Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Eae galera.

 

Esse primeiro dia em Pelotas posso dizer que foi bem agradável, a temperatura por aqui variou de 12 a 22 graus, o mais interessante eh a inconstância do tempo por aqui, acordei com sol e cerca de 25 minutos depois o tempo fechou completamente e começou a trovejar e ventar muito forte, como a temperatura era de 13 graus a sensação térmica caiu para menos de 10 graus as arvores balançavam e a sensação era muito boa, deu ate pra sentir frio, como eu não estou acostumado com sensações térmicas muito baixas. Fui em um lugar numa cidade aqui perto chamada Rio Grande e numa praia de la, de nome Cassino a sensação térmica era extremamente baixa devido as rajadas absurdas de vento que acontecem la normalmente, fico imaginando como deve ser em dias de frio de verdade.

Uma coisa que me chamou bastante atenção por aqui e o fato das paredes e eletrodomésticos ficarem molhados devido a umidade muito alta, coisa que nunca vi la no Rio, mesmo com esse veranico por aqui a sensação e de frio em alguns momentos, todos por aqui estão andando com casados pesados, não sei da onde estão tirando tanto frio...

 

15hbvh2.jpg

A Foto acima e de uma praia em Pelotas, esta e a Lagoa do Patos

 

Agora em Pelotas, chuva e 19 graus, o termômetro de rua aqui proximo indica 16 graus e venta forte. :ok:

 

É um lugar bonito.

Passei 2 dias em Rio Grande quando tinha 12 anos, é um lugar bem agradavel

A praia do Cassino é a praia mais extensa do mundo :good:

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, não é devido a alta umidade, é devido ao contraste térmico. Sempre ao termos calor no Inverno, devido as casas, paredes , etc, estarem todas resfriadas, ao começar a esquentar, simplesmente tudo começa a "suar" .

 

Aqui em Bagé as ruas são de paralelepípedos no centro, pareciam que estavam ensaboadas, principalmente Quinta e ontem. :mosking:

 

Ah sim, achei que era devido a umidade, hoje conversando com alguns moradores da cidade me disseram que a cidade eh extremamente úmida o ano inteiro, a sensação eh essa mesmo, de que tudo esta suando, em uma loja hoje o chão estava encharcado e o dono disse que não molhava o piso ha dias, impressionante...

 

Isso é bem comum aqui no RS nos pré-frontais. O calor em contato com objetos gelados condensa a umidade adjacente.

 

Pegue uma garrafa de coca-cola da geladeira em dia quente. Ela sai e instantaneamente fica toda molhada.

 

As ruas e paredes molhadas são a prova cabal de que estava frio antes :good:

Link to comment
Share on other sites

GFS 00z além de ter aumentado um pouco a chuva pra Grande SP, reduziu um pouco o calor pro interior do Brasil para os próximos 15 dias!

 

=====================================

 

EM OFF: Estou tentando postar no tópico 'sua cidade', mas ao enviar aparece o aviso de que a mensagem selecionada não existe!

Link to comment
Share on other sites

GFS 00z além de ter aumentado um pouco a chuva pra Grande SP, reduziu um pouco o calor pro interior do Brasil para os próximos 15 dias!

 

=====================================

 

EM OFF: Estou tentando postar no tópico 'sua cidade', mas ao enviar aparece o aviso de que a mensagem selecionada não existe!

 

Se vc está respondendo mensagem do Ziemman, olhe no monitoramento e previsão, a mensagem foi movida pra lá. Ele falava de SP, não do RJ.

Link to comment
Share on other sites

GFS 00z além de ter aumentado um pouco a chuva pra Grande SP, reduziu um pouco o calor pro interior do Brasil para os próximos 15 dias!

 

=====================================

 

EM OFF: Estou tentando postar no tópico 'sua cidade', mas ao enviar aparece o aviso de que a mensagem selecionada não existe!

 

Se vc está respondendo mensagem do Ziemman, olhe no monitoramento e previsão, a mensagem foi movida pra lá. Ele falava de SP, não do RJ.

 

Isso mesmo! Estava quotando a mensagem dele, mas obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

William, que mínima baixa hoje na estação Reserva,apenas 0,1ºC,não recebeu ventos fortes de madrugada. Na última vez que olhei os dados da Reserva ontem, marcava 2,6ºC, ás 23 h 45 min, umidade de 84% e P.orvalho em 0,1ºC.

 

Na estação de Monte Verde começou a ventar depois de 3 horas da madruga, estragou com a mínima e derrubou a umidade.

No PNI/Marcão, os ventos não deixaram a temperatura estabilizar e negativar.

 

Europeu já tirou toda chuva no sudeste dia 31 e indica chuva para a tarde e noite do dia 2/09.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, não é devido a alta umidade, é devido ao contraste térmico. Sempre ao termos calor no Inverno, devido as casas, paredes , etc, estarem todas resfriadas, ao começar a esquentar, simplesmente tudo começa a "suar" .

 

Aqui em Bagé as ruas são de paralelepípedos no centro, pareciam que estavam ensaboadas, principalmente Quinta e ontem. :mosking:

 

Ah sim, achei que era devido a umidade, hoje conversando com alguns moradores da cidade me disseram que a cidade eh extremamente úmida o ano inteiro, a sensação eh essa mesmo, de que tudo esta suando, em uma loja hoje o chão estava encharcado e o dono disse que não molhava o piso ha dias, impressionante...

 

Isso é bem comum aqui no RS nos pré-frontais. O calor em contato com objetos gelados condensa a umidade adjacente.

 

Pegue uma garrafa de coca-cola da geladeira em dia quente. Ela sai e instantaneamente fica toda molhada.

 

As ruas e paredes molhadas são a prova cabal de que estava frio antes :good:

 

De certo modo o exemplo da coca-cola "suada" não vale para o verão europeu. Na Alemanha eu tirava a cerveja direto da geladeira e o casco continuava "sequinho", visto que o continente é invadido por massa de ar seco proveniente do Saara.

 

Eu já vi uma cena em que um europeu na América do Sul achou estranho ver a garrafa gelada "molhada". Falando no telefone com um sujeito no outro continente ele mandou algo mais ou menos assim:

 

- Cara, nesse lugar faz tanto calor que até as garrafas "suam"! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

wMXfMd8.png

 

Lindo jato!

 

Pra falar a verdade, estou feliz com o retorno das temperaturas mais elevadas. Eu gosto muito de frio,

mas também adoro calor. A única situação que não gosto é de dias a fio com calor e umidade e sem chuvas, um

bloqueio em pleno verão, aí fica ruim mesmo.

 

Porém, este calorzinho seco que tipicamente ocorre no nosso Brasil em finais de Agosto e Setembro...pra falar a

verdade, eu adoro esse tempo! Vejam que lindo está o céu azul lá fora.

 

Infelizmente, para as grandes cidades isso é péssimo devido à acumulação de poluição na atmosfera. Enquanto eu

adoro o calorzinho com tempo seco, os paulistanos odeiam, justamente devido à poluição.

Link to comment
Share on other sites

É um lugar bonito.

Passei 2 dias em Rio Grande quando tinha 12 anos, é um lugar bem agradavel

A praia do Cassino é a praia mais extensa do mundo :good:

 

A cidade é agradavel, mas a praia é meio feinha e esta muito mal cuidada..

 

Infelizmente o Sul gaúcho/Campanha realmente é assim em um contexto geral.

 

Falando em umidade, acabei de quase cair aqui dentro de casa, dessa vez é o piso que tá suando. Chega a formar "barro" do nada no chão.

 

Repare no tempo que severo que teremos esta noite , vai ser uma virada muita louca, com vendaval e tudo. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o Sul gaúcho/Campanha realmente é assim em um contexto geral.

 

Falando em umidade, acabei de quase cair aqui dentro de casa, dessa vez é o piso que tá suando. Chega a formar "barro" do nada no chão.

 

Repare no tempo que severo que teremos esta noite , vai ser uma virada muita louca, com vendaval e tudo. :mosking:

 

Owww cuidado aee :laugh: . Que legal, curto esses vendavais de quando chegam FF

Link to comment
Share on other sites

É um lugar bonito.

Passei 2 dias em Rio Grande quando tinha 12 anos, é um lugar bem agradavel

A praia do Cassino é a praia mais extensa do mundo :good:

 

A cidade é agradavel, mas a praia é meio feinha e esta muito mal cuidada..

 

Psé

De longe é uma cidade turística

bem que poderia ser se fosse bem cuidada

Link to comment
Share on other sites

Por que Torres é tão fria mesmo sendo a cidade mais ao norte do litoral gaúcho ?

 

Essa cidade sempre tem temperaturas minimas e máximas abaixo de todo o litoral. Ontem mesmo teve menor máxima do estado do RGS.

 

Nem sempre as máximas são mais baixas, nem as mínimas. Não vamos criar uma nova verdade. As médias diminuem conforme se vai ao Sul. Se nos últimos foi assim não significa que seja o ano todo.

Link to comment
Share on other sites

Vento "destruidor" em algumas cidades catarinenses na madrugada/início de manhã:

 

Praia Grande:

 

1h: 16,2°C

2h: 16,2°C

3h: 17,9°C

4h: 25,5°C

 

Jacinto Machado:

 

2h: 16°C

3h: 16,2°C

4h: 17,1°C

5h: 18,4°C

6h: 24°C

 

Siderópolis:

 

0h: 19,1°C

1h: 20,7°C

2h: 24,1°C

3h: 27,7°C

4h: 27,9°C

Link to comment
Share on other sites

Esta estação do Lami (35,9°C), o Marcos disse que tem problemas. Depois tem que verificar se arrumaram. :good:

A estação do Lami está errada, aquecendo mais do que o normal.

 

Mas ainda assim está INCRIVELMENTE quente!! QUEBREI MEU RECORDE DE AGOSTO e esse é provavelmente o dia MAIS QUENTE de todos os agostos desde 1910!!

 

Tenho 34,7° e 34%! Vento ONO a 14,5 km/h. Pré-frontal dos brabos!

 

Abraços calorosos!!

Link to comment
Share on other sites

Parece que foi o Rodolfo, baziano e morador de São Paulo que comentou ontem a noite, da previsão de baixíssima umidade para a tarde de hoje no interior de São Paulo.No horário de 13 horas, tinha cidades do interior paulista, registrando umidade de 14% a 16%,tudo indica que vai cair mais.

 

G.Vieira, pergunta para seu tio, que mudou-se para Pelotas, quem incentivou o crescimento imenso da indústria naval de estaleiros em Rio Grande-RGS?

Link to comment
Share on other sites

Por isso nós Bazianos ficamos loucos, enquanto esperamos vivenciar um evento histórico de neve,frio extremo,máximas baixas... o que vemos é o calor fazendo história,talvez nunca tenha se passado tanto calor em agosto.

Depois de um verão daqueles ,ainda temos que aguentar todo esse calorão em pleno inverno!

Dados das 14:00hrs

 

Bom Jesus 27,5°C

Vacaria 28°C

Link to comment
Share on other sites

Esta estação do Lami (35,9°C), o Marcos disse que tem problemas. Depois tem que verificar se arrumaram. :good:

A estação do Lami está errada, aquecendo mais do que o normal.

 

Mas ainda assim está INCRIVELMENTE quente!! QUEBREI MEU RECORDE DE AGOSTO e esse é provavelmente o dia MAIS QUENTE de todos os agostos desde 1910!!

 

Tenho 34,7° e 34%! Vento ONO a 14,5 km/h. Pré-frontal dos brabos!

 

Abraços calorosos!!

 

Marcos, uma pergunta: essa marca que obteve ai, foi em estação própria ou alguma estação da região? Baita marca!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, uma pergunta: essa marca que obteve ai, foi em estação própria ou alguma estação da região? Baita marca!

Artur, é da minha estação que tenho aqui em casa. O sensor fica num abrigo pequeno para expô-lo ao sol. Há um pequeno aquecimento, algo como 0,6°/0,7° dependendo do dia.

 

Agora incríveis 34,8° com 34%!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Segue algumas trágicas máximas de SC até agora:

 

33,5°C Siderópolis, Barragem São Bento

34°C Meleiro, Centro

34,2°C Araranguá

34,8°C Turvo, Rodeio de Areia

35°C Criciúma, Centro

35,4°C Urussanga, Centro

35,17°C Praia Grande

36,38°C Criciúma, Sangão

36,9°C Tubarão, Vila Moema

 

Por aqui máxima de 29°C.O ar úmido não permitiu um aquecimento como em outras regiões. Mesmo com sol e nenhuma nuvem, a umidade não baixou de 70% por toda a manhã. Havia uma névoa úmida. Agora se dissipou, e o ar está secando, a visibilidade melhorou. Amanhã o calor voltará ao normal.

 

"País das friagens"

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.