Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Moderadores... poderiam colocar esta conversa entre Zeca e os demais no BAZ Premium para não se perder

 

NÃO!!!.. AQUI É O LUGAR!!!

 

A maioria aqui só fica comentando se "esfria, não esfria", "chove, não chove"... "Tem uma nuvem ali" (Carlos Dias) e estou com os olhos nuviado...

 

ElNino, Previsão de longo prazo, tendencias para primavera, Verão e 2015, 2020 etc ... acho que é off-topic.

Alem do mais o assunto é bom de mais para se perder neste "topico gigante"

Mas voces mandam

Link to comment
Share on other sites

Se caso Coxilha Rica se conformar estar em S Joaquim , será a 17a estação no municipio, vejam:

 

1049 - São Joaquim (Epagri - Trento) - 1.375 mts

2090 - São Joaquim (Epagri - Cetrejo) - 1.184 mts

2213 - São Joaquim (Epagri - Bentinho) - 1.200 mts

2375 - São Joaquim (Epagri - Chapada Bonita) - 1.250 mts

2376 - São Joaquim (Epagri - Colônia Cotia Hiragami) -

2411 - São Joaquim (Epagri - Boava) - 1.353 mts

2412 - São Joaquim (Epagri - Despraiado) - 1.250 mts

2413 - São Joaquim (Epagri - St Isabel) - 1.037 mts

2454 - São Joaquim (Epagri - Chapada Seca) - 1.277 mts

9010 - São Joaquim (Epagi - Vl Francioni) - 1.294m

 

1512 - São Joaquim (Inmet/Conv) - 1.415 mts

A-815 - São Joaquim (Inmet/Aut) - 1.400 mts

 

------ - São Joaquim (Cruzeiro) - 1.505m

------ - São Joaquim (Pericó) - 1.230m

------ - são Joaquim (Vale da Neve) - 1.440m

------ - São Joaquim (Climaterra) - 1.345m

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias eu tenho passado este monte de ladainha e indo procurar pelo canto dos avatares para chagar direto nas mensagens das pessoas que sei que postam coisas úteis.. :russian: Tem funcionado, mas ainda está cansativo fazer pois as ladainhas predominam sobre as coisas úteis...

Acho que vou botar meio BAZ de inimigo para filtrar melhor isso :mosking: !!!

 

Falando de Modelos: 12Z do GFS para o frio do dia 14 = BLOQUEIO E RASPÃO POLAR!

 

12 Z do Europeu para o frio do dia 14 = MELHOR FRIO DESTE TRISTE ANO PARA O LESTE DA REGIÃO SUL... :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Final de tarde bem seco na Grande SP!

às 17 horas temos:

27 graus e 21% de umidade no aero de Congonhas;

28 graus e 19% de umidade no Campo de Marte;

26 graus e 26% de umidade no aero de Cumbica.

 

Pelo que o modelo GFS indica, o tempo mudará amanhã por aqui em Sampa. Teremos o entrada dos ventos polares à partir dessa madrugada de quinta pra sexta!

 

0L0szOi.png

 

EDIT: Esqueci de citar a fonte: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se caso Coxilha Rica se conformar estar em S Joaquim , será a 17a estação no municipio, vejam:

 

1049 - São Joaquim (Epagri - Trento) - 1.375 mts

2090 - São Joaquim (Epagri - Cetrejo) - 1.184 mts

2213 - São Joaquim (Epagri - Bentinho) - 1.200 mts

2375 - São Joaquim (Epagri - Chapada Bonita) - 1.250 mts

2376 - São Joaquim (Epagri - Colônia Cotia Hiragami) -

2411 - São Joaquim (Epagri - Boava) - 1.353 mts

2412 - São Joaquim (Epagri - Despraiado) - 1.250 mts

2413 - São Joaquim (Epagri - St Isabel) - 1.037 mts

2454 - São Joaquim (Epagri - Chapada Seca) - 1.277 mts

9010 - São Joaquim (Epagi - Vl Francioni) - 1.294m

 

1512 - São Joaquim (Inmet/Conv) - 1.415 mts

A-815 - São Joaquim (Inmet/Aut) - 1.400 mts

 

------ - São Joaquim (Cruzeiro) - 1.505m

------ - São Joaquim (Pericó) - 1.230m

------ - são Joaquim (Vale da Neve) - 1.440m

------ - São Joaquim (Climaterra) - 1.345m

Tu vê todas essas estações e nenhuma bate Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!!

 

Hoje tivemos um dia de grande variação térmica aqui na cidade do Rio de Janeiro. Aqui a mínima foi de 9,4° e a máxima de 27,3° a tarde a umidade caiu para 24% e o Ponto de Orvalho atingiu pico de 4,6°!. No momento na zona norte do Rio 20,9°, U.R 62%, P.O 7,5°.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Final de tarde bem seco na Grande SP!

às 17 horas temos:

27 graus e 21% de umidade no aero de Congonhas;

28 graus e 19% de umidade no Campo de Marte;

26 graus e 26% de umidade no aero de Cumbica.

 

Pelo que o modelo GFS indica, o tempo mudará amanhã por aqui em Sampa. Teremos o entrada dos ventos polares à partir dessa madrugada de quinta pra sexta!

 

0L0szOi.png

 

EDIT: Esqueci de citar a fonte: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/

 

MELHOR AGOSTO de todos! O foreca indica mais uma rodada de 10c pra semana que vem.Mesmo com o calor, tem as quedas de temperatura, o único problema é que o ar secou quase completamente no sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Me impressiono com Salvador tem um clima ameno, apesar da baixa latitude. Deste do inicio do mês passado não teve nenhum dia que a temperatura ultrapassasse 28° Tirando São Paulo e Brasilia deve ser a capital com o clima mais ameno de todo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Fala sério...Salvador não é amena. Mesmo com vento frequente toda aquela umidade é terrível!

BH é a capital mais amena do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Me impressiono com Salvador tem um clima ameno, apesar da baixa latitude. Deste do inicio do mês passado não teve nenhum dia que a temperatura ultrapassasse 28° Tirando São Paulo e Brasilia deve ser a capital com o clima mais ameno de todo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Na classificação climática de Köppen, Salvador é Af. Quente e sempre úmida.

 

http://www.guianet.com.br/brasil/mapaclima.htm

 

Apesar da classificada como "quente", a extensa costa da Bahia é varrida por chuvas e frentes frias no decorrer do inverno, o que "segura" a elevação da temperatura.

 

Já li de soteropolitano (natural da Salvador) umas considerações enganosas que nós "sudestinos" temos sobre o clima deles. Uma tarde chuvosa e úmida com temperatura ao redor de 24º C é algo bem comum por lá. Por essas e outras eu não recomendo passar o inverno no litoral baiano.

 

Abraço.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Me impressiono com Salvador tem um clima ameno, apesar da baixa latitude. Deste do inicio do mês passado não teve nenhum dia que a temperatura ultrapassasse 28° Tirando São Paulo e Brasilia deve ser a capital com o clima mais ameno de todo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Fala sério...Salvador não é amena. Mesmo com vento frequente toda aquela umidade é terrível!

BH é a capital mais amena do Brasil.

 

Discordo.

Link to comment
Share on other sites

Me impressiono com Salvador tem um clima ameno, apesar da baixa latitude. Deste do inicio do mês passado não teve nenhum dia que a temperatura ultrapassasse 28° Tirando São Paulo e Brasilia deve ser a capital com o clima mais ameno de todo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Fala sério...Salvador não é amena. Mesmo com vento frequente toda aquela umidade é terrível!

BH é a capital mais amena do Brasil.

 

Discordo.

 

Discorda do que amigo?

Link to comment
Share on other sites

Rafael, na minha opinião acho que BH seria a terceira capital com clima mais ameno, atrás de Curitiba e São Paulo.

 

Hoje em Juiz de Fora foi dia de recorde mais uma vez, com a mínima de 06,2C e que inclusive apareceu no tabelão do Carlos. É o estado de MG mostrando o quanto pode fazer frio caso haja as condições ideais. Nossas menores mínimas, no entanto, ainda podem ser melhores do que as de hoje. 1994 que o diga !!!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, na minha opinião acho que BH seria a terceira capital com clima mais ameno, atrás de Curitiba e São Paulo.

 

Hoje em Juiz de Fora foi dia de recorde mais uma vez, com a mínima de 06,2C e que inclusive apareceu no tabelão do Carlos. É o estado de MG mostrando o quanto pode fazer frio caso haja as condições ideais. Nossas menores mínimas, no entanto, ainda podem ser melhores do que as de hoje. 1994 que o diga !!!

 

Curitiba não considero amena. Considero fria para os padrões brasileiros.

São Paulo e BH são as mais amenas...mas considero BH ainda mais amena que SP por ter altitudes maiores e um clima mais "seco" e moderado a maior parte do ano.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, na minha opinião acho que BH seria a terceira capital com clima mais ameno, atrás de Curitiba e São Paulo.

 

Hoje em Juiz de Fora foi dia de recorde mais uma vez, com a mínima de 06,2C e que inclusive apareceu no tabelão do Carlos. É o estado de MG mostrando o quanto pode fazer frio caso haja as condições ideais. Nossas menores mínimas, no entanto, ainda podem ser melhores do que as de hoje. 1994 que o diga !!!

 

Discordo. Amanhecer com temperatura de um dígito não é nada ameno. Curitiba é pra quem AMA frio.

 

SP e BH eu acho que o tem o clima realmente ameno.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, na minha opinião acho que BH seria a terceira capital com clima mais ameno, atrás de Curitiba e São Paulo.

 

Hoje em Juiz de Fora foi dia de recorde mais uma vez, com a mínima de 06,2C e que inclusive apareceu no tabelão do Carlos. É o estado de MG mostrando o quanto pode fazer frio caso haja as condições ideais. Nossas menores mínimas, no entanto, ainda podem ser melhores do que as de hoje. 1994 que o diga !!!

 

Discordo. Amanhecer com temperatura de um dígito não é nada ameno. Curitiba é pra quem AMA frio.

 

SP e BH eu acho que o tem o clima realmente ameno.

 

Fora a umidade de Curitiba! Ôh lugar para ficar nublado...

Link to comment
Share on other sites

Se caso Coxilha Rica se conformar estar em S Joaquim , será a 17a estação no municipio, vejam:

 

Tu vê todas essas estações e nenhuma bate Urupema.

 

Sem dúvida, a cidade mais monitorada do Brasil.

 

Mas qual a razão?

De onde vem tanta influência para instalação?

Há necessidade de tanto investimento público?

Quem está por trás disso?

AMANHÃ... NO GLOBO REPORTER...

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba é a mais amena no verão. E a mais fria no inverno, embora eu não considere Curitiba uma cidade realmente fria.

 

Salvador não tem nada de amena. Se não tivesse essa MP no mar vocês estariam vendo temperaturas máximas coladas em 30oC e mínimas acima de 20oC direto. Salvador é mais amena que o Rio no verão, só! No inverno o clima do Rio de Janeiro dá de mil no de Salvador: mais seco, com alguns dias com friozinho de madrugada e dias sem calor no geral, pois mesmo quando dá 30oC está seco e deu 11oC/12oC manhã na imensa maioria das vezes, tirando alguns pré-frontais. Chamara Salvador de amena é uma aberração!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba não considero amena. Considero fria para os padrões brasileiros.

São Paulo e BH são as mais amenas...mas considero BH ainda mais amena que SP por ter altitudes maiores e um clima mais "seco" e moderado a maior parte do ano.

Em termos anuais, em BH chove mais que em Sampa.

 

BH tem um clima típico do sudeste e centro-oeste, com inverno seco.

 

Sampa já tem um inverno menos seco, por estar mais ao sul e próxima ao litoral.

 

Médias anuais de insolação, normal 1961-1990 (Última disponível):

São Paulo (Mirante): 2.003,3 horas/ano

Curitiba: 2.006,2 horas/ano

 

As horas de insolação da capital paulista no inverno são maiores que em Curitiba.

No verão é o contrário, pois Sampa é mais chuvosa.

Link to comment
Share on other sites

Capitais SUL/SUDESTE - 20H

 

Porto Alegre (INMET): 12,6°

Florianópolis (INMET): 17,8°

Curitiba (SIMEPAR): 20,3°

São Paulo (INMET): 20,8°

Rio: 19,0°(zn) / 19,5°(zs) / 16,9°(zo)(INMET)

BH: 17,3°(pampulha)/ 15,7°(cercadinho) (INMET)

Vitória: 15,8 (INMET)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Salvador não tem nada de amena. Se não tivesse essa MP no mar vocês estariam vendo temperaturas máximas coladas em 30oC e mínimas acima de 20oC direto. Salvador é mais amena que o Rio no verão, só! No inverno o clima do Rio de Janeiro dá de mil no de Salvador: mais seco, com alguns dias com friozinho de madrugada e dias sem calor no geral, pois mesmo quando dá 30oC está seco e deu 11oC/12oC manhã na imensa maioria das vezes, tirando alguns pré-frontais. Chamara Salvador de amena é uma aberração!

Concordo que o termo ameno possa não ser o adequado para Salvador mas...

 

Você deveria conhecer (Se é que não conhece): Teresina, Cuiabá, Manaus, Corumbá, Cuiabá, Conceição do Araguaia, Boa Vista-RR, etc, etc, etc.

Depois de um período nessas cidades, Salvador é o paraíso. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Me impressiono com Salvador tem um clima ameno, apesar da baixa latitude. Deste do inicio do mês passado não teve nenhum dia que a temperatura ultrapassasse 28° Tirando São Paulo e Brasilia deve ser a capital com o clima mais ameno de todo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Fala sério...Salvador não é amena. Mesmo com vento frequente toda aquela umidade é terrível!

BH é a capital mais amena do Brasil.

 

Que exagero, nada de terrível! Salvador tem um clima ótimo nessa época e super agradável, mas não diria ameno pois a definição de clima ameno vai de cada pessoa, no geral é agradável.

Link to comment
Share on other sites

A Capital da Bahia pode não ter um clima muito ameno, mas sem duvidas o sul do estado tem um clima muito agradável!, no momento:

 

13,8 - Vitória da Conquista

15,6° - Porto Seguro

15,7° - Itiruçu

16,0° - Belmonte

17,0° - Piatã

17,6° - Una

19,6° - Itapetinga

19,6° - Valença

 

Temperatura agradável também na região centro/norte do estado:

 

17,9° - Jacobina

18,1° - Euclides da Cunha (Próximo a divisa com Sergipe)

18,9° - Queimadas

Link to comment
Share on other sites

A Capital da Bahia pode não ter um clima muito ameno, mas sem duvidas o sul do estado tem um clima muito agradável!, no momento:

 

13,8 - Vitória da Conquista

15,6° - Porto Seguro

15,7° - Itiruçu

16,0° - Belmonte

17,0° - Piatã

17,6° - Una

19,6° - Itapetinga

19,6° - Valença

 

Temperatura agradável também na região centro/norte do estado:

 

17,9° - Jacobina

18,1° - Euclides da Cunha (Próximo a divisa com Sergipe)

18,9° - Queimadas

 

Tá ameno por causa da FF. Tira o ar polar pra tu ver... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba é a mais amena no verão. E a mais fria no inverno, embora eu não considere Curitiba uma cidade realmente fria.

 

Salvador não tem nada de amena. Se não tivesse essa MP no mar vocês estariam vendo temperaturas máximas coladas em 30oC e mínimas acima de 20oC direto. Salvador é mais amena que o Rio no verão, só! No inverno o clima do Rio de Janeiro dá de mil no de Salvador: mais seco, com alguns dias com friozinho de madrugada e dias sem calor no geral, pois mesmo quando dá 30oC está seco e deu 11oC/12oC manhã na imensa maioria das vezes, tirando alguns pré-frontais. Chamara Salvador de amena é uma aberração!

 

É, no caso eu não chamei Salvador de "amena", mesmo porque esse termo é pra lá de subjetivo. Aliás, bem pelo contrário. O que eu ressalto é que a média das máximas lá é bastante contida pelas chuvas no inverno, estação que é bem chuvosa em todo o litoral baiano, uma realidade bem diferente do calor exuberante do verão, que é marcado pela diminuição da precipitação, embora também não seja assim "seco''.

 

O climograma a seguir mostra a formidável precipitação invernal de lá, vale a pena verificar: http://salvadorbhaia.blogspot.com.br/2008/08/clima.html

Link to comment
Share on other sites

Se 2013 foi um ano sem inverno na Mantiqueira em 2014 ele apareceu e representou , esse ano vai ser pra lembrar como um bom ano de inverno com frio !

 

Sem criar polemica e esperando queimar a lingua , PNI decepção ? Quando mais esperavamos ele desapontou ? Se o PNI não afundou com essa massa de ar seco vai afundar de verdade quando ? Se as mps estão com dificuldade pra chegar aqui , com qual tipo de cenario ele pode surpreender ?

 

Maria da Fé 2,9°C agora , sub 0 a caminho ?

Link to comment
Share on other sites

Se 2013 foi um ano sem inverno na Mantiqueira em 2014 ele apareceu e representou , esse ano vai ser pra lembrar como um bom ano de inverno com frio !

 

Sem criar polemica e esperando queimar a lingua , PNI decepção ? Quando mais esperavamos ele desapontou ? Se o PNI não afundou com essa massa de ar seco vai afundar de verdade quando ? Se as mps estão com dificuldade pra chegar aqui , com qual tipo de cenario ele pode surpreender ?

 

Maria da Fé 2,9°C agora , sub 0 a caminho ?

 

Willian, pelo fato da MP ter secado muito por lá, foi crucial que a temperatura não despencasse

talvez ela influenciou ventos na região, por que em dia de recordes, vem logo após de uma FF forte ( que não foi o caso, a frente fria não durou 9 horas)

 

posso está enganado

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.