento em torno de 20 nós, o lado oeste segue sem nuvens devido ao massivo ar seco, que limita sua estrutura no lado Oeste.

Foto do Astronauta da NASA Terry W. Virts, mostrando olho do Furacão Andres nesta tarde:

HMSxvEz.png

 

Agora vamos falar de Blanca.

A Depressão Tropical 02E tornou-se Blanca nesta manhã. Blanca, assim como Andres, reformulou toda sua estrutura de maneira impressionante nas últimas 24 horas, vindo de uma "pobre" depressão tropical duramente lutando contra o cisalhamento de vento massivo da saída de fluxo de Andres, para uma impressionante tempestade tropical, claro que apenas baseada em suas imagens de satélite, o que mostra que o cisalhamento caiu consideravelmente, assim como o mapa de tendência (Shear Tendency):

q05EGWs.png

 

Impressiona a forma de como Blanca está se organizando, não muito pois a água do mar está entre 30ºC e 31ºC:

vis-animated.gif

 

avn-animated.gif

 

O Centro Denso Nublado (CDO) está realmente muito organizado e "denso".

Há modelos indicando impressionantes 89% de chance de rápida intensificação, com aumento de 40 nós na intensidade de Blanca nas próximas 24 horas. Eu não ficaria surpreso:

US6KuaM.png

 

A técnica de Dvorak já diz que já é quase um furacão:

UW - CIMSS

ADVANCED DVORAK TECHNIQUE

ADT-Version 8.2.1

Tropical Cyclone Intensity Algorithm

 

----- Current Analysis -----

Date : 01 JUN 2015 Time : 221500 UTC

Lat : 13:18:36 N Lon : 103:56:02 W

 

 

CI# /Pressure/ Vmax

3.9 / 990.3mb/ 63.0kt

 

 

Final T# Adj T# Raw T#

3.9 4.1 4.1

 

Center Temp : -69.7C Cloud Region Temp : -74.7C

 

Scene Type : UNIFORM CDO CLOUD REGION

 

Positioning Method : FORECAST INTERPOLATION

 

Ocean Basin : EAST PACIFIC

Dvorak CI > MSLP Conversion Used : ATLANTIC

 

Tno/CI Rules : Constraint Limits : NO LIMIT

Weakening Flag : OFF

Rapid Dissipation Flag : OFF

Link to comment
Share on other sites

Andres se enfraqueceu para categoria 1.

 

NHC deve atualizar Blanca para furacão de categoria 1 daqui a pouco.

EP, 02, 2015060218, , BEST, 0, 131N, 1046W, 65, 989, HU

 

Por enquanto, infelizmente, não há previsão de um voo de reconhecimento para Blanca.

O ciclone na minha opinião, tem boas chances de chegar na categoria 5.

 

fAl26OE.jpg

Link to comment
Share on other sites

BLANCA AGORA É UM FURACÃO, DE ACORDO COM O NHC!

De acordo com o NHC, Blanca é o segundo furacão mais cedo a se formar no Pac. Leste desde que começaram os registros confiáveis em 1971.

 

BULLETIN

HURRICANE BLANCA ADVISORY NUMBER 9

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP022015

400 PM CDT TUE JUN 02 2015

 

...BLANCA BECOMES A HURRICANE...

...FURTHER STRENGTHENING EXPECTED...

 

 

SUMMARY OF 400 PM CDT...2100 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...13.1N 104.6W

ABOUT 375 MI...605 KM SSW OF ZIHUATANEJO MEXICO

ABOUT 410 MI...655 KM S OF MANZANILLO MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...75 MPH...120 KM/H

PRESENT MOVEMENT...STATIONARY

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...989 MB...29.21 INCHES

 

Previsão Oficial do NHC indica que o sistema poderá atingir a Categoria 4 na Escala Saffir Simpson e tende seguir a Baixa Califórnia, aonde fará landfall bem mais fraco.

 

LBdBoKQ.gif

 

No momento há um excelente acordo entre os modelos, e os membros do GFS Ensemble para este trajeto!!

 

f08nLiT.png

KFALMwR.png

 

Fator crucial para a grande força que é esperada para Blanca se deve que o sistema irá passar as próximas 24-48 horas praticamente estacionado sobre águas ferventes (+31ºC) no Pacífico Leste, por conta de três bloqueios ativos na média troposfera...

 

MQRten0.png

Gv2LW2X.png

 

 

Vale salientar que o NHC admite na sua discussão que a previsão de Categoria 4 "pode ser conservadora":

 

Blanca continues to strengthen, and although there are no signs of

an eye yet in geostationary imagery, a low- to mid-level eye was

evident on an SSMIS pass from 1413Z. Dvorak estimates from TAFB and

SAB are both T4.0/65 kt, and Blanca has been upgraded to a hurricane

for this advisory. Blanca has strengthened 20 kt in the past 12

hours and appears to be taking advantage of the favorable

environment. There isn't much new to say about the intensity

forecast, as very low shear and warm, deep ocean waters should

support rapid strengthening over the next couple of days. The NHC

forecast follows this trend, forecasting Blanca to be a major

hurricane in about 24 hours and peak near 120 kt in 2 to 3 days,

and this could be conservative. After 72 hours, the cyclone should

begin weakening as it moves over much cooler waters and the shear

increases. The NHC forecast is close to the SHIPS and LGEM models

through the period.

Link to comment
Share on other sites

GFS segue indicando Blanca com pressão inferior 920 mbar no pico de intensidade.

Os modelos também mantém a possibilidade de landfall na Baixa Califórnia do Sul, que caso venha a ocorrer, será a primeira vez que um ciclone faz landfall em Junho na Península da Baixa Califórnia.

 

V7sQUlp.png

 

AfkeGxu.gif

Link to comment
Share on other sites

Modelos já indicam a formação do ciclone Carlos dentro dos próximos dias.

Os modelos atualmente estão mostrando o ciclone se fortalecendo até pelo menos uma tempestade tropical, fazendo landfall na Guatemala e depois adentrando a Baía de Campeche, onde poderia se reorganizar.

 

hyVUllf.png

Link to comment
Share on other sites

Blanca tem se enfraquecido nas últimas horas, porém confesso estar em dúvida de qual seria o motivo disso.

As três possibilidades são ressurgência, pelo fato do ciclone estar muito tempo de forma estacionária, intrusão de ar seco ou um ciclo de substituição da parede do olho.

 

8cmwEYv.gif

Link to comment
Share on other sites

Blanca tem se enfraquecido nas últimas horas, porém confesso estar em dúvida de qual seria o motivo disso.

As três possibilidades são ressurgência, pelo fato do ciclone estar muito tempo de forma estacionária, intrusão de ar seco ou um ciclo de substituição da parede do olho.

 

8cmwEYv.gif

 

Eu acho que é a ressurgência. Apesar das imagens microondas não estarem mostrando nenhum ciclo de substituição da parede do olho, eu acho que ela está aproveitando o momento para substituí-lo, sair da região ressurgida e voltar a ganhar força com um olho ainda mais definido. Uma coisa é certa, se Blanca não estivesse estacionada devido aos dois benditos bloqueios atmosféricos, eu tenho plena certeza de que neste momento Blanca já seria algo maior do que 160 mph. A forma de como o olho definiu no início da tarde foi incrível, apesar do aquecimento no centro denso nublado. Eu estou realmente muito surpreso em relação ao Centro Nacional de Furacões não ter rebaixado a intensidade prevista para o pico de Blanca, mas acho que eles irão ajustar isso no próximo aviso, em vista de que o olho se contraiu e esfriou. Se ela realmente quer quebrar outro recorde, precisa fazer algo imediatamente, pois Ava atingiu a categoria 5 no dia 5 de Junho de 1973, por volta da meia noite, Andres tem pouco mais de 26 horas para "tomar jeito". Ela tem todos os ingredientes, eu diria que ela tem mais chance do que vimos em Marie ano passado, ela só precisa colocar todos esses ingredientes na panela e entrar em ação como hoje de manhã. Em primeiro lugar, ela PRECISA sair dessa mesma posição. O ideal é que seguisse em direção Oeste ou Sudoeste, pois nessa direção há regiões com cisalhamento de vento até abaixo de 5 nós, neste momento Blanca está sobre entre 10 e 15 nós, talvez haja alguma influência sobre ela...É realmente quase inexplicável no momento.

Link to comment
Share on other sites

Blanca tem se enfraquecido nas últimas horas, porém confesso estar em dúvida de qual seria o motivo disso.

As três possibilidades são ressurgência, pelo fato do ciclone estar muito tempo de forma estacionária, intrusão de ar seco ou um ciclo de substituição da parede do olho.

 

 

Eu acho que é a ressurgência.

 

Nem o NHC sabe o porque disto!

 

Na discussão da 0h (Brasília) ele cita que há entrada de ar seco na circulação de Blanca, mas que a ressurgência (upwelling) também pode estar afetando o sistema, afirmando que é impossível saber com exatidão nesse momento... Que coisa não?

 

HURRICANE BLANCA DISCUSSION NUMBER 14

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP022015

1000 PM CDT WED JUN 03 2015

 

Blanca's convection has continued to decrease in intensity this

evening, and the eye observed in infrared satellite imagery has been

filling. Dvorak T-numbers have dropped across the board, but the

intensity is being held at 120 kt based on a blend of current

intensity numbers. Microwave imagery does not show the development

of concentric eyewalls, which often leads to disruptions in

intensification, but an 0030Z SSMIS pass did indicate that some dry

air may be wrapping into the circulation. There's also the

possibility that upwelling of cooler water could be an issue, but

it's impossible to know that in real time.

 

 

===============================================================================

 

Aviso da 0h mantém Blanca com a mesma força.

 

BULLETIN

HURRICANE BLANCA ADVISORY NUMBER 14

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP022015

1000 PM CDT WED JUN 03 2015

 

...BLANCA MOMENTARILY STOPS INTENSIFYING...

...STRENGTHENING STILL FORECAST THROUGH EARLY FRIDAY...

 

 

SUMMARY OF 1000 PM CDT...0300 UTC...INFORMATION

-----------------------------------------------

LOCATION...12.0N 104.7W

ABOUT 485 MI...780 KM S OF MANZANILLO MEXICO

ABOUT 825 MI...1330 KM SSE OF CABO SAN LUCAS MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...140 MPH...220 KM/H

PRESENT MOVEMENT...SSW OR 200 DEGREES AT 1 MPH...2 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...943 MB...27.85 INCHES

 

Previsão do NHC já não sugere mais Categoria 5, mas diz que flutuações na intensidade são possíveis.

 

sqEt752.gif

Link to comment
Share on other sites

UPDATE EASTERN PACIFIC:

 

BLANCA:

Blanca segue perdendo força, e agora foi rebaixada a Categoria 2. NHC ressalta que o motivo do enfraquecimento se deve a substituição da parede do olho, mais o ressurgimento nas últimas 18 horas aparentemente.

 

"It appears that the combination of upwelling and an eyewall

replacement cycle has resulted in significant weakening of

Blanca during the past 18 hours or so."

 

Previsão sugere que Blanca possa voltar a Categoria 3 entre hoje e amanhã ainda, antes de avançar sobre águas frias em direção a Baixa Califórnia.

 

hB82jDQ.gif

 

 

ANDRES:

Andres segue fraco com força mínima de tempestade tropical. Deverá ser rebaixado a pós-tropical hoje ainda ou amanhã.

 

cql9TMv.gif

 

CARLOS??:

Um novo distúrbio continua sendo monitorado pelo NHC. No momento 30% de chances para desenvolvimento nos próximos 5 dias:

 

tuwuybN.png

Link to comment
Share on other sites

Furacão Blanca acaba de enfraquecer para o mínimo da categoria 2, com ventos de 160 km/h (100 mph). Nos últimos frames, Blanca aparenta se mover mais rapidamente, os meteorologistas dizem que mesmo enfraquecida, Blanca adquiriu a MELHOR estrutura para uma nova rápida intensificação, a saída de fluxo da tempestade está excelente apenas precisa recuperar a estrutura do olho e se afastar um pouco mais da ressurgência. Eu diria que se Blanca fizer isso nas próximas 12 horas, ela tem plena chance para uma nova rapida intensificação, eu apenas não acredito muito algo parecido com "Celia" em 2010 ou "Ava" em 1973, mas acho que se ela se apressar poderá atingir a categoria de novo antes de voltar a enfraquecer devido a corrente da califórnia que é mais fria.

 

Já Andres não temos nem o que falar dele, típico remanescente. E temos que parabenizá-lo com sua rápida intensificação junto a um montante de ar seco, Andres foi guerreiro, espero que Blanca não decepcione. O recorde de furacão de categoria 5 mais cedo pertence ao Furacão Ava em 1973 que atingiu a categoria 5 no dia 7 de Junho daquele ano, se Blanca quer quebrar esse recorde também ela terá que trabalhar duro nas próximas 36 horas, que é o período que eu acho que ela tem uma chance maior de entrar em nova Rapida Intensificação.

Link to comment
Share on other sites

Blanca nos decepcionou.

Voo de reconhecimento está ocorrendo e até o momento encontrou ventos de 130 km/h e pressão mínima de 975 mbar. Voo de reconhecimento segue em andamento.

Como falado pelo Pablo, se não tivesse ficado tanto tempo de forma estacionária, teria conseguido quebrar o recorde de categoria 5 mais cedo já registrado no Pac. Leste.

O GFS ainda mostra o ciclone se fortalecendo nas próximas 24 horas, vamos ver se o ciclone poderá nos surpreender, como fez Andres.

 

QZrLKG.jpg

 

http://wwwghcc.msfc.nasa.gov/cgi-bin/get-goes?satellite=GOES-W%20PACUS&lat=13&lon=-105&info=vis&zoom=1&width=1000&height=800&type=Animation&quality=95&palette=ir1.pal&numframes=10

http://wwwghcc.msfc.nasa.gov/cgi-bin/get-goes?satellite=GOES-W%20PACUS&lat=13&lon=-105&info=vis&zoom=2&width=1000&height=800&type=Animation&quality=95&palette=ir1.pal&numframes=10

Link to comment
Share on other sites

Blanca nos decepcionou.

Voo de reconhecimento está ocorrendo e até o momento encontrou ventos de 130 km/h e pressão mínima de 975 mbar. Voo de reconhecimento segue em andamento.

Como falado pelo Pablo, se não tivesse ficado tanto tempo de forma estacionária, teria conseguido quebrar o recorde de categoria 5 mais cedo já registrado no Pac. Leste.

O GFS ainda mostra o ciclone se fortalecendo nas próximas 24 horas, vamos ver se o ciclone poderá nos surpreender, como fez Andres.

 

QZrLKG.jpg

 

http://wwwghcc.msfc.nasa.gov/cgi-bin/get-goes?satellite=GOES-W%20PACUS&lat=13&lon=-105&info=vis&zoom=1&width=1000&height=800&type=Animation&quality=95&palette=ir1.pal&numframes=10

http://wwwghcc.msfc.nasa.gov/cgi-bin/get-goes?satellite=GOES-W%20PACUS&lat=13&lon=-105&info=vis&zoom=2&width=1000&height=800&type=Animation&quality=95&palette=ir1.pal&numframes=10

 

Novamente estamos deparados com um ciclone tropical pra lá de guerreiro. Andres foi guerreiro e quase atingiu categoria 5 (graças a estrutura anular) em condições não muito favoráveis e em um ambiente bastante seco. Apesar da grande decepção do furacão Blanca, ela parece ser guerreira também.

 

Não tenho dúvidas de que se não estivesse permanecido estacionária, veríamos com certeza Andres com ventos girando entre 165 mph e 175 mph, o que a tornaria o mais poderoso furacão até o fim de Agosto, quando o Furacão John atingiu 175 mph em 1994. Seria incrível e sem nenhum precendente. Mas enfim, vamos para a nossa realidade.

 

A tempestade foi brutalmente atingida pela ressurgência e aproveitou esse acontecimento para substituir a parede do olho, ganhando uma pra lá de grande. O problema dos furacões com "olho grande" é que é mais difícil organizar convecção profunda ao redor do olho, justamente devido a sua largura. Bem, o olho não está dos mais definidos, mas impressiona. Também espanta o anel de conveção profunda que cresceu abruptamente nas últimas 24 horas, criança a convecção mais profunda desde o período de rápida intensificação no dia 03 de Junho.

 

Blanca segue lutando, o avião de reconhecimento do Centro Nacional de Furacões encontrou apenas suporte para 90 mph no fim da tarde, por isso Blanca caiu para a categoria 1, o que me deixou espantado, dada a estrutura que ela apresenta nas imagens de satélite e também devido ao número da Técnica de Dvorak que nunca esteve maior em Blanca do que neste presente momento. Como vocês podem ver, nas imagens em "avn", todo essa convecção em cor vermelha e cinza, caso ela contorne todo o olho por algumas horas, o NHC é obrigado a aumentar a intensidade de Blanca, e é isso que ela está lutando para conseguir, pra quem não sabe, quando a convecção em cinza fica em torno de um olho "limpo" ele ja pode ser praticamente ser classificado como categoria 5, ninguém tem como interferir nesse "update". Eu estudo ciclones tropicais a mais de 10 anos e T-O-D-O-S ciclones tropicais que tiveram ventos acima de 160 mph obteram esse padrão com a convecção profunda em cinza na escala em avn em volta do olho como se fosse um anel, o único ciclone que teve esse "anel cinza" e não foi classificado como categoria 5 foi o Furacão Amanda em 2014 (provavelmente não foi classificado como tal por ser uma intensidade conservativa >155mph) e o Super Tufão Usagi em 2013 que não sei por que foi rebaixado de Categoria 5 para a 4 em pós-análises. Blanca só tem 24 horas para se intensificar e o recorde de furacão de categoria 5 mais cedo, está há também 24 horas de distância (um pouco menos se considerarmos o horário UTC), vamos ver o que Blanca tem para nos mostrar nessas últimas horas...

 

avn-animated.gif

 

vis-animated.gif

Link to comment
Share on other sites

O olho ainda precisa limpar, mas provavelmente já é novamente um grande furacão.

 

E Blanca voltou a ser Grande Furacão...

 

BULLETIN

HURRICANE BLANCA ADVISORY NUMBER 24

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP022015

900 AM MDT SAT JUN 06 2015

 

...BLANCA WITH 130 MPH-WINDS...

...ANOTHER AIR FORCE RECONNAISSANCE PLANE EN ROUTE TO CHECK

BLANCA...

 

SUMMARY OF 900 AM MDT...1500 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...17.7N 109.4W

ABOUT 305 MI...490 KM SW OF CABO CORRIENTES MEXICO

ABOUT 360 MI...580 KM S OF CABO SAN LUCAS MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...130 MPH...215 KM/H (CATEGORY: 4)

PRESENT MOVEMENT...NW OR 325 DEGREES AT 10 MPH...17 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...943 MB...27.85 INCHES

 

Blanca voltou a ter uma circulação simétrica e um olho bem definido.

 

RkyQa7u.gif

 

Hurricanes Watches estão em vigor agora sobre a Baixa California

 

ld1qkVg.gif

Link to comment
Share on other sites

Hurricane Blanca in the eastern Pacific has ramped up once again in the last 18 hours... strengthening from winds measured at 90 mph to 135 mph; now Cat 4 strength. Track has shifted slightly to the west and landfall should come across the SW portions of the Baja Peninsula by Monday morning as a tropical storm... Tropical Storm Watches/Warnings out from Cabo San Lucas to Puerto San Carlos, over to San Evaristo in Baja California Sur.

1939469_904007879655349_7423463561866969316_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e6bccfb8d2a670fe898b1b134f8c4f84&oe=55F0E58D&__gda__=1441605452_130ee25d11b6c7beb4bb46e8e4a5a86f

11112299_904007892988681_3993624343079463139_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=fec922a5c7dc7ccd1a2f02d13ef513e6&oe=55FF6F72&__gda__=1442942637_68f3e005f85addf3680881d03f5b70ab

11206782_904007942988676_4980843677979818936_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

John Kassell -

Research Meteorology na empresa ECHO Storm Team

Link to comment
Share on other sites

Novo Aviso do NHC mostra Blanca enfraquecendo... Sinal que já começa a entrar em águas frias...

 

BULLETIN

HURRICANE BLANCA ADVISORY NUMBER 25

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP022015

300 PM MDT SAT JUN 06 2015

 

...A WEAKER BLANCA IS FORECAST TO BE NEAR THE SOUTHERN BAJA

CALIFORNIA PENINSULA ON SUNDAY...

 

 

SUMMARY OF 300 PM MDT...2100 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...18.3N 109.9W

ABOUT 320 MI...510 KM S OF CABO SAN LUCAS MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...120 MPH...195 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NW OR 320 DEGREES AT 10 MPH...17 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...952 MB...28.12 INCHES

 

 

 

Mais avisos de Tempestade Tropical e Furacão estão em vigor sobre a Baixa Califórnia no México:

 

SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT:

 

A Hurricane Watch is in effect for...

* Cabo San Lucas to Santa Fe

 

A Tropical Storm Warning is in effect for...

* Loreto to Puerto San Andresito, including Cabo San Lucas

 

A Tropical Storm Watch is in effect for...

* North of Puerto San Andresito to Punta Abreojos

* North of Loreto to Mulege

Link to comment
Share on other sites

Blanca agora é rebaixada a Tempestade Tropical, a oeste da Baixa Califórnia.

 

SUMMARY OF 300 PM MDT...2100 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...21.3N 111.0W

ABOUT 130 MI...210 KM SSW OF CABO SAN LUCAS MEXICO

ABOUT 255 MI...410 KM SSE OF CABO SAN LAZARO MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...70 MPH...110 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NNW OR 345 DEGREES AT 9 MPH...15 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...980 MB...28.94 INCHES

 

UWdIa5o.gif

 

 

Landfall segue esperado para amanhã... "Tropical Storm Warning" ativo na área!

 

ytnFaal.gif

Link to comment
Share on other sites

Depois do Landfall hoje sobre a Baixa Califórnia, Blanca agora foi rebaixada a Depressão Tropical... Sistema irá se decipar entre hoje e amanhã...

 

Apesar disso, toda a umidade associada a circulação do sistema irá trazer fortes chuvas para o norte do México e o Sudoeste dos EUA.

 

zJ7BFoW.gif

 

 

PACÍFICO LESTE OUTLOOK:

 

Um novo distúrbio ao sul da América Central já é observado novamente... NHC dá 90% de chances de se desenvolver em 5 dias.

 

8DdlXC9.png

 

ATLÂNTICO OUTLOOK:

 

No Atlântico tudo calmo por enquanto!

 

390tKfO.png

Link to comment
Share on other sites

Blanca se dissipou ontem, porém chuvas associadas aos restos do ciclone estão ocorrendo no sudoeste dos EUA.

Blanca fez landafall como tempestade tropical no dia 8 de Junho, sem causar grandes danos.

 

Depressão tropical 3 se formou e deve se tornar tempestade tropical Carlos entre hoje e amanhã e furacão na sexta.

Pode ser uma ameaça ao México.

Alguns modelos ainda mostram o ciclone adentrando o Golfo do México.

 

iqZxiJ7.jpg

Link to comment
Share on other sites

DT-3 agora é Tempestade Tropical Carlos... México de olho no sistema!

 

BULLETIN

TROPICAL STORM CARLOS ADVISORY NUMBER 5

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL EP032015

400 PM CDT THU JUN 11 2015

 

...CARLOS STRENGTHENS WHILE MOVING VERY SLOWLY...

 

 

SUMMARY OF 400 PM CDT...2100 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...14.1N 100.3W

ABOUT 195 MI...315 KM S OF ACAPULCO MEXICO

ABOUT 265 MI...425 KM SSE OF ZIHUATANEJO MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NNW OR 340 DEGREES AT 2 MPH...4 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1000 MB...29.53 INCHES

 

 

WATCHES AND WARNINGS

--------------------

There are no coastal watches or warnings in effect.

 

Interests along the southern coast of Mexico should monitor the

progress of this system.

Link to comment
Share on other sites

Devido ao cisalhamento, Carlos ainda não conseguiu se intensificar muito e segue sendo uma tempestade tropical.

O ciclone pode afetar a Baja California Sur.

 

No Atlântico, os modelos estão mostrando novamente o possível desenvolvimento de uma depressão ou tempestade tropical nesta próxima semana no Golfo do México.

Texas deve observar o desenvolvimento desse possível ciclone.

 

bwKGUtm.png

 

140gfox.jpg

Link to comment
Share on other sites

CARLOS:

 

Carlos agora é um Furacão....

 

SUMMARY OF 700 PM CDT...0000 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...15.4N 100.0W

ABOUT 105 MI...170 KM S OF ACAPULCO MEXICO

ABOUT 225 MI...360 KM SE OF LAZARO CARDENAS MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...85 MPH...140 KM/H

PRESENT MOVEMENT...N OR 360 DEGREES AT 2 MPH...4 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...978 MB...28.88 INCHES

 

Sistema aparenta boa simetria, porém parece ter perdido parte da convecção no seu CDO na última hora ou duas.

 

gxwnsOg.gif

 

NHC agora sugere na sua previsão que Carlos irá se deslocar para a costa do México, provocando um eventual landfall na semana que vem...

 

lgbbNDC.gif

 

... Porém a previsão do NHC esbarra na alta divergência dos modelos agora.

 

yyNnaZg.png

 

 

INVEST 91-L

 

A área de baixa pressão que está sendo monitorada no Atlântico tem no momento 60% de chances de desenvolvimento. No momento a baixa está sobre Yucatan.

 

Modelos seguem com alta concordância para um trajeto pelo oeste do Golfo do México levando o sistema para o Texas...

 

A79EKkx.png

 

... Com chance de tempestade tropical... A acompanhar!

 

i9ODa5J.png

Link to comment
Share on other sites

QUICK UPDATE TROPICS:

 

PACÍFICO LESTE

Carlos voltou a ser Tempestade Tropical de acordo com o último aviso do NHC, porém as previsões mais recentes indicam que o sistema deva se fortalecer novamente em furacão, antes do landfall por volta da terça-feira a oeste de Mazanillo.

 

Hurricane Warnings estão ativos em Zihuatanejo e Lazaro Cardenas... Hurricane Watches em Mazanillo.

 

Resto da bacia segue calma....

 

i1G85Zz.png

 

 

ATLÂNTICO:

Uma área de baixa pressão sobre o Golfo do México segue sendo monitorada pelo NHC... Voo de reconhecimento esta tarde identificaram a baixa, porém carece ainda de organização... De qualquer forma INVEST 91L tem 80% de chances de desenvolvimento nas próximas 48 horas... Moradores do Texas e da Lousiana devem acompanhar de perto a evolução desta baixa, para a provável formação de tempestade tropical entre amanhã e terça-feira.

 

Enquanto isso, várias ondas tropicais são vistas ao longo do Atlântico, algumas delas muito próximas da América do Sul, causando pancadas e trovoadas inclusive sobre o extremo norte do Brasil, mas nenhum desenvolvimento é esperado... Resto da bacia é calmo.

 

voWWKoP.png

Link to comment
Share on other sites

91L deve se tornar tempestade tropical Bill hoje.

Dois voos de reconhecimento foram realizados, sendo um ontem e outro hoje, porém o centro ainda não está bem definido para uma atualização.

Um novo voo de reconhecimento deve ocorrer hoje à noite.

Texas e Oklahoma, podem registrar acumulados de chuva significativos e novamente grandes inundações.

 

zT7STFl.png

 

Voo de reconhecimento que está sendo realizado neste tarde, mostra que Carlos é um fraco furacão de categoria 1.

 

3l9SmeU.gif

Link to comment
Share on other sites

UPDATE: TEMPESTADE TROPICAL BILL SE FORMA NO GOLFO DO MÉXICO.

Tropical Storm Warnings em efeito sobre o Texas

 

BULLETIN

TROPICAL STORM BILL ADVISORY NUMBER 1

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL022015

1000 PM CDT MON JUN 15 2015

 

...TROPICAL STORM WARNING ISSUED AS TROPICAL STORM BILL FORMS...

...EXPECTED TO BRING HEAVY RAINFALL TO PORTIONS OF EASTERN TEXAS...

 

 

SUMMARY OF 1000 PM CDT...0300 UTC...INFORMATION

-----------------------------------------------

LOCATION...27.1N 94.2W

ABOUT 160 MI...260 KM ESE OF PORT OCONNOR TEXAS

ABOUT 155 MI...250 KM SSE OF GALVESTON TEXAS

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NW OR 320 DEGREES AT 12 MPH...19 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1005 MB...29.68 INCHES

 

 

WATCHES AND WARNINGS

--------------------

CHANGES WITH THIS ADVISORY:

 

A Tropical Storm Warning has been issued for the coast of Texas

from Baffin Bay to High Island.

 

SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT:

 

A Tropical Storm Warning is in effect for...

* Baffin Bay to High Island Texas

Imagens de Satelite mostram que a tempestade é compacta, porém várias trovoadas são observadas ao redor do sistema

 

OtGGN6l.gif

 

Até 12 polegadas (300mm) de chuva podem acontecer sobre o Texas

 

HAZARDS AFFECTING LAND

----------------------

RAINFALL: Bill is expected to produce total rain accumulations of 4

to 8 inches over eastern Texas and eastern Oklahoma and 2 to 4

inches over western Louisiana and western Arkansas, with possible

isolated maximum amounts of 12 inches in eastern Texas.

 

FBcnLqy.gif

Link to comment
Share on other sites

Bill começa a perder força, a medida que está avançando sobre o Texas...

 

SUMMARY OF 700 PM CDT...0000 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...29.0N 96.9W

ABOUT 10 MI...16 KM NE OF VICTORIA TEXAS

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...45 MPH...70 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NNW OR 345 DEGREES AT 9 MPH...15 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...999 MB...29.50 INCHES

 

Radar mostra claramente circulação avançando sobre o Texas, trazendo fortes chuvas.

 

ilQlI3S.png

 

Um Tornado Warning está ativo agora inclusive.

 

sMmBYwV.png

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso Carlos segue como furacão, muito próximo da costa mexicana, porém mais fraco e compacto.

 

SUMMARY OF 700 PM CDT...0000 UTC...INFORMATION

----------------------------------------------

LOCATION...17.9N 104.7W

ABOUT 85 MI...135 KM SSW OF MANZANILLO MEXICO

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...85 MPH...135 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NW OR 305 DEGREES AT 5 MPH...7 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...987 MB...29.14 INCHES

 

3Q2OZGZ.gif

Link to comment
Share on other sites

Bill (Atlântico) e Carlos (Pacífico Leste) se foram...

 

7kzkqBz.png

 

Em relação a Bill, o WPC continua emitindo avisos internos para a então "Depressão Tropical" sobre o Texas. Abaixo o último as 18h (Brasil):

 

MMARY OF 400 PM CDT...2100 UTC...INFORMATION

-----------------------------------------------

LOCATION...32.8N 97.4W

ABOUT 5 MILES...8 KM...NNW OF FORT WORTH TEXAS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...30 MPH...48 KM/H

PRESENT MOVEMENT...NNW OR 335 DEGREES AT 7 MPH...12 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1001 MB...29.56 INCHES

 

 

Principal ameaça segue sendo as fortes chuvas. O WPC prevê valores de chuva de 100-200mm sobre Texas e Oklahoma, 75-125mm entre o Arkansas e o Sul do Missouri, com acumulados locais de 250mm entre Texas e Oklahoma.

 

RAINFALL...BILL IS EXPECTED TO PRODUCE TOTAL RAIN ACCUMULATIONS OF

4 TO 8 INCHES OVER NORTHERN TEXAS AND EASTERN OKLAHOMA AND 3 TO 6

INCHES OVER WESTERN ARKANSAS AND SOUTHERN MISSOURI. ISOLATED

MAXIMUM AMOUNTS OF 12 INCHES ARE POSSIBLE IN TEXAS AND OKLAHOMA.

THESE RAINS MAY PRODUCE LIFE-THREATENING FLASH FLOODS.

 

 

Maiores Acumulados de chuva estão sobre o Texas até agora:

 

...TEXAS...

GANADO 1.5 W 11.77 (294,2mm)

EL CAMPO 0.5 ENE 8.57 (214,2mm)

SEALY 0.3 WNW 8.09 (202,2mm)

WF SAN JACINTO 7.06 (176,5mm)

SAN FELIPE 1.0 WNW 6.15 (153mm)

CORPUS CHRISTI 6.14 (153mm)

Link to comment
Share on other sites

Como já foi postado, Bill causou grandes inundações no TX e OK.

Em alguns locais o acumulado superou os 300 mm.

Chuvas fortes também foram registradas nos estados da Louisiana, Arkansas, Missouri e Illinois, sendo que em alguns locais o acumulado superou os 100 mm.

Bill ainda deve provocar fortes chuvas em alguns estados do Meio-oeste e Leste dos EUA até pelo menos domingo.

O ciclone provocou duas mortes em Honduras e Guatemala e uma morte no México e EUA.

 

w9kXef.gif

 

Carlos se dissipou.

O ciclone causou uma morte no México e também alguns danos, devido ao vento e inundações.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

A área citada pelo Tavares (INVEST 96-E) tem 80-90% de chances de gerar uma depressão ou tempestade tropical daqui a 5 dias de acordo com o NHC...

 

rna2iOg.png

 

Por enquanto, os modelos parecem agora indicar que o sistema passe mais a norte do Havaí, ainda sim com impactos... Caso ela evolua em tempestade tropical no Pacífico Leste (como é esperado), receberá o nome de "Dolores". Caso seja no Pacífico Central será nomeada de "Ela".

 

f0wPXcw.png

 

Atlântico segue calmo nesta semana.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.