Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

Recommended Posts

E você?

3. Em grande parte do sudeste e do centro-oeste, a seca de 1963, por enquanto, foi pior que a atual.

E provo com dados, com números.

Well, a

O fórum não tem oficialmente posição aquecimentistas juramentadas ou no outro extremo negacionista grau 10.

O que me incomoda no João Tur nem é exatamente a posição ou as percepções equivocadas.

Achismo exagerado é irritante mas tolerável dentro do limite da boa educação.

O que me é altamente irritante são as fontes que ele cita, normalmente traduções toscas de 3ª geração com comentários esdrúxulos de " professores de climatologia" igualmente esdrúxulo.

O órgão "oficial" na imprensa é o britânico The Guardian.

Assim, no intuito de ao menos colocar em discussão coisas "novas" do ponto de vista do CAGW,

Recomendo a leitura do porta voz Dana Nuccitelli

Feito,

Dana Nuccitelli,

http://www.theguardian.com/profile/dana-nuccitelli

Fim do besteirol,

Esclarecendo estou com preguiça de arrumar dados (posso, só hoje?).

A NOAA fez o sonho do

risos
construiu uma rede 200 ou 400 estações totalmente RURAIS e espalhou pelos EUA.....acho que em 2000.....resultado apresentam RESFRIAMENTO.

Os dados de satélites tanto RSS como a UAH apresentam um platô (hiato, pausa) no aquecimento global nos últimos 17 anos ou dependendo da metodologia 19 anos.

O dados GISS-NASA e CRU-Temp não apresentam aquecimento estatisticamente significativo fato assumido publicamente por Phill Jones (diretor geral e dono da CRU "East Egland") e corroboram o não aquecimento.

Então, qualquer estudioso sério do clima como efetivamente são os cientistas da NOAA, NASA, BoM, Japão, Alemanha, canadenses, ingleses.....etc...etc...etc...sabe que não há aquecimento em escala global desde 1997.

O que se discute hoje?

As razões para o não aquecimento este é o tema central.

A ausência de aquecimento contraria frontalmente toda a base da hipótese do aquecimento global antropogênico que é aumento da concentração de CO2 na atmosfera por emissões humanas.

Os modelos falham quando confrontados com a realidade.

Voltando a Dana Nuccitelli

Qual a ideia básica? Aquele negócio de grandes erupções como o Tambora é besteira agora são as pequenas erupções que não fazem a temperatura do planeta aquecer apesar do CO2.

Não será traduzido, (preguiça)

Volcanoes may be responsible for most of the global surface warming slowdown

http://www.theguardian.com/environment/climate-consensus-97-per-cent/2014/dec/03/volcanoes-responsible-for-lot-of-global-surface-warming-slowdown

Os dados do Mirante não são um caso à parte. 2014 vai fechar aqui em Juiz de Fora sendo, SIMULTANEAMENTE, o ano mais quente e o mais seco já registrado. Gw rulez.

Concordo contigo, Renan! Sei que vão apagar essa minha postagem, mas o Sudeste aqueceu muito de um modo geral, assim como nós aquecemos aqui no Sul, mas camuflam os dados para não darem o braço a torcer.

São Paulo há anos atrás tinha verões bem mais fresquinhos, com noites agradáveis. De uns anos pra cá, tem calorões terríveis e noites quentes, para uma cidade de 750m de altitude e que nunca foi conhecida por verões tórridos antigamente.

Não sei o porquê as pessoas não se convencem das mudanças climáticas, que são visíveis aos nossos olhos e sentidos.

Estou contigo. Sejamos realistas. O clima mudou SIM! E muito.

Abração, amigo.

João, Nenhuma mensagem foi ou será apagada.

FOI E SERÁ SEMPRE APAGADO OS COMENTÁRIOS IRRITANTES E NÃO PERTINENTES AO CONTEÚDO. SEMPRE FAREI, POIS MINHA TOLERÂNCIA ESTÁ NO 0 ABSOLUTO.

Uma perguntinha idiota: Não há sempre vulcões entrando em erupção em alguma parte do mundo, todo ano?

Ou o número de erupções aumentou nos últimos 17 anos?

Que bom que meu comentário não foi considerado irritante, já que não foi apagado! Kkkkkk Coutinho, embora discorde de ti, o que te deixa muito irritado, pois queres que todos concordem em gênero, número e grau contigo, quero que saibas que te admiro muito. Não me queira mal. Abraços!

Uma perguntinha idiota: Não há sempre vulcões entrando em erupção em alguma parte do mundo, todo ano?

COMO ELES ESTÃO TORCENDO POR UMA GRANDE, PREFERENCIALMENTE NA ZONA TROPICAL.

COMO ELES ESTÃO TORCENDO POR UMA GRANDE, PREFERENCIALMENTE NA ZONA TROPICAL.

Aldo, O problema é que o trabalho original é assinado (acho que 17 doutores). Esse pessoal é muito bom em amarrar e esconder as pontas.

A ideia central é : Nos modelos foi subestimado o potencial de aerosóis das pequenas erupções e por essa razão mesmo com o aumento da concentração de CO2 a temperatura global (global o sudeste brasileiro não esqueci) não tem aumentado.

O problema com essa alteração verdadeira ou não há, uma implicação, uma alteração no albedo planetário.

E uma alteração no albedo para provocar uma diminuição de 0,05ºC deve ser da ordem de 2W por m².

Só que esta ordem de grandeza é maior que as medições atuais da variação dos máximos e mínimos solares.

Enfim, é uma proposta sutil com implicações gigantes.

Vamos acompanhando o desenrolar.

Ronaldo, Todos concordam com a tua expectativa.....O VULCÃO COMEU NOSSO AQUECIMENTO,

Abraços

Sobre o sudeste.....Eu começo por aqui,

SSTa em Atlântico 20 S a 30 S e 30W a 50W

2vv0u9t.png

Só não entendi essa unidade "E"...

E = 10

E+00 = 10 ELEVADO A ZERO = 1 = HUM =UM=ONE

E-01 = 10 ELEVADO A - MENOS 1 = O INVERSO DE DEZ ELEVADO A UM = 0,1 = um décimo logo 5E-01 = 0,5

Espero ter ajudado

ESPERO QUE NAS 200/400 ESTAÇÕES RURAIS TENHAM COMPARADO TOPO COM TOPO E BAIXADA COM BAIXADA.

QUANDO SERÁ QUE FARÃO (NUNCA) ISTO NO BRASIL?!

ESPERO QUE NAS 200/400 ESTAÇÕES RURAIS TENHAM COMPARADO TOPO COM TOPO E BAIXADA COM BAIXADA.

QUANDO SERÁ QUE FARÃO (NUNCA) ISTO NO BRASIL?!

RONALDO, existe várias fotos de todas estações.....são estações modelos.....localizadas de forma adequada.

Afinal você sabe muito bem.....na NOAA rem gente muito boa, aliás, muito boa.

Quando querem fazem o correto....Tanto é que essa iniciativa foi quase um projeto secreto.

Colocar estações adequadas, em locais adequados e esperar o resultado.

Abração

Desde 2012 que estamos tendo uma facilidade das temperaturas chegarem aos 34 graus aqui em Sampa, seja no Mirante, no IAG ou nos aeroportos.

Me lembro que nos outros verões quando estávamos sob atuação dessas altas pressões deixando o tempo mais seco e com pouca chuva, era raro da temperatura passar dos 33 graus.

Me lembro que mesmo naquela onda de calor no início de fevereiro de 2010 que atingiu o centro sul do Brasil, a maior temperatura ficou em 33.x graus no Mirante, sendo que essa se não me engano foi a maior temperatura daquele ano.

Por isso que eu não duvido muito de chegar a fazer 36 graus na próxima semana como aposta o Rodolfo

EDIT: Antigamente as temperaturas maiores do que 34 graus ficavam mais restritas aos meses de setembro/outubro, sendo raro de fazer no verão!

Não esqueçam que foi um fato isolado essa onda de calor de 2014, o qual pode NÃO se repetir em mais 50 anos...ou se repetir, não sabemos ainda.

Afinal, tanto não sabemos que de uma hora pra outra uma verdade histórica pode virar uma mentira igualmente histórica.

36 em SP olhando os modelos, não vejo a possibilidade, mas beliscar uns 34 graus, não duvido. Alias o bafo na rua aqui na zona sul está bem quente sim, agora.

Continuo insistindo que algum fator climatico regional, com grande possibilidade do gatilho ser a temperatura anormal do atlantico nesse 2014, está influenciando na dificuldade de chegar grandes MP's do PR pra cima, olhando o leste das regiões. A região do Brasil onde está MS continua recebendo ondas poderosas com dados que se sucedem a décadas dentro de um mesmo limiar. Alguém se deu conta que as temperaturas mínimas do MS dos últimos 3 anos tem correspondido aos recordes históricos ou perto deles? E se trata de uma região que seguramente sofre menos influencia do atlantico...

E = 10

E+00 = 10 ELEVADO A ZERO = 1 = HUM =UM=ONE

E-01 = 10 ELEVADO A - MENOS 1 = O INVERSO DE DEZ ELEVADO A UM = 0,1 = um décimo logo 5E-01 = 0,5

Espero ter ajudado

Ok, então 0,5 x E^-1 = anomalia de 0,5 Celsius positivo. Valeu! :good:

Desde 2012 que estamos tendo uma facilidade das temperaturas chegarem aos 34 graus aqui em Sampa, seja no Mirante, no IAG ou nos aeroportos.

Me lembro que nos outros verões quando estávamos sob atuação dessas altas pressões deixando o tempo mais seco e com pouca chuva, era raro da temperatura passar dos 33 graus.

Me lembro que mesmo naquela onda de calor no início de fevereiro de 2010 que atingiu o centro sul do Brasil, a maior temperatura ficou em 33.x graus no Mirante, sendo que essa se não me engano foi a maior temperatura daquele ano.

Por isso que eu não duvido muito de chegar a fazer 36 graus na próxima semana como aposta o Rodolfo

EDIT: Antigamente as temperaturas maiores do que 34 graus ficavam mais restritas aos meses de setembro/outubro, sendo raro de fazer no verão!

Não esqueçam que foi um fato isolado essa onda de calor de 2014, o qual pode NÃO se repetir em mais 50 anos...ou se repetir, não sabemos ainda.

Afinal, tanto não sabemos que de uma hora pra outra uma verdade histórica pode virar uma mentira igualmente histórica.

36 em SP olhando os modelos, não vejo a possibilidade, mas beliscar uns 34 graus, não duvido. Alias o bafo na rua aqui na zona sul está bem quente sim, agora.

Continuo insistindo que algum fator climatico regional, com grande possibilidade do gatilho ser a temperatura anormal do atlantico nesse 2014, está influenciando na dificuldade de chegar grandes MP's do PR pra cima, olhando o leste das regiões. A região do Brasil onde está MS continua recebendo ondas poderosas com dados que se sucedem a décadas dentro de um mesmo limiar. Alguém se deu conta que as temperaturas mínimas do MS dos últimos 3 anos tem correspondido aos recordes históricos ou perto deles? E se trata de uma região que seguramente sofre menos influencia do atlantico...

Cogitando um Tostines effect: a anomalia positiva nos 20/30 sul é produzida pela dificuldade em chegar fortes massas de ar polar nessa região do Atlântico, ou essa anomalia positiva é que produz essa dificuldade?

Cogitando um Tostines effect: a anomalia positiva nos 20/30 sul é produzida pela dificuldade em chegar fortes massas de ar polar nessa região do Atlântico, ou essa anomalia positiva é que produz essa dificuldade?

Tenho que dar uma resposta, certo?

O oceano Atlântico não apresentou anomalias positivas porque Curitiba aqueceu.

Assim considerando que o Rabo não abana o Cachorro,

O driver é o oceano na minha modesta opinião.

Agora, mesmo oceano aquecido às vezes entre potentes massas polares.

Abraços....vamos tentando

Bom dia, Renan!

A previsão era de chuva para hoje em Porto Alegre e o céu amanheceu limpo, sem uma nuvem! Pode ser que, ao decorrer do dia, o tempo mude;

Sinceramente, acho patética essa história de, ao invés de admitir que o clima mudou SIM, falar que é "variabilidade climática". É um chavão que alguns meteorologistas usam para justificar o injustificável.

O "inverno" de 2014 (inverno???) foi patético aqui no Sul. E cada vez os invernos estão menores. Alguns do BAZ até já começam a concordar comigo. O prejuízo que o turismo do frio este ano teve foi grande! Digo isso de carteirinha porque trabalho diretamente com o pessoal da hotelaria, que me relatou o fiasco que foi 2014.

Ano passado até teve um inverno mais frio um pouco, mas nada comparado aos dias seguidos de frio prolongado que tínhamos no passado.

Tudo bem.. Encare a realidade quem quiser.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

Para colocar um pouco de lenha na fogueira...

De certa forma você está certo JT, a afirmação de que as anomalias que estamos passando fazem parte de um ciclo é uma afirmação "interessante" pois é impossível de ser refutada, uma vez que não foi estabelecido um inicio, um fim ou a intensidade da anomalia dentro do tal "ciclo".

O pior é que além de tudo, jogar toda a responsabilidade das mudanças nesse "ciclo" também é uma maneira bem simplista de tirar toda a possível contribuição que o ser humano tenha nisso tudo...

É um fato de que existem oscilações climáticas de tempos em tempos mas não elas não seguem nenhum padrão preciso de tempo ou de intensidade, é o que chamam de quasi-periodico.

Holocene_Temperature_Variations.png

A temperatura oscila? oscila.

Os vales e picos parecem acontecer em um intervalo de tempo relativamente constante mas a intensidade no aumento ou diminuição da temperatura já parece bem mais caótico.

Estamos aparentemente em um pico, e com uma anomalia positiva brusca aparentemente inédita, veja o pico dentro do quadro pequeno.

https://www.skepticalscience.com/climate-change-little-ice-age-medieval-warm-period-intermediate.htm

Esse site fala sobre todos os mitos que são contra o aquecimento global antropogénico de um ponto de vista científico e inclui fontes para toda a sua argumentação, o primeiro na lista é justamente sobre esse assunto "Climate's changed before" (o clima já mudou antes/no passado) e a argumentação é que as mudanças estão sendo abruptas, indicio de que algo além do ciclo periódico está ocorrendo.

O ser humano é insignificante? sendo que emite 100 vezes mais CO2 na atmosfera do que todos os vulcões do planeta?

http://www.skepticalscience.com/volcanoes-and-global-warming-intermediate.htm

Edited by Guest

Tenho que dar uma resposta, certo?

O oceano Atlântico não apresentou anomalias positivas porque Curitiba aqueceu.

Assim considerando que o Rabo não abana o Cachorro,

O driver é o oceano na minha modesta opinião.

Agora, mesmo oceano aquecido às vezes entre potentes massas polares.

Abraços....vamos tentando

Agora, a questão... por qual motivo é que o Atlântico decidiu dar uma mãozinha? Ou seja, por que o maledetto anticiclone em 500 hPa, com dezenas de milhões de km2 pra dar as caras em algum lugar do mundo, decidu faze-lo por aqui? Pelo que entendi, vc diz que não foi a circulação atmosférica q aqueceu o oceano, mas o contrário. Corrente do Brasil fortalecida? A regra geral é que águas quentes ajudam a umedecer o clima, e mares frios ajudam a secar o clima, pelo menos quanto à qtde total de precipitação anual. Porém, aquelas águas ali pelo Egito, Irã e Iraque, são bem quentinhas, e são países notórios pela secura. Mas lá deve ser o rabo que abana o cachorro, em termos de temperatura marítima x temperatura nas terras vizinhas.

O MAR VERMELHO E O MAR DA ARÁBIA SÃO MUITO QUENTES, A REGIÃO É ÚMIDA, NÃO TEM A ALTA QUE IMPEDE A FORMAÇÃO DE NUVENS CORRIQUEIRAMENTE. O BLOQUEIO NO SUL, ESTAVA NO PACÍFICO SUL, ESTE PERMITIU A FORMAÇÃO DE UMA ALTA BEM FORTE SOBRE O SUDESTE, MAS O BLOQUEIO EM SÍ ESTAVA NO PACÍFICO.

O MAR VERMELHO E O MAR DA ARÁBIA SÃO MUITO QUENTES, A REGIÃO É ÚMIDA, NÃO TEM A ALTA QUE IMPEDE A FORMAÇÃO DE NUVENS CORRIQUEIRAMENTE. O BLOQUEIO NO SUL, ESTAVA NO PACÍFICO SUL, ESTE PERMITIU A FORMAÇÃO DE UMA ALTA BEM FORTE SOBRE O SUDESTE, MAS O BLOQUEIO EM SÍ ESTAVA NO PACÍFICO.

Interessante!

Vi tb o mapa q vc mostrou, correlacionando as anomalias de temp no Atlântico px ao BR entre 20 e 30 sul, com as anomalias de chuva no Sul e Sudeste.

QUEM POSTOU FOI O MAFILE, AUTORIA DELE.

:good:

O gráfico DA SSTa no ATLÂNTICO SUL 20/30 S E 30/50W é para mostrar que há variações na temperatura do mar nesta região e que ao longo do tempo é mais uma ferramenta para compreender o clima.(MENSAGEM ANTERIOR).com alguns períodos mais quentes [anomalias positivas] e outros mais frios [anomalias negativas] e a curva de correlação é muito boa para o Eixo Curitiba/São Paulo.

AGORA, este gráfico abaixo mostra a correlação da precipitação no trimestre DJF em Curitiba a partir de 1981 [para eu poder utilizar somente medições de satélites.] com a SST em escala global.

Agora, vamos ver se vocês conseguem enxergar,

Estão vendo o Pacífico Sul...?

Vejam que temos duas "BAITAS" correlações [a rigor uma correlação (marrom) e uma anticorrelação (azul)]

E aqui se o bloqueio está no Pacífico compreende-se algo.

VAMOS tentando

jt99xh.png

O ser humano é insignificante? sendo que emite 100 vezes mais CO2 na atmosfera do que todos os vulcões do planeta?

http://www.skepticalscience.com/volcanoes-and-global-warming-intermediate.htm

Foi aquilo que eu disse quando coloquei o link, Frost.

Dana Nuccitelli [ the Guardian ou Skeptica]

Faz o João Tur parecer um cético.

Mas também não adianta copiar e colar um link.

Isto é apenas propaganda....

abraços