Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

54h para o evento de frio mais forte e abrangente para outubro em pelo menos 15 anos.

 

Antes que questionem, falo isso com segurança. Se vier como o previsto, será mais forte que os eventos de 2010 e 2004, sendo mais abrangente. No Sul, 1999 impera. Em 2004 foram mínimas de um dígito de forma generalizada sobre o estado de São Paulo. Em 2010 o destaque foi a faixa sul e leste de São Paulo (com mínima de 5°C em S. Luiz do Paraitinga, lembram?). O destaque, reitero, será Minas Gerais. Algumas localidades eu arrisco dizer que pode ser o maior evento de frio do ano. Inacreditável. Vamos acompanhando.

 

Sim, amigo. O ano de 1999 ficou marcado pra mim no início de outubro. Nevou em São Francisco de Paula, serra gaúcha. Foi um frio digno de julho ou agosto. Boa lembrança.

No momento entre 18°c e 19°c em Porto Alegre, tempo nublado e chuvoso. Há pouco deu uma pancada de chuva, mas já acalmou.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

5 cidades + frias do Brasil :

 

2,6 ha- Urupema SC

26,0 ha - São Joaquim SC

4,4 ha - Bom Jardim da Serra SC

3,3 ha - São José dos Ausentes RS

50,4 ha - Campos do Jordão SP

 

Total - 86.700 habitantes

 

Brasil 200,4 mil

 

O total de pessoas que moram nas 5 cidades mais frias do Brasil representam 0,04% da população no País.

Link to comment
Share on other sites

5 cidades + frias do Brasil :

 

2,6 ha- Urupema SC

26,0 ha - São Joaquim SC

4,4 ha - Bom Jardim da Serra SC

3,3 ha - São José dos Ausentes RS

50,4 ha - Campos do Jordão SP

 

Total - 86.700 habitantes

 

Brasil 200,4 mil

 

O total de pessoas que moram nas 5 cidades mais frias do Brasil representam 0,04% da população no País.

 

 

M O D E R A D O

Link to comment
Share on other sites

54h para o evento de frio mais forte e abrangente para outubro em pelo menos 15 anos.

O evento de 1.999 foi marítimo e bem úmido aki no leste do Paraná, com ventos de leste/sudeste com rajadas.

(Infelizmente ñ tenho dados de pressão)

Houve uma forte pré-frontal q gerou tempestade na noite do dia 1/10, com ventos de 50 km/h e keda de granizo.

Há uns 12 anos atrás eu escrevi um resumo da primavera turbulenta dakele ano, com dados da minha estação e algumas ftos.

 

As extremas q registrei nos primeiros 8 dias de outubro/99:

 

1- 13,1 31,4

2- 11,5 17,0

3- 7,3 9,4

4- 8,4 10,9

5- 8,6 14,8

6- 12,5 16,5

7- 12,3 16,5

8- 12,7 23,1

 

Neste evento atual q se projeta, parece q aki especificamente ñ teremos uma situação pré-frontal tão extremada, como tivemos nakele ano.

Portanto acredito q ñ há correlação entre as duas primaveras, já q akela foi marcada por inúmeras máximas > 30 graus em pleno início de setembro.

De um modo geral, foi uma primavera bem tumultuada.

Link to comment
Share on other sites

Por um instante...tremi demais,

====================================

 

Eu iria publicar que faltam 10 dias para o início da estação chuvosa. estatisticamente entre a 55ª e 57ª pentada.

 

Vai começar o grande show até março.

 

As águas vão rolar....

 

Quando,

 

via Daniel, deolhonotempo

 

Rio Peperi-Guaçú transborda em Paraíso, SC

 

O grande volume de chuva, de mais de 200 milímetros, observado nas últimas 72 horas no oeste de Santa Catarina promoveu o transbordamento do rio Peperi-Guaçú, na fronteira do Brasil com a Argentina, em Paraíso.

Em vários trechos, a água subiu tanto que carregou árvores, cercas e construções na área rural. A ponte que liga a região ficou totalmente submersa bloqueando o tráfego.

 

Para%C3%ADso-SC-30-09-14-Lucas-Serapio-2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Final de manhã abafado e com nebulosidade variável, ora abre o sol, ora fica nublado na cidade do Rio de Janeiro.

 

250va0o.jpg

 

Pela RM:

 

Marambaia (zona oeste/ orla): 30,6°;

Xerém (baixada fluminense): 30,0°;

Vila Militar (zonas norte e oeste): 29,6°;

Forte de Copacabana (zona sul / orla): 29,2°

Seropédica (baixada fluminense): 29,0°.

Link to comment
Share on other sites

Taubaté chegando passando dos 31°C.

 

Isso, só na base do bafo quente. Já que sol mesmo, não temos.

 

William, com quase 29°C rola uma piscininha ??? :laugh:

 

 

Ta quente :

 

Lage 27,5°C

 

Reserva 24,5°C

 

CDJ Vila 24,1°C

 

A agua da piscina ta em 17°C ainda vai demorar um pouquinho :sarcastic:

 

Ta chovendo no vale Sergio ? Pico do couto pegando algo forte perto de Guara !

Link to comment
Share on other sites

RECORDE DE CALOR É QUEBRADO EM MINHA DAVIS NO ANO DE 2014!

 

No momento, faz agradáveis 35,1ºC e com isso tenho a maior temperatura

do ano, ultrapassando os 34,9C de Janeiro. :clapping: :clapping: :clapping: :heart: :heart:

 

Muito calor mesmo, amigo! Em compensação, a queda será grande no próximo final de semana por aí! Meus pais estão indo para o casamento do meu primo em BH e já os avisei de levarem um casaquinho para a noite. KKKKK Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver a previsão do GFS.

 

ATÉ O FIM DA GRADE PREVE MÍNIMAS ABAIXO DE 12 PRA SP!!! São ao menos 6 dias seguidos de frio a lá Outono ou mesmo inverno!!!

 

Será possível que veremos Outubro enfim quebrar a sequencia de médias acima, pra todo o Centro-Sul???

 

Normalidade da SSTA sugere o fim de tempos acima da média. E chuvas na média, de SP pra cima. Bem que podia chover 500 mm em Dezembro em SP!!!

Link to comment
Share on other sites

Via Climaterra facebook,

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Primeiras imagem do radar de Lontras/SC. Em laranja chuva moderada, verde fraca, tons mais fortes de laranja/moderada a quase forte.

 

 

10362950_741953005876521_1246561020091610546_n.jpg?oh=3a99982ae4d06f2235fd5198a3276664&oe=54CD7513

 

============================

 

Como podem perceber o radar não pode fazer nada é mais uma ferramenta.

 

Veja o lado bom, se o Morro da Igreja quebrar, tem outro agora. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

V

Acabei de ver a previsão do GFS.

 

ATÉ O FIM DA GRADE PREVE MÍNIMAS ABAIXO DE 12 PRA SP!!! São ao menos 6 dias seguidos de frio a lá Outono ou mesmo inverno!!!

 

Será possível que veremos Outubro enfim quebrar a sequencia de médias acima, pra todo o Centro-Sul???

 

Normalidade da SSTA sugere o fim de tempos acima da média. E chuvas na média, de SP pra cima. Bem que podia chover 500 mm em Dezembro em SP!!!

 

E o pior de tudo ( Melhor no caso ) GFS e Europeu os principais modelos convergindo pra frio forte na Mantiqueira !

 

Vamos ver furnas beliscar -8°C ou -9°C ?

Link to comment
Share on other sites

RECORDE DE CALOR É QUEBRADO EM MINHA DAVIS NO ANO DE 2014!

 

No momento, faz agradáveis 35,1ºC e com isso tenho a maior temperatura

do ano, ultrapassando os 34,9C de Janeiro. :clapping: :clapping: :clapping: :heart: :heart:

 

 

Quebrou o Recorde de 2014?? Dos memoráveis meses de Janeiro e Fevereiro??

 

Que beleza!!

Link to comment
Share on other sites

Nada mal pro conservador MBAR

 

http://i.imgur.com/oGZYWyl.png[/img]

 

Não vejo nenhum evento em 96 horas.

 

Abaixo um abstract para leitura....assim nossos desanimados amigos podem pensar no gelo Groenlândia....em paz.

 

Rodolfo: :laugh: :laugh: :laugh: :clapping: :clapping: .....não tinha pensado nisso....genial

 

superficie_2014093006.gif

 

Dahl-Jensen et al . (1998) usaram dados de dois poços profundos no manto de gelo da Groenlândia para reconstruir a história de temperatura da camada de gelo ao longo dos últimos 50 mil anos. Este exercício revelou que as temperaturas houve 23 ° C mais frio do que actualmente cerca de 25.000 anos atrás, durante o Último Máximo Glacial, mas que aqueceu a 2,5 ° C acima dos níveis atuais durante o Holoceno optimum climático de 4.000 a 7.000 anos atrás. O Período Quente Medieval também foi mais quente do que é agora, por cerca de 1 ° C, enquanto a Pequena Idade do Gelo foi 0,5 a 0,7 ° C mais frio. Após esse tempo, a temperatura do manto de gelo da Groenlândia aumentou para outro pico por volta de 1930, após o que diminuiu para o fim do registo. Em contraste com a afirmação alarmista-clima que a última parte do século 20 foi a mais quente do planeta tem sido nos últimos dois milênios, é, portanto, claro que para a Gronelândia esta afirmação é duplamente falso , como era mais quente lá durante o Medieval Período Quente (quando houve 100 ppm menos CO 2 no ar do que existe hoje em dia), assim como era também mais quentes, há meros 75 anos atrás (quando havia cerca de 80 ppm menos CO 2 no ar do que existe atualmente) .

Link to comment
Share on other sites

C. dos Afonsos com apenas 31°C no momento. Fresco.

32 graus com sensação de 35 devido a umidade de 52%, está bem parecido com ontem, pois a pesar dos 37 graus a umidade estava em 27%. O que chama atenção é o valor do CAPE projetado pra mais tarde!

 

ST de 31,4°C na ZS. Tempo nubladão e abafado por aqui. Tá com cara que vai ter chuva no fim de tarde mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui pra minha surpresa vejo um peredão branco de chuva vindo de Oeste , sentido Itajubá - Pedralva , ta quente 27°C com 60% Ura

 

 

Excelente notícia, as chuvas caindo onde realmente são necessárias!

 

Pelo menos vai encharcando a esponja , a hora que saturar o solo e a chuva mais forte vir vai acumular , pelo menos mesmo que pouco chove todos os dias o que é muito bom !

Link to comment
Share on other sites

Ontem Patrocínio registrou a maior mínima desde o começo dos registros em 1974, fez 21,8ºC. Mínimas acima de 20ºC são incomuns por aqui. O recorde anterior era de 21ºC em Setembro de 2010.

Hoje estamos registrando a tarde mais quente do ano, faz 33,9ºC.

 

O acumulado de chuva de Setembro até o momento é de 8 mm no INMET e 10 mm em casa. No ano o acumulado é de 437 mm, sendo que o normal para época seria algo ao redor dos 900 mm.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui pra minha surpresa vejo um peredão branco de chuva vindo de Oeste , sentido Itajubá - Pedralva , ta quente 27°C com 60% Ura

 

 

Excelente notícia, as chuvas caindo onde realmente são necessárias!

 

Pelo menos vai encharcando a esponja , a hora que saturar o solo e a chuva mais forte vir vai acumular , pelo menos mesmo que pouco chove todos os dias o que é muito bom !

 

 

Mas não precisa chover forte, basta ser constante essa chuva fraca, todo dia...no final se brincar acaba fechando muita estação ai acima da média sem precisar de diluvio. Essa constancia pros teus lados logo vai reverter o processo de esponja e logo para de cair! Vamos ver, seguindo essa tendencia de chuvas diarias por ai, creio eu que o volume começa a subir por volta do meio de Outubro em diante...resta esperar agora.

 

MAs os indícios continuam claros...ssta na normalidade, chuvas diárias, mesmo que fracas, tendencia de mesmo em anos secos a chuva cair com mais regularidade a partir de Outubro, desse jeito a coisa vai melhorar! Mas mesmo chovendo na média ou acima, teriam de ser dois anos seguidos com regularidade pra recuperar os reservatórios. Se nenhuma seca grave persistir, 2016 é que veremos os reservatórios dentro de um nível aceitável. E olha lá.

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo menos vai encharcando a esponja , a hora que saturar o solo e a chuva mais forte vir vai acumular , pelo menos mesmo que pouco chove todos os dias o que é muito bom !

 

Realmente eu não sei se é bom chover muito para acabar com o efeito bob esponja.

 

Tenho dúvida sobre a forma ideal para a preservação do solo.

 

Sinceros abraços.

 

ARTUR: não ficou muito claro mas já é uma luz.

 

Em conversas reservadas eu disse 50% acima da média na primavera...vem água.

Link to comment
Share on other sites

RECORDE DE CALOR É QUEBRADO EM MINHA DAVIS NO ANO DE 2014!

 

No momento, faz agradáveis 35,1ºC e com isso tenho a maior temperatura

do ano, ultrapassando os 34,9C de Janeiro. :clapping: :clapping: :clapping: :heart: :heart:

 

Parabéns, Renan! :laugh:

 

Jesus...e olha que estamos em setembro..!!

 

O recorde na convencional em JF na 61/90 para setembro foi em 27/09/1988 com 32,5...A automatica bateu 32,4 hoje...

 

Insano..!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.