Aldo Santos Posted October 11, 2014 at 07:26 PM Share Posted October 11, 2014 at 07:26 PM (edited) 1. Frente - é uma área de transição entre diferentes massas de ar, geralmente uma fria e outra quente. 1.1 Quando a massa de ar frio avança sobre a massa de ar quente, temos uma frente fria. 1.2 Quando é a massa de ar quente que avança, temos uma frente quente. 1.3 O processo de formação de uma frente chama-se frontogênese. 1.4 A dissolução ou dissipação de uma frente chama-se frontólise. 2. Frente Fria É representada pelo símbolo: Aqui na América do Sul, normalmente ela se desloca de SO para NE. Quando uma massa polar avança, o ar frio (Geralmente seco) entra como uma cunha por baixo do ar quente, provocando a subida deste último. Fonte: http://www.clicrbs.com.br'>http://www.clicrbs.com.br'>http://www.clicrbs.com.br A subida do ar quente formará os vários tipos de nuvens que compõem a frente fria. Fonte: Simepar Quando uma frente fria avança, as primeiras nuvens que aparecem são os cirrus (Ci). Depois, na sequência, vêm os cirrostratus, altocumulus (Ac), altostratus (As), cumulus (Cu), etc. Quando o deslocamento é suficientemente rápido, pode haver a formação de cumulonimbus (Cb), com raios, relâmpagos e trovoadas. Uma frente fria tem, normalmente, de 200 a 400 km de largura. Geralmente, quanto mais lento o seu deslocamento, mais larga ela se torna. 3. Frente Quente É representada pelo símbolo: Seu deslocamento normal, na América do Sul, é de NO para SE, às vezes de norte para sul. Uma frente quente é mais ou menos o oposto de uma frente fria, com o ar quente se deslocando sobre o ar frio. A sequência do aparecimento das nuvens também é semelhante: cirrus (Ci), cirrostratus (Cs), altostratus (As), nimbostratus (Ns), stratus (St), etc. Fonte: http://www.clicrbs.com.br Geralmente, a frente quente se desloca mais lentamente que a frente fria. A largura da frente quente também é maior, podendo chegar a 1.000 km. Obs.: Pode acontecer de uma frente fria passar e depois retornar com frente quente. Tudo depende da dinâmica das massas de ar. 4. Frente Estacionária É representada pelo símbolo: Uma frente se torna estacionária quando existe equilíbrio entre as 2 massas de ar, quente e fria. Nesses casos ela não se desloca ou o faz muito lentamente. Fonte: CPTEC 5. Frente Oclusa É representada pelo símbolo: Também é conhecida como oclusão. 1. A oclusão acontece quando temos uma frente fria e uma quente (1). 2. O ar frio se desloca mais rapidamente e se forma uma área de baixa pressão (2). 3. A frente fria continua se deslocando, em torno da baixa pressão, se aproximando da frente quente (3). 4. As 2 frentes se fundem, formando uma espécie de frente híbrida, com características da frente quente e da frente fria: é a frente oclusa. Frente oclusa: Fonte: http://www.clicrbs.com.br Como podemos ver, o ar quente pode ser "levantado", ficando sem contato com a superfície. Na foto abaixo, temos uma frente, com seu ramo frio, o ramo quente e a oclusão. Fonte: Simepar Outros fenômenos são: 1. Cavado: é uma área de baixa pressão alongada, representada pelo símbolo: 2. Linha de instabilidade (LI): é uma linha de cumulonimbus que avança em determinada direção e é representada pelo símbolo: Edited September 3, 2015 at 09:53 PM by Guest 2 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 11, 2014 at 09:56 PM Share Posted October 11, 2014 at 09:56 PM Excelente! Bem didático, Aldo.. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gvieira Posted October 12, 2014 at 01:00 AM Share Posted October 12, 2014 at 01:00 AM Fantástico!, tirei algumas dúvidas que tinha, muito bom !!! :good2: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted October 12, 2014 at 01:18 AM Author Share Posted October 12, 2014 at 01:18 AM :good2: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 12, 2014 at 02:25 AM Share Posted October 12, 2014 at 02:25 AM Parabéns pelo post Aldo! Uma coisa que percebo é que quando a frente fria se desloca de forma mais rápida, ele provoca ventos de NO mais intensos! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted October 13, 2014 at 01:06 AM Author Share Posted October 13, 2014 at 01:06 AM :good2: Parece que também há outros fatores envolvidos na intensidade dos ventos NO pré-frontais: - Intensidade da massa polar - Diferença de temperaturas antes e depois da frente - Etc Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Melo Posted October 30, 2014 at 10:41 AM Share Posted October 30, 2014 at 10:41 AM Excelente, Aldo! Parabéns. A única coisa que eu tenho a acrescentar nisso tudo é que :sarcastic: eu prefiro a frente fria! :sarcastic: Abraço. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted October 30, 2014 at 04:24 PM Author Share Posted October 30, 2014 at 04:24 PM :good2: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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