Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rodolfo acredita que dessa vez teremos maiores acumulados no Sul de MG ? E uma pergunta , quando ira se dissipar essa fumaçada que ta deixando o céu branco por aqui ?

 

Acho que não. Provavelmente o mesmo que já vem sendo acumulado. A chuva mais volumosa (se de fato ocorrer), ficará restrita pra faixa leste paulista. Talvez o segundo sistema, pode trazer algo a mais, mas só ao longo da semana pra falar melhor.

 

Quanto a fumaça, acho que vai é piorar, porque amanhã o vento vira pra norte... Tensooo! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões de 30, 40 dias não são meio furadas.

Estou lembrando, que alguém postou, no final de julho no monitoramento, que no dia 31 de agosto teria uma massa polar no Pacífico a oeste do sul do Chile com centro de 1052 hPa,previsão era do CFS.

 

Agora o CFS prevendo para outubro uma erupção polar continental, será que vai confirmar daqui a 40 ou 45 dias?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

No momento (13h05min) temperaturas entre 21°c e 23°c na maior parte da cidade!

A chuva deve chegar em Porto Alegre amanhã, mas a temperatura não deve cair após sua passagem, pois nenhum ar polar na retaguarda é previsto.

Segue previsão da SOMAR para setembro, no que diz respeito ao volume de chuva e temperaturas, que devem ficar acima da média, apesar de termos a possibilidade ainda de algum friozinho no próximo mês que está chegando.

Abraços a todos e um excelente final de semana! :good:

http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/60274/setembro-comeca-daqui-3-dias--sera-que-agora-inicia--o-periodo-de-chuvas-mais-intensas-no-brasil?/

Link to comment
Share on other sites

Olhando a longo prazo, os dois modelos que chegam a 14 dias de grade, estão sinalizando uma forte anomalia de calor para meados de Setembro em São Paulo! Talvez resultante de pré-frontal, mas de qualquer forma poderá ser muito significativa.

 

Primeiramente o GFS no seu modo Ensemble as 0z, mostra até 70% de chances (ou seja 14 dos 20 membros estão sugerindo...), de máximas acima de 30 graus para o período. Para cálculos em Ensemble, e a uma distância de mais de 10 dias, trata-se de um excelente grau de acordo no modelo.

 

2jSR2cF.png

 

Para demonstrar o tão forte seria essa anomalia, até 20% dos membros (4 dos 20 membros) estão sugerindo máximas acima de 33/34C para o período, embora o consenso não seja este.

 

9Z8dJKA.png

 

Esse mapa mostra o quão tão bom é consenso do GFS para o calor. Reparem que a linha de Geopotencial de 582 (Uma espécia de fronteira imaginária entre o ar polar e o ar quente), está sobre o sul do país, pela grande maioria dos membros. Isso na prática, reforçaria a atuação do Anticiclone sobre o Centro-Oeste no estado de SP, além de barrar na Argentina as massas de ar frio.

 

legooJ8.gif

 

Outro modelo que está sugerindo uma forte anomalia de calor é o GLOBAL do CPTEC, com máximas de quase 32C na média dos membros...

 

DY86aue.png

 

Pra completar as mais recentes simulações do CFS estão sugerindo há 8 dias seguidos, fortes anomalias positivas de temperatura em Setembro no estado de SP, bem como na maior parte do Centro-Sul do país... Negócio vai ficar quente pelo visto!

 

ocMFuwz.png

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, postei 3 mapas de precipitação acumulada e já venho batendo nessa tecla a 2 dias...

 

Em todas as saídas o GFS mantém um bloqueio feroz(esse dá pra classificar sem dúvidas como bloqueio se confirmar) , com um quadro sinótico bem parecido com o que ocorreu no Verão... Uma Alta no Oceano Atlântico hibernando por lá e bloqueando praticamente tudo. Por isso que digo que tem que estudar esse ano de 2014, essa persistência do mesmo quadro sinótico desde do Verão ao Inverno não é nada normal.

Link to comment
Share on other sites

MM é um termo usado pelo usuário Marcos, de Porto Alegre, que quer dizer Maldição Maldita hehehhe..

 

significa que nuvens aparecem para estragar a festa da queda da temperatura!

 

Espero ter ajudado, Gvieira :good:

 

Maldição Maldita, essa foi boa :rofl: :rofl:

Originalmente era maldição maldita da madrugada (MMM), mas o pessoal simplificou, hehe.

 

Por aqui o tempo está totalmente limpo desde a manhã de ontem. Ontem tive variação de 9,1° a 22,4°. Hoje a mínima ficou em 10,5° e agora faz 24,8° com 51%. A expectativa é de virada no tempo de madrugada com chuva forte. A vantagem de morar no Sul é que temos essas mudanças malucas: mal esquentou e já bem bomba, hehe.

 

Abraços sem MM!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, postei 3 mapas de precipitação acumulada e já venho batendo nessa tecla a 2 dias...

 

Em todas as saídas o GFS mantém um bloqueio feroz(esse dá pra classificar sem dúvidas como bloqueio se confirmar) , com um quadro sinótico bem parecido com o que ocorreu no Verão... Uma Alta no Oceano Atlântico hibernando por lá e bloqueando praticamente tudo. Por isso que digo que tem que estudar esse ano de 2014, essa persistência do mesmo quadro sinótico desde do Verão ao Inverno não é nada normal.

 

O que mais me deixa curioso, é ver a média final de todas as capitais, quando o ano acabar! Acredito em boas surpresas. De repente alguns até comecem a concordar comigo em alguns aspectos (não todos, mas alguns...) .Como diz às vezes o amigo Mafili: "tempos interessantes".

Sem polêmicas.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, postei 3 mapas de precipitação acumulada e já venho batendo nessa tecla a 2 dias...

 

Em todas as saídas o GFS mantém um bloqueio feroz(esse dá pra classificar sem dúvidas como bloqueio se confirmar) , com um quadro sinótico bem parecido com o que ocorreu no Verão... Uma Alta no Oceano Atlântico hibernando por lá e bloqueando praticamente tudo. Por isso que digo que tem que estudar esse ano de 2014, essa persistência do mesmo quadro sinótico desde do Verão ao Inverno não é nada normal.

 

O que mais me deixa curioso, é ver a média final de todas as capitais, quando o ano acabar! Acredito em boas surpresas. De repente alguns até comecem a concordar comigo em alguns aspectos (não todos, mas alguns...) .Como diz às vezes o amigo Mafili: "tempos interessantes".

Sem polêmicas.

Abraços! :good:

 

Mirante de Santana e Congonhas chuto uma média anual em torno de 21,x a 22,x . Eu acredito plenamente no ano mais quente da história de São Paulo :heat:

Link to comment
Share on other sites

Mirante de Santana e Congonhas chuto uma média anual em torno de 21,x a 22,x . Eu acredito plenamente no ano mais quente da história de São Paulo :heat:
O recorde no Mirante é 21,2°C em 2002, a única vez (Até hoje) que a média compensada anual chegou nos 21°. :heat:

 

---------------

O estado de SP já teve ondas de calor no verão causadas por bloqueios (1971, 1984, 1999...).

Mas não é coisa comum, como bem disse o Rodolfo.

Porém, esta de 2014 superou a todas, de longe.

 

----------------

Depois de madrugada e início de manhã nublados, Sampa tem sol e céu limpo.

Mirante marcava 23,9°C às 14h.

Link to comment
Share on other sites

Pra completar as mais recentes simulações do CFS estão sugerindo há 8 dias seguidos, fortes anomalias positivas de temperatura em Setembro no estado de SP, bem como na maior parte do Centro-Sul do país... Negócio vai ficar quente pelo visto!

Alguns picos de calor em setembro na estação do INMET (Mirante de Santana) na capital paulista:

 

34,3°C (30/09/1952)

 

35,2°C (20/09/1961)

35,0°C (21/09/1961)

35,1°C (27/09/1961)

 

33,7°C (01/09/1963)

33,4°C (04/09/1963)

 

33,5°C (04/09/1965)

 

33,1°C (10/09/1975)

 

33,7°C (13/09/1988)

34,9°C (27/09/1988)

33,4°C (23 e 24/09/1988)

 

34,0°C (09/09/1997)

 

34,1°C (24/09/2003)

 

35,3°C (26/09/2004)

34,7°C (24/09/2004)

34,3°C (28/09/2004)

 

34,1°C (15/09/2006)

 

34,2°C (20/09/2007)

34,3°C (23/09/2007)

Link to comment
Share on other sites

Dia típico de Maria da Fé aqui na Região... Mínima de 6,5ºC no INMET topo, porém na PWS Livramento de 2ºC...

 

E posso afirmar que o dia está quente, [MODERADO]

 

No momento 24/25ºC, tempo ensolarado. Não tenho mais dúvidas que um dia com 10/15ºC é sem dúvidas mais frio que 2/25.

 

Vamos ter mudança no tempo, com tempestades que deverão ser fortes, principalmente na Região de Soledade...

 

4eTo0cN.png

Link to comment
Share on other sites

Pra completar as mais recentes simulações do CFS estão sugerindo há 8 dias seguidos, fortes anomalias positivas de temperatura em Setembro no estado de SP, bem como na maior parte do Centro-Sul do país... Negócio vai ficar quente pelo visto!

Alguns picos de calor em setembro na estação do INMET (Mirante de Santana) na capital paulista:

 

34,3°C (30/09/1952)

 

35,2°C (20/09/1961)

35,0°C (21/09/1961)

35,1°C (27/09/1961)

 

(...)

 

 

Embora não reflita na média, não é anormal temperaturas muito altas em Setembro, assim como erupções polares intensas, devido a extremidade de temperaturas típica da Primavera.

 

 

Mirante de Santana e Congonhas chuto uma média anual em torno de 21,x a 22,x . Eu acredito plenamente no ano mais quente da história de São Paulo :heat:
O recorde no Mirante é 21,2°C em 2002, a única vez (Até hoje) que a média compensada anual chegou nos 21°. :heat:

 

---------------

 

 

Em relação a média do Mirante de Santana, dei uma olhada no meu controle, e até ontem, se eu não estiver enganado, o Mirante de Santana tinha de Temperatura Média Compensada em 2014 significativos 20,9C!.

 

Não dá pra descartar a possibilidade de quebrar esse recorde... Ta com pinta disso!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com Sol nesta manhã e 12°

Os Ipês continuam floridos...

 

Os ipês ficam floridos durante quanto tempo ?

Legal!

 

Bem, pelo q já observei eles começam a ficar floridos em meados de agosto e permanecem assim por 2 semanas em média.

Se o tempo colaborar (gostam de dias secos e ensolarados) podem durar até 20 dias.

Dp as flores caem (na vdd caem todos os dias) e a árvore começa a se encher de folhas.

Pela previsão, amanhã já deve chover aki e com isso uma grande qtdd de flores deve cair.

 

Aki onde estou ( bairro Mercês) tem alguns de flores miúdas e roxas q já estão no final da florada.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com Sol nesta manhã e 12°

Os Ipês continuam floridos...

 

Os ipês ficam floridos durante quanto tempo ?

Legal!

 

Bem, pelo q já observei eles começam a ficar floridos em meados de agosto e permanecem assim por 2 semanas em média.

Se o tempo colaborar (gostam de dias secos e ensolarados) podem durar até 20 dias.

Dp as flores caem (na vdd caem todos os dias) e a árvore começa a se encher de folhas.

Pela previsão, amanhã já deve chover aki e com isso uma grande qtdd de flores deve cair.

 

Aki onde estou ( bairro Mercês) tem alguns de flores miúdas e roxas q já estão no final da florada.

 

Abraço

A florada dos ipês depende muito da qualidade do inverno e da ocorrencia ou não de calor forte em agosto. Em anos com 2000, 2004 e 2011, só floresceu em 1o de Setembro. Em 1999, a dormencia precoce (Curitiba teve 5o/6oC em abril) e o calorão da segunda quinzena os fizeram brotar antes...

Link to comment
Share on other sites

Legal!

 

Bem, pelo q já observei eles começam a ficar floridos em meados de agosto e permanecem assim por 2 semanas em média.

Se o tempo colaborar (gostam de dias secos e ensolarados) podem durar até 20 dias.

Dp as flores caem (na vdd caem todos os dias) e a árvore começa a se encher de folhas.

Pela previsão, amanhã já deve chover aki e com isso uma grande qtdd de flores deve cair.

 

Aki onde estou ( bairro Mercês) tem alguns de flores miúdas e roxas q já estão no final da florada.

 

Abraço

 

Os ipês floridos ficam exuberantes, pena que a florada dura tão pouco tempo...

Link to comment
Share on other sites

[attachment=0]ecmwf_t2m_anom_brazil_28.png[/attachment]

Fortíssimo calor pré-frontal apontado pelo ECMWF das 12Z para 162h. Reparem nas anomalias de até 25°F (na ordem de 12/15°C). Nessas condições, o extremo oeste do RS poderia amanhecer com 23/25°C no dia 6! Imaginem Santa Maria! Vamos acompanhando.

 

Impressionante!!

Setembro sempre se notifica pelos extremos! Em 2004 tivemos uma onda de calor épica em setembro.

Vamos acompanhar.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Após um dia bem agradável e com Sol aqui no Tatuapé. Agora temos a chegada da MM, que ainda não fecha por completo o céu!

Agora faz 17 graus nos postos de CGE!

 

==========================================================================

 

Nossa Rodolfo! Agora fiquei bem desanimado ao saber que na segunda semana de setembro, a capital paulista poderá ter temperaturas altas, acima dos 30 graus. Achei que a circulação da possível nova ASAS pudesse deixar o tempo mais agradável por aqui!

Agosto/Setembro é uma época crítica demais quando se fala em secura do ar, poluição não só aqui em Sampa como no interior do Brasil!

Link to comment
Share on other sites

Final da tarde com grande contraste de temperaturas no leste paranaense.

Às 18:00h: 19,4° em Curitiba e 16,2° em Pinhais.

No aero Afonso Pena, 15°C

O céu está sem nuvens em toda a região, com algumas Cirrus no horizonte já anunciando a instabilidade q se aproxima.

Ventos soprando de NE fracos/moderados.

UR 66% Curitiba, 76% Pinhais e 88% no Afonso Pena.

A temperatura máxima hj na capital paranaense chegou à 26°C no Simepar.

5a4e89782f856_2014-08-3018_10.40-1.jpg.a612dce03b15d22979563dfb7c19f3af.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pra completar as mais recentes simulações do CFS estão sugerindo há 8 dias seguidos, fortes anomalias positivas de temperatura em Setembro no estado de SP, bem como na maior parte do Centro-Sul do país... Negócio vai ficar quente pelo visto!

 

ocMFuwz.png

 

Nao sei.....mas ler e postar no cel eh ruin demais.

 

O vini postou um grafico do cfs no outro topico.

 

 

Discordo plenamente do CFS

R

Beujisg

Link to comment
Share on other sites

Grande formação convectiva no sudeste e centro sul do Pará!

Isso é uma ótima notícia já que a região também tem sofrido com as queimadas e a chuva poderá dar uma amenizada.

 

Além disso, nos últimos dias têm havido desenvolvido de alguns núcleos mais isolados no MT e até mesmo em GO/DF e nesse sábado não foi diferente.

 

Dbkq3gI.jpg

 

A umidade já começa aos poucos a aumentar no centro norte do Brasil.

Apesar da formação de uma nova ASAS à partir do fim de semana que vem, os modelos indicam alguma chuva sobre o oeste de MT e sul da Amazônia

Link to comment
Share on other sites

Será que esta estação do PNI-Furnas vai brilhar? Pelo visto sim!

 

Sérgio, é verdade, a máxima hoje foi novamente sub-20, graças à nebulosidade ainda remanescente. Hoje

só chegou a 19,3ºC, foi a terceira sub-20 seguida.

 

Porém, amanhã vai até fazer um calorzinho, graças à intensificação dos ventos de norte.

 

Rodolfo, me chamou a atenção a presença de uma grande alta em 700hpa no coração do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Não vi ninguém comentado, mas o Radar de Santiago, está captando várias células com mais de 65 DBZ sobre o RS esta noite. Estas instabilidades estão associadas com o avanço do cavado em média/alta troposfera que comentei no tópico para o Sudeste.

 

Altíssimo potencial para tempestades acompanhadas de granizo nas próximas horas.

 

UMdTClI.png

Link to comment
Share on other sites

O vini postou um grafico do cfs no outro topico.

 

 

Discordo plenamente do CFS

R

Beujisg

 

Procurei esse gráfico do CFS e não achei. Se você puder postar aqui esse gráfico que o Mafili tá falando, eu agradeceria Vini :ok:

 

Obviamente o Vini tem acesso a mais mapas do CFS do que eu hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Carlos

Olhe a variação de hoje:

 

24,5º (INMET)

 

26,0º (Simepar)

É bem estranha essa diferença entre Simepar e Inmet qdo ambas as estações estão praticamente instaladas no mesmo local.

Ñ se trata de alguns décimos e sim de 1,5°C!

Já era pra eu ter ligado pro Simepar e perguntado à respeito dessas diferença frequentes, mas das vzs q liguei pra tratar de outros assuntos acabava sempre aguardando 5/10 minutos na linha ouvindo akela musikinha chata.

Eu ñ tenho paciência pra isso.

Assim como vc já fez, mando emails e nada de respostas!

Fica difícil assim!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, caiu um raio atrás de casa e queimou a árvore... Estava até agora saindo fumaça de lá. Foi um verdadeiro "cagaço" aqui em casa.

 

Porém foi só uma chuvarada de raio, deve ter chovido uns 5 mm.

 

E mais uma vez o motivo do interior da campanha não ter cidades , essas células severas sempre se formam naquela região desabitada. Imagina isso em uma cidade anualmente (sendo bonzinho) .

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.