Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esses dados são de baixa troposfera Moretão, e não de superfície, por isso a diferença observada. E

 

Meu ponto era mostrar que está "tudo ok" com a temperatura média do planeta... e em novembro ficamos +0,33 ºC acima da normal.

abração.

:good:

 

Certo. :mosking: A pressa que eu entre no BAZ atualmente não me permite ler corretamente. Anderson eu achava que fosse fosse um fake do Mafili.

 

Quanto aos mapas, é uma pena que para alguns não sirva para nada. Não importa mapas, medições, o planeta sempre estará aquecendo absurdamente.

 

--

 

Em Brusque, temos céu nublado, 22ºC, sensacional após os últimos dias. A precipitação foi baixa, em média, 3/5 mm. Mas algumas estações ficaram próximas de 20 mm.

 

10806430_1585145418386562_8633424115227546621_n.jpg?oh=b1d187287a024d82d1d3c07a79237972&oe=5504821C&__gda__=1427154381_d50f57f450680786cc34ff9351ce921d

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Geada no verão, é raro? Mínimas de 04/12/2014.

 

 

Madrugada fria em SC, tivemos geada fraca no distrito do Cruzeiro em S.Joaquim (8,0°C com -1,4°C na relva), deve ter dados em outros pontos também.

 

 

 

Mínimas desta quinta-feira, 4/12/2014 em SC, abaixo os valores abaixo dos 10,0°C.

 

 

 

4,1 Urupema/Epagri

 

6,2 B.Jardim/Epagri

 

6,8 S.Joaquim/Climaterra

 

6,9 Água Doce/DSoares

 

8,4 Ponte Serrada/Epagri

 

8,8 Monte Carlo/Epagri

 

8,9 Rio Rufino/Epagri

 

9,1 Painel/Epagri

 

9,5 Fraiburgo/Epagri

 

9,7 Lages/Epagri

 

 

 

Curiosidade, verões que tiveram geada na serra, todas de forma isolada na região (S.Joaquim/Urupema/B.Jardim). Observando os dados nota-se que gear durante o verão é comum na serra, raro são as geadas moderadas a fortes.

 

Verão número/geada mês

 

98/99; 03 DEZ

99/00; 00 —

00/01; 02 DEZ

01/02; 06 DEZ/JAN/FEV

02/03; 01 FEV

03/04; 07 DEZ/FEV/MAR

04/05; 03 JAN

05/06; 02 DEZ/MAR

06/07; 00

07/08; 05 DEZ/FEV

08/09; 13 DEZ/JAN/FEV/MAR

09/10; 01 FEV

10/11; 03 DEZ

11/12; 05 DEZ/JAN/MAR

12/13; 04 DEZ/MAR

13/14; 07 DEZ/MAR

14/15; 01 DEZ

 

Dados; Climaterra.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Matéria da METSUL no Correio do Povo hoje fala da possibilidade de calor extremo neste verão, como estamos tendo nos verões passados. Torço muito para que este ano seja diferente, pois está se tornando insuportável viver num centro urbano como Porto Alegre ultimamente. Quem vive aqui e passa o calor absurdo que eu passo, sabe do que estou falando. Cada ano que passa a gente tem a impressão que fica pior.

No momento, temperatura agradável até, em torno de 20°c a 22°c pela cidade, mas aquece até 31°c na parte da tarde. No sábado já teremos 35°c e domingo 37°c, segundo a METSUL.

Abraços e um bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Matéria da METSUL no Correio do Povo hoje fala da possibilidade de calor extremo neste verão, como estamos tendo nos verões passados. Torço muito para que este ano seja diferente, pois está se tornando insuportável viver num centro urbano como Porto Alegre ultimamente. Quem vive aqui e passa o calor absurdo que eu passo, sabe do que estou falando. Cada ano que passa a gente tem a impressão que fica pior.

No momento, temperatura agradável até, em torno de 20°c a 22°c pela cidade, mas aquece até 31°c na parte da tarde. No sábado já teremos 35°c e domingo 37°c, segundo a METSUL.

Abraços e um bom dia a todos.

 

 

Não entrando no mérito, essa METSUL e aquele sistema de monitorando da prefeitura de Porto Alegre chamado CEIC (Antigo Metroclima) é um lixo...

 

Começando pela suas estacoes desajustadas, ontem estava dando diferença de quase 10 graus, entre localidades de POA, hoje mais de 08... Sabemos que existem micro-climas mas não a tais níveis.

 

Começo a dúvida daqueles 42,6 graus registrados ano passado. Dinheiro público sendo usado para uma porcaria desta.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Matéria da METSUL no Correio do Povo hoje fala da possibilidade de calor extremo neste verão, como estamos tendo nos verões passados. Torço muito para que este ano seja diferente, pois está se tornando insuportável viver num centro urbano como Porto Alegre ultimamente. Quem vive aqui e passa o calor absurdo que eu passo, sabe do que estou falando. Cada ano que passa a gente tem a impressão que fica pior.

No momento, temperatura agradável até, em torno de 20°c a 22°c pela cidade, mas aquece até 31°c na parte da tarde. No sábado já teremos 35°c e domingo 37°c, segundo a METSUL.

Abraços e um bom dia a todos.

 

 

Não entrando no mérito, essa METSUL e aquele sistema de monitorando da prefeitura de Porto Alegre chamado CEIC (Antigo Metroclima) é um lixo...

 

Começando pela suas estacoes desajustadas, ontem estava dando diferença de quase 10 graus, entre localidades de POA, hoje mais de 08... Sabemos que existem micro-climas mas não a tais níveis.

 

Começo a dúvida daqueles 42,6 graus registrados ano passado. Dinheiro público sendo usado para uma porcaria desta.

 

Concordo que algumas estações muitas vezes estão desreguladas, mas NÃO É UM LIXO O MONITORAMENTO. Exagero.

O calor de 42,6c não foi exagero nenhum! Se morasses aqui, acreditarias sem nem medir a temperatura. Tem sido SURREAIS nossos verões. Absurdos. Não adianta querer colocar desculpa em estação que não funciona. PODEM DAR PROBLEMAS, como qualquer estação, mas de um modo geral estão certas sim. Se o INMET registrou uma oficial próxima a 40°c este verão passado, muito mais as outras estações. Temos muitos MICROCLIMAS na cidade. Claro que 8°c de uma estação para outra é exagero e deve estar errado, mas não considere um lixo o monitoramento, porque não é.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

(Sem "topos" ou "baixadas" ... pra alegria do (CLIMATÓLOGO kkk.) Mafili)

 

Vemos a situação real do clima global: como vc disse "ta td ok"!

 

[/i][/b]

 

Rsrsrssrsssr,

 

Entre as muitas aquela que eu reputo ser a melhor é que não há fronteiras geopoliticas o que logo de saída elimina bairrismos e as emoções humanas associadas às circunstâncias culturais locais.

 

A sonda AMSU (Avançada microondas sonda unidade) que voa nos satélites Aqua é quem faz essas medidas.

O método é capaz de medir bilionésimos de graus claro ela é da família da (WMAP)

Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP)...utilizada para medir a anisotropia do universo [ aqui vocês podem explorar o Luiz]

Este recorte é para lat 20/30S long 50/60W nem sei onde fica mais a maioria mora perto

23ude2w.png

 

Anoamalias de 2014 para a região

2014

0.07437734

-0.01739536

-1.048440

0.03255679

0.06213032

0.2641527

-0.3533984

0.7484748

1.412371

1.637381

-0.1976709

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Matéria da METSUL no Correio do Povo hoje fala da possibilidade de calor extremo neste verão, como estamos tendo nos verões passados. Torço muito para que este ano seja diferente, pois está se tornando insuportável viver num centro urbano como Porto Alegre ultimamente. Quem vive aqui e passa o calor absurdo que eu passo, sabe do que estou falando. Cada ano que passa a gente tem a impressão que fica pior.

No momento, temperatura agradável até, em torno de 20°c a 22°c pela cidade, mas aquece até 31°c na parte da tarde. No sábado já teremos 35°c e domingo 37°c, segundo a METSUL.

Abraços e um bom dia a todos.

 

 

Não entrando no mérito, essa METSUL e aquele sistema de monitorando da prefeitura de Porto Alegre chamado CEIC (Antigo Metroclima) é um lixo...

 

Começando pela suas estacoes desajustadas, ontem estava dando diferença de quase 10 graus, entre localidades de POA, hoje mais de 08... Sabemos que existem micro-climas mas não a tais níveis.

 

Começo a dúvida daqueles 42,6 graus registrados ano passado. Dinheiro público sendo usado para uma porcaria desta.

 

JÁ TIVE DIFERENÇAS ABSURDAS, MESMO HORÁRIO, AQUI, TIPO, -0,9 EM CASA E 13,4 NO INMET, +- 2KM DE DISTÂNCIA!! DE 3/5°C DE DIFERENÇA SÃO NORMAIS, ISTO AQUI, IMAGINE NUMA METRÓPOLE.

Link to comment
Share on other sites

Não entrando no mérito, essa METSUL e aquele sistema de monitorando da prefeitura de Porto Alegre chamado CEIC (Antigo Metroclima) é um lixo...

 

Começando pela suas estacoes desajustadas, ontem estava dando diferença de quase 10 graus, entre localidades de POA, hoje mais de 08... Sabemos que existem micro-climas mas não a tais níveis.

 

Começo a dúvida daqueles 42,6 graus registrados ano passado. Dinheiro público sendo usado para uma porcaria desta.

 

Mas o problema é recente. Os 42,6ºC são deste ano não? Veja o que eu achei:

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/535/Porto_Alegre_tem_segundo_dia_mais_quente_da_sua_hist%C3%B3ria_clim%C3%A1tica

 

Outros estações tiveram calor também no mesmo dia. Atualmente deve ter problema sim, pois essas diferenças não aconteciam quando eu acessava, ou o Marcos e o Bruno postavam.

Link to comment
Share on other sites

Aleluia, chovendo na Granja Viana. No momento, 22ºC, ventinho e sensação de friozote. Máxima do dia foi de 24ºC às 10 da manhã. Temperatura em queda. Vou para o Anhangabaú. Estava de manga curta e bermuda e pus calça e camisa de manga comprida; vai esfriar mais à tarde e noite. Ótimo!

 

Caiu mais !; no momento 21,2ºC; e continua chovendo.

Link to comment
Share on other sites

A pressa que eu entre no BAZ atualmente não me permite ler corretamente. Anderson eu achava que fosse fosse um fake do Mafili.

 

Quanto aos mapas, é uma pena que para alguns não sirva para nada. Não importa mapas, medições, o planeta sempre estará aquecendo absurdamente.

 

kkkkkk... não sou fake do Mafili não :sarcastic:... tenho um grande amigo que trabalha com cálculo de trajetória/lançamento de satélites, só isso...

Link to comment
Share on other sites

 

kkkkkk... não sou fake do Mafili não :sarcastic:... tenho um grande amigo que trabalha com cálculo de trajetória/lançamento de satélites, só isso...

 

Acho que é por essa razão que gosto das tuas mensagens. :rofl:

 

Um gráfico interessante da LT [ low troposphere] em novembro,

 

[highlight=yellow]Claramente a influência de NIño 3.4 no clima global[/highlight]

E eu tenho que ler sobre o ano mais quente desde sempre, de todos os tempos, desde a criação do mundo em 1979 etc...etc...

 

5v7gcw.png

Link to comment
Share on other sites

Não entrando no mérito, essa METSUL e aquele sistema de monitorando da prefeitura de Porto Alegre chamado CEIC (Antigo Metroclima) é um lixo...

 

Começando pela suas estacoes desajustadas, ontem estava dando diferença de quase 10 graus, entre localidades de POA, hoje mais de 08... Sabemos que existem micro-climas mas não a tais níveis.

 

Começo a dúvida daqueles 42,6 graus registrados ano passado. Dinheiro público sendo usado para uma porcaria desta.

 

Mas o problema é recente. Os 42,6ºC são deste ano não? Veja o que eu achei:

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/535/Porto_Alegre_tem_segundo_dia_mais_quente_da_sua_hist%C3%B3ria_clim%C3%A1tica

 

Outros estações tiveram calor também no mesmo dia. Atualmente deve ter problema sim, pois essas diferenças não aconteciam quando eu acessava, ou o Marcos e o Bruno postavam.

Diferenças de 4/5C numa metrópole como SP é normal.

6/8C ainda é normal.

O relevo, a posição geográfica, a urbanização e as frequentes infiltrações de ar oceânico contribuem para o registro de grandes variações térmicas dentro dessa cidade em certos momentos do dia.

Mas POA é mto diferente!

Ñ acredito em variações tão grandes (10C) entre uma região e outra.

Mas...

Absurdo é o q acontece aki em Curitiba.

Simepar & Inmet dentro do mesmo cercado acusando 2/3C de diferença!

Isso lá pode-se chamar de micro-clima?

 

nhaa eu desisto...

 

Se Curitiba akeceu a culpa é do Simepar kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos! Aqui em Buenos Aires, depois do friozinho do começo do mês (chegamos a ter mínima de 12,8ºC no dia 1º), começou ontem à tarde uma sequência de dias quentes. A mínima foi de 13,3ºC, mas a máxima já alcançou 30,7ºC. Hoje já bem mais quente de madrugada, com mínima de 18,3ºC. Neste momento (12h51) faz 30,0ºC, com URA de 43%, vento norte a 11 km/h e pressão em 1014,6 hpa. A sensação térmica atual é de 30,2ºC. A máxima prevista para hoje é de 32ºC, mas eu acredito que vá até 33ºC, já que temos sol até quase 20h nesta época.

Link to comment
Share on other sites

Pela animação do radar de São Roque no Redemet, parece que está choveu bastante nas últimas horas no Reservatório Jaguari.

 

Então fui no site do SAISP e bingo. 43mm por lá hoje. Mas só por lá...o resto tudo abaixo de 5,2mm e outros locais como o Reservatório de Atibainha estão com 0 por enquanto...

 

Na Vila Madalena, chove fraco há pelo menos 2 horas. 19,3°C, 94% de umidade e só 4mm até agora.

Link to comment
Share on other sites

Aleluia, chovendo na Granja Viana. No momento, 22ºC, ventinho e sensação de friozote. Máxima do dia foi de 24ºC às 10 da manhã. Temperatura em queda. Vou para o Anhangabaú. Estava de manga curta e bermuda e pus calça e camisa de manga comprida; vai esfriar mais à tarde e noite. Ótimo!

Caiu mais !; no momento 21,2ºC; e continua chovendo.

 

Na Vila Madalena, chove fraco há pelo menos 2 horas. 19,3°C, 94% de umidade e só 4mm até agora.

O tempo virou completo em Sampa.

Amanheceu quente e abafado, parecendo que ia ser mais um dia daqueles... :heat:

 

A automática do Mirante registrava 26,1°C às 10h (Verão, 9h solar), depois de mínima de 22,3°C na convencional.

 

Os ventos viraram para sul e a automática marcava 18,6°C agora às 15h, deixando a mínima da madrugada para trás.

 

 

Chuva fraca, com acumulados baixos, conforme comentado.

Maiores totais ocorrem na zona sul, mais próxima do mar, com 17,2 mm no CGE- Barragem (Parelheiros), até agora.

No restante da cidade, os acumulados variam entre 2 e 8 mm, aproximadamente (SAISP e CGE)

Link to comment
Share on other sites

A automática do Mirante registrava 26,1°C às 10h (Verão, 9h solar), depois de mínima de 22,3°C na convencional.

 

Os ventos viraram para sul e a automática marcava 18,6°C agora às 15h, deixando a mínima da madrugada para trás.

 

 

Dá até uma emoção ver essa situação, tão rara no último verão :cray:

 

Temperaturas variando entre 15,5°C (Parelheiros) e 18,7°C (Tremembé) na capital paulista. Já na grande mancha urbana, faz 16,4°C na Vila Mariana e 16,6°C na Sé. Que inveja, e que delícia.

 

Aqui em Matão a máxima hoje atingiu 33,8°C, com umidade sempre acima dos 40%. Agora o céu está cheio de nuvens escuras, e chove por perto. Aqui chuvisca.

Link to comment
Share on other sites

10689481_307528159444827_7484055729113487483_n.jpg?oh=975bb838346319d41bab85ff5d64b10c&oe=551BE9C9&__gda__=1427044607_13da22844a55075f5aa35d1720226818

 

Kim, Partindo do princípio que é objeto, é voador e não identificado [ainda] é lógico que seja um OVNI.

 

Ta vindo

 

A prova que é de origem extraterrestre, veja a "fala" do Will: "_ Tá vindo" basta olhar a imagem para sabermos que "tá indo".

 

=====

 

akita: Sol entre nuvens....a rigor mais nuvens com rasguinhos para o Sol.

akita: 24,8ºC

mínima de escaldantes 23,5ºC

máxima de comportados 26,4ºC

 

Houve pingos esparçados e desperdiçados nenhum acertou pluviomêtro.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Exatamente gente. A temperatura DESPENCOU LITERALMENTE APÓS MEIO DIA! Estou surpreso. No momento, 18ºC no Anhangabaú. Parou de chover, mas choveu bem legal! E aí? Fez dias típicos de verão de domingo até ontem; hoje, inverno? Não dá para cravar que já entramos no verão climático ainda, mas ele já está MUITO PRÓXIMO. Quem sabe semana que vem já dá para declarar início da nova estação? 5% das pessoas que observo na rua estão de moletom. Eu, calça jeans e camisa de manga comprida, tá de bom tamanho.

Link to comment
Share on other sites

O ELAT prevê que haverá aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país

Para a temporada 2014-2015, o ELAT prevê que haverá aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país. Na região Sul, a elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média. No entanto, o ELAT enfatiza que a previsão de raios não está relacionada à estimativa de chuvas para o verão. Essas informações são levantadas com base em informações meteorológicas, nas condições dos oceanos e nos dados históricos. O fenômeno El Nino, por exemplo, apresenta fraca intensidade neste período, mas deve se intensificar no final do verão. A temperatura na região tropical do Oceano Atlântico Sul se encontra neutra, sem grandes variações.

Fonte: ELAT

Link to comment
Share on other sites

Diferenças de 4/5C numa metrópole como SP é normal.

6/8C ainda é normal.

O relevo, a posição geográfica, a urbanização e as frequentes infiltrações de ar oceânico contribuem para o registro de grandes variações térmicas dentro dessa cidade em certos momentos do dia.

Mas POA é mto diferente!

Ñ acredito em variações tão grandes (10C) entre uma região e outra.

Mas...

Absurdo é o q acontece aki em Curitiba.

Simepar & Inmet dentro do mesmo cercado acusando 2/3C de diferença!

Isso lá pode-se chamar de micro-clima?

 

nhaa eu desisto...

 

Se Curitiba akeceu a culpa é do Simepar kkkkk

 

Acho que só é normal em metrópoles relativamente próximas do mar ou com grande variação de altitude dentro de seu perímetro...

Não imagino como um local mais continental e plano consiga registrar uma amplitude tão grande de temperatura, indiferente de quão densa seja a urbanização.

Aqui em SP (CTBA também deve ocorrer) as maiores diferenças de temperatura são entre o centro e a as localidades mais próximas da serra do mar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP (CTBA também deve ocorrer) as maiores diferenças de temperatura são entre o centro e a as localidades mais próximas da serra do mar.

 

Frost, acho que a diferença de temperatura não tem a ver com a proximidade da serra do mar, mas sim o quão a localidade está afastada do centro (concreto, poluição, malha urbana, etc...) e mais urbanizada é. Aliás, geralmente a proximidade da serra do mar não facilita muito para boas mínimas pois a infiltração marítima aumenta a nebulosidade. Geralmente, locais mais a oeste (Vargem Grande Paulista, Cotia, Itapevi, etc) são melhores quando o tempo está seco para as mínimas. Onre o Carlos mora, São Bernardo do Campo, Parelheiros são excelentes para máximas baixas. Embora, quando por lá está com céu limpo, Marsilac dá show nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Quais foram as temperaturas em POA que estão comentando?

 

Temos que entender que fora o fator urbanização, temos uma massa de água a oeste e sul de POA, um regulador térmico enorme.

 

Aqui em Joinville não é incomum uma estação localizada as margens da baia da Babitonga (grande massa de água a leste) ter diferenças na ordem de 6 a 8ºC com estações mais a oeste, sem influência dessa massa de água. Isso aqui, a 26º S e nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP (CTBA também deve ocorrer) as maiores diferenças de temperatura são entre o centro e a as localidades mais próximas da serra do mar.

 

Frost, acho que a diferença de temperatura não tem a ver com a proximidade da serra do mar, mas sim o quão a localidade está afastada do centro (concreto, poluição, malha urbana, etc...) e mais urbanizada é. Aliás, geralmente a proximidade da serra do mar não facilita muito para boas mínimas pois a infiltração marítima aumenta a nebulosidade. Geralmente, locais mais a oeste (Vargem Grande Paulista, Cotia, Itapevi, etc) são melhores quando o tempo está seco para as mínimas. Onre o Carlos mora, São Bernardo do Campo, Parelheiros são excelentes para máximas baixas. Embora, quando por lá está com céu limpo, Marsilac dá show nas mínimas.

 

Isso também é verdade, quando estava escrevendo eu estava pensando somente em máximas mais contidas, por isso me veio a mente cenários de infiltração marítima.

Mas realmente, de noite as mínimas também são bem melhores em locais menos urbanizados e isso não depende de proximidade do mar/serra

 

Mesmo assim arrisco dizer que as maiores amplitudes de temperatura aqui em SP acontecem de dia.

Link to comment
Share on other sites

Não chove no momento aqui no Tatuapé. Mas tivemos chuva mais cedo, que variou de fraca a moderada intensidade!

Impressiona de termos uma manhã ainda quente, mas uma tarde relativamente fria!

Faz 17 graus na Mooca-CGE, sendo que ontem na mesma hora estava em 29 graus, ou seja, 12 graus à mais!

 

Radar de São Roque ainda capta chuva em algumas áreas do Cantareira!

Link to comment
Share on other sites

Exatamente gente. A temperatura DESPENCOU LITERALMENTE APÓS MEIO DIA! Estou surpreso. No momento, 18ºC no Anhangabaú. Parou de chover, mas choveu bem legal! E aí? Fez dias típicos de verão de domingo até ontem; hoje, inverno? Não dá para cravar que já entramos no verão climático ainda, mas ele já está MUITO PRÓXIMO. Quem sabe semana que vem já dá para declarar início da nova estação? 5% das pessoas que observo na rua estão de moletom. Eu, calça jeans e camisa de manga comprida, tá de bom tamanho.

Certamente pegou muita gente desprevenida, como de hábito.

Acho que todo mundo em Sampa já foi surpreendido alguma vez (Ou mesmo várias vezes) por uma queda acentuada de temperatura só de bermuda, saia (As mulheres), camisa leve, camiseta, etc, etc.

Minha vizinha mesmo (E que vizinha! :mosking: ) saiu "toda à vontade" para trabalhar hoje cedo.

Se ela não levou mochila com algum agasalho...

 

------------------------------------

Quanto às variações de temperatura em Sampa, elas são muito mais acentuadas nas mínimas, em dias sem vento com céu limpo.

 

1. Em dias de calor, raramente a diferença passa de 3ºC entre todas as estações (Sem infiltração marítima, claro).

Em dias quentes, geralmente o ar está em movimento (Convecção), dando uma uniformizada nas temperaturas.

Vejam as estações oficiais no "dia de todos os horrores" :heat: , 17 de outubro último:

Mirante (Conv.): 37,8°C

IAG: 37,2°C

Guarulhos (Conv.): 37,5°C

Barueri: 37,5°C

 

Guarulhos e Barueri estão em quadrantes opostos da região metropolitana.

 

2. Já em noites frias, sem vento e com céu limpo, podemos ter até 10°C de diferença.

É aí que a urbanização realmente faz diferença.

Link to comment
Share on other sites

Essa é para o William:

 

Máximas na estação convencional do INMET em Maria da Fé, na semana dos horrores, em outubro último.

Essa estação é uma daquelas que continua operante mas não aparece no site do INMET.

 

12/10 - 32,2°C

13/10 - 33,0°C

14/10 - 32,6°C

15/10 - 34,0°C

16/10 - 33,4°C

17/10 - 34,0°C

18/10 - 33,2°C

19/10 - 33,0°C

20/10 - 32,2°C

 

Dados do BDMEP.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.