Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Porto Alegre aqueceu?


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Aldo me parece que nos ultimos 100 anos , a capital paulista aqueceu 3,5 graus....seria como o Marcilaq hoje..

Tenho uma publicação do IBGE do final dos anos 50 sobre o estado de São Paulo.

 

Eles citam média anual de 17,5°C para a capital paulista.

Como a normal 1931-1960 ainda não havia sido fechada, acho que são dados de antes de 1930.

 

Ou seja, Sampa seria mais ou menos a Curitiba de hoje.

 

Não há histórico suficiente é altamente provável que tenhas que tirar uns 3 grauzinhos de lá também.

 

Ronaldo: Não confunda variabilidade climática com aquecimento. Teremos no futuro quebra de Record

tanto para mais como para menos.

 

Devo de dizer .....que teremos ainda anos frios.

 

O planeta só poderá "esfriar" com uma sequência gigantesca de el ninos.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 213
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sobre a variabilidade efetivamente ela pode até ser decadal dependendo da região do globo. Assim, uma mistura de AMO negativa e PDO negativa deve provocar resfriamento em algumas regiões.

 

A ausência de não aquecimento significativo estatisticamente o que implica em não resfriamento eststisticamente significativo tem o nome de PAUSA, alguns utilizão HIATO e outros PLATÔ.

 

Neste caso tanto para o conjunto de dados medidos em superfície como na baixa troposfera.

 

Com cerca de 10000 estações apenas 400 mostram algum resfriamento consistente [ o que é bom]

 

Como eu disse a variabilidade climática é uma ordem de grandeza superior ao aquecimento.

 

Então vamos separar as coisas.

 

O balanço energético do planeta:

 

o ponto de equiíbrio com a atual concentração de CO2, parâmetros orbitais [ inclinação do eixo, excentricidade da órbita]

 

é 240 W/ m² [ duzentos e quarenta Watts por metro quadrado]

 

variabilidade climática:

 

Pode-se ter em uma região um desbalanço de 40W/m² por algum período

 

aquecimento global, resfriamento global, mudanças climáticas [ ou qualquer outra denominação}

 

estamos falando de 4W/m² em um período de 50 anos.

 

Abraços

 

Então vamos pegar a questão Ponto de Equilíbrio:

 

Na ciencia, pode-se determinar o ponto de equilibrio perfeito , o qual seria o momento que o sistema para de receber calor ou para de esfriar, tanto faz, chegou ao equilibrio.

 

Porém não existe perfeição no ponto de equilibrio da atmosfera, logo não existe um valor "ideal", existe um cálculo que demonstra aproximadamente qual é o desequilibrio, baseado em estações medidoras.

 

No caso da inversão térmica, estamos em desequilibrio positivo quando ela está estabelecida (muito mais em SP que em POA) ao nivel da superfície, mas ao nível da alta atmosfera, mais livre de partículas em suspensão, o equilibrio não é evidente também.

 

Oras, se temos que quanto mais co2 mais pende pro aquecimento o equilibrio, então porque cargas dagua na inversão térmica o ar superficial chega a ser mais quente que o ar mais livre do co2?

 

Temos um paradoxo, o qual tem explicação: o ar mais frio é pesado e desce, lembrando que boa parte da grande SP está num bacião. Logo mesmo em desequilibrio por causa do co2, pode-se ter uma situação de perda de calor da ordem dos 40 w/m2, mesmo que a concentração (PPM) seja superior a 300 e mesmo que estejamos dentro da grande SP.

 

Sobre o aumento da temperatura média, basta botar todas as estações em baixadas que logo descobriremos que a terra pode estar em FORTE resfriamento, afinal grande parte das médias históricas, sobretudo 81-10 foi obtida em TOPO ou ENCOSTA.

 

Talvez na baixada a realidade dos satélites seja melhor captada que em topo.

Link to comment
Share on other sites

About: chineladas

 

Então...cadê o SR Fabio Torales...estamos falando da cidade dele e ele não diz uma palavra..E desta forma vemos qual é o real objetivo dele no Forum...!! Mas eu aproveito e lhe adianto que das capitais do Sul a que menos aqueceu na minha opinião foi Florianopolis e Curitiba foi a mais que aqueceu..!!

Link to comment
Share on other sites

....Talvez na baixada a realidade dos satélites seja melhor captada que em topo.

 

Graças ao bondoso criador,

 

Os satélites operam medindo temperaturas na baixa troposfera,

 

onde não há:

 

baixadas, topos, divisões geopolíticas, e demais mazelas de blá...blá.

 

As medições são feitas na frequência de microondas da água na atmosfera.

 

Abraços

 

=====================

 

Na esperança que este tópico não desapareça com as minha imagens....

 

fica mais uma para reflexões futuras....sei que poucos matutarão sobre a imagem.

 

images?q=tbn:ANd9GcTSplRVDzwo3kr7jsBZzUERhiDnW2Pm6d4wtQlJrBBqPa5I77-MOA

Link to comment
Share on other sites

About: chineladas

 

Então...cadê o SR Fabio Torales...estamos falando da cidade dele e ele não diz uma palavra..E desta forma vemos qual é o real objetivo dele no Forum...!! Mas eu aproveito e lhe adianto que das capitais do Sul a que menos aqueceu na minha opinião foi Florianopolis e Curitiba foi a mais que aqueceu..!!

 

 

FPOLIS QUASE NADA ALTEROU, MAS TEM UM ADENDO, DE 1911 A 1968 A ESTAÇÃO ESTAVA NUM TERRAÇO A +-15/20 M, DE AGOSTO DE 1968 P/CÁ ONDE ESTÁ AGORA. NAS MÉDIAS NÃO TEVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA, TEVE SIM NOS EXTREMOS. A MELHOR COMPARAÇÃO SERÁ COM A DOS CARIJÓS, RURAL E 5 M. ESTÁ LIGEIRAMENTE MAIS FRIA QUE O INMET.

Link to comment
Share on other sites

About: chineladas

 

Então...cadê o SR Fabio Torales...estamos falando da cidade dele e ele não diz uma palavra..E desta forma vemos qual é o real objetivo dele no Forum...!! Mas eu aproveito e lhe adianto que das capitais do Sul a que menos aqueceu na minha opinião foi Florianopolis e Curitiba foi a mais que aqueceu..!!

 

 

FPOLIS QUASE NADA ALTEROU, MAS TEM UM ADENDO, DE 1911 A 1968 A ESTAÇÃO ESTAVA NUM TERRAÇO A +-15/20 M, DE AGOSTO DE 1968 P/CÁ ONDE ESTÁ AGORA. NAS MÉDIAS NÃO TEVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA, TEVE SIM NOS EXTREMOS. A MELHOR COMPARAÇÃO SERÁ COM A DOS CARIJÓS, RURAL E 5 M. ESTÁ LIGEIRAMENTE MAIS FRIA QUE O INMET.

 

 

NÃO TINHA ME TOCADO, É, TALVEZ, A ÚNICA ESTAÇÃO CENTENÁRIA DO BRASIL SEMPRE URBANA.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

Aprendi muito com as postagens que aqui fizeram e até reformulei alguns conceitos sobre o aquecimento em Porto Alegre. Sou sincero nisso, embora alguns não acreditem.

No entanto, acho que uma coisa é incontestável, depois destes meses de "quase nada inverno" aqui no Sul: este inverno foi um fiasco em matéria de frio!

Não se pode julgar o inverno somente por São Joaquim, Urupema, Ausentes. São cidades que qualquer ar frio, céu claro e tempo seco, provoca um "geadão". Falo no frio em geral. É um CONSENSO dos meteorologistas sobre o inverno que quase não existiu este ano. A prova é a matéria que o CARLOS DIAS postou ontem do CLICRBS.

Quase nem usei minhas roupas de frio este ano. Luvas, então, nem foram tiradas da gaveta. Ano passado usei bastante. Ano passado pra mim foi uma excessão de inverno gélido. Difícil repetir nos dias atuais, talvez daqui alguns anos. No entanto, espero que 2015 seja melhor em matéria de frio, principalmente para o TURISMO DO FRIO, que foi muito prejudicado este ano. Digo isso com propriedade, pois sou da área.

OBRIGADO A TODOS PELA COLABORAÇÃO E INFORMAÇÕES!

ABRAÇOS E UM ÓTIMO DIA! :good:

Link to comment
Share on other sites

....Talvez na baixada a realidade dos satélites seja melhor captada que em topo.

 

Graças ao bondoso criador,

 

Os satélites operam medindo temperaturas na baixa troposfera,

 

onde não há:

 

baixadas, topos, divisões geopolíticas, e demais mazelas de blá...blá.

 

 

fica mais uma para reflexões futuras....sei que poucos matutarão sobre a imagem.

 

images?q=tbn:ANd9GcTSplRVDzwo3kr7jsBZzUERhiDnW2Pm6d4wtQlJrBBqPa5I77-MOA

 

Mafili, tecnicamente está certo, o satélite captura uma faixa que independe se há topo ou baixada dentro dela.

 

Sobre reflexões, penso que existe uma corrente mundial contra o acúmulo de co2 na atmosfera.

 

E aí mora o perigo...o que sabemos (ou melhor, deveriamos todos saber), é que o vapor dágua absorve 5 vezes mais radiação terrestre que qualquer outro gas, inclusive CO2.

 

Logo, se a refletividade de nuvens (umidade = vapor dagua) sobre locais com incidencia vertical for grande, obviamente que a terra devolverá menos radiação ao espaço, pois ficará retida nas nuvens.

 

Por outro lado, mais retenção de ambos os lados cria o paradoxo da falta de calor para a superfície, ou melhor o solo receberá menos radiação solar, logo se aquecerá menos e logo não terá a mesma energia para liberar.

 

Logo, sr. Mafili, concluo que maior cobertura de nuvens, causada por oceanos mais aquecidos que o normal, pode fazer o papel de cobertor curto...aquece por um lado, e resfria muito mais por outro.

 

Logo, torço por vários El Ninos se quero frio ou torço por várias La Ninas se quero calor e salvar minhas lavouras.

 

A verdade é que as pessoas não entendem o papel da radiação e torcem por coisas erradas ou torçem sem saber pra que lado correr.

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Rindo muito aqui.

 

Ainda não plenamente operacional o projeto para monitorar nuvens em escala planetária...( a rigor nem local).

 

Mas é neste ponto que teremos a definição de certas coisas.

 

Cada linha tua desde o comentário gera do lado de cá comentários longos e cada vez mais herméticos.

 

Vou tentar dar uma simplificada.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Rindo muito aqui.

 

Ainda não plenamente operacional o projeto para monitorar nuvens em escala planetária...( a rigor nem local).

 

Mas é neste ponto que teremos a definição de certas coisas.

 

Cada linha tua desde o comentário gera do lado de cá comentários longos e cada vez mais herméticos.

 

Vou tentar dar uma simplificada.

 

abraços

 

 

Eheheh...estamos fechando um ciclo o qual não colocamos nem 10% do que já entendemos...aí que está a graça.

Link to comment
Share on other sites

Ué, o tópico não é sobre POA?

 

Esse Carlos gosta de polemizar.. :sarcastic: :sarcastic:

 

Mas já que estamos variando o tema proposto: Lages está sim com um inverno aquecido este ano, e ao longo dos quase 80 anos de medição na Epagri/Inmet, sem mudança de local, NÃO HOUVE ANOMALIA.

Link to comment
Share on other sites

Não há histórico suficiente é altamente provável que tenhas que tirar uns 3 grauzinhos de lá também.

Verdade.

 

O INMET teve uma estação em Cotia (OMM: 83760), aberta em ?? e com dados de 1961 até janeiro de 1972 no BDMEP.

Teve também uma estação em Mogi das Cruzes (OMM: 83772), aberta em 1923, com dados de 1961 até maio de 1977.

 

Fora isso, não temos histórico de dados rurais da RMSP.

 

A estação do Horto Florestal, em Sampa (OMM: 83856), foi aberta em 01/01/1940 e tem dados de 1961 até 31/07/1982.

Link to comment
Share on other sites

Ué, o tópico não é sobre POA?

 

Esse Carlos gosta de polemizar.. :sarcastic: :sarcastic:

 

Mas já que estamos variando o tema proposto: Lages está sim com um inverno aquecido este ano, e ao longo dos quase 80 anos de medição na Epagri/Inmet, sem mudança de local, NÃO HOUVE ANOMALIA.

 

Shima,

 

Por enquanto deveria mudar o nome para Porto Alegre aqueceu e Florianópolis também.

 

Enquanto esperamos....

 

Hercílio Luz, aqueceu praticamente com a mesma taxa do Salgado Filho.

 

Mais num é bunitinho?

 

Creio que não seja necessário explicar que da forma que o Charles Days tabulou os dados de ambos aeródromos a série é 1951 2010.

 

HERCIacuteLIOLUZ_zpsefcc3cc0.png

Link to comment
Share on other sites

Coutinho...peço desculpas....Mas Floripa aqueceu...!!

 

:oops: :oops:

 

:gamer2: :gamer:

 

Com certeza, Carlos. Floripa e Porto Alegre aqueceram.

Além dos números (apesar de mostrarem um aquecimento pouco) a percepção de calor é maior. Sei que muitos vão "cair na minha cabeça" com isso que estou afirmando, de repente (kkkkkk), mas sempre acho que não podemos desconsiderar a percepção do morador local.

Este ano de 2014, principalmente, uma tia minha e duas primas que moram na ILHA DA MAGIA, disseram que nem usaram roupas de inverno. Roupa de lã nem saiu do armário, mas somente moletom (poucos dias) e casaco (não muito pesado).

Nosso amigo Maffili mostrou muito bem isso nos números. Não podemos fugir da realidade: os invernos, de um modo geral (não estou falando de 2013, que realmente foi bem frio), estão mais quentes sim.

CONCORDEI com muitas coisas que o BRUNO e o VITOR VM colocaram ontem, inclusive sobre o centro da cidade e urbanização. O BRUNO colocou muito bem, que no centro não houve grandes mudanças de prédios, isso é uma grande verdade, mas houve mudança no número de pessoas (grande conglomeração) e a poluição está mais forte, causando sensação de mais abafamento. Tenho essa impressão. Pode ser que eu esteja errado, claro.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

aprendi muito.

criei enormes dúvidas.

ora essa: temos 100 anos de registros e um vazio no meio destes períodos.

 

o Inmet é novo, comparado com um período de séculos.

 

querem comparar o acontecimentos de décadas em um milênio, 10% do período, sendo que há variantes várias(desculpe-me a redundante redundância).

 

Ora, catedráticos, nada de afirmações definitivas. Estamos deixando Einstein e Newton de cabelos em pé( de osso em pé...embora o cabelo custe a se desintegrar)

 

Não dá para forçar um aquecimento de Porto Alegre sem levar em conta um todo.

 

Nada dialético para uma análise científica.

 

Alguns pregam que não se faz ciência com o que se sente na pele. Mas, vive pregando o que a pele dele sente!

 

 

Qual a média do RS atualmente?

 

Temperatura média anual, 18°C. assim distribuida pels 8 regiões climáticas:

 

- Campanha.....18.1°

- serra do Sueste...16.5°C

-litoral norte....17.9°C

-litoral sul...17.5°c

-Depressão central(aqui está Porto Alegre)...19.4°C

-Baixo Uruguai...19.7°C

-Alto Uruguai...19.1°

Missões...19.2°C

-Planalto...17.1°c

-Serra do Nordeste...16.0°C

 

fonte:Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul - Machado, Floriano-Médico e Meteorologista, RJ 1950, serviço grafico do IBGE

 

Então, quais as médias de 50 pra cá?

 

Falar no Estado é falar em Porto Alegre TB. sem censura, por favor!! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Por acaso houve urbanização em Floripa em alto escala tb..assim como SP..??

 

Carlos, Não conheço Florianópolis, além da vida de turista desta bela cidade.

 

A taxa de aquecimento do Salgado Filho 0,9ºC decadal é semelhante a taxa de aquecimento do Hercílio Luz 0,7ºC decadal.

 

Que são semelhantes a taxa do INmet de Porto Alegre.

 

O Inmet de Florianópolis (do qual a série que eu tenho apresenta muitos vazios e normalmente nessas circunstância os meses frios são " perdidos",,,aqui preciso ter cautela e recorrer a série completa) suponho ser essa a razão da alta taxa apresentada por essa estação.

 

Voltando as semelhanças indicam no meu entendimento que o componente aquecimento na grade que une Porto Alegre e Florianópolis é o mesmo.

 

Cabendo ao fator urbanização pouca importância.

 

Well, felizmente estão num grid não tão agressivo como foi o eixo São Paulo/Curitiba.

 

Existe algumas formas de inferir este aquecimento

 

a- Recortar (cut) a grade que contenha Porto Alegre e Florianópolis e comparar com a LTT (low troposphere temperature na mesma grade.

 

Creio que seja '' impossível'' aquecer a atmosfera sobre a grade numa série longa ( 1979 em diante)

 

B- Recortar uma grade do Atlântico Sul que influencia a grade que contém essas duas belas cidades.

 

Porém.....aqueceu.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

querem comparar o acontecimentos de décadas em um milênio, 10% do período, sendo que há variantes várias(desculpe-me a redundante redundância).

 

Ora, catedráticos, nada de afirmações definitivas. Estamos deixando Einstein e Newton de cabelos em pé( de osso em pé...embora o cabelo custe a se desintegrar)

 

Não dá para forçar um aquecimento de Porto Alegre sem levar em conta um todo.

 

Nada dialético para uma análise científica.

 

Falar no Estado é falar em Porto Alegre TB. sem censura, por favor!! :rtfm:

 

Gamboa, toda discussão é pertinente por menor que seja a área geográfica escolhida. Aqui não tem catedrático, mas tem pessoas que pensam e que de alguma forma querem ajudar a entender Porto Alegre.

 

Einstein e Newton não conhecem o clima de Porto Alegre...suas habilidades são outras... :friends:

 

Acho que não cometemos nenhum crime :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Bem explicado Mafili..com todo respeito ao INMET , existem muitos erros nestas normais e fora os buracos mencionados....Já os dados do Aeroporto são 100% confiáveis para mim. Houve aquecimento sim em Porto Alegre, Florianopolis, Curitiba e São Paulo, mas em escalas diferentes, mas ocorreram..

Link to comment
Share on other sites

aprendi muito.

criei enormes dúvidas.

ora essa: temos 100 anos de registros e um vazio no meio destes períodos.

 

o Inmet é novo, comparado com um período de séculos.

 

querem comparar o acontecimentos de décadas em um milênio, 10% do período, sendo que há variantes várias(desculpe-me a redundante redundância).

 

Ora, catedráticos, nada de afirmações definitivas. Estamos deixando Einstein e Newton de cabelos em pé( de osso em pé...embora o cabelo custe a se desintegrar)

 

Não dá para forçar um aquecimento de Porto Alegre sem levar em conta um todo.

 

Nada dialético para uma análise científica.

 

Alguns pregam que não se faz ciência com o que se sente na pele. Mas, vive pregando o que a pele dele sente!

 

 

Qual a média do RS atualmente?

 

Temperatura média anual, 18°C. assim distribuida pels 8 regiões climáticas:

 

- Campanha.....18.1°

- serra do Sueste...16.5°C

-litoral norte....17.9°C

-litoral sul...17.5°c

-Depressão central(aqui está Porto Alegre)...19.4°C

-Baixo Uruguai...19.7°C

-Alto Uruguai...19.1°

Missões...19.2°C

-Planalto...17.1°c

-Serra do Nordeste...16.0°C

 

fonte:Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul - Machado, Floriano-Médico e Meteorologista, RJ 1950, serviço grafico do IBGE

 

Então, quais as médias de 50 pra cá?

 

Falar no Estado é falar em Porto Alegre TB. sem censura, por favor!! :rtfm:

 

Acho que entendi.

 

Não faleremos de milênios.

 

A questão é muito mais simples.

 

O planeta viveu ao menos no hemisfério norte um período chamado pequena era do gelo ( LIA little ice age).

 

Parece natural que após um período prolongado de temperaturas efetivamente muito abaixo que hoje em escala planetária fosse seguido de um período também longo e prolongado de aquecimento como foi o período medieval quente, o período quente romano, o período quente minóico.

 

Assim, como tivemos a idade das trevas após o quente romano e anterior ao quente medieval.

 

Parece razoável que a temperatura média global vem oscilando em períodos de escala secular um grau acima um grau abaixo durante os últimos 10.000 anos.

 

Assim, vamos encontrar períodos até mais quente que o atual na não tão distante década de 30 do século 20.

 

Assim, como tivemos alguns cientistas alarmando para uma nova era de gelo na década de 70 do século 20.

 

O período pós o ano 1850 onde começa a medição instrumental em larga escala planetária coincide com a Revolução Industrial e a forma dominante de produção baseada no consumo de energia em uma escala nunca anteriormente feita pela humanidade.

 

E neste período o planeta aqueceu.....não posso fazer nada.

 

A negação do aquecimento no meu entendimento é contraproducente.

 

Quanto ao Rio Grande do Sul a GISSTemp (NASA) acha que após o estudo inicial para a montagem do grid apenas duas estações são necessárias reportando dados: Santa Vitória do Palmar e Porto Alegre. E as estações vizinhas como Melo e Riviera no Uruguae coisas semelhantes na Argentina.

 

Não me alongarei

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

A negação do aquecimento no meu entendimento é contraproducente.

 

 

Concordo plenamente! O aquecimento é fato na maioria das escalas e regiões (não todas), acho que o mais importante é a discussão dos porquês que não são poucos: CO2? Mudança de uso do solo modificando o albedo (urbanização e ruralização)? Ciclos solares? Ciclos oceânicos? Ciclos polares? Ciclos de Milankovitch? Ciclos dos ciclos???

 

É aí que a porca torce o rabo... ou não! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Não considero antropogênico este aquecimento do Hercílio Luz. Embora tenha havido um crescimento do distrito Ribeirão da Ilha, ele não é tão grande e é distante do aeroporto:

 

Esta foto é a principal área urbanizada, inclusive se observa a Ressacada, Bairro Carianos:

 

aeroporto_hercilio_luz_vista_aerea.jpg

 

Esta é a visão Sudoeste, ao fundo Bairro e Praia da Tapera, a Sul (não está na foto) tem a Fazenda da UFSC que tem mais área verde:

 

21596632.jpg

 

Aqui se tem a visão Nordeste e Leste:

 

e42f3d9abc9501a4e54792f8bc5244a1.jpg

 

Aquecimento natural.

Link to comment
Share on other sites

Parece que administrar e pegar no pé dos achistas. Vamos parar com isso.

não sou achista. Nem cientista. O cientista tem um "feeling", também. e muitas vezes o leva a respostas contrárias, pelos números.

houve aquecimento?

Houve!

efeito do CO2, o gás da vida?

 

Não creio!

 

800 a 1300 D.C tivemos um aquecimento que permitiu o povoamento da Groenlândia.

 

Não há um comprovação de que o homem seja o único responsável pelo aquecimento. Assim, como não é, do resfriamento.

 

o aquecimento é melhor que o resfriamento.

 

 

Mafili, boas explicações e deduções.

Link to comment
Share on other sites

querem comparar o acontecimentos de décadas em um milênio, 10% do período, sendo que há variantes várias(desculpe-me a redundante redundância).

 

Ora, catedráticos, nada de afirmações definitivas. Estamos deixando Einstein e Newton de cabelos em pé( de osso em pé...embora o cabelo custe a se desintegrar)

 

Não dá para forçar um aquecimento de Porto Alegre sem levar em conta um todo.

 

Nada dialético para uma análise científica.

 

Falar no Estado é falar em Porto Alegre TB. sem censura, por favor!! :rtfm:

 

Gamboa, toda discussão é pertinente por menor que seja a área geográfica escolhida. Aqui não tem catedrático, mas tem pessoas que pensam e que de alguma forma querem ajudar a entender Porto Alegre.

 

Einstein e Newton não conhecem o clima de Porto Alegre...suas habilidades são outras... :friends:

 

Acho que não cometemos nenhum crime :hi: :hi:

 

Artur

 

a citação dos cientistas foi no sentido de olhar a ciência sempre com a dúvida necessária para corrigi-la com novas teses.

Não há crime.

ótimas discussões e aprendizados.

creio no crescimento do conhecer.

Porto Alegre é uma das cidades mais quentes do RS.

Fosse nossa capital em Caxias do Sul, talvez a polêmica fosse menor.

Curitiba tem sua altitude que permite mínimas interessantes.

Na Forno Alegre nunca há - o nunca parece forçado - um despencar da temperatura. Está ao nível do mar, praticamente. Há uma regulagem feita pelo Lago Guaíba(aí vem outra polêmica..se lago ou rio, para mim é rio). Além de ficar não tão distante do mar.

Na Classificação do Coussirat de Araújo, pioneiro na meteorologia brasileira e gaúcha, Porto Alegre faz parte da Depressão Central.

tem as características até litorâneas, em alguns aspectos.

Link to comment
Share on other sites

Não considero antropogênico este aquecimento do Hercílio Luz. Embora tenha havido um crescimento do distrito Ribeirão da Ilha, ele não é tão grande e é distante do aeroporto:

Esta foto é a principal área urbanizada, inclusive se observa a Ressacada, Bairro Carianos:

http://4.bp.blogspot.com/-3bpbQJasE2E/TcKY3jxpsPI/AAAAAAAABTU/nCh-Ke6KGP8/s1600/aeroporto_hercilio_luz_vista_aerea.jpg

Esta é a visão Sudoeste, ao fundo Bairro e Praia da Tapera, a Sul (não está na foto) tem a Fazenda da UFSC que tem mais área verde:

http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/21596632.jpg

Aqui se tem a visão Nordeste e Leste:

http://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/release_noticia/large/e42f3d9abc9501a4e54792f8bc5244a1.jpg

Aquecimento natural.

 

Obrigado, Moretão

Sempre é difícil compreender regiões onde não estamos acostumados a frequentar.

Lindas e esclarecedoras imagens.

 

Gamboa, No momento não estou muito preocupado em tratar das causas ou feedbacks do aquecimento ou resfriamento penso estar apenas pontuando o aquecimento desde 1850 e notoriamente acentuado desde 1880.

 

Tenho a plena convicção que devo estar ao par das ''teorias'' e ideias dos aquecimentistas do sétimo dia.

 

Achismo, infelizmente não acho nada.

 

Quanto a Porto Alegre ser considerada uma cidade quente no RS e de fato é não inviabiliza nenhum estudo. Certamente a 600 mb sobre Porto Alegre é altamente provável que aconteceu a mesma variação que aconteceu a 600 mb sobre Ausentes desta forma a estação terrestre como o Jardim Botânico tem muito apego emocional mas é tão boa quanto uma estritamente rural em Ausentes.

 

Artur,

 

Algo assim:

 

Quanto mais El Niño mais a atmosfera aquece.....que bom....isto porque os oceanos estão perdendo calor....e assim o planeta resfria.

 

De outra forma aproximadamente 1,5 m de profundidade e 1m por 1m de superfície oceano contém a mesma energia que toda a atmosfera acima dele......logo.....se essa quantidade de água perder 1 grau toda a atmosfera aquece 1 grau....depois pede para o espaço e o planeta aquece.

 

allan_etal_2014_imbalance_small_zpse13f7cdc.png

Link to comment
Share on other sites

Mafilli, não acompanho o aeroporto e levei um susto, quando vi os dados. Na hora já desconfiei do exagero. Há um crescimento constante e regular, logo não consigo imaginar uma intervenção humana perfeita para trazer um aumento decadal deste tipo.

 

Explica essa Coutinho! :laugh:

 

Muito interessante a discussão.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Só agora vi o tópico. Mas uma coisa posso comentar de cara: o aquecimento da normal 31/60 para 61/90 para 91/2010 é RIDÍCULO!! A área urbanizada se expandiu muito nesses 80 anos e houve um adensamento urbano depois do ano 2000 nos bairros na chamada cidade radial (em torno do Centro), e os bairros seguintes, como Menino Deus, Bela Vista, Moinhos de Vento... mesmo Jardim Botânico, onde está o INMET.

 

Climaticamente, não há aquecimento algum. Tem, sim, retenção de calor nas áreas mais urbanizadas, com maiores mínimas. E nos últimos anos surgiram MUITOS prédios na Zona Norte da cidade, como o Passo d´Areia e ao longo da Av. Assim Brasil, o local mais quente da cidade.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
Aqui em POA, julho até hoje:

 

Média mínima: 11,2°C (+0,5°)

Média máxima: 23,3°C (+3,6°)

 

Aqui em Porto Alegre, o inverno está longe do normal. Maio teve anomalia de +1,6° e junho de +1,6° também; julho não está caminhando bem. Ano passado a anomalia do bimestre maio/junho foi de -2,1°, a quarta menor desde 1935!

 

A média de 17,2°C (+1,6°) do bimestre mai/jun 2017 é a quinta mais alta desde 1935. Perde para 1972 (18,5°), 2005 (18,2°), 1991 (17,3°) e 1943 (+17,3°). OU seja, tá bem ruim, mas já esteve pior! :sarcastic:

 

Tomaz, excelente.Com essa estatística quebra-se aquela bobagem apocaliptica de que "está muito pior".Já houve algo muito pior. Viver no extremo de um cone rodeado de dois oceanos, da nisso. Muitos invernos das vivozinhas foram bem piores.

Claro que sempre houve invernos ruins no passado. Não é novidade nenhuma. No entanto, a dinâmica pro frio hoje em dia é pior. Só pegar os anos 80 e 90, ver a sequência de anos bons e depois ver a mesma sequência no pós 2000. Claro que tivemos invernos bons no pós 2000. No entanto , a dinâmica tem sido pior pro frio, não adianta mascarar essa realidade. Já postei esse exemplo aqui, mas posto de novo: 1987 frio, 1988 gelado, 1989 frio, 1990 frio , 1991 , 1994 frio, 1996 frio ( julho gelado em Porto Alegre) , 1999 frio, 2000 frio. Muitos frios seguidos! Pega o pós 2000 agora : 2004 frio, 2005 fraco, 2006 médio (setembro teve uma forte onda de frio), 2007 gelado, 2008 ruim, 2009 bom , ,2010 médio, 2011 médio, 2012 médio (agosto estragou todo inverno, parecia verão) , 2013 bom após segunda quinzena de julho, 2014 fraco, 2015 fraquíssimo, 2016 bom , 2017 até agora fraquíssimo. É a realidade. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Claro que sempre houve invernos ruins no passado. Não é novidade nenhuma. No entanto, a dinâmica pro frio hoje em dia é pior. Só pegar os anos 80 e 90, ver a sequência de anos bons e depois ver a mesma sequência no pós 2000. Claro que tivemos invernos bons no pós 2000. No entanto , a dinâmica tem sido pior pro frio, não adianta mascarar essa realidade. Já postei esse exemplo aqui, mas posto de novo: 1987 frio, 1988 gelado, 1989 frio, 1990 frio , 1991 , 1994 frio, 1996 frio ( julho gelado em Porto Alegre) , 1999 frio, 2000 frio. Muitos frios seguidos! Pega o pós 2000 agora : 2004 frio, 2005 fraco, 2006 médio (setembro teve uma forte onda de frio), 2007 gelado, 2008 ruim, 2009 bom , ,2010 médio, 2011 médio, 2012 médio (agosto estragou todo inverno, parecia verão) , 2013 bom após segunda quinzena de julho, 2014 fraco, 2015 fraquíssimo, 2016 bom , 2017 até agora fraquíssimo. É a realidade. Abraços.

Houve invernos muitos ruins nas décadas de 70 e 80, até chegar 1988. Mas se me permite algumas correções, é preciso dizer que 1994, apesar de duas porradas de ar frio (última semana de junho e segunda semana de julho) o inverno no geral foi acima da média. Quase todo o junho foi quente e a segunda metade de julho foi CALOR com uma quebra em 3 dias quando POA bateu 0,4°C e com frio predominando em agosto; 2003 teve um inverno estranho, com junho péssimo, julho na média e frio em agosto e setembro; 2008 teve um inverno na média, mas com julho muito ruim, junho de frio constante e agosto na média; 2009 teve jun/jul MUITO bons; 2011 foi muito bom com temperaturas na média e abaixo até a entrada de 2012! Em 2016 teve um junho histórico e julho e agosto frios. Foi um belo inverno!

 

O que mudou no geral foi o aquecimento geral do inverno (principalmente agosto) e um RESFRIAMENTO de julho. Quer dizer, nosso inverno está mais extremado.

 

O que chama a minha atenção é o aquecimento generalizado na década de 2010, com destaque especial para o absolutamente péssimo 2012 (com exceções, principalmente julho) e o trimestre incrivelmente quente jun/jul/ago de 2015. Além da onda de calor de 2014. E mesmo assim julho continua abaixo da média das décadas anteriores.

Link to comment
Share on other sites

MARCOS, AQUI ESFRIOU BEM EM MAIO, JULHO E SETEMBRO, AGORA ESTÁ NEUTRO EM JUNHO E LEVE AQUECIMENTO EM AGOSTO. NO VERÃO, HOUVE UM RESFRIAMENTO EM FEV (SEM EXPLICAÇÃO) O VERÃO AQUI É IMPRESSIONANTE, PASSADO E PRESENTE COM A MESMA MÉDIA, A DIFERENÇA É QUE ESTÁ MAIS CURTO E "GROSSO", O INVERNO MAIS LONGO E FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Claro que sempre houve invernos ruins no passado. Não é novidade nenhuma. No entanto, a dinâmica pro frio hoje em dia é pior. Só pegar os anos 80 e 90, ver a sequência de anos bons e depois ver a mesma sequência no pós 2000. Claro que tivemos invernos bons no pós 2000. No entanto , a dinâmica tem sido pior pro frio, não adianta mascarar essa realidade. Já postei esse exemplo aqui, mas posto de novo: 1987 frio, 1988 gelado, 1989 frio, 1990 frio , 1991 , 1994 frio, 1996 frio ( julho gelado em Porto Alegre) , 1999 frio, 2000 frio. Muitos frios seguidos! Pega o pós 2000 agora : 2004 frio, 2005 fraco, 2006 médio (setembro teve uma forte onda de frio), 2007 gelado, 2008 ruim, 2009 bom , ,2010 médio, 2011 médio, 2012 médio (agosto estragou todo inverno, parecia verão) , 2013 bom após segunda quinzena de julho, 2014 fraco, 2015 fraquíssimo, 2016 bom , 2017 até agora fraquíssimo. É a realidade. Abraços.

Houve invernos muitos ruins nas décadas de 70 e 80, até chegar 1988. Mas se me permite algumas correções, é preciso dizer que 1994, apesar de duas porradas de ar frio (última semana de junho e segunda semana de julho) o inverno no geral foi acima da média. Quase todo o junho foi quente e a segunda metade de julho foi CALOR com uma quebra em 3 dias quando POA bateu 0,4°C e com frio predominando em agosto; 2003 teve um inverno estranho, com junho péssimo, julho na média e frio em agosto e setembro; 2008 teve um inverno na média, mas com julho muito ruim, junho de frio constante e agosto na média; 2009 teve jun/jul MUITO bons; 2011 foi muito bom com temperaturas na média e abaixo até a entrada de 2012! Em 2016 teve um junho histórico e julho e agosto frios. Foi um belo inverno!

 

O que mudou no geral foi o aquecimento geral do inverno (principalmente agosto) e um RESFRIAMENTO de julho. Quer dizer, nosso inverno está mais extremado.

 

O que chama a minha atenção é o aquecimento generalizado na década de 2010, com destaque especial para o absolutamente péssimo 2012 (com exceções, principalmente julho) e o trimestre incrivelmente quente jun/jul/ago de 2015. Além da onda de calor de 2014. E mesmo assim julho continua abaixo da média das décadas anteriores.

Então concordamos plenamente num ponto: o inverno como um todo aqueceu. Julho está mais frio ( o Bruno provou isso com dados), mas de um modo geral nossos invernos estão mais quentes sim. Agosto de 2012 e 2015 pareciam verão, foi algo impressionante! E noto que os verões estão mais extremados também. De um modo geral, Porto Alegre aqueceu sim. O que eu comentava no BAZ há anos atrás não estava errado não. Grande abraço e obrigado pelos comentários

Link to comment
Share on other sites

MARCOS, AQUI ESFRIOU BEM EM MAIO, JULHO E SETEMBRO, AGORA ESTÁ NEUTRO EM JUNHO E LEVE AQUECIMENTO EM AGOSTO. NO VERÃO, HOUVE UM RESFRIAMENTO EM FEV (SEM EXPLICAÇÃO) O VERÃO AQUI É IMPRESSIONANTE, PASSADO E PRESENTE COM A MESMA MÉDIA, A DIFERENÇA É QUE ESTÁ MAIS CURTO E "GROSSO", O INVERNO MAIS LONGO E FRIO.

Desculpa, Coutinho, mas... Invernos mais longos? Onde? Perdoa, mas acho que só tu em SC deve estar achando esse inverno de 2017 frio e abaixo da média ! Não tem como dizer que está frio, por causa de um resfriamento noturno, causado por ar seco e sem MP significativa. Onde estão as massas polares?.Esse julho está como se fosse outubro aqui no RS e praticamente toda SC. Se não vier algo muito significativo , 2017 corre o risco de terminar pior que o péssimo 2015! Abraços

Link to comment
Share on other sites

Realmente, estamos indo para o Armageddon. Ora, sejamos cientistas e não "sentistas" .Tivemos um forte aquecimento .Forte Ele Nino.1997 foi o auge.De lá pra cá estabilidade. Há controvérsias sobre o aquecimento global.Fatores que sempre o planeta passou .O Coutinho se baseia em dados, e isso é incontestável.Vejamos invernos antigos .Não vamos chamar de antigos os de 1990 pra cá, antigos mesmo. e é incontestável que havia invernos fracos. vezes julho com 27 e 28 graus.Sempre houve miolos quentes.Ga dados pra isso. Não forcem a barra, vivemos num local que NAO É A SIBERIA.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, estamos indo para o Armageddon. Ora, sejamos cientistas e não "sentistas" .Tivemos um forte aquecimento .Forte Ele Nino.1997 foi o auge.De lá pra cá estabilidade. Há controvérsias sobre o aquecimento global.Fatores que sempre o planeta passou .O Coutinho se baseia em dados, e isso é incontestável.Vejamos invernos antigos .Não vamos chamar de antigos os de 1990 pra cá, antigos mesmo. e é incontestável que havia invernos fracos. vezes julho com 27 e 28 graus.Sempre houve miolos quentes.Ga dados pra isso. Não forcem a barra, vivemos num local que NAO É A SIBERIA.

Desculpa, mas não force a barra vc! Ninguém está pensando que o Sul do Brasil tenha um inverno siberiano! Ninguém é "fora da casinha " para querer isso. Cada país e Estado na sua realidade de frio. Só que esse julho não é a nossa realidade climática! A não ser que a Porto Alegre que tu moras não seja a mesma que eu moro. Vamos ser realistas e parar de "dourar a pílula" : esse inverno, pelo menos até o momento ( a não ser que venha um bom revertério) está FRAQUÍSSIMO!

Link to comment
Share on other sites

MARCOS, AQUI ESFRIOU BEM EM MAIO, JULHO E SETEMBRO, AGORA ESTÁ NEUTRO EM JUNHO E LEVE AQUECIMENTO EM AGOSTO. NO VERÃO, HOUVE UM RESFRIAMENTO EM FEV (SEM EXPLICAÇÃO) O VERÃO AQUI É IMPRESSIONANTE, PASSADO E PRESENTE COM A MESMA MÉDIA, A DIFERENÇA É QUE ESTÁ MAIS CURTO E "GROSSO", O INVERNO MAIS LONGO E FRIO.

Maio, setembro e o verão aqui aqueceram na média. Julho ficou mais frio. O inverno encurtou e ficou mais rigoroso.

 

Seria interessante fazer um levantamento dos últimos 20 anos no Sul do Brasil, analisar as variações mensais com as normais 61-90 e comparar as diferenças e o comportamento entre as regiões serranas e as cidades ao nível do mar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Então concordamos plenamente num ponto: o inverno como um todo aqueceu. Julho está mais frio ( o Bruno provou isso com dados), mas de um modo geral nossos invernos estão mais quentes sim. Agosto de 2012 e 2015 pareciam verão, foi algo impressionante! E noto que os verões estão mais extremados também. De um modo geral, Porto Alegre aqueceu sim. O que eu comentava no BAZ há anos atrás não estava errado não. Grande abraço e obrigado pelos comentários

Sim, mas minha referência de aquecimento é de 2010 para cá. Na década de 2000 ainda tínhamos médias anuais em 19,X°. Agora já temos 2 ou 3 em 20,X° (2017 caminha até o momento para se somar a este grupo).

 

Na década de 2000 ainda tivemos verões normais, alguns bem quentes (2001, 2002, 2006, 2007), e outros amenos, especialmente 2008 e 2009.

 

E de nada!

Link to comment
Share on other sites

Em Juiz de Fora não há dúvidas, a cidade aqueceu. Começou com invernos ficando mais quentes na média a partir de 2001, depois a partir de 2010 os verões também começaram a esquentar. E a cereja do bolo foi colocada com a histórica onda de calor de Outubro de 2014, o Janeiro mais quente de sempre em 2015 e o ano mais quente de sempre que foi também em 2015. Isso sem falar na grave estiagem de 2014.

 

Eu só espero que agora demore a voltar a ocorrer esses eventos extremos de tempo seco e calor, pois eu fiquei perto de enlouquecer com tantos dias seguidos acima dos 30C no verão e sem chuva alguma em 2014 e 2015 ! Bloqueios anômalos, que teoricamente ocorrem apenas poucas vezes no século !

Link to comment
Share on other sites

Em Juiz de Fora não há dúvidas, a cidade aqueceu. Começou com invernos ficando mais quentes na média a partir de 2001, depois a partir de 2010 os verões também começaram a esquentar. E a cereja do bolo foi colocada com a histórica onda de calor de Outubro de 2014, o Janeiro mais quente de sempre em 2015 e o ano mais quente de sempre que foi também em 2015. Isso sem falar na grave estiagem de 2014.

 

Eu só espero que agora demore a voltar a ocorrer esses eventos extremos de tempo seco e calor, pois eu fiquei perto de enlouquecer com tantos dias seguidos acima dos 30C no verão e sem chuva alguma em 2014 e 2015 ! Bloqueios anômalos, que teoricamente ocorrem apenas poucas vezes no século !

 

Aqui no vale também não tenho a menor dúvida, inclusive já postamos em outro tópico nossas conclusões, exata mesma história, mas sem eventos de secura, muito pelo contrário...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.