Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mas você já reparou que quando o está calmo no Marcão a temperatura cai menos que quanto venta SSE? Já chegou a alguma conclusão sobre isso?

 

Nunca confie nos guardas. Normalmente as pessoas "comuns" se baseiam na sensação térmica. Se perguntar aos guardas do ParnaSJ eu tenho certeza que citarão onde tiver mais vento. Até podem estar certos, mas a possibilidade é pequena, mas na dúvida sempre é melhor se basear por si mesmo.

 

A questão da neblina? Você acha que é tanto assim no Rebouças? Então se há muito neblina no Rebouças há também no Marcão. Se há pouco neblina no Marcão também há no Rebouças. Se houvesse neblina em um e não no outro, a diferença seria muito maior. Esta é uma impressão que eu tenho.

 

Moretão, sobre a questão da temperatura mínima, sim, o Marcão precisa ser alimentado pra chegar numa mínima boa. A alimentação fatalmente deve vir de algum lugar mais frio que lá. Olhando o mapa mais as direções do vento, tenho 2 possibilidades: Vento nordeste e vento sudeste. ambos vem do quadrante Leste, coincidentemente de dentro do parque. Por isso acredito também que dentro do parque é mais frio que fora, na encosta.

 

Sobre os guardas e pessoal que frequenta lá, não falaram sequer a palavra vento, usaram o termo CONGELAMENTO para dizer que perto da nascente é melhor. Obviamente, se um pequeno lago congelar no local, fatalmente a temperatura teria que descer bem mais q -3, -4 ou -5, teria de ir a valores como -7 ou -8. Então até poderiamos descartar erro de percepção humana por questões de vento, por exemplo.

 

A neblina, sim vi esse fenomeno acontecer mais forte no Rebouças e o Marcão demorar bem mais pra fechar o tempo. Existe um fator chamado OROGRAFIA, muito forte no PNI. Do lado onde fica o Rebouças, estão as maiores altitudes do parque, Agulhas, atrás do Couto, Prateleiras. Quando há a ocorrencia de neblina lá no Rebouças, se dá por que as nuvens se formam na vertente úmida do parque, não é o avanço de nuvens a esmo q se engancham lá. Já do lado do MArcão, há o abrigo natural do vento pelas maiores altitudes do lado do Rebouças, portanto, sim é possível que a neblina tenha maior dificuldade de chegar naquele ponto do Marcão.

 

Pego como exemplo aqui onde moro. Do lado que vem mais umidade, represa e topo da serra, forma-se muita condensação, logo neblina. Aqui eu moro a menos de 5 km em linha reta do Riacho Grande, e claramente percebe-se que estou na borda da neblina, pois do centro de SBC pra frente, a neblida praticamente não dá as caras.

 

Mas no geral, creio que sim, a neblina do Rebouças poderia chegar ao Marcão mais vezes, uma proporção de 10 dias neblina Rebouças, 7 dias neblina Marcão.

Link to comment
Share on other sites

E a geada negra acontece em que circunstâncias..??

Em noites de forte advecção de ar frio e seco, abaixo de zero em superfície, mas cujo vento ou o ponto de orvalho extremamente baixo impeçam a formação de cristais de gelo sobre as superfícies (a geada branca nada mais é do que o orvalho congelado); a geada negra costuma ser muito mais danosa a algumas culturas,como o café.

Link to comment
Share on other sites

 

Tem que estar abaixo de -4, vento moderado a forte e ar seco, muito seco.

 

Já vi lugares falando q tem q estar abaixo de -6, -4, mas no geral, sim deve estar muito frio, seco e ventoso

Geada negra nao precisa de temperatura tao baixa não.

 

Vide geadas negras no norte do PR ano passado...

 

na Villaggio Grando em setembro de 2012 de geada negra forte com -2, x...

Geada negra ocorre qdo a UR está baixa e ñ há formação de cristais de gelo visíveis.

Normalmente em situação advectiva, com ventos.

A vegetação fica escura e acho q daí surgiu o nome "negra".

Ñ necessita de temperatura negativa.

 

Eu ñ ia comentar, pq ñ sou do grupo dos verdinhos, mas já q vc falou..

:laugh:

Verdade! Na noite dos dias 26 para 27 de junho de 1994, Curitiba teve mínima de -3.0, e mesmo assim registrou geada negra. Lembro-me de não ver nada de gelo, mas até as copas de muitas árvores chegaram a queimar!

Link to comment
Share on other sites

Cacilda.....as ultimas msg' aqui não tem quase ninguem do sul..exceto o Fernando de Joinville...que ainda se habilita em postar algo...

 

:prankster:

 

 

DEPOIS RECLAMAM....NÃO SABEM FICAR "NORMAIS" SEM ALGUMA CUTUCADA.....

 

NÃO CONSEGUE FICAR CALMO....

 

Com certeza!!!!... E quem não sabe brincar não desça para o play... Fui "advertido" sobre minhas "tiradas sarcásticas" só porque solicitei que um amigo postasse imagens... IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!!!!... Enfim...

 

Vai um ventinho no RS????, Aero bateu 63Km/h... Aqui no Coqueiro chegou em 43Km/h... Agora (01:10) 22,6°C com 42% e 39Km/h No-N... SBSM 070300Z 36018G29KT CAVOK 24/12 Q1013 47%... INMET com 25,5°C; 42%; 1021 e 45Km/h No...

 

Começou a "nova" virada, para a virada da virada... Eitia Guri, padrão aqui em baixo de 2 dias secos e frio e chuvas entre 4 a 6 dias... Mas sem ciclones bons entre +/- 60°-50°W e 35°-40°S...

 

t0qiy1.jpg

 

6gwqe0.jpg

 

SyS!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mas você já reparou que quando o está calmo no Marcão a temperatura cai menos que quanto venta SSE? Já chegou a alguma conclusão sobre isso?

 

Nunca confie nos guardas. Normalmente as pessoas "comuns" se baseiam na sensação térmica. Se perguntar aos guardas do ParnaSJ eu tenho certeza que citarão onde tiver mais vento. Até podem estar certos, mas a possibilidade é pequena, mas na dúvida sempre é melhor se basear por si mesmo.

 

A questão da neblina? Você acha que é tanto assim no Rebouças? Então se há muito neblina no Rebouças há também no Marcão. Se há pouco neblina no Marcão também há no Rebouças. Se houvesse neblina em um e não no outro, a diferença seria muito maior. Esta é uma impressão que eu tenho.

 

Moretão, sobre a questão da temperatura mínima, sim, o Marcão precisa ser alimentado pra chegar numa mínima boa. A alimentação fatalmente deve vir de algum lugar mais frio que lá. Olhando o mapa mais as direções do vento, tenho 2 possibilidades: Vento nordeste e vento sudeste. ambos vem do quadrante Leste, coincidentemente de dentro do parque. Por isso acredito também que dentro do parque é mais frio que fora, na encosta.

 

Sobre os guardas e pessoal que frequenta lá, não falaram sequer a palavra vento, usaram o termo CONGELAMENTO para dizer que perto da nascente é melhor. Obviamente, se um pequeno lago congelar no local, fatalmente a temperatura teria que descer bem mais q -3, -4 ou -5, teria de ir a valores como -7 ou -8. Então até poderiamos descartar erro de percepção humana por questões de vento, por exemplo.

 

A neblina, sim vi esse fenomeno acontecer mais forte no Rebouças e o Marcão demorar bem mais pra fechar o tempo. Existe um fator chamado OROGRAFIA, muito forte no PNI. Do lado onde fica o Rebouças, estão as maiores altitudes do parque, Agulhas, atrás do Couto, Prateleiras. Quando há a ocorrencia de neblina lá no Rebouças, se dá por que as nuvens se formam na vertente úmida do parque, não é o avanço de nuvens a esmo q se engancham lá. Já do lado do MArcão, há o abrigo natural do vento pelas maiores altitudes do lado do Rebouças, portanto, sim é possível que a neblina tenha maior dificuldade de chegar naquele ponto do Marcão.

 

Pego como exemplo aqui onde moro. Do lado que vem mais umidade, represa e topo da serra, forma-se muita condensação, logo neblina. Aqui eu moro a menos de 5 km em linha reta do Riacho Grande, e claramente percebe-se que estou na borda da neblina, pois do centro de SBC pra frente, a neblida praticamente não dá as caras.

 

Mas no geral, creio que sim, a neblina do Rebouças poderia chegar ao Marcão mais vezes, uma proporção de 10 dias neblina Rebouças, 7 dias neblina Marcão.

 

Concordo com tudo menos com a questão da neblina. A questão dos guardas, apenas me referi ao Brejo. Mas acho que eu entendi errado, o local onde o está o brejo, é o mesmo que congela lagos é isso?

 

Essa questão de neblina não acredito. A diferença é muito pequena. A neblina fatalmente provocaria maiores diferenças de temperatura e as médias seriam diferentes. Pode haver uma diferença de um para o outro, mas muito pouco significativa. Há de se admitir, para fechar com menos de meio grau de diferença em um mês, o clima tem que ser muito, mas muito parecido mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com tudo menos com a questão da neblina. A questão dos guardas, apenas me referi ao Brejo. Mas acho que eu entendi errado, o local onde o está o brejo, é o mesmo que congela lagos é isso?

 

Essa questão de neblina não acredito. A diferença é muito pequena. A neblina fatalmente provocaria maiores diferenças de temperatura e as médias seriam diferentes. Pode haver uma diferença de um para o outro, mas muito pouco significativa. Há de se admitir, para fechar com menos de meio grau de diferença em um mês, o clima tem que ser muito, mas muito parecido mesmo.

 

Com certeza!!!... Começa pelo princípio da inversão térmica... E tenhamos em mente o seguinte que TEMPO são as variáveis cotidianas, rotineiras e locais... CLIMA, o buraco é mais em baixo... Não é a toa que para analisar clima os buRRocratas, e "PURGAS", utilizam grades de 30 anos...

 

Agora, 2014, mesmo... Os buRRocratas não decretaram, mas só "cego" não vê esse padrão 4X7 no sul típico de El Niño...

 

Aliás, a primavera está chegando :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: ...

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé na disputa com a Vila Inglesa em Campos do Jordão para registrar a menor mínima de agosto e de 2014 das duas estações.

 

Maria da Fé sítio da Lage em -3,1ºC, por enquanto;

Campos do Jordão/Vila Inglesa em -2,7ºC, por enquanto.

E bem no dia em que o pessoal da Globo está por lá. Que sorte!!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Sub 10 na capital!!! :good2:

 

Na automática do INMET Vila Militar mínima de 9,6ºC até o momento.

Acordei com o termômetro do ar condicionado marcando 16ºC, daqui a pouco vejo quanto marca o do carro.

 

Destaque também para a estação de marambaia que fica na orla da zona oeste e indica 11,1° e xerém na baixada fluminense que indica 8,9°!!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

A temperatura está bem mais alta hoje em relação a ontem no mesmo horário em Porto Alegre. No entanto, não deve passar dos 20°c hoje na cidade.

No momento, faz entre 16°c e 18°c na maior parte da cidade, segundo o monitoramento do METROCLIMA.

Instabilidade nas próximas horas, antecipando a chegada de ar mais frio até o final do dia.

As manhãs de sexta e sábado serão frias, mas na parte da tarde do sábado já começa a esquentar de novo.

Abraços a todos e uma excelente quinta-feira!

Link to comment
Share on other sites

Hj a geada se restringiu à áreas restritas de baixada.

Só viu kem foi procurar por ela, no caso: eu!

Em casa, mínima de 5,5°

Na baixada, 2,8° / -0,4° às 7:00h

 

Legal..típica geada que ocorre em Joinville (em mato seco, no fundo da valeta hahahahha)

 

Mas esse ano só deve ter ocorrido um ou dois registros, isolados ainda...pois a mínima nas estações da cidade ficou em +- 3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Inversão térmica legal hoje aqui...

 

Mínimas:

 

Morro do Bradador - 1532 m: 14,4ºC

Serra Dona Francisca - 855m: 4,5ºC

Joinville Zona Sul: 11,3ºC

 

Em Passo Fundo (681m) mínima de 12ºC, mais alta que Joinville no nível do mar e mais baixa que no Bradador, isso é tão estranho, haha.

Link to comment
Share on other sites

Hj a geada se restringiu à áreas restritas de baixada.

Só viu kem foi procurar por ela, no caso: eu!

Em casa, mínima de 5,5°

Na baixada, 2,8° / -0,4° às 7:00h

 

Legal..típica geada que ocorre em Joinville (em mato seco, no fundo da valeta hahahahha)

 

Mas esse ano só deve ter ocorrido um ou dois registros, isolados ainda...pois a mínima nas estações da cidade ficou em +- 3ºC.

Já observei ocorrências como a de hj em pleno mês de novembro, sob atuação do ar seco. Mas mto raro.

Esta madrugada foi um caso atípico de temperatura relativamente estável mesmo sob céu limpo e pouco vento.

Ontem já estávamos com 8° às 21h!

Um desperdício, pq é tão difícil a manutenção do céu limpo sem a visita da kerida MM.. Mas é a natureza! Kem vai lutar contra as regras perfeitas dela? Tentamos aprender a dança...

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé arrebentou denovo , -3,1°C recorde da minha estação !

 

A reportagem da globo passou frio aqui HAHAHAHAHA

 

Demais hein, William!

 

Agora é impressionante como o clima da tua região é extremado! Sai dos -3 pros 15ºC em pouco mais de uma hora!

 

No INMET também, saiu de -08ºC para 12ºC as 8:00h...agora as 9:00 já deve ter subido mais ainda..

 

E fotos, não tem? Queremos fotos do geadão heheheh

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Zeca....

Poderia explicar...

O que seria o padrão 4x7 ?

 

Nazar, esse "padrão" é algo extremamente empírico, fruto de bates-papo com o Mafili em priscas eras, e falo tão somente aqui para o RS... Com o El Niño bem estabelecido e sendo primavera e/ou verão temos uma incursão de FF que trazem chuvas e duram em torno de 4 dias a cada 7 dias secos...

 

Mas agora tá bem menor o espaço de tempo, estamos num 1X2 ou 2X4 desde que virou o junho... Seriam as alterações climáticas e o aquecimento gorebal??? :mosking: ... Estamos num sarro seco em que estão descendo mais frentes quentes e as incursões de MPs e MPzinhas que sobem fracas de 2 em 2 dias (a 1X2) e fortes de 4 em 4 dias (a 2X4) acabam causando chuvas de deixando o inverno muito mais úmido e chuvoso do que frio... Para teres uma idéia em maio já tive aqui em casa 194mm o já foi acima da média da cidade que fica em torno de 150mm... Junho chegou em 363mm e julho fechou com 254... Agora segue assim, a cada 2 dias chove por aqui, hoje está passando uma linha de instabilidades e domingo já passa outra... Aliás de domingo até terça (12/08) vamos ficar sob vais e vens de chuvas... Aí é um sarro seco... Chove, esfria 2 dias, esquenta como se fosse plena primavera 2 dias, chove de novo por 1, 2 dias e esfria de novo...

 

Olhem as temperaturas no INMET nos últimos 30 dias para terem uma idéia... Agora (09:36) 17,6°C com 79% e 32Km/h de No-N aqui em casa... SPECI SBSM 071205Z 25009KT 9999 BKN013 OVC017 17/15 Q1021 88%...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.