Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Felipe F

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014

Recommended Posts

Monitoramento e Previsão para as Regiões Norte e Nordeste - Anual 2014

VCAN está atuando sobre o NE e garantindo tempo firme na região.

ps5f.png

l08w.png

A imagem de agora é bem diferente de alguns dias atrás, quando víamos o Nordeste inteiro coberto de nuvens de chuva.

Ontem estava voltando de Paracuru-CE, e chegando em Sobral pegamos uns 5 minutinhos de chuva, mas nem deu pra molhar o chão direito. De resto segue o clima monótono daqui.

Já hoje apareceram umas nuvens negras e caiu uma chuva de moderada a forte por poucos minutos e ventou bastante. Molhou um pouco o chão e fez algumas poças mas logo o sol secou o chão.

Essa é a melhor época do ano para pegar uma praia no Nordeste, pois

chove menos que no "inverno". Ou seria o contrário? agora me confundi.

Normalmente, de Fortaleza a Aracaju, a época menos chuvosa é mais ou menos de outubro a dezembro.

Em janeiro já começa a aumentar mas ainda dá..

Na costa leste (Salvador a Natal) o inverno é o período mais chuvoso, na faixa norte é no Verão e Outono. Janeiro já é começo do período chuvoso no Ceará, ontem Fortaleza teve chuva forte inclusive.

Por aqui chove mais no Outono mas já começou algumas pancadas de chuva que mal molham o chão, em anos bons temos temporais nessa época.

Realmente nesses dias que estou aqui no Ceará, choveu em quase todos.

Agora, alguém conhece as regiões serranas do Ceará? Eu conheci a serra da Meruoca esses dias e fiquei espantado com a temperatura! Durante o dia temperaturas bem agradáveis e a noite fazia até um ligeiro friozinho, dava até pra botar calça e camisa para sair pra jantar(os nativos usavam até casaco).

Segundo meu gps, o ponto onde fiquei apontava 730 metros. Tem outras serras também, mas até o momento só conheci efetivamente a Meruoca.

Agora, alguém conhece as regiões serranas do Ceará? Eu conheci a serra da Meruoca esses dias e fiquei espantado com a temperatura! Durante o dia temperaturas bem agradáveis e a noite fazia até um ligeiro friozinho, dava até pra botar calça e camisa para sair pra jantar(os nativos usavam até casaco).

Segundo meu gps, o ponto onde fiquei apontava 730 metros. Tem outras serras também, mas até o momento só conheci efetivamente a Meruoca.

Thiago, tem uma estação do INMET que reflete o que você falou, na cidade de Guaramiranga, a 110km ao sul de Fortaleza, ela também está numa serra.

A cidade é quase uma vila, mas está a 865m de altitude... Não tem dados da altitude da estação do INMET, mas não é muito menos que isso.

Nesse domingo por exemplo a estação marcou mínima de 18,5C e máxima de apenas 25,7C

Essa é a média climática da cidade, por ordem de mês (Jan a Dez)

Temperatura Máxima °C 25 24 24 23 23 22 23 25 26 26 26 26

Temperatura Mínima °C 17 18 19 18 18 18 16 16 16 17 17 18

Precipitação mm 127 180 243 298 236 193 132 61 43 43 36 66

Já fui várias vezes a Guaramiranga e o clima lá diferente das outras serras da região porque não esquenta de dia, tá sempre agradável ou frio mesmo com sol, no Inverno a cidade lota de turistas e é muito movimentada, com muitos festivais e baladas a noite.

O núcleo do VCAN desceu para o litoral do estado de Sergipe, o que provavelmente está facilitando a formação de nuvens de chuva sobre o CE.

OkZbIuU.png

Thiago, tem uma estação do INMET que reflete o que você falou, na cidade de Guaramiranga, a 110km ao sul de Fortaleza, ela também está numa serra.

A cidade é quase uma vila, mas está a 865m de altitude... Não tem dados da altitude da estação do INMET, mas não é muito menos que isso.

Certa vez, fui de Fortaleza a Teresina, de ônibus, durante o dia (Saí às 6h da manhã de Fortaleza e cheguei por volta de 5h da tarde em Teresina).

Uns 70 km além de Sobral, a BR-222 sobe a serra de Ibiapaba, uma subida que não deve nada para aquelas que a gente conhece na serra do Mar, aqui no sudeste.

A 1ª cidade após o fim da subida é Tianguá, que está a 790 m de altitude, já próxima da divisa com o Piauí.

O ônibus fez uma parada. Estava visivelmente mais fresco do que "lá embaixo".

Outras cidades próximas a Tianguá: Ubajara (850 m), Ibiapina (880 m), Carnaubal (900 m), etc.

O núcleo do VCAN desceu para o litoral do estado de Sergipe, o que provavelmente está facilitando a formação de nuvens de chuva sobre o CE.

Perfeito! Tá na borda do VCAN, que apresenta circulação divergente em alta troposfera (áreas em azul), o que induz a formação de chuvas sobre o CE e vizinhanças.

Valeu pelas dicas de cidades! Vou ver se na próxima vez que eu vier a Sobral visito mais algumas dessas cidades mencionadas. Ontem passei por Viçosa do Ceará indo para Camocim(meu cunhado errou feio o caminho) e a serra de lá é linda, tanto na subida quanto na descida.

Hoje o dia está bem nublado e ainda agora estava roncando umas trovoadas e choveu um pouco.

Depois de um dia super úmido, um belo temporal desabou na cidade agora a tarde com muitas trovoadas. Pena que durou pouco mas já refrescou bem...

Dia chuvoso hoje, com isso a temperatura se mantém bastante agradável! Espero que a água se mantenha agradável também pois vou tomar banho e aqui ninguém tem chuveiro elétrico.

Chuva durante todo o dia em Sobral. Saí de lá rumo a Jericoacoara. Chegando aqui, vento e calor. Na direção do interior vejo vários raios e tempo bastante fechado. Internet aqui é... bem, deixa pra lá! :mosking: O que importa é o local!

Noite de domingo de muitas instabilidades por todo o norte e parte do nordeste do país. Células pesadas são observadas sobre o Maranhão especialmente.

vi4.gif

Em Manaus nota-se áreas de chuvas próximas da cidade no radar, mas por ora tudo seco no momento. Faz 27C com 79% de umidade.

9jmx.png

Pelos relatos, estou percebendo que a pré estação chuvosa desse ano no norte do nordeste está bem melhor do que nos 2 anos anteriores. Espero que as chuvas fiquem acima ou dentro da média nos próximos meses. Chega de seca!

Noite de domingo de muitas instabilidades por todo o norte e parte do nordeste do país. Células pesadas são observadas sobre o Maranhão especialmente.

Vi que agora o aeroporto de Teresina registra 22 graus com céu encoberto. Deve ter caído uma chuva daquelas por lá pra temperatura estar assim!

Nesse domingo por exemplo a estação marcou mínima de 18,5C e máxima de apenas 25,7C

Essa é a média climática da cidade, por ordem de mês (Jan a Dez)

Temperatura Máxima °C 25 24 24 23 23 22 23 25 26 26 26 26

Temperatura Mínima °C 17 18 19 18 18 18 16 16 16 17 17 18

Precipitação mm 127 180 243 298 236 193 132 61 43 43 36 66

Q lugar interessante!

Médias excelentes (para os padrões nordestinos)

E está à apenas 110 km do litoral...

Boa Notícia pro Nordeste:

Os Radares Meteoroogicos do CEMADEN de Petrolina e Natal que já estão em funcionamento estão agora disponíveis pra consulta no site do REDEMET :clapping:

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.