Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vem mais temporais por aí: chuvas fora do comum vão atingir o Sul do país em novembro

 

Depois das chuvas intensas de outubro sobre o Sul do país, é comum o tempo ficar mais seco nesta região em novembro segundo a climatologia. Porém este ano, o clima está se comportando diferente e teremos precipitações fora do comum sobre o Sul do país neste mês. Primeiro vale explicar que o regime de chuvas muda entre outubro e novembro sobre a região Sul do Brasil. Isso porque em outubro, as frentes frias passam pelo continente e conseguem organizar a umidade da Amazônia e é por isso que chove torrencialmente neste mês sobre esta região. Em novembro, esta realidade muda, porque as frente frias passam mais rapidamente pela costa da região Sul e não conseguem organizar a umidade para o continente e por isso as chuvas diminuem. “Só que neste mês teremos chuvas intensas por causa dos bloqueios atmosféricos e devido a isso as frentes frias estão passando mais lentamente sobre o Sul do país”, explica o meteorologista Celso Oliveira da Somar.Chuva continua até o dia 10 e será boa para a agricultura.A previsão é de chuva forte por mais uma semana sobre o Sul do país, pelo menos até o próximo dia 10 deve chover. A precipitação diminui entre 10 e 20 de novembro, e volta a ocorrer a partir do dia 20. As chuvas fora do comum sobre o Sul do país são boas para a agricultura, já que mantém a umidade do solo para o desenvolvimento do milho. E a trégua na chuva que vai ocorrer entre 10 e 20 de novembro vai favorecer a colheita de trigo e o plantio de soja na região.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Olha....tá dando gosto de ver a qualidade do tópico esses dias! Muita contribuição, muita discussão saudável e muita gente colaborando! Parabéns a todos que tem se empenhado em tornar este ambiente melhor! :heart: :heart: :heart:

 

É verdade Artur....aquelas briguinhas bobas acabaram e estamos fluindo muito bem... :good2:

 

A chuva já chegou em Cumbica e região do Cantareira.....Na Zona Sul temos sol...e nada de chuva por enquanto..

Link to comment
Share on other sites

Caros colegas, está um calor em Taubaté que vou falar viu. A gente anda pelas ruas e sente aquele bafo quente que sobe do asfalto. Horror total !!!

 

Menos mal, que dentro dos bancos está uma delicia. :laugh:

 

Pela automática, chegamos aos 34,6°C

 

Prá oeste, está bem carregado o céu.

 

Chuvas, por favor.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...a praça Silvio Romero no Tatuapé onde vc morava , é topo ou baixada...?

 

Pergunta difícil.

 

tem um pequeno desnível até a Radial Leste....depois é "plano" até o Tiête....A direita de vai ao Rio Tietê...fica o Aricanduva e a esquerda o Corrégo Tatuapé hoje sob a Av, Salim Maluf.

 

Topo é lá na divisa com a Vila Formosa...hoje Jardim Anália Franco {Aliás a grande Tatuapé virou Jardim ANália Franco]

 

Acho que é isso.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Após chuva, Rio Piracicaba tem vazão10 vezes maior, e água cobre pedras

 

Volume subiu de 6,5 mil litros por segundo para 67 mil; veja antes e depois.

Em quatro horas, choveu na cidade mais do que no mês de outubro inteiro.

 

Após chuva, Rio Piracicaba tem vazão

10 vezes maior, e água cobre pedras

Volume subiu de 6,5 mil litros por segundo para 67 mil; veja antes e depois.

Em quatro horas, choveu na cidade mais do que no mês de outubro inteiro.

Do G1 Piracicaba e Região

As pedras do fundo do Rio Piracicaba que estavam aparentes devido à estiagem voltaram a ficar cobertas pela água nesta segunda-feira (3), após a chuva deste domingo (2). Em quatro horas, choveu em Piracicaba (SP) mais do que todo volume registrado em outubro inteiro, conforme informações do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a vazão do rio ficou 10 vezes maior, chegando a 67 mil litros por segundo nesta manhã, de acordo com informações do Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A previsão é de chuva para todos os dias desta semana.

 

A chuva teve início por volta das 20h do domingo e foi até 0h desta segunda. Ao todo foram 36,6 milímetros, volume maior que os 23,5 milímetros registrados em outubro deste ano. Segundo o Departamento de Águas e Energia (Daee), em 2013, novembro teve 100 milímetros de chuva acumulada, e outubro do ano passado, 156 milímetros.

 

O volume de água do Piracicaba na região da Rua do Porto era de 6,5 mil litros de água por segundo às 8h30 do domingo e, no mesmo horário desta segunda, chegou aos 67 mil litros de por segundo. A profundidade do rio nesta manhã era de 1,60 metro, o dobro da registrada no dia anterior.

 

Segundo a professora de ecologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Silvia Gobbo, a melhora nas condições do rio só será mantida se as chuvas previstas para os próximos dias se confirmarem. Caso contrário os níveis devem voltar a baixar e as chances de mortandade de peixes são grandes.

1-dsc_0060.jpg

Rio Piracicaba na manhã deste domingo (2) na região da Rua do Porto (Foto: Araripe Castilho/G1)

 

1-dsc_0084.jpg

Na manhã desta segunda-feira (3), água cobria pedras do fundo do Rio Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)

 

dsc_0136-002.jpg

Salto do Rio Piracicaba no dia 7 de outubro (Foto: Leon Botão/G1)

 

1-1-dsc_0114.jpg

Na manhã desta segunda-feira (3), água cobria pedras do fundo do Rio Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)

 

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Akita chovendo.....

 

e pelo mundo....

 

não é por falta de assunto:

 

2rortpc.png

 

1-World Lowest Temperature for November 3

The world's lowest temperature for November 3 was -63 degrees and occurred at Concordia, Antarctica

World Highest Temperature for November 3

2-The world's highest temperature for November 3 was 108 degrees and occurred at Wyndham, Australia

3-Hurricane Vance

Hurricane Vance is a Category 2 storm with a maximum wind speed of 105 mph. It is currently moving to the north-northwest at 12 mph.

4-Super Typhoon Nuri

Super Typhoon Nuri is a Category 5 storm with a maximum wind speed of 179 mph. It is currently moving to the northeast at 12 mph.

5-Invest 94E

Invest 94E is a tropical disturbance with a maximum wind speed of 29 mph. It is currently moving to the west at 8 mph.

6-4.0 earthquake Oregon

There was a 4.0 earthquake that occurred near Oregon on November 03, 2014 at 12:54 am Eastern Time. This is considered a light earthquake with significant damage unlikely. This temblor occurred at a depth of 10 km, which is a shallow-focus earthquake (0-70 km deep).

7-5.5 earthquake

There was a 5.5 earthquake that occurred near on November 03, 2014 at 03:23 am Eastern Time. This is considered a moderate earthquake with possible major damage to poorly constructed buildings and slight damage to well-designed buildings. This temblor occurred at a depth of 10 km, which is a shallow-focus earthquake (0-70 km deep).

8-5.7 earthquake

There was a 5.7 earthquake that occurred near on November 03, 2014 at 03:48 am Eastern Time. This is considered a moderate earthquake with possible major damage to poorly constructed buildings and slight damage to well-designed buildings. This temblor occurred at a depth of 10 km, which is a shallow-focus earthquake (0-70 km deep).

9-Invest 95E

Invest 95E is a tropical disturbance with a maximum wind speed of 41 mph. It is currently moving to the west at 22 mph.

10-Corona, CA set a record low temperature of 38 for Nov 03

11-Bainbridge, GA set a record low temperature of 33 for Nov 03

12-Cheraw, SC set a record low temperature of 26 for Nov 03

Link to comment
Share on other sites

****************

Probabilidade de precipitação por consenso,Nov2014-Jan2015:

11274af.jpg

Chuva um pouco acima da média no período para a área verde e pouco abaixo para a amarela. É interessante notar que esse comportamento é o que de fato se esperaria com as temperaturas um pouco acima da média no Pacífico (lembrando que não está caracterizado tecnicamente o El-niño). Na região em branco não há consenso entre os modelos.

 

Porém, brincando um pouco mais com os números e os ensembles (IRI-Columbia), mudando o intervalo de probabilidades pode-se deixar a previsão mais flexível, onde 1 indica significa certeza absoluta do evento ocorrer e 0 dele não ocorrer... como certezas só a morte e os impostos, :mosking: temos que olhar o intervalo entre eles...

Sendo 6,5 mm/dia a precipitação média da capital paulista (baseado na normal 1961-1990, Aldo me corrija se falei besteira), deixando em 7 para facilitar, o gráfico mostra a chance (probabilidade) de se exceder a média de chuvas de SP nesse período.

9qjmfc.jpg

Assim, com os dados de outubro, temos talvez com uma certeza um pouco maior do que decidindo na moeda :sarcastic: que a capital paulista deveria apresentar de Nov2014-Jan2015 chuvas pouco abaixo da média enquanto que o sul de Minas pouco acima (importante Cantareira). Evidente que esses quadrantes podem sofre alterações, se deslocando para outras regiões dependendo já do que ocorre agora nesse mês.

 

Esses gráficos são apenas um modesto palpite, além de mostrar como deve ser difícil "fazer previsões", principalmente para chuvas em um intervalo tão longo... Mês que vem atualizo com os dados de novembro, vamos esperar pra ver. :russian:

Link to comment
Share on other sites

****************

Probabilidade de precipitação por consenso,Nov2014-Jan2015:

http://i57.tinypic.com/11274af.jpg

Sendo 6,5 mm/dia a precipitação média da capital paulista (baseado na normal 1961-1990, Aldo me corrija se falei besteira), deixando em 7 para facilitar, o gráfico mostra a chance (probabilidade) de se exceder a média de chuvas de SP nesse período.

http://i60.tinypic.com/9qjmfc.jpg

Assim, com os dados de outubro, temos talvez com uma certeza um pouco maior do que decidindo na moeda :sarcastic: que a capital paulista deveria apresentar de Nov2014-Jan2015 chuvas pouco abaixo da média enquanto que o sul de Minas pouco acima (importante Cantareira). Evidente que esses quadrantes podem sofre alterações, se deslocando para outras regiões dependendo já do que ocorre agora nesse mês.

 

Esses gráficos são apenas um modesto palpite, além de mostrar como deve ser difícil "fazer previsões", principalmente para chuvas em um intervalo tão longo... Mês que vem atualizo com os dados de novembro, vamos esperar pra ver. :russian:

Normal 1981-2010 para o Mirante, calculada com dados mensais do INMET (BDMEP): :-D

 

Normal 1981-2010 para São Paulo (Mirante)

 

[tabela]L=Mês&Chuva, mm&Média das Mínimas, °C&Média das Máximas, °C&Média Compensada, °C

L=Jan&288,2&19,3&28,1&22,8

L=Fev&247,2&19,5&28,7&23,2

L=Mar&213,3&18,8&27,8&22,3

L=Abr&86,1&17,3&26,1&20,9

L=Mai&81,8&14,6&23,4&18,3

L=Jun&56,0&13,0&22,5&17,1

L=Jul&47,6&12,4&22,4&16,7

L=Ago&35,5&13,0&24,1&17,7

L=Set&90,1&14,4&24,3&18,4

L=Out&127,1&16,0&25,8&19,9

L=Nov&137,5&17,3&26,9&21,2

L=Dez&224,4&18,3&27,6&22,1

L=Ano&1.634,8&16,2&25,6&20,0[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Normal 1981-2010 para o Mirante, calculada com dados mensais do INMET (BDMEP): :-D

 

Normal 1981-2010 para São Paulo (Mirante)

 

 

Obrigado Aldo! :good2: a média fica então em aprox. 7.2 mm/dia para nov-jan (para a aproximação que fiz em 7 está bem ok), pela probabilidade seria de se esperar que os acumulados não ultrapassassem a média nesses três meses na capital... Vamos esperar.

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Muita chuva essa madrugada passada em Porto Alegre! O dia deve continuar com tempo instável, sem firmar.

Para o próximo final de semana, continua a previsão de sol e temperatura amena no RS. Como teremos o FESTIVAL DE TURISMO em Gramado, será ideal para os amigos de outros Estados que nos visitam!

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Chuva causa 522km de congestionamento em São Paulo

 

A chuva que cai sobre a Região Metropolitana faz as linhas de metrô operarem com velocidade reduzida. Os trêns ficam mais tempo parados nas plataformas por conta da precipitação. Para quem vai sair de casa de carro, paciência porque o trânsito está carregado, são 522km de vias congestionadas em São Paulo às 9h20, segundo dados do maplink. O tempo vai ficar instável até quinta-feira.

 

Somar

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gastei quase 2 horas e meia pra chegar no trabalho hoje....este é o preço da chuva..!!

Link to comment
Share on other sites

Choveu e...Cantareira manteve em 11,9% e Alto Tietê caiu 0,1% ficando em 8,7%.

 

Sobre a subida do Alto Tietê no fim de semana, li hoje no jornal que a chuva aumentou apenas 0,6% da capacidade do reservatório (que foi de 6,8% para 8,9%). Os outros 1,5% foi a implantação de um novo sistema de captação em um dos braços da represa.

 

Ainda não saturou o solo :cray:

Link to comment
Share on other sites

Litoral e região serrana do Rio de Janeiro terão chuva forte na quarta-feira

 

Uma frente fria vai chegar ao Estado do Rio de Janeiro na quarta-feira e a chuva será intensa e contínua entre o litoral e a região serrana. Em Angra dos Reis, a previsão da Somar Meteorologia é que chova cerca de 26mm amanhã, o valor corresponde a quatro dias de chuva na cidade. Na capital fluminense o volume de água também deve passar dos 20mm. O que mais preocupa é que a chuva deve cair ao longo do todo dia, o que pode trazer transtornos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Entre Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, também deve chover forte na quarta-feira. Os meteorologistas alertam que a chuva virá acompanhada de ventos e descargas elétricas. “O acumulado pode passar dos 60mm. Por um lado, é bom: esta chuva atinge os reservatórios (ainda que eles precisem de precipitação mais persistente, pois é preciso umedecer o solo para depois elevar os níveis e vazões)”, explica o meteorologista Tiago Robles. Outro destaque no Rio de Janeiro será a queda na temperatura. Na tarde desta terça-feira deve fazer calor de 35°C na cidade, mas amanhã, com a chuva, os termômetros não vão passar de 27°C. Em Petrópolis a mínima será de 17°C e a máxima de 26°C. Na quinta-feira, apesar do tempo instável, as chuvas perdem força no Sudeste.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.