Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

Não sou friorento e saí ontem à noite só de camiseta, aqui em Sampa.

Lá pelas 9/10h da noite (Verão), Congonhas e Mirante estavam em torno dos 15°C, ventos marítimos com rajadas de até 30 km/h e garoando.

Passei frio e tive que apelar para uma camisa de flanela que estava no carro. :mosking:

A combinação vento+umidade+15°C estava um bocado incômoda.

 

E olhem que eu não estava em local totalmente aberto.

 

---------

Na 1ª metade da manhã de hoje, tivemos um bom período com sol e poucas nuvens.

Depois, a nebulosidade aumentou e vamos tendo um dia nublado com aberturas de sol.

Os ventos de ESE a S continuam.

 

Mínima de hoje na convencional do Mirante: 14,6°C

 

Aeroportos marcando de 20 (Congonhas) a 22°C (Campo de Marte).

Cumbica está com 21°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

BOA NOITE!

Aqui em BH choveu muito na noite passada! Pousei no Confins abaixo de água... Foi chuva como há muito tempo não viam por aqui, segundo meus primos falaram. Excelente para a natureza e para o abastecimento, que aqui, apesar que não tão grave como São Paulo, também enfrenta problemas.

O dia foi nublado e praticamente sem chuva hoje. Devem ter havido chuviscos isolados. No momento, sinto até um friozinho, pois tem um ventinho bem gelado na rua e o tempo já está mais aberto.

Domingo deve ser com tempo mais aberto por aqui, a princípio.

Abraços a todos e um excelente final de semana!

Link to comment
Share on other sites

Olá, pessoal, boa tarde a todos!

 

Estou de volta ao fórum, depois de uns anos sem participar de discussões meteorológicas. Quando participava, meu nome estava como Fábio Luiz e eu morava na zona leste da cidade de São Paulo. Agora estou morando um tempinho aqui em Buenos Aires (faz oito meses que cheguei).

 

Por aqui o inverno, assim como no Brasil, também foi bem ruim. Não sei como foi o comportamento em relação à média histórica, mas, em relação a ondas de frio intensas, este ano deixou a desejar. E nas últimas semanas o tempo anda variando bastante: em outubro, tivemos um dia com máxima de 35,9ºC e sensação térmica de 39,3ºC, recorde para o mês em pelo menos 142 anos (tempo que há medição aqui). Dias depois na tivemos mais de 130 mm em um dia e a precipitação foi recorde para outubro em 142 anos no mínimo. Novembro começou com frio e novamente muitas chuvas: em três dias, choveu todo o esperado para o mês. Sem falar na sudestada, que alagou muitas regiões da Grande Buenos Aires. Aliás, por falar em chuva, parece que este é o segundo mês mais chuvoso na história da cidade.

 

Bom, acredito que posso colocar os dados de Buenos Aires neste tópico, né, embora seja monitoramento nacional? Caso não, me avisem! Hoje Buenos Aires viveu um dia de sol e um calor bem intenso para esta época, a apenas dois graus e meio do recorde histórico para o mês. A mínima foi de 19,6ºC e a máxima alcançou 34,4ºC na estação do Servicio Meterológico Nacional, instituto que faz as medições oficiais no país. Agora (19h13, a Argentina não adota horário de verão) ainda muito calor: 30,6ºC!

Link to comment
Share on other sites

Frio aqui no Riacho Grande no ABC , tenho chuvisco forte , vento na casa dos 15/20 e apenas 15,1......otima marca para o horario e para a epoca. Hoje por enquanto fiquei entre 13,6 / 17,1...um dia bem fresco por estas bandas....

 

 

 

Aqui perto no Assunção, tenho agora 14,6 graus. Acabei de chegar de SP, e posso dizer que há um abismo entre a temperatura lá e aqui. Sai de lá com sensação de falta de frio, quando desci do carro aqui, aquele vento bem gelado que não estava por lá.

 

Já são 3 dias que a garoa cai de forma bem constante aqui em São Bernardo, com pouquissimos momentos de melhoria. Agora, pra variar, a garoa é forte lá fora! :hi: :hi:

 

Confesso que não me lembro de ter passado um frio desses nos últimos 10 Novembros passados...vou ver se consigo dados que provem ou não esta afirmação.

Link to comment
Share on other sites

Pegando o gancho do Artur...

 

Mirante:

 

2013

05/11 - 13,7/17,8

06/11 - 13,8/16,4

 

2012

13/11 - 15,0/22,6

14/11 - 14,2/18,3

15/11 - 13,8/22,3

16/11 - 14,6/23,1

17/11 - 14,6/22,7

 

2011

01/11 - 12,1/20,3

02/11 - 10,8/20,3

03/11 - 12,3/22,3

 

15/11 - 16,9/21,2

16/11 - 14,6/20,2

17/11 - 13,5/22,0

18/11 - 12,6/23,0

91/11 - 14,0/21,2

 

------------

Sampa vai tendo um dia de sol, sempre com certa quantidade de nuvens.

 

Às 14h (Verão),

Mirante: 24,3°C

IAG: 23,5°C

Link to comment
Share on other sites

21:00HS

 

19,0 - Montevideo

22,0 - Buenos Aires

23,0 - Santiago

 

23,0 - Porto Alegre

21,0 - Florianópolis

16,0 - Curitiba

 

16,0 - São Paulo

21,0 - Rio de Janeiro

23,0 - Belo Horizonte

 

24,0 - Campo Grande

25,0 - Brasília

28,0 - Goiania

 

24,0 - Salvador

27,0 - Recife

27,0 - Fortaleza

 

27,0 - Belem

28,0 - Manaus

31,0 - Cuiabá

Link to comment
Share on other sites

Olá Fabio , bom retorno...Bueno Aires é sem dúvida muito linda e tem um bom inverno por sinal....Sim, vc pode postar aqui no monitoramento...abraço..e bom retorno ao forum..!!

 

Aqui na represa mais uma boa mínima para novembro, 13,8....hoje tenho sol..!!

 

Obrigado, Carlos! Sobre o inverno, não tem extremos, mas é muito bom pelo frio constante. Este ano, na segunda quinzena de maio não houve nenhuma máxima acima de 20ºC, em junho só houve quatro e, em julho, cinco.

 

A propósito, outro dia de muito sol em Buenos Aires do começo ao fim. Hoje, com o vento vindo do Rio da Prata, esteve mais agradável: mínima de 19,9ºC às 6h42 e a máxima de 27,1ºC às 15h24. Agora temos uma noite de céu limpo, com 21,6ºC - e em elevação -, URA de 67%, vento nordeste a 20 km/h e pressão em 1016,2 hpa. Amanhã o calor volta a aumentar, com máxima de 31ºC, e na terça vamos a 33ºC. O tempo mais fresco começa a chegar na tarde de quarta.

Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista hoje:

 

06,0 - Marcilaq

06,9 - Capela do Socorro

08,3 - Santana do Parnaíba

08,4 - São Mateus

09,2 - Água Funda - USP/IAG

09,3 - Parelheiros

09,6 - Mauá

09,9 - Riacho Grande - S Bernardo do Campo

10,0 - Barueri

10,4 - Butantã

10,7 - Tremembé

11,1 - Ipiranga

11,6 - Itaquera

11,7 - Perus

11,8 - Vl Formosa

12,0 - Campo Limpo

12,0 - Pirituba

12,3 - M Boi Mirim

12,4 - Vl Prudente

12,5 - Freguesia do Ó

12,6 - Vl Maria

12,7 - Itaim Paulista

12,7 - Sto Amaro

13,0 - Aeroporto de Congonhas

13,0 - Aeroporto Internacional de Guarulhos - Cumbica

13,0 - Campo de Marte

13,0 - Santana

13,0 - Vl Mariana

13,1 - São Miguel Paulista

13,1 - Vl Madalena

13,4 - Mirante de Santana

13,7 - Sé

13,8 - Anhembi

13,8 - Moóca

13,9 - Lapa

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

De volta a PORTO ALEGRE, depois de um excelente final de semana em BH!

Nesta semana, teremos a volta do calor. Segundo a METSUL, teremos temperaturas em torno de 33°c e 34°c n parte da tarde, no decorrer da semana. A princípio, a chuva retorna no próximo final de semana.

Abraços e uma excelente semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 6,9ºC hoje cedo aqui em Itapevi, mesma marca de Capela do Socorro. :good2:

 

Mas que coisa de louco esta marca em Evandro...sai do Riacho Grande hoje saindo muito vapor pela boca e 10 graus com ceu limpo......Peguei muita neblina hoje no Rodoanel inclusive....tivemos uma manha de inverno em novembro.. abraço!!

Link to comment
Share on other sites

O PNI deve ter dado uma boa negativa..!!

 

Seguramente pode ter ido a -6 ou -7, talvez até menos!!!

 

Já no topo do Assunção, mínima de inimagináveis 11 graus!!!

 

Céu azul pros lados do Assunção.

 

Próxima noite promete ser ainda bem fria. Acredito eu que a média de SP deve ter caido consideravelmente.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada fria, tivemos geada fraca no topo da serra no sábado e hoje (55 dias na Climaterra e 81 dias na região em 2014), nesta segunda foram 17 municípios (com estações, o número deve ser bem maior) com mínimas abaixo dos 10°C nesta segunda, lista abaixo.

 

1,5 Urupema*

3,1 Bom Jardim da Serra*

3,6 S.Joaquim*

5,7 Urubicí/RBS

5,7 Rio Rufino*

6,2 Climaterra

7,5 Água Doce/DSoares

7,6 Bom Retiro*

8,0 Lages*

8,3 Painel*

8,3 Caçador/Inmet

8,5 Fraiburgo*

8,5 Ponte Serrada*

8,9 Lebon Regis*

9,3 São Bento do Sul*

9,4 Vargem*

9,4 Santa Cecília*

9,7 Campo Alegre*

 

* Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 6,9ºC hoje cedo aqui em Itapevi, mesma marca de Capela do Socorro. :good2:

 

Mas que coisa de louco esta marca em Evandro...sai do Riacho Grande hoje saindo muito vapor pela boca e 10 graus com ceu limpo......Peguei muita neblina hoje no Rodoanel inclusive....tivemos uma manha de inverno em novembro.. abraço!!

 

Por aqui nem sinal de neblina durante a madrugada...

Antes de cair na cama, por volta da 00:30h, fui pra varanda de casa e, além do céu limpo, também percebi vapor saindo pela boca por causa do frio. Edredom foi necessário para dormir bem. :laugh:

 

Quando vc viaja para o Canadá? Abraços! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pegando o gancho do Artur...

 

Mirante:

 

2011

01/11 - 12,1/20,3

02/11 - 10,8/20,3

03/11 - 12,3/22,3

 

Neste dia, 2 de novembro, eu lembro de ter registrado 9,9ºC em casa, na zona leste. Um dígito em novembro era uma coisa que eu nunca esperava ver.

 

Fábio, em qual bairro vc mora? Estou de mudança pra Guaianases, numa área a cerca de 1km do fim da mancha urbana contínua de Sampa.

Artur, novembro de 2006 teve uma semana memorável em Cwb, com temp chegando a 8,0 na área urbana em 11/11.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva em partes do Nordeste.

 

- Totais em 24h (INMET):

Canto do Buriti-PI: 148,8 mm

Rondon do Pará-PA: 101,2 mm (Fica no Pará mas na divisa com o Maranhão)

Guanambi-BA: 98,4 mm

Bom Jesus da Lapa-BA: 98,0 mm

Barreiras-BA: 91,8 mm

Luís Eduardo Magalhães-BA: 91,6 mm

 

- Totais em 48h:

Canto do Buriti-PI: 150,6 mm

Bom Jesus da Lapa-BA: 138,6 mm

Rondon do Pará-PA: 124,8 mm

Guanambi-BA: 107,2 mm

Caravelas-BA: 102,6 mm

São João do Piauí-PI: 100,4 mm

 

-----------------------

Em Sampa, vamos tendo um dia de sol, poucas nuvens, ventos marítimos e ameno (Parece que estamos em maio...)

 

Às 14h,

Mirante (Aut): 22,8°C

IAG: 22,0°C

Link to comment
Share on other sites

Pegando o gancho do Artur...

 

Mirante:

 

2011

01/11 - 12,1/20,3

02/11 - 10,8/20,3

03/11 - 12,3/22,3

 

Neste dia, 2 de novembro, eu lembro de ter registrado 9,9ºC em casa, na zona leste. Um dígito em novembro era uma coisa que eu nunca esperava ver.

 

Fábio, em qual bairro vc mora? Estou de mudança pra Guaianases, numa área a cerca de 1km do fim da mancha urbana contínua de Sampa.

Artur, novembro de 2006 teve uma semana memorável em Cwb, com temp chegando a 8,0 na área urbana em 11/11.

 

Eu morava no Carrão!

Link to comment
Share on other sites

Eu morava no Carrão!

 

Grande Fabinho,

E Buenos Aires....Boa de se viver como não turista.

 

E como! Mas com pontos positivos e negativos, como qualquer lugar.

 

Por aqui dia de sol do começo ao fim. Mínima de 19,4ºC e máxima de 31,4ºC. Agora (0h33) ainda bem quente, com 24,1ºC, URA de 57%, vento norte a 13 km/h e pressão em 1009,4 hpa. Amanhã a máxima vai para 33-34ºC e quarta refresca. Aliás, amanhã já teremos sol durante 14 horas por aqui: o sol nasce às 5h39 e se põe às 19h39.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.