Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

Buenos dias amiguinhos, como vai ??

 

Praia Grande agora com tempo limpo, tivemos chuva praticamente a noite inteira em formas de pequenas pancadas e perdurou até por volta das 7 da manhã.

 

Hoje ainda poderemos ter alguma chuva leve, amanhã promete ser dia de calor e muito sol.

 

Vitor e Leo em Mongaguá domingão, regado a "breja".

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje tivemos a madrugada mais fria deste episódio na maioria das cidades de SC, geou pelo terceiro dia no alto da serra, também no pátio da Climaterra (57 dias no pátio e 85 no alto da serra em 2014), onde deu 6,1°C e -0,8°C na relva. As menores mínimas de SC hoje;

 

1,5 Urupema/Epagri

5,2 S.Joaquim/Epagri

5,3 Rio Rufino/Epagri

5,4 Painel/Epagri

5,8 Bom Retiro/Epagri

6,5 Bom Jardim da Serra/Epagri

6,5 Lages/Epagri

7,9 Água Doce/Epagri

8,0 Três Barras/Epagri

8,2 Lebon Régis/Epagri

9,1 Alfredo Wagner/Epagri

9,2 Fraiburgo

9,3 frei Rogério/Epagri

9,3 Campos Novos/Epagri

9,4 Santa Cecília/Epagri

9,6 Rio Negrinho/Epagri

9,7 Caçador/Inmet.

 

Na Capital, Floripa, fez 14,8°C/Epagri, a menor do mês.

Link to comment
Share on other sites

Imagem impressionante Zie!

Esse "nada" sobre o Sul é deprimente!

 

Kim, no Vale do Itajaí deprimente é quando temos sol e nuvens, e é o que está acontecendo agora. Isso significa ar quente, umidade alta, máxima alta e mínima alta. Nos próximos dias a chapa vai esquentar por aqui. Começou a tragédia, se bem que depois de 2014 já estou vacinado. Só me sinto mal acima de 33ºC. :pleasantry:

 

Madrugada com variação de nuvens por aqui, limpando ao amanhecer. Já temos 27ºC com maravilhosos 59% de umidade.

 

Coutinho, que "surra" de Urupema!!! SJ não cansa de ser surrada por Urupema? :rofl:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

xgl5w6.png

É inegável que o verão aqueceu na década de 2010. Não só fevereiro, como dezembro e janeiro também esquentaram. As piores ondas de calor que já vi foram, disparados, a desse ano e a da fevereiro de 2010. De qualquer forma, pode ser uma flutuação climática pontual. Só saberemos se é realmente uma tendência ao longo dessa década.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Imagem impressionante Zie!

Esse "nada" sobre o Sul é deprimente!

 

Kim, no Vale do Itajaí deprimente é quando temos sol e nuvens, e é o que está acontecendo agora. Isso significa ar quente, umidade alta, máxima alta e mínima alta. Nos próximos dias a chapa vai esquentar por aqui. Começou a tragédia, se bem que depois de 2014 já estou vacinado. Só me sinto mal acima de 33ºC. :pleasantry:

 

Madrugada com variação de nuvens por aqui, limpando ao amanhecer. Já temos 27ºC com maravilhosos 59% de umidade.

 

Coutinho, que "surra" de Urupema!!! SJ não cansa de ser surrada por Urupema? :rofl:

 

NÃO TENHO O CETREJO, SÓ NA SEGUNDA PEGAREI O DADO, DEVE TER DADO ENTRE 2/4°C.

 

38,4 A 1,5 ENTRE TERÇA A SÁBADO, O EUROPEU PEGOU DIREITINHO, DESDE SEGUNDA JÁ TINHA AVISADO DA GRANDE VARIAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

É inegável que o verão aqueceu na década de 2010. Não só fevereiro, como dezembro e janeiro também esquentaram. As piores ondas de calor que já vi foram, disparados, a desse ano e a da fevereiro de 2010. De qualquer forma, pode ser uma flutuação climática pontual. Só saberemos se é realmente uma tendência ao longo dessa década.

 

Abraços calorosos!

 

 

VARIABILIDADE DO CLIMA.

 

ASSIM COMO TIVEMOS 10 ANOS SEGUIDOS DE INVERNOS PÍFIOS ENTRE 60/70, EM iTAPIRANGA, TEVE UM PERÍODO DE 8 ANOS SEGUIDOS DE FRIO (MÉDIA) FORTE ENTRE 80/90, DEPOIS ESQUENTOU, AGORA VOLTOU A CAIR.

Link to comment
Share on other sites

Este ano a transição de primavera para verão está bem gradual.

 

Desde fins de outubro conforme foram passando as semanas o nº de dias de verão vem aumentando pouco a pouco em relação a dias de primavera.

 

Falta pouco, mas pra mim o verão não fincou os pés completamente!

 

 

Beto, percebo que vc tbém gosta de acompanhar as mudanças de estação, assim como eu. Eu estava prestes a declarar o início do verão climático neste miolo dessa semana ATÉ a chegada desta FF, que foi até fortinha para a época. Com isso acho que AINDA estamos em transição, mas, como você bem disse, com quase os dois pés no verão. Não me arrisco a cravar uma data ainda para o início do verão climático pois os modelos e as previsões dos institutos ainda estão imprecisos. O verão com início mias tardio aqui em Sampa foi dez/2010, iniciando dia 10/dez. Os mais precoces iniciaram por volta de 20/nov.

 

Abs

 

Sim Caco, temos estilos parecidos :)

 

E o clima de primavera/verão em superfície aqui continua. Agora meio dia e 25/26ºC sol entre nuvens e muito vento fresquinho (y)

 

A temp mínima ficou em baixos 16/17ºC na maioria das estações.

 

Em termos climáticos, o ano por mim poderia pular depois do natal direto para março :(

Link to comment
Share on other sites

Bom dia companheiros!

 

Depois de uma madrugada fresca, com mínima de 18°C no Campo dos Afonsos, o aquecimento ocorre de forma rápida, já temos 30° e umidade alta, devido a frente fria que está nos deixando. O rápido aquecimento pode provocar pancadas isoladas de chuva no final da tarde, a máxima deve ser de 32°/33°.

 

eu4uc0.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Imagem impressionante Zie!

Esse "nada" sobre o Sul é deprimente!

 

Kim, no Vale do Itajaí deprimente é quando temos sol e nuvens, e é o que está acontecendo agora. Isso significa ar quente, umidade alta, máxima alta e mínima alta. Nos próximos dias a chapa vai esquentar por aqui. Começou a tragédia, se bem que depois de 2014 já estou vacinado. Só me sinto mal acima de 33ºC. :pleasantry:

 

Madrugada com variação de nuvens por aqui, limpando ao amanhecer. Já temos 27ºC com maravilhosos 59% de umidade.

 

Coutinho, que "surra" de Urupema!!! SJ não cansa de ser surrada por Urupema? :rofl:

Moretão o "vazio" é esse domínio da Alta no oceano q não permite a formação de nebulosidade nos níveis elevados.

Nebulosidade baixa tbm temos aki. A mesma q impede forte elevação de temperatura durante o dia e segura parte do calor à noite.

Clima ameno..

Muito vento e pouca chuva.

Tenho apenas 4 mm acumulados neste dez/2014.

 

Beleza de frio esse da serra.

Quase zero grau he he..

Enqto isso a Argentina começa a ferver!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o Verão começou a uns 10 dias. Outubro e a 1ª Quinzena de Novembro foram de muita chuva. E há poucos dias pelas manhãs a população estava usando segunda pele.

 

Agora este clima mais seco e com tardes quentes e manhãs agradáveis, legitimou a entrada do Verão climático. Depois vamos passar por um período mais abafado, com umidade bastante presente e chuvas ocasionais. Bem típico da estação. Por enquanto o verão vai se encaminhando normalmente , sem expectativas de grandes ondas de calor , como foram os últimos "dezembros".

Link to comment
Share on other sites

Aliás, olhem o mapa de anomalias de temperaturas, muito interessante :

 

StkLlyC.png

 

E este Dezembro pelo jeito na Argentina vai ser parecido com os últimos, a bolha de calor vai descer "legal" e se instalar...E claro, afetar um pouco o RS. O que me preocupa é que todos os últimos verões começaram exatamente assim, com a Argentina torrando por primeiro... Veremos o que ocorre.

Link to comment
Share on other sites

Moretão Urupema não sabe brincar ..... kk

 

 

O DISTRITO DO PERICÓ DEVE SER MUITO SEMELHANTE A URUPEMA, ASSIM COMO VACAS GORDAS.

 

Na médias das médias mínimas por enquanto Urupema ainda reina. De vez em quando, aparece uma surra destas. E Urupema tem isso no Centro. Urupema pode ter pontos mais frios ainda no Vale principal. Depois ainda tem aquela baixada do Morro da Farofa, que deve ser mais fria ainda. Quanto a Vacas Gordas, nem em seu centro conseguia médias mínimas tão baixas, na estação do Caio Bonvenutto. Mas ela também não estava totalmente no fundo da baixada. Mais interessante são aqueles vales a leste de Vacas Gordas, que adentram ao Parna SJ. há alguns buracos entre 1.350/1.700m.

 

A menor mínima de SC ainda não foi descoberta. Mas acho que dificilmente estará em São Joaquim. Fica entre Urupema (alguns vales), Painel (alguns vales), Urupema/Painel (vale do Morro da Farofa), Urubici (região de Vacas Gordas e áreas do Parna SJ) e Bom Jardim da Serra (áreas do Parna SJ).

 

O Oeste faz frio, mas só em algumas MPs continentais, que não acontecem todos os anos.

 

--

 

A umidade caiu um pouco, e a temperatura está controlada, 27ºC.

 

63768_1585942688306835_2614955604858798853_n.jpg?oh=cef23a77900859089e0e0ef420ed048f&oe=551CE532&__gda__=1426526896_9df64b7f3ec1da1ab84e51574cbab9e7

Link to comment
Share on other sites

Argentina - 13:00

 

Catamarca: 38°;

Santiago del Estero: 36°

Chamical: 35°;

Cares: 34°;

Córdoba: 33°;

Buenos Aires: 27°;

Trelew: 27°.

 

Pior é que nem 13h são, são dados das 12h ainda, porque como não temos horário de verão, ficamos com uma hora de diferença para o horário de Brasília entre outubro e fevereiro.

 

E, aliás, para quem quiser acompanhar o calor aqui hoje, o SMN disponibiliza o ranking de temperaturas de hora em hora através deste link: http://www.smn.gov.ar/?mod=dpd&id=27

Link to comment
Share on other sites

Descendo serra, São luis do Paraitinga teve 14°C e Taubaté 17°C. Para completar o trajeto Mantiqueira/Vale/litoral norte, está faltando uma estação meteorológica em Ubatuba.

Ubatuba teve estação convencional do INMET, aberta em 1920 e desativada em 2009.

 

Atualmente, tem 2 estações do CIIAGRO:

Ubatuba - http://www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=87

Ubatuba-Rio Escuro - http://www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=186

 

 

---------------

Após uma noite fria e garoenta, temos 20°C nesta ensolarada manhã de sábado aqui em Mogi das Cruzes:

http://i944.photobucket.com/albums/ad290/cacobianchi3/20141206_101531.jpg

Sampa começou exatamente do mesmo jeito.

Mas, por volta da metade da manhã, a nebulosidade aumentou bastante, sem fechar totalmente o céu.

 

Temos sol com quantidade variável de nuvens por aqui.

Os ventos marítimos dão uma aliviada na sensação térmica,

 

Mirante (Aut.): 27,4°C

IAG: 24,2°C (Na zona sul já começou a queda, o IAG chegou nos 27,4°C.)

 

Nem sinal de chuva. No máximo uma garoazinha mais tarde, e olhe lá...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mais um dia bem agradável.

 

A máxima deve ficar em 25,9C, num momento em que o tempo chegou a abrir quase totalmente. Agora, porém,

voltou a ficar encoberto. Tivemos pancadas de chuvas rápidas pela manhã, acumulando 01,6mm. Porém, é até possível

voltar a chover, visto que ainda há muitas pequenas áreas de chuva espalhadas pela zona da mata.

 

Gostei deste mapa, Vitor. O CMC aposta em anomalias negativas em áreas mais amplas para este Dezembro:

 

3fZiDvx.png

Link to comment
Share on other sites

Gostei deste mapa, Vitor. O CMC aposta em anomalias negativas em áreas mais amplas para este Dezembro:

http://i.imgur.com/3fZiDvx.png

Não gosto e não me dou bem com calor mas... anomalias negativas de temperatura no sudeste podem significar dias chuvosos ou... ar polar e pouca chuva...

 

Em qual dos 2 casos poderemos estar?

Link to comment
Share on other sites

xgl5w6.png

É inegável que o verão aqueceu na década de 2010. Não só fevereiro, como dezembro e janeiro também esquentaram. As piores ondas de calor que já vi foram, disparados, a desse ano e a da fevereiro de 2010. De qualquer forma, pode ser uma flutuação climática pontual. Só saberemos se é realmente uma tendência ao longo dessa década.

 

Abraços calorosos!

 

Amigo Marcos,

Parabéns!

Coisa boa ter mais alguém que também perceba essa realidade inegável! Tem sido um absurdo os verões no RS e SC mesmo.

Apesar de desculpas que tentam dar para esse aquecimento, nada me convence de que não se trata do "troco" que a natureza está dando ao homem. Aliás, infelizmente, já estamos vivenciando isso há alguns anos.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Gostei deste mapa, Vitor. O CMC aposta em anomalias negativas em áreas mais amplas para este Dezembro:

http://i.imgur.com/3fZiDvx.png

Não gosto e não me dou bem com calor mas... anomalias negativas de temperatura no sudeste podem significar dias chuvosos ou... ar polar e pouca chuva...

 

Em qual dos 2 casos poderemos estar?

 

Principalmente dezembro, chuvas acima da média. A maior participação dessa anomalia negativa de temperatura deve ser por causa das máximas. A tendência a médio prazo mostra um cenário de chuva constante, porém dentro da normalidade, com temperaturas mais baixas (inclusive as mínimas).

 

Falando em mínimas, aqui hoje fez 14,9°C.

 

Minhas apostas ficam para que as máximas fechem com -1,0/-1,5°C e as mínimas em -1,0/-0,5°C. Destoa bem do restante de 2014!

Link to comment
Share on other sites

Bom. Realmente eu já imaginava que as temperaturas abaixo da média em boa parte do Brasil prevista pra esse mês fosse por causa de chuvas, em vez de incursões polares. Isso é uma ótima notícia pro sudeste. Agora só falta a previsão se confirmar!

 

===========================================================================

 

Que beleza! Novamente o radar de São Roque Captando uma área de chuva forte bem na região do coração do Cantareira!

 

N46hgoW.png

 

===========================================================================

 

Por aqui já temos a infiltração marítima em ação! 24 graus na Mooca-CGE

Link to comment
Share on other sites

Moretão Urupema não sabe brincar ..... kk

 

 

O DISTRITO DO PERICÓ DEVE SER MUITO SEMELHANTE A URUPEMA, ASSIM COMO VACAS GORDAS.

 

Concordo plenamente, o problema é achar um lugar lá que pegue sinal de celular e seguro para colocar uma estação.

Mas quem passa de carro no inverno por lá, nota a diferença no termômetro no carro quando sai de Vacas Gordas/Pericó e vai até Bom Jardim/São Joaquim.

Meu sonho é um dia poder colocar uma Davis por aqueles cantos.

Link to comment
Share on other sites

Eu também espero William!

 

=========

 

Agora há alguns núcleos de chuva forte na região de Extrema-MG.

Falando nisso, hoje as áreas de chuva estão fazendo um deslocamento mais atípico, de leste para oeste. O normal costuma ser: norte para sul, noroeste para sudeste, oeste para leste e sudoeste para nordeste. Hã alguns casos (um pouco mais difícil de acontecer) de deslocamento sudeste para noroeste.

Link to comment
Share on other sites

Fui ver a tendência para os próximos dias e fiquei triste. Pois vi ele chegar definitivamente, o verão 2014/2015.

 

O amanhecer de domingo ainda deve ser baixo pra época do ano, mas já a tarde já vai disparar os termômetros, e dai adiante, não mais teremos mínimas baixas.

 

Provável que será a última manhã abaixo dos 20ºC do ano. Além do calor de dia, mas nenhuma anormalidade.

Link to comment
Share on other sites

Sábado inteiro de sol, tempo ensolarado e calor muito forte em Buenos Aires. A mínima ficou em 21,9ºC às 5h47, enquanto que a máxima chegou a 34,3ºC às 17h14, com sensação térmica máxima de até 35,1ºC. Agora (18h45) permanecemos com tempo ensolarado e muito quente, com 33,2ºC, URA de 42%, vento noroeste a 11 km/h e pressão em 1003,2 hpa. A sensação térmica atual é de 34,6ºC. Amanhã teremos um dia mais instável, mas ainda assim de muito calor, com mínima de 22ºC e máxima de 30ºC. O sol nasce às 5h33 e se põe às 19h57.

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde também fica a sotavento, "atrás" da serra => http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-IV-4.jpg

Acho que a diferença para Campos do Jordão seja efeito da ocupação humana mesmo.

 

------------------

Sampa vai tendo uma noite com muita variação de nebulosidade.

O céu já ficou encoberto.

Agora, está limpo aqui na zona norte. :shok:

 

Às 21h, a automática do Mirante registrava 17,2°C e o IAG 15,8°C.

 

Ventinho marítimo incômodo diminuindo a sensação térmica.

 

Acho que é um equivoco dizer que CDJ e MV são diferentes nesse aspecto, sim existem maiores altitudes ao sul de MV assim como em CDJ, tanto é que o pico do Itapeva fica ao Sul de CDJ, ja em Pinda.

 

Acho que o que faz realmente precipitar/nublar/neblinar menos é quando o local está significativamente distante da "borda da serra", estando pouco a frente já implica em bastante precipitação, o Carlão no Riacho Grande que o diga.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

alando nisso, hoje as áreas de chuva estão fazendo um deslocamento mais atípico, de leste para oeste. O normal costuma ser: norte para sul, noroeste para sudeste, oeste para leste e sudoeste para nordeste. Hã alguns casos (um pouco mais difícil de acontecer) de deslocamento sudeste para noroeste.

Essa direção de deslocamento geralmente traz chuva forte para o leste do estado.

Aqui na região de Campinas estava chegando uma forte área de chuva que se desintegrou, tem outra mais ou menos na nossa direção. Vamos ver se chega até aqui.

Link to comment
Share on other sites

Essa direção de deslocamento geralmente traz chuva forte para o leste do estado.

Aqui na região de Campinas estava chegando uma forte área de chuva que se desintegrou, tem outra mais ou menos na nossa direção. Vamos ver se chega até aqui.

 

Creio que você se referiu ao vento de leste como fator que provoca chuva forte no leste de SP!

Outra coisa que notei é que quando as áreas de chuva deslocam de SE para NO, é batata que a Grande SP terá fortes temporais!

 

==================================================================

 

Por aqui agora céu quase limpo. Faz 20 graus na Mooca (CGE).

Link to comment
Share on other sites

alando nisso, hoje as áreas de chuva estão fazendo um deslocamento mais atípico, de leste para oeste. O normal costuma ser: norte para sul, noroeste para sudeste, oeste para leste e sudoeste para nordeste. Hã alguns casos (um pouco mais difícil de acontecer) de deslocamento sudeste para noroeste.

Essa direção de deslocamento geralmente traz chuva forte para o leste do estado.

Aqui na região de Campinas estava chegando uma forte área de chuva que se desintegrou, tem outra mais ou menos na nossa direção. Vamos ver se chega até aqui.

 

Diria que este deslocamento é um dos mais raros, e o de hoje com leve 'curvatura' para sudeste-noroeste. Uma dessas se formou bem aqui em cima hoje, provocando uma pancada de chuva bem forte por volta das 15h. A mesma célula cresceu e provocou temporais em Itápolis, Itajobi e Catanduva horas depois.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.