Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Felipe F

Ciclones Tropicais no Índico - 2015

Recommended Posts

Al Mukalla tem mais de 500 mil habitantes e APENAS 45mm de chuva anual pela sua normal. O GFS aponta mais de 270mm para a cidade.

mzVMAhA.png

ECMWF: 361mm

ZsYGmU7.png

Ciclone Chapala - Satélites

Aqua/MODIS - 2015/303 - 10/30/2015 - 09:10 UTC

x9loboN.jpg

Meteosat - anim - Canal Visível - 12h

T3hNzbM.gif

Meteosat - anim - Canal Infravermelho - 24h

ngAgtUm.gif

Nota-se que ele fez uma curva bem acentuada para Sul nas últimas imagens. Deve entrar no Golfo de Áden, um landfall direto em Al Mukalla não parece muito provável, deve tocar terra um pouco a oeste, porém com ventos soprando do mar pro continente na cidade.

Imagens de Radar do Serviço Meteorológico de Omã, mostram algumas pancadas de chuva com alta refletividade, associadas a circulação de Chapala sobre aquele país agora, inclusive próximo de Salalah, aonde teve essa tempestade de granizo.

XcKhBwe.png

Um radar meteorológico em Omã!!!! Deve viver em stand by. :laugh:

Falando sério, eu sempre me perguntei pq não cai granizo nas regiões mais ao centro das tempestades tropicais, pelo menos nunca vi relatos, e relâmpagos são beeeem menos comuns do que n'outros sistemas convectivos. Mesmo ciclones tropicais alcançando das maiores altitudes e as menores temperaturas de topo possíveis. Isso foi uma pergunta! kkkkk

Um radar meteorológico em Omã!!!! Deve viver em stand by. :laugh:

Falando sério, eu sempre me perguntei pq não cai granizo nas regiões mais ao centro das tempestades tropicais, pelo menos nunca vi relatos, e relâmpagos são beeeem menos comuns do que n'outros sistemas convectivos. Mesmo ciclones tropicais alcançando das maiores altitudes e as menores temperaturas de topo possíveis. Isso foi uma pergunta! kkkkk

Parece ser devido ao nível de congelamento ser elevado em um ciclone tropical (perto de 500 hpa), e alguns outros fatores, como velocidade da corrente ascendente...

Nesse link tem mais informações (em inglês)

http://www.theweatherprediction.com/habyhints2/403/

Olá Felipe F, este vídeo é antigo. Seria do Haiyan que ocorreu em 2013.
Obrigado, abraços! :friends:

Olhem essas imagens da cidade de Al Mukalla.

Pensem na quantidade de deslizamentos de terra que irá ocorrer se chover tudo isto que está sendo previsto.

rPulevp.jpg

XDtAqT3.jpg

UyvaCPv.jpg

paul_dw e hawk2man

Como eles estão se preparando? A mídia local está dando 'ibope' para isso? Já estão evacuando Al Mukalla? Meu, mais de 200mm numa cidade com média anual de 40-45mm é MUITA coisa. Vendo essas fotos, pode ser mais grave do que eu imaginava.

Imagem das 06Z:

iJ0Ighc.gif

Como eles estão se preparando? A mídia local está dando 'ibope' para isso? Já estão evacuando Al Mukalla? Meu, mais de 200mm numa cidade com média anual de 40-45mm é MUITA coisa. Vendo essas fotos, pode ser mais grave do que eu imaginava.
Lendo alguns sites de lá, eles estão falando sobre o ciclone, mas a guerra ainda é o assunto principal. Li que cancelaram as aulas e também que houve algumas evacuações. Vale lembrar que a cidade é controlada pela Al-Qaeda.

O ciclone deve fazer landfall dentro de umas 4 horas, caso siga no seu deslocamento atual.

Nas últimas imagens de satélite, já pode ser visto uma tendência de enfraquecimento devido ao ar seco.

AGHea5F.png

Mar bem agitado em Mukalla.

1bf3ZNe.jpg

Peguei do Washington Post:

HucRH6T.gif

Parede do olho já muito próxima de Al Mukalla na imagem das 15UTC.

Mesma imagem do Felipe, mas com outro filtro. Peguei no twitter do Ryan Maue:

RzUWy4m.png

Atualização - Ciclone Chapala

N9Cudtq.gif

L9WXWiZ.gif

As bordas de Chapala já atingem a ilha de Socotra. Chapala deve continuar seu lento avanço rumo à costa do Iêmen, onde deve fazer landfall na terça-feira pela manhã, hora local. Deve enfraquecer e atingir o país como o equivalente a um furacão categoria 1. Leste do Iêmen e extremo sudoeste do Omã devem ficar em alerta máximo pois são esperadas grandes enchentes e ventos muito fortes. Áreas num raio de 50km, em média, do local do landfall devem ter as piores condições, com ventos muito fortes, inundações costeiras pelo avanço do mar e chuvas torrenciais.

As regiões mais atingidas devem ser as das cidades de Sayhut, Itab, Qishn, Haswayn, Nishtun e Al Ghaydah. Deve chover entre 100 e 200mm, mas o GFS chegou a apontar mais de 300mm em 24 horas para algumas áreas. Isso deve provocar um impacto enorme numa região em que a chuva é escassa.

Informações do AccuWeather.

200mm e mais o que choveu em Governador Valadares esse ano...uma regiao tropical perdendo pra uma regiao arida do planeta. :sarcastic: :hysteric:

Parece que o núcleo da tempestade atingiu bem em cima da região de Al Mukalla.

x9Cghbt.gif

Interessante o efeito orográfico que esse chapadão na Somália causou n'uma das bandas do ciclone.

Nos lugares bem ao norte da Somália também deve estar ocorrendo chuva histórica.

fnRSW4D.png

A desintegração do ciclone deve ser bem rápida, já que não haverá umidade pra alimentar convecção adentro do deserto d'Arábia, talvez a baixa até cause tempestades ciclônicas de areia, não sei, é bem comum n'essa região.

Será que vai nascer flores rosas também n'esses desertos? rsrs

Chapala fez landfall como categoria 2, tornando se o ciclone mais forte a fazer landfall em algum país do Mar Arábico.

Existe um registro não oficial de uma rajada de vento de 156 km/h em Mukalla.

mk0237t.jpg

Adrian Linares

@Adriansweather

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=gLNwgSfD5Fk[/bbvideo]

Inundações em Al Mukalla.

oIhSMJP.jpg

4oyCohM.jpg

mVnx22b.jpg

@OmarAlburaiki e @jaferbalfas

Meu Deus do Céu!! Que LOUCURA!!! Isso numa região árida!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

Espero que tenha alguém n'esse carro, pq fazer isso por um automóvel é paulistanice... digo, loucura!

Modelos mostram o atual INVEST 95A, seguindo uma trajetória semelhante a Chapala, porém a previsão atual e que seja um ciclone fraco.

uNKKQFk.png

Existe a possibilidade da formação de um ciclone na Baía de Bengala no final da próxima semana.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.