Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mais uma estação do CGE, desta vez foi em Santana do Parnaiba...com esta estação a Grande SP passa para 33 estações se não me engano......e segundo lugar vem São Joaquim com 17 estaçoes.....Pena Urupema, o municipio + frio do Brasil ter somente duas...e ainda por cima no mesmo lugar... Campos do Jordão conta com 5 estações.

 

Possível local:

https://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&time=&date=&ttype=&q=http://www.saisp.br/geral/local_posto.jsp%3FWHICHCHANNEL%3D237&ie=UTF8&t=h&om=1&z=14

 

6AVg2ZX.png

PS: Foto desatualizada da possível estação.

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS está lindo. A baixa chegaria à 993hpa perto do continente. Linha de 0°C presente no Rio Grande do Sul a partir de 132h vai até 174h.

 

Caio e Vinícius, como vocês analisam essa rodada?

Mas o Europeu :negative:

 

Quando se aproximar da data, o GFS acaba seguindo o Europeu e um "friozão" previsto acaba num "frio comum". Essa novela já vimos diversas vezes aqui no BAZ, principalmente neste ano de 2014... Não é ser pessimista, mas é o que tem acontecido mesmo.

Vai fazer frio na semana que vem. ISSO É CERTO! No entanto, não será tudo isso que alguns estão colocando. Será um frio moderado na maioria dos lugares, na minha opinião, e forte em poucos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS está lindo. A baixa chegaria à 993hpa perto do continente. Linha de 0°C presente no Rio Grande do Sul a partir de 132h vai até 174h.

 

Caio e Vinícius, como vocês analisam essa rodada?

Mas o Europeu :negative:

 

Não tinha analisado essa rodada do Europeu. Escorregou legal!! :cray:

 

Mas ainda há esperanças. Pode ser uma rodada isolada. Quem sabe ele não volta a intensificar na 18Z?

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo...é proximo de Barueri na grande SP....Seria legal se a estação ficasse em Aldeia da Serra, ali senao me engano está há 1.100 metros de altitude...abraço

 

Pois é né Carlos Dias... Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra também mereciam umas estações... Quem sabe mais pra frente...

 

Pelo menos a rede do CGE, como você bem disse tá bem ampla e se expandido. Já são 33 estações. Bela parceira entre a prefeitura e o Governo do Estado na área de meteorologia.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS está lindo. A baixa chegaria à 993hpa perto do continente. Linha de 0°C presente no Rio Grande do Sul a partir de 132h vai até 174h.

 

Caio e Vinícius, como vocês analisam essa rodada?

Mas o Europeu :negative:

 

Quando se aproximar da data, o GFS acaba seguindo o Europeu e um "friozão" previsto acaba num "frio comum". Essa novela já vimos diversas vezes aqui no BAZ, principalmente neste ano de 2014... Não é ser pessimista, mas é o que tem acontecido mesmo.

Vai fazer frio na semana que vem. ISSO É CERTO! No entanto, não será tudo isso que alguns estão colocando. Será um frio moderado na maioria dos lugares, na minha opinião, e forte em poucos.

Abraços!

 

Faz muito pouco tempo que acompanho os modelos, e esse ano fiquei muito desapontado com as variações. Rodadas perfeitas seguidas de rodadas horríveis. Não sei se é comum em outros anos, mas a dinâmica está sofrível, cheio de altos e baixos.

 

Contínuo acreditando em uma MP forte, com uma pequena janela pra neve, porém incapaz de trazer frio extremo.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Médias das Mínimas - Agosto 2014:

 

0,4 - PNI Posto Marcão MG (PWS)

2,7 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

2,8 - Campos do Jordão SP (PWS - Horto Florestal)

3,4 - Urupema SC (Ciram)

3,9 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

3,9 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

4,3 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

4,5 - PNI Morro Massena RJ (PWS)

4,9 - São Joaquim SC (Ciram - St Isabel)

5,1 - Monte Verde MG (Inmet)

5,3 - Canela RS (PWS - Castelinho)

6,3 - Parque das Tuias RS (PWS)

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo...é proximo de Barueri na grande SP....Seria legal se a estação ficasse em Aldeia da Serra, ali senao me engano está há 1.100 metros de altitude...abraço

 

Pois é né Carlos Dias... Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra também mereciam umas estações... Quem sabe mais pra frente...

 

Pelo menos a rede do CGE, como você bem disse tá bem ampla e se expandido. Já são 33 estações. Bela parceira entre a prefeitura e o Governo do Estado na área de meteorologia.

 

Abraços!

 

Rodolfo....falei com o CGE tem uns 2 meses e Ribeirão Pires está na mira...aliás, é um dos municipios e distristos mais frios da Região...acho que bate até Paranapiacaba..que seria outro ponto pra colocarmos uma Davis...

Link to comment
Share on other sites

12Z do ECMWF = :dash2:

Holy shit! Coloquei essa carinha porque não tem a de cocozinho e nem a de lixinho.

 

Ainda dentro da variação esperada e bem, diferente do GFS e do GEM das 12Z. Ambos mantém o frio no RS por um tempão, mas ainda não é o cenário perfeito que joga frio até lá em Brasília.

 

Mesmo assim, ainda há espaço para intensificação do frio pelo GFS. Mesmo de ontem: vários membros do ensemble sugerindo isso.

 

O ciclone apontado pelo GEM chega a assustar!! Uma baixa de 977hpa em cima de Buenos Aires. Inclusive bem próximo do Rio Grande do Sul.

 

Mas a linha de 0°C não é tão agressiva em comparação ao GFS. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rodolfo...é proximo de Barueri na grande SP....Seria legal se a estação ficasse em Aldeia da Serra, ali senao me engano está há 1.100 metros de altitude...abraço

 

Pois é né Carlos Dias... Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra também mereciam umas estações... Quem sabe mais pra frente...

 

Pelo menos a rede do CGE, como você bem disse tá bem ampla e se expandido. Já são 33 estações. Bela parceira entre a prefeitura e o Governo do Estado na área de meteorologia.

 

Abraços!

 

Rodolfo....falei com o CGE tem uns 2 meses e Ribeirão Pires está na mira...aliás, é um dos municipios e distristos mais frios da Região...acho que bate até Paranapiacaba..que seria outro ponto pra colocarmos uma Davis...

 

Entre um e outro acredito mais em Rio Grande da Serra pela sua localização geográfica.

 

Mas isso implicaria, em que lugar de Ribeirão Pires ?? Conheço bem a região e dependendo do local acredito ser Rio Grande da Serra o local mais frio do ABCDMRR.

Link to comment
Share on other sites

Troy...Rio Grande da Serra acho mais frio na máximas...o padrão segue o Riacho Grand e Paranapiacaba....Agora Ribeirão Pires tenho um amigo que dizia ser 2 graus a menos que o Riacho Grande em tempo limpo ao amanhecer no termometro do carro dele.....saia de casa com 8 e 15 min depois estava 10 na altura no 29km

Link to comment
Share on other sites

Troy...Rio Grande da Serra acho mais frio na máximas...o padrão segue o Riacho Grand e Paranapiacaba....Agora Ribeirão Pires tenho um amigo que dizia ser 2 graus a menos que o Riacho Grande em tempo limpo ao amanhecer no termometro do carro dele.....saia de casa com 8 e 15 min depois estava 10 na altura no 29km

 

 

Cai naquela também Carlão, baixada, topo, topinho entre outras, já peguei mais frio em Rio Grande da Serra e muito mais em Ribeirão Pires num local chamado Amarelinho, bar country, quatro da manhã deu diferença de 3 graus para o Riacho Grande e praticamente cinco para Walmart.

images?q=tbn:ANd9GcTiY-hbtROHcHwgxoygSMvRCmzp8lpKmKAdCHtwDBiQ-sSSecJB

 

Amarelinho%20.jpg

 

94786.jpg

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU diminuiu muito o frio para semana que vem e o FORECA, que segue o Europeu, já capta essa mudança!

Será um frio normal, sem nada demais, segundo essas projeções.

Não adianta, 2014 não é o ano para o frio forte mesmo!

Vejam...

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Abraços a todos e uma ótima noite!

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU diminuiu muito o frio para semana que vem e o FORECA, que segue o Europeu, já capta essa mudança!

Será um frio normal, sem nada demais, segundo essas projeções.

Não adianta, 2014 não é o ano para o frio forte mesmo!

Vejam...

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Abraços a todos e uma ótima noite!

 

Concordo...Muito alarde para um frio normal para a época.

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU diminuiu muito o frio para semana que vem e o FORECA, que segue o Europeu, já capta essa mudança!

Será um frio normal, sem nada demais, segundo essas projeções.

Não adianta, 2014 não é o ano para o frio forte mesmo!

Vejam...

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Abraços a todos e uma ótima noite!

 

O GFS está firme e forte, mantém a linha de 0°C alcançando a serra catarinense e "morando" por muitas horas no Rio Grande do Sul. Espero que a tendência continue.

Link to comment
Share on other sites

E voltamos ao velho tópico e seus aquecimentistas convictos. ..

 

Pessoal sao oscilações que ocorrem. Mais perto apenas saberemos se será um frio bom com um ciclone ou será mais um raspão polar.

 

É o ciclone e seu deslocamento que irá decidir como será esta onda de frio, mas para alguns entenderem isto que já foi falado, é de mais para a humanidade.

 

Incrível que o Europeu vinha com boas saídas nos últimos dias, mas o que adoram falar repetitivamente é "Frio em 2014 é impossível" , "Ano terrível" , etc...

 

Um comentário já bastaria, mas vários seguidos falando a mesma tralha... Daí fica difícil mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Este inverno de 2014 o nordeste de SC pode jogar no lixo... Mínimas pífias... Enquanto chegamos a -8ºC na Serra, aqui em casa chegou a 8 positivos no mesmo dia...

Quase sempre quando chegava uma MP mais forte, nublava... Se não bastasse isso, tivemos apenas uns dois dias com máximas na casa dos 15/16 graus, o que eu considero, já que o FRIO você sente mais durante o dia, minha opinião. Eu prefiro um dia inteiro com temperaturas constantes entre 10 até 15 graus, do que mínima de 5ºC e máxima de 24ºC.

Link to comment
Share on other sites

Fernando, concordo contigo. Mesmo aqui, que tivemos alguns dias de frio bom, o inverno foi bem fraco. Minha menor máxima foi de 13,9° no dia 30/6, quando jogaram Alemanha e Argélia aqui em POA pela Copa do Mundo. É a PIOR menor máxima do ano desde o fatídico inverno de 1998.

 

O que temos agora é um maramos térmico. Ao menos temos máximas bem mais baixas que muitas áreas do Sul, mesmo das serras, devido à poderosa inversão térmica que está impedindo a dissipação da nebulosidade formada pelos nevoeiros. Hoje eu tive máxima de 20,2°. O INMET não passou dos 19,8°.

 

Quanto deu na serra? Bateu 25,5° em Canela, 23,3° em Ausentes e 22,5° em SJ!!

 

Agora faz 14,8° e já temos nevoeiro!! Venta de ESE a apenas 2,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de receber uma ligação da globo , perguntando se vale a pena uma materia no PNI amanha , se tera frio forte e geada , e pediram uma previsão pra amanha ?

 

E agora ? Experts ? Artur , Coutinho , alguem ?

 

William, vale a pena sim, já que após a meia noite, a estação estava em -3,5 graus. Agora deu aquela oscilada normal na estação, o vento está se acomodando na região e aos poucos deixando de ser Sudeste. Mas com certeza no centro do parque o congelamento é certo, haverão placas de gelo no Campo Belo mais uma vez. Sobre a mínima, se nada acontecer na dinamica do vento esta noite, deve ficar nesses -3,5 mesmo. Alias, em dois dias a marca anterior desse agosto de 2014 foi pulverizada por esse tal de raspão polar que o povo tá reclamando :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Fernando, concordo contigo. Mesmo aqui, que tivemos alguns dias de frio bom, o inverno foi bem fraco. Minha menor máxima foi de 13,9° no dia 30/6, quando jogaram Alemanha e Argélia aqui em POA pela Copa do Mundo. É a PIOR menor máxima do ano desde o fatídico inverno de 1998.

 

O que temos agora é um maramos térmico. Ao menos temos máximas bem mais baixas que muitas áreas do Sul, mesmo das serras, devido à poderosa inversão térmica que está impedindo a dissipação da nebulosidade formada pelos nevoeiros. Hoje eu tive máxima de 20,2°. O INMET não passou dos 19,8°.

 

Quanto deu na serra? Bateu 25,5° em Canela, 23,3° em Ausentes e 22,5° em SJ!!

 

Agora faz 14,8° e já temos nevoeiro!! Venta de ESE a apenas 2,7 km/h.

 

Isso que eu ia dizer, mas máximas absolutas neste inverno estão pífias. As mínimas absolutas estão boas. Mas geralmente é assim, ou um inverno é bom pras mínimas ou bom para as máximas. Está sendo um inverno 2013 sem as nevadas e o frio de julho e agosto, ou seja, só sobrou o bagaço.

Link to comment
Share on other sites

É Fernando e Beto, nós 3 com o mesmo raciocinio, que bom que só eu que não penso assim.

 

Já falei, e não canso de repetir, o inverno pro "médio" vale do itajaí, e norte está uma verdadeira BOSTA.

As 2 "potentes" MP que chegaram ao estado, na ocasião dos -8C e naquele ocasião dos -5,5C em nenhum vez chegou aqui para a nossa região.

Em todo o inverno tive apenas "uma" sub 5, que foi na madrugada que ocorreu os -8C na serra, aqui bateu 4,5C (nesta ocasião as 4:00 da madruga bateu os 4,5C depois nublou TUDO e as 6:00 HRS já estava 8C)

E teve apenas um dia durante todo o inverno que a temperatura maxima foi de 15C (uma verdadeira piada)

 

Como já havia dito, sabemos que nossa região não tem potencial para um frio negativo ou para maximas sub 10

Mas em quase todos os anos Indaial bate 1/2C uma ou duas vezes, e bate 3/4C umas 5 ou 6 vezes.

Quase todo ano tem uma maxima entre 11/12C e algumas maximas 13/15C

Mas esse ano ? Esse ano é sem comentarios!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

Inverno ABSOLUTAMENTE NORMAL.

 

Que coisa.

 

tudo está normal.

 

Na verdade, aumentamos a urbanização, concentrando concreto e impermeabilizando o solo. E também ganhamos conforto em nossas habitações.

 

Sentimos menos frio hoje do que sentíamos há muitas décadas.

 

tivemos alterações? Sim! poucas.

 

Já fiz uma análise bem amadora sobre a dificuldade de termos um evento monstruoso neste inverno: tá quente à esquerda e à direita do freezer. Ao abri-lo, encontramos o ar tropical. Sai frio e vai "esquentando" na subida. estão "assoprando" o frio para o oceano. Não consegue se continentalizar. Não há um corredor protegido para o frio passar e subir mais diagonal pela América do Sul.

 

Ontem, Porto Alegre era uma ilha. Estava até friozinho no período da tarde!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Em Canela vamos amanhecendo com temperaturas na casa dos 13 graus. Parece que estou vendo o mesmo filme de algumas semanas atrás. O discurso de que o inverno foi um fracasso e já terminou começa a se alastrar novamente. Tomara que eu esteja enganado, mas o ciclo começa a se repetir novamente. Logo teremos bazianos infartando pela "ausência" do frio e contaminando outros além de baterem o pé querendo fazer valer seus argumentos. Logo os moderadores terão de entrar em ação. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ - MENORES MÍNIMAS HJ

 

4,1° SÃO MATEUS DO SUL

4,2° GENERAL CARNEIRO

5,5° CASTRO

5,9° ENTRE RIOS

6,3° GUARAPUAVA

6,5° UNIÃO DA VITÓRIA

6,7° INÁCIO MARTINS

8,1° RIO NEGRO

8,1° CAMPO MOURÃO

 

8,2° Piraquara

 

8,2° PALMAS

8,4° PINHAIS

8,4° LAPA

8,4° JAGUARIAÍVA

8,8° CURITIBA

8,9° PONTA GROSSA

 

 

http://www.simepar.br/site/fragmentos/palavra/imagens/12309.png

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ - MENORES MÍNIMAS HJ

 

4,1° SÃO MATEUS DO SUL

4,2° GENERAL CARNEIRO

5,5° CASTRO

5,9° ENTRE RIOS

6,3° GUARAPUAVA

6,5° UNIÃO DA VITÓRIA

6,7° INÁCIO MARTINS

8,1° RIO NEGRO

8,1° CAMPO MOURÃO

 

8,2° Piraquara

 

8,2° PALMAS

8,4° PINHAIS

8,4° LAPA

8,4° JAGUARIAÍVA

8,8° CURITIBA

8,9° PONTA GROSSA

 

 

http://www.simepar.br/site/fragmentos/palavra/imagens/12309.png

 

Porto Amazonas ficou com 5,4....aguardando ainda as convencionais no qual Irati deve-se destacar...

Link to comment
Share on other sites

Artur olha o que eu mandei ontem pra eles as 19:30

 

TP72USf.jpg

 

E parece que foram pra la sim , me mandaram essa foto

 

10612951_712357702180658_8081742447659054430_n.jpg

 

No final acabei acertando entre 0°C e -4°C :sarcastic: fez -3,9°C por la hoje !

 

vc é um cara de pau, William....kkkkkkkkkkk só faltou dar a fonte de quem avisou do frio lá, de madrugada ehehehehe

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Tanto o GFS quanto o GEM entregaram os pontos para o Europeu. Ambos colocaram a iso de 0°C no extremo Sul do Rio Grande do Sul, com ciclone forte, mas muito longe de nós.

 

O Global também se adequou à nova mudança de padrão. Há uma convergência muito forte em todos os modelos. Acho que chegamos ao que se esperava! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.