Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

Estou aqui em Itaguaí onde tivemos um dia muito nublado e chuvoso, sendo chuva forte em vários momentos. A serra do mar, há poucos km aqui do lado, está praticamente invisível devido ao forte nevoeiro. A temperatura hoje foi bem comportada, ao contrário do bafo infernal de ontem.

 

Enquanto isso, lá em JF, muita chuva. Já está com 37,4mm acumulados hoje é 178mm no mês. Estamos bem próximos da média normal.

Humm... to prevendo um JANTAR GRÁTIS no final do ano he he.

Agora ñ adianta kerer voltar atrás.

Vai juntando a grana aí pq essa chuva ñ vai parar.

Espero. ..

:friends:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tivemos chuva fraca hoje , 10mm acumulados , e olhando o previsto e os acumulados , esse sistema foi bem fraco , os modelos previam mais de 200mm e não choveu nem metade disso nas cidades , foi um fiasco olhando bem mais uma vez !

 

Em 2014, estas projeções de chuvas muito volumosas se tornaram a mesma coisa das projeções de massa polar histórica no Sudeste. Ou seja: lendas

Link to comment
Share on other sites

AQUI O MAIS PRECOCE FOI EM 2009, DIA 27 DE OUTUBRO, UM,.....NÃO TEVE KKKKKKK

Aqui em São Paulo também tivemos um início bem precoce em 2009, na entrada de novembro. Foi na mesma onda de calor que quebrou recordes para o mês de outubro no RS e SC. Aqui, as temperaturas ainda estavam amenas, com vento marítimo enquanto a onda de calor começava a atuar no Sul, mas depois ela também subiu para cá e trouxe vários dias de calor (sem recordes). E novembro de 2009 inteiro foi de temperaturas altas, sem nenhuma MP chegando aqui. A média das máximas ficou muito próxima dos 30ºC e a média das mínimas ficou acima dos 20ºC, que foi algo sem precedentes para o mês.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite estimados amigos!!

 

Hoje tivemos um dia de muita instabilidade e chuva variado de fraca a moderada em vários momentos do dia, por aqui o acumulado de hoje no INMET da Vila Militar foi de 6,8mm, em alguns pontos da cidade choveu mais de 20mm nas últimas 24 horas, não é grande coisa, mas já é um grande avanço em relação ao padrão que tinhamos anteriormente. Para amanhã segue o risco de chuvas fortes na região serrana do estado do Rio. Aqui na capital se chover, não estão previstos grandes acumulados, mas o céu deve ficar encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Temos nesse momento céu encoberto por aqui. Mais cedo chegou a chuviscar um pouco!

Faz 19 graus na Mooca-CGE!

Pelo visto, vamos ficar uns dias sem chuva no leste paulista :negative:

 

Sorte que o calorão também não virá, só mais próximo da chuva da semana que vem.

 

 

Praia grande com tempo parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Belo registro, Igor! Vi somente uma em toda a minha vida, em janeiro de 2010 e durou em torno de 20 minutos. Fascinante!

 

Por aqui, só ameaça e não chove, impressionante! Foi um dia bastante abafado e instável, com chuva literalmente por todos os lados. Em Araraquara choveu forte.

Link to comment
Share on other sites

Nas últimas 24h, a estação automática de Copacabana, na Zona Sul, registrou apenas 6,2 mm de chuva.

O volume foi tão baixo que mal serviu para lavar as calçadas. :mosking:

 

No momento, faz 21°C em Copa, na ZS, e 23°C no Galeão, na ZN.

 

Realmente a chuva hoje foi muito pouca, mas pelo menos estamos perto da média pro mês, por aqui 23 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aí está, nuvem funil registrada aqui hoje pela MANHÃ, por volta das 10h30.

 

X4QTPIl.jpg

 

 

 

E no final da tarde registrei esse sistema:

 

8k0eiXU.jpg

Bela imagem, Igor!

(A do sistema convectivo no final da tarde)

 

Achei interessante a formação do funil no período da manhã, qdo as instabilidades estavam ainda se desenvolvendo no NW.

 

Link to comment
Share on other sites

Bom dia , amanhecendo mais um dia com céu nublado e muita neblina , chuva que é bom nada !

 

Minimas 13,8°C RESERVA /15,7°C TOATOA / 16,1°C LAGE /

 

Renan bem isso mesmo , as previsoes de grandes acumulados pro Sudeste estão quase igual a previsão de MP bombasticas no Inverno , tem a previsão mais nunca se confirmam , sera que esse sera o padrão agora ?

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, lá em JF, muita chuva. Já está com 37,4mm acumulados hoje é 178mm no mês. Estamos bem próximos da média normal.

 

Aqui em Sampa, Novembro abaixo da média em chuvas. Temperaturas na média. Renan, JF é igual a Belô em relação as chuvas? O mês mais chuvoso é Dezembro? Ou é mais parecido com Sampa, sendo janeiro?

Link to comment
Share on other sites

Mesmo abafado, com muitas nuvens...

g1G1ZiI.jpg

 

...o modelo europeu reduz drasticamente as chances (que ainda existem, diga-se de passagem) de chuva hoje em parte do interior de SP devido ao avanço de uma alta pressão pelo litoral:

r902Dk3.png

 

As chuvas devem voltar a partir de domingo à tarde. O mesmo modelo em sua última rodada sugere a formação de uma zona de convergência passando bem sobre SP, surgida de uma frente fria que deve chegar na quarta-feira (03/12).

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Vila Madalena temos 27,1°C, 55% de umidade, vento fraco e constante de ENE, segundo a estação que fica aqui no bairro.

 

Lá fora meu termômetro de pele dá a impressão de estar um pouco mais frio do que isso, uns 24, 25°C eu diria. Talvez pelo vento.

 

E ontem mais uma vez tivemos bastante garoa no final da tarde e no começo da noite. Terra da garoa sim senhor.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Até pouco tempo atrás, tínhamos um solzinho por aqui. Agora, deu uma fechada geral. Temperatura de 17°C.

 

 

Aqui na Vila Madalena temos 27,1°C, 55% de umidade, vento fraco e constante de ENE, segundo a estação que fica aqui no bairro.

 

Lá fora meu termômetro de pele dá a impressão de estar um pouco mais frio do que isso, uns 24, 25°C eu diria. Talvez pelo vento.

 

E ontem mais uma vez tivemos bastante garoa no final da tarde e no começo da noite. Terra da garoa sim senhor.

 

Abs

 

O que dizer? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Nas últimas 24h, a estação automática de Copacabana, na Zona Sul, registrou apenas 6,2 mm de chuva.

O volume foi tão baixo que mal serviu para lavar as calçadas. :mosking:

 

Realmente a chuva hoje foi muito pouca, mas pelo menos estamos perto da média pro mês, por aqui 23 graus.

 

A chuva novamente se concentrou na ZN, ZO e Baixada. A ZS parece que tem clima mediterrâneo (verão seco e inverno mais chuvoso).

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Vila Madalena temos 27,1°C, 55% de umidade, vento fraco e constante de ENE, segundo a estação que fica aqui no bairro.

Que é de um BAZiano.

 

O pessoal mais antigo pode esclarecer melhor.

 

----------

Em Sampa,

 

Mirante: 17,8°C / 26,0°C

IAG: 16,7°C / 26,3°C

 

Todo jeitão de situação pós-frontal, possível garoa ou, no máximo, chuvinha fraca. :sad:

Pelo menos, não está calor.

Link to comment
Share on other sites

A chuva novamente se concentrou na ZN, ZO e Baixada. A ZS parece que tem clima mediterrâneo (verão seco e inverno mais chuvoso).

 

Você tem razão Zie, posso observar em todos os verões que as nuvens de grade extensão vertical das chuvas convectivas de verão se formam na baixada fluminense e enquanto isso, quando se olha em direção à zona sul o céu normalmente está azul, as vezes acontece de desabar o mundo aqui na zona norte e eu olhar em direção à zona sul e ver aquela faixa de céu limo no horizonte. Acontece muito também de eu estar no trabalho, lá em Nova Iguaçu, e cair uma chuva de fim de tarde, sendo que não chove nada aqui em casa e só estou a 8km de Nova Iguaçu, devido a isso o índice pluviométrico anual de Nova Iguaçu ser de mais de 1500mm anual enquanto aqui na zona norte é de 1140mm, pela normal do campo dos afonsos.

Link to comment
Share on other sites

A estação que eu me referi é essa aqui, risos.

 

http://www.wunderground.com/global/stations/83780.html

Ah... essa é Congonhas.

 

Da estação da Vila Madalena, infelizmente não tenho o link.

Mas é do João, aqui do BAZ (Que anda sumido).

 

Dei uma rápida procurada no WunderMap e achei esta daqui que fica na Vila Madalena e tenho quase certeza que é a do João!

 

O link: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISAOPAUL11

Link to comment
Share on other sites

DIAS COM TEMPERATURA ABAIXO DE 10 GRAUS EM CAPITAIS E CIDADES IMPORTANTES EM 2014 (INMET):

 

Caxias do Sul: 56 dias

 

Santa Maria: 49 Dias

 

Porto Alegre: 39 dias

 

Curitiba: 31 Dias

 

Londrina: 17 Dias

 

Florianópolis: 16 Dias

 

São Paulo: 4 Dias

 

Belo Horizonte: 1 Dia

 

Demais capitais não registraram temperaturas abaixo de 10 graus em 2014.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.