Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CLIMASTROLOGIA


João Nicolau
 Share

Recommended Posts

Amigos,

Fico feliz que alguns estão enxergando as mudanças climáticas, que são evidentes. O Caco e o Aldo já colocaram duas postagens. Não fui eu que coloquei, ainda bem. Se eu tivesse colocado, muitos estariam me esculachando...

Há coisas que não adianta tapar o sol com a peneira, pois são indiscutíveis. O tempo (no sentido de anos e meteorologicamente falando) vai mostrar que eu, pelo menos em algumas coisas, não estava tão errado, apesar de me tornar cansativo em muitos momentos.

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Fico feliz que alguns estão enxergando as mudanças climáticas, que são evidentes. O Caco e o Aldo já colocaram duas postagens. Não fui eu que coloquei, ainda bem. Se eu tivesse colocado, muitos estariam me esculachando...

Há coisas que não adianta tapar o sol com a peneira, pois são indiscutíveis. O tempo (no sentido de anos e meteorologicamente falando) vai mostrar que eu, pelo menos em algumas coisas, não estava tão errado, apesar de me tornar cansativo em muitos momentos.

Abraços a todos.

 

O Aldo e o Caco estão falando exclusivamente da cidade de São Paulo. Já você costuma falar de todo o sul do país o que nem sempre é verdade. O clima aqui do Vale do Itajaí está bem normal só este ano que está quente. Os outros verões estão normais como sempre, pois sempre fez calor aqui. Então cuidado para não generalizar.

Link to comment
Share on other sites

João Nicolau,

 

Como o combinado. [ e considerando como verdades as características astrológicas de um leonino]

 

Eu não posso passar o dia inteiro respondendo mp's dos outros 11 signos zodiacais que querem ao menos uma tosada na juba do Leão.

 

Sem considerar outros leoninos...Espero que lembre que a vida de Simba não foi muito feliz ao lado do tio Scar.

 

Vamos lá,

 

Primeiro. Eu tenho um computador só para rodar todas as versões em todos os cenários dos modelos do IPCC.

 

E ainda preciso da ajuda do Marcelo para abrir novos formatos de arquivos.

 

Isto dás um trabalho [nem tanto] toma tempo... muito tempo.

 

Veja hoje eu tenho muito tempo [que bom, né] do pouco tempo que me resta [chato, né].

 

Na vida real e no mundo dos modelos,

 

O gráfico abaixo representa a temperatura REAL de São Joaquim [dados fornecidos por Ronaldo Coutinho do Prado] e outro gráfico sobreposto gerado pelo CMPI 5 no cenário AB. [ isto como foi o período 1955/2012] infelizmente faz dois anos que o purga não me manda as atualizações.

 

Pergunta simples [ambos apresentam o mesmo aquecimento]

 

Qual é o modelo e qual é o Real ?

 

Sorry...mes de[highlight=yellow]DEZEMBRO[/highlight]

 

2po8ksm.png

Link to comment
Share on other sites

TINHA CERTEZA, MAS FUI TEIMOSO, É PERDA DE TEMPO MESMO, MAIS FÁCIL DAR MURRO NA PONTA DE UM PREGO, PELO MENOS ELE ENTENDE. PARA O PREGO, O NORMAL EM JULHO É MÁXIMAS ABSOLUTAS ENTRE 19/23°C, NÃO RARO 24°C.

 

VOLTANDO AO ASSUNTO, POUCAS MUDANÇAS, OS MODELOS MANTENDO O FRIO, P/ÉPOCA, NO PERÍODO DE NATAL, ANTES O CALORÃO, ENTRE 36/40 EM ALGUNS PONTOS DO LITORAL/SC E BAIXO ITAJAÍ NO DOMINGO.

 

TORONTO É FRIO EM DEZEMBRO? SIM, É. POIS SE O CARLOS TIVESSE IDO EM 2013, NA MESMA ÉPOCA, TERIA PEGO "CALOR", DIFERENÇA ENORME ENTRE ESTE ANO E 2013, MAS COMO O CARLOS TEM CABEÇA, OBVIAMENTE ELE SABERIA TER TIDO AZAR/SORTE DE NÃO PEGAR UM DIA NORMAL DA CIDADE. ASSIM COMO EM 1996 TIVE O DESPRAZER DE USAR BERMUDA PERTO DA MEIA-NOITE EM PLENO JUNHO EM B.JARDIM, SE FOSSE UM "AMIGO" CONHECIDO DIRIA QUE A SERRA CATARINENSE NÃO TEM TODO O FRIO QUE DIZ TER, TODOS SABEM COMO FOI 1996 (30/5O CM DE NEVE POUCOS DIAS DEPOIS DE ESTAR LÁ...)

 

PERFEITO! Então que não venham dizer que São Joaquim é frio praticamente o ano todo, porque não é! Está mais do que provado. É um inverno fraco, com cara de Brasil. Faz um frio razoável de vez em quando, que é notícia. É nesse ponto que bato: temos que ser realistas, principalmente com os turistas. Vivemos num país predominantemente tropical. Só isso.

Abraços.

 

Meu Deus, quanta baboseira JT. Realmente te aconselho a passar as férias em São Joaquim, pra ver se você muda de opinião. Passei minhas férias em Maio em Bom Jardim e posso te garantir que era raro andar sem casaco por lá.

Link to comment
Share on other sites

UFA! Excelente notícia para os gaúchos e catarinenses, que enfrentaram um 2014 com verão sem precedentes em janeiro e fevereiro (calor estúpido) e um inverno praticamente sem frio... A compensação, de alguma forma, teria que vir. Estava demais.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/verao/noticia/2014/12/verao-sera-mais-chuvoso-e-menos-quente-no-estado-em-2015-4666012.html

Link to comment
Share on other sites

UFA! Excelente notícia para os gaúchos e catarinenses, que enfrentaram um 2014 com verão sem precedentes em janeiro e fevereiro (calor estúpido) e um inverno praticamente sem frio... A compensação, de alguma forma, teria que vir. Estava demais.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/verao/noticia/2014/12/verao-sera-mais-chuvoso-e-menos-quente-no-estado-em-2015-4666012.html

Vc e mais um pessoal aí do RS tem uma mania chata de citar Rio Grande do Sul e Santa Catarina ignorando dmais estados do Brasil.

É bom lembrar q o Paraná q tbm faz parte do Sul registrou recordes de calor no verão 2014.

Outros estados idem.

Mas tá… vc sempre fala o q ker!

 

Gostei desta parte he he:

 

10152597_312389825625327_6170848483462179644_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=bde257a77936ad128317102c0deba1a3&oe=55423C29&__gda__=1430039107_8c52dcdad42a438db161e28b925dd9f8

Link to comment
Share on other sites

A insolação de 7 de dezembro é diferente da do dia 24. Se bater uns 12oC já seria algo espetacular.

 

É uma pena não termos recordes diários no Brasil.

 

A diferença da insolação e 07/12 para 24/12 é mínima! Não tem diferença significativa neste caso.

Acredito num "refresco", principalmente de manhã cedo, mas frio como estão dizendo não acredito. Um dia que a máxima chega a 25°c ou 27°c não é frio nem aqui e em lugar algum, me desculpe.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Hehe Kim esse lance da hegemonia do RS em relação ao "Sul" é "antigo"...Eu levo tudo na esportiva e apenas acho graça. Acho muito engraçado quando os gaúchos tratam SC como uma espécie...., não sei bem ao certo, de "irmã mais nova", é por aí? "Os catarina..." rsrsrs

 

 

Bom lembrar que o PR já pertenceu ao Estado de SP, que Lages era um ponto estratégico de SP (se não me engano os "tropeiros! é isso?). Porém vejo Curitiba MUITO mais (culturalmente digo) semelhante ao Sul do que Sampa. Já o Norte do PR se assemelha mais ao interior paulista (região de Prudente, se não me engano).

 

Acho bonito quando (não apenas os gaúchos) mas os outros Estados sulinos tratam admiradamente o RS de "Rio Grande". Percebo um paradoxo. Ao mesmo tempo os Estados de SC e PR admiram o RS (parece que é o "Paizão do "Sul"), ao mesmo tempo sentem-se incomodados com os gaúchos por se sentirem os "donos" do Sul. Já tive contato com pessoas de SC que desprezam gaúchos por se "sentirem superiores" aos demais "irmãos sulinos" e gaúchos que realmente "se sentem os bacanas" e "donos do Sul"; "Ahh.. Eu sou GAÚCHO!". No fim das contas sempre acho engraçado essas rivalidades domésticas e levo na esportiva.

 

Tenho familiares em várias localidades do Sul: Chapecó, POA, Curitiba, Floripa, Caxias, Bento Gonçalves (meus avós maternos nasceram em Bento!; Sou Pasquali!), São Borja. Meu contato é mínimo com o pessoal de lá, mas há dez dias um pessoal de POA esteve em casa e me convidou para ir a Gramado ano que vem, e é quase certo que vou. Gosto muito do Sul e meu projeto é morar em Caxias.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Minha pedra é amestista

Tenho alma de artista,

mesmo instituto em menos de 30 dias,

Samba in love,

 

Turismo: litoral de Santa Catarina terá um verão mais quente do que o normal Topografia do Estado é vulnerável às chuvas de verão e à neve no inverno

 

Durante cerca de 60 dias, a população de Florianópolis chega a dobrar, por causa dos turistas que viajam até a capital catarinense para aproveitar as férias de verão. Para 2015, a secretaria de turismo da cidade espera mais de 1,5 milhão de visitantes. Em Balneário Camboriú, durante o ano a população fica em torno de 100.000 pessoas, mas esse valor passa de 1 milhão na alta temporada. A notícia para a próxima estação é boa: [highlight=yellow]o verão será mais quente do que o normal nas praias de Santa Catarina.[/highlight]

 

===============

 

Não que o verão será um estação menos quente, mas nada que se compare ao início de 2014. As máximas de até 40,6°C — temperatura registrada na Capital em 6 de fevereiro —,[highlight=yellow]darão lugar à previsão de dias com 2 graus centígrados abaixo da média em fevereiro e março[/highlight], época em que a chuva também passa a marcar maior presença.

 

— As chuvas não serão tão regulares, mas quando vierem, será com intensidade — explica Evandro Magalhães, técnico da Somar Meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Hehe Kim esse lance da hegemonia do RS em relação ao "Sul" é "antigo"...Eu levo tudo na esportiva e apenas acho graça. Acho muito engraçado quando os gaúchos tratam SC como uma espécie...., não sei bem ao certo, de "irmã mais nova", é por aí? "Os catarina..." rsrsrs

 

 

Bom lembrar que o PR já pertenceu ao Estado de SP, que Lages era um ponto estratégico de SP (se não me engano os "tropeiros! é isso?). Porém vejo Curitiba MUITO mais (culturalmente digo) semelhante ao Sul do que Sampa. Já o Norte do PR se assemelha mais ao interior paulista (região de Prudente, se não me engano).

 

Acho bonito quando (não apenas os gaúchos) mas os outros Estados sulinos tratam admiradamente o RS de "Rio Grande". Percebo um paradoxo. Ao mesmo tempo os Estados de SC e PR admiram o RS (parece que é o "Paizão do "Sul"), ao mesmo tempo sentem-se incomodados com os gaúchos por se sentirem os "donos" do Sul. Já tive contato com pessoas de SC que desprezam gaúchos por se "sentirem superiores" aos demais "irmãos sulinos" e gaúchos que realmente "se sentem os bacanas" e "donos do Sul"; "Ahh.. Eu sou GAÚCHO!". No fim das contas sempre acho engraçado essas rivalidades domésticas e levo na esportiva.

 

Tenho familiares em várias localidades do Sul: Chapecó, POA, Curitiba, Floripa, Caxias, Bento Gonçalves (meus avós maternos nasceram em Bento!; Sou Pasquali!), São Borja. Meu contato é mínimo com o pessoal de lá, mas há dez dias um pessoal de POA esteve em casa e me convidou para ir a Gramado ano que vem, e é quase certo que vou. Gosto muito do Sul e meu projeto é morar em Caxias.

 

Abs!

 

Eu detesto essa discriminação que muitos gaúchos fazem, tipo: O Rio Grande é meu país! Acho horrível.

O meu país é o Brasil e eu o amo de Norte a Sul! Não me considero bairrista. Nem poderia, sendo turismólogo. Valorizo todo o meu país e todas as diferentes manifestações culturais presentes nele.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A insolação de 7 de dezembro é diferente da do dia 24. Se bater uns 12oC já seria algo espetacular.

 

É uma pena não termos recordes diários no Brasil.

 

A diferença da insolação e 07/12 para 24/12 é mínima! Não tem diferença significativa neste caso.

Acredito num "refresco", principalmente de manhã cedo, mas frio como estão dizendo não acredito. Um dia que a máxima chega a 25°c ou 27°c não é frio nem aqui e em lugar algum, me desculpe.

Abraços.

10152597_312389825625327_6170848483462179644_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=bde257a77936ad128317102c0deba1a3&oe=55423C29&__gda__=1430039107_8c52dcdad42a438db161e28b925dd9f8

Link to comment
Share on other sites

Acho bonito quando (não apenas os gaúchos) mas os outros Estados sulinos tratam admiradamente o RS de "Rio Grande". Percebo um paradoxo. Ao mesmo tempo os Estados de SC e PR admiram o RS (parece que é o "Paizão do "Sul"), ao mesmo tempo sentem-se incomodados com os gaúchos por se sentirem os "donos" do Sul. Já tive contato com pessoas de SC que desprezam gaúchos por se "sentirem superiores" aos demais "irmãos sulinos" e gaúchos que realmente "se sentem os bacanas" e "donos do Sul"; "Ahh.. Eu sou GAÚCHO!". No fim das contas sempre acho engraçado essas rivalidades domésticas e levo na esportiva.

 

Tenho familiares em várias localidades do Sul: Chapecó, POA, Curitiba, Floripa, Caxias, Bento Gonçalves (meus avós maternos nasceram em Bento!; Sou Pasquali!), São Borja.

 

Esta ideia é um pouco diferente aqui no Centro-Nordeste catarinense. Chapecó é muito diferente, além de ser colonizada por gaúchos é divisa. Florianópolis também tem algumas famílias. O manezinho da ilha é bem peculiar. Então é mais fácil afirmar que essa admiração toda se dá pelos próprios gaúchos. Creio que no Paraná seja parecido. Mas isso é OFF.

 

--

 

Rio+Negrinho+-+Foto+Ana+D.+Schukosky.jpg

 

10.jpg

 

1828484.jpg

 

Três pequenas cidades fazem aniversário hoje. Rio Dos Cedros (foto de 23/07/2013), Lebon Régis(foto de 20/06/1981) e Siderópolis. "Ache a automática".

 

--

 

Ontem tivemos chuva com linha de instabilidade bem uniforme, bem típico de verão já. 25ºC.

Link to comment
Share on other sites

Brasil nunca foi o país do frio, mas as décadas de 60, 70 e 80 tiveram bons episódios de nevada! Em 1984 nevou com acumulação nos morros até em Porto Alegre, neve que eu presenciei com 12 anos de idade!

Eram outros tempos, que dificilmente voltarão. Em 2013 tivemos alguns episódios de neve, que mataram as saudades da neve, mas NADA comparado ao que tínhamos antigamente.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Brasil nunca foi o país do frio, mas as décadas de 60, 70 e 80 tiveram bons episódios de nevada! Em 1984 nevou com acumulação nos morros até em Porto Alegre, neve que eu presenciei com 12 anos de idade!

Eram outros tempos, que dificilmente voltarão. Em 2013 tivemos alguns episódios de neve, que mataram as saudades da neve, mas NADA comparado ao que tínhamos antigamente.

Abraços.

 

Depende, JT. Em SC e no PR foi um dos episódios de neve mais significativos da história.

 

Mas em todo caso, sim, bons tempos que parecem não voltar mais. Sonho em algum dia voltar a ver

um inverno como 1996. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Brasil nunca foi o país do frio, mas as décadas de 60, 70 e 80 tiveram bons episódios de nevada! Em 1984 nevou com acumulação nos morros até em Porto Alegre, neve que eu presenciei com 12 anos de idade!

Eram outros tempos, que dificilmente voltarão. Em 2013 tivemos alguns episódios de neve, que mataram as saudades da neve, mas NADA comparado ao que tínhamos antigamente.

Abraços.

 

Depende, JT. Em SC e no PR foi um dos episódios de neve mais significativos da história.

 

Mas em todo caso, sim, bons tempos que parecem não voltar mais. Sonho em algum dia voltar a ver

um inverno como 1996. Abraços

 

 

AJUDE RENAN.

Link to comment
Share on other sites

Pode até ser, já que o assunto realmente encheu o saco...mas eu já fui mais descrente do GW...

 

Quanto a mim, não é que eu seja descrente do GW, mto menos profeta do apocalipse. Eu vejo assim:

- muitas estações que registraram aquecimento, o fizeram porque a cidade chegou até elas

- porém, mesmo algumas estações q estão no meio do nada, tb registraram; evidente q nelas o aquecimento foi menor do q naquelas que foram engolidas pela urbanização

- sim, o Sol é o comandante geral da coisa, porém, é possível q o homem tenha sim uma parcela de responsabilidade, e o desafio aqui é quantificar a parcela de cada um

Link to comment
Share on other sites

 

Vini, tentando te ajudar.

 

14ºC não é frio, nem quente e muito "fresquinho".

 

14ºC são apenas 14ºC um número tão bonito quanto 28,3ºC ou -17,6ºC.

 

A pergunta deve ser completa: 14ºC, onde e quando?

 

14 graus...para um gaucho acho que é fresco, mas em dezembro que a temperatura bate 33/35.....torna-se frio..!!

 

14 graus para Nova York agora no Natal, penso que veremos pessoas de bermuda nas ruas....

 

Não dá pra estabelecer uma regra sobre um determinado numero...

 

Carlos, demorei a responder ,pois estave em contacto com James T. Kirk, que autorizou o experimento abaixo, agradeço a ajuda do amigo e engenheiro-chefe Scott a bordo das nave estelare USS Enterprise.

 

Agradeço a Tenente Uhura por blindar o abrigo para evitar sons externos.

 

Também agradeço ao Drº Leonard H. "Magro" McCoy que recomendou que a utilização de novaiorquinos na experiência.

 

Como estávamos em 2275 não foi difícil localizar um dia na história que NYC e POA na mesma hora estavam a 14,0ºC. [apesar de não ser um requisito importante dada a possibilidade de viajar no tempo...eu não quis causar transtornos maiores]

 

Colocamos o novaiorquino tal como estava vestido dentro de um abrigo meteorológico [McCoy fez as medidas do estado geral do experimento] atestando o conforto térmico do novaiorquino, imediatamente Scott teletransportou o abrigo do Central Park para o Jardim Botânico em Porto Alegre.

 

Por incrível que pareça nosso amigo cobaia que no experimento recebeu o nome de Jonh não sentiu diferença nenhuma.

 

14ºC são 14ºC em qualquer lugar do mundo.

 

Os dados de uma estação devem estar referenciados ao tempo e espaço [são Joaquim, 23 de dezembro de 2014

às 13:00 horas]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

14ºC são 14ºC em qualquer lugar do mundo.

 

Abraços

 

Estou ouvindo você bater bastante nesta tecla. Primeiro (é óbvio que você sabe disso) que tem "os 14ºC" influenciados por fatores (umidade, sol, chuva, vento, etc) que alteram a percepção,sensibilidade (termômetro de pele/by João Tur); por isso a tal da chamada "sensação térmica", que eu, há muito tempo não dava bola, mas agora "dou bola" ("prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

 

Segundo: aspecto psicológico. Uma coisa é 14ºC às 02 da madrugada,outra, ao meio dia! Sua cabeça (mesmo que inconscientemente está mais "preparada" para temperaturas mais baixas de noite/madrugada/início da manhã. Inversamente proporcional a partir do meio da tarde, almoço, e toda tarde! E, para os mais conhecedores de meteorologia, como NÓS, 14ºC em altitude é uma coisa, com tempo seco é outra coisa, e por aí vai...

 

Mafili! Não seja simplista; justo você!!!

Link to comment
Share on other sites

14ºC são 14ºC em qualquer lugar do mundo.

 

Abraços

 

Estou ouvindo você bater bastante nesta tecla. Primeiro (é óbvio que você sabe disso) que tem "os 14ºC" influenciados por fatores (umidade, sol, chuva, vento, etc) que alteram a percepção,sensibilidade (termômetro de pele/by João Tur); por isso a tal da chamada "sensação térmica", que eu, há muito tempo não dava bola, mas agora "dou bola" ("prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

 

Segundo: aspecto psicológico. Uma coisa é 14ºC às 02 da madrugada,outra, ao meio dia! Sua cabeça (mesmo que inconscientemente está mais "preparada" para temperaturas mais baixas de noite/madrugada/início da manhã. Inversamente proporcional a partir do meio da tarde, almoço, e toda tarde! E, para os mais conhecedores de meteorologia, como NÓS, 14ºC em altitude é uma coisa, com tempo seco é outra coisa, e por aí vai...

 

Mafili! Não seja simplista; justo você!!!

 

Lamento, Caco.

 

A opinião ou palpite de alguns,

 

Não pode alterar as Leis da Termodinâmica.

 

Sinto muito a lei zero e as tres leis não podem ser alteradas.(exceto que estejam almejando o prêmio Nobel mais fácil que alguém ganhou...)

 

Então mantido: 14ºC são 14ºC

 

EM QUALQUER LUGAR DO UNIVERSO EM QUALQUER TEMPO DESDE A ORIGEM DO MESMO.

 

===============

 

Seria interessante observar a anisotropia do universo deste ponto de vista.

 

O estado da matéria Bose-Einstein poderia ser observado a temperatura ambiente.

 

Enfim, tal corrupção da física leva a um universo muito interessante.

 

Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

14ºC são 14ºC em qualquer lugar do mundo.

 

Abraços

 

Estou ouvindo você bater bastante nesta tecla. Primeiro (é óbvio que você sabe disso) que tem "os 14ºC" influenciados por fatores (umidade, sol, chuva, vento, etc) que alteram a percepção,sensibilidade (termômetro de pele/by João Tur); por isso a tal da chamada "sensação térmica", que eu, há muito tempo não dava bola, mas agora "dou bola" ("prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

 

Segundo: aspecto psicológico. Uma coisa é 14ºC às 02 da madrugada,outra, ao meio dia! Sua cabeça (mesmo que inconscientemente está mais "preparada" para temperaturas mais baixas de noite/madrugada/início da manhã. Inversamente proporcional a partir do meio da tarde, almoço, e toda tarde! E, para os mais conhecedores de meteorologia, como NÓS, 14ºC em altitude é uma coisa, com tempo seco é outra coisa, e por aí vai...

 

Mafili! Não seja simplista; justo você!!!

 

Perfeito Caco.

 

Somos seres orgânicos feitos basicamente de água e não máquinas termodinâmicas.

Link to comment
Share on other sites

"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."

Protágoras

 

Por mais que um equipamento de precisão aponte 14 graus, a maneira como é medida a temperatura não é a mesma que um corpo "mede" ou "sente", a umidade, vento, nebulosidade certamente tem muita influencia, isso sem entrar na parte psicológica da coisa, que deixa tudo mais complexo e subjetivo ainda.

Link to comment
Share on other sites

"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."

Protágoras

 

Por mais que um equipamento de precisão aponte 14 graus, a maneira como é medida a temperatura não é a mesma que um corpo "mede" ou "sente", a umidade, vento, nebulosidade certamente tem muita influencia, isso sem entrar na parte psicológica da coisa, que deixa tudo mais complexo e subjetivo ainda.

 

Interessante de Protágoras até Newton são uns 2100 anos de um caminho se não totalmente resolvido ao menos é bem conhecido.

 

Não se preocupe em seguida vem Sócrates, Platão e Aristóteles.

 

É evidente que cairemos em uma espiral da morte ou uma eterna discussão sobre as coisas.

 

A interpretação básica segue abaixo

Se o homem é a medida de todas as coisas, então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente, em outro. Esta máxima também significa que as coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo.

 

A posição de Protágoras seria " Eu não reconheço 14ºC como algo que me faz sentido"

 

Abraços relativos

Link to comment
Share on other sites

Poucos cientistas nos fornecem as suas mais intimas confissões do incrível processo criativo.

 

Das coisas sem pé nem cabeça,

 

Galileo, morreu em 1642,

 

Newton nasceu em 1642,

 

Tornou-se o primeiro professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

O atual professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

Stephen William Hawking

 

Que nasceu em 1942,

 

Sabe o que isto significa para a ciência?

 

Nada

Link to comment
Share on other sites

Poucos cientistas nos fornecem as suas mais intimas confissões do incrível processo criativo.

 

Das coisas sem pé nem cabeça,

 

Galileo, morreu em 1642,

 

Newton nasceu em 1642,

 

Tornou-se o primeiro professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

O atual professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

Stephen William Hawking

 

Que nasceu em 1942,

 

Sabe o que isto significa para a ciência?

 

Nada

 

Mas,para mim que gosto dos "mistérios" dos números e de algumas coisas de "difíceis explicações", acho "encantador", "charmoso", "enigmático" (esta última é a palavra que eu acho mais coerente e que se encaixa melhor com o que tento expressar).

Link to comment
Share on other sites

Poucos cientistas nos fornecem as suas mais intimas confissões do incrível processo criativo.

 

Das coisas sem pé nem cabeça,

 

Galileo, morreu em 1642,

 

Newton nasceu em 1642,

 

Tornou-se o primeiro professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

O atual professor lucasiano de Matemática no Trinity,

 

Stephen William Hawking

 

Que nasceu em 1942,

 

Sabe o que isto significa para a ciência?

 

Nada

 

Mas,para mim que gosto dos "mistérios" dos números e de algumas coisas de "difíceis explicações", acho "encantador", "charmoso", "enigmático" (esta última é a palavra que eu acho mais coerente e que se encaixa melhor com o que tento expressar).

 

kkkkkkkkkk....

 

Entenda como um bate papo,

 

Sendo você um jovem a 2400 anos atrás em Atenas.....

 

Certamente você estaria cantando Metamorfose Ambulante (Nenhuma incoerência Rauzito nasceu a 10.000 anos atrás)

 

A procura da razão nos números foi uma " seita" chamada de Pitagórica.

 

Neste ponto o Caco tem um problema. A razão versus o sentimento (sentimento aqui: a percepção da realidade através dos sentidos como exposto por Heráclito e Protágoras)

 

Bom, os pitagóricos resolveram este problema quando conseguem matematizar a escala musical, logo, se o números formam a escala musical isto implica que os números controlam os sentimentos (se você compreender música como expressão do sentimento).

 

Então os números são racionais.

 

Creio que não preciso explicar o teorema de Pitágoras.

 

Aquela coisa do quadrado da hipotenusa ser a soma do quadrado do catetos.....

 

Parece simples, né?

 

Agora extraia a raiz quadrada de 2 que seria a soma dos catetos de um triângulo de lados igual 1.

 

Como chama este tipo de número?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Agora extraia a raiz quadrada de 2 que seria a soma dos catetos de um triângulo de lados igual 1.

 

Como chama este tipo de número?

 

Abraços

 

Mafili, estou de saída para a Granja Viana e sem tempo .... Como te falei, sou meio lerdo/"loira", "demora para cair a ficha", tenho que "colocar no papel",etc..

 

Lá na Granja ou amanhã vejo esse negócio/"teorema" e tento entender melhor como chama esse tipo de número; decifrar esse enigma "X".

 

Abs!

 

5ª feira às 08:30

 

Pronto. Agora com tempo. Esse número é uma raíz quadrada de 2, ou 2 elevado a meio. Não sei como elevar dois a meio na "unha"..., já devo ter aprendido no colegial mas não me recordo..... Vou ver se acho na internet e volto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A mínima nesta madruga de Natal foi de 18,5ºC, porém, a sensação foi acentuada (para baixo) pelos seguintes motivos psicológicos e econtextuais: a máxima foi de apenas 20ºC durante TODO O DIA (esperava-se uma queda maior), a repercussão do "Natal com frio" ficava matutando" na minha cabeça de "membro do BAZ", as condições climáticas geravam uma sensação mais baixa do que a que o termômetro, o qual acertadamente registrava "os reais 18,5ºC", devido ao tempo úmido e ventinho (sensação x temperatura real). Além do que, nossos corpos orgânicos já estavam acostumados e preparados (inteligência corporal) a temperaturas "mais altas" desde outubro; ou seja, mais sensíveis ao frio. Então 18,5ºC para à noite, com muita umidade e ventinho, PARA O NOSSO CORPO ORGÂNICO, parecia uns 16ºC!

 

Por isso às vezes discordo do Mafili! 14º às vezes pode não ser 14ºC; tudo depende bastante do contexto, pessoas, etc... há uma carga muito grande desses fatores que pesam demais nessa equação!!

Link to comment
Share on other sites

 

5ª feira às 08:30

 

Pronto. Agora com tempo. Esse número é uma raíz quadrada de 2, ou 2 elevado a meio. Não sei como elevar dois a meio na "unha"..., já devo ter aprendido no colegial mas não me recordo..... Vou ver se acho na internet e volto.

 

Feliz natal Caco,

 

Li a tua mensagem posterior a esta....prefiro continuar aqui com a raiz quadrada de 2,

 

Vou te ajudar a fazer a conta na unha.

 

Basta fazer uma conta de multiplicação (desculpa, uma criança de 9 nove anos deveria estar apta não entenda como ofensa)

 

veja:

 

raiz quadrada de 2 é o número que multiplicado por ele mesmo o resultado é 2.

 

começando:

 

1 vezes 1 = 1 é pouco

 

2 vezes 2 = 4 é muito

 

conclusão a raiz quadrada de 2 é um número entre 1 e 2

 

vai tentando.....dica tente 1,5.....Lembra-se você está em Atenas no ano 400 AC.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Sei que dois elevado a meio é = raiz quadrada de 2 = 1,444..........

 

Mafili, um dos meus pecados capitais, além da gula e luxúria, é a preguiça, entende? Tenho resistência a aprender coisas novas devido a preguiça, comodidade, etc...

 

1,5 *1,5 (fiz na unha) = 2,25. Ainda longe dos 1,44!! Ou seja, TEM QUE SER < QUE 1,5!

Link to comment
Share on other sites

CACO, NÃO PERCA TEMPO. QUANDO ELE RESOLVE SER BIRRENTO É PERFEITO.[/quot e]

 

Ronaldo, kkkkkkkkkk

 

Veja, Você faz uma observação sobre o BIRRENTO Mafili,

 

Mas, infelizmente não esclarece o porquê quando uma Davis marca 14ºC em Buenos Aires ela está certa e quando ela marca 14ºC Nova York ela está errada. Visto que 14ºC é diferente de 14ºC.

 

Como existe uma aversão ao experimentalismo .....

 

Tente fazer o seguinte,

 

material:

 

- um pedaço de barbante

 

- uma régua

 

- um objeto circular (redondo) pode ser algo como a tampa de uma panela comum.

 

procedimento

 

Com a ponta da "unha" segure o barbante com a outra mão envolva o barbante até voltar a "unha"

 

Meça o comprimento com a régua.

 

marque este número e chame de "c" comprimento.

 

Com a régua meça o diâmetro da tampa ou do objeto redondo e chame de "d"

 

última fase;

 

DIVIDA C POR D,

 

publique o resultado

 

Abração

 

Tim ainda sem funcionar apenas o vivo

Link to comment
Share on other sites

MUDE O DISCO.

 

Serve um disco também.

 

Neste caso faça assim,

 

É até mais fácil.....simples.

 

Em uma superfície plana [ como uma mesa] faça uma linha de partida e com uma caneta de marcação marque um ponto no disco [suponho de vinil] utilizando a mesma caneta coloque-a no furo do disco, deslize o disco pela mesa até completar uma volta quando isso ocorrer marque uma linha de chegada.

 

Com auxílio de uma régua meça a distância percorrida, anote e chame de "C" comprimento

 

Com a mesma régua, agora ficou mais fácil, centralize o "zero" da régua no centro do furo do disco e meça a distância até a borda do disco, neste caso você mediu o raio agora multiplique o raio por 2 e você obterá o diamêtro chamado simplesmente de de "D".

 

Faça a seguinte conta divida C por D e compare com resultado anterior.

 

Abraços,

 

mais tarde vou na Tim

Link to comment
Share on other sites

MUDE O DISCO.

 

Serve um disco também.

 

Neste caso faça assim,

 

É até mais fácil.....simples.

 

Em uma superfície plana [ como uma mesa] faça uma linha de partida e com uma caneta de marcação marque um ponto no disco [suponho de vinil] utilizando a mesma caneta coloque-a no furo do disco, deslize o disco pela mesa até completar uma volta quando isso ocorrer marque uma linha de chegada.

 

Com auxílio de uma régua meça a distância percorrida, anote e chame de "C" comprimento

 

Com a mesma régua, agora ficou mais fácil, centralize o "zero" da régua no centro do furo do disco e meça a distância até a borda do disco, neste caso você mediu o raio agora multiplique o raio por 2 e você obterá o diamêtro chamado simplesmente de de "D".

 

Faça a seguinte conta divida C por D e compare com resultado anterior.

 

Abraços,

 

mais tarde vou na Tim

 

Não importa o tamanho da circunferência, o resultado vai ser sempre a constante PI.

Podemos mudar de disco agora (=

Link to comment
Share on other sites

 

Não importa o tamanho da circunferência, o resultado vai ser sempre a constante PI.

Podemos mudar de disco agora (=

 

Não, sorry.

 

Estamos apenas começando.

 

Pergunto; Fez a experiência?

 

Para mim é importante saber.

 

Fez?

 

 

Não, mas suponho o que aconteceria caso o experimento fosse feito com equipamentos básicos...

Não daria uma um numero com infinitas casas decimais que não se seguem padrão algum como o Pi.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.