Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aeroportos - 13h00

 

31.0°C - Montevidéu

30.0°C - Porto Alegre

28.0°C - São Paulo (Congonhas)

28.0°C - Rio de Janeiro (Santos Dumont)

27.0°C - Florianópolis

26.0°C - Belo Horizonte

18.0°C - Buenos Aires

 

O ar polar que chegou em BA ainda nem relou em Montevidéu.

 

M10Fj8f.png

 

No Bairro Moinhos de Vento, já temos 31,6°c no momento e no São João, 31,3°c, segundo o monitoramento do METROCLIMA. Deveremos chegar a uns 33°c ou 34°c lá pelas 15h30min (horário de verão).

Abraços!

Na RBS a máxima ficou em 24.9°C. Muito estranho por lá, aliás aquela estação não é boa para extremos, ficando 3°C abaixo nas máximas e 3°C acima nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos - 13h00

 

31.0°C - Montevidéu

30.0°C - Porto Alegre

28.0°C - São Paulo (Congonhas)

28.0°C - Rio de Janeiro (Santos Dumont)

27.0°C - Florianópolis

26.0°C - Belo Horizonte

18.0°C - Buenos Aires

 

O ar polar que chegou em BA ainda nem relou em Montevidéu.

 

M10Fj8f.png

 

No Bairro Moinhos de Vento, já temos 31,6°c no momento e no São João, 31,3°c, segundo o monitoramento do METROCLIMA. Deveremos chegar a uns 33°c ou 34°c lá pelas 15h30min (horário de verão).

Abraços!

Na RBS a máxima ficou em 24.9°C. Muito estranho por lá, aliás aquela estação não é boa para extremos, ficando 3°C abaixo nas máximas e 3°C acima nas mínimas.

 

 

Assim como as estações do Moinhos de Vento e do extremo Norte da capital são exageradas... Máxima de 32° na convencional do INMET.

Link to comment
Share on other sites

 

Ah, o de 1958 foi mais quente? Verdade? Diga isso para a METSUL então, pois eles AFIRMARAM que foi um verão sem precedentes (mais quente em pelo menos 1 século).

Quem afirmou isso? O "Sr. Wolfgang" com sua medição em caderninhos?

Desculpe, mas não dá pra engolir essa, amigo.

Abraços.

 

O inverno de 1958 foi mais quente que o inverno de 2014 en POA.

 

O verão de 2014 se você olhar no mapa abaixo tire tuas próprias conclusões.

 

f50cqv_th.jpg

 

Não quero bancar o chato, mas tem dados das cidades em específico?

 

Esses mapas cheios de interpolações de dados são meio difíceis de se engolir.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! A madrugada foi de bastante calor em Buenos Aires, com temperatura sempre acima dos 24,5ºC, com valor máximo do dia de 26,3ºC à meia-noite. Por volta das 8h chegou a chuva, que trouxe 36,2 mm e uma queda de quase 10 graus na temperatura. Por isso, a mínima ficou em apenas 16,3ºC às 10h46. A chuva logo parou e por volta das 14h o sol reapareceu, mas com temperatura agradável, com temperatura sempre abaixo dos 23 graus. Agora (21h40) temos céu parcialmente nublado, temperatura de 20,2ºC, URA de 79%, vento calmo e pressão em 1007,8 hpa. Os próximos dias seguem frescos e o calor retorna no domingo, com máxima prevista de 30ºC para este dia.

Link to comment
Share on other sites

Não quero bancar o chato, mas tem dados das cidades em específico?

 

Esses mapas cheios de interpolações de dados são meio difíceis de se engolir.

 

 

EM SC SÓ O SR.WOLFGANG, E CAMPOS NOVOS, EM 58 FOI MAIS INTENSO, POUCA COISA, O MESMO DEVE TER DADO NO NORTE/NOROESTE DO RS, QUE TAMBÉM NÃO TEM DADOS DESTA ÉPOCA. O SUDOESTE DO PRS TAMBÉM, VAZIO NESTE SENTIDO. O MAFILE COLOCOU DADOS DA ARGENTINA, QUE FOI MAIS QUENTE EM 58.

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 1958 foi mais quente que o inverno de 2014 en POA.

 

O verão de 2014 se você olhar no mapa abaixo tire tuas próprias conclusões.

 

f50cqv_th.jpg

 

Não quero bancar o chato, mas tem dados das cidades em específico?

 

Esses mapas cheios de interpolações de dados são meio difíceis de se engolir.

 

Ricardo, chato...nem de longe.

 

Aquilo que não entendemos deve ser questionado sempre.

 

Porto Alegre [sempre...desculpe, pensei alto]

 

JJA de 1958 média 16,1ºC

 

JJA de 2014 média 15,6ºC

 

Conclusão: O inverno de [JJA] de 1958 foi mais quente que o inverno [JJA] de 2014 em Porto Alegre.

 

243ly12.png

Link to comment
Share on other sites

Concluindo,

 

Veja os dados de Cuiabá nos períodos 1957/1958 e 2013/2014.

 

Não é necessário fazer contas para constar que no verão DJF de 57/58 foi mais quente que o verão 13/14.

 

Por outro lado o inverno 14 foi mais quente que o inverno de 1958 [ 24,2 contra 24,8]

 

As expressões "sem precedentes, nunca, desde o sempre, etc" devem ser interpretadas com cautelas geralmente são alarmistas e por vezes contextualizadas.

 

Abraços

20gcfap.png

Link to comment
Share on other sites

Concluindo,

 

Veja os dados de Cuiabá nos períodos 1957/1958 e 2013/2014.

 

Não é necessário fazer contas para constar que no verão DJF de 57/58 foi mais quente que o verão 13/14.

 

Por outro lado o inverno 14 foi mais quente que o inverno de 1958 [ 24,2 contra 24,8]

 

As expressões "sem precedentes, nunca, desde o sempre, etc" devem ser interpretadas com cautelas geralmente são alarmistas e por vezes contextualizadas.

 

Abraços

20gcfap.png

 

Trazer Cuiabá para comparação, desculpa, não adianta nada. É uma cidade que SEMPRE é calor. O problema são os calorões sem precedentes e extremos que estamos tendo no Sul, inclusive em cidades serranas onde não fazia calor extremado. Absurdo o que vem acontecendo com nossos verões. Quem vive aqui sabe bem. Muito fácil analisar sem vivenciar. Desculpa, mas não concordo.

Aqui em Porto Alegre já estamos com muito calor! No momento, 09h39min (08h39min pelo horário solar) já temos 27°c na maioria dos bairros. Calorão. Se não nublar, teremos a máxima da semana.

Cadê a chuva prevista? Até agora nem sinal dela. Pode ser que venha na parte da tarde.

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha Praia Grande, tempo parcialmente nublado e vento fraco, calor.

 

No restante da cidade segue o vento, porém com céu mais aberto com alguma nebulosidade alta.

 

Abafado.

 

Sobre o assunto, calor extremista, claro que tivemos um ano muito quente mas querer dizer que é sem precedentes com tantos números expostos.

 

João Tur, não é provocação e espero que não entenda como, mas como você vem dizer que não acredita em números coletados por fulano e até meses atrás discutia números do inmet com o seu termômetro de pele ?

 

Mafili, tem uma breja na geladeira já, e é sua. :heart:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha Praia Grande, tempo parcialmente nublado e vento fraco, calor.

 

No restante da cidade segue o vento, porém com céu mais aberto com alguma nebulosidade alta.

 

Abafado.

 

Sobre o assunto, calor extremista, claro que tivemos um ano muito quente mas querer dizer que é sem precedentes com tantos números expostos.

 

João Tur, não é provocação e espero que não entenda como, mas como você vem dizer que não acredita em números coletados por fulano e até meses atrás discutia números do inmet com o seu termômetro de pele ? EM CLIMA; CASO PERDIDO E PROBLEMAS EM INTERPRETAÇÃO DE DADOS, NÃO VALE A PENA DISCUTIR.

 

Mafili, tem uma breja na geladeira já, e é sua. :heart:

 

AQUI ESTÁ NUBLADO E UM VENTO BEM FRESQUINHO, CALAMIDADE NESTA MANHÃ, AS FORMIGAS FORAM ATINGIDAS POR 5 PINGOS DE CHUVA! KKKK

15,5°C AGORA.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha Praia Grande, tempo parcialmente nublado e vento fraco, calor.

 

No restante da cidade segue o vento, porém com céu mais aberto com alguma nebulosidade alta.

 

Abafado.

 

Sobre o assunto, calor extremista, claro que tivemos um ano muito quente mas querer dizer que é sem precedentes com tantos números expostos.

 

João Tur, não é provocação e espero que não entenda como, mas como você vem dizer que não acredita em números coletados por fulano e até meses atrás discutia números do inmet com o seu termômetro de pele ?

 

Mafili, tem uma breja na geladeira já, e é sua. :heart:

 

Troyano,

Te sugiro que venha morar de novembro a abril em Porto Alegre e vais entender perfeitamente o que estou dizendo´, só isso.

É muito fácil desfazer das idéias das pessoas sem conhecer, mas tudo bem.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Concluindo,

 

Veja os dados de Cuiabá nos períodos 1957/1958 e 2013/2014.

 

Não é necessário fazer contas para constar que no verão DJF de 57/58 foi mais quente que o verão 13/14.

 

Por outro lado o inverno 14 foi mais quente que o inverno de 1958 [ 24,2 contra 24,8]

 

As expressões "sem precedentes, nunca, desde o sempre, etc" devem ser interpretadas com cautelas geralmente são alarmistas e por vezes contextualizadas.

 

Abraços

20gcfap.png

 

Trazer Cuiabá para comparação, desculpa, não adianta nada. É uma cidade que SEMPRE é calor. O problema são os calorões sem precedentes e extremos que estamos tendo no Sul, inclusive em cidades serranas onde não fazia calor extremado. Absurdo o que vem acontecendo com nossos verões. Quem vive aqui sabe bem. Muito fácil analisar sem vivenciar. Desculpa, mas não concordo.

Aqui em Porto Alegre já estamos com muito calor! No momento, 09h39min (08h39min pelo horário solar) já temos 27°c na maioria dos bairros. Calorão. Se não nublar, teremos a máxima da semana.

Cadê a chuva prevista? Até agora nem sinal dela. Pode ser que venha na parte da tarde.

Abraços e um bom dia!

 

 

Comparar,

 

Vamos lá

 

Tempo é a condição atmosférica presente em um determinado momento [tempo] em um determinado local [espaço]

 

Clima é o estado médio DO TEMPO em um determinado período [ tempo em período não inferior a 30 anos] em um determinado local [espaço]

 

Tempo não é Clima [ Weather is not Climate]

 

Sendo assim, não faz sentido comparar.

 

Se você não entendeu que o inverno de 1958 teve maior anomalia [quente] que o inverno de 2014 em Porto Alegre.

 

Sinceramente meu recursos se findam.

 

Se você não entender que JULHO de 1958 foi o JULHO mais quente em Porto Alegre desde 1949 [dados perdidos 1954 e 2002]

 

Meus argumento se esvaiem.

 

mlow49.png

Link to comment
Share on other sites

Troyano,

Te sugiro que venha morar de novembro a abril em Porto Alegre e vais entender perfeitamente o que estou dizendo´, só isso.

É muito fácil desfazer das idéias das pessoas sem conhecer, mas tudo bem.

Abraços.

 

Não tem como eu saber se está diferente passando estes meses aí porque eu não conheço o clima da região e não seria em uns meses que eu conheceria, levaria anos e anos para saber alguma coisa.

 

Eu me baseio em dados que são muito mais consistentes, logo você estará velhinho e sentirá mais frio que hoje.

 

PS : Não estou desfazendo de ideia nenhuma, apenas comentei e volto a comentar, qual a diferença de alguém que se dedica a pegar dados que até então são os únicos de tal região para alguma época do que as que usam o termômetro de pele.

 

Você que desdenhou dos dados meu querido, espero que não leve como desaforo amigo.

Link to comment
Share on other sites

A impressão da minha pele é mais relevante do que qualquer gráfico, tabela de vocês.

 

É mais relevante do que a coleta e tabulação de dados feita rigorosa e disciplinadamente por décadas por parte de institutos e pessoas interessadas.

 

A minha sensação particular e pessoal é mais relevante do que tudo no mundo e quem não concordar comigo está me oprimindo, me discriminando, me assediando.

Link to comment
Share on other sites

EM RELAÇÃO A JULHO/POA

 

DE 2000 A 2014

 

7 ABAIXO DA MÉDIA (NA FAIXA DOS 13 PARA MENOS).

 

APENAS DUAS ACIMA (16,0 PARA MAIS).....

 

4 NA FAIXA DOS 15,0 P/+

 

OS ANTIGAMENTES, 1960/1974

 

2 NA FAIXA OU ABAIXO DOS 13,9

 

7 NA FAIXA DOS 15,0/15,9

 

0 NA FAIXA DOS 16,0 P/+

 

 

 

DADOS, CRUÉIS DADOS.

Link to comment
Share on other sites

A impressão da minha pele é mais relevante do que qualquer gráfico, tabela de vocês.

 

É mais relevante do que a coleta e tabulação de dados feita rigorosa e disciplinadamente por décadas por parte de institutos e pessoas interessadas.

 

A minha sensação particular e pessoal é mais relevante do que tudo no mundo e quem não concordar comigo está me oprimindo, me discriminando, me assediando.

 

 

Desculpe amigo, eu não queria causar este transtorno. :rtfm: de nada valem.

 

Peço desculpa por estar batendo nesta tecla e acho que não devemos discutir ideias, o que importa é o que cada um acha.

 

Talvez poderíamos mudar o nome de fórum para , exponha suas ideias, você não será contrariado.

Link to comment
Share on other sites

A impressão da minha pele é mais relevante do que qualquer gráfico, tabela de vocês.

 

É mais relevante do que a coleta e tabulação de dados feita rigorosa e disciplinadamente por décadas por parte de institutos e pessoas interessadas.

 

A minha sensação particular e pessoal é mais relevante do que tudo no mundo e quem não concordar comigo está me oprimindo, me discriminando, me assediando.

 

 

Desculpe amigo, eu não queria causar este transtorno. :rtfm: de nada valem.

 

Peço desculpa por estar batendo nesta tecla e acho que não devemos discutir ideias, o que importa é o que cada um acha.

 

Talvez poderíamos mudar o nome de fórum para , exponha suas ideias, você não será contrariado.

 

Tranquilo, Troyano.

 

Você não causou transtorno algum. Aliás, muitíssimo pelo contrário.

 

O meu desabafo é sobre o JT.

 

Sim, ele tem todo o direito a achar e expor o que pensa, mas o modo como o faz em um fórum como esse simplesmente me cansa.

 

Afinal, se alguém tem o direito a, tão pós-modernamente, achar que as impressões pessoais são mais relevantes do que Ciência em um fórum de caráter científico, eu também tenho o direito a sentir "preguiça'' com isso e exteriorizar o meu "sentimento".

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

 

Ah, o de 1958 foi mais quente? Verdade? Diga isso para a METSUL então, pois eles AFIRMARAM que foi um verão sem precedentes (mais quente em pelo menos 1 século).

Quem afirmou isso? O "Sr. Wolfgang" com sua medição em caderninhos?

Desculpe, mas não dá pra engolir essa, amigo.

Abraços.

 

O inverno de 1958 foi mais quente que o inverno de 2014 en POA.

 

O verão de 2014 se você olhar no mapa abaixo tire tuas próprias conclusões.

 

f50cqv_th.jpg

 

Não quero bancar o chato, mas tem dados das cidades em específico?

 

Esses mapas cheios de interpolações de dados são meio difíceis de se engolir.

 

Essas "aproximações" muitas vezes são necessárias pela quantidade limitada de dados em algumas áreas... exemplo, dados de precipitações...

 

->Mapa com as estações que contribuem com envio de dados para o Banco Mundial (são apenas aceitas estações com no mínimo 85% de dados de precipitação nos últimos 100 anos, entre outros critérios).

292p7ko.jpg

Veja a importância/limitação para cada região do globo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A impressão da minha pele é mais relevante do que qualquer gráfico, tabela de vocês.

 

É mais relevante do que a coleta e tabulação de dados feita rigorosa e disciplinadamente por décadas por parte de institutos e pessoas interessadas.

 

A minha sensação particular e pessoal é mais relevante do que tudo no mundo e quem não concordar comigo está me oprimindo, me discriminando, me assediando.

 

Melo, tens razão; chega uma hora que cansa.

Link to comment
Share on other sites

É

 

Melo, tens razão; chega uma hora que cansa.

 

O QUE CANSA É LEVANTAR DADOS, MUITOS O FIZERAM, E NÃO SABER INTERPRETAR O QUE MOSTRAM, COMO DIGO, CONTRA NÚMEROS NÃO TEM ARGUMENTO.

 

EM RELAÇÃO AO SR.WOLFGANG;

 

SÃO 80 ANOS DE ANOTAÇÕES, TEMPERATURA, FENÔMENOS E FATOS INCOMUNS NA REGIÃO DE ITAPIRANGA. PARA VER A RELEVÂNCIA DOS DADOS, TEMPOS ATRÁS A PETROBRÁS CONSULTOU-O SOBRE PRECIPITAÇÃO DO HISTÓRICO DELE, A UNIVERSIDADE DE ITAJAÍ JÁ ESTEVE LÁ COM ALUNOS PARA TABULAR OS DADOS E FAZER PESQUISA SOBRE O CLIMA LOCAL, RECEBEU UMA HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAPIRANGA PELOS SERVIÇOS PRESTADO AO MUNICÍPIO NA ÁREA DA METEOROLOGIA.

 

OU SEJA, NÃO É UM QUALQUER, É UM "FANÁTICO" PELO TEMPO/CLIMA, APESAR DE TER SÓ O PRIMÁRIO TEM UM SENSO DE OBSERVAÇÃO MUITO BOM, SABE CONVERSAR COM MUITA SEGURANÇA SOBRE O CLIMA LOCAL. PUDERÁ TER UM WOLFGANG POR CIDADE NO BRASIL, NÃO TERÍAMOS TANTOS ACHISMOS.

 

TAMBÉM TEM UM PARECIDO EM CAPANEMA/PR, PORÉM SÓ DE 80 PARA CÁ TEM DADOS.

Link to comment
Share on other sites

Trazer Cuiabá para comparação, desculpa, não adianta nada. É uma cidade que SEMPRE é calor. O problema são os calorões sem precedentes e extremos que estamos tendo no Sul

 

Calor e frio extremados. Essa foi a história dos últimos anos.

 

Fortes trovoadas e várias pancadas de chuva já ao redor. Temperatura agradável. Ontem chuva ao redor dos 40 mm.

Link to comment
Share on other sites

Essas "aproximações" muitas vezes são necessárias pela quantidade limitada de dados em algumas áreas... exemplo, dados de precipitações...

 

->Mapa com as estações que contribuem com envio de dados para o Banco Mundial (são apenas aceitas estações com no mínimo 85% de dados de precipitação nos últimos 100 anos, entre outros critérios).

292p7ko.jpg

Veja a importância/limitação para cada região do globo...

 

É por isso que quando você vai falar de alguma cidade em específico, o melhor argumento é com dados numéricos daquele local, como o Malifi bem expôs.

 

Esses mapas só servem para analisar um "todo" (país grande, continente) e não uma localidade em específico, pois a acuracidade diminui consideravelmente.

 

Now, let's move on...

 

Hoje o céu está nublado de nuvens altas aqui em São Paulo. no CGE do Tremembé faz 28,5º com 50,4% de umidade. Chance de 80% de chuva agora á tarde.

Link to comment
Share on other sites

É

 

Melo, tens razão; chega uma hora que cansa.

 

O QUE CANSA É LEVANTAR DADOS, MUITOS O FIZERAM, E NÃO SABER INTERPRETAR O QUE MOSTRAM, COMO DIGO, CONTRA NÚMEROS NÃO TEM ARGUMENTO.

 

EM RELAÇÃO AO SR.WOLFGANG;

 

SÃO 80 ANOS DE ANOTAÇÕES, TEMPERATURA, FENÔMENOS E FATOS INCOMUNS NA REGIÃO DE ITAPIRANGA. PARA VER A RELEVÂNCIA DOS DADOS, TEMPOS ATRÁS A PETROBRÁS CONSULTOU-O SOBRE PRECIPITAÇÃO DO HISTÓRICO DELE, A UNIVERSIDADE DE ITAJAÍ JÁ ESTEVE LÁ COM ALUNOS PARA TABULAR OS DADOS E FAZER PESQUISA SOBRE O CLIMA LOCAL, RECEBEU UMA HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAPIRANGA PELOS SERVIÇOS PRESTADO AO MUNICÍPIO NA ÁREA DA METEOROLOGIA.

 

OU SEJA, NÃO É UM QUALQUER, É UM "FANÁTICO" PELO TEMPO/CLIMA, APESAR DE TER SÓ O PRIMÁRIO TEM UM SENSO DE OBSERVAÇÃO MUITO BOM, SABE CONVERSAR COM MUITA SEGURANÇA SOBRE O CLIMA LOCAL. PUDERÁ TER UM WOLFGANG POR CIDADE NO BRASIL, NÃO TERÍAMOS TANTOS ACHISMOS.

 

TAMBÉM TEM UM PARECIDO EM CAPANEMA/PR, PORÉM SÓ DE 80 PARA CÁ TEM DADOS.

 

Coutinho,

Te respeito muito. Agora, querer EMPURRAR goela abaixo a idéia de que as anotações de um morador comum tem mais validade do que dados oficiais é um absurdo, me desculpe. Tudo só para puxar para o lado de que "antigamente era até mais calor".

Muitas vezes que me manifestei, as pessoas do fórum foram agressivas, grosseiras e desfizeram do que eu escrevia, como se fosse lixo. Tanto prezam dados concretos nesse fórum e querem acreditar em anotações de caderninho? Por favor, como o Ricardo Silva concordou comigo inclusive, isso não tem cabimento.

Desculpa. Não quero ser chato nem repetitivo, mas olham só um lado aqui nesse fórum. Por que não olhar mais amplamente?

Nem vou discutir mais a questão de Porto Alegre, RS como um todo e SC. É visível e perceptível que esquentou muito nos últimos anos, embora não queiram admitir e tentem provar com números. Se não quiserem ver outro lado, ok. Agora, tentar convencer que as anotações do Sr. Wolfgang tem mais valor, aí já é demais, não achas?

Não sei o que os outros pensam disso, mas eu não consigo entender.

Não leve como provocação.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É visível e perceptível que esquentou muito nos últimos anos, embora não queiram admitir e tentem provar com números.

 

Bom, depois deste absurdo o que me resta é somente me ligar no teor da mensagem como moderador.

 

Abraços

 

Troyano,

Por que te detiveste somente nesta parte? E o restante todo que escrevi? Por que isso?

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Epa,

 

Sem bagunça.

===================

 

O tema importante é mensagem do Ricardo e Anderson.

 

O lack [be without or deficient in.] enfim a deficiência de cobertura de estações meteorológicas terrestre é um problema amplamente debatido.

 

É o que torna a temperatura média global obtida por esse método algo próximo a ficção científica.

 

Em alguma regiões é possível caminhar centenas [até milhares] de kilometros sem nenhum estação meteorológica.[ sem avaliar a qualidade destas]

 

Como esses dados devem caber em grids [células] de 0,25º , 1º, 2,5º [quadradinhos de 1º de latitude por 1º de longitude ....antes que alguém interprete que o ângulo reto é aquele que entra em ebulição a 90º]. Há a necessidade de homogeneização e ajustes.

 

Tema importante

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É visível e perceptível que esquentou muito nos últimos anos, embora não queiram admitir e tentem provar com números.

 

Bom, depois deste absurdo o que me resta é somente me ligar no teor da mensagem como moderador.

 

Abraços

 

MODERADAR O QUE?, FOI UMA RESPOSTA NORMAL E SEM OFENSAS.

 

NA RESPOSTA APENAS MOSTRA QUE É INÚTIL ARGUMENTAR, MOSTRAR DADOS, COISA E TAL, APENAS ISTO.

 

MAS NÃO DESRESPEITOU REGRA ALGUMA, APENAS NÃO ENTENDE MUITO DE CLIMA E DE DADOS.

 

SÓ PEDIMOS PARA NÃO SER CANSATIVO NAS MENSAGENS.

Link to comment
Share on other sites

As anotações do sr.Wolfgang, são extremamente valiosas, 80 anos de dados diariamente coletados em caderninho(nas convencionais do Inmet, são nas cadernetas), valem também.Colher dados de chuvas é simples,desde que tenha um modelo de pluviômetro padrão, não é difícil de comprar, mesmo 80 anos atrás,no ano 1000 já se media chuva com pluviômetros de metal no Sudeste Asiático.Quanto as temperaturas, um termômetro de mínimas e máximas de mercúrio,resolve.

 

Li outras vezes o Coutinho informar que a onda de calor de Janeiro de 1958, foi mais quente em dezenas de anos, especificamente no Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e parte da Argentina.Não me lembro do Coutinho ter falado que a onda de calor de janeiro de 1958, tenha sido a mais forte do planalto e litoral de Santa Catarina.

O Mafili colocou dados de uma cidade,acho que foi do Paraguai/Encarnacion, fica perto de Itapiranga, médias maiores do que as de 2014.

Link to comment
Share on other sites

João Tur, você é um cara ÚNICO, ÍMPAR! E gente boa. Mas dou muita risada...

 

Abs

 

KKKKK Obrigado Caco. Sei que pareço chato às vezes, mas quem me conhece pessoalmente sabe o quanto sou amigo e parceiro para todas as horas.

Tem gente que me detesta nesse fórum sem me conhecer, mas... deixa estar.

Vamos aguardar o que nos espera nesse próximo verão. Espero que não seja tão quente como o anterior, que foi surreal na minha opinião em matéria de calor, embora muita gente não concorde.

Sigamos o barco em paz, sem brigas.

Abraços, amigo! :good:

Link to comment
Share on other sites

MODERADAR O QUE?, FOI UMA RESPOSTA NORMAL E SEM OFENSAS.

 

NA RESPOSTA APENAS MOSTRA QUE É INÚTIL ARGUMENTAR, MOSTRAR DADOS, COISA E TAL, APENAS ISTO.

 

MAS NÃO DESRESPEITOU REGRA ALGUMA, APENAS NÃO ENTENDE MUITO DE CLIMA E DE DADOS.

 

SÓ PEDIMOS PARA NÃO SER CANSATIVO NAS MENSAGENS.

 

Só quis dizer que não posso ignorar totalmente alguns posts por ser moderador e tenho total, conhecendo um pouco o João, que não existirá necessidade de moderar nenhum comentário dele.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Epa,

 

Sem bagunça.

===================

 

O tema importante é mensagem do Ricardo e Anderson.

 

O lack [be without or deficient in.] enfim a deficiência de cobertura de estações meteorológicas terrestre é um problema amplamente debatido.

 

É o que torna a temperatura média global obtida por esse método algo próximo a ficção científica.

 

Em alguma regiões é possível caminhar centenas [até milhares] de kilometros sem nenhum estação meteorológica.[ sem avaliar a qualidade destas]

 

Como esses dados devem caber em grids [células] de 0,25º , 1º, 2,5º [quadradinhos de 1º de latitude por 1º de longitude ....antes que alguém interprete que o ângulo reto é aquele que entra em ebulição a 90º]. Há a necessidade de homogeneização e ajustes.

 

Tema importante

 

Abraços

 

Exatamente isso. E é por tais discrepâncias que defendo observação singular de cada localidade (que tenha instrumentação confiável para tal) ao invés de análise global. No fim das contas, a gente percebe que esses dados são apenas ferramentas de auxílio na investigação de um clima numa região X. Tem que se olhar mais afundo, e num país como o Brasil isso significa milhões de km2 sem um único dado observatório real sequer.

Link to comment
Share on other sites

awrgxf.png

 

Mafili, apesar de extremamente úteis modelos apresentam várias limitações... aquele LOTI da GISS "acha" que a tendência seria de resfriamento para Brasil nos próximos anos (com dados de 2000 até o presente)...

 

E as dificuldades não são apenas para o futuro, mas também no passado... o período cretáceo é um exemplo da falha de modelos de temperatura.

A temperatura média da Terra nesse período era algo em torno de 6 a 8 ºC acima de nossa média atual e a quantidade de CO2 na atmosfera era 4x maior, entre 145,5 - 65,5 milhões de anos atrás. Ao contrário do que alguns possam imaginar, havia vida em grande quantidade, muitas florestas (inclusive "polares"), isso evidenciado através de inúmeros experimentos científicos e fósseis ao redor do mundo.

 

Entretanto, até hoje é complicado para os modelos conseguirem determinar uma temperatura "exata" em algumas regiões para essa época em altas latitudes, como Canadá e Sibéria principalmente.

 

jg4m5w.png

 

http://science.nationalgeographic.com/science/prehistoric-world/cretaceous/

 

(Podem remover esse texto daqui e mandá-lpo para outro tópico de "mudanças climáticas", se necessário)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.