Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Carlos Dias

Granizada histórica em São Paulo (18/05/13)

Recommended Posts

Valeu Vinicius, não tinha visto essa postagem!

Quanto a questão de SP, existe mesmo uma certa inveja. Sou paulista e moro no sul já há 4 anos, e as vezes dá pra perceber. Não é todo mundo, claro, mas a gente nota de vez em quando. SP é o que temos de maior no Brasil, polariza quase tudo, em quase todas as áreas, quase sempre. É natural que isso ocorra.

O que eu percebo bastante é que o sulista em geral é meio "possessivo" em relação ao frio e aos fenômenos climáticos no país. É como se temperaturas baixas, tempestades fortes, granizo, ventanias, tornados e etc, só ocorressem aqui, passou a fronteira do PR e magicamente o Brasil vira uma imensa savana equatorial.

Acho que o pessoal precisa se informar mais. Essa postura demonstra ignorância e provincianismo, e, de certa forma, acaba denegrindo a imagem dos próprios sulistas.

E mais, esse fórum aqui não é bem um fórum de climatologia. É um fórum de temperaturas baixas. É nisso que focam e é com isso que se importam, muitas vezes, de forma doentia.

Tem um pessoal grande que frequenta isso aqui e que nutre, além do frio, outros interesses de cunho climato/meteorológico, incluso eu. Por isso acho importante que haja uma movimentação maior nos demais tópicos do BAZ (que vivem às moscas). Quanto mais gente séria querendo ensinar/aprender, melhor.

Assino embaixo.

Entendi lleosoul ....o forum se concentra no monitoramento com assuntos focando no frio e o restante do Forum às moscas como disse....

Vi que em três meses aqui voce contribuiu com apenas 7 msg's , o que mostra que você não está fazendo algo para melhorar este cenário...difícil , né..

Entendi lleosoul ....o forum se concentra no monitoramento com assuntos focando no frio e o restante do Forum às moscas como disse....

Vi que em três meses aqui voce contribuiu com apenas 7 msg's , o que mostra que você não está fazendo algo para melhorar este cenário...difícil , né..

Tem razão Carlos. Meu tempo é curto e geralmente minha participação restringe-se a ocorrência de algum evento extraordinário.

Mas não to reclamando do monitoramento do frio, até porque adoro o tema e acompanho sempre que posso.

Tentarei ser mais participativo, agradeço a todos pela compreensão :good:

Maravilhosa essa granizada em São Paulo.

Segundo estudos de mais de vinte anos atrás de meteorologistas, a poluição nas grandes cidades aumentam a chance de ocorrências de granizo,esse estudo foi feito com base na cidade de Chicago.

Giuliano Leone, acho que já vi você fazer comentários de frio lá no site da MetSul, uns três anos passados, você informava as vezes de temperaturas mínimas negativas na cidade de Campos do Jordão,passadas por um amigo que tinha residência lá, deve ser o João Tucci.

Giuliano Leone muitas pessoas devem ter inveja de sua São Paulo e de onde você mora, em Higienópolis, bairro de gente diferenciada né, mas muitas devem ter arrepios se tivessem ter que passar horas no transito para ir trabalhar e depois mais horas para voltar pra casa, deve ser estressante.

No meu caso demoro 15 minutos para ir pro trabalho de carro e 25 minutos de ônibus,prefiro o sossego da cidade onde moro, do que essa vida estressante de São Paulo.

Granizada em São Paulo, foi notícia na BBC:

Brazil's Sao Paulo turned white by freak hailstorm

An unusually heavy hailstorm in Brazil's largest city, Sao Paulo, has brought residents out onto to the streets to play with the ice it left behind.

For many of them, it was the first time they had seen huge ice balls littering the streets of the subtropical city.

The hail left many roads flooded or coated in white.

The ice lingered until Monday morning in many gardens in the Aclimacao neighbourhood.

The Centre for Emergency Management said on Monday that the storm had dumped 10 cm of moisture on the city.

The news is welcome as Sao Paulo had been enduring a long, dry spell.

In April, the city's main reservoir fell to its lowest level on record.

Sao Paulo has seen plenty of hail in thunderstorms, but the thick layer of ice which accumulated on this occasion was unusual.

Snow has not been seen in Sao Paulo since at least the 1970s, and some sources say not since 1918.

http://www.bbc.com/news/world-latin-america-27480034

De acordo com o SAISP (Sistema de Alertas de Inundações do Estado de São Paulo), o Radar Meteorologico de Salesopolis informou que havia 80% de chances da precipitação vir com granizo na hora que ocorreu.

ipITdsw.png

Radar de Salesopolis:

B9sZxmk.png

IRSjG5U.png

Radar de São Roque no mesmo horário detectou a célula com 65Dbz (Cor rosa), indicando o potencial de granizo.

1EKArhT.png

boPPWZQ.png

Sondagem do domingo acusava altíssimos valores de instabilidade, com TT chegando a 54

joNjtPG.gif