Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

ZH fez uma reportagem "detonando" o clima de 2014, dizendo que tivemos um inverno de araque e um outubro com cara de verão. Também disse que 2014 pode ser o ano mais quente da história.

Nenhuma novidade, amigo Eduardo. Quem vive aqui no Sul sabe que foi a mais pura verdade mesmo. Abração!

 

João, mesmo que seja verdade no Sul...[faço essa ressalva]

 

Agora comparar [detesto comparações] O SUL DO BRASIL + SUDESTE [para evitar qualquer conotação bairrista] com o PLANETA no mínimo é um exagero.

 

========

 

Oceanic Nino Index (ONI) [3 month running mean of ERSST.v3b SST anomalies in the Nino 3.4 region (5N-5S,

120-170W)].

 

Na tabela do meu post anterior eu postei os valores de ONI [ que é a média trimestral da anomalia da SST na região de Niño 3.4]

 

As temperaturas de ERSST.v3 SST são aproximadamente 0,2ºC a maior que as medidas de satélites Reynolds v.2.

 

Seria leviano da minha parte afirmar que este "erro" é deliberado.

 

Seja lá como for ele é suficiente para """esconder""" que tivemos LA NIÑA entre outubro de 2013 e março de 2014.

 

============

 

Ronaldo, achei o link sobre as tres estações colocadas no Kilimanjaro [uma espécie de PNI africano...inclusive essas estações estão qualificadas como estado da arte....aqui a semelhança é muito maior com o PNI....]

 

As geleiras estão longe de derreter como já era para ter acontecido assim como o o polo norte deveria estar livre de gelo.

 

Inté povo.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, achei o link sobre as tres estações colocadas no Kilimanjaro [uma espécie de PNI africano...inclusive essas estações estão qualificadas como estado da arte....aqui a semelhança é muito maior com o PNI....]

 

As geleiras estão longe de derreter como já era para ter acontecido assim como o o polo norte deveria estar livre de gelo.

 

Inté povo.

 

Você tem certeza disso ?? Não foi em 2007 que os "entendidos" escreveram que em pouco tempo não veríamos mais neve no Kilimanjaro e nem no Monte Fuji ?? E que as geleiras do Himalaia, também desapareceriam ??

 

#euacreditei #fuienganado :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Vitória, capital do ES, vem recebendo uma boa chuvinha nas últimas horas.

 

SBVT 291300Z 02002KT 5000 -RA BR SCT007 BKN013 OVC080 22/19 Q10 16

SBVT 291200Z 24003KT 4500 -RA BR FEW009 SCT013 OVC080 21/19 Q10 16

SBVT 291100Z 25001KT 9000 FEW010 BKN015 OVC025 21/19 Q1016

SBVT 291000Z 31002KT 4000 -RA FEW005 BKN012 OVC025 20/19 Q1016

SBVT 290930Z 00000KT 5000 BR FEW005 BKN015 20/18 Q1015

SBVT 290900Z 32003KT 3000 -RA FEW005 SCT010 OVC025 20/19 Q1014

SBVT 290820Z 00000KT 4000 -DZ SCT005 OVC025 20/18 Q1014

 

XDCBq2X.png

V2Ue2Sg.jpg

Link to comment
Share on other sites

inclusive essas estações estão qualificadas como estado da arte....

 

E aqui no Brasil 3 estações no PNI é tudo menos ESTADO DA ARTE...e não falo só de PNI, falo de TUIAS, BRADADOR, MORRO DAS TORRES, MORRO DA IGREJA, porrada de estação em lugares fabulosos que tem muito de doação particular e que ninguem ou quase ninguem dá valor.

 

Se eu for falar de argumentos que já li ou já ouvi contra as estações citadas acima...vixe!

 

E sem contar no desinteresse do governo, desinteresse dos institutos, da população no geral. Por isso que pesquisador quando se forma sai fora do Brasil.

 

Quadradinho, novela, descer até o chão, futebol, BBB e outras coisas tem mais valor.

 

Vou falar a verdade, aceito voluntários que queiram subir a cada 4 meses lá no PNI pra dar manutenção... :negative:

 

To bastante desanimado, na boa...

Link to comment
Share on other sites

Vai ser dificil elaborar a média mensal deste mes no Morro da Igreja.....A estação reportou no ultimo dia 27 temperatura de 37 graus negativos.....No dia 21 por exemplo chegou a 18,7 abaixo de zero....Tem varias leituras assim este mes....A não ser que descarte este valores, mas se tiver muitas leituras comprometidas,vai ficar muito dificil de se ter uma média ali este mes.

Link to comment
Share on other sites

Cataratas do Iguaçu têm a menor vazão do ano, por causa do tempo seco

 

A falta de chuvas nas últimas semanas no Paraná trouxe consequências para um dos cartões postais mais famosos do Brasil. As Cataratas do Iguaçu estão com a menor vazão do ano, de acordo com o Operador Nacional do Sistema, o volume é de 240 mil litros por segundo. Ainda segundo o órgão, essa é uma situação comum e várias comportas ao longo do rio foram fechadas, para não faltar água. Em outubro, a média de chuvas em Foz do Iguaçu é de 230mm, porém, choveu apenas 74mm até agora. Além disso, as temperaturas estão cerca de 4 °C acima do normal para esta época do ano na cidade, o que contribui para um aumento no consumo de água e também na diminuição da vazão das Cataratas. O Paraná teve uma grande oscilação de chuva nos últimos meses. Enquanto outubro chega ao fim com volumes abaixo da média, em setembro choveu 80% a mais do que o normal. E não para por ai, em agosto o previsto era chover mais de 100mm, porém o volume de água não passou de 8mm. Já em julho, o acumulado ficou 113% maior do que a média. Justamente essas chuvas intensas em julho fizeram as Cataratas do Iguaçu registrar a maior vazão da história. O volume de água nas quedas de água chegou aos 46 milhões de litros por segundo.Segundo a Somar Meteorologia, a condição das Cataratas não devem mudar nos próximos dias. Amanhã o tempo continua seco no Paraná e na quinta-feira estão previstas apenas chuvas fracas para o oeste do Estado. Apenas na sexta-feira, que a frente fria avança do Rio Grande do Sul para o Sudeste e provoca temporais mais generalizados em terras paranaenses

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Ano de 2014 pode ser o mais quente já registrado no planeta

 

Meses de 2014, à exceção de fevereiro, tiveram as mais altas temperaturas desde 1880, quando começaram os relatórios da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica

 

Quem enfrentou o calor senegalês de janeiro, o inverno de araque em julho e um outubro com cara de verão sentiu na pele os sintomas de um planeta mais aquecido. Não foi uma simples sensação: de fato, é grande a possibilidade de 2014 desbancar 2010 e se tornar o ano mais quente da história, tanto em terra como nas superfícies dos oceanos.

 

Aquecimento global é irreversível e elevará conflitos e fome, diz ONU

ZH Explica: O que esperar da Cúpula do Clima

 

A estimativa é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), agência americana de estudos meteorológicos que computa dados climáticos desde 1880. À exceção de fevereiro, todos os meses do ano até agora bateram recordes como os mais quentes de que se tem notícia.

 

Com a avaliação de setembro, já são 354 meses consecutivos — quase três décadas — com temperatura média global acima da média do século 20, que é de 13,9°C. A maior colaboração vem dos oceanos: em 2014, operou sobre a Terra o El Niño, fenômeno que provoca um aquecimento anormal das águas, alterando a dinâmica atmosférica e estabelecendo uma tendência a elevar as temperaturas.

 

— O El Niño movimenta a circulação geral da atmosfera de forma mais lenta, fazendo com que em algumas regiões do globo o índice de umidade diminua, causando mais calor — explica o pesquisador do Instituto de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ademir Chiappetti, professor de Climatologia.

 

Os efeitos do fenômeno climático ainda vão reverberar em 2015 — o que é uma péssima notícia para a região de São Paulo, que deve permanecer sofrendo com a seca, segundo apontou a síntese de um relatório divulgado ontem pela Organização Mundial de Meteorologia.

 

Não é à toa que anos de El Niño estão entre os mais quentes já registrados. Apenas um dos "top 10" — 2013 — não registrou o fenômeno. A NOAA aponta outro dado interessante nesta lista: o ano de 1998 é o único do século 20, um indicador de que as temperaturas globais aumentaram devido, também, ao aumento de gases estufa na atmosfera durante as últimas décadas.

 

Planeta não está pronto para as novas médias

 

Esse aumento é o que preocupa representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). De acordo com o programa da ONU, apesar de o aquecimento da Terra ser um evento natural e cíclico que acontece há muitas eras, sua crescente velocidade não permite que o planeta se adapte às novas temperaturas.

 

O ideal, segundo o órgão, é limitar o aumento médio da temperatura mundial a 2ºC até 2100 — uma proposta formulada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) frente ao risco de, caso não se diminua o uso de combustíveis fósseis poluentes, esta elevação chegar a 4,8ºC, o que seria "catastrófico".

 

— Essa meta traria menos consequências negativas para o clima, mas é considerada complicada de atingir, já que exige a redução das emissões de gases de efeito estufa — informou o Pnuma, citando como efeitos negativos o aumento no nível dos mares, a extinção de ecossistemas e os danos à agricultura.

 

A previsão para o Rio Grande do Sul

 

— Na terça-feira, os termômetros chegaram a marcar 36,8ºC em Uruguaiana, na Fronteira Oeste – desde fevereiro não havia um dia tão quente, conforme a Somar Meteorologia. Na Capital, a temperatura alcançou 35,6ºC no início da tarde.

 

— O tempo deve permanecer ensolarado nesta quarta-feira na maior parte do Estado, mas algumas pancadas de chuva já podem acontecer nas regiões Sul, Central e Oeste.

 

— Na quinta-feira, o tempo vira de vez: temporais são previstos para todo o Rio Grande do Sul, inclusive com possibilidade de queda de granizo, em função de uma frente fria vinda do Uruguai.

 

*Zero Hora

 

17000819.jpg?w=640

 

Na Capital gaúcha, ontem, o chafariz do Largo Glênio Peres virou fonte de refresco para o calor que chegou a 35,6° no início da tarde de terça-feira

 

Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Link to comment
Share on other sites

UM DETALHE IMPORTANTE, A ÁREA DE NEVE (BRANCO, ALTO ALBEDO) NO H.NORTE E POLO SUL, NESTE MOMENTO, ESTÁ ACIMA DO NORMAL, ISTO SIGNIFICA MAIS CALOR INDO P/O ESPAÇO.

 

TÁ PARECENDO UMA PRÉ-FRONTAL ANTES DO INÍCIO DA ENTRADA DO FRIO.

 

DE RESTO VAMOS INDO, E LENDO MUITA COISA JOGADA AO VENTO, POR SINAL BEM QUENTE, AGORA COM 25,1°C EM SÃO QUINCAS! ALGUNS POSSÍVEIS RECORDES EM SC HOJE.

 

MAFILE, DO KILIMAJARO, SE TIVER O ENDEREÇO, FAVOR, COLOQUE AQUI, É OUTRO DADO QUE NÃO SAI NA MÍDIA....

Link to comment
Share on other sites

......Vou falar a verdade, aceito voluntários que queiram subir a cada 4 meses lá no PNI pra dar manutenção... :negative:

To bastante desanimado, na boa...

 

Você tem certeza disso ?? Não foi em 2007 que os "entendidos" escreveram que em pouco tempo não veríamos mais neve no Kilimanjaro e nem no Monte Fuji ?? E que as geleiras do Himalaia, também desapareceriam ??

 

#euacreditei #fuienganado :sarcastic:

 

Ambos comentários são coerentes,

 

Sérgio, a afirmação sobre o Kilimanjaro é do Drº Lonnie Thompson muitos o seguiram como o DrºSteig ....ambos respeitadíssimos ....não é sem razão que sou considerado troll em ambos blogs. [kkkkkk]

 

http://www.spiegel.de/international/global-warming-did-al-get-the-science-right-a-427655.html

 

Apesar do caso ter ido parar em tribunais ingleses onde ficou decidido que não provas para atribuir culpa direta ao aquecimento global.

 

http://www.eturbonews.com/44420/mount-kilimanjaro-glaciers-nowhere-near-extinction

 

Artur, realmente certas atitudes são estranhas....mas não há nada a fazer...exceto continuar o bom trabalho no PNI.

 

 

Carlos Dias, Creio que já comentei de forma contundente essa reportagem da ZH.

 

Nem vagamente 2014 foi ano mais quente desde sempre.

 

Não passa de especulação sem respaldo científico.

 

Apenas matéria de pseudociência.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Após alguma pesquisa,

 

Estou começando a crer que as pessoas não leem o fórum.

 

Então,

 

quem sabe vejam fotos [ corto meu braço esquerdo sel alguém com celular consegue ler a mensagem]

 

Tenho a profunda certeza que a leitura do fórum pelo celular é extremamente prejudicial ao fórum. [ salvo honrosas exceções]

 

Talvez isto explique a necessidade de palavras de baixo calão.

 

voltando ao tema:

 

Matéria de 1950,

 

Pasmem os glaciares estão recuando, o Ártico, a Antártica, O Sol, os Oceanos, os pilotos relatando, enfim.

 

As mesmas asneiras de sempre.

 

t8puoj.png

 

a9r7zc.png

Link to comment
Share on other sites

PORTO ALEGRE (SALGADO FILHO) 2014 - DESVIOS (1981/2010)

 

(+1,9) - JANEIRO

 

(+2,0) - FEVEREIRO

 

(-0,3) - MARÇO

 

(+0,7) - ABRIL

 

(0,0) - MAIO

 

(+0,8) - JUNHO

 

(+1,4) - JULHO

 

(+0,3) - AGOSTO

 

(+1,3) - SETEMBRO

 

(+1,1) - OUTUBRO

 

Nós que vivemos aqui no Sul sabemos e sentimos bem esses desvios. É bom colocares, Carlos, para que muitos não pensem que muitas vezes nós, gaúchos e catarinenses "deliramos" demais! É triste o que vem acontecendo com o nosso clima aqui. Cada ano que passa, temos invernos mais curtos. Este ano de 2014 o inverno pouquíssimo se fez sentir. Nas capitais, principalmente (PORTO ALEGRE, FLORIANÓPOLIS E CURITIBA) pouco se percebeu o frio e, quando veio, foi rápido.

Tenho certeza que muitas pessoas que desfazem e ignoram os conceitos de aquecimento global mudarão de idéia em pouco tempo. Um tórrido verão nos aguarda novamente, com certeza com calores absurdos e extremos.

É isso... Sem polêmicas. Por favor, não levem para o lado da provocação. Só para comentar.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Não me esqueço dos comentários de corredores em 1997/1998: "Não se faz mais inverno como antigamente! Nunca mais fará frio como antes! Não tem mais inverno, vai ser um verão só!"

 

Em 2000 lembro do meu pai, que adora frio, reclamar: "esse frio que não passa, todo dia assim, que coisa! Chega, tá na hora de esquentar um pouco!"

 

Bem, esse ano realmente o choro é livre :heat: . Quero ver ano que vem chorar pelo frio lá fora!

Link to comment
Share on other sites

 

Nós que vivemos aqui no Sul sabemos e sentimos bem esses desvios. É bom colocares, Carlos, para que muitos pensem que muitas vezes nós, gaúchos e catarinenses "deliramos" demais! É triste o que vem acontecendo com o nosso clima aqui. Cada ano que passa, temos invernos mais curtos. Este ano de 2014 o inverno pouquíssimo se fez sentir. Nas capitais, principalmente (PORTO ALEGRE, FLORIANÓPOLIS E CURITIBA) pouco se percebeu o frio e, quando veio, foi rápido.

Tenho certeza que muitas pessoas que desfazem e ignoram os conceitos de aquecimento global mudarão de idéia em pouco tempo. Um tórrido verão nos aguarda novamente, com certeza com calores absurdos e extremos.

É isso... Sem polêmicas. Por favor, não levem para o lado da provocação. Só para comentar.

Abraços, amigo!

 

JT, Porto Alegre e Florianópolis aqueceram em taxa compátiveis ao aquecimento planetário [indiscutível] São Paulo e Curitiba aqueceram à taxas superiores a média global. O sudeste como um todo aqueceu com taxa superiores a média global.

 

O efeito UHI (ilha de calor urbano) não é suficiente para explicar o aquecimento que teve início no sudeste.

 

Este aquecimento se dirige rumo sul.

 

Tanto que Curitiba apresenta elevadas taxas....[ mas o pessoal de Curitiba pode apresentar dados e informações melhores]

 

João, por falar em "desfazem e ignoram os conceitos de aquecimento global" ...Talvez seja o meu caso.

 

Na verdade houve um aquecimento global não se sabe a causa e tenho a convicção que não é antropogênico.

 

Todos que leem o fórum [e não apenas brigam]

 

Sabem que a costa oeste americana [ especialmente a Califórnia] passa por um problema semelhante ao sudeste [especialmente São Paulo]

 

Exatamente da mesma forma que aqui a imprensa [seja lá que diabos for isso] publica notícias ,como a postada recentemente {ZH}, cheia de barbaridades baseadas em informações de um professor de climatologia da PUC [acho].

 

Qualquer pessoa que le o BAZ sabe [ ou deveria saber, o que é ONI, condições de El Niño, ENSO...]

 

Isto é o suficiente para nem levar a sério quem afirma que 2014 estivemos sob influência de El Niño.

==========

 

Resumindo: Todos sabemos [ ou deveríamos] que a "causa" [cuidado com a expressão causa em clima pode ser apenas um feedback do sistema] é aquilo que os meteorologistas americanos chamam de bloqueio 3R ‘Ridiculously Resilient Ridge’....[não é ofensa a ninguém]

 

A causa de 2014 no centro-sul brasileiro [braseiro] estar com temperaturas elevadas também foi um bloqueio 3R [ um bloqueio tipo nosferatu, zumbi...quando você pensa que ele morreu....está ali novamente....uma alta no Atlântico Sul...que não vai embora]

 

===========

MAs alguém pode fazer matérias jornalística afirmando que o bloqueio é causado pelas emissões humanas de CO2....

Será que a imprensa pode?

Será que cientistas da conceituada UNiversidade de Stanford podem utilizar a expressão estatística baseada em um modelo de computador para fazer a declaração dúbia abaixo?

 

O termo estatístico "é muito mais provável" que no jargão significa algo como 50%....relamente dos 25 modelos do IPCC....13 mostram que a Califórnia vai secar e 12 mostram que vai chover logo "é muito mais provável"

 

"Nossa pesquisa constatou que a extrema alta pressão atmosférica nesta região, que está fortemente ligada à anormalmente baixa precipitação na Califórnia, é muito mais provável de ocorrer hoje do que antes da emissão humana de gases de efeito estufa, que começou durante a Revolução Industrial, em 1800, ", disse Diffenbaugh, professor associado de ciência do sistema Terra ambiental na Universidade de Stanford e um membro sênior do Instituto Woods, Stanford para o Meio Ambiente.

http://ens-newswire.com/2014/10/06/human-co2-emissions-blocking-californias-normal-rainfall/

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande tinha sol e calor até por volta das 11 da manhã, agora nublado e vento fraco.

 

Deveremos ter algumas chuva mais significativa a partir de terça que vem, enquanto isso ficamos neste ritmo de sol e nublado, típico desta época, principalmente aqui que estamos encostados na serra do mar.

 

Enquanto isso o interior deve começar a receber algumas pancadas a partir de amanhã com mais umidade no ar, se intensificando de sexta em diante.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

Acompanho com bastante interesse tudo que sai na mídia em relação ao chamado "aquecimento global antropogênico".não sou meteorologista,muito menos climatologista,mas já consigo visualizar 1.432 motivos obscuros para esta "odisseia" ter tanta força.os nazistas utilizaram este mesmo método de propaganda na segunda guerra mundial,repita uma mentira milhões de vezes até ela se tornar verdade.como podem afirmar que 2014 será o ano mais quente da história? que história? da raça humana,do homo sapiens,que deve ter sei lá,10 12 mil anos?ou do planeta terra,que tem 4,5 bilhões de anos? como a grande mídia omite o período quente medieval? usar o termo " mais quente da história" é de um sensacionalismo de fazer inveja ao News of the world da Inglaterra.falta um pouco mais de raciocínio ao público em geral,antes de engolir qualquer porcaria que a grande mídia "vomita" em cima de nós todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

 

Nós que vivemos aqui no Sul sabemos e sentimos bem esses desvios. É bom colocares, Carlos, para que muitos pensem que muitas vezes nós, gaúchos e catarinenses "deliramos" demais! É triste o que vem acontecendo com o nosso clima aqui. Cada ano que passa, temos invernos mais curtos. Este ano de 2014 o inverno pouquíssimo se fez sentir. Nas capitais, principalmente (PORTO ALEGRE, FLORIANÓPOLIS E CURITIBA) pouco se percebeu o frio e, quando veio, foi rápido.

Tenho certeza que muitas pessoas que desfazem e ignoram os conceitos de aquecimento global mudarão de idéia em pouco tempo. Um tórrido verão nos aguarda novamente, com certeza com calores absurdos e extremos.

É isso... Sem polêmicas. Por favor, não levem para o lado da provocação. Só para comentar.

Abraços, amigo!

 

JT, Porto Alegre e Florianópolis aqueceram em taxa compátiveis ao aquecimento planetário [indiscutível] São Paulo e Curitiba aqueceram à taxas superiores a média global. O sudeste como um todo aqueceu com taxa superiores a média global.

 

O efeito UHI (ilha de calor urbano) não é suficiente para explicar o aquecimento que teve início no sudeste.

 

Este aquecimento se dirige rumo sul.

 

Tanto que Curitiba apresenta elevadas taxas....[ mas o pessoal de Curitiba pode apresentar dados e informações melhores]

 

João, por falar em "desfazem e ignoram os conceitos de aquecimento global" ...Talvez seja o meu caso.

 

Na verdade houve um aquecimento global não se sabe a causa e tenho a convicção que não é antropogênico.

 

Todos que leem o fórum [e não apenas brigam]

 

Sabem que a costa oeste americana [ especialmente a Califórnia] passa por um problema semelhante ao sudeste [especialmente São Paulo]

 

Exatamente da mesma forma que aqui a imprensa [seja lá que diabos for isso] publica notícias ,como a postada recentemente {ZH}, cheia de barbaridades baseadas em informações de um professor de climatologia da PUC [acho].

 

Qualquer pessoa que le o BAZ sabe [ ou deveria saber, o que é ONI, condições de El Niño, ENSO...]

 

Isto é o suficiente para nem levar a sério quem afirma que 2014 estivemos sob influência de El Niño.

==========

 

Resumindo: Todos sabemos [ ou deveríamos] que a "causa" [cuidado com a expressão causa em clima pode ser apenas um feedback do sistema] é aquilo que os meteorologistas americanos chamam de bloqueio 3R ‘Ridiculously Resilient Ridge’....[não é ofensa a ninguém]

 

A causa de 2014 no centro-sul brasileiro [braseiro] estar com temperaturas elevadas também foi um bloqueio 3R [ um bloqueio tipo nosferatu, zumbi...quando você pensa que ele morreu....está ali novamente....uma alta no Atlântico Sul...que não vai embora]

 

===========

MAs alguém pode fazer matérias jornalística afirmando que o bloqueio é causado pelas emissões humanas de CO2....

Será que a imprensa pode?

Será que cientistas da conceituada UNiversidade de Stanford podem utilizar a expressão estatística baseada em um modelo de computador para fazer a declaração dúbia abaixo?

 

O termo estatístico "é muito mais provável" que no jargão significa algo como 50%....relamente dos 25 modelos do IPCC....13 mostram que a Califórnia vai secar e 12 mostram que vai chover logo "é muito mais provável"

 

"Nossa pesquisa constatou que a extrema alta pressão atmosférica nesta região, que está fortemente ligada à anormalmente baixa precipitação na Califórnia, é muito mais provável de ocorrer hoje do que antes da emissão humana de gases de efeito estufa, que começou durante a Revolução Industrial, em 1800, ", disse Diffenbaugh, professor associado de ciência do sistema Terra ambiental na Universidade de Stanford e um membro sênior do Instituto Woods, Stanford para o Meio Ambiente.

http://ens-newswire.com/2014/10/06/human-co2-emissions-blocking-californias-normal-rainfall/

 

Abraços

 

Mafili, estou sendo obrigado a aceitar as suas teses. Realmente, algo incomum houve em 2014. E ainda não terminou.

Hoje está um caldeirão, faltando pouco para atingir níveis parecidos com os do verão deste ano.

Quanto GW, tenho lido sobre resfriamente. Interessante é verificar que houve períodos de intensa enchente nos anos que precederam os resfriamentos, teria ocorrido aquecimento substancial, também? deixo a pergunta. Pois, sempre que há calorões, associam a aquecimento global. Mas, ao longo da história da terra já tivemos essas variações e grandes aquecimentos, mesmo no intervalo da pequena era do gelo.

 

forno alegre com 37.1°C

 

garganta estourada - sai do carro - entra no carro- sai do carro entra no carro - desliga o ar liga o ar e puft, lá se foi uma garganta!

 

unsuportável.

 

pior é o dilúvio que se seguirá!

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, estou sendo obrigado a aceitar as suas teses. Realmente, algo incomum houve em 2014. E ainda não terminou.

Hoje está um caldeirão, faltando pouco para atingir níveis parecidos com os do verão deste ano.

Quanto GW, tenho lido sobre resfriamente. Interessante é verificar que houve períodos de intensa enchente nos anos que precederam os resfriamentos, teria ocorrido aquecimento substancial, também? deixo a pergunta. Pois, sempre que há calorões, associam a aquecimento global. Mas, ao longo da história da terra já tivemos essas variações e grandes aquecimentos, mesmo no intervalo da pequena era do gelo.

 

forno alegre com 37.1°C

 

garganta estourada - sai do carro - entra no carro- sai do carro entra no carro - desliga o ar liga o ar e puft, lá se foi uma garganta!

 

unsuportável.

 

pior é o dilúvio que se seguirá!

 

Paulo, vejamos como está o campo de pressão na América do Sul em 2014.

 

Não posso falar em causa....mas....A Alta ficou """permanente""" até o momento em 2014.

 

Não deu chance para muitos ciclones e menos ainda para ciclones sincronizados....{sincronizados com nada....NEVE....nem pensar}

Sem ZCAS

Sem Canal de umidade

Sem nuvens

 

Sol + Sol + Sol + Sol....Sol e dá-lhe Sol sobre o sudeste.

 

Nas horas vagas este Ar quente vai fazer traquinagens no Sul.

 

 

2vtwaci.jpg

Link to comment
Share on other sites

No Bairro São João em Porto Alegre, no qual eu resido, 38,4°c no momento (15h59min pelo horário de verão). Calor absurdo! :heat:

 

Well, 38,4ºC é.....é...é...justa a reclamação.

 

JT, qual a previsão noturna?

 

Não sei, amigo Mafili! Mas que é um grande calor ainda para um mês de outubro é! Ontem já achei um "inferno". Hoje, o "inferno" está mais fresquinho que Porto Alegre! KKKKKK

Minha mãe e meu pai estão em Gramado e disseram que lá os comentários são sobre o calorão. O pessoal que está nos hotéis dispensou totalmente a "piscina térmica" hoje.

É o ano de 2014, que segue com suas "loucuras".

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu já li, na transição do período quente "romano e viking" para a 1ª fase da Pequena Idade do Gelo, mais ou menos entre os anos 1000 e 1200 da nossa era, aconteceram eventos catastróficos no clima.

 

Há relatos de grandes extremos de temperatura, tempestades violentas, seguidas de secas, etc, etc.

Foi um período em que o tempo/clima ficou "maluco".

E houve fome também, pelo menos na Europa, devido à perda de colheitas, etc, etc.

 

Parece que o mesmo se repetiu aproximadamente entre 1550 e 1600, no final do intervalo mais quente que houve entre a 1ª e a 2ª fase da PIG.

Não estou concluindo nada, :mosking: apenas postando informações.

 

Os que conhecem melhor do assunto...

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu já li, na transição do período quente "romano e viking" para a 1ª fase da Pequena Idade do Gelo, mais ou menos entre os anos 1000 e 1200 da nossa era, aconteceram eventos catastróficos no clima.

 

Há relatos de grandes extremos de temperatura, tempestades violentas, seguidas de secas, etc, etc.

Foi um período em que o tempo/clima ficou "maluco".

E houve fome também, pelo menos na Europa, devido à perda de colheitas, etc, etc.

 

Parece que o mesmo se repetiu aproximadamente entre 1550 e 1600, no final do intervalo mais quente que houve entre a 1ª e a 2ª fase da PIG.

Não estou concluindo nada, :mosking: apenas postando informações.

 

Os que conhecem melhor do assunto...

 

 

.

 

Muito boas tuas considerações, Aldo! Parabéns.

Creio que, mesmo que hajam pessoas relutantes a mudanças climáticas, não dá mais para ignorar os extremos que estamos tendo, principalmente no que tange ao calor exacerbado!

Eu lido com Turismo e estou diretamente ligado ao pessoal que trabalha com turismo nas serras gaúcha e catarinense e a queixa é GERAL, no que tange aos invernos cada vez mais curtos e à falta de frio (principalmente neste ano de 2014, já que 2013 até tivemos um frio mais extenso). Houve um grande prejuízo para a chamada "indústria do frio" este ano. Afirmo isso, pois falo com lojistas e gerentes de hotéis constantemente.

Temos que ser realistas. Alguns anos atrás, os hotéis serranos se contentavam somente com ventilador de teto no verão (isso dito por uma gerente de um hotel para mim). Hoje, ar condicionado, devido aos extremos de calor, mesmo nas serras gaúcha e catarinense, é uma necessidade.

Reflitamos, sem polêmicas desnecessárias. O bom debate é saudável. É assim, FELIZMENTE, o clima do BAZ no momento. Tomara que continue.

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Se você estivesse na Lua,

 

Dedicado ao Anderson, Artur e Feltrin.

 

Ronaldo, vai demorar para elaborar as coisas do Kilimanjaro com requintes de detalhes de mais uma histórinha para boi dormir.

 

Divirta-se.

 

E escolha onde vai ser frio e onde vai congelar,

 

Para padrão americano tudo precoce....será?

 

 

Mafili, aquela discussão que tivemos sobre tendências e volumes (finanças x temperatura) cabe bem aqui novamente, o aquecimento e resfriamento fazem sentido de acordo com a escala observada.

 

Mesmo "quente", mas já tivemos anos piores:

jrtnps.jpg

fonte (antigo, mas bom): http://www.lavoisier.com.au/articles/greenhouse-science/climate-change/evans2007-4.php

========

 

2hgtxfm.jpg

 

É Mafili, o que os vikings pensariam se soubessem das atuais temperaturas da Groenlândia?

Link to comment
Share on other sites

Olha....tá dando gosto de ver a qualidade do tópico esses dias! Muita contribuição, muita discussão saudável e muita gente colaborando! Parabéns a todos que tem se empenhado em tornar este ambiente melhor! :heart: :heart: :heart:

 

A verdade é que aquecimento/resfriamento, tem que separar duas variáveis: LOCAL e GLOBAL. Pegando variáveis locais, um morador de Chicago pode dizer que estamos a beira de uma nova Era Glacial...Já um morador de POA, SP, RJ, que seja, vai dizer que podemos nos preparar pra passar mais calor ainda.

 

Mas juntem todas as variáveis locais e façam um trabalho Global...e o que temos? EQUILIBRIO.

 

É isso que o Mafili tanto fala!

 

E sim JT, se vc for levar em conta o que acontece na dinamica atmosférica de 2000 pra cá, LOCALMENTE (me refiro ao centro-sul) temos AQUECIMENTO. Esse é o ponto, tentar entender onde a dinamica local do centro-sul mudou, para permitir uma escalada nas máximas e geração de novos recordes absolutos. 2014 será lembrado no futuro...

Link to comment
Share on other sites

Olha....tá dando gosto de ver a ...

 

Artur...Em termos de qualidade temos que evoluir e muito.

 

Explico: Tem uma turminha [by Alexandre Aguiar] que está aqui há anos....e resumindo com as mesmas mensagens.

 

===================

 

Sobre a ADM.....Fizemos o projeto que eu chamo; Minha Davis minha vida.

 

Achamos as estações mais frias do Brasil em todos os aspectos.

 

Antigamente o fórum custava uns 400 mangos anuais.

 

Hoje os custos de manter o projeto "Minha Davis minha vida" são exorbitantes para poucos membros.

 

Particularmente eu devo 50 mangos para o Will....o tempo passou....e ficou...coisas da estação Gonçalves e ausência de conta no BB.[ache uma um banco "normal"]

 

Devemos estimar uns 16.000 km ano só de PNI.

 

Aí, chega alguém e reclama de Urupema 9h... 23ºC....como provocação....tem dó, né.

 

A minha opinião é manter fora do Ar PNI 1,2 e 3.

 

e voltar a vida anterior.

 

=======================

 

Anderson, os dados para UHA é

 

http://www.nsstc.uah.edu/data/msu/t2lt/uahncdc_lt_5.6.txt

 

Assim você pode gerar o mesmo gráfico que o Drº Chris e Drº Roy

 

#prontofalei.

 

A ausência momentanea de alguns....paciência.

 

Existe um lugar mais frio neste Brasil que o Planalto Sul Catarinense....com um único morador....do qual tenho telefone e ele por um milagre tem uma Davis no quintal [literalmente] para confirmar as medidas de quase 30 anos realizadas com um termômetro de mercúrio [razoável...segundo testemunhas]

 

Ronaldo, Imagine uma Davis pro "coisa" na varanda do Seo Wolfang confirmando os dados deles.

 

=================

 

São 16.000 km ano saindo de São Paulo, Capital....isto é iniciativa BAZ...temos ainda os adicionais...Castelinho, Bradador, Tuias, Gonçalves, Lages, Lagoa da Harmonia....E um caminhão de gastos e outra estações não mencionadas ...sorry....Todos....e ouvir deleites barristas....como dizem em outras paragens ...deu pra mim...e também deu prá ti.

 

==================

 

Harmonia,....SIM HARMONIA.

 

===================

 

Infelizmente concordo com a máxima dos aquecimentistas...."Para o ser humano o clima é local...culturalmente local....isto faz parte de sua formação como ser humano....simples assim: Um esquimó tem mais de 30 palavras para designar neve....claro ele consegue achar o caminho de casa [ norte, sul...etc...só pela neve]

 

========================

 

Humano demasiadamente HUMANO.

 

Beijos

 

inté.

Link to comment
Share on other sites

MAFILE, TEM UMA AUTOMÁTICA/EPAGRI A UNS +-3 KM DO SR WOLFGANG, OS DADOS ESTÃO MUITO SEMELHANTES, HOJE DEU 38,1 CASA DELE E 36,7 NA EPAGRI, PORÉM ALÍ É DA HORA CHEIA.

 

PENA NÃO UM SR. WOLF. POR REGIÃO OU MUNICÍPIO! ASSIM NÃO LERÍAMOS OU ESCUTARÍAMOS TANTOS ACHISMOS COMO HOJE EM DIA EM TUDO QUANTO É CANTO, ESPECIALMENTE NA MÍDIA.

 

SÓ ESPERO QUE O FILHO DELE CONTINUE O TRABALHO DO AVÔ E DO PAI, JÁ SÃO 80 ANOS!! NESTE O QUE CHAMA ATENÇÃO, DELE, É A SECA , O CALOR ESTÁ ACIMA, MAS NADA ESTRATOSFÉRICO, +1,4/MÁXIMA E +1,7 MÍNIMA.

 

EM QUANTO DURAR A "SECA" NO CENTRO-SUDESTE DA A. DO SUL E DO BRASIL, AS ONDAS DE CALOR SERÃO SEVERAS NO SUL.

 

QUENTE AGORA, 19,5.

 

13,0/28,5

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.