Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Uma sugestão,

 

Podemos deixar para os órgãos competentes as análises pertinentes aos resultados ecônomicos do inverno 2014.

 

Suponho que exista coisas tipo secretarias do turismo, sindicatos de hoteis e similares, confecções etc...etc.

 

Creio que o momento não é adequado, exceto para opiniões sem lastros confiáveis ou meros palpites.

 

Isto aplicado ao Brasil inteiro.

 

Evitem polêmicas desnecessárias fora de hora.

 

======================

 

Aqui passou de 32ºC..... inverno de 2014.

 

Agora vejam qualquer lugar onde um termômetro de rua marcar 5ºC.......é frio prakcete.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Uma sugestão,

 

Podemos deixar para os órgãos competentes as análises pertinentes aos resultados ecônomicos do inverno 2014.

 

Suponho que exista coisas tipo secretarias do turismo, sindicatos de hoteis e similares, confecções etc...etc.

 

Creio que o momento não é adequado, exceto para opiniões sem lastros confiáveis ou meros palpites.

 

Isto aplicado ao Brasil inteiro.

 

Evitem polêmicas desnecessárias fora de hora.

 

======================

 

Aqui passou de 32ºC..... inverno de 2014.

 

Agora vejam qualquer lugar onde um termômetro de rua marcar 5ºC.......é frio prakcete.

 

Abraços

 

Concordo, amigo Mafili!

Não quero ser acusado de causar tumulto de novo... Não é minha intenção mesmo.

Além do mais, o FORECA dá um bom frio para 13/08. Tomara que acerte. Assim, minimizaria toda a falta de frio que tivemos aqui no Sul.

Não podemos querer dois invernos seguidos com frio e nevadas! Isso é complicado. Em 2013 tivemos a alegria dos bazianos, com neve generalizada, até em Florianópolis.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal... tentando aprender a ver os modelos...

 

[]http://wxbrasil.net/modelos/gfs/mapas_1/nivel_925_d1_8.png[]

 

[]http://wxbrasil.net/modelos/gfs/mapas_1/nivel_850_d1_8.png[]

 

Olhando os dois modelos acima seria dizer que teremos mais frio em locais mais baixos ou pode ser um erro do modelo?

 

Olhe a escala... as cores enganam....

 

Obrigada Nazar, eu tinha visto a questão da escala... mesmo assim tinha parecido que na região de serra de SC em 925 estaria mais frio do que em 850 na manhã de amanhã cedo...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Alguém sabe se para colocar uma estação online tem que ser só a davis ou pode ser qualquer marca de estação? achei a davis muito cara... tem umas baratinhas por aí hehehehe. Tem algum problema de software ou compatibilidade?

 

Lel,

 

Uma coisa importante. [ na linha fórum de ferromodelismo fala-se de trenzinho]

 

Construir uma estação superior a uma Davis não é tarefa das mais difícieis.

 

Tudo o que é necessário é algum conhecimento básico.

 

O Flávio Feltrim tem um trabalho publicado pelos alunos dele de iniciação científica sobre abrigos.

 

Mande uma mp para ele caso o mesmo não responda diretamente esta mensagem.

 

Começa assim, o binômio termômetro/abrigo.

 

Talvez seja possível comprar o abrigo da Davis separado....muito interessante....ou fazer uma cópia....[idéia...vou perguntar para o Artur...talvez um molde em silicone....a matutar]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Alguém sabe se para colocar uma estação online tem que ser só a davis ou pode ser qualquer marca de estação? achei a davis muito cara... tem umas baratinhas por aí hehehehe. Tem algum problema de software ou compatibilidade?

 

Lel,

 

Uma coisa importante. [ na linha fórum de ferromodelismo fala-se de trenzinho]

 

Construir uma estação superior a uma Davis não é tarefa das mais difícieis.

 

Tudo o que é necessário é algum conhecimento básico.

 

O Flávio Feltrim tem um trabalho publicado pelos alunos dele de iniciação científica sobre abrigos.

 

Mande uma mp para ele caso o mesmo não responda diretamente esta mensagem.

 

Começa assim, o binômio termômetro/abrigo.

 

Talvez seja possível comprar o abrigo da Davis separado....muito interessante....ou fazer uma cópia....[idéia...vou perguntar para o Artur...talvez um molde em silicone....a matutar]

 

Abraços

 

Obrigada Mafili, encomendei um termometro digital que foi algo barato... quando fui olhar a estação achei caro rsrsrs seria ótimo se pudesse comprar uma mais baratinha (beeemmm mais baratinha) e modificar ela para que fique confiável... rsrs vou esperar o Flávio responder...

 

Uma pergunta... qual deve ser a precisão dos instrumentos... no caso do termômetro ser mais ou menos 1 grau está ok ou tem que ser mais preciso? (pergunto porque o digital que comprei nas especificações está marcada essa precisão...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Alguém sabe se para colocar uma estação online tem que ser só a davis ou pode ser qualquer marca de estação? achei a davis muito cara... tem umas baratinhas por aí hehehehe. Tem algum problema de software ou compatibilidade?

 

Lel,

 

Uma coisa importante. [ na linha fórum de ferromodelismo fala-se de trenzinho]

 

Construir uma estação superior a uma Davis não é tarefa das mais difícieis.

 

Tudo o que é necessário é algum conhecimento básico.

 

O Flávio Feltrim tem um trabalho publicado pelos alunos dele de iniciação científica sobre abrigos.

 

Mande uma mp para ele caso o mesmo não responda diretamente esta mensagem.

 

Começa assim, o binômio termômetro/abrigo.

 

Talvez seja possível comprar o abrigo da Davis separado....muito interessante....ou fazer uma cópia....[idéia...vou perguntar para o Artur...talvez um molde em silicone....a matutar]

 

Abraços

 

Realmente não é difícil, Mafili. Difícil e trabalhoso é fazer o armazenamento de dados sem que eu precise de um computador ligado.

Link to comment
Share on other sites

Obrigada Mafili, encomendei um termometro digital que foi algo barato... quando fui olhar a estação achei caro rsrsrs seria ótimo se pudesse comprar uma mais baratinha (beeemmm mais baratinha) e modificar ela para que fique confiável... rsrs vou esperar o Flávio responder...

 

Uma pergunta... qual deve ser a precisão dos instrumentos... no caso do termômetro ser mais ou menos 1 grau está ok ou tem que ser mais preciso? (pergunto porque o digital que comprei nas especificações está marcada essa precisão...

 

Amiga Le. Como pode observar, este tópico é sobre Monitoramento e Previsão Nacional. Abra um tópico para tirar suas dúvidas. Afinal, você não gosta que se descumpram regras e normas não é? Um beijo na testa!

 

--

 

No litoral catarinense, a chuva está em Governador Celso Ramos, quase chegando em Tijucas. Fazia tempo que não implorava por uma chuva como essa!! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Agora que eu vi (pesquisando no Google) que em SC tem também uma cidade que se chama Praia Grande!
Que não tem praia e nem é grande. :laugh:

 

---------------

Calor em Sampa, com sol, céu limpo e ventos de O a NO aumentando.

Rajadas de 48 km/h na automática do Mirante, onde a umidade já bateu em 19%, e 51 km/h em Congonhas.

 

Os 3 aeroportos marcam 29°C. :heat:

Como já exaustivamente comentado, como o calor é seco, até que a sensação térmica não é tão ruim.

 

No litoral paulista:

Santos (CIIAGRO): 33,8°C

Cananéia (Idem): 34,9°C

Ubatuba (Idem): 35,2°C (14h. Não atualizou ainda)

 

A automática do INMET em Iguape já bateu nos 33,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Alguém sabe se para colocar uma estação online tem que ser só a davis ou pode ser qualquer marca de estação? achei a davis muito cara... tem umas baratinhas por aí hehehehe. Tem algum problema de software ou compatibilidade?

:

:

Começa assim, o binômio termômetro/abrigo.

 

Talvez seja possível comprar o abrigo da Davis separado....muito interessante....ou fazer uma cópia....[idéia...vou perguntar para o Artur...talvez um molde em silicone....a matutar]

 

Abraços

 

Sim, Mafili, o engenheiro lá em casa tá em atividade kkkkkkk

 

Tenho desenvolvido um modelo de abrigo semelhante ao da Davis, que perde em 0,5 no calor pro abrigo da Davis COM COOLER, em média.

 

Como eu sei? O abrigo ficava a menos de 3 metros da Davis.

 

O que eu consigo te dizer, de antemão, é que pra um abrigo funcionar, ele deve receber, mesmo ao sol, o mínimo possivel de insolação direta. Na Davis, há por cima do abrigo o corpo do pluviometro e uma carcaça de ferro, cria-se aí uma barreira natural.

 

No meu caso, desenvolvi um com chapéu, que basicamente chegou a este resultado de 0,5 de diferença nas máximas. Nas mínimas, pau a pau.

 

Não é barato, mas sai beeeemmmmm mais em conta que comprar o abrigo da Davis de fora (sim, no Brasil não encontra, se encontrar vão enfiar a faca).

 

Qual o problema do abrigo se usar um termo de mercurio? Vai ter que abrir ele pra ler o dado ou terei de fazer uma adaptação (janelas de leitura).

 

Se tiver uns 300 reais, poderia investir num termo digital wireless de máxima e mínima, como o Incoterm q eu comprei, funciona bem até hoje :). Dessa forma teria o mínimo de contato no sensor, preservando os dados.

 

Sobre o preço do abrigo? Mande MP. Divido em duas vezes :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Olho os modelos e não vejo nada de bom até o dia 15.

 

Teremos alguns pulsos mas todos são ou bloqueados ou vão para o mar muito ao sul.

 

Em nenhum pulso temos a linha de 0°C em 850hPa próximo do Paraná, melhor nem em cima de SC.

 

Somente o Global mostra algo bom perto do dia 17.... mas até lá....

 

Arrisco ainda dizer que para Curitiba não teremos sub 7°C até o dia 15 pelo menos e teremos no máximo 1 ou 2 dias com sub 10°C.

 

Sudeste brilha neste "fim de feira".....

Link to comment
Share on other sites

Deppis de atingir 36ºC, Joinville tem ventos mais fortes e 23ºC. Baita refresco!

 

Realmente. Essa queda ocorreu sem chuvas e apenas com mudança de vento e tempo parcialmente nublado...

 

Agora, por exemplo, tenho sol ainda e a temperatura continua a cair...

 

Aqui em Blumenau também tivemos uma boa queda da temperatura, mas não nada tão gritante quanto Joinville, saímos de 32ºC pra 25ºC agora... Tivemos até 2 pancadas rápidas de chuva que nem deu pra sentir o gosto. Mas a chuva vem vindo de sul.

Link to comment
Share on other sites

POR POUCO a máxima não chegou a 30ºC aqui em casa hoje, mais precisamente por

2 décimos! Com isso, seguimos sem valores de 30ºC ou mais desde Abril. Na estação localizada

em área urbana (Milho Branco), no entanto, a máxima hoje foi de 30,5ºC.

 

Esta MP vai se deslocar muito rápido do Sul em direção ao Sudeste, tanto é que hoje de

madrugada já terei queda de temperatura e ventos fortes de sudoeste. Veremos o Pico do Couto

e o Massena desabarem a temperatura rapidamente, vai ser interessante de acompanhar.

 

Na Quarta-feira, os vales do Sudeste já começarão a brilhar, e na Quinta teremos várias

cidades com a mínima absoluta do ano até o momento. Aqui para minha cidade, estimo mínima

entre 6/7 graus.

Link to comment
Share on other sites

Agora que eu vi (pesquisando no Google) que em SC tem também uma cidade que se chama Praia Grande!
Que não tem praia e nem é grande.

 

Eu vi mesmo no Google Maps que a cidade não fica na praia e nem é grande. Me parece ficar próxima de uma encosta. Já faz divisa com o RS!

 

============================================================

 

Faltam mais ou menos umas 7 horas para o almejado alívio chegar por aqui, de acordo com a 12z do GFS, com a chegada dos ventos úmidos de sul!

Link to comment
Share on other sites

Olhando os modelos e o ocorrido até agora dá pra classificar o inverno 2014 como um dos piores de todos os tempos para grande parte do Brasil. Aqui no planalto central começa a temporada de dias insuportavelmente quentes e secos, até as primeiras chuvas na 2ª quinzena de setembro.

:negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Lel, essas são as anomalias de temperatura. E não é da mínima ou da máxima, é da média diária.

 

 

Ih desculpe... so tinha lido temperatura 2m rsrs... agora vi que depois fala disso de anomalia... vou pesquisar o que é... suponho que seja -8, -10 comparativamente a alguma fonte ou média né.... vou estudar rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Afonsos com 23% de UR. Aguilera já deve ter ido para o Pronto Socorro.

 

Ainda não :laugh:

 

Mas estou com ardência nos olhos o dia todo, ja passei colírio e não ajuda

Esta muito quente!!!

porém amanhã nesse mesma hora podemos ter uma diferença de 13 graus em relação a temperatura de agora, ou até mais

TOMARAAAAAAA que seja de 20 graus de diferença!!!! :hysteric: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Olhando os modelos e o ocorrido até agora dá pra classificar o inverno 2014 como um dos piores de todos os tempos para grande parte do Brasil. Aqui no planalto central começa a temporada de dias insuportavelmente quentes e secos, até as primeiras chuvas na 2ª quinzena de setembro.

:negative: :negative: :negative:

 

Fico triste em ver que, mais uma vez, o inverno decepcionou aí em Goiânia, Rodrigo. Sabemos que o inverno daí nunca foi frio,

mas de tempos em tempos algumas MPs mais fortes conseguiam chegar e até provocar geadas nas áreas rurais da cidade. Você

padece da mesma "maldição pós-2000" que eu sofro, porém de uma forma ainda mais maléfica. Este inverno-2014 está apenas

um pouco acima da média por aqui, e se Agosto for frio vai terminar na média o JJA.

Link to comment
Share on other sites

Lel, essas são as anomalias de temperatura. E não é da mínima ou da máxima, é da média diária.

 

Vini, onde consegue esses mapas de anomalia? adoro essas reanálises! abraços

 

No BAZ antigo tinha reanálise das ondas de frio de set/41 e set/43.

As 2 foram extremas, bem fora do padrão, e entre as top 5 do século p/ setembro!

Uma das 2 provocou 0C em Campo Grande!! A de set/41 teve grande nevada em Palmas no Paraná!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal achei muito interessante esses locais do Ceará:

 

Provavelmente a mídia nunca te contou isso, mas...

Essas cidades do Ceará - São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Tianguá, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Croatá e Ipu, localizam-se na Cuesta da Ibiapaba, região com altitudes de até 903 metros. Devido à altitude, o inverno na Cuesta da Ibiapaba tem temperaturas amenas em comparação com as demais regiões do Ceará, com a ocorrência de Neblina no começo da manhã, e com frequência à noite, dando a paisagem, a aparência das regiões de clima frio, como o Sul ou Sudeste do País. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto dos 15°C, ou menos. Nos pontos mais elevados da serra como em São Benedito (Ceará) e Guaraciaba do Norte, o frio pode ser mais intenso, e as temperaturas descem perto dos 13°C no inverno.

 

Climatologia Geográfica (Facebook)

 

10522555_674155106011240_3707047684189833375_n.jpg?oh=7336e2005ae6fc9a879e8cdaee417d6c&oe=5458A052&__gda__=1412719082_5e3071c3c375afc86cb43b0890be01e1

 

10511275_674155049344579_7481271635747216577_n.jpg?oh=560e03bd3610211038df916652ce6ae4&oe=544395DB&__gda__=1414461795_0cf8fa49fc9165115639bde46d09f508

 

10535717_674155312677886_7298418798807082343_o.jpg

 

10506749_674158042677613_7402704688507905655_o.jpg

 

10570510_674159462677471_6421189257107228502_n.jpg

 

Será que não temos amigos do Ceará que possa por algumas estações nessas localidades

Seria bem interessante

Link to comment
Share on other sites

Pessoal achei muito interessante esses locais do Ceará:

 

Provavelmente a mídia nunca te contou isso, mas...

Essas cidades do Ceará - São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Tianguá, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Croatá e Ipu, localizam-se na Cuesta da Ibiapaba, região com altitudes de até 903 metros. Devido à altitude, o inverno na Cuesta da Ibiapaba tem temperaturas amenas em comparação com as demais regiões do Ceará, com a ocorrência de Neblina no começo da manhã, e com frequência à noite, dando a paisagem, a aparência das regiões de clima frio, como o Sul ou Sudeste do País. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto dos 15°C, ou menos. Nos pontos mais elevados da serra como em São Benedito (Ceará) e Guaraciaba do Norte, o frio pode ser mais intenso, e as temperaturas descem perto dos 13°C no inverno.

 

Climatologia Geográfica (Facebook)

 

Será que não temos amigos do Ceará que possa por algumas estações nessas localidades

Seria bem interessante

 

Essas terras altas do nordeste é um destino que não passo sem visitar nessa vida. O clima de lá é sensacional!

Link to comment
Share on other sites

Tem coisas que não consigo entender.

 

80% do povo da região sul afirma que não tivemos inverno ou que não tivemos um "inverno bom" com mais periodos de frio, ai vem meia duzia de gato pingado falando "o pessoal que reclama não sabe o que fala, este ano o inverno está na média ou apenas um pouco acima de média"

 

Queria saber em que lugar do sul do pais esse povo que fala que o inverno está na média ou pouquissima coisa acima da media mora, morariam eles talvez encima de alguma nuvem a 2000 metros de alitude ? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Buenas...

Hoje foi um dia típico de Agosto por aqui, frio de manhã cedo e quente e seco a tarde.

Tive mínima de 11.4C e máxima de 29.4C. A umidade chegou a 22% às 16h em Resende. Os olhos já começaram a arder hoje.

Agora tenho céu claro, sem vento... nenhuma cara de mudança... será que a FF consegue chegar por aqui mesmo na madrugada? Sei não, viu...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal achei muito interessante esses locais do Ceará:

 

Provavelmente a mídia nunca te contou isso, mas...

Essas cidades do Ceará - São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Tianguá, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Croatá e Ipu, localizam-se na Cuesta da Ibiapaba, região com altitudes de até 903 metros. Devido à altitude, o inverno na Cuesta da Ibiapaba tem temperaturas amenas em comparação com as demais regiões do Ceará, com a ocorrência de Neblina no começo da manhã, e com frequência à noite, dando a paisagem, a aparência das regiões de clima frio, como o Sul ou Sudeste do País. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto dos 15°C, ou menos. Nos pontos mais elevados da serra como em São Benedito (Ceará) e Guaraciaba do Norte, o frio pode ser mais intenso, e as temperaturas descem perto dos 13°C no inverno.

 

Climatologia Geográfica (Facebook)

 

Será que não temos amigos do Ceará que possa por algumas estações nessas localidades

Seria bem interessante

 

 

Essas terras altas do nordeste é um destino que não passo sem visitar nessa vida. O clima de lá é sensacional!

 

Em localização diferente, mas também no Ceará, Guaramiranga apresenta temperaturas bem amenas. E como o município é próximo a Fortaleza, funciona como destino turístico regional, com vários hotéis, restaurantes, etc.

Link to comment
Share on other sites

Agora que eu vi (pesquisando no Google) que em SC tem também uma cidade que se chama Praia Grande!
Que não tem praia e nem é grande.

 

Eu vi mesmo no Google Maps que a cidade não fica na praia e nem é grande. Me parece ficar próxima de uma encosta. Já faz divisa com o RS!

 

É Praia Grande porque o Rio Mampituba que corta a cidade e divide o RS de SC, na altura da cidade, é conhecido como Rio da Praia Grande, exatamente por haver uma margem de 60~80 metros, cheia de seixos (pedregulhos), formando uma praia fluvial, muito bonita. Era distrito da cidade Araranguá, posteriormente da cidade de Turvo até se emancipar. Já havia pesquisado o começo da história, mas tive que recorrer ao Google pois não sabia que o Rio da Praia Grande era o próprio Rio Mampituba. :blush:

 

--

 

Tivemos umas 3 ou 4 pancadas de chuva, até refrescar. Agora tenho 16°C.

Link to comment
Share on other sites

É Praia Grande porque o Rio Mampituba que corta a cidade e divide o RS de SC, na altura da cidade, é conhecido como Rio da Praia Grande, exatamente por haver uma margem de 60~80 metros, cheia de seixos (pedregulhos), formando uma praia fluvial, muito bonita. Era distrito da cidade Araranguá, posteriormente da cidade de Turvo até se emancipar. Já havia pesquisado o começo da história, mas tive que recorrer ao Google pois não sabia que o Rio da Praia Grande era o próprio Rio Mampituba. :blush:

 

Que interessante essa explicação. Agora deu pra entender o porquê de se chamar Praia Grande, mesmo não fazendo parte do litoral!

Agradeço bastante a explicação.

 

=========================================================

 

As 18 horas, os aeroportos da Grande SP ainda registram valor altos de temperatura:

 

26 graus em Congonha e no Campo de Marte e 25 graus em Cumbica!

Link to comment
Share on other sites

Tem coisas que não consigo entender.

 

80% do povo da região sul afirma que não tivemos inverno ou que não tivemos um "inverno bom" com mais periodos de frio, ai vem meia duzia de gato pingado falando "o pessoal que reclama não sabe o que fala, este ano o inverno está na média ou apenas um pouco acima de média"

 

Queria saber em que lugar do sul do pais esse povo que fala que o inverno está na média ou pouquissima coisa acima da media mora, morariam eles talvez encima de alguma nuvem a 2000 metros de alitude ? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

A média esta um pouco ruim, o que esta ruim demais e' a dinâmica.

Este inverno esta sem extremos de baixa ou neve. Logo para mim esta ruim. Mas como na maioria dos dias foi úmido... tivemos máximas comportadas e dias xoxos.

Link to comment
Share on other sites

Vejo muitos bazianos pouco comentando a respeito desta próxima MP, talvez pelo fato de que não será intensa

na região Sul ou no estado de SP, nem atingirá o Centro-oeste também. Porém, para o leste do Brasil, ela promete

ser a mais intensa do ano até o momento!

 

 

-Vejam este mapa de temperaturas em 850hpa sobre o Nordeste. O ar frio pegará uma boa parte da Bahia e o frio

vai ser intenso para os padrões locais!

 

PgtdMAy.png?1

 

 

 

-O vale do Jequitinhonha e o sul da Bahia terão seus recordes de frio esta semana:

 

dCi5Iwd.png?1

 

 

 

-O leste da região Sudeste terá igualmente os recordes do ano. Vejam o frio no vale do

Jequitinhonha!

 

KmosXOF.png?1

Link to comment
Share on other sites

Vejo muitos bazianos pouco comentando a respeito desta próxima MP, talvez pelo fato de que não será intensa

na região Sul ou no estado de SP, nem atingirá o Centro-oeste também. Porém, para o leste do Brasil, ela promete

ser a mais intensa do ano até o momento!

 

 

-Vejam este mapa de temperaturas em 850hpa sobre o Nordeste. O ar frio pegará uma boa parte da Bahia e o frio

vai ser intenso para os padrões locais!

 

PgtdMAy.png?1

 

 

 

-O vale do Jequitinhonha e o sul da Bahia terão seus recordes de frio esta semana:

 

dCi5Iwd.png?1

 

 

 

-O leste da região Sudeste terá igualmente os recordes do ano. Vejam o frio no vale do

Jequitinhonha!

 

KmosXOF.png?1

 

Mais uma marítima perfeita!! Que venha mais frio para MG!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.