Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

Recommended Posts

Não sei se o planeta está realmente aquecendo. Mas não tenho dúvida de que o ser humano está destruindo a natureza. No Brasil, por exemplo, a criação de gado e a monocultura da soja fizeram e fazem um grande estrago na natureza. Para a maioria das pessoas, o dinheiro está acima de tudo.

Não sei se o planeta está realmente aquecendo. Mas não tenho dúvida de que o ser humano está destruindo a natureza. No Brasil, por exemplo, a criação de gado e a monocultura da soja fizeram e fazem um grande estrago na natureza. Para a maioria das pessoas, o dinheiro está acima de tudo.

O clima vai mudar independentemente da ação humana. O dia que plantar arvores e preservar a natureza gerar empregos e renda tenha certeza que todos vão querer preservar. Enquanto isso não acontece temos que agradecer ao agronegócio por gerar empregos e ajudar a já não muito saudável economia brasileira :hi:

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2017/02/agronegocio-espanta-crise-e-gera-empregos-no-interior.html

PERFEITO! É precisamente o que penso sobre o assunto!

Pois é...

Pra ajudar a resolver problemas econômicos atuais do Brasil compensa criar eventuais grandes problemas ambientais para o futuro?

Esse sempre foi o grande mal do Brasil: só se pensa no hoje.

Ninguém se preocupa com o país que vamos deixar para as gerações futuras.

Pela mentalidade que reina hoje, periga lá no futuro o Brasil se tornar importador de madeira. :laugh:

E pagando caro por algo que tivemos de montão e não soubemos cuidar.

Foi assim com a borracha.

Ter visão de futuro também faz parte do capitalismo.

2 horas atrás, Moisés Alexandre disse:

...estamos vivenciando uma anomalia positiva pós 2000, porém estudos demonstram que não é devido ao CO2 e sim a temperatura dos oceanos numa correlação com a quantidade de vapor d'água na atmosfera (verdadeiro efeito estufa), aquecimento dos oceanos Atlântico e Pacifico ( devido efeito estufa), além de observar noutra situação estudada a relação do aquecimento de regiões como São Paulo com as represas e não com CO2, este sim contribuindo para má qualidade do ar respirável.

... um entendimento  tido, no qual acredito é da situação deste desvio no padrão climático,  interligado a dois fatores causais:  ciclo solar 23-24  e radiação eletromagnética na ionosfera , contribuindo ao efeito do aquecimento dos oceanos nas regiões intertropicais). Porém sabe-se que já entramos no ciclo 25, num minimo solar, que por sinal está sendo espectado ser um dos menores em atividade desde o período do Mínimo de Maunder (1645-1715).

...acredito que ainda teremos muita surpresa neste JJA/18...

Se tem uma coisa que me deixa preocupado é com essa tendência de um evento parecido com o Mínimo de Maunder/Dalton acontecer a partir das próximas décadas, e se for confirmada a influência direta da quantidade de manchas solares com a temperatura da terra, a agricultura e a produção alimentos poderá ser gravemente afetada pelo grande resfriamento, principalmente no hemisfério norte por causa da continentalidade. (Dói dizer isso ainda mais pra um amante do frio que nem eu).

• Like 1

Na discussão que tá rolando sobre Aquecimento Global, pra mim incontestável, queria deixar dois gráficos pra discussão sobre suas possíveis causas... No primeiro, vemos a curva de temperatura no Ártico entre 1880 e 2004, muito semelhante a curva do globo. No segundo, temos a curva de temperatura remontada desde a idade média. O que pra mim fica claro é que não existe correlação entre aumento de CO2 e temperatura, pelo menos não uma correlação que demonstre a ligação direta do gás com a temperatura da Terra...

image.png.5c15cfc4cb7c1d6655512db55e6e7723.png

image.png.f72d6cc53bce75ef1e541cd31c36f8f5.png

• Like 1

44 minutos atrás, Conrado SP disse:

Na discussão que tá rolando sobre Aquecimento Global, pra mim incontestável, queria deixar dois gráficos pra discussão sobre suas possíveis causas... No primeiro, vemos a curva de temperatura no Ártico entre 1880 e 2004, muito semelhante a curva do globo. No segundo, temos a curva de temperatura remontada desde a idade média. O que pra mim fica claro é que não existe correlação entre aumento de CO2 e temperatura, pelo menos não uma correlação que demonstre a ligação direta do gás com a temperatura da Terra...

O CO2 AUMENTA DEVIDO AO AUMENTO DA TEMPERATURA E NÃO O CONTRÁRIO

20 minutos atrás, coutinho disse:

O CO2 AUMENTA DEVIDO AO AUMENTO DA TEMPERATURA E NÃO O CONTRÁRIO

Se fosse assim, não deveria ter ocorrido um aumento abrupto da concentração de CO2 na época da idade média ?

O aumento absurdo de CO2 desde o século passado até agora, não parece haver dúvidas, é culpa do bicho homem. Mas a parcela de contribuição disso para o aquecimento global é que gera a grande dúvida.

• Like 2

1 hora atrás, Conrado SP disse:

Tivemos um aquecimento global intenso na idade média.  Pouca gente sobre a terra, nada de indústria. A influência maior é a dos vulcões, ciclo solar e comportamento das correntes oceânicas. Para dar uma idéia, o polo norte derreteu e quase 100km, permitindo navegações como o povoamento da região onde hojé é a Groenlândia. E o ciclo poderá inverter-se para o resfriamento, o que seria bem pior que o aquecimento global. 

• Like 1

8 minutos atrás, Gamboa disse:

Tivemos um aquecimento global intenso na idade média.  Pouca gente sobre a terra, nada de indústria. A influência maior é a dos vulcões, ciclo solar e comportamento das correntes oceânicas. Para dar uma idéia, o polo norte derreteu e quase 100km, permitindo navegações como o povoamento da região onde hojé é a Groenlândia. E o ciclo poderá inverter-se para o resfriamento, o que seria bem pior que o aquecimento global. 

Pra população do planeta na atualidade, com certeza um resfriamento global nos moldes da pequena idade do gelo seria tremendamente catastrófico, muito mais que o aquecimento de 1ºC... nossa agricultura não suportaria abastecer o planeta no caso de um resfriamento muito acentuado... 

• Like 1
  • Thanks 1

10 minutos atrás, Gamboa disse:

Gamboa, com certeza ocorre aquecimento por esse fatores mencionados por ti. A questão é saber se o aquecimento atual tem haver, mais uma vez, com esses fatores naturais ou se são causados pelo fator humano. E caso sejam causados pelo homem, fica a pergunta se poderão ser neutralizados ou mesmo revertidos pelos fatores naturais que proporcionarem um resfriamento no futuro. Não sabemos, simplesmente não sabemos.

• Like 2

30 minutos atrás, Renan disse:

Gamboa, com certeza ocorre aquecimento por esse fatores mencionados por ti. A questão é saber se o aquecimento atual tem haver, mais uma vez, com esses fatores naturais ou se são causados pelo fator humano. E caso sejam causados pelo homem, fica a pergunta se poderão ser neutralizados ou mesmo revertidos pelos fatores naturais que proporcionarem um resfriamento no futuro. Não sabemos, simplesmente não sabemos.

BH chegava a ter 4 geadas por ano no início do século XX...hoje não se ouve falar de geada em nenhum lugar da região central de Minas.

Com o aquecimento global acho que se criam areas de temp. abaixo e acima da media no Planeta....os EUA deram sorte de ter areas que batem recorde de inverno frio ano após ano. Aqui no BR, azarados, estamos com a b* virada para o sol escaldante. Imagina ter o mês mais frio da historia? Inviável com esse padrão.

Pra jogar mais coisa marrom no ventilador a América do Sul esta se movendo em direção ao Equador...entao nem daki 200 milhões de anos daremos sorte.

Rezem por um asteroide, uma mega erupção ou uma grande inatividade solar. xD

Edited by HenriqueBH
  • Haha 1

Uma questão a se analisar é a seguinte. Existe um equilíbrio radiativo no Sistema Terra-Atmosfera, em outras palavras, um balanço entre a radiação de onda curta que entra (a radiação solar) e a radiação de onda longa que sai (a radiação terrestre). Vejam a ilustração abaixo

img2.jpg

EXPLICANDO

Como vocês podem ver dos 100% de radiação solar que entra nesse sistema, 30% é refletido ao espaço por nuvens, pela superfície e por constituintes atmosféricos, sendo o que chamamos de albedo planetário. Para que exista equilíbrio e obedeça dessa forma a lei da conservação de energia os 70% que entra no sistema tem que futuramente voltar ao espaço. Desse total, 16% é absorvido pelo Vapor de água, pelo Ozônio e pelo Oxigênio, 3% é absorvido por nuvens. Sobra então 51% da radiação solar, que será o total a chegar na  superfície terrestre, seja diretamente ou após processos de espalhamento. Essa radiação que chega é absorvida e posteriormente emitida para atmosfera, na forma de infravermelho (em obediência a lei de Wien e a lei de Stefan-Boltzmann), e na forma de fluxos turbulentos de calor (latente e sensível). Pequena parte escapa diretamente para o espaço sideral (6%). Boa parte dessa radiação terrestre será absorvida pelo Vapor d'agua, Dióxido de Carbono e outros gases. Uma vez que as moléculas desses gases absorvem a radiação terrestre, essa energia é convertida em movimento molecular interno causando aumento da temperatura e consequentemente aquecimento da camada atmosférica. Dessa forma a atmosfera é aquecida por baixo, pela radiação terrestre. Uma parte dessa radiação, absorvida pela atmosfera, será emitida para o espaço e outra parte será mandado de volta pra superfície, causando assim o que se conhece por efeito estufa, crucial para manutenção da vida na Terra.
No final o que entra será igual ao que sai no sistema Terra-Atmosfera.

A grande questão é: Será que a degradação dos solos, das superfícies vegetais, a  urbanização e outras mudanças nas características da superfície do planeta não poderia alterar esse equilíbrio energético e causar impactos na circulação geral da atmosfera?
Seria interessante parar de olhar um pouco só pra cima e olhar pra baixo.

• Like 3
  • Thanks 2

As exposições feitas são todas interessantes. Creio termos muito pouco tempo de estudo. Considerando que somente na Inglaterra termos registros climáticos mais antigos.

A ação do homem , com certeza, alterou o equilíbrio. Mas, ainda é cedo para saber se é localizado ou não. Grandes extensões de plantio de soja, arroz, criação de gado em vastas regiões, desmatamentos enormes, com certeza, influenciaram. A concentração urbana cada vez maior. Não sou ingênuo de acreditar em nenhuma reação da natureza aos disparates do homem. Mas,ainda é decisivo o sol. Ele é o motor de tudo. Segundo alguns críticos do GW, o homem contribui com 7% do Co2 que é solto na atmosfera. Além disso, há controvérsias sobre se o COs é o vilão ou não.

Aqui, continuamos , praticamente, habitantes de uma eterna primavera....em maio

• Like 1

1 hora atrás, Allef Caetano disse:

Uma questão a se analisar é a seguinte. Existe um equilíbrio radiativo no Sistema Terra-Atmosfera, em outras palavras, um balanço entre a radiação de onda curta que entra (a radiação solar) e a radiação de onda longa que sai (a radiação terrestre). Vejam a ilustração abaixo

img2.jpg

EXPLICANDO

Como vocês podem ver dos 100% de radiação solar que entra nesse sistema, 30% é refletido ao espaço por nuvens, pela superfície e por constituintes atmosféricos, sendo o que chamamos de albedo planetário. Para que exista equilíbrio e obedeça dessa forma a lei da conservação de energia os 70% que entra no sistema tem que futuramente voltar ao espaço. Desse total, 16% é absorvido pelo Vapor de água, pelo Ozônio e pelo Oxigênio, 3% é absorvido por nuvens. Sobra então 51% da radiação solar, que será o total a chegar na  superfície terrestre, seja diretamente ou após processos de espalhamento. Essa radiação que chega é absorvida e posteriormente emitida para atmosfera, na forma de infravermelho (em obediência a lei de Wien e a lei de Stefan-Boltzmann), e na forma de fluxos turbulentos de calor (latente e sensível). Pequena parte escapa diretamente para o espaço sideral (6%). Boa parte dessa radiação terrestre será absorvida pelo Vapor d'agua, Dióxido de Carbono e outros gases. Uma vez que as moléculas desses gases absorvem a radiação terrestre, essa energia é convertida em movimento molecular interno causando aumento da temperatura e consequentemente aquecimento da camada atmosférica. Dessa forma a atmosfera é aquecida por baixo, pela radiação terrestre. Uma parte dessa radiação, absorvida pela atmosfera, será emitida para o espaço e outra parte será mandado de volta pra superfície, causando assim o que se conhece por efeito estufa, crucial para manutenção da vida na Terra.
No final o que entra será igual ao que sai no sistema Terra-Atmosfera.

A grande questão é: Será que a degradação dos solos, das superfícies vegetais, a  urbanização e outras mudanças nas características da superfície do planeta não poderia alterar esse equilíbrio energético e causar impactos na circulação geral da atmosfera?
Seria interessante parar de olhar um pouco só pra cima e olhar pra baixo.

Perfeito Allef!! Tem tantos e tantos e tantos fatores envolvidos no equilíbrio térmico do planeta, que eu fico besta de ver como toda a variação global de temperatura é explicada por um único gráfico de subida de um gás que tem ínfima participação no citado efeito estufa!! 

Isso quando nem mesmo uma correlação direta desse gás com o comportamento da temperatura foi provada, mas parece que o consenso científico é inquestionável, quando nem mesmo conseguiu-se descrever todos esses processos que vc citou!! 

Parabéns pela explicação!!! ;)

Ou seja: O que temos certeza mesmo é que o planeta esquentou nas últimas décadas, e segue o processo até hoje. Resta saber a participação humana em meio aos fatores naturais. Mas eu acredito que a tecnologia vai seguir se aprimorando até o ponto em que agrediremos pouco ou mesmo nada nos processos da natureza.

• Like 1

O quê eu sei é que é impossível reverter a revolução industrial. Hoje em dia é impossível parar de plantar e criar animais de corte em grande escala. É impossível gerar toda a energia que precisamos sem queimar combustíveis fósseis. Talvez no futuro haja uma nova revolução industrial que resolva todos esses problemas, mas até lá a única solução seria a extinção da espécie humana, o que está totalmente fora de cogitação(ou não :/).

Sobre a história da natureza se vingar do homem, realmente é folclore.

Agora, que a natureza busca um novo equilíbrio em consequência das alterações que a humanidade lhe impõe, isto é fato.

E o mecanismo para atingir este novo equilíbrio é que pode trazer consequências prejudiciais ao homem.

Um exemplo: na construção de um novo sistema portuário são introduzidas várias alterações no formato da costa, aterramentos de áreas do mar, etc.

Isto pode provocar alterações locais no sistema de correntes e marés que eventualmente vai provocar erosão, desbarrancamentos e sérios problemas em regiões próximas.

Algo do tipo acontece na região do porto de Imbituba-SC, que é de pequeno porte.

53 minutos atrás, Aldo Santos disse:

Sobre a história da natureza se vingar do homem, realmente é folclore.

Agora, que a natureza busca um novo equilíbrio em consequência das alterações que a humanidade lhe impõe, isto é fato.

E o mecanismo para atingir este novo equilíbrio é que pode trazer consequências prejudiciais ao homem.

Um exemplo: na construção de um novo sistema portuário são introduzidas várias alterações no formato da costa, aterramentos de áreas do mar, etc.

Isto pode provocar alterações locais no sistema de correntes e marés que eventualmente vai provocar erosão, desbarrancamentos e sérios problemas em regiões próximas.

Algo do tipo acontece na região do porto de Imbituba-SC, que é de pequeno porte.

Ou seja, estamos longe ainda de ser sapiens ao tirar o bom proveito que a natureza pode nos oferecer.

Sabe que eu acho engraçado? Na década passada se falava muito sobre os mínimos solares aqui no fórum e chamava atenção a falta de atividade solar, tinha até tópico de monitoramento e tals. Todos tinham a esperança que isso iria impactar lá pelo fim da próxima década (tempos atuais) com a esperança de que o clima apresentasse os mamutes polares de outrora. 

Na época o aquecimento global era algo totalmente contestável, inclusive por mim.

Hoje estamos discutindo nem é mais a falta de neve ou frio cavalar que dava antigamente, e sim se algum dia o nosso clima vai voltar como era antes e o quanto o planeta está aquecendo e o por que.

Fico me perguntando como vai ser em 2028?

• Like 3

10 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Sabe que eu acho engraçado? Na década passada se falava muito sobre os mínimos solares aqui no fórum e chamava atenção a falta de atividade solar, tinha até tópico de monitoramento e tals. Todos tinham a esperança que isso iria impactar lá pelo fim da próxima década (tempos atuais) com a esperança de que o clima apresentasse os mamutes polares de outrora. 

Na época o aquecimento global era algo totalmente contestável, inclusive por mim.

Hoje estamos discutindo nem é mais a falta de neve ou frio cavalar que dava antigamente, e sim se algum dia o nosso clima vai voltar como era antes e o quanto o planeta está aquecendo e o por que.

Fico me perguntando como vai ser em 2028?

Que mensagem perfeita e pertinente, Beto, bem lembrado. Outro assunto que se falava muito era de que "a década de 2020 iria surpreender pelos invernos rigorosos, devido ao resfriamento global causado pela baixa atividade solar". Bom, agora que estamos próximos desse tal evento, vamos ver se vinga né, pago pra ver, kkkkkkkkkk.

Pela comunidade científica atual o CO2 é um gás estufa assim como aquecimento libera mais CO2 na atmosfera. São ambos os mecanismos naturais.

A questão é, o ser humano emite 100 vezes mais CO2 do que vulcões, acho IMPOSSÍVEL que essas toneladas a mais desse gás todo ano na atmosfera não mexa com o equilíbrio natural do planeta em lidar com isso.

Acredito que ser humano, vulcões, correntes marinhas, sol e vapor d'água fazem parte desse emaranhado climático que é difícil de separar.

• Like 1

7 horas atrás, Conrado SP disse:

Perfeito Allef!! Tem tantos e tantos e tantos fatores envolvidos no equilíbrio térmico do planeta, que eu fico besta de ver como toda a variação global de temperatura é explicada por um único gráfico de subida de um gás que tem ínfima participação no citado efeito estufa!! 

Isso quando nem mesmo uma correlação direta desse gás com o comportamento da temperatura foi provada, mas parece que o consenso científico é inquestionável, quando nem mesmo conseguiu-se descrever todos esses processos que vc citou!! 

Parabéns pela explicação!!! ;)

Existe uma séria falha na sua interpretação. Não tem como a temperatura responder 100% ao gás sendo que a atmosfera é um caos literal, o que é observado é que à medida que o CO2 da atmosfera aumenta as oscilações SEGUEM ACONTECENDO, mas a temperatura se eleva ligeiramente, até hoje nem 0,5% em séculos de lançamento de gases. Em escala geológica/histórico isso é muita coisa mas em termos físicos absolutos é "pouco".

Pra mim não há outro fator que explique o que está sendo observado:

Temperatura x concentração de CO2:

Resultado de imagem para co2 and global temperature graph

**chama a atenção que antes do início das emissões a tendência era de leve resfriamento

Temperatura x Atividade Solar

Resultado de imagem para solar activity and global temperature graph

Um vídeo bem interessante sobre a última vez que o planeta esquentou (muito):

https://www.youtube.com/watch?v=ldLBoErAhz4&t=216s

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 2
  • Thanks 1