Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Quantas saudades dos temporais.... hoje eu tive a felicidade de escutar dois trovões daqui do serviço, é que uma CB toda despedaçada passou próxima à cidade e me trouxe a alegria desses dois trovões. Não choveu nada, como era de se esperar.

 

A meu ver, acho que Janeiro consegue chegar a 50mm de chuva por aqui. Vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

Não choveu aqui no Tatuapé, mas pelo menos refrescou.

Apesar de não ter chovido por enquanto aqui, fico feliz de ver que as chuvas fortes estão caindo nos sistemas que alimentam a Grande SP.

 

===========================================================

 

E Renan, espero que na verdade chegue a 500 mm aí em janeiro, ou seja, 10 vezes mais do que você disse!

Se a chuva cair volumosa na zona da Mata, é certo que também chova bastante no extremo sul de MG, vale do Paraíba, serra da Mantiqueira, região das represas de Furnas.

Link to comment
Share on other sites

Não choveu aqui no Tatuapé, mas pelo menos refrescou.

Apesar de não ter chovido por enquanto aqui, fico feliz de ver que as chuvas fortes estão caindo nos sistemas que alimentam a Grande SP.

 

===========================================================

 

E Renan, espero que na verdade chegue a 500 mm aí em janeiro, ou seja, 10 vezes mais do que você disse!

Se a chuva cair volumosa na zona da Mata, é certo que também chova bastante no extremo sul de MG, vale do Paraíba, serra da Mantiqueira, região das represas de Furnas.

 

Está chovendo hoje no Cantareira, amigo?

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Não choveu aqui no Tatuapé, mas pelo menos refrescou.

Apesar de não ter chovido por enquanto aqui, fico feliz de ver que as chuvas fortes estão caindo nos sistemas que alimentam a Grande SP.

 

===========================================================

 

E Renan, espero que na verdade chegue a 500 mm aí em janeiro, ou seja, 10 vezes mais do que você disse!

Se a chuva cair volumosa na zona da Mata, é certo que também chova bastante no extremo sul de MG, vale do Paraíba, serra da Mantiqueira, região das represas de Furnas.

 

Está chovendo hoje no Cantareira, amigo?

Abraços.

 

Sim. A chuva hoje está caindo mais na cabeceira dos rios que alimentam o sistema, o que já ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Vcs estão inspirados hoje...heim.....bem deixando de lado o que vai ser daqui bilhoes de anos....Atualizando tivemos 198 arvores caidas em SP hoje....penso que se trata de algo historico....tanto é que o Pq do Ibirapuera fechou pela primeira vez na historia..Coitada da prefeitura...

Teve aquela de 10 de fevereiro (Se não me engano) de 2010.

 

Caíram um monte de árvores em Sampa.

 

Aqui na zona norte foram várias.

No bairro do Tremembé, próximo do Horto Florestal, uma árvore enorme caiu e ficou apoiada nos muros de 2 casas (Uma em frente à outra), atravessando a rua.

Na rua, os carros e as pessoas passavam por baixo dela.

 

A automática do Mirante registrou rajada de cerca de 110 km/h (Não me lembro o valor exato).

Aqui em casa, tive que fechar as venezianas, pois as pedras de granizo batiam com tal violência que fiquei com medo de estilhaçar os vidros.

Minha rua ficou totalmente coberta de folhas e pequenos galhos.

 

Houve bairros que ficaram 29 horas sem energia elétrica.

Link to comment
Share on other sites

 

Até porque não existem hotéis ou pousadas que você possa ficar no PNI... Mesmo se tivesse, eu não ficaria, pois não chega nem perto das atrações da Serra do RS e SC. Aqui temos frio, conforto e centenas de lugares para conhecer. Mesmo no verão, já tivemos 1°C em Urupema e é comum fazer 10/12°C.

 

Fernando, o PNI é só uma parte da serra da Mantiqueira. Falar que não tem atrações ou que em tal e tal lugar é melhor, ai é uma questão de gosto pessoal ou melhor conhecimento pessoal.

 

A região da Mantiqueira tem dezenas de cidades e centenas de locais para se conhecer que nem o pessoal do sudeste mesmo conhece.

Pega por exemplo o PNI, média de 6 mil visitantes por mes, dá 72 mil pessoas por ano. Quantas pessoas moram só na grande SP? 20 milhões?

Eu já tive oportunidade de conhecer a quase totalidade de cidades da mantiqueira, e vou te dizer, foram anos e várias viagens pra isso. A lista de cidades é enorme: Campos do Jordão, Camanducaia, Piranguinho, Piranguçu, Itamonte, Penedo, Monteiro Lobato, Joanópolis, São Bento do Sapucaí, Passa Quatro, etc etc.

 

Então a questão não é comparar "ah tal lugar tem mais ou menos atrações", a questão é a divulgação. Quantas cidades da Mantiqueira realmente são conhecidas? Campos do Jordão e Monte Verde. O restante são cidades que não necessariamente são menores, apenas menos exploradas.

Sobre conforto, é relativo: Se você tem grana, consegue conforto em qualquer lugar do Brasil. Se você não tem grana, esquece conforto, isso é uma questão de bolso também. Eu conheço uma porrada de pousada e hotel bom pra caramba na região até mesmo perto do PNI (considero perto menos de 30 km), e que te permitem ter um conforto acima da média, o que torna a questão do conforto citada por vc como sendo algo relativo ao que exatamente a pessoa conheça do lugar.

 

Agora, eu ficaria revoltado se alguem me dissesse que em Campos do Jordão e Monte Verde não há conforto... :laugh: :laugh: :laugh:

 

Mas tirando Campos do Jordão, que é a mais badalada, o sudeste é fraco em termos de turismo de frio e neve. É só passar um final de semana em Bom Jardim que vc verá muitos paulistas e cariocas. Sim, também há catarinenses indo a Campos do Jordão, mas é muito mais fácil encontrar um paulista na Serra Catarinense do que um catarinense em Campos do Jordão, conheço só 2 pessoas daqui que já foram pra lá.

Se formos ver pelo número de visitantes é só ver o que fizeram no Morro da Igreja. Agora o número de visitantes é controlado por lá, devido a bagunça que ficava em dias de frio extremo e neve.

Link to comment
Share on other sites

O radar do Pico do Couto capta uma área de chuva bem forte na região de Barra do Piraí...nosso amigo baziano daquela área deve estar

aproveitando, assim como o Ricardo, que deve ter tido chuva em seu quintal em Itatiaia. Só eu não tenho chuva, mas já me contentei com

isso.

 

A carta sinótica de hoje ainda mostra o bloqueio sobre o Sudeste, porém ele está deslocado bem mais à leste agora. Isso fica evidente ao percebermos

que as áreas com menos nuvens e mais calor são justamente aquelas entre a zona da mata, leste de MG, nordeste do RJ e ES, o "leste do Sudeste".

 

Amanhã este anticiclone se afasta ainda mais, com isso a termodinâmica fará o seu papel na explosão de várias áreas de instabilidade em boa

parte da região.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

Algumas instabilidades cresceram na região.

 

XVFMvm4.jpg

 

cerca de 30 mins depois...

X5A3DhF.jpg

 

Raios...

R5Vew41.gif

 

 

no momento temos chuva moderada com bastante raios

Link to comment
Share on other sites

O radar do Pico do Couto capta uma área de chuva bem forte na região de Barra do Piraí...nosso amigo baziano daquela área deve estar

aproveitando, assim como o Ricardo, que deve ter tido chuva em seu quintal em Itatiaia. Só eu não tenho chuva, mas já me contentei com

isso.

 

A carta sinótica de hoje ainda mostra o bloqueio sobre o Sudeste, porém ele está deslocado bem mais à leste agora. Isso fica evidente ao percebermos

que as áreas com menos nuvens e mais calor são justamente aquelas entre a zona da mata, leste de MG, nordeste do RJ e ES, o "leste do Sudeste".

 

Amanhã este anticiclone se afasta ainda mais, com isso a termodinâmica fará o seu papel na explosão de várias áreas de instabilidade em boa

parte da região.

 

Hehehe demorou mas ela veio :clapping:

os relâmpagos estão bem intensos agora, e uma chuva refrescante

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

Algumas instabilidades cresceram na região.

 

http://i.imgur.com/XVFMvm4.jpg

 

cerca de 30 mins depois...

http://i.imgur.com/X5A3DhF.jpg

 

Raios...

http://i.imgur.com/R5Vew41.gif

 

 

no momento temos chuva moderada com bastante raios

 

Fiquei com inveja branca dessa chuva. Hehe

 

------------------

 

Aqui no Rio, céu nublado e 29°C no momento. Teremos uma noite tenebrosa com essa nebulosidade segurando o calor.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

Algumas instabilidades cresceram na região.

no momento temos chuva moderada com bastante raios

 

Caramba, 37,1° em Valença?. Já fui a cidade em fevereiro em alguns anos e nunca senti calor, coisa de louco!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mas tirando Campos do Jordão, que é a mais badalada, o sudeste é fraco em termos de turismo de frio e neve. É só passar um final de semana em Bom Jardim que vc verá muitos paulistas e cariocas. Sim, também há catarinenses indo a Campos do Jordão, mas é muito mais fácil encontrar um paulista na Serra Catarinense do que um catarinense em Campos do Jordão, conheço só 2 pessoas daqui que já foram pra lá.

Se formos ver pelo número de visitantes é só ver o que fizeram no Morro da Igreja. Agora o número de visitantes é controlado por lá, devido a bagunça que ficava em dias de frio extremo e neve.

 

Fernando, o Sudeste tem melhor exploração mais opções de turismo nas cidades altas, nisso eu concordo com o Carlos Dias. Mas essa variedade não se refere ao frio que faz lá. Os eventos das "serras" gaúcha e catarinense são muito mais acentuados. Aliás não só da "serra", mas como de outras regiões destes estados. O clima não tem nenhum evento significativo que ocorra lá e não ocorra aqui, somente médias. Este ano lá amanheceu -2.8°C na Vila Inglesa e foi considerado "bom". Ano passado a nível do mar fez 0ºC no Vale e Norte Catarinense. Nas áreas altas de nossa cidades, cerca de 1.000 metros de altitude deve ter feito bem menos que -2.8ºC. A menor máxima em CdJ, salvo engano, foi de 7,X este ano. No dia 22 de Julho do ano passado, a tarde a temperatura era semelhante a esta aqui, a nível do mar. Em 4 de Agosto de 2010, a máxima foi de 8°C no Vale e Norte. É pouca a diferença. São centenas de cidades que tem mínimas menores e mais neve, máximas baixas, nos eventos invernais. Então fica claro que pelo frio em si, não faz sentido uma viagem até lá. É muito mais válido ir até Gramado que ir até lá. Já para o montanhismo, comida, infra-estrutura entre outros pode ser espetacular, melhor que aqui.

Link to comment
Share on other sites

Para ilustrar... Essa é a última previsão do CFS para Janeiro, emitida hoje dia 29, e de acordo com as últimas corridas...

 

Fortissima anomalia negativa de precipitação sobre todo o sudeste, em especial MG/RJ/ES/Centro-Oeste...

 

SjCNqz0.png

 

E uma forte anomalia geopotencial sobre Sudeste, indicando a existência de bloqueio nos médios níveis...

 

0y3Uy4C.png

 

Agora o que chama a atenção é que os mapas são parecidos ao que foram projetados no ano passado na mesma data, de quando o CFS acertou o bloqueio faltando apenas 1 mês na ocasião. O mapa de precipitação é praticamente o mesmo, e o do geopotencial é o mesmo em posição, porém estimado mais fraco no ano passado.

 

Esses mapas do CFS em 29/12/13, para janeiro de 2014..

 

oKkzlJX.png

MkW3AUh.png

 

 

Outro mapa de anomalia geopotencial do CFS reunindo a previsão dos últimos 7 dias, é PRATICAMENTE IGUAL, ao que foi previsto no ano passado antes da formação do bloqueio, e a previsão desse ano para Janeiro, faltando 1 mês.

 

uomeJF9.gif

9LaMdUU.gif

 

 

A grande questão é... O CFS errou no Inverno, porém no último verão ele acertou 1 mês antes, o bloqueio, com esses mesmos mapas, como mostrei...

 

Aguardemos... Torço de verdade que isso não se confirme, porque se confirmar... F**EU!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

Algumas instabilidades cresceram na região.

 

http://i.imgur.com/XVFMvm4.jpg

 

cerca de 30 mins depois...

http://i.imgur.com/X5A3DhF.jpg

 

Raios...

http://i.imgur.com/R5Vew41.gif

 

 

no momento temos chuva moderada com bastante raios

 

Fiquei com inveja branca dessa chuva. Hehe

 

------------------

 

Aqui no Rio, céu nublado e 29°C no momento. Teremos uma noite tenebrosa com essa nebulosidade segurando o calor.

 

Agora a temperatura caiu para refrescantes 21,1ºC, e uma brisa agradável entrando pela janela.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

 

Belas fotos, Andoni.

 

Minha esposa é Natural daí de Barra do Piraí. Volta e meia vamos visitar os parentes.

 

Já passei muito calor na sua região, como em Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, Conservatória e Vassouras, além de Piraí e Barra do Piraí.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Hoje o dia foi extremamente quente em Barra do Piraí, com máxima de 37,1°C segundo a automática do INMET na cidade vizinha em Valença.

 

Belas fotos, Andoni.

 

Minha esposa é Natural daí de Barra do Piraí. Volta e meia vamos visitar os parentes.

 

Já passei muito calor na sua região, como em Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, Conservatória e Vassouras, além de Piraí e Barra do Piraí.

 

Muito obrigado, Ricardo.

Aqui na região faz bastante calor mesmo :heat: , e a cidade é bem tranquila também

 

Agora chove fraco, com relâmpagos a certa distância

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

Como diria minha avó: "Cruz credo! Desconjura!" :mosking:

 

Agora, falando sério, se isso acontecer, danou-se tudo (Inclusive a água...)

Não aguento mais calor.

Como eu disse dias atrás: acho que não teria mais tanta dificuldade para me acostumar em Cuiabá, Corumbá, Teresina, Manaus... :russian:

 

-----------

Volta a chover em Sampa.

Área de chuva fraca a moderada cobrindo toda a capital no momento.

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

Como diria minha avó: "Cruz credo! Desconjura!" :mosking:

 

Agora, falando sério, se isso acontecer, danou-se tudo (Inclusive a água...)

Não aguento mais calor.

Como eu disse dias atrás: acho que não teria mais tanta dificuldade para me acostumar em Cuiabá, Corumbá, Teresina, Manaus... :russian:

 

-----------

Volta a chover em Sampa.

Área de chuva fraca a moderada cobrindo toda a capital no momento.

 

Coisas que sempre parecerem que eu nunca ia ver estão ocorrendo... Bagé que tem por tradição verões secos e ondas de calor igualmente secas(amanhecer agradável e tardes tórridas) , simplesmente nos últimos anos tem sido cada vez mais raro algo deste tipo ocorrer na região. Nem as famosas estiagens (nem as de curta duração) estão ocorrendo mais na cidade !!! Estamos com máximas baixas, umidade alta, mínimas altas e muita chuva.

 

Creio que seja uma mudança realmente no padrão atmosférico e quem diria, estamos vivenciando-a.

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

 

Acho que vou cortar os pulsos.....ou quem sabe pular da ponte..... :shok: :sorry: :sorry: :sorry:

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

Se algum paulista estiver interessado VENDO ÁGUA diretamente aqui do Sul.Pra vocês Bazianos,faço um preço bem em conta.

Link to comment
Share on other sites

No momento, o radar do Sumaré detecta áreas de instabilidade na região serrana.

 

O Metar do Galeão informa a ocorrência de trovoadas na ZN do Rio.

 

WVS3bzv.png

Zie, aqui na zona oeste dá para avistar muitos relampagos há algum tempo já. Pelo que vi a chuva está com avanço muito lento, espero que nos atinja!

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

Como diria minha avó: "Cruz credo! Desconjura!" :mosking:

 

Agora, falando sério, se isso acontecer, danou-se tudo (Inclusive a água...)

Não aguento mais calor.

Como eu disse dias atrás: acho que não teria mais tanta dificuldade para me acostumar em Cuiabá, Corumbá, Teresina, Manaus... :russian:

 

-----------

Volta a chover em Sampa.

Área de chuva fraca a moderada cobrindo toda a capital no momento.

 

Coisas que sempre parecerem que eu nunca ia ver estão ocorrendo... Bagé que tem por tradição verões secos e ondas de calor igualmente secas(amanhecer agradável e tardes tórridas) , simplesmente nos últimos anos tem sido cada vez mais raro algo deste tipo ocorrer na região. Nem as famosas estiagens (nem as de curta duração) estão ocorrendo mais na cidade !!! Estamos com máximas baixas, umidade alta, mínimas altas e muita chuva.

 

Creio que seja uma mudança realmente no padrão atmosférico e quem diria, estamos vivenciando-a.

 

Vitor, não acredito que seja mudança de padrão de longo prazo, pelo menos para SP... essa variação decenal vem ocorrendo nos últimos 100 anos. O padrão está abaixo (já postei algumas vezes):

 

2i11478.jpg

 

Essa sequência de bloqueios é de certa maneira semelhante ao 3R da California.

 

Como a organização mundial de meteorologia define: Drought is a normal, recurrent feature of climate, although it is erroneously considered as a rare and random event. It differs from aridity, which is restricted to low rainfall regions and is a permanent feature of climate.

 

Problema: as medidas para melhoria do sistema que não foram tomadas e uma hora a conta vem.

 

O "aviso" já havia sido dado em 2011:

 

mj9vo5.jpg

Link to comment
Share on other sites

No momento, o radar do Sumaré detecta áreas de instabilidade na região serrana.

 

O Metar do Galeão informa a ocorrência de trovoadas na ZN do Rio.

 

http://i.imgur.com/WVS3bzv.png

Zie, aqui na zona oeste dá para avistar muitos relampagos há algum tempo já. Pelo que vi a chuva está com avanço muito lento, espero que nos atinja!

 

Alguns relâmpagos por aqui também!

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

 

Acho que vou cortar os pulsos.....ou quem sabe pular da ponte..... :shok: :sorry: :sorry: :sorry:

 

 

Se pular da ponte vai bater a cabeça nas pedras .... tomara que erra o CFS

 

Por aqui noite maravilhosa pra se dormir , faz entre 14°C e 15°C , céu completamente nublado uma maravilha !

Link to comment
Share on other sites

Se algum paulista estiver interessado VENDO ÁGUA diretamente aqui do Sul.Pra vocês Bazianos,faço um preço bem em conta.

Por aqui já tem nordestino oferecendo. :laugh:

 

--------------

Quantos às mudanças, acho o seguinte:

 

1. Secas como esta e até piores já aconteceram no passado, pelo menos aqui no estado de São Paulo.

Qualquer dia vou abrir um tópico sobre a seca de 1963, incluindo o incêndio do Paraná.

Para dar uma idéia, alguns exemplos de totais anuais de chuva em 1963:

Belo Horizonte: 497,0 mm

Araçatuba-SP: 550,1 mm

Sampa (Mirante): 894,9 mm

Rio de Janeiro-Bangu: 562,0 mm

Campos-RJ: 440,7 mm

E por aí vai.

 

2. Quanto às temperaturas, várias áreas do sudeste mostram uma tendência ao aquecimento, como já comentamos várias vezes aqui.

Isto ocorre até em estações rurais do CIIAGRO.

Estão cada vez mais raros os grandes picos de frio no inverno e vamos batendo recordes e mais recordes de calor.

viewtopic.php?f=139&t=15524

Link to comment
Share on other sites

Acho uma boa ideia e começar logo, não creio que tenhamos boas chuvas nesse verão...

 

ANA autoriza nova redução de vazão de água para o Rio Paraíba do Sul

 

Além da autorização, a resolução publicada no Diário Oficial da União prevê que a ANA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o estado do Rio de Janeiro façam avaliações sobre o impacto da medida no uso da água.

 

A nota da ANA informa, ainda, sobre o volume morto. Até o último dia 22, a armazenagem dos reservatórios da bacia era 1,7% da capacidade. “As vazões autorizadas poderão avançar sobre o volume não operacional dos reservatórios do Paraíba do Sul, conhecido como volume morto, já nos próximos dias”.

Link to comment
Share on other sites

Se algum paulista estiver interessado VENDO ÁGUA diretamente aqui do Sul.Pra vocês Bazianos,faço um preço bem em conta.

Por aqui já tem nordestino oferecendo. :laugh:

 

--------------

Quantos às mudanças, acho o seguinte:

 

1. Secas como esta e até piores já aconteceram no passado, pelo menos aqui no estado de São Paulo.

Qualquer dia vou abrir um tópico sobre a seca de 1963, incluindo o incêndio do Paraná.

Para dar uma idéia, alguns exemplos de totais anuais de chuva em 1963:

Belo Horizonte: 497,0 mm

Araçatuba-SP: 550,1 mm

Sampa (Mirante): 894,9 mm

Rio de Janeiro-Bangu: 562,0 mm

Campos-RJ: 440,7 mm

E por aí vai.

 

2. Quanto às temperaturas, várias áreas do sudeste mostram uma tendência ao aquecimento, como já comentamos várias vezes aqui.

Isto ocorre até em estações rurais do CIIAGRO.

Estão cada vez mais raros os grandes picos de frio no inverno e vamos batendo recordes e mais recordes de calor.

viewtopic.php?f=139&t=15524

 

6HPlVSu.jpg

Link to comment
Share on other sites

Não só 1963, Aldo. Na década de 40 a maior estiagem do ano (maior período sem nenhuma chuva) era de, em média, 65/70 dias. Hoje temos uma média de 30/35 dias. Na década de 40 houve secas de 100+ dias em pelo menos 3 anos. 1944 teve a maior seca já registrada aqui: 177 dias sem chuva, de março a outubro. Isso mesmo, nem uma gota por quase 8 meses.

Link to comment
Share on other sites

Não só 1963, Aldo. Na década de 40 a maior estiagem do ano (maior período sem nenhuma chuva) era de, em média, 65/70 dias. Hoje temos uma média de 30/35 dias. Na década de 40 houve secas de 100+ dias em pelo menos 3 anos. 1944 teve a maior seca já registrada aqui: 177 dias sem chuva, de março a outubro. Isso mesmo, nem uma gota por quase 8 meses.

 

 

Levando isso em conta, São Paulo não viveu uma grande seca nos últimos anos,nem menos neste 2014, mas sim um periodo de chuva abaixo do habitual (abaixo da média)... A Região da Cantareira vem sofrendo de um longo período de chuvas irregulares,escassas e ou pouco abundantes o que não configura uma real seca (que é um longo período sem qualquer tipo de precipitação), e sim um período bem abaixo da média em relação às chuvas.

 

Sempre achei incorreto falarem em seca, a situação é critica e futuramente talvez catastrófica, mas não tem nada de seca, somente não esta caindo tanta água do céu quanto estávamos acostumados.

Link to comment
Share on other sites

Só quero ver quais medidas a SABESP irá tomar ano que vem, quando o caos irá se instalar. Estamos vivendo algo histórico, que eu pensei que não chegaria tão cedo. Espero realmente que não tenhamos um bloqueio semelhante ao do início do ano, senão a coisa vai ficar crítica ainda mais cedo.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de 2ª para 3ª feira na Granja Viana. Céu com muitas nuvens. Está até que fresquinho: 20,4ºC, comparado a ontem no meso horário. Choveu moderadamente por 1 hora no final da noite. Oscilei nesta 2ª feira entre 21,5ºC e 32,9ºC. Foi uma noite/madrugada extremamente desagradável a passada (domingo para 2ª feira), "grudenta", quente demais! Esta madrugada não posso me queixar, embora ainda não tenhamos baixado dos 20ºC, mas, com certeza teremos uma mínima matinal na faixa dos 18/19ºC nesta 3ª feira (bem melhor quen os horripilantes de 21,5ºC desta manhã de 2ª feira!). Está ótimo. O final de tarde de ontem já foi diferente com a formação de instabilidades, deixando o céu carregado, mas só foi chover, de fato, lá pelas 21 hs. Mas já às 17 hs a temperatura estava mais agradável em comparação aos 3 dias anteriores: por volta dos 25ºC, com tempo carregado, mais ainda sem chuva. Será que o final de tarde desta 3ª se repetirá mais agradável como desta 2ª feira, assim como uma noite/madrugada mais amena? Tomara!

Link to comment
Share on other sites

Atenção!

 

CFS está neste momento, (levando em conta as corridas mais recentes) sugerindo um FORTE BLOQUEIO para o mês de Janeiro sobre o Sudeste....

 

Cenário MUITO parecido com o do ano passado!!

 

Parafraseando Mussum "Cacildis!". O Lado bom é que passarei, a partir do final de semana do dia 16/Janeiro, 3 finais de semana em sequência em Juqueí (São Sebastião). Bem que poderia ser um SHOW de ZCAS durante a semana em que trabalho e ASAS no final de semana para garantir a praia. :girlwitch: Seria um sonho realizado. Praia no final de semana com sol e semana de trabalho com tempo xoxo e ZCAS no centrão se Sampa com temperatura agradável!

Link to comment
Share on other sites

Só quero ver quais medidas a SABESP irá tomar ano que vem, quando o caos irá se instalar. Estamos vivendo algo histórico, que eu pensei que não chegaria tão cedo. Espero realmente que não tenhamos um bloqueio semelhante ao do início do ano, senão a coisa vai ficar crítica ainda mais cedo.

 

 

SP JÁ TEVE MAIS DE 10 ANOS SEGUIDOS DE "SECA", S.JOAQUIM TEVE 10 ANOS COM INVERNO PÍFIO, iTAPIRANGA TEVE 8 ANOS SEGUIDOS COM INVERNOS SEMELHANTES A LAGES, ISTO QUE ESTÁ A 180 M, OU SEJA, EVENTOS EXTREMOS PODEM SE REPETIR POR MAIS DE UMA VEZ SEGUIDA, SÃO AS VARIABILIDADES DO CLIMA, QUE VÃO E VEM, O QUE MUDOU FOI A QTIDADE E EXPLORAÇÃO DE UM BICHO DE 2 PATAS E QUE SE DIZ TER ALGO NO MEIO DOS OMBROS, AÍ ESTÁ O PROBLEMA DA "SECA" EM SP. O CLIMA TEM GRANDE VARIABILIDADE, MAS NO CONTEXTO GERAL É O MESMO A MILHARES DE ANOS NO SUDESTE, ORA MAIS SECO, ORA MAIS ÚMIDO, ORA MAIS FRIO E ORA MAIS QUENTE, PORÉM SEMPRE TEM ESTAÇÃO CHUVOSA E SECA, E INVERNO E VERÃO, NESTE SENTIDO QUAL A MUDANÇA CLIMÁTICA NO SUDESTE DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 5 MIL ANOS? NENHUMA, AGORA A VARIABILIDADE DO CLIMA, SEU DESVIO PADRÃO, ESTE SIM É BEM VARIÁVEL E ESTÁ POUCO LIGANDO PARA UMA MÉDIA DE 70/80 ANOS DE VIDA DAQUELE BICHO DE 2 PATAS E UM ENFEITE NO MEIO DOS OMBROS QUE CUSTA A ENTENDER O QUE É CLIMA E CONFUNDE COM TEMPO, UNS POR MÁ FÉ OUTROS POR FALTA DE NEURÔNIOS MESMO, ISTO É NO GERAL, PARA OS 7 BILHÕES DE BICHOS DE 2 PATAS E UM ENFEITE..

 

PORQUE DIZER DUAS PATAS E UM ENFEITE, BASTA VER O QUE FAZEMOS A NOSSA CASA! SUJAMOS, DESTRUÍMOS, NOS MATAMOS, E QUEREMOS QUE A NATUREZA SIGA OS NOSSOS CAPRICHOS! TUDO ISTO E +, E AINDA NOS INTITULAMOS DE ANIMAIS RACIONAIS! ATÉ QUE SE MUDE, TODOS, ALGUNS ATÉ ESTÃO MUDANDO, MAS SÃO MINORIA, SEREMOS UM BICO DE 2 PATAS E UM ENFEITE NO MEIO DOS OMBROS.

Link to comment
Share on other sites

Só vi as últimas atualizações dos modelos do Global do Inpe a longo prazo e da Climatempo (que tem por referência a longo prazo o GFS) agora de madrugada; dormi cedo e "caí da cama". Cada vez vai firmando mais o sistema frontal de 03/Janeiro (sábado). Para mim vai dar origem à primeira ZCAS em todo leste de SP São Paulo (Capital,TODO litoral pasulista, Vale do Paraíba, Região de Campinas, Sul Paulista - Registro e região) para a primeira semana útil de janeiro;, assim como todo leste do PR, leste do RJ (centro-sul)/até Búzios), leste de SC mais fraco: do centro (Floripa) até Joinville. O litoral sul catarinense estaria fora da ZCAS, ficando apenas com sol e queda de temperatura, assim como o litoral do RS. (Essa região é muito raro ter ZCAS!).

 

Parece-me que o Reveilon, especificamente, será garantido para todas Capitais comentadas aqui no BAZ. Após, a partir de 5ª feira CHOVE MUITO no sul do RS e RS e SC, antecipando o ar frio. Em Sampa, até a chegada do sistema frontal de sábado (03/janeiro), MUITO SOL E CALOR, com maiores condições de chuva na 3ª feira (amanhã), com ligeira queda nas máximas. Muita chuva amanhã também no RS, e pancadas na 4ª feira, mas sem queda de temperatura. Apenas instabilidades mesmo. No RS e SC começara a esfriar a partir de sábado até 2ª feira. Nas regiões afetadas pela ZCAS, o efeito se dará a partir de domingo até 3ª feira, especialmente leste de SP, PR e centro-sul do RJ.

 

Para cima, BH NÃO sentirá efeitos deste sistema frontal de 03/janeiro e permanecerá MUITO QUENTE, como durante toda semana.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.