Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O Marcelo sabe explicar Serra dos Cristais e Japi canalizam o vento.

 

05/08/2014 SBKP 051000Z METAR SBKP 051000Z 15018G28KT 9999 FEW010 BKN070 17/12 Q1024=

05/08/2014 SBKP 051100Z METAR SBKP 051100Z 14020G30KT 9999 SCT020 SCT090 17/11 Q1026=

05/08/2014 SBKP 051200Z METAR SBKP 051200Z 13023KT 9999 BKN020 16/10 Q1027=

Para não ficar repetitivo:

viewtopic.php?f=117&t=4628&p=190909p190909

http://www.cbmet.com/cbm-files/13-560456a470c8ee0842f2a0d1f941ca5c.pdf

 

Agora, o vento está mais fraco. Bem agradável.

22ºC com 55 km/h no cepagri e 21ºC em viracopos com 30 km/h

Link to comment
Share on other sites

Nesse meio tempo em que escrevi , fui olhar lá fora novamente e o céu que há uma hora atrás estava 98 % limpo agora está 85 % limpo ...

Sinceramente nem um pouco confiante nessas mínimas projetadas para o Mirante ...

 

Pode não cair a 4 ou 5 graus, mas vc tem q olhar a secura do ar, essa q vai dar pista importante pro resfriamento de SP.

 

PNI vai ter uma afundada absurda hj a noite, tá secando que uma barbaridade por lá! Negativa antes das 18:30 a caminho! Pode ser uma das mais precoces já vistas desde a abertura da estação!!! Mas cravo -4,5 de mínima, não passa disso. Se passar, vai ser mais por virtude do ar seco do que pela potencia da MP. Apesar q ela veio forte, mais q o previsto.

Link to comment
Share on other sites

Nesse meio tempo em que escrevi , fui olhar lá fora novamente e o céu que há uma hora atrás estava 98 % limpo agora está 85 % limpo ...

Sinceramente nem um pouco confiante nessas mínimas projetadas para o Mirante ...

 

Pode não cair a 4 ou 5 graus, mas vc tem q olhar a secura do ar, essa q vai dar pista importante pro resfriamento de SP.

 

PNI vai ter uma afundada absurda hj a noite, tá secando que uma barbaridade por lá! Negativa antes das 18:30 a caminho! Pode ser uma das mais precoces já vistas desde a abertura da estação!!! Mas cravo -4,5 de mínima, não passa disso. Se passar, vai ser mais por virtude do ar seco do que pela potencia da MP. Apesar q ela veio forte, mais q o previsto.

 

Artur olhando as estações do CGE

Parelheiros 84 % umidade

Riacho Grande 70 % umidade

M Boi Mirim 65 % umidade

Estas são as estações mais ao sul da capital , essa umidade relativamente alta delas indica muita umidade vindo do mar , eu vou ficar na torcida pelo que vc falou, mas na dúvida dessa umidade e desse vento marítimo soprando forte

Link to comment
Share on other sites

Lendo alguns dados da pagina do nosso grande coutinho (climaterra) percebe-se a diferença de 2013 para 2014.

No ano de 2013 foi quebrado o recorde de dias com geadas (123 dias) para haver geada é necessario haver frio (uso este certo sarcasmo pois já vi varios post com dizeres de que esse ano tá na média, não tem nada demais)

Até o dia de hoje 05/08/2014 foram apenas "52" dias com geada na região de São Joaquim.

 

Sabemos que outubro inteiro e até começo de novembro acontece de ocorrer geadas lá na região, mas com uma sequencia de dias mais "quentes" que teremos a frente, acredito que não ocorrerá geadas, no entando precisaria de mais 10 dias com geada PARA CHEGAR NA METADE DO ANO DE 2013.

Com certeza ocorrerá mais de 10 geadas esse ano ainda, mas notem a abrupta diferença.

Link to comment
Share on other sites

15:00HS:

 

06,2 - Morro do Bradador SC

08,2 - Pico do Couto RJ

08,6 - PNI Morro Massena MG

10,9 - Morro da Igreja SC

12,0 - Nova Friburgo RJ

12,2 - Campos do Jordão SP

12,3 - PNI Posto Marcão RJ

13,3 - Joinville D Francisca SC

13,5 - Canguçu RS

13,8 - Caçapava do Sul RS

 

Gurizada,

 

15:00 - 13,5ºC no Aero Afonso Pena com sol pleno

16:00 - 12ºC no Aero Afonso Pena com sol pleno

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

16:00HS:

 

06,0 - Pico do Couto RJ

06,4 - Morro do Bradador SC

08,5 - PNI Morro Massena RJ

09,9 - PNI Posto Marcão MG

10,9 - Morro da Igreja SC

11,1 - Canela RS

11,4 - Nova Friburgo RJ

 

12,0 - Curitiba PR - Afonso Pena

12,2 - Joinville D Francisca SC

12,3 - São Paulo SP - Parelheiros

12,6 - São Bernardo do Campo - Riacho Grande

12,7 - Campos do Jordão SP

13,2 - Farroupilha RS

13,4 - Gramado RS

13,6 - Canguçu RS

13,6 - Teutonia RS - Harmonia

13,7 - Rio Grande RS

Link to comment
Share on other sites

15:00HS:

 

06,2 - Morro do Bradador SC

08,2 - Pico do Couto RJ

08,6 - PNI Morro Massena MG

10,9 - Morro da Igreja SC

12,0 - Nova Friburgo RJ

12,2 - Campos do Jordão SP

12,3 - PNI Posto Marcão RJ

13,3 - Joinville D Francisca SC

13,5 - Canguçu RS

13,8 - Caçapava do Sul RS

 

Gurizada,

 

15:00 - 13,5ºC no Aero Afonso Pena

16:00 - 12ºC no Aero Afonso Pena

 

Temperatuas em São Paulo agora as 16 hrs , aqui no meu bairro 70 % do céu limpo

Parelheiros CGE 12,5

M Boi Mirim 13,7

Capela do Socorro 14,1

Congonhas 15,0

São Mateus 15,2

Sé 15,3

Penha 15,7

Freguesia do Ó 15,7

Butantã 16,5

Perus 17,8

 

Torcendo muito para a previsão do Artur ...

Link to comment
Share on other sites

Artur olhando as estações do CGE

Parelheiros 84 % umidade

Riacho Grande 70 % umidade

M Boi Mirim 65 % umidade

Estas são as estações mais ao sul da capital , essa umidade relativamente alta delas indica muita umidade vindo do mar , eu vou ficar na torcida pelo que vc falou, mas na dúvida dessa umidade e desse vento marítimo soprando forte

Concordo totalmente.

Dando uma de caiçara da praia :mosking: , pelo tempo que observo o tempo em Sampa acho que teremos MM hoje.

Os ventos de SSE estão muito fortes.

 

Já vi acontecer de o céu não fechar totalmente; ficar a noite toda com parcial nebulosidade, com as nuvens sendo levadas pelo vento.

A temperatura até cai mais nesta situação mas, evidentemente, não tanto quanto se o céu ficasse limpo e sem vento.

Acho que qualquer sub-10 no Mirante já será lucro.

Espero estar errado. :russian:

 

O IAG bateu nos 18,7°C durante o dia, mas a máxima oficial será 22,6°C, registrados por volta de 0h UTC.

Na automática do Mirante também 18,7°C mas a máxima oficial deve estar perto dos 24,5°C, também perto de 0h UTC.

 

Congonhas: 15°C, U.R. 51%, ventos SSE.

Cumbica: 16°C, 52%, ventos SSE.

Link to comment
Share on other sites

O Marcelo sabe explicar Serra dos Cristais e Japi canalizam o vento.

 

 

Para não ficar repetitivo:

http://abaixodezero.com/viewtopic.php?f=117&t=4628&p=190909p190909

 

Opa, como é que eu não tinha visto isso!

 

Daqui da minha janela de casa eu tenho vista para um trecho da Serra do Japi.

 

E a ventania aqui hoje está sendo realmente clássica! Típica de dias com MP marítima.

 

18,5º C agora.

 

Sobre a medição do vento :girlwitch: , os dados do CIIAGRO para o meu entendimento estão em "sânscrito": 3,2 m.s-1. Catso! Porquê o CIIAGRO não informa em simples Km/hora? :punish:

 

Se alguém puder me decifrar o que é isso agradeço antecipadamente! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Opa, como é que eu não tinha visto isso!

 

Daqui da minha janela de casa eu tenho vista para um trecho da Serra do Japi.

 

E a ventania aqui hoje está sendo realmente clássica! Típica de dias com MP marítima.

 

18,5º C agora.

 

Sobre a medição do vento :girlwitch: , os dados do CIIAGRO para o meu entendimento estão em "sânscrito": 3,2 m.s-1. Catso! Porquê o CIIAGRO não informa em simples Km/hora? :punish:

 

Se alguém puder me decifrar o que é isso agradeço antecipadamente! :good2:

 

 

Melo, significa m/s. O expoente -1 significa que é "por" alguma coisa. Assim, m.s-1 significa "metros por segundo"

Link to comment
Share on other sites

O Marcelo sabe explicar Serra dos Cristais e Japi canalizam o vento.

 

 

Para não ficar repetitivo:

http://abaixodezero.com/viewtopic.php?f=117&t=4628&p=190909p190909

 

Opa, como é que eu não tinha visto isso!

 

Daqui da minha janela de casa eu tenho vista para um trecho da Serra do Japi.

 

E a ventania aqui hoje está sendo realmente clássica! Típica de dias com MP marítima.

 

18,5º C agora.

 

Sobre a medição do vento :girlwitch: , os dados do CIIAGRO para o meu entendimento estão em "sânscrito": 3,2 m.s-1. Catso! Porquê o CIIAGRO não informa em simples Km/hora? :punish:

 

Se alguém puder me decifrar o que é isso agradeço antecipadamente! :good2:

 

 

Isso

Coloca no google:

3,2 m/s para km/h

ou multiplica 3.6

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Diego e Nazar!

 

Belíssima visão eu tenho aqui agora. As rajadas de vento frio são contínuas e a noite promete um friozinho bom.

 

Em vários casos, essas rajadas causadas pelas MPs marítimas causam a nebulosidade estratificada descrita pelo Marcelo no link que ele postou. É muito comum nesses casos ver essa nebulosidade concentrada/represada pela Serra dos Cristas e no topo da Serra do Japi (que chega a 1.200 m).

 

Mas hoje, não. Nada de nebulosidade sobre o Japi. Aliás, não avisto qualquer nuvem aqui. Isso chega a ser incomum nessa situação.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Mas hoje, não. Nada de nebulosidade sobre o Japi. Aliás, não avisto qualquer nuvem aqui. Isso chega a ser incomum nessa situação.

 

Abraços!

 

Mas será que se mantém assim à noite? A imagem de satélite postada pelo Bazooka mostra que no litoral e na serra do mar já há nuvens e nessas situações essas nuvens sempre se espalham pela Grande SP depois que anoitece, na forma de MM. Só não sei se chegam até Jundiaí.

Link to comment
Share on other sites

YRpIina.png

 

É...vem MM aí, embora não pareça que vá fechar completamente o tempo.

 

Temperaturas em SP as 17 hrs . Aqui no meu bairro 70 % do céu limpo

 

Parelheiros 10,9 umidade de 90 % ...isso me preocupa

Capela do Socorro 12,4

M Boi Mirim 12,5

Sé 12,9 o vento anula o efeito de ilha de calor dessa região

Congonhas 13,0

Freguesia do Ó 13,4

Itaquera 13,5

Penha 13,8

Perus 16,0 se o céu ficar limpo será uma das mais frias na madrugada .

Link to comment
Share on other sites

Atentem q apesar da nebulosidade estar sobre todo o sul da Grande SP, não é daquele tipo que costumamos ver, ou seja, flocada. Olhando da minha janela - Santo Amaro, o céu tá bem limpo e essas nuvens estão espalhadas bem dispersas, diferentemente das nuvens de MM que costumam aparecer a essa hora.

 

Nessa configuração, dou 70 - 30 q vai limpar, ao menos na região do Mirante de Santana será quase certeza. Vai vir sub-10 hoje e amanhã pro Mirante, mas calculo entre 8 e 9 graus.

Link to comment
Share on other sites

Eu sinceramente não esperava que o tempo fosse abrir dessa forma aqui em Sampa! Imaginei que essa terça seria um dia encoberto e com chuviscos.

Falando em chuviscos, eu acordei mais ou menos próximo das 5 da manhã e dava pra ouvir o barulho de chuva fraca, outra coisa que eu também não esperava! Agora, não sei se a chuva foi causada pelas nuvens stratos ou então por instabilidades da frente fria.

Link to comment
Share on other sites

17:00HS:

 

06,1 - PNI Morro Massena RJ

06,2 - Pico do Couto RJ

06,9 - PNI Posto Marcão MG

09,4 - Morro do Bradador SC

09,4 - Morro da Igreja SC

09,9 - Canela RS

 

10,1 - Campos do Jordão SP - Vl Inglesa

10,9 - São Paulo SP - Parelheiros

11,1 - Joinville D Francisca SC

11,1 - Monte Verde MG

11,2 - Gramado RS

11,2 - Nova Friburgo RJ

11,4 - São Bernardo do Campo - Riacho Grande

11,8 - Farroupilha RS

 

12,0 - Curitiba PR - Afonso Pena

12,0 - São José dos Ausentes RS

12,1 - Urupema SC

12,5 - Canguçu RS

12,5 - Sto André SP

12,6 - Gonçalves MG

12,6 - Teutonia RS - Harmonia

Link to comment
Share on other sites

O Marcelo sabe explicar Serra dos Cristais e Japi canalizam o vento.

 

 

Para não ficar repetitivo:

http://abaixodezero.com/viewtopic.php?f=117&t=4628&p=190909p190909

 

Opa, como é que eu não tinha visto isso!

 

Daqui da minha janela de casa eu tenho vista para um trecho da Serra do Japi.

 

E a ventania aqui hoje está sendo realmente clássica! Típica de dias com MP marítima.

 

18,5º C agora.

 

Sobre a medição do vento :girlwitch: , os dados do CIIAGRO para o meu entendimento estão em "sânscrito": 3,2 m.s-1. Catso! Porquê o CIIAGRO não informa em simples Km/hora? :punish:

 

Se alguém puder me decifrar o que é isso agradeço antecipadamente! :good2:

 

OFF:

 

Tô falando uma bibliotecária urgente ou google interno.

 

O que tem de mensagem boa neste fórum nem tá no gibi.

 

#tudo off.....sorry

Link to comment
Share on other sites

Eu sinceramente não esperava que o tempo fosse abrir dessa forma aqui em Sampa! Imaginei que essa terça seria um dia encoberto e com chuviscos.

Falando em chuviscos, eu acordei mais ou menos próximo das 5 da manhã e dava pra ouvir o barulho de chuva fraca, outra coisa que eu também não esperava! Agora, não sei se a chuva foi causada pelas nuvens stratos ou então por instabilidades da frente fria.

 

Eu também imaginei que teria um dia londrino hoje...

 

Por aqui o céu já está quase totalmente limpo.

Link to comment
Share on other sites

Mas hoje, não. Nada de nebulosidade sobre o Japi. Aliás, não avisto qualquer nuvem aqui. Isso chega a ser incomum nessa situação.

 

Abraços!

 

Mas será que se mantém assim à noite? A imagem de satélite postada pelo Bazooka mostra que no litoral e na serra do mar já há nuvens e nessas situações essas nuvens sempre se espalham pela Grande SP depois que anoitece, na forma de MM. Só não sei se chegam até Jundiaí.

 

Normalmente não chega até aqui. Nessa época do ano é comuníssimo sair de Sampa encoberta à noite e pegar céu estrelado por aqui.

 

Vamos ver se o Planalto Atlântico me livra dessa MM hoje também.

 

Abraços.

 

Só queria editar o meu comentário pois, como disse o Artur Chiovitti, essa nebulosidade não é a famigerada MM.

 

E como disse o Marcelo, a ventania não vai permitir uma queda de temperatura mais acentuada também por aqui, mas a sensação térmica já é bem baixa nesse entardecer. O CIIAGRO já registra 16,7º C agora, depois de ter registrado máxima pouco superior a 20º C hoje à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.