Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

 

Aliás, exatamente pelo efeito antropogênico (ilhas de calor, poluição, infra-estrutura, etc...) os índices de chuva no verão cresceram especialmente quanto mais próximo ao centro expandido da cidade. Há dados que comprovam isso.. O Sipriano tinha estes dados, muito interessantes por sinal.

 

Exato, Caco.

 

tradução automática,

 

Verão no Centro-Sul pode ser bastante quente como temperaturas diurnas chegar à baixa de meados dos anos noventa a cada dia. Acrescente a isso o rico fluxo de umidade do Golfo do México empurrando pontos de orvalho nos anos sessenta e você terá um índice de calor de 100+ graus. Escusado será dizer que um chuveiro de verão pode trazer ainda breve alívio imediato do calor sufocante e muita umidade necessária para um solo evaporação rápida. Os problemas enfrentados pelo meteorologista do Centro-Sul, em um dia típico de verão são quando vai chover, quando vai chover e quanto vai chover.

 

Embora a maior parte deste ambiente subtropical é dominado por comunidades rurais e da agricultura há alguns grandes cidades e áreas urbanas, sendo a maior Memphis Tennessee. Situado na margem leste do rio Mississippi a uma altitude de 473 metros acima do nível do mar, a área metropolitana de Memphis é o lar de 1,2 milhão de pessoas. É a segunda maior cidade do sudeste ea maior cidade XVII nos Estados Unidos. Escusado será dizer que, a ilha de calor urbana (ICU) é um fator que contribui para as temperaturas do verão.

 

Estudados mostraram que as temperaturas cidade pode variar de 5 a 10 graus mais elevadas do que as áreas rurais circundantes. Isto é conhecido como o efeito de ilha de calor urbana (ICU). Mas, pode o UHI também impacto sobre o meio ambiente precipitação de mesoescala e em torno dessas cidades? A resposta é sim, na verdade. .....

 

Original,

 

Summer in the Mid-South can be quite hot as daytime temperatures reach the low to mid nineties each day. Add to that the rich flow of moisture from the Gulf of Mexico pushing dew points into the sixties and you get a heat index of 100+ degrees. Needless to say a summertime shower can bring instant yet brief relief from the sweltering heat and much needed moisture to a rapidly evaporating soil. The problems facing the forecaster in the Mid-South on a typical summer day are when will it rain, where will it rain, and how much will it rain.

 

Though most of this subtropical environment is dominated by rural communities and agriculture there are a few larger cities and urban areas, the largest being Memphis Tennessee. Situated on the east bank of the Mississippi River at an elevation of 473 feet above sea level, the Memphis metropolitan area is home to 1.2 million people. It is the second largest city in the southeast and the seventeenth largest city in the United States. Needless to say, the urban heat island (UHI) is a contributing factor to the summertime temperatures.

 

Studied have shown that city temperatures can range from 5 to 10 degrees higher than that the surrounding rural areas. This is known as the urban heat island (UHI) effect. But, can the UHI also impact precipitation on the mesoscale environment in and around these cities? The answer is YES, INDEED.

 

In a recent study NASA employed the TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) satellite to analyze the rainfall distribution over major cities in the U.S. Although Memphis was not one of the cities in the study, the results were essentially the same for those that were. The remote sensing data showed that the UHI increased summer rain over and downwind of major cities. The rainfall in those two primary areas exceeded rainfall in the downwind locations by 48 percent and to as much as 116 percent....

 

http://theweatherprediction.com/weatherpapers/008/index.html

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Incríveis marcas no PNI!

Cuidado ao postar apenas as temperaturas, pode parecer uma indireta.

Cuidado também caso faça elogios para não parecer arrogância.

 

Caso o PNI seja a temperatura mais baixa do país, evitar colocar ela antes das demais, pode soar como uma autoafirmação repetitiva.

 

Melhor ainda... evitar colocar as temperaturas na mesma lista de outras temperaturas do país, para não parecer que achamos que o PNI é uma cidade em que moram pessoas que acordam de manha e vão para a escola ou trabalham.

 

Mas acima de tudo, não podemos deixar de postar, pois pode parecer que estamos fazendo birrinha.

 

 

Falando serio agora: Muito boa a discussão sobre a seca no sudeste :good: :good:

 

Eu também acho que o ano passado foi muito fora do comum, o que mais impressionava eram a sucessão de dias de calor extremo sem a chuva para compensar.

Link to comment
Share on other sites

Incríveis marcas no PNI!

Cuidado ao postar apenas as temperaturas, pode parecer uma indireta.

Cuidado também caso faça elogios para não parecer arrogância.

 

Caso o PNI seja a temperatura mais baixa do país, evitar colocar ela antes das demais, pode soar como uma autoafirmação repetitiva.

 

Melhor ainda... evitar colocar as temperaturas na mesma lista de outras temperaturas do país, para não parecer que achamos que o PNI é uma cidade em que moram pessoas que acordam de manha e vão para a escola ou trabalham.

 

Mas acima de tudo, não podemos deixar de postar, pois pode parecer que estamos fazendo birrinha.

 

 

Falando serio agora: Muito boa a discussão sobre a seca no sudeste :good: :good:

 

Eu também acho que o ano passado foi muito fora do comum, o que mais impressionava eram a sucessão de dias de calor extremo sem a chuva para compensar.

 

TODOS AQUI SÃO ADULTOS, CREIO QUE NÃO TEM PROBLEMA ALGUM.

 

EM RELAÇÃO AO CALOR DO ANO PASSADO, SÃO ONDAS RARAS MAS RECORRENTES, AINDA NÃO CHEGA AOS PÉS DO QUE PASSOU O OESTE DE SC EM 1958, O SR WOLFGANG ME PASSOU OS DADOS, FOSSE HOJE, OS ESTRAGOS SERIAM MUITO MAIORES, NAQUELA ÉPOCA O OESTE NÃO TINHA NENHUM CENTRO URBANO GRANDE, HOJE TEM CHAPECÓ COM QUASE 200 MIL PESSOAS E UMA ÁREA DE CIMENTO E ASFALTO CONSIDERÁVEL, O DESCONFORTO SERIA BRUTAL. PARA ESTES TIPOS DE CALOR É QUE NÃO ESTAMOS PREPARADOS, O MESMO VALE PARA O FRIO, EM ITAPIRANGA VEIO, ANOS MAIS TARDE, O TROCO, 9 DIAS SEGUIDOS ABAIXO DE ZERO, CHEGANDO AO AUGE DE -6,5 E TENDO MÁXIMA DE 6/7 COM CÉU CLARO (180 M É ONDE FICA O SR WOLFGANG, TOTALMENTE RURAL ATÉ HOJE)

 

ESTE TIPO DE EVENTOS É QUE NÃO ESTAMOS PREPARADOS, EM 2000 TEVE FAMÍLIAS QUE FICARAM 7 DIAS SEM ÁGUA DEVIDO A CONGELAMENTO, EM 78 TEVE SECA SEVERA EM SC, ASSIM COMO 63 A 65.

 

ASSIM COMO AQUELE PERÍODO DE 33 A 46 DE ESTIAGEM SERIA UM DESASTRE EM SP HOJE.

 

PARA ESTES TIPOS DE EVENTOS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE PREPARADA E ELES SÃO RECORRENTES, FAZEM PARTE DA CLIMATOLOGIA DO BRASIL.

Link to comment
Share on other sites

Incríveis marcas no PNI!

Cuidado ao postar apenas as temperaturas, pode parecer uma indireta.

Cuidado também caso faça elogios para não parecer arrogância.

 

Caso o PNI seja a temperatura mais baixa do país, evitar colocar ela antes das demais, pode soar como uma autoafirmação repetitiva.

 

Melhor ainda... evitar colocar as temperaturas na mesma lista de outras temperaturas do país, para não parecer que achamos que o PNI é uma cidade em que moram pessoas que acordam de manha e vão para a escola ou trabalham.

 

Mas acima de tudo, não podemos deixar de postar, pois pode parecer que estamos fazendo birrinha.

 

 

Falando serio agora: Muito boa a discussão sobre a seca no sudeste :good: :good:

 

Eu também acho que o ano passado foi muito fora do comum, o que mais impressionava eram a sucessão de dias de calor extremo sem a chuva para compensar.

 

TODOS AQUI SÃO ADULTOS, CREIO QUE NÃO TEM PROBLEMA ALGUM.

 

EM RELAÇÃO AO CALOR DO ANO PASSADO, SÃO ONDAS RARAS MAS RECORRENTES, AINDA NÃO CHEGA AOS PÉS DO QUE PASSOU O OESTE DE SC EM 1958, O SR WOLFGANG ME PASSOU OS DADOS, FOSSE HOJE, OS ESTRAGOS SERIAM MUITO MAIORES, NAQUELA ÉPOCA O OESTE NÃO TINHA NENHUM CENTRO URBANO GRANDE, HOJE TEM CHAPECÓ COM QUASE 200 MIL PESSOAS E UMA ÁREA DE CIMENTO E ASFALTO CONSIDERÁVEL, O DESCONFORTO SERIA BRUTAL. PARA ESTES TIPOS DE CALOR É QUE NÃO ESTAMOS PREPARADOS, O MESMO VALE PARA O FRIO, EM ITAPIRANGA VEIO, ANOS MAIS TARDE, O TROCO, 9 DIAS SEGUIDOS ABAIXO DE ZERO, CHEGANDO AO AUGE DE -6,5 E TENDO MÁXIMA DE 6/7 COM CÉU CLARO (180 M É ONDE FICA O SR WOLFGANG, TOTALMENTE RURAL ATÉ HOJE)

 

ESTE TIPO DE EVENTOS É QUE NÃO ESTAMOS PREPARADOS, EM 2000 TEVE FAMÍLIAS QUE FICARAM 7 DIAS SEM ÁGUA DEVIDO A CONGELAMENTO, EM 78 TEVE SECA SEVERA EM SC, ASSIM COMO 63 A 65.

 

ASSIM COMO AQUELE PERÍODO DE 33 A 46 DE ESTIAGEM SERIA UM DESASTRE EM SP HOJE.

 

PARA ESTES TIPOS DE EVENTOS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE PREPARADA E ELES SÃO RECORRENTES, FAZEM PARTE DA CLIMATOLOGIA DO BRASIL.

 

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

 

 

É PERDA DE TEMPO.

Link to comment
Share on other sites

Oeste de SC, eu entendi Coutinho.

 

 

Aqui no litoral não tivemos neste ano nada fora do normal, não posso dizer que foi muito quente e nem muito frio.

 

A nossa vantagem de estar na parte leste do estado e termos nossa barreira, a serra do mar, para nos dar o bloqueio do ar quente.

 

SIM DO MEIO-OESTE PARA O EXTREMO-OESTE, NOROESTE DO RS E SUDOESTE DO PR, A ONDA DE 58, NA REALIDADE FORAM 3 ONDAS, DEIXANDO DEZ A FEV DAQUELE ANO MUITO ACIMA DO NORMAL, O LITORAL DE SC O CALOR FOI MAIS SENTIDO NO SENTIDO DA MÉDIA/DESCONFORTO, EM TERMOS DE VALORES FICOU DENTRO DO PADRÃO (34/38) MAS POR MUITOS DIAS, DEIXANDO UM DESCONFORTO BEM GRANDE.

 

NO VALE DO ITAJAÍ TAMBÉM FOI MUITO INTENSO POR ALGUNS DIAS, NO SENTIDO DE EXTREMOS, COM RECORDE INCLUSIVE.

Link to comment
Share on other sites

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

 

 

É PERDA DE TEMPO.

 

 

KKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

1958 25.7 24.5 22.6 20.0 16.6 15.5 17.7 15.0 15.2 18.1 22.0 23.5

 

2014 26.6 26.3 23.1 21.1 16.8 15.3 15.4 16.0 18.7 out nov dez

 

JJA para entendimento junho, julho e agosto

 

1958 média do inverno de 1958 igual 16,1ºC

 

2014 média do inverno de 2014 igual 15,6ºC

 

dezembro de 1957 24,4ºC

 

dezembro de 2013 24,9ºC

 

Dezembro mais quente de Porto Alegre.... 2012......25,7ºC

 

Encarnacion Paraguay [PY] para justificar o mais ao Oeste do Ronaldo,

 

1958 28.5 27.3 24.8

 

2014 27.7 27.8 24.2

 

Não nem necessário fazer as continhas para saber que mais ao oeste em 1958 foi mais quente que 2014.

 

Como disse o grande filosofo conteporâneo Carlos Dias,

 

Eu me divirto muito....

 

Gostaria que todos se divertissem muito no fórum.

 

Abraços

 

 

dezembro mais frio em Porto Alegre ....1974.....e..... 1985....21,3ºC

Link to comment
Share on other sites

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

 

 

É PERDA DE TEMPO.

 

 

KKKKKKK

 

 

UMA ANALOGIA...

 

REBATI O QUE A DEFESA CIVIL AFIRMOU.... É OFICIAL? SIM, É DONO DA VERDADE? NÃO.

5a4e897e27615_FRIOSC.GIF.43e4330ea5e80e0069efab86adc23383.GIF

5a4e897e2a299_FRIOSC1.GIF.00dbf2f6e019d6700c7baa6303b1fa30.GIF

Link to comment
Share on other sites

Aqui estão os dados que eu havia falado hoje cedo... para expandir um pouco o foco sobre o comportamento das chuvas.

 

14 localidades da América do Sul, apenas algumas para efeito de comparação (com >90% dos dados)

 

7 exemplos de aumento na taxa de precipitação anual:

Argentina (Trelew, Victorica, Buenos Aires, Corrientes), Brasil (SP, Fortaleza, Manaus)

 

7 exemplos de diminuição na taxa de precipitação anual:

Chile (Punta Arenas, Puerto Montt, Santiago), Bolívia (La Paz), Brasil (Rio Branco), Colômbia (Bogotá), Suriname (Paramaribo)

 

gráficos:

2mr6y42.jpg

 

Montando o padrão observado:

256w9ah.jpg

Baseados em dados de precipitação anual (1901-2000) do Banco Mundial.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Seca incomum? Sim

Rara? Depende do que se entende por raro...

Maior seca em 80 anos? Talvez em algumas áreas do Sudeste...

 

Pela enésima vez vou colocar alguns dados de chuvas de 1963 (mm):

 

[tabela]L=Mês&Mirante&IAG&B. Horizonte&Patos de Minas-MG&Franca-SP&São Carlos-SP

L=Jan&219,1&228,4&61,3&46,2&239,1&209,7

L=Fev&241,0&132,3&209,7&190,8&197,0&141,8

L=Mar&78,1&108,8&7,0&41,2&80,9&33,7

L=Abr&24,3&26,5&6,0&41,6&3,8&34,4

L=Mai&3,7&15,6&0,0&0,0&5,2&3,6

L=Jun&21,3&28,4&0,0&0,0&0,0&0,0

L=Jul&3,0&10,7&0,0&0,0&0,0&0,0

L=Ago&9,3&7,2&0,6&0,0&0,0&11,8

L=Set&6,6&16,5&0,0&0,1&4,0&3,2

L=Out&99,2&108,9&36,0&30,2&122,4&129,0

L=Nov&118,5&133,9&89,8&101,6&129,3&191,6

L=Dez&70,8&49,2&86,6&102,0&63,6&124,1

L=Total&894,9&866,4&497,0&585,5&845,3&882,9[/tabela]

 

Outros totais anuais de 1963:

Sete Lagoas-MG: 463,9 mm

Rio de Janeiro: 643,8 mm

Taubaté-SP: 917,8 mm

 

Brasília ficou 162 dias sem registrar chuva, de 06 de maio até 15/10/1963.

Patos de Minas-MG ficou 158 dias sem registrar chuva, de 18/04 a 23/09/1963.

 

Mas em Sampa, a coisa não acabou aí.

Vejam o Mirante em 1964:

Jan - 94,8 mm

Fev - 230,7 mm

Mar - 51,5 mm

Abr - 36,0 mm

Mai - 76,0 mm

Jun - 38,5 mm

Jul - 78,3 mm

Ago - 28,6 mm

Set - 93,1 mm

Out - 144,0 mm

Nov - 91,9 mm

Dez - 346,2 mm

 

Dezembro salvou o ano de 1964.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Coincidência ou não, a parte oriental (pacífico) teve diminuição de chuvas e a parte ocidental (atlântico), aumento de chuvas. Será que tem a ver com efeito antropogênico? Isso pois as maiores cidades ficam do lado do atlântico, com maiores estruturas. Não sei, mas também creio que as cidades do atlântico tiveram maior aumento proporcional do que as do lado do pacífico na temperatura média.

Link to comment
Share on other sites

Coincidência ou não, a parte oriental (pacífico) teve diminuição de chuvas e a parte ocidental (atlântico), aumento de chuvas. Será que tem a ver com efeito antropogênico? Isso pois as maiores cidades ficam do lado do atlântico, com maiores estruturas. Não sei, mas também creio que as cidades do atlântico tiveram maior aumento proporcional do que as do lado do pacífico na temperatura média.

 

Caco (o eterno Pacheco)

Certamente não.

A seca na costa leste americana é devido a um bloqueio do jato. Como aqui. Sem mistério e muito menos causa antropogênica.

Link to comment
Share on other sites

Coincidência ou não, a parte oriental (pacífico) teve diminuição de chuvas e a parte ocidental (atlântico), aumento de chuvas. Será que tem a ver com efeito antropogênico? Isso pois as maiores cidades ficam do lado do atlântico, com maiores estruturas. Não sei, mas também creio que as cidades do atlântico tiveram maior aumento proporcional do que as do lado do pacífico na temperatura média.

 

Caco (o eterno Pacheco)

Certamente não.

A seca na costa leste americana é devido a um bloqueio do jato. Como aqui. Sem mistério e muito menos causa antropogênica.

 

Não acho também que o só o efeito antropogênico explica esse padrão. Veja Santiago. Com certeza há um conjunto maior de variáveis.

Esses dados mostram os últimos 100 anos, antes disso quem sabe... porém já vi estudos sobre a variação de temperatura nos oceanos/chuvas na América do Sul nos últimos 10.000 anos (a partir de modelos)...

Link to comment
Share on other sites

Irineópolis é a cidade mais fria agora..?? Essa defesa civil tá de brincadeira..

 

NÃO ELA, O CIRAM!

 

POR ISSO QUE NÃO ACHAM OS DADOS ANTIGOS.

 

CANOINHAS E IRINEÓPOLIS NÃO FIGURAM NEM ENTRE AS 20 MAIS FRIAS DE SC. E É UM ÓRGÃO OFICIAL, ISTO É QUE É RUIM, INFORMAÇÃO ERRADA. JÁ FALEI TEMPOS ATRÁS, MAS ENTROU NUM E SAIU PELA OUTRA ORELHA!

Link to comment
Share on other sites

Irineópolis é a cidade mais fria agora..?? Essa defesa civil tá de brincadeira..

 

NÃO ELA, O CIRAM!

 

POR ISSO QUE NÃO ACHAM OS DADOS ANTIGOS.

 

CANOINHAS E IRINEÓPOLIS NÃO FIGURAM NEM ENTRE AS 20 MAIS FRIAS DE SC. E É UM ÓRGÃO OFICIAL, ISTO É QUE É RUIM, INFORMAÇÃO ERRADA. JÁ FALEI TEMPOS ATRÁS, MAS ENTROU NUM E SAIU PELA OUTRA ORELHA!

 

Quais são os dados confiáveis? Os do senhor "Wolfgang"? Sinceramente, assim fica complicado...

Link to comment
Share on other sites

Aqui tem dados de médias mensais de temperatura mínima da estação desativada do INMET em Irineópolis-SC, de 1961 a 1980 (Com algumas falhas).

Se servir para alguma coisa...

http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt_mensal.php?&mRelEstacao=83865&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/01/1961&mRelDtFim=30/09/2014&mAtributos=,,,,,,,,,,,,,,1,,

Link to comment
Share on other sites

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

 

Qualé gente, o JT tem razão dessa vez. Esses dados de 1958, são perfeitamente questionáveis, a menos que venha de medições de estações oficiais, ou que respeitassem os parâmetros da OMM. Não dá pra sair acreditando as cegas em anotações de caderno.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, dia de sol, vento norte e muito calor em Buenos Aires. A mínima foi de 20,8ºC e a máxima alcançou 33,5ºC na estação automática do SMN. Agora, quase meia-noite, faz 25,8ºC, com URA de 66%, vento norte a 18 km/h e pressão em apenas 1001 hpa. Amanhã uma nova frente fria passa por aqui, trazendo chuva, que pode ser forte. A máxima não passa de 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

O calor nem foi ano passado... Aliás, foi parte do ano passado e este ano. Janeiro e fevereiro foram surreais.

A METSUL AFIRMOU que foi o pior verão em um século. Como 1958 foi mais quente?

Acreditar em dados de um homem que nem meteorologista é, acho interessante... Aliás, não é no BAZ que as pessoas primam por números e dados OFICIAIS? E contra números não há argumentos? Pelo menos é o que eu vejo comentarem.

Não estou polemizando, mas é interessante que, quando é a seu favor, os NUMEROS OFICIAIS TEM VALIDADE. Agora, quando não, acreditam nos dados até de um morador comum.

Perdoa, mas não deu pra deixar passar essa.

Abraços.

 

Qualé gente, o JT tem razão dessa vez. Esses dados de 1958, são perfeitamente questionáveis, a menos que venha de medições de estações oficiais, ou que respeitassem os parâmetros da OMM. Não dá pra sair acreditando as cegas em anotações de caderno.

 

Obrigado por entender o que eu quis colocar, Ricardo.

Realmente, para justificar um calorão extremo e surreal, tudo vale. Até acreditar em anotações de caderninho, tentando convencer que o ano de 1958 foi mais quente que 2014... Mas deixa estar.

Aqui em Porto Alegre estamos, no momento, com quase 23°c na maior parte dos bairros. Devemos chegar a 33°c na parte da tarde, segundo a METSUL.

Na semana que vem, deveremos chegar a 35°c já na terça-feira, após instabilidade na sexta e no sábado.

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

19/11 :

 

Região Sul:

 

06,1 - São José dos Ausentes RS

06,6 - Bom Jardim da Serra SC

08,2 - Morro da Igreja SC

09,2 - São Joaquim SC

09,3 - Morro das Torres SC

11,2 - Urupema SC

11,3 - Painel SC

11,4 - Bom Jesus RS

11,6 - Inacio Martins PR

11,8 - Água Doce SC

12,3 - Santa Cecília SC

12,3 - Vacaria RS

 

Região Sudeste:

 

07,1 - Campo do Jordão SP

08,3 - Maria da Fé MG (Lage)

08,4 - Pico do Couto RJ

08,5 - Monte Verde MG

08,5 - Nova Friburgo RJ

10,6 - São Luis do Paraitinga SP

10,9 - Vicosa MG

11,0 - Barbacena MG

11,0 - Poços de Caldas MG

11,1 - Capelinha MG

11,1 - Passa Quatro MG

11,3 - Manhuaçu MG

11,5 - Caldas MG

11,5 - Diamantina MG

11,6 - Florestal MG

12,0 - Capivari SP

12,1 - Santa Teresa ES

12,6 - São João del Rey MG

12,6 - Teresópolis RJ

12,8 - Juiz de Fora MG

12,9 - Barra do Turvo SP

 

Centro-Oeste:

 

16,1 - Águas Emendadas DF

16,5 - Cristalina GO

16,9 - Maracaju MS

 

Região Nordeste:

 

14,5 - Piatã BA

15,2 - Vitória da Conquista BA

15,7 - Itiruçu BA

17,6 - Belmonte BA

18,9 - Guaraminranga CE

19,1 - Garanhuns PE

 

Região Norte:

 

19,3 - São Félix do Tocantins TO

19,8 - Dianópolis

Link to comment
Share on other sites

O sol se faz presente e esquenta aos poucos a linda Praia Grande, hoje de noite a cidade começa a encher de turistas em busca de lazer praiano.

 

Detalhe, saiu na mídia aqui que muitas pessoas estão descendo pois não tem mais a opção do lazer a beira da represa.

 

Mafili, prepara-te.

 

desde que faça muito calor estarei satisfeito

se não chover uma maravilha.

 

Os invernos maravilhosos de 2014 e 1958

 

O interessante que o inverno em 1958 em POA foi mais quente que 2014.

 

57 anos depois e tudo igual....mas em 2070 sabe como vai ser? igualzinho.

 

 

 

2zh1g5y.gif

 

2ljp0ts.gif

Link to comment
Share on other sites

O sol se faz presente e esquenta aos poucos a linda Praia Grande, hoje de noite a cidade começa a encher de turistas em busca de lazer praiano.

 

Detalhe, saiu na mídia aqui que muitas pessoas estão descendo pois não tem mais a opção do lazer a beira da represa.

 

Mafili, prepara-te.

 

desde que faça muito calor estarei satisfeito

se não chover uma maravilha.

 

Os invernos maravilhosos de 2014 e 1958

 

O interessante que o inverno em 1958 em POA foi mais quente que 2014.

 

57 anos depois e tudo igual....mas em 2070 sabe como vai ser? igualzinho.

 

 

 

2zh1g5y.gif

 

2ljp0ts.gif

 

Ah, o de 1958 foi mais quente? Verdade? Diga isso para a METSUL então, pois eles AFIRMARAM que foi um verão sem precedentes (mais quente em pelo menos 1 século).

Quem afirmou isso? O "Sr. Wolfgang" com sua medição em caderninhos?

Desculpe, mas não dá pra engolir essa, amigo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

Ah, o de 1958 foi mais quente? Verdade? Diga isso para a METSUL então, pois eles AFIRMARAM que foi um verão sem precedentes (mais quente em pelo menos 1 século).

Quem afirmou isso? O "Sr. Wolfgang" com sua medição em caderninhos?

Desculpe, mas não dá pra engolir essa, amigo.

Abraços.

 

O inverno de 1958 foi mais quente que o inverno de 2014 en POA.

 

O verão de 2014 se você olhar no mapa abaixo tire tuas próprias conclusões.

 

f50cqv_th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caros,

 

O que aconteceu com o site que não atualiza mais??

 

http://estacoes.charlier.com.br/

 

William..vc que está com contato agora lá...sabe o que houve..??

 

No link que eu tenho aparece essa mensagem.

 

Eu pensei que fosse o Reade que cuidava disso.

 

Se o Willian tem o contato talvez ele saiba o que está acontencendo [ ou aconteceu]

 

2cr6r10.png

Link to comment
Share on other sites

Ah, o de 1958 foi mais quente? Verdade? Diga isso para a METSUL então, pois eles AFIRMARAM que foi um verão sem precedentes (mais quente em pelo menos 1 século).

Quem afirmou isso? O "Sr. Wolfgang" com sua medição em caderninhos?

Desculpe, mas não dá pra engolir essa, amigo.

Abraços.

 

João,

 

Anotações diárias com pelo menos 70 anos de dados é um tesouro e merece respeito.

 

O Ilson Tessaro de Santa Rosa tem mais de 17 anos de dados.

 

São pessoas especiais eu diria até insanas [levantar para ver a mínima em dia frio e chuvoso, é , realmente insano]

 

Aquilo que o Melo chamou de "sutil sutileza": A diferença entre weather [tempo] e climate [clima]

 

lembrando Weather is not Climate.

 

Tempo: Temos variações de 20 a 40 W/m² [ Watts por metro quadrado] em dias, semanas e em casos extraordinários meses .

 

Clima: Estamos falando de variações de 2 a 4 W/m² em pelo menos 30 anos.

 

O termômetro da família Wolfgang é razoável para medir weather assim como as convencionais, automáticas profissionais e as psw.

 

Para medir climate as convencionais e as automáticas profissionais não são os equipamentos adequados.

 

Explico, estamos falando de centésimos de graus e a acurácia delas é da ordem de décimos de graus, portanto, carregam incertezas gigantescas.

 

A imagem do aquecimento global vista por termômetro de mércurio, é esta abaixo...não se ve nada.

 

Contudo, para weather é uma coleção fantástica de dados.

 

Concluindo climate é o estado médio do weather em lugar durant um período.

 

Abraços...eu vou dormir agora.....

 

image_thumb265.png?w=636&h=294

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos - 13h00

 

31.0°C - Montevidéu

30.0°C - Porto Alegre

28.0°C - São Paulo (Congonhas)

28.0°C - Rio de Janeiro (Santos Dumont)

27.0°C - Florianópolis

26.0°C - Belo Horizonte

18.0°C - Buenos Aires

 

O ar polar que chegou em BA ainda nem relou em Montevidéu.

 

M10Fj8f.png

 

No Bairro Moinhos de Vento, já temos 31,6°c no momento e no São João, 31,3°c, segundo o monitoramento do METROCLIMA. Deveremos chegar a uns 33°c ou 34°c lá pelas 15h30min (horário de verão).

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

13:00HS - se vira nos 30.......

 

30,0 - Porto Alegre

30,0 - Maceió

30,0 - Recife

30,0 - João Pessoa

30,0 - Natal

30,0 - Fortaleza

30,0 - Belem

30,0 - Porto Velho

30,0 - Cricíúma

30,0 - Campinas

30,0 - São José dos Campos

 

 

Com números brutos parecem que todas estão exatamente iguais. SQN !!!

 

Porto Alegre com U.R.A em 43%. Já Belém do Pará em 70% O que deixa POA com a sensação térmica dos exatos 30 graus e belém do Pará com sensação de 35 graus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.