Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fortes ventos atingem litoral de SP, causam estragos e deixam feridos

 

Segundo a Base Aérea de Santos, rajadas chegaram a 70 km/h.

Polícia Militar afirma que pessoas foram atingidas por telhas e galhos.

 

arvore.jpg

 

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/08/fortes-ventos-atingem-litoral-de-sp-causam-estragos-e-deixam-feridos.html

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo, me corrija se eu estiver errado, mas esta difluência no jato em 250mb é a principal causa dessas instabilidades no leste do Sul e sul de São Paulo? Conforme apontado pelo europeu, já chove em vários pontos do sul de São Paulo.

 

 

Isso Vini. A Difluência associada aos cavados embutidos no próprio Jato em 500hpas. Ainda indiretamente a formação de uma área de baixa pressão em superfície na costa do Sul, contribuiu para essas instabilidades.

Link to comment
Share on other sites

Viracopos (Campinas) com 29°C e poeira generalizada (BLDU). :shok:

 

SBKP 311850Z 21028KT 5000 BLDU SCT035 BKN100 29/10 Q1013

Era poeira para todo lado. Vento sustentado de 50 km/h em viracopos as 16h. Na unicamp (descampado e encosta), a rajada máxima foi de 103 km/h

Para o pessoal entender, olha como estava Piracicaba (aproximadamente 60 km de distância):

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/08/nuvem-de-poeira-e-fumaca-encobre-bairros-de-piracicaba-apos-ventania.html

Link to comment
Share on other sites

Bruscas variações de tempo amanhã em SP...

 

O modelo COSMO 2km, que normalmente é muito preciso para prever temperaturas está sugerindo uma manhã fria a agradável em SP, porém o calor ganharia força no começo da tarde, com os termômetros atingindo os 30C por volta das 13h.

 

Entre as 14h e as 15h, pelo modelo ocorreria uma brusca mudança de vento que viraria de Norte para Sul em toda RMSP, alcançando valores constantes de 20-30km/h. Isso faria a temperatura despencar para 20C por volta das 16h. O que provavelmente trará sensação de frio.

 

 

BINGO PARA O COSMO!

 

Acertou de forma PRECISA a hora que os ventos viraram, em Congonhas...

 

Fi7s6sb.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Choveu durante a madrugada passada aqui em Porto Alegre, mas uma boa chuva, normal e sem temporal.

O dia, no geral, foi ótimo, sem muito sol, mas excelente para caminhar e passear pela orla do Guaíba, que foi o que eu fiz... Hehehe.

Amigo Renan,

Agosto fechar abaixo da média no RS, desculpe, mas se morasses aqui concordarias comigo, é uma verdadeira piada. Não consigo entender esses números.

Se houve inverno xoxo, sem graça e praticamente sem frio foi esse. "INVERNO 14, ALGUÉM VIU, SABE ONDE?". Esse é o versinho que já escutei aqui em Porto Alegre.

Tivemos manhãs geladas, mas dias como um todo frios, dá pra contar nos dedos (e sobram muitos dedos ainda...). Tanto maio, quanto junho, julho e agosto foram insignificantes.

[MODERADO] No entanto, desculpem, mas é que não dá pra engolir um agosto abaixo da média esse ano.

Por isso que digo sempre: UM FRIO MAIS FORTE, CAMUFLA O TODO. Isso acontece e não adianta dizer que não. Quem mora aqui sabe do que estou falando.

Desculpem a repetitividade mais uma vez, mas quem disser que esse inverno foi frio no RS e SC, por favor...

Abraços e um ótimo final de domingo a todos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Choveu durante a madrugada passada aqui em Porto Alegre, mas uma boa chuva, normal e sem temporal.

O dia, no geral, foi ótimo, sem muito sol, mas excelente para caminhar e passear pela orla do Guaíba, que foi o que eu fiz... Hehehe.

Amigo Renan,

Agosto fechar abaixo da média no RS, desculpe, mas se morasses aqui concordarias comigo, é uma verdadeira piada. Não consigo entender esses números.

Se houve inverno xoxo, sem graça e praticamente sem frio foi esse. "INVERNO 14, ALGUÉM VIU, SABE ONDE?". Esse é o versinho que já escutei aqui em Porto Alegre.

Tivemos manhãs geladas, mas dias como um todo frios, dá pra contar nos dedos (e sobram muitos dedos ainda...). Tanto maio, quanto junho, julho e agosto foram insignificantes.

[MODERADO] No entanto, desculpem, mas é que não dá pra engolir um agosto abaixo da média esse ano.

Por isso que digo sempre: UM FRIO MAIS FORTE, CAMUFLA O TODO. Isso acontece e não adianta dizer que não. Quem mora aqui sabe do que estou falando.

Desculpem a repetitividade mais uma vez, mas quem disser que esse inverno foi frio no RS e SC, por favor...

Abraços e um ótimo final de domingo a todos! :good:

 

João, realmente foi um inverno bem xoxo para determinadas regiões do RS e SC...Aqui em casa não registrei uma sub 5 no ano, o que é algo raro, pois quase todos os anos tem pelo menos uma. Isso sem contar que aqueles dias frios DURANTE o dia, posso dizer que foram uns 3 a 4 dias e olhe lá.

Pra região de São Joaquim talvez na média não tenha sido ruim, mas no sentido da neve foi péssimo...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Choveu durante a madrugada passada aqui em Porto Alegre, mas uma boa chuva, normal e sem temporal.

O dia, no geral, foi ótimo, sem muito sol, mas excelente para caminhar e passear pela orla do Guaíba, que foi o que eu fiz... Hehehe.

Amigo Renan,

Agosto fechar abaixo da média no RS, desculpe, mas se morasses aqui concordarias comigo, é uma verdadeira piada. Não consigo entender esses números.

Se houve inverno xoxo, sem graça e praticamente sem frio foi esse. "INVERNO 14, ALGUÉM VIU, SABE ONDE?". Esse é o versinho que já escutei aqui em Porto Alegre.

Tivemos manhãs geladas, mas dias como um todo frios, dá pra contar nos dedos (e sobram muitos dedos ainda...). Tanto maio, quanto junho, julho e agosto foram insignificantes.

[MODERADO] No entanto, desculpem, mas é que não dá pra engolir um agosto abaixo da média esse ano.

Por isso que digo sempre: UM FRIO MAIS FORTE, CAMUFLA O TODO. Isso acontece e não adianta dizer que não. Quem mora aqui sabe do que estou falando.

Desculpem a repetitividade mais uma vez, mas quem disser que esse inverno foi frio no RS e SC, por favor...

Abraços e um ótimo final de domingo a todos! :good:

 

João, realmente foi um inverno bem xoxo para determinadas regiões do RS e SC...Aqui em casa não registrei uma sub 5 no ano, o que é algo raro, pois quase todos os anos tem pelo menos uma. Isso sem contar que aqueles dias frios DURANTE o dia, posso dizer que foram uns 3 a 4 dias e olhe lá.

Pra região de São Joaquim talvez na média não tenha sido ruim, mas no sentido da neve foi péssimo...

 

Abs

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Sobre a tese que o Marcão nao seria um lugar representativo acho w esta estação de Furnas está mostrando exatamente isso. Uma pena foi colocarmos esta estacao no fim do inverno e vai ficar para o ano que para sabermos seu potencial. ..qto a estação ficar online depende do senhor Artur...ele terá que voltar lá. .!!

 

Carlos, quanto a eu voltar lá, esse ano esquece...já foi dificil eu ir agora...pensa numa saida ai...

Link to comment
Share on other sites

Q paisagem mais linda!

 

O bom daí é q as montanhas são de fácil acesso e dá tempo de subir e fzr as imagens.

 

(As daki são diferentes... só há trilhas entre a mata fechada e leva hrs pra subir até 1.300/1.400m.

Teria q madrugar.)

 

MdF é um lugar encantador !

 

 

 

Aqui qualquer morrinho que se sobe já chega aos 1400 1500 metros com facil acesso , até nos 1700 é facil , agora acima disso já é mais complicado , achei estranho tambem que isso não é comum aqui não , esse nevoeiro na cidade , e tivemos isso ontem e hoje ! Alguma explicação ?

 

 

Inversão térmica, pegamos isso ontem indo ao PNI, a cota de neblina intensa ia até os 1400 metros (curiosamente um pouco abaixo da estação Reserva), inclusive na prática o Frost percebeu que estava até quente na neblina...e eu morrendo de frio kkkkkk...mas quando chegamos na cota dos 1500, 1600 metros, a neblina ia sumindo, até que bem acima da cota de 1660 metros(Garganta do Registro), a neblina sumia completamente! Pegamos geada na cota dos 2200 metros, mais até do que lá em cima.

 

Agora, -3,8 até eu fiquei surpreso!

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, a onda de calor de 9 de setembro de 1997, provocou máxima de 42ºC na estação Maracanã/Uerj,zona norte do Rio.

 

Na onda de calor de outubro de 2012, aqui perto de Laje do Muriaé-RJ, marcou 40,4ºC na estação convencional de Itaperuna-RJ e na estação convencional de Cachoeiro do Itapemirim-ES marcou 43,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, a onda de calor de 9 de setembro de 1997, provocou máxima de 42ºC na estação Maracanã/Uerj,zona norte do Rio.

 

Na onda de calor de outubro de 2012, aqui perto de Laje do Muriaé-RJ, marcou 40,4ºC na estação convencional de Itaperuna-RJ e na estação convencional de Cachoeiro do Itapemirim-ES marcou 43,2ºC.

 

Marinho, uma onda de calor sao 6 dias consecutivos con maximas 5 graus acima da media das maximas....E isto eh muito quente.

Link to comment
Share on other sites

AGOSTO -ROLÂNDIA/PR:

MÉDIA DAS MINIMAS: 11.9°C

MÉDIA DAS MAXIMAS: 26.4°C

MÉDIA GERAL: 19.2°C ( Agosto mais quente desde 2006)

CHUVA ACUMULADA: 32 mm ( falta a chuva de hoje)

 

Impressionante Jean, foi mais quente que agosto de 2012, com aquela mega onda de calor???

 

Sds.

Olhá Silvio, agosto de 2008 foi mais quente que o de 2012.. o que acontece é que a média das maximas em 2012 ficou em 27.2°C e esse ano em 26.4°C o que levou a maior média é que em 2012 as manhãs foram mais amenas, e levaram a média maior.. em 2012 foi 18.8°C contra 19.2°C..

E outra, aquele calorão de 2012 não pegou aqui, não tive maximas acima de 30°C naquele ano em agosto..

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos a primavera climática já está batendo em nossos portas. Essas instabilidades no começo de setembro são típicos sinais de entrada da primavera.

 

No planalto sul demora um pouco mais por causa das temperaturas, mas a dinâmica é a mesma daqui.

 

Em questão climática é a minha estação preferida, pois é muito versátil, consegue ainda ter o frio do inverno e períodos de calor aproveitável.

 

É uma época motivadora, lado ruim é que é o período que mais estamos sujeitos a enchentes!

Link to comment
Share on other sites

Ai os incríveis recordes de calor já registrados esse ano : :negative: :shok:

•Janeiro mais quente que registro.

•Fevereiro mais quente que registro.

•Março mais quente desde 2009.

•Abril mais quente desde 2007.

•Maio mais quente que registro.

•Junho mais quente que registro.

•Julho mais quente desde 2011.

•Agosto mais quente que registro.

•Maior temperatura para Janeiro: 36.0°C

•Maior temperatura para Fevereiro: 37.6°C

Link to comment
Share on other sites

No momento chuva que varia de fraca a moderada intensidade aqui no Tatuapé. Ainda bem que pelo menos hoje se confirmou a previsão de instabilidade.

15/16 graus nos postos do CGE perto daqui!

Acumulados entre 5 e 11 mm na capital paulista até o momento (SAISP e CGE).

 

A automática do Mirante soma 8,2 mm e a de Barueri 7,8 mm.

 

Mirante com 15,6°C.

Link to comment
Share on other sites

E outra, aquele calorão de 2012 não pegou aqui, não tive maximas acima de 30°C naquele ano em agosto..

 

Interessante, não sabia desse detalhe! Me lembro que Foz e Cascavel tiveram grandes anomalias, o que demonstra q o ar mais quente e seco se posicionou mais a Oeste!

A média anual de 2014 vai ser decepcionante. :negative:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No momento chuva que varia de fraca a moderada intensidade aqui no Tatuapé. Ainda bem que pelo menos hoje se confirmou a previsão de instabilidade.

15/16 graus nos postos do CGE perto daqui!

Acumulados entre 5 e 11 mm na capital paulista até o momento (SAISP e CGE).

 

A automática do Mirante soma 8,2 mm e a de Barueri 7,8 mm.

 

Mirante com 15,6°C.

 

Ao menos, já temos algum acumulado desse mês que acabou de começar no Mirante.

Como a chuva caiu depois das 9 da manhã de 31/08/2014, então o acumulado será computado no dia 01/09/2014.

Link to comment
Share on other sites

Galera, peguei e tratei os dados da convencional do INMET pras capitais do sul e fiz as médias de mínimas, máximas e compensadas (padrão INMET):

 

e9j7Xkd.png?1

 

F01Wp6l.png?1

 

Algumas análises são bacanas de fazer quando olhamos a tabela

*Curitiba foi a que mais apresentou dias acima de 25°C (quase metade do mês) e dias intercalados de muito calor e muito frio (refletiu na compensada).

Foi a que mais teve dias abaixo de 10°C.

*Porto Alegre com um clima bem extremo, teve a mínima absoluta entre as capitais no mês de agosto, foi a única com 2 dias abaixo de 5°C.

No contraponto foram apenas 9 dias acima de 25°C mas 4 deles acima dos 30°C.

*Florianópolis seguiu uma linha mais regular como é o esperado, aquecendo e resfriando mais calmamente entre os períodos

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Começou setembro!

Porto Alegre amanheceu, neste primeiro dia do mês que inicia a primavera astronômica, com temperaturas entre 14°c e 16°c.

Na parte da tarde, temos a previsão de chegarmos em torno de 25°c, conforme a METSUL.

Este é um mês conhecido por chuvas fortes, que "estragam" dois eventos importantes aqui no RS: a EXPOINTER e o ACAMPAMENTO FARROUPILHA. No entanto, já estamos acostumados. Todo ano chove muito e este 2014 não será diferente.

Abraços e uma excelente semana a todos, com paz, saúde e prosperidade! :good:

Link to comment
Share on other sites

Galera, peguei e tratei os dados da convencional do INMET pras capitais do sul e fiz as médias de mínimas, máximas e compensadas (padrão INMET):

 

e9j7Xkd.png?1

 

F01Wp6l.png?1

 

Algumas análises são bacanas de fazer quando olhamos a tabela

*Curitiba foi a que mais apresentou dias acima de 25°C (quase metade do mês) e dias intercalados de muito calor e muito frio (refletiu na compensada).

Foi a que mais teve dias abaixo de 10°C.

*Porto Alegre com um clima bem extremo, teve a mínima absoluta entre as capitais no mês de agosto, foi a única com 2 dias abaixo de 5°C.

No contraponto foram apenas 9 dias acima de 25°C mas 4 deles acima dos 30°C.

*Florianópolis seguiu uma linha mais regular como é o esperado, aquecendo e resfriando mais calmamente entre os períodos

Muito bom, Alan!

Se mais alguns membros aki fizessem análises parecidas à esta, teríamos um conteúdo de informações muito mais interessante.

 

Pelos dados do aero Afonso Pena, q representa melhor a periferia da capital paranaense , tivemos um agosto um pouco mais interessante do q mostram os dados do Inmet, representativo do "núcleo" da cidade.

 

Mínimas sub-5°, foram 3 ocorrências e bem distribuídas ao longo do mês, o q mostra q eventos de frio ñ faltaram. O q faltaram foram eventos de frio intenso.

 

Mínimas sub-10°: 15 dias, mostrando q este ñ foi o pior agosto dos últimos tempos, apenas fraco qto às mínimas absolutas diárias.

 

As máximas estiveram elevadas!

Algumas até q se salvaram, com valores próximos à 10°C.

Talvez a falta de umidade tenha contribuído para a grande qtdd de dias com valores elevados.

 

Sobre POA, se os dados fossem da base aérea de Canoas, com certeza a tabela seria muito mais interessante, acredito eu.

Toda a periferia de POA (Cachoeirinha, Gravataí, etc) se aproxima climaticamente muito mais desta última.

 

Gráficos: MÁXIMAS E MÍNIMAS DIÁRIAS, AFONSO PENA

 

AGOSTO/2014

klibild_17.gif.31289287a729aa8530b1df965eba1f0b.gif

klibild_16.gif.f6d42b1cc95722541ec00d041d9eeeb6.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.