Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

Às chuvas se espalharam bem e agora atingem boa parte da cidade.[attachment=0]_20141229_003633.JPG[/attachment]

 

Impressionante a atividade elétrica dessa formação. Estou assistindo de "camarote" aqui de casa.

 

Segunda formação que se aproxima aqui de Mogi nesta noite, mas tomara que dessa vez a chuva chegue por aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aeroporto de Congonhas registrou rajada de 96km/h a 0h14

 

Uma PWS localizada em São Caetano registrou 101km/h a 0h28, antes de sair fora do ar...

Aqui em Santo André eu estava filmando a célula te tempestade com muitos curto-circuitos na região de São Caetano, e muito barulho vindo d'ela também. A hora que se aproximava eu tive que recolher a câmera e me abrigar. rs

Link to comment
Share on other sites

Sudeste 22:00

 

São Paulo (Mirante): 29,3° / 38%

Rio (Vila Militar): 29,3° / 43%

BH (Pampulha): 27,4 / 26%

Vitória: 26,1°: 26,1° / 72%

 

:heat: :heat: :heat:

 

Esta leitura do Mirante é das 20 horas. As 23 estava 27.5ºC. Mesmo assim é impressionante, mas parece que não baterá nenhum dos três recordes do Aldo.

 

Estou preguiça de pesquisar... Mas este problema de máximas apresentado pelo Rodolfo é somente na RMSP/capital ou está ocorrendo em cidades próximas, porém um pouco mais distantes?

 

Às 22:00 eu tinha 26,7ºC na Granja Viana, Oeste da Grande SP (30 Km Praça da Sé); já fora da "malha urbana" e 10x mais arborizada e fora da ilha de calor. Há 2 hs atrás deu uma pancada de 15 minutos de chuva e refrescou bem. caí para 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Quem sabe o PNI nao negativa no meio deste inferno. ..faz 4.6 agora...noite gelada mesmo..!!!!

 

Aí é outro mundo! Sei que as serras RS/SC tem um frio de MP, com neve, ventania, sensação mais baixa e tal, porém, em teros de médias, NÃO APENAS NO VERÃO, MAS NO INVERNO, TANTO EM MÁXIMAS QUANTO EM MÍNIMAS, mudei meu conceito. Dentro do que o Mafiliano fala que "14ºC é igual em qualquer parte do mundo", o PNI é o local mais frio do Brasil em qualquer mês do ano, creio eu. E independe de MP. As médias máximas e mínimas são as mais baixas no Brasil em QUALQUER MÊS, embora seja "um frio diferente do da serra RS/SC e até do sul do RS, o qual é mais afetado por MP´s e depende totalmente delas. É papo polêmico. Precisaria passar um inverno em Urupema e outro no PNI para tirar a conclusão em qual local passaria mais frio. Só uma pessoa que tiver feito essa comparação pode ter o crédito e respaldo para dar uma opinião com respaldo e de confiança. Agora, confesso, se você para morar, moraria em Urupema ou São Joaquim ao invés do PNI, exclusivamente devido a esmagadora possibilidade de ver neve durante praticamente todo ano, ao passo que neve no PNI é coisa de 20 em 20 anos.

Link to comment
Share on other sites

Fecharam o Pq do Ibirapuera em SP

 

Olha, acabei de chegar aqui no trabalho...e parece cena de filme . A prefeitura já fala em 120 arvores....a cidade parece que foi bombardeada....sorte que está vazia e o transito está fluindo sem problemas.....A região do Pq do Ibirapuera tem arvores caidas por todo o lado....Arvores enormes....a prefeitura vai ter muito trabalho..

 

1436348.jpeg

 

Há registros de queda de árvores nos seguintes locais:

 

Avenida das Nações Unidas e Rua Flórida

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 5000

Rua Engenheiro Oscar Americano, 1126

Esquina das ruas Camargo e Sapetuba

Esquina das avenidas Rebouças e Brasil

Avenida Vereador José Diniz, 3832

Rua Domingos Lopes, 95

Rua Gabriele d’Aannunzio, 861

Avenida República do Líbano com Rua Colatino Marques

Rua Colatino Marques, número 50

Avenida República do Líbano , número 480

Avenida República do Líbano, número 200

Avenida República do Líbano, número 900

Avenida República do Líbano com Rua Diogo Jacome

Avenida República do Líbano com Avenida IV Centenário

Rua Camanducaia

Rua Tenente Sebastião Camargo

Rua Giestas

Rua Engenheiro Oscar Americano com Túnel Jânio Quadros

Avenida Rubem Berta, perto do Viaduto república Árabe Síria

Avenida Rubem Berta com Avenida Piassanguaba

Avenida Rubem Berta, perto do Viaduto 11 de Junho

Rua MMDC, 73

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini com Rua Kansas

Avenida Brigadeiro Faria Lima com Rua Tucumã

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3700

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2099

Avenida Professor Francisco Morato com rua MMDC

Avenida Vital Brasil com Rua Alvarenga

Avenida Jamaris com Avenida Guimarães

Avenida Acoce, 296

Rua Iraúna, 369

Avenida Juriti, 530

Rua Jesuíno Arruda, 202

Rua Confiteor, 51

Rua Domingo Lopes, 95

Rua João Cachoeira, 1516

Rua Nova Cidade, 583

Alameda Jauaperi, 1664

Alameda dos Anapurus, 441

Rua Guararapes, 1507

Rua Constantino de Souza, 671

Rua Indiana, 1416

Avenida Ibirapuera, 810

Alameda dos Arapanes, 515

Marginal Pinheiros, 7595

Rua Texas com Rua Ribeiro do Vale

Rua Texas com Rua Califórnia

Rua Texas, com Rua Baetinga

Rua Cidade de Porto Alegre, 1736

Rua Moncorvo Filho, 394

Rua zacarias de Góis, 1577

Rua Francisco Hurta com Rua Chebl Massud

Rua Antonio Macedo Soares, 1603

Rua Antonio Macedo Soares, 1096

Rua República do Iraque, 1720

Rua Brigadeiro Haroldo Veloso com Rua Jacurici

Rua Padre Viegas de Menezes com Rua Itagimirim

Rua Baía Grande com Avenida Doutor Francisco Mesquita

Rua João Álvares soares com Rua Pascal

Alameda dos Arapanés com Avenida Juriti

Avenida Indianópolis, 584Avenida Acoce, 296

Rua Doutor Eduardo de Souza Aranha, 191

Avenida Magalhães de Castro com Rua Blandina Ratto

Ruas das heras, 672

Avenida dos Bandeirantes, perto da ponte Ary Torres

Avenida Moema, 509

Rua Colatino Marques, 91

Avenida Professor Ascendino Reis, 22

Rua Jean Sibelius com Rua Professro Artur Ramos

Avenida República do Líbano com Rua João Lourenço

Rua Martins, 650

Avenida Brasil, 102

Avenida IV Centenário, 903

Avenida Vital Brasil com Rua Raul Saddi

Link to comment
Share on other sites

Quem sabe o PNI nao negativa no meio deste inferno. ..faz 4.6 agora...noite gelada mesmo..!!!!

 

Aí é outro mundo! Sei que as serras RS/SC tem um frio de MP, com neve, ventania, sensação mais baixa e tal, porém, em teros de médias, NÃO APENAS NO VERÃO, MAS NO INVERNO, TANTO EM MÁXIMAS QUANTO EM MÍNIMAS, mudei meu conceito. Dentro do que o Mafiliano fala que "14ºC é igual em qualquer parte do mundo", o PNI é o local mais frio do Brasil em qualquer mês do ano, creio eu. E independe de MP. As médias máximas e mínimas são as mais baixas no Brasil em QUALQUER MÊS, embora seja "um frio diferente do da serra RS/SC e até do sul do RS, o qual é mais afetado por MP´s e depende totalmente delas. É papo polêmico. Precisaria passar um inverno em Urupema e outro no PNI para tirar a conclusão em qual local passaria mais frio. Só uma pessoa que tiver feito essa comparação pode ter o crédito e respaldo para dar uma opinião com respaldo e de confiança. Agora, confesso, se você para morar, moraria em Urupema ou São Joaquim ao invés do PNI, exclusivamente devido a esmagadora possibilidade de ver neve durante praticamente todo ano, ao passo que neve no PNI é coisa de 20 em 20 anos.

 

CONCORDO PLENAMENTE com tudo o que disseste, Caco. Só tem uma coisa (o que é uma lástima): o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá! Imagina se o PNI fosse onde fica Bagé, por exemplo! Seria muito gelado no inverno, com frio extremo, mesmo com os invernos de pouco frio que estamos experimentando, como em 2014...

É um local muito interessante mesmo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá!.

 

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

Link to comment
Share on other sites

o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá!.

 

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Bah! Bom saber disso, Carlos! Eu, que trabalho no ramo do Turismo, não sabia que o fluxo era tão grande assim. Falta eu conhecer aquele lugar especial!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Enfim, pode-se considerar esta como a primeira onda de calor do verão?

 

Sem dúvida! Desde 6ª feira passada (26/12) estamos tendo dias a fio de CALORÃO, sem trégua alguma! E persistirá atá a chegada da FF no sábado/domingo (03/04 janeiro) aqui para o Sudeste. Ou seja, serão praticamente 10 dias de CALORÃO intenso! A diferença é que no ano passado já no 1º de Dezembro/13 tivemos os 10 primeiros dias de dezembro como esses 10 dias que estamos vivenciando agora; até pior! Depois uma trégua até o Natal. depois foi aquele coisa desumana que eu acho que NUNCA mais verei: calor recorrente, sem trégua alguma do Natal até praticamente início de março. Coisa espantosa! :shok:

 

Aqui na Granja Viana, noite/madrugada tropical pela 2ª vez neste dezembro: mínima de 20ºC cravados. No momento, 26,8ºC. Novamente iremos às alturas hoje, Céu azulzinho e sem nuvens. Ontem, a máxima foi de tenebrosos 33,9ºC. Não choveu durante a noite. Até às 22:30 estava 26,7ºC, quando lá pela meia noite e meia caiu uma pancada de chuva de uns 15 minutos que refrescaram bem e fizeram a temperatura cair para agradáveis 22ºC.

 

Reveillon garantido em Sampa!

Link to comment
Share on other sites

o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá!.

 

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Bah! Bom saber disso, Carlos! Eu, que trabalho no ramo do Turismo, não sabia que o fluxo era tão grande assim. Falta eu conhecer aquele lugar especial!

Abração.

 

Também não sabia disso...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

06,0 - Pq do Itatiaia RJ

12,7 - Campos do Jordão SP

13,9 - Monte Verde MG

14,0 - Morro da Igreja SC

14,2 - Maria da Fé MG

14,2 - Nova Friburgo RJ

14,3 - Águas Emendadas DF

14,5 - Delfino BA

14,6 - Rio Pardo de Minas MG

14,7 - Capelinha MG

14,8 - Florestal MG

 

15,1 - Manhuaçu MG

15,4 - Piatã BA

15,5 - Patrocínio MG

15,7 - São José dos Ausentes RS

15,9 - Urupema SC

 

16,0 - Poços de Caldas MG

16,1 - São Joaquim SC

16,5 - São João del Rey MG

16,6 - Bom Jardim da Serra SC

16,6 - Canela RS

16,6 - Itiruçu BA

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Take care of yourself Carlos! Daqui a pouco falarão que você está levantando a bandeira do PNI como local mais frio do Brasil, rsrsrsrs

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

06,0 - Pq do Itatiaia RJ

15,7 - São José dos Ausentes RS

15,9 - Urupema SC

 

Diferença MONSTRO! Não é uma provocação, apenas uma constatação ocasional. Já disse que preferiria passar um inverno em Ausentes, Urupema ou São Joaquim do que PNI pela possibilidade da ocorrência de neve e por gostar mais de frio de advecção e não apenas por MP "velha" e seca, além de altitude. Porém ratifico: as médias, tanto dos meses de verão (especialmente verão), quanto dos de inverno, tanto mínimas quanto máximas, são menores no PNI do que em qualquer outro local no Brasil. Isso é indiscutível. Número de geadas idem.

Link to comment
Share on other sites

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Já estive lá fazendo manutenção e no dia entraram 400 pessoas...tudo bem, entendo que é um local distante, etc etc, mas que há pessoas indo lá, isso há!

 

Sobre a chuva de ontem de madrugada, passou de raspão perto de casa, mas não choveu quase nada...resultado, a noite foi insuportável! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

16,6 - Canela RS

16,6 - Itiruçu BA

 

Itiruçu: 757m / latitude: 13°S

Canela: 831m / latitude: 29°S

 

Fantástico!!!

 

_____________________________________________________________________________________________________________

 

 

Aqui no Hell (10:00)

 

Afonsos: 34°

Galeão: 32°

Jacarepaguá: 32°

Santa Cruz: 31°

Santos Dumont: 30°

Link to comment
Share on other sites

 

CONCORDO PLENAMENTE com tudo o que disseste, Caco. Só tem uma coisa (o que é uma lástima): o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá! Imagina se o PNI fosse onde fica Bagé, por exemplo! Seria muito gelado no inverno, com frio extremo, mesmo com os invernos de pouco frio que estamos experimentando, como em 2014...

É um local muito interessante mesmo.

Abraços.

 

João, 14ºC são 14ºC em qualquer lugar do universo.

 

O equipamento que mede temperatura é o termômetro (pode ser uma incrível AMSU advanced microwave sound unit ou um simples termômetro de álcool).

 

População; No Brasil o "equipamento" que mede população é o IBGE.

 

O que seria de algo que não é.

 

Apenas especulação climática ou ficção climática.

 

Bagé é Bagé

 

PNI é PNI

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá!.

 

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Sem querer estender o off, mas essa comparação precisa de considerações. Até onde eu sei, não existem hotéis ou pousadas no PNI correto? Só os vigias do parque dormem por lá. É uma montanha cujo interesse em se saber temperatura é puramente científico, diferente de um cerro catedral por exemplo, onde o apelo turístico é bem maior e serve de motivo a mais para instalação de uma estação meteorológica.

Link to comment
Share on other sites

Disparando a temperatura na Granja Viana! 28,5ºC. A Quanto iremos? 33,9ºC novamente?

 

E o sonho de terminarmos dezembro abaixo da média....podemos esquecer....vamos fritar nestes ultimos dias de 2014.

 

A capital paulista está com 23,2 de média compensada até ontem. Na 61/90 dá um desvio de +2,1 e na 81/10 dá +1,1...

Link to comment
Share on other sites

 

CONCORDO PLENAMENTE com tudo o que disseste, Caco. Só tem uma coisa (o que é uma lástima): o PNI é um local praticamente sem moradores. Portanto, ninguém praticamente sente essa temperatura que faz por lá! Imagina se o PNI fosse onde fica Bagé, por exemplo! Seria muito gelado no inverno, com frio extremo, mesmo com os invernos de pouco frio que estamos experimentando, como em 2014...

É um local muito interessante mesmo.

Abraços.

 

João, 14ºC são 14ºC em qualquer lugar do universo.

 

O equipamento que mede temperatura é o termômetro (pode ser uma incrível AMSU advanced microwave sound unit ou um simples termômetro de álcool).

 

População; No Brasil o "equipamento" que mede população é o IBGE.

 

O que seria de algo que não é.

 

Apenas especulação climática ou ficção climática.

 

 

Bagé é Bagé

 

PNI é PNI

 

Abraços

 

Estou somente fazendo uma suposição, Mafili! Se o PNI ficasse na localidade de Bagé, a potência de frio que não teria. Não viaja de novo.

Sinceramente, não entendo porque divagas tanto, sem necessidade às vezes.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

06,0 - Pq do Itatiaia RJ

15,7 - São José dos Ausentes RS

15,9 - Urupema SC

 

Diferença MONSTRO! Não é uma provocação, apenas uma constatação ocasional. Já disse que preferiria passar um inverno em Ausentes, Urupema ou São Joaquim do que PNI pela possibilidade da ocorrência de neve e por gostar mais de frio de advecção e não apenas por MP "velha" e seca, além de altitude. Porém ratifico: as médias, tanto dos meses de verão (especialmente verão), quanto dos de inverno, tanto mínimas quanto máximas, são menores no PNI do que em qualquer outro local no Brasil. Isso é indiscutível. Número de geadas idem.

 

Até porque não existem hotéis ou pousadas que você possa ficar no PNI... Mesmo se tivesse, eu não ficaria, pois não chega nem perto das atrações da Serra do RS e SC. Aqui temos frio, conforto e centenas de lugares para conhecer. Mesmo no verão, já tivemos 1°C em Urupema e é comum fazer 10/12°C.

Link to comment
Share on other sites

Até onde eu sei, não existem hotéis ou pousadas no PNI correto? Só os vigias do parque dormem por lá. É uma montanha cujo interesse em se saber temperatura é puramente científico, diferente de um cerro catedral por exemplo, onde o apelo turístico é bem maior e serve de motivo a mais para instalação de uma estação meteorológica.

 

Exato Ricardo , não existem hoteis ou pousadas, tendo apenas areas para camping , no caso o Rebouças onde é permitido dormir lá (15 barracas)....ou cerca de 50 pessoas contando com o pessoal do pq...O interesse do PNI em conhecer melhor o clima local penso que segue em várias direções....como o lado cientifico e tambem como explorar melhor o turismo....Pois segundo o Pq~, esta estação trouxe retorno em termos de numero de visitantes....já que a mídia comecou a divulgar mais o local...

Link to comment
Share on other sites

Às 05h30, o primeiro Metar do Santos Dumont reportava 27°C.

 

Dezembro de 2013 não teve chuva, mas teve nebulosidade e temperaturas mais comportadas. Dezembro deste ano só tem sol e calor estúpido.

 

Nada é tão ruim que não possa piorar. :mosking:

 

Não teve chuva ainda zona sul? Aqui tivemos 3 episódios marcantes.

 

05/12/2013: 75,8mm

10 e 11/12/2012: 196,4mm

31/12/2013: 15,2 (pancada rápida com granizo, com ventos que chegaram a rasgar a telha metálica aqui de casa).

Sem contar alguns outros episódios de chuva no final da tarde menos expressivas.

 

2e4bsw0.jpg

 

Essa foto tirada na manhã do dia 11/12/2013, a água não chegava nessa parte da rua desde 1988.

Link to comment
Share on other sites

Até porque não existem hotéis ou pousadas que você possa ficar no PNI... Mesmo se tivesse, eu não ficaria, pois não chega nem perto das atrações da Serra do RS e SC. Aqui temos frio, conforto e centenas de lugares para conhecer. Mesmo no verão, já tivemos 1°C em Urupema e é comum fazer 10/12°C.

 

Acho que as duas regioes são amplamente ricas em beleza natural....Na minha opinião, acho que aqui no Sudeste é uma variedade maior do que a Serra RS/SC....A serra da Mantiqueira que engloba MG, SP e RJ, contando de mais de uma dezena de cidades cenarios pra todos os gostos....como Poços de Caldas, Monte Verde, Maria da Fé, a badalada Campos do Jordão, Goncalves que é uma especie de Campos do Jordão dos anos 30....Cambui, Marmolópolis, Penedo, Itamonte....regiões que vao até 2.798m....Eu que moro aqui não comheço nem 10% disso...pois são muitos lugares....

 

E em termos de clima, temos o privilégio de termos temperaturas negativas mesmo no verão....O ponto negativo é a infra-estrutura do local...alias isso para o Sul tambem....um exemplo a ser dado é o municipio mais frio do Brasil não ter nem 2 ou 3 hoteis....Penso que a exploração do Turismo no Brasil, a prioridade é para o calor e não para o frio....é só contar o numero de hoteis e o fluxo de turistras em Santa Catarina na faixa litoranea x Serra....Pois somos um Pais visto como um clima quente ou tropical...então é natural termos praticamente 2 pólos turisticos representando o frio no Brasil, Gramado e Campos do Jordão....

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

06,0 - Pq do Itatiaia RJ

15,7 - São José dos Ausentes RS

15,9 - Urupema SC

 

Diferença MONSTRO! Não é uma provocação, apenas uma constatação ocasional. Já disse que preferiria passar um inverno em Ausentes, Urupema ou São Joaquim do que PNI pela possibilidade da ocorrência de neve e por gostar mais de frio de advecção e não apenas por MP "velha" e seca, além de altitude. Porém ratifico: as médias, tanto dos meses de verão (especialmente verão), quanto dos de inverno, tanto mínimas quanto máximas, são menores no PNI do que em qualquer outro local no Brasil. Isso é indiscutível. Número de geadas idem.

 

 

CACO, NÃO DÁ PARA COMPARAR , AQUI COM AR QUENTE E LÁ COM POLAR VELHA.

Link to comment
Share on other sites

Mas é ai que as pessoas se enganam...os meses mais fracos no PNI (verão), tem um fluxo mensal de 4 mil pessoas no local...e no inverno na alta temporada gira entre 10/12 mil visitantes....isso é mais que S José dos Ausentes ou Urupema que tem 3,3mil e 2,5mil habitantes respectivamente....

 

Bah! Bom saber disso, Carlos! Eu, que trabalho no ramo do Turismo, não sabia que o fluxo era tão grande assim. Falta eu conhecer aquele lugar especial!

Abração.

 

Também não sabia disso...

 

É O MESMO CASO DO M.IGREJA, PASSAM MILHARES DE PESSOAS /ANO.

Link to comment
Share on other sites

Até porque não existem hotéis ou pousadas que você possa ficar no PNI... Mesmo se tivesse, eu não ficaria, pois não chega nem perto das atrações da Serra do RS e SC. Aqui temos frio, conforto e centenas de lugares para conhecer. Mesmo no verão, já tivemos 1°C em Urupema e é comum fazer 10/12°C.

 

Acho que as duas regioes são amplamente ricas em beleza natural....Na minha opinião, acho que aqui no Sudeste é uma variedade maior do que a Serra RS/SC....A serra da Mantiqueira que engloba MG, SP e RJ, contando de mais de uma dezena de cidades cenarios pra todos os gostos....como Poços de Caldas, Monte Verde, Maria da Fé, a badalada Campos do Jordão, Goncalves que é uma especie de Campos do Jordão dos anos 30....Cambui, Marmolópolis, Penedo, Itamonte....regiões que vao até 2.798m....Eu que moro aqui não comheço nem 10% disso...pois são muitos lugares....

 

E em termos de clima, temos o privilégio de termos temperaturas negativas mesmo no verão....O ponto negativo é a infra-estrutura do local...alias isso para o Sul tambem....um exemplo a ser dado é o municipio mais frio do Brasil não ter nem 2 ou 3 hoteis....Penso que a exploração do Turismo no Brasil, a prioridade é para o calor e não para o frio....é só contar o numero de hoteis e o fluxo de turistras em Santa Catarina na faixa litoranea x Serra....Pois somos um Pais visto como um clima quente ou tropical...então é natural termos praticamente 2 pólos turisticos representando o frio no Brasil, Gramado e Campos do Jordão....

 

 

EM TERRAS DE GIGOLÔ DE VACA/MAÇÃ, DEMORARÁ PARA DECOLAR, IRÁ, MAS O TEMPO PARA ISTO É QUE É INDEFINIDO. O POTENCIAL MAIOR SERÁ O VERÃO, POR NÃO EXISTIR, SÃO POUCOS OS DIAS REALMENTE QUENTES E NA MAIORIA DAS MADRUGADAS FAZ FRIO, ENTRE 8/14°C, EM ALGUNS POUCOS DIAS ATÉ GEADA ISOLADA TEM, NO VERÃO!.

Link to comment
Share on other sites

 

Até porque não existem hotéis ou pousadas que você possa ficar no PNI... Mesmo se tivesse, eu não ficaria, pois não chega nem perto das atrações da Serra do RS e SC. Aqui temos frio, conforto e centenas de lugares para conhecer. Mesmo no verão, já tivemos 1°C em Urupema e é comum fazer 10/12°C.

 

Fernando, o PNI é só uma parte da serra da Mantiqueira. Falar que não tem atrações ou que em tal e tal lugar é melhor, ai é uma questão de gosto pessoal ou melhor conhecimento pessoal.

 

A região da Mantiqueira tem dezenas de cidades e centenas de locais para se conhecer que nem o pessoal do sudeste mesmo conhece.

Pega por exemplo o PNI, média de 6 mil visitantes por mes, dá 72 mil pessoas por ano. Quantas pessoas moram só na grande SP? 20 milhões?

Eu já tive oportunidade de conhecer a quase totalidade de cidades da mantiqueira, e vou te dizer, foram anos e várias viagens pra isso. A lista de cidades é enorme: Campos do Jordão, Camanducaia, Piranguinho, Piranguçu, Itamonte, Penedo, Monteiro Lobato, Joanópolis, São Bento do Sapucaí, Passa Quatro, etc etc.

 

Então a questão não é comparar "ah tal lugar tem mais ou menos atrações", a questão é a divulgação. Quantas cidades da Mantiqueira realmente são conhecidas? Campos do Jordão e Monte Verde. O restante são cidades que não necessariamente são menores, apenas menos exploradas.

Sobre conforto, é relativo: Se você tem grana, consegue conforto em qualquer lugar do Brasil. Se você não tem grana, esquece conforto, isso é uma questão de bolso também. Eu conheço uma porrada de pousada e hotel bom pra caramba na região até mesmo perto do PNI (considero perto menos de 30 km), e que te permitem ter um conforto acima da média, o que torna a questão do conforto citada por vc como sendo algo relativo ao que exatamente a pessoa conheça do lugar.

 

Agora, eu ficaria revoltado se alguem me dissesse que em Campos do Jordão e Monte Verde não há conforto... :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Algumas instabilidades no Sul de MG , algumas bem perto , ta bem abafado por aqui 27°C

 

PNI tem as madrugadas de verão deliciosas , mais não queira estar la com um sol do meio dia estalado na cabeça , deve arder mais que em qualquer lugar ...

 

No Vale já tem também algumas áreas de chuva; só chovendo mesmo, para conter a elevação da temperatura.

 

Em Campos, sol entre muitas nuvens e muito vento. Temperatura de 25/26°C.

Link to comment
Share on other sites

Final de semana muito quente aqui em Matão. Não choveu e o sol predominou com muita força. Muita gente reclamou do calor, que foi o maior em mais de um mês.

No sábado tivemos variação de 20,8°C a 35,6°C e ontem de 20,8°C a 35,4°C. Ontem houve pancadas de chuva bem isoladas aqui por perto. Hoje amanhecemos com 21,8°C, e já tenho aqui em casa 31,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

06,0 - Pq do Itatiaia RJ

15,7 - São José dos Ausentes RS

15,9 - Urupema SC

 

 

 

CACO, NÃO DÁ PARA COMPARAR , AQUI COM AR QUENTE E LÁ COM POLAR VELHA.

 

É verdade. Não me ative a esse detalhe fundamental!

 

Granja Viana ferve nesse momento: 32,9ºC. Sol com nebulosidade variável. Será que dessa vez teremos pancadas de chuva à tarde para refrescar a noite?

 

Agora estou de saída para a Augusta para trocar cerca de 200 CD´s velhos e uns 20 DVS´s. Verei quanto eles pagam para trocar por uns CD´s novos. Depois ir ao banco para retirar uma ordem de pegamento, retirar exames no laboratório e volta à Granja por volta de umas 19 hs para verificar as últimas atualizações dos modelos e acessar o BAZ. FUI!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.