Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado Outbreak Rússia - 29/08/2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Sei que os usuários d'esse fórum são muito entusiastas da idéia de que o segundo corredor de tornados mais ativos do mundo está localizado na América do Sul, alguns mais entusiastas ainda inventam mapas em que o Sul do Brasil está na área com mais atividade d'esse "corredor". Pois bem, é mesmo importante que seja aqui???

Lá do passado, no tempo em que eu pesquisava cartas sinóticas, imagens de satélite, radares de todas as partes, relatos e os eventos históricos documentados, enfim, do tempo que eu era mais ligado a meteorologia, em todas essas comparações que eu fazia dava que depois das planícies da América do Norte, a Planície do Leste Europeu era a que mais reunia condições para tempestades supercelulares e onde elas mais ocorriam, principalmente n'uma faixa que pega Polônia, Belarus, Ucrânia, Centro-Sul da Rússia Européia e Noroeste do Cazaquistão. Mas tipo muito mais do que aqui na América do Sul.

Tinha uns pentelhos que comentavam sempre nas postagens sobre vendavais pela rede social, sempre os mesmos "Isso é tornado!" "Isso foi um tornado", mesmo quando os índices provavam que não era. Aí eu me pergunto: É importante que seja!???

/watch?v=Nzaj1tpGXFw

Link to comment
Share on other sites

Lucas, realmente a quantidade de tornados significativos no Leste Europeu e também em alguns locais da Ásia é bem superior a América do Sul. Acredito que aqui ocorra uma maior quantidade de tornados, porém quase sempre fracos e lá uma menor quantidade de tornados, porém normalmente mais intensos.

 

Entre 2000/2014 nenhum tornado EF5 ocorreu fora dos EUA ou Canadá.

Entre 1950 e 1999, ocorreram pelo menos 5 EF5 na Europa e apenas 1 na América do Sul e Austrália.

Link to comment
Share on other sites

Quando foi esse F4 ??
3 de Agosto de 2008.

O tempo severo durou dois dias e gerou treze tornados, em quatro países, Alemanha, França, Holanda e Polônia.

Esse tornado F4 matou 3 e feriou 18 na França.

 

Felipe F,

 

Você é a wikipedia do tempo severo e demais desastres da natureza, como vulcões e terremotos! Um fenômeno! :good2:

Link to comment
Share on other sites

A maioria dos relatos de tornados mais fortes no mapa ocorreu na Polônia e n'Alemanha, que tem uma rede de radares bem decente e no oeste da Ucrânia, que é coberto pelos radares poloneses. E um F4 famoso que ocorreu na França há alguns anos, tem um vídeo d'ele feito na Bélgica mas eu nunca mais o encontrei. Os mais fracos não são causados por sistemas supercelulares e geralmente estão vinculados a trombas d'agua.

Link to comment
Share on other sites

Felipe F,

Você é a wikipedia do tempo severo e demais desastres da natureza, como vulcões e terremotos! Um fenômeno! :good2:

Valeu :good2:

 

A maioria dos relatos de tornados mais fortes no mapa ocorreu na Polônia e n'Alemanha, que tem uma rede de radares bem decente e no oeste da Ucrânia, que é coberto pelos radares poloneses.
No tornado outbreak ocorrido na Polônia em 15/08/08, é provável que alguns dos cinco F3, possa ter sido F4.
Link to comment
Share on other sites

Acredito que o nosso corredor de tornados não seja tão intenso pela falta de continentalidade no cone sul. Estou certo?

 

Nossa "época de tornados" é outubro e novembro?

Acredito que sim.

Como existem poucos dados sobre tornados na América do Sul, fica difícil dizer em qual período ocorre nossa "época de tornados", mas acredito que Setembro seja o mês com maior ocorrência.

No verão os tornados costumam ocorrer mais na Argentina, primavera/outono, mais no Uruguai, Paraguai e Brasil.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Nosso período de tornados é entre setembro e abril, com destaque para estes dois meses.

 

Lucas, faltam muitos estudos realmente, aqui na América do Sul , para dizermos que termos o segundo maior corredor de tornados no mundo, porém que levantou esta ''tese'' foram os próprios americanos com estudos mundiais. Entre este tipo de análise mundial de tornados temos os artigos do Fujita e do Brooks, um se baseando mais nos registros e outro nas condições reportadas em sondagens.

Link to comment
Share on other sites

Nosso período de tornados é entre setembro e abril, com destaque para estes dois meses.

 

Lucas, faltam muitos estudos realmente, aqui na América do Sul , para dizermos que termos o segundo maior corredor de tornados no mundo, porém que levantou esta ''tese'' foram os próprios americanos com estudos mundiais. Entre este tipo de análise mundial de tornados temos os artigos do Fujita e do Brooks, um se baseando mais nos registros e outro nas condições reportadas em sondagens.

 

Sugiro a todos, a dar uma lida na Tese do Daniel Henrique de Candido... Esta disponível no site da Unicamp. É o melhor e mais completo estudo já feito de tornados no Brasil, com informações muito relevantes.

 

Em São Paulo por exemplo, o maior período de tornados se concentra em Maio e no primeiro trimestre do ano, ao contrário do que eu imaginava...

 

vSibh2N.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.