Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Recordes Históricos de Santa Catarina


Moretão
 Share

Recommended Posts

[/color]

 

DEU -11/-14/-11

 

MÁXIMA, AÓ A MEMÓRIA, MINHA, PODE ESTAR FALHA; 4/6/8.

 

Eae Coutinho, só pra tirar uma duvida minha, pela reanalise a temperatura em 850 hpa era de 8 e 10,a maxima nao seria muito baixa com sol pra ter esses valores?

 

Ja que geopotencial nao é a principal mediçao de frio?

 

So estou perguntando pra tirar minha duvida ja que eu gosto de pegar dados de estacoes e ver o gepotencial no local no mesmo dia, vc por exemplo sabe quando ve a previsao em 850 hpa pra sao Joaquim vc ja sabe por exemplo qual valor vai dar ai né?Por exemplo 2 a 4 em 850hpa em Sj vc ja deve saber ah vai dar uns -2 aqui,ou nao tem nada ver?Pode por exemplo ai em Sj uma noite com geopotencial em 10graus com ceu limpo ser mais frio do que uma noite com geopotencial em 0 graus na mesma condicao?

Link to comment
Share on other sites

AS REANÁLISES NÃO SÃO CONFIÁVEIS. NA DE 1999/ABRIL, É DIFERENTE DA QUE OCORREU, AGORA IMAGINE EM 1950/60!

 

PODES TER 8/10°C EM 850 E DAR BEM ABAIXO DE ZERO, TAMBÉM COMO É UM BURACO, AR PARADO, PODE TER MÁXIMA BAIXA COM TEMPERATURA ALTA EM 850, COMUM NO VALE DO ITAJAÍ, ITUPORANGA COSTUMA TER ISTO.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho..

 

Vc me chama de Carlos Confusão por querer saber o que houve no dia mais frio na história do Brasil...

 

Vc sabia Coutinho. ..que um pessoal da USP...mediu o Pico da Neblina e descobriram que tem 2993.8 metros...e não 3.014 metros...como estava em todos livros de geografia. ..que aprendemos na escola.

 

Se o Sr Ronaldo Coutinho estivesse acompanhando isso....Chamaria o pessoal da USP de confuseiros...querendo desrespeitar as pessoas que registraram os famosos 3014 mts

 

Que atraso essa tua postura..!!!

Link to comment
Share on other sites

Carlão, o que vc tá fazendo pela climatologia brasileira é no mínimo histórico, vc calcula média, média 24 horas, média móvel, média de tudo quanto é formato, e a muitos anos! Tenho certeza que muito meteorologista de carteirinha já usou ou vai usar seus dados, que são únicos no Brasil. Fora seu esforço com o PNI, que já é algo inacreditável e hoje é realidade.

 

O projeto pontos Culminantes do Brasil, foi lançado em 2001, numa parceria entre o IME e o IBGE. Seu objetivo foi determinar com exatidão as altitudes corretas das maiores elevações brasileiras. Até então, acreditava-se que o Brasil tinha um ponto acima de 3000 metros, que era o pico da Neblina, com 3014 metros de altitude. Quem foi aluno das séries fundamentais antes de 2001, com certeza teve que engolir as altitudes das maiores montanhas brasileiras e o mantra sagrado dos 3014 metros.

 

E o resultado desta pesquisa inédita, usando GPS de precisão e a mesma metodologia em todas as montanhas avaliadas, foi obtido somente após 2005, com a medição do Monte Roraima. E descobriu-se que no Brasil não há NENHUMA montanha com 3000 metros, que a Pedra da Mina era mais alta que o Agulhas Negras, e por ai vai.

 

Então, estou dando meu apoio a sua pesquisa, e gostaria de ver sim o seu resultado. Se houver comprovação que os -14 não existiram, ou que existiram, tanto faz pra mim, acho que a pesquisa científica, seja por qualquer motivo, sempre será válida e não pode ser reprimida sob qual pretexto for.

 

Eu particularmente acho que não fez -14, houve algum erro de medição ou alguma negligencia não relatada, e acho que lendo algum material sobre morte de animais, não é apenas frio de -10 ou -14 que podem matar. A maior mortandade de bovinos nos últimos 8 anos aconteceu em 15 de Julho de 2010. Segue texto na íntegra:

 

"Segundo o presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Jesus Camacho, apenas no município que fica a 267 km de Campo Grande, o número de animais mortos é de 439, mas pode chegar a 700 por causa da continuidade do mau tempo. Até sábado (17), os produtores do município contavam pelo menos 300 cabeças de gado mortos em Caarapó. Mas, na manhã do domingo (18), apareceram mais animais que não suportaram as baixas temperaturas, que podem ter chegado aos 3ºC na madrugada, com sensação térmica de - 2°C."

 

NEsta onda de frio que começou em 15 de Julho, a contagem de animais mortos superou os 5000, e estamos falando de gado, não pequenos animais.

 

Agora vamos falar da onda de frio de Julho de 2014 ( quer dizer, se é que dá pra dizer que teve onda de frio forte em 2014). O relato abaixo é de localidades ao norte do MS, locais que não costumam negativar muito:

 

" Mais de 400 bovinos, segundo contagem parcial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), morreram em propriedades rurais do município de Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a Iagro, exames clínicos da técnica da agência na região realizados nesta segunda-feira (28) em animais de três das quatro propriedades que informaram os casos, apontaram que os bovinos teriam morrido de hipotermia, que ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal.

 

As informações que temos apontam que a inversão climática que ocorreu na região entre quinta e sexta-feira (dias 24 e 25), somada a chuva, provocou uma sensação térmica baixa. Como o nelore não tem muita resistência ao frio, e os animais dessas propriedades estavam em áreas que não tinham nenhum capão de mata ou árvores para se abrigarem, acabaram sofrendo um processo de hipotermia e morrendo”, explica, completando que as maiores vítimas foram os animais mais jovens, que têm menor resistência.

 

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), entre quinta-feira (24) e segunda-feira (28), choveu em Coxim 138 milímetros, sendo os maiores volumes na quarta-feira (87 milímetros) e no sábado (37 milímetros).

 

A temperatura, ainda conforme o Cemtec-MS, oscilou entre a máxima de 15ºC e a mínima de 13ºC na sexta-feira, de 17ºC a 14ºC no sábado (mas com sensação térmica de 12ºC), de 23ºC a 16ºC no domingo (com sensação de 16ºC) e de 28ºC a 18ºC na segunda-feira (com sensação de 18ºC).

"

 

Portanto, cai por terra a teoria de que animais só morrem com -10 pra baixo. Está na mídia e a fonte segue abaixo:

 

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/07/frio-pode-ter-provocado-morte-de-centenas-de-bovinos-em-ms-diz-iagro.html - onda de frio de 2014

 

http://noticias.r7.com/cidades/noticias/frio-pode-ter-provocado-morte-de-quase-2-000-cabecas-de-gado-no-ms-20100719.html - onda de frio de 2010, a mais mortifera em 8 anos no Brasil.

 

Apresentei os argumentos agora resta conseguirmos os dados do dia anterior ao dia 11.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, quero deixar claro que eu ACREDITO na veracidade das informações prestadas pelo seu Vilson, só estou tentando descobrir se houve uma falha na leitura, localização inadequada da estação (ou não), algum travamento do termometro, falha no liquido de mercurio (que faz com que haja separação da linha de mercurio na coluna), leitura em Fahrenheit, algum fator alheio à sinceridade e veracidade dos relatos do seu Vilson. De forma alguma tenho intenção de denegrir ou colocar em duvida a integridade desta pessoa.

 

Só penso que a pesquisa é valida e pode sim causar mudanças em mantras antigos que sempre se acreditava. Quando houve a evolução do trem a vapor, no século 19, se acreditava que uma velocidade maior que 30 km/h poderia matar uma pessoa, e foi provado que não.

Link to comment
Share on other sites

O MESMO BOVINO QUE MORREU NO MS COM APENAS 5°C, ESTAVA BELO E FACEIRO AQUI NO PASTO AO LADO DE CASA APÓS PASSAR A MADRUGADA COM -6°C.

 

CONTEXTO DIFERENTES PARA MORTE DE ANIMAIS, NO CENTRO-OESTE É MUITO DEVIDO AO CHOQUE DE TEMPERATURA EM POUCO TEMPO ALIADO AO VENTO. AQUI OS ANIMAIS NATIVOS ESTÃO PREPARADOS PARA ENFRENTAR ATÉ -4/-8 SEM GRANDES PROBLEMAS, QUANDO PASSA MUITO DISTO OU QDO OCORRE NEVADAS GRANDES A COISA MUDA DE FIGURA.

 

TENHO ÁRVORES QUE NO AMBIENTE NATIVO DELAS ENFRENTAM ATÉ -20/-40°C, MAS MORREM EM S.JOAQUIM OU SOFREM DURAMENTE, QUANDO FAZ APENAS -2/-4 OU MENOS NA HORA ERRADA! INCLUSIVE ESPERO PERDAS DE ALGUMAS ÁRVORES DEVIDO AOS MEDÍOCRES -3/-5......QUE VIRÃO NUM CONTEXTO DIFERENTE DO QUE ESTÃO ACOSTUMADAS.

 

ALGUNS ANOS ATRÁS, UM PRODUTOR PERDEU ÁRVORE INTEIRA DO POMAR POR CONGELAMENTO, -6/-8, NO CASO CAQUI, POIS VEIO NA HORA ERRADA, NO PERÍODO NORMAL NÃO FARIA CÓCEGAS.

 

O MESMO GADO QUE MORREU NO CENTRO-OESTE, ESTANDO AQUI, ACLIMATADO, NÃO MORRERIA. TEMPERATURA DIFERENTES EM CONTEXTOS DIFERENTES.

 

 

PERGUNTAR PARA EPAGRI....ENTÃO TÁ, VÁ LÁ E PERGUNTE QUANTAS GEADAS DERAM EM 2008/2009 NO VERÃO, PERGUNTE QUANTOS DIAS DE GRANIZO DEU ENTRE 1999 ATÉ HOJE AQUI NA SERRA E O NÚMERO DE GEADAS, PERGUNTE SE EM 2013 SC TEVE O RECORDE DE DIAS DE GEADA COM 123 DIAS....AÍ VÃO DIZER QUE ESTÁ ERRADO E QUE O COUTINHO INVENTOU TUDO.....ENTRE O QUE ELE DIZEM OU INFORMAM E O QUE CONVERSEI COM A FONTE, FICO COM A FONTE. INFELIZMENTE O SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA EPAGRI NÃO É CONFIÁVEL, TEM MUITOS ERROS E VÃO DEMORAR MUITO CORRIGÍ-LOS. EU MESMO JÁ CORRIGI DADOS, NA ÉPOCA DE VIDEIRA, NUM LEVANTAMENTO QUE FIZERAM E IRIAM DAR AOS JAPONESES, TINHA MUITOS ERROS.

Link to comment
Share on other sites

Estou curioso com essa pesquisa de -14. Para mim é um dado "freak", muito provável de ser um erro. Mas vamos ver os dados historicos nos dias anteriores e subsequentes, bem como as maximas e estações próximas para confirmar a coerência e para uma melhor compreensão.

 

SERÁ QUE AJUDA?

 

ITUPORANGA JÁ TEVE MÁXIMA INFERIOR A S.JOAQUIM OU MUITO PRÓXIMA COM CÉU CLARO, SÓ QUE LÁ ESTÁ A 350/450 M E AQUI 1412 m. O MAIOR PROBLEMA É O VAZIO DE ESTAÇÕES EM VOLTA, NÃO TEM NENHUMA A MENOS DE 50 KM EM LINHA RETA E O RELEVO É EXTREMAMENTE DIFERENTE NESTE RAIO DE 50 KM. CAÇADOR É UMA URUPEMA GIGANTE EM TERMOS DE BAIXADA, PORÉM, DIFERENTE DE URUPEMA NÃO É PLANO POR IGUAL, HOJE A ESTAÇÃO ESTÁ EM OUTRO LUGAR, DENTRO DESTA GRANDE BAIXADA. VIDEIRA TEM COMPORTAMENTO SIMILAR, MAS É NOVA. DENTRO DE FRAIBURGO, MEDIÇÃO DAS EMPRESAS, ABRIGO DE MADEIRA A 1,5 M, TEM VALORES DE ATÉ -11°C, SÃO BAIXADAS PEQUENAS. QDO ESTAVA EM FRAIBURGO, ENTRE A ESTAÇÃO/TOPO E A MINHA CASA, BAIXADA, +- 600/1000 M DE DISTÂNCIA, TIVE MÍNIMAS ENTRE 6,++/TOPO E -1,++/CASA (NUM LOCAL CERCADO POR MURO ALTO, OU SEJA, NO TERRENO DA FRENTE FOI MENOS, EM MENOS DE 1000 M TEVE UMA DIFERENÇA DE 7/9°C. E COMO COMPARAR UMA MELANCIA COM UM FEIJÃO!!!

 

O RADAR ANTIGRANIZO FICA NUM CUME A 1042 M E A +- 3 KM DO CENTRO DE LEBON RÉGIAS, RADAR; 7,8°C LEBON -2/-3°C.

 

O CARLOS PEGA B.JESUS/TOPO, CAMPOS NOVOS/TOPO E QUER VER QTO DEU NUMA IMENSA BAIXADA A LÁ POÇOS DE CALDAS. PERGUNTA PARA PESSOAS, DA ÁREA, QUE MUITAS VEZES NEM GEADA VIRAM NA VIDA!

 

JÁ ESCUTEI DE PROFISSIONAIS DA ÁREA QUE COM VENTO NÃO TEM GEADA E NÃO TEM NEVOEIRO, ASSIM COM DIZEM QUE NÃO NEVA COM 8/10°C. AÍ EU PERGUNTO, FALE COM PROFISSIONAIS QUE NÃO CONHECEM A REGIÃO E PERGUNTE A ELES SE PODE TER GEADA COM VENTO DE 30 KM OU MAIS, SE PODE TER NEVOEIRO OU NEVE COM 8°C E NO BRASIL! E ISTO EM PLENO SÉCULO 21, ONDE COM CERTEZA SERIAS O PRIMEIRO A DUVIDAR, COMO ACONTECEU AQUI NO FÓRUM, ONDE FALTO POUCO PARA ESCREVEREM QUE ERA MENTIROSO.

ATÉ QUE HAJA UMA PROVA CONTUNDENTE, ESTÃO CHAMANDO UM PROFISSIONAL DEDICADO (WILSON) DE MENTIROSO POR SE ACHAREM MAIS OU MENOS .

 

 

DE S.JOAQUIM, OLHANDO OS DADOS, VEJO QUE A MÉDIA DE 5,8 EM JUNHO DE 63 PODE ESTAR ERRADA. PEGANDO OS DADOS DE URUSSANGA/INMET, TEM ERRO DE MÉDIAS EM ALGUNS ANOS......E ASSIM VAI. AÍ PERGUNTO, VALE MAIS DADOS NÃO CONFIÁVEIS OU A PALAVRA DE QUEM FEZ E VIVENCIOU O FATO?

 

CAINDO NEVE AQUI E GENTE SENTADO A 240 KM DAQUI DIZENDO QUE NÃO ERA, SIM CHUVA CONGELADA.....GEADA NO PÁTIO E 14,0 NO ABRIGO DO INMET "NÃO DEU GEADA".....

 

É CANSATIVO ESTA LADAINHA. JÁ TIVE -0,9 E NO MESMO HORÁRIO, 2 KM DAQUI, 13,4°C E SE TIVESSE A ESTAÇÃO NO CETREJO, ESTARIA -2/-3°C. DIRIAM QUE ESTAVA ERRADA....

 

 

RESPONDENDO; JÁ VÍ NEVOEIRO COM VENTO FORTE, GEADA COM VENTO FORTE E NEVE COM SOL E NUVENS E 8°C E NO BRASIL

Link to comment
Share on other sites

O MESMO BOVINO QUE MORREU NO MS COM APENAS 5°C, ESTAVA BELO E FACEIRO AQUI NO PASTO AO LADO DE CASA APÓS PASSAR A MADRUGADA COM -6°C.

 

Ronaldo,

 

Tem certeza que era o mesmo bovino que morreu?

 

Não resisti.

 

Aqui está parecendo facebook:

 

Coutinho....Carlos....Cutucou você....Escreva uma mensagem para Carlos.

 

Como disse Machado de Assis: (algo assim) _"Cutuquem com elegância no texto, pois, até o cutucado entender , se entender, o tempo passará e o tempo é o senhor da razão"

 

do mesmo Machado, " Não vá direto aos queixos do pretenso ignorante, pois como tal a reação pode ser impensada".

 

E lá vamos para mais uma sexta-feira.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Coutinho....Carlos....Cutucou você....Escreva uma mensagem para Carlos.

 

Bom dia Mafili.......

 

Hoje vou cutucar ou tumultuar....novamente......vou começar provocando pegando os dados de Caçador e outras estações do dia **Anterior** e **posterior**.........será grave esta minha atitude....E se caso postar estes dados históricos dos anos 50 que está no Bco de dados do Epagri Ciram.....que eu não seja suspenso por isso.... :mosking:

 

Sobre a resistência ao frio dos animais.......Vou entrar em contato ainda hoje com a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos – ACCB, na questão de pesquisar sobre o este assunto.

 

No Mato Grosso do Sul houve casos de 600 animais que morreram com 3 graus positivos.....com sensação térmica de -3.......Aliás em Caçador a sensação térmica de -14....pode ter matado os animais....

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET e outros registros notáveis

Temperatura Mínima Absoluta e outras mínimas notáveis (°C) Setembro

Estado de Santa Catarina

 

São Joaquim " " -7,5ºC # 3/9/1964

Caçador " " -7,0ºC # 3/9/1964

Urupema ". ". -6,3°C # 2015

Água Doce/Herciliópolis ". " -4,9°C # 2015

Irineópolis " " -4,6ºC # 1964

Xanxerê " " -3,8ºC # 1968

Porto União " " -2,7ºC # 1964

*Campo Alegre " " -2,8ºC # 1964

Lages " " -2,6ºC # 1966

*Joaçaba " " -2,4° # 1966

Campos Novos " " -1,6ºC # 1972

Urussanga " " -1,4ºC # 1964

Orleans " " -1,2 # 1968

 

 

Chapecó " " 1,5ºC # 1983

Araranguá " " 1,6ºC # 1964

*Brusque " " 1,8°C # 1964~

*São Domingos " " 2,0°C # 1981

Indaial " " 2,2ºC # 1980

Camboriú " " 2,4ºC # 1964

*Blumenau " " 4,3°C # 1964

*Timbó " " 3,0°C # 1964

Florianópolis " " 4,4ºC # 2006

Laguna " " 5,8ºC # 1964

São Francisco do Sul " " 6,0ºC # 1977

 

 

 

Fonte: http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

Observação do Moretão:" *Não necessariamente são recordes, apenas os menores valores disponíveis no BDMEP. São estações com muitos dados faltantes e/ou que ficaram poucos anos ativas".

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET

Temperatura Mínima Absoluta (°C) Setembro

 

São Joaquim " " -7,5 # 1964

Irineópolis " " -4,6 # 1964

Xanxerê " " -3,8 # 1968

Porto União " " -2,7 # 1964

Lages " " -2,6 # 1966

Campos Novos " " -1,6 # 1972

Urussanga " " -1,4 # 1964

Orleans " " -1,2 # 1968

 

Chapecó " " 1,5 # 1983

Araranguá " " 1,6 # 1964

Indaial " " 2,2 # 1980

Camboriú " " 2,4 # 1964

Florianópolis " " 4,9 # 1980

Laguna " " 5,8 # 1964

São Francisco do Sul " " 6,0 # 1977

 

 

 

Fonte: http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

 

URUSSANGA NÃO ERA -1,7°C? ALGUÉM TINHA LEVANTADO ESTE DADO.

Link to comment
Share on other sites

Lista das temperaturas minimas notáveis registradas em Santa Catarina:

 

-4,8°C Campos Novos (Serra) (11/07/1985)

-4,8°C São Bento do Sul (Norte) (28/06/2011)

-4,8ºC São Joaquim/SC 26/6/1994

-4,7°C Porto União (Norte) (28/06/2011)

-4,6°C Campo Alegre (Norte) (28/06/2011)

-4,6°C Ituporanga (Vale do Itajaí) (03/08/1991)

-4,6°C Joaçaba (Oeste) (28/06/2011)

-4,6°C Ponte Serrada (Oeste) (Junho)

-4,6°C Brusque (Vale do Itajaí) (Agosto)

-4,6°C Urussanga (Sul) (01/08/1955)

-4,6°C Urussanga (Sul) (25/06/1945)

-4,5°C Chapecó (Oeste) (14/07/2000)

-4,4°C Chapecó (Oeste) (18/08/1975)

-4,4°C Ituporanga (Vale do Itajaí) (Julho)

-4,3°C São Bento do Sul (Norte) (14/07/2010)

-4,2°C Celso Ramos (Serra) (28/06/2011)

-4,2ºC Morro da Igreja/SC 9/6/2012

-4,1°C Serra Dona Francisca (Joinville) (Norte) (24/07/2013)

-4,1°C Água Doce/DSoares/SC 8/6/2016

-4,1°C Campos Novos (Serra) (15/08/1999)

-4,0ºC Urupema/SC 29/4/2016

-4,0ºC Chapecó (Oeste) (Agosto)

-4,0ºC Joaçaba (Oeste) (13/06/2004)

-4,0ºC Urupema/SC 29/4/2016

-3,9°C Água Doce/DSoares/SC 1º/5/2016

-3,9°C Lebon Régis (Oeste) (24/07/2013)

-3,8°C Campos Novos (Serra) (07/06/2009)

-3,8°C Monte Castelo (Norte) (08/07/2011)

-3,8°C São Bento do Sul (Norte) (24/07/2013)

-3,6°C Rio das Antas (Oeste) (24/07/2013)

-3,6°C Araranguá (Sul) (06/07/1942)

-3,6°C Urussanga (Sul) (Julho)

-3,6ºC Morro da Igreja/SC 28/4/2016

-3,4°C Itapiranga (Oeste) (12/07/1988)

-3,4°C Ituporanga (Vale do Itajaí) (Junho)

-3,4°C Rio Negrinho (Junho)

-3,2ºC Morro das Torres/Urupema/SC 28/4/2016

-3,2°C Araranguá (Sul) (25/06/1945)

-3,2°C Brusque (Vale do Itajaí) (Julho)

-3,2°C Orleans (Sul) (22/06/1963)

-3,1°C Campo Belo do Sul (Serra) (14/07/2010)

-3,1°C Celso Ramos (Serra) (14/07/2010)

-3,1°C Orleans (Sul) (21/06/1963)

-3,0ºC Itapiranga (Oeste) (Agosto)

-3,0ºC Joaçaba (Oeste) (Junho)

-3,0ºC Urussanga (Sul) (Junho) (06/08/1963)

-3,0ºC São Miguel do Oeste (Oeste) (14/07/2000)

-3,0ºCSão Miguel do Oeste (Oeste) (15/08/2009)

-2,8°C Alfredo Wagner (Grande Florianópolis) (24/07/2013)

-2,8°C Blumenau (Vale do Itajaí) (13/07/1923)

-2,8°C Chapecó (Oeste) (Junho)

-2,7°C Mafra (Norte) (24/07/2013)

-2,6°C Camboriú (Vale do Itajaí) (Julho)

-2,6°C Joaçaba (Oeste) (Agosto)

-2,5°C Campo Belo do Sul (Serra) (24/07/2013)

-2,5°C Anitápolis (Grande Florianópolis) (16/06/2008)

-2,5°C Rio do Campo (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

-2,4°C Angelina (Grande Florianópolis) (16/06/2008)

-2,0ºC Itapiranga (Oeste) (Junho)

-2,0ºC São Miguel do Oeste (Oeste) (18/07/1975)

-2,0ºC Urussanga (Sul) (07/08/1963)

-2,0ºC Urussanga (Sul) (14/07/1972)

-2,0ºC Novo Horizonte (Oeste) (24/07/2013)

-1,8°C Vidal Ramos (24/07/2013)

-1,2°C Indaial (Vale do Itajaí) (26/08/1984)

-1,2°C Indaial (Vale do Itajaí) (14/7/2000)

-1,2°C Lontras (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

-1,2°C Timbó (Vale do Itajaí) (07/08/1963)

-1,2°C Camboriú (Vale do Itajaí) (01 ou 02/08/1955)

-1,0ºC Florianópolis (Grande Florianópolis) (19/07/1975)

-1,0ºC Joinville (Norte) (14/07/2000)

-1,0ºC Brusque (Vale do Itajaí) (07/08/1908)

-1,0ºC Brusque (Vale do Itajaí) (22/08/1908)

-1,0ºC Brusque (Vale do Itajaí) (07/08/1963)

-1,0ºC Brusque (Vale do Itajaí) (12/07/1965)

-0,8°C Brusque (Vale do Itajaí) (Junho)

-0,6°C Blumenau (Vale do Itajaí) (Agosto) (19/07/1910)

-0,6°C Presidente Getúlio (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

-0,5°C Itajaí (Vale do Itajaí) (03/08/1991)

-0,5°C Joinville (Norte) (?)

-0,4°C Corupá (Norte) (24/07/2013)

-0,4°C São Miguel do Oeste (Oeste) (Junho)

-0,3°C Blumenau (Vale do Itajaí) (Junho)

-0,3°C Brusque (Vale do Itajaí) (21/06/1911)

-0,3°C Camboriú (Vale do Itajaí) (Junho)

-0,2°C Antônio Carlos (Grande Florianópolis (24/07/2013)

-0,1°C Jaraguá do Sul (Norte) (24/07/2013)

-0,1°C Araranguá (Sul) (27/07/1975)

0,0ºC Criciúma (Sul) (24/07/2013)

0,0ºC Forquilhinha (Sul) (24/07/2013

0,0ºC Itapoá (Norte) (17/06/2008)

0,0ºC Laguna (Sul) (Agosto)

0,0ºC Blumenau (Vale do Itajaí) (06/08/1911)

0,0ºC Florianópolis (Grande Florianópolis) (14/07/2000)

0,0ºC Itajaí (Vale do Itajaí) (Junho)

0,1°C Itapoá (Norte) (28/06/2011)

0,2°C Blumenau (Vale do Itajaí) (12/07/1965)

0,2°C Brusque (Vale do Itajaí) (26/05/1912)

0,2°C Brusque (Vale do Itajaí) (03/07/1912)

0,2°C Brusque (Vale do Itajaí) (04/07/1912)

0,2°C Brusque (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

0,2°C Itajaí (Vale do Itajaí) (Julho)

0,4°C Brusque (Vale do Itajaí) (06/08/1963)

0,4°C Camboriú (Vale do Itajaí) (20/06/1963)

0,4°C São Domingos (Oeste) (29/06/1982)

0,5°C Blumenau (Vale do Itajaí) (23/07/2013)

0,5°C Brusque (Vale do Itajaí) (25/05/1910)

0,6°C Blumenau (Vale do Itajaí) (14/07/2000)

0,6°C Brusque (Vale do Itajaí) (07/05/1962)

0,6°C Itapoá (Norte) (27/07/2007)

0,6°C Joinville (Norte) (06/09/2006)

0,7°C Criciúma (Sul) (08/12/2012)

0,7°C Florianópolis (Grande Florianópolis) (Junho de 1908)(07/09/1980)

0,8°C Brusque (Vale do Itajaí) (16/06/1961)

0,8°C José Boiteux (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

0,8°C Laguna (Sul) (11/06/1989)

0,9°C Blumenau (Vale do Itajaí) (07/08/1963)

1,0ºC Blumenau (Vale do Itajaí) (30/07/1912)

1,0ºC Florianópolis (Grande Florianópolis) (10/06/1989)

1,0ºC Indaial (Vale do Itajaí) (26/06/1994)

1,0ºC São Francisco do Sul (Norte) (27/07/2007)

1,1°C Tijucas (Grande Florianópolis) (24/07/2013)

1,1°C Blumenau (30/06/1964)

1,1°C São Francisco do Sul (Norte) (28/06/2011)

1,2°C Blumenau (Vale do Itajaí) (06/08/1963)

1,2°C Florianópolis (Grande Florianópolis) (17/07/2000)

1,2°C Massaranduba (Norte) (24/07/2013)

1,3°C Blumenau (Vale do Itajaí) (18/06/1875)

1,3°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (10/07/1918)

1,3°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (26/08/1984)

1,4°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (20/07/2000)

+1,5ºC Urupema/SC 29/2/2016

1,5°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (03/08/1991)

1,6°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (17/07/2000)

1,6°C Timbé do Sul (Sul) (24/07/2013)

1,6°C Indaial (Vale do Itajaí) (27/06/1994)

1,7°C Meleiro (Sul) (24/07/2013)

1,7°C Florianópolis (São José) (Grande Florianópolis) (26/06/1994)

2,0ºC Florianópolis (Grande Florianópolis) (03/08/1991)

2,1°C Garuva (Norte) (24/07/2013)

4,4ºC Cabo de Santa Marta, Laguna/SC 10/6/1952

4,0ºC Navegantes (Vale do Itajaí) (24/07/2013)

4,1ºC Siderópolis (Sul) (24/07/2013)

4,5°C São Francisco do Sul (Norte) (10/07/1976)

5,2°C Laguna (Sul) (24/07/2013)

 

 

Fonte: Moretão

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Recordes setembro

 

SÃO JOAQUIM/AUT. = -7,5 ºC

 

CLIMATERRA = -6,6 ºC

 

CRUZEIRO = -4,5 ºC

 

URUPEMA = -6,3. ºC

 

BOM JARDIM = -5,3 ºC

 

M. DA IGREJA = -5,6 ºC

 

 

 

Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/tabelas-topo-da-serrasc-e-lages-e-fraiburgo/

Epagri

INMET

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Recordes das mínimas de setembro - site do Climaterra

 

SÃO JOAQUIM/AUT. = -7,5 ºC

 

CLIMATERRA = -6,6 ºC

 

CRUZEIRO = -4,5 ºC

 

URUPEMA = -6,3. °C

 

BOM JARDIM = -5,3 ºC

 

M. DA IGREJA = -5,6 ºC

 

 

 

 

Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/tabelas-topo-da-serrasc-e-lages-e-fraiburgo/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito bom o tópico. Agradeço a todos que estão contribuindo. As observações feitas pelo Ronaldo sobre o poder dos microclimas é muito pertinente. Diferenças absurdas podem ocorrer. Não duvido do registro de Caçador, sobretudo quando consideramos que em Xanxerê, Palmas etc. temos vários registros de dois dígitos.

Link to comment
Share on other sites

URUSSANGA NÃO ERA -1,7°C? ALGUÉM TINHA LEVANTADO ESTE DADO.

 

Urussanga eu encontrei na 61-90 sempre -1,4°C. Só se houve este valor e foi corrigido depois...

 

Ainda tem este registros no BDMEP de 64:

 

4,3°C em Blumenau;*

3°C em Timbó;*

1,8°C em Brusque;*

-2,8°C em Campo Alegre;*

 

Em 2006 teve -2,4°C* em Joaçaba na estação antiga. 2°C* em São Domingos em 1981;

 

*Não necessariamente são recordes, apenas os menores valores disponíveis no BDMEP. São estações com muitos dados faltantes e/ou que ficaram poucos anos ativas.

Link to comment
Share on other sites

 

RESPONDENDO; JÁ VÍ NEVOEIRO COM VENTO FORTE, GEADA COM VENTO FORTE E NEVE COM SOL E NUVENS E 8°C E NO BRASIL

 

Em 2012 quando eu fui a uma das minhas caças pela neve em São Joaquim, eu peguei algumas pancadas rápidas no inicio da manhã e quando estava me preparando para voltar pra casa por volta das 10:30 da manhã, fiquei parado e encostado sobre o carro na altura da Igreja de São Joaquim, mais lá pro final da avenida, e presenciei caírem Capuchos de neve sobre o carro com o termômetro de rua marcando +7C°e SOL. No dia até fiquei meio sem entender, fiquei meio pasmo, achei que o termô ali da frente do bosque que tem o lagozinho no meio estava maluco.

 

detalhe: Vão dizer que o termô de rua tava marcando 7C° mas na real estava 2/3C°. Negativo, o termô do meu carro estava marcando 7,5C° e por incrível que possa ser o termô do meu carro geralmente tem oscilação de 1C° referente a temperatura do Inmet aqui de Indaial no mesmo horário.

Link to comment
Share on other sites

 

RESPONDENDO; JÁ VÍ NEVOEIRO COM VENTO FORTE, GEADA COM VENTO FORTE E NEVE COM SOL E NUVENS E 8°C E NO BRASIL

 

Em 2012 quando eu fui a uma das minhas caças pela neve em São Joaquim, eu peguei algumas pancadas rápidas no inicio da manhã e quando estava me preparando para voltar pra casa por volta das 10:30 da manhã, fiquei parado e encostado sobre o carro na altura da Igreja de São Joaquim, mais lá pro final da avenida, e presenciei caírem Capuchos de neve sobre o carro com o termômetro de rua marcando +7C°e SOL. No dia até fiquei meio sem entender, fiquei meio pasmo, achei que o termô ali da frente do bosque que tem o lagozinho no meio estava maluco.

 

detalhe: Vão dizer que o termô de rua tava marcando 7C° mas na real estava 2/3C°. Negativo, o termô do meu carro estava marcando 7,5C° e por incrível que possa ser o termô do meu carro geralmente tem oscilação de 1C° referente a temperatura do Inmet aqui de Indaial no mesmo horário.

 

Mas pra neve nessa temperatura ela ja nao devia ter derretido ate cair no solo?

Link to comment
Share on other sites

 

RESPONDENDO; JÁ VÍ NEVOEIRO COM VENTO FORTE, GEADA COM VENTO FORTE E NEVE COM SOL E NUVENS E 8°C E NO BRASIL

 

Em 2012 quando eu fui a uma das minhas caças pela neve em São Joaquim, eu peguei algumas pancadas rápidas no inicio da manhã e quando estava me preparando para voltar pra casa por volta das 10:30 da manhã, fiquei parado e encostado sobre o carro na altura da Igreja de São Joaquim, mais lá pro final da avenida, e presenciei caírem Capuchos de neve sobre o carro com o termômetro de rua marcando +7C°e SOL. No dia até fiquei meio sem entender, fiquei meio pasmo, achei que o termô ali da frente do bosque que tem o lagozinho no meio estava maluco.

 

detalhe: Vão dizer que o termô de rua tava marcando 7C° mas na real estava 2/3C°. Negativo, o termô do meu carro estava marcando 7,5C° e por incrível que possa ser o termô do meu carro geralmente tem oscilação de 1C° referente a temperatura do Inmet aqui de Indaial no mesmo horário.

 

Mas pra neve nessa temperatura ela ja nao devia ter derretido ate cair no solo?

 

Na ocasião eram capuchos que caiam sobre o teto do carro mas em poucos segundos se transformavam em liquido.

 

E também não eram capuchos interruptos, eram esparsos.

Link to comment
Share on other sites

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET

Temperatura Mínima Absoluta eoutras mínimas notáveis (°C) Setembro

Estado de Santa Catarina

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

Observação do Moretão:" *Não necessariamente são recordes, apenas os menores valores disponíveis no BDMEP. São estações com muitos dados faltantes e/ou que ficaram poucos anos ativas".

 

Curioso que não tem Lages

Link to comment
Share on other sites

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET

Temperatura Mínima Absoluta eoutras mínimas notáveis (°C) Setembro

Estado de Santa Catarina

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

Observação do Moretão:" *Não necessariamente são recordes, apenas os menores valores disponíveis no BDMEP. São estações com muitos dados faltantes e/ou que ficaram poucos anos ativas".

 

Curioso que não tem Lages

 

Lages " " -2,6ºC # 1966

Link to comment
Share on other sites

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET

Temperatura Mínima Absoluta eoutras mínimas notáveis (°C) Setembro

Estado de Santa Catarina

 

São Joaquim " " -7,5ºC # 1964

Irineópolis " " -4,6ºC # 1964

Xanxerê " " -3,8ºC # 1968

Porto União " " -2,7ºC # 1964

*Campo Alegre " " -2,8ºC # 1964

Lages " " -2,6ºC # 1966

*Joaçaba " " -2,4° # 1966

Campos Novos " " -1,6ºC # 1972

Urussanga " " -1,4ºC # 1964

Orleans " " -1,2 # 1968

 

 

Chapecó " " 1,5ºC # 1983

Araranguá " " 1,6ºC # 1964

*Brusque " " 1,8°C # 1964~

*São Domingos " " 2,0°C # 1981

Indaial " " 2,2ºC # 1980

Camboriú " " 2,4ºC # 1964

*Blumenau " " 3,0°C # 1964

*Timbó " " 3,0°C # 1964

Florianópolis " " 4,9ºC # 1980

Laguna " " 5,8ºC # 1964

São Francisco do Sul " " 6,0ºC # 1977

 

 

 

Fonte: http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

Observação do Moretão:" *Não necessariamente são recordes, apenas os menores valores disponíveis no BDMEP. São estações com muitos dados faltantes e/ou que ficaram poucos anos ativas".

 

Achei altas em Chapecó e São Domingos.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, meus amigos. No arquivo em excel não aparece a normal de Lages, uma das mais antigas convencionais do Brasil.

 

A normal 61/90 de LAGES SC

 

Estação Lages - SC

Latitude: 27°48'27''

Longitude: 50º19' 44''

Altitude: 937,73 metros

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

Link to comment
Share on other sites

rosamelo Escreveu:

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 - INMET

Temperatura Mínima Absoluta e mínimas notáveis (°C) Setembro

 

 

São Joaquim " " -7,5ºC # 3/9/1964

Caçador " " -7,0ºC # 3/9/1964

SJ Climaterra " " -6,6ºC # 2006

Urupema" " -6,3°C # 2015

Água Doce, Herciliópolis ". ". -4,9°C # 2015

Irineópolis " " -4,6ºC # 1964

Xanxerê " " -3,8ºC # 1968

Porto União " " -2,7ºC # 1964

*Campo Alegre " " -2,8ºC # 1964

Lages " " -2,6ºC # 1966

*Joaçaba " " -2,4° # 1966

Campos Novos " " -1,6ºC # 1972

Urussanga " " -1,4ºC # 1964

Orleans " " -1,2ºC # 1968

 

 

Chapecó " " 0,3ºC # 1983

Araranguá " " 1,6ºC # 1964

*Brusque " " 1,8ºC # 1964~

*São Domingos " " 2,0°C # 1981

Indaial " " 2,2ºC # 1980

Camboriú " " 2,4ºC # 1964

*Blumenau " " 3,0°C # 1964

*Timbó " " 3,0°C # 1964

Florianópolis " " 4,4ºC # 2006

Laguna " " 5,8ºC # 1964

São Francisco do Sul " " 6,0ºC # 1977

 

 

Deivid Becker, afirmou:

"-Coutinho, Indaial 2,2C° e 3,0 no mesmo mês, em 1980."

 

 

Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/tabelas-topo-da-serrasc-e-lages-e-fraiburgo/

 

http://www.lce.esalq.usp.br/angelocci/NORMAIS.xls

 

BDMEP: http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Obrigado, meus amigos. No arquivo em excel não aparece a normal de Lages, uma das mais antigas convencionais do Brasil.

 

A normal 61/90 de LAGES SC

 

Estação Lages - SC

Latitude: 27°48'27''

Longitude: 50º19' 44''

Altitude: 937,73 metros

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Carlos sempre prestativo com seus dados e arquivos...

 

Valeu

Link to comment
Share on other sites

CHAPECÓ É; 0,3°C 17/1980

INDAIAL; 4,0 1/1972

PORTO UNIÃO -2,7 3/1964

61/90

 

Coutinho, Indaial 2,2C° e 3,0 no mesmo mês, em 1980.

 

Estacao;Data;Hora;TempMinima;

83872;01/09/1980;1200;16.4;

83872;02/09/1980;1200;17;

83872;03/09/1980;1200;15.4;

83872;04/09/1980;1200;9.8;

83872;05/09/1980;1200;2.2;

83872;06/09/1980;1200;7.2;

83872;07/09/1980;1200;8.6;

83872;08/09/1980;1200;16;

83872;09/09/1980;1200;14.6;

83872;10/09/1980;1200;13;

83872;11/09/1980;1200;14.4;

83872;12/09/1980;1200;16.4;

83872;13/09/1980;1200;16;

83872;14/09/1980;1200;16.4;

83872;15/09/1980;1200;15.2;

83872;16/09/1980;1200;9.8;

83872;17/09/1980;1200;3;

83872;18/09/1980;1200;11.2;

83872;19/09/1980;1200;14.4;

83872;20/09/1980;1200;14.6;

83872;21/09/1980;1200;14;

83872;22/09/1980;1200;9;

83872;23/09/1980;1200;7.4;

83872;24/09/1980;1200;7.2;

83872;25/09/1980;1200;7.2;

83872;26/09/1980;1200;6.2;

83872;27/09/1980;1200;6;

83872;28/09/1980;1200;12.8;

83872;29/09/1980;1200;14;

83872;30/09/1980;1200;14.2;

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, meus amigos. No arquivo em excel não aparece a normal de Lages, uma das mais antigas convencionais do Brasil.

 

A normal 61/90 de LAGES SC

 

Estação Lages - SC

Latitude: 27°48'27''

Longitude: 50º19' 44''

Altitude: 937,73 metros

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Carlos sempre prestativo com seus dados e arquivos...

 

Valeu

 

Pelas médias parece ser um lugar com clima bem agradável, puxando, obviamente para o frio.

 

Chega a usar ar condicionado no auge do verão ou eles são raros?

Link to comment
Share on other sites

 

A normal 61/90 de LAGES SC

 

Estação Lages - SC

Latitude: 27°48'27''

Longitude: 50º19' 44''

Altitude: 937,73 metros

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Carlos sempre prestativo com seus dados e arquivos...

 

Valeu

 

Pelas médias parece ser um lugar com clima bem agradável, puxando, obviamente para o frio.

 

Chega a usar ar condicionado no auge do verão ou eles são raros?

 

Com essas médias, um bom ventilador nos dias mais quentes do verão já é o suficiente. Sistema de aquecimento nas residências vejo como necessidade durante invernos normais (2015 foge à regra)... não sei se as médias modificaram muito na semi-normal 1981/2010. Creio que não.

Link to comment
Share on other sites

O Clima é muito imprevisível, o sul do Brasil praticamente teve um inverno pífio 2015, chega a segunda semana de setembro, Urupema registra uma mínima recorde para setembro,com chance do amanhecer de domingo ter o recorde de setembro ser quebrado novamente.

 

Se tivesse a estação de Urupema funcionando no começo de setembro de 2006, acredito que teria marcado uns -7,5 a -8,0.

Link to comment
Share on other sites

O Clima é muito imprevisível, o sul do Brasil praticamente teve um inverno pífio 2015, chega a segunda semana de setembro, Urupema registra uma mínima recorde para setembro,com chance do amanhecer de domingo ter o recorde de setembro ser quebrado novamente.

 

Se tivesse a estação de Urupema funcionando no começo de setembro de 2006, acredito que teria marcado uns -7,5 a -8,0.

Acompanhando o alerta do Climaterra, é bem provável que o recorde de mínima absoluta do mês de setembro de Santa Catarina, que é -7,5°C, São Joaquim, em 03/9/1964, será quebrado, amanhã dia 13/9/2015.

 

No dia 13/set: Fez -5,4ºC em Urupema, o recorde das mínimas de setembro -7,5ºC (São Joaquim, 1964) não foi batido, mas o frio tardio causou danos à fruticultura e ao trigo.

 

No dia 12/set: Urupema registrou a temperatura de -6,3ºC, superando o recorde local anterior (do mês de setembro) que era de -5,6ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Recordes de Setembro na normal 61-90, do INMET, com possíveis desatualizações:

 

Araranguá # 25/09/1974 # 35°C

Camboriú # 27/09/1961 # 30°C

Campos Novos # 26/09/1988 # 33,5°C

Chapecó # 22/09/2003 # 33,9°C

Florianópolis # 12/09/2006 # 32,7°C

Indaial # 22/09/1994 # 36,8°C

Irineópolis # 10/09/1977 # 32,6°C

Lages # 08/09/2004, 14/09/2006 # 32,4°C

Laguna # 23/09/1977 # 29,4°C

Orleans # 24/09/1965 # 38,6°C

Porto União # 10/09/1977 # 34,2°C

São Francisco do Sul # 10/09/1981 # 30,1°C

São Joaquim # 22/09/1994 # 28.4°C

Urussanga # 28/09/1979 # 38,9°C

Xanxerê # 16/09/1974 # 32.5°C

 

Estações com muitos dados faltantes:

 

Blumenau # 10/09/1968 # 33,4°C

Campo Alegre # 04/06/1963 # 32,3°C

Joaçaba # 22/09/2003 # 34,6°C

São Domingos # 15/09/1982 # 35,2°C

São Miguel do Oeste (938m) # 15/09/1974, 20/09/1974 # 32°C

 

Brusque, Fraiburgo e Timbó com poucos dados e/ou valores muito baixos.

 

Coutinho, Rosamelo, Deivid e outros podem corrigir.

 

Fonte: Normais INMET disponíveis no site e BDMEP.

Link to comment
Share on other sites

Recordes de Setembro na normal 61-90, do INMET, com possíveis desatualizações:

 

Araranguá # 25/09/1974 # 35°C

Camboriú # 27/09/1961 # 30°C

Campos Novos # 26/09/1988 # 33,5°C

Chapecó # 22/09/2003 # 33,9°C

Florianópolis # 12/09/2006 # 32,7°C

Indaial # 22/09/1994 # 36,8°C

Irineópolis # 10/09/1977 # 32,6°C

Lages # 08/09/2004, 14/09/2006 # 32,4°C

Laguna # 23/09/1977 # 29,4°C

Orleans # 24/09/1965 # 38,6°C

Porto União # 10/09/1977 # 34,2°C

São Francisco do Sul # 10/09/1981 # 30,1°C

São Joaquim # 22/09/1994 # 28.4°C

Urussanga # 28/09/1979 # 38,9°C

Xanxerê # 16/09/1974 # 32.5°C

 

Estações com muitos dados faltantes:

 

Blumenau # 10/09/1968 # 33,4°C

Campo Alegre # 04/06/1963 # 32,3°C

Joaçaba # 22/09/2003 # 34,6°C

São Domingos # 15/09/1982 # 35,2°C

São Miguel do Oeste (938m) # 15/09/1974, 20/09/1974 # 32°C

 

Brusque, Fraiburgo e Timbó com poucos dados e/ou valores muito baixos.

 

Coutinho, Rosamelo, Deivid e outros podem corrigir.

 

Fonte: Normais INMET disponíveis no site e BDMEP.

 

Máximas absolutas - Setembro

 

SJ Climaterra # 28,1°C;

Cruzeiro # 27,3°C;

Urupema # 27,7°C;

Bom Jardim da Serra # 29,1°C;

Morro da Igreja # 23,1°C.

 

Fonte: Climaterra

Link to comment
Share on other sites

Recordes de Setembro na normal 61-90, do INMET, com possíveis desatualizações:

 

Chapecó # 22/09/2003 # 33,9°C

Florianópolis # 12/09/2006 # 32,7°C

Indaial # 22/09/1994 # 36,8°C

Lages # 08/09/2004, 14/09/2006 # 32,4°C

 

Dados interessantíssimos, mas não entendi o período fora da normal.

Link to comment
Share on other sites

 

Pelas médias parece ser um lugar com clima bem agradável, puxando, obviamente para o frio.

 

Chega a usar ar condicionado no auge do verão ou eles são raros?

 

Aqui noto que as tardes são mais ensolaradas que Ctba, aparentando um tempo mais "quente". O ruim é o vento nordestão, que traz muita nebulosidade do Vale do Itajai. MM é comum aqui, mas limpa no meio da madrugada.

 

Eu durmo quase todos os dias do ano com cobertor. A/C ou ventilador, como disse o Evandro, não é adequado (salvo nos dormitórios voltados para o Oeste - sol poente). Mínimas acima de 20 são raríssimas, ou acho que nunca vi.

 

Agora o inverno... Uma cidade com mais de 160mil habitantes, com médias de 07 a 17 em dois meses por ano, é muito baixa para o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

 

Com essas médias, um bom ventilador nos dias mais quentes do verão já é o suficiente. Sistema de aquecimento nas residências vejo como necessidade durante invernos normais (2015 foge à regra)... não sei se as médias modificaram muito na semi-normal 1981/2010. Creio que não.

 

Raro, Evandro. Mais raro que Ctba, que tem mais dias de mínima acima de 20 que lages.

 

Quanto às normais após 61/90, não houve mudança. A estação é a mesma desde 1925, no mesmo local e com pouco alteração urbana.

Link to comment
Share on other sites

Dados interessantíssimos, mas não entendi o período fora da normal.

 

Na verdade são recordes de 61-90 para cá que estava no arquivo do INMET, mas como há vários recordes desatualizados, fui ao BDMEP conferir alguns e sem querer já encontrei outros que são do pós-2000. Já postei já que muitos podem ser quebrados de hoje até quinta. Espero que consiga entender.

Link to comment
Share on other sites

Dados interessantíssimos, mas não entendi o período fora da normal.

 

Na verdade são recordes de 61-90 para cá que estava no arquivo do INMET, mas como há vários recordes desatualizados, fui ao BDMEP conferir alguns e sem querer já encontrei outros que são do pós-2000. Já postei já que muitos podem ser quebrados de hoje até quinta. Espero que consiga entender.

 

Captei. Mas acredito que os recordes da 61/90 sejam acima do pós-2000. Mas isso já é uma baita contribuição..

Valeu

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.