Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Granizada histórica em São Paulo (18/05/13)


Recommended Posts

A última vez q vi granizo acumulado em grande qtdd foi em 2005 (ftos q postei ontem).

Normalmente ocorrem tempestades de granizo mas sem acumulação.

Fikei impressionado com as imagens de Sampa.

 

Não vi suas fotos, vou ver. Granizo ocorre, mas quase sempre por pouco tempo, e com pouca acumulação. Nesta quantidade, duração e no meio urbano de uma grande cidade, é coisa rara.

 

Quero ver ele mostrar uma foto de Porto Alegre com tanta acumulação e duração.

Link to comment
Share on other sites

A metrópole Global na lista da PWC é menos importante que Buenos Aires por exemplo que tem 1/3 da população paulista para se ter uma ideia da importam cia de São Paulo para o Mundo...

 

Agora sim eu vi um argumento que caracteriza o que aconteceu ontem como "simples chuva de granizo", que bom que aqui no BAZ podemos contar com o seu ponto de vista tão privilegiado.

 

Se antes eu já gostava de Buenos Aires e da Argentina, agora eu gosto muito mais.

 

Agora, imagino Curitiba toda, inteirinha debaixo de uma camada de 1,5 metro de granizo. Levando em conta essa hierarquia global, a notícia sairia somente nos jornais do leste do Paraná. Nos de Londrina as manchetes iriam dar algo como "chuvinha causa transtornos lá em Curitiba".

 

Já Jundiaí então, nem que ficasse toda soterrada inteira por 5 metros de camadas de gelo e granizo não seria motivo de qualquer notícia, afinal os quase 400 mil habitantes daqui não estão em uma metrópole global, além de não termos a Bolsa, o sistema financeiro, os serviços e o charme todo de Buenos Aires.

 

É melhor esses eventos naturais escolherem melhor onde vão acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Depois dizem que não tem bairrismo aqui no fórum... :negative: Caras, sabem quando foi a última vez que deu uma granizada semelhante a essa em Curitiba? 2003. Faz mais de 10 anos, e mesmo assim foi só em Santa Felicidade e região, ou seja, longe do Centro. Ver as ruas de uma metrópole irem dormir e amanhecerem cobertas de branco não é pra qualquer uma não, ainda mais aqui no Brasil. Fantástico, histórico e memorável o evento! :ok: :clapping: Quase tão memorável quanto a água (e o gelo) colocadas pelo ex-lanterna do estado campeão em eventos climáticos radicais no espumante de inauguração de uma certa Arena.... :mosking:

Perfeito!

 

Perfeito 2....aliás a última parte; mais que perfeito.

 

20...p/mes

 

Paulo, A cada dia eu aprendo um pouquinho sobre as coisas do tempo.

 

Temos tempo suficiente de fórum para saber onde a neve teima em deitar invariavelmente quase todos os anos, onde às vezes ela aparece, quando o evento nivoso é abrangente, quando um tornado é bem documentado, quando a chuva é escandalosa, quando o frio foi de deixar cachorro manquitola, quando a estiagem é preocupante, quanto uma possível média de mínimas negativas é significativa, quando temos horas e horas consecutivas abaixo de zero e com máxima negativa.

 

Abração, saudades do "paulo marmota" só aparece com o frio... :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

A última vez em que caiu granizo desta maneira aqui na região oeste da RMSP foi em Barueri, no dia 03/09/2007:

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1877591-EI8139,00-vc+reporter+chuva+de+granizo+atinge+Barueri+em+SP.html

 

3E67C2DC00B947C1901BE166D407E578.jpg

 

Na época, também choveu granizo em Itapevi, mas não com a mesma intensidade da cidade vizinha.

 

Ontem à tarde tivemos chuva forte por aqui, mas sem qualquer sinal de granizo.

Link to comment
Share on other sites

Povo do Sudeste, Centro e Norte e Nordeste realmente são muito desacostumados com eventos climáticos. Diferente aqui do Sul.

 

Por causa de uma simples chuva de granizo de deu o espaço de 05 minutos no principal informativo matinal da principal emissora de TV no país.

 

 

Na corrida pelo posto de mais chato do BAZ você já deu volta no segundo colocado... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

"Simples chuva de granizo"? Foi monumental essa granizada. E ela não aconteceu na Cerca Velha, aconteceu em bairros populosos de uma metrópole global.

 

Aliás comentaram que tem rua na Aclimação interditada pelo gelo até agora.

 

Genial, Melo.

 

Quando ocorre -8,5ºC é porque não mora ninguém.

 

Quando ocorre 32 m de gelo é porque mora 20.000.000 de habitantes.

 

Fantástico

 

Fenômeno digno de ser documentado por muitos e muitos minutos. Algo incrível!!!

e quando neva aqui e ficam meia hora falando, é "anormal"?

Achei fantástico esse evento. Não é todo o dia que ocorrem. Nem aqui no RS ocorrem granizadas como essa. É raro!!

 

Não estou concordando com o Hedsgpaiadshfuiudsfh , mas a poucos dias deu uma granizada parecida em Bento Gonçalves.

 

No RS realmente não é raro dar granizadas assim, mas longe de ser algo cotidiano.

 

O Sul obviamente por ter mais frequencia de Eventos Severos, ocorre quedas de granizo com mais constância, uma granizada dessas merece destaque, seja lá onde for, ainda mais na maior do Cidade do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Incríveis fotos...evento histórico realmente.

 

Sâo Paulo está na zona de transição climática, ainda que a turbulência desta transição

seja mais forte na região Sul. Vejam que ontem o jato passava bem em cima da capital

paulista. Aliado aos ventos frios vindos do mar, a instabilidade ganhou força e gerou esta

super-célula.

 

Juiz de Fora já ficou coberta de gelo uma vez, e foi em 1984:

 

Juiz_de_Fora_antiga_chuva_de_granizo_1985_02.jpg

Link to comment
Share on other sites

Me impressiona que o pessoal aqui do BAZ tenha memória curta pra certos eventos, ninguém lembra da granizada de 2010 e tantas outras de lá pra cá? Em menos de 4 anos, duas granizadas gigantescas cobrindo a cidade de branco não e algo que se esqueça tão facilmente.

 

A Grande SP tem recebido chuvas de granizo de forma recorrente, é só prestar atenção. Essa de agora acho que nem foi a maior, mas teve grande repercussão por ter sido no centro e na Zona sul da capital.

 

Em 2010 houve uma granizada FENOMENAL na Zona norte e no município de Guarulhos, vejam esses vídeos:

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/chuva-de-granizo-cobriu-ruas-de-gelo-em-guarulhos-sp-0402983472D08973C6?types=A

 

E o bairrista aí que disse que o "povo" do sudeste não tá acostumado com isso, exclua SP da conta e reveja alguns conceitos. Mostre algum vídeo recente de Curitiba completamente branca e afundada no granizo, como esses de SP.

 

SP, segundo estudos da Unicamp, é o estado que mais registra tornados e descargas elétricas no país, tempo severo não é algo raro de se ver por lá.

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde a todos! sou paulistano e acompanho o fórum a muito tempo e agora resolvi me manifestar.e impressionante como a grandeza de São Paulo incomoda o resto do Brasil,principalmente o pessoal do sul.é como disse o amigo,Buenos Aires e uma praça de higienopolis,eu como morador do bairro de Higienópolis a vejo todos os dias.43% do PIB do Brasil vem do estado de Sao Paulo,12% vem do município de Sao Paulo,eu sei que isso deve incomodar muita gente. Os incomodados que se mudem.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Vinicius, não tinha visto essa postagem!

 

Quanto a questão de SP, existe mesmo uma certa inveja. Sou paulista e moro no sul já há 4 anos, e as vezes dá pra perceber. Não é todo mundo, claro, mas a gente nota de vez em quando. SP é o que temos de maior no Brasil, polariza quase tudo, em quase todas as áreas, quase sempre. É natural que isso ocorra.

 

O que eu percebo bastante é que o sulista em geral é meio "possessivo" em relação ao frio e aos fenômenos climáticos no país. É como se temperaturas baixas, tempestades fortes, granizo, ventanias, tornados e etc, só ocorressem aqui, passou a fronteira do PR e magicamente o Brasil vira uma imensa savana equatorial.

 

Acho que o pessoal precisa se informar mais. Essa postura demonstra ignorância e provincianismo, e, de certa forma, acaba denegrindo a imagem dos próprios sulistas.

 

E mais, esse fórum aqui não é bem um fórum de climatologia. É um fórum de temperaturas baixas. É nisso que focam e é com isso que se importam, muitas vezes, de forma doentia.

 

Tem um pessoal grande que frequenta isso aqui e que nutre, além do frio, outros interesses de cunho climato/meteorológico, incluso eu. Por isso acho importante que haja uma movimentação maior nos demais tópicos do BAZ (que vivem às moscas). Quanto mais gente séria querendo ensinar/aprender, melhor.

Link to comment
Share on other sites

O Interessante é que essa granizada, não ocorreu em um ponto isolado da capital, isso também deve ser levado em conta, mesmo a imprensa focalizando na Aclimação, houve acumulação parecida no Campo Limpo, que chegou a broquear a estrada, fazendo muita gente caminhar do Butantã até lá. (Bastante significante isso). Isso sem falar que esse dois pontos de grande acumulação não são tão perto assim! E teve registo de granizo no Murumbi, Centro e Zona Leste, ou seja uma imensa área.

 

** A acumulação de granizo é como se fosse uma enchente, o gelo que caiu em diversão áreas, escoa para áreas mais baixas com a água da chuva, e a onde não há mais passagem acaba acumulando.

 

Abaixo a foto de Caminhões Pipas tentando tirar o gelo, de uma camada de quase meio metro (na Estrada do Campo Limpo), acabou por secar todo o caminhão sem nenhum resultado, só depois que chegaram os tratores, e conseguiram liberar a pista.

5a4e89696a079_2014-05-1820_11.15-1-1.jpg.2b6175f0967536c79acb203b1f09a3aa.jpg

Link to comment
Share on other sites

Valeu Vinicius, não tinha visto essa postagem!

 

Quanto a questão de SP, existe mesmo uma certa inveja. Sou paulista e moro no sul já há 4 anos, e as vezes dá pra perceber. Não é todo mundo, claro, mas a gente nota de vez em quando. SP é o que temos de maior no Brasil, polariza quase tudo, em quase todas as áreas, quase sempre. É natural que isso ocorra.

 

O que eu percebo bastante é que o sulista em geral é meio "possessivo" em relação ao frio e aos fenômenos climáticos no país. É como se temperaturas baixas, tempestades fortes, granizo, ventanias, tornados e etc, só ocorressem aqui, passou a fronteira do PR e magicamente o Brasil vira uma imensa savana equatorial.

 

Acho que o pessoal precisa se informar mais. Essa postura demonstra ignorância e provincianismo, e, de certa forma, acaba denegrindo a imagem dos próprios sulistas.

 

E mais, esse fórum aqui não é bem um fórum de climatologia. É um fórum de temperaturas baixas. É nisso que focam e é com isso que se importam, muitas vezes, de forma doentia.

 

Tem um pessoal grande que frequenta isso aqui e que nutre, além do frio, outros interesses de cunho climato/meteorológico, incluso eu. Por isso acho importante que haja uma movimentação maior nos demais tópicos do BAZ (que vivem às moscas). Quanto mais gente séria querendo ensinar/aprender, melhor.

 

Assino embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Entendi lleosoul ....o forum se concentra no monitoramento com assuntos focando no frio e o restante do Forum às moscas como disse....

 

Vi que em três meses aqui voce contribuiu com apenas 7 msg's , o que mostra que você não está fazendo algo para melhorar este cenário...difícil , né..

 

Tem razão Carlos. Meu tempo é curto e geralmente minha participação restringe-se a ocorrência de algum evento extraordinário.

 

Mas não to reclamando do monitoramento do frio, até porque adoro o tema e acompanho sempre que posso.

 

Tentarei ser mais participativo, agradeço a todos pela compreensão :good:

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosa essa granizada em São Paulo.

Segundo estudos de mais de vinte anos atrás de meteorologistas, a poluição nas grandes cidades aumentam a chance de ocorrências de granizo,esse estudo foi feito com base na cidade de Chicago.

 

Giuliano Leone, acho que já vi você fazer comentários de frio lá no site da MetSul, uns três anos passados, você informava as vezes de temperaturas mínimas negativas na cidade de Campos do Jordão,passadas por um amigo que tinha residência lá, deve ser o João Tucci.

 

Giuliano Leone muitas pessoas devem ter inveja de sua São Paulo e de onde você mora, em Higienópolis, bairro de gente diferenciada né, mas muitas devem ter arrepios se tivessem ter que passar horas no transito para ir trabalhar e depois mais horas para voltar pra casa, deve ser estressante.

 

No meu caso demoro 15 minutos para ir pro trabalho de carro e 25 minutos de ônibus,prefiro o sossego da cidade onde moro, do que essa vida estressante de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Granizada em São Paulo, foi notícia na BBC:

 

Brazil's Sao Paulo turned white by freak hailstorm

 

An unusually heavy hailstorm in Brazil's largest city, Sao Paulo, has brought residents out onto to the streets to play with the ice it left behind.

 

For many of them, it was the first time they had seen huge ice balls littering the streets of the subtropical city.

 

The hail left many roads flooded or coated in white.

 

The ice lingered until Monday morning in many gardens in the Aclimacao neighbourhood.

 

The Centre for Emergency Management said on Monday that the storm had dumped 10 cm of moisture on the city.

 

The news is welcome as Sao Paulo had been enduring a long, dry spell.

 

In April, the city's main reservoir fell to its lowest level on record.

 

Sao Paulo has seen plenty of hail in thunderstorms, but the thick layer of ice which accumulated on this occasion was unusual.

 

Snow has not been seen in Sao Paulo since at least the 1970s, and some sources say not since 1918.

 

http://www.bbc.com/news/world-latin-america-27480034

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o SAISP (Sistema de Alertas de Inundações do Estado de São Paulo), o Radar Meteorologico de Salesopolis informou que havia 80% de chances da precipitação vir com granizo na hora que ocorreu.

 

ipITdsw.png

 

Radar de Salesopolis:

B9sZxmk.png

IRSjG5U.png

 

Radar de São Roque no mesmo horário detectou a célula com 65Dbz (Cor rosa), indicando o potencial de granizo.

 

1EKArhT.png

boPPWZQ.png

 

Sondagem do domingo acusava altíssimos valores de instabilidade, com TT chegando a 54

joNjtPG.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.