Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Alexandre Aguiar

Temas Gerais

Recommended Posts

Caramba, não sabia que a seca no Cantareira vinha de tempos atrás assim. Calculando bastante mais ou menos, é déficit de tipo 1 ano neste período. Como se em 3 anos tivesse chovido o equivalente a 2. Complicado.

Caramba, não sabia que a seca no Cantareira vinha de tempos atrás assim. Calculando bastante mais ou menos, é déficit de tipo 1 ano neste período. Como se em 3 anos tivesse chovido o equivalente a 2. Complicado.

AGORA IMAGINE O ESTRAGO DAQUELES 13 ANOS DE POUCA CHUVA NA DÉCADA DE 30/40 DO SÉCULO PASSADO!! DEIXARIA, POR ORA, ESTA NO CHINELO.

AGORA IMAGINE O ESTRAGO DAQUELES 13 ANOS DE POUCA CHUVA NA DÉCADA DE 30/40 DO SÉCULO PASSADO!! DEIXARIA, POR ORA, ESTA NO CHINELO.

Neste caso, esquecem de fatores muito importantes:

Primeiro:

Nenhum de nós ou poucos vivenciamos a década de 30 ou 40; portanto, o que temos de noção de ANORMALIDADE CLIMÁTICA é agora. Não adianta citar coisas de 70 ou 80 anos atrás para justificar as loucuras climáticas que estamos vivenciando.

Segundo:

O estrago de uma seca na década de 30 era muito, mas muito menor que hoje! A população naquele época era "nada", comparada a de hoje. Foi ruim, prejudicou muito, mas muito menos gente foi prejudicada.

Portanto, desculpe, comparar a década de 30 com hoje não cabe, na minha opinião.

A situação atual é muito mais grave, pois prejudica uma população imensa.

Sei que vão desfazer do que eu escrevi, mas achei que deveria fazer essas considerações. DESCULPA.

Abraços.

Primeiro:

Nenhum de nós ou poucos vivenciamos a década de 30 ou 40; portanto, o que temos de noção de ANORMALIDADE CLIMÁTICA é agora. Não adianta citar coisas de 70 ou 80 anos atrás para justificar as loucuras climáticas que estamos vivenciando.

"Não adianta citar coisas de 70 ou 80 anos atrás para justificar blá-blá-blá".

Então eu posso dizer que não adianta explicar para você a diferença entre tempo e clima, coisa que o Mafili e tantos outros já tentaram a duras penas aqui.

bhsKcw15ILU

Primeiro:

Segundo:

O estrago de uma seca na década de 30 era muito, mas muito menor que hoje! A população naquele época era "nada", comparada a de hoje. Foi ruim, prejudicou muito, mas muito menos gente foi prejudicada.

Portanto, desculpe, comparar a década de 30 com hoje não cabe, na minha opinião.

A situação atual é muito mais grave, pois prejudica uma população imensa.

Sei que vão desfazer do que eu escrevi, mas achei que deveria fazer essas considerações. DESCULPA.

Abraços.

O PROBLEMA É NÃO ENTENDER O QUE SE ESCREVE AQUI, APENAS ISTO.

A MESMA SECA DAQUELA ÉPOCA, SERIA ALGO CATASTRÓFICO HOJE. É ÓBVIO QUE NAQUELES ANOS A CONJUNTURA, HUMANA/AMBIENTAL, ERA TOTALMENTE DIFERENTE. EM TERMOS CLIMA NÃO, FOI UMA ÉPOCA DE EXTREMOS...MAS DEIXA PARA LÁ, NÃO ENTENDERÁ MESMO.

EM TERMOS DE CLIMA, AQUELE PERÍODO FOI MUITO PIOR QUE AGORA, EM TERMOS DE CLIMA. SÃO CÍCLOS QUE VEM E VÃO E QUE AGORA PEGAM MUITO MAIS GENTE PARA SEREM AFETADOS, OU SEJA, DENTRO DA VARIABILIDADE DO CLIMA (PERDI MEU TEMPO CONTIGO, MAS SERÁ ÚTIL PARA QUEM PENSA)

SENDO JTUR....ME DESCULPE A SINCERIDADE MAS É ASSIM QUE PENSO.....ME DESCULPE SE NÃO CONCORDO....ME DESCULPE SE NÃO SOU PUXA E ESCREVO O QUE QUEREM LER.....É ESTE TIPO DE COMENTÁRIO O QUE MAIS IRRITA E CREIO QUE A MUITOS AQUI, POIS NA PARTE DE CLIMA, É PURA PERDA DE TEMPO DISCUTIR ALGO CONTIGO, NÃO É QUESTÃO DE FAZER MUDARES OU NÃO O TEU CONCEITO, MAS TEM COISAS QUE DEVERIAM TER MUDADO EM FACE A NÚMEROS LEVANTADOS, MUITOS COM TRABALHO, E PARA DEPOIS LER ASNEIRAS.

DAS DUAS OU UMA, OU TENS UMA ENORME DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO OU QUERES TUMULTUAR MESMO, PREFIRO FICAR COM A PRIMEIRA, QUE PODE SER MUDADA COM O TEMPO, AGORA SEI MUITO BEM O QUE O BRUNO E CIA SENTEM, É DE CANSAR OS DEDOS E A VISTA.

COMEÇA BEM EDUCADO E DEPOIS VEM COM AS MESMAS LADAINHAS. POR MIM SAIRIAS DO FÓRUM, CASO MANTENHAS ESTA LINHA.

COUTINHO:

Que bom que, pelo menos em parte, concordou comigo.

Realmente, se foi uma época de extremos, o impacto humano foi muito menor, devido a população ser menor e ao desenvolvimento das cidades.

Amigo, não tenho dificuldade de interpretação. Aliás, sei que isso não interessa aqui, mas eu era 10 em redação no colégio e na faculdade. Sempre fui escolhido para redigir e interpretar textos. Só não concordo que não houve mudanças climáticas, o ponto é esse.

Não acho, também, que meu comentário acima foi ofensivo ou cansativo, pois apenas comentei e, pelo visto, em algumas coisas pelo menos me deste razão.

Olha, se quiseres fazer campanha junto ao Bruno (que tentei ser amigo diversas vezes, mas desisti, devido a terríveis ofensas da parte dele) e com o Vitor VM para me tirar do fórum, faça. Se acha que discordar e comentar algo é um motivo para isso, tudo bem. Cada um com sua consciência, amigo.

No mais, agradeço por entender ao menos parte do que escrevi e até concordar.

Abraços e um bom dia.

Décadas atras tivemos uma seca muito maior.

Não se pode comparar o prejuízo que teve antes com o que podem ocorrer agora.

Anos atrás a culpa não foi do clima, agora é alarmista.

Mas não importa mesmo, nem sei porque mantemos a discussão do que aconteceu antes o que acontece agora se o que aconteceu oitenta anos atrás não importa.

Desculpe, não quero ser chato, nem que vocês achem que tudo isso é uma provocação mas cheguei a conclusão que não da para tirar leite de pedra.

Por isso que fiz direito, porque números não valem nada e não sei entende-los.

Sistema Cantareira

01/11 : 12,2% - (2,9 mm)

02/11 : 12,1% - (19,1 mm)

03/11 : 11,9% - (1,9 mm)

04/11 : 11,9% - (11,9 mm)

05/11 : 11,8% - (3,6 mm)

06/11 : 11,7% - (11,7 mm)

07/11 : 11,6%

08/11 : 11,5% - (6,8 mm)

09/11 : 11,4% - (0,1 mm)

10/11 : 11,3%

11/11 : 11,1%

12/11 : 11,0%

13/11 : 10,8% - (4,0 mm)

14/11 : 10,8% - (24,4 mm)

15/11 : 10,6% - (0,2 mm)

16/11 : 10,5%

17/11 : 10,3%

18/11 : 10,2%

19/11 : 10,0%

20/11 : 09,9%

21/11 : 09,7%

Pluviometria acumulada mês – 90,2 mm

Média histórica do mês – 161,2 mm

Ziemann escreveu:Cantareira: 10,0 %/9,9%,9,7%

Alto Tietê: 6,7 %/6,5%,6,4%

CAINDO.....

Coutinho,

Pela tua previsão, será que até fevereiro ao menos não fica com uns 40% ou 50%?

A situação é muito grave e preocupante mesmo.

Abraços.

João, acho que para chegar nisso teria que chover muitooo pois temos que lembrar que esta porcentagem está assim somente por causa dos "volumes mortos" e para chegar nos seus 50% teria que agora na realidade alcançar os 70% mais ou menos.

Torço muito para que isso aconteça no verão mas ainda deveremos ter mais um ano precário.

Ziemann escreveu:Cantareira: 10,0 %/9,9%,9,7%

Alto Tietê: 6,7 %/6,5%,6,4%

CAINDO.....

Coutinho,

Pela tua previsão, será que até fevereiro ao menos não fica com uns 40% ou 50%?

A situação é muito grave e preocupante mesmo.

Abraços.

PELOS CÁLCULOS DELES, ANO NORMAL, RECUPERA 30%; 30-18; 12% VOLUME ÚTIL EM ABRIL.

ATÉ O MOMENTO, ACHO QUE DEVERÁ FICAR ENTRE 10% NO PIOR CENÁRIO A 35/40% NO MAIS OTIMISTA, ACIMA DISTO SÓ SE TIVER ALGUM EVENTO MUITO EXTREMO (ALGO IMPREVISÍVEL), DEVE FECHAR ENTRE 18/23% VOLUME TOTAL.

OU SEJA, TÃO....

O que você acham dessa análise da Climatempo?

hNt2dshyYdM

O que você acham dessa análise da Climatempo?

hNt2dshyYdM

MUITO SIMPLISTA.

PARA MIM É BEM MAIS QUE 600 MM, DOBRO PARA O TRÍPLO. O SOLO ESTÁ EXTREMAMENTE SECO E A VEGETAÇÃO "SEDENTA", A EVAPOTRANSPIRAÇÃO NESTA ÉPOCA É ALGO DE +- 10/15 MM/DIA.

Bom dia!!

Caindo de pára-quedas... o tópico de monitoramento de novembro sumiu?

Queria ver a tendência para temperatura e chuvas nos próximos dias rsrsrs.

Bom dia!!

Olá Lel, boa tarde.

Agora somos todos sul-americanos! :sarcastic:

viewtopic.php?f=156&t=15779

Bom dia!!

Olá Lel, boa tarde.

Agora somos todos sul-americanos! :sarcastic:

viewtopic.php?f=156&t=15779

Obrigada!

rsrs última postagem 3 de novembro caramba.

Já vi que tem movimento só neste de temas gerais :rofl: :rofl:

João, acho que para chegar nisso teria que chover muitooo pois temos que lembrar que esta porcentagem está assim somente por causa dos "volumes mortos" e para chegar nos seus 50% teria que agora na realidade alcançar os 70% mais ou menos.

Torço muito para que isso aconteça no verão mas ainda deveremos ter mais um ano precário.

Exato. É como se o Cantareira estivesse agora com cerca menos de -20%. Porque adicionaram 18,5% para a primeira cota, que já acabou, e creio que uns 10% para a segunda cota, que é a que está sendo usada agora.

Sem contar que com o uso dos "volumes mortos" estamos aumentando o tamanho da "esponja" que vai ter que ser saturada.

----------

Já tinha visto este vídeo da Climatempo.

Também achei muito simplista quando vi.

Talvez seja uma explicação visando leigos mesmo, aquele pessoal que definitivamente não se liga em tempo e clima.