Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É isso aí, Eduardo!

 

O maior problema disso é que POA baliza a idéia de quem vem de fora sobre o clima do RS.

 

Primeiro que não se pode comparar cidades do Interior do RGS com um aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes.

 

Segundo que Porto Alegre tem invernos frios sim, 2013 foi a prova que na media de Junho, Julho e Agosto teve média menores do que aqui em Curitiba que já é frio.

 

E Terceiro o Interior tão elogiado por vocês tem temperaturas extremas no verão, e de conhecimento notório que cidades como Uruguaiana, Santa Maria, Santa Cruz do Sul tem verões mais quentes que Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, Eduardo!

 

O maior problema disso é que POA baliza a idéia de quem vem de fora sobre o clima do RS.

 

Primeiro que não se pode comparar cidades do Interior do RGS com um aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes.

 

Segundo que Porto Alegre tem invernos frios sim, 2013 foi a prova que na media de Junho, Julho e Agosto teve média menores do que aqui em Curitiba que já é frio.

 

E Terceiro o Interior tão elogiado por vocês tem temperaturas extremas no verão, e de conhecimento notório que cidades como Uruguaiana, Santa Maria, Santa Cruz do Sul tem verões mais quentes que Porto Alegre.

 

Não estou dizendo que não faz frio no inverno. Faz. Apenas disse que é onde menos faz frio no RS no inverno. Até Torres tem inverno mais frio.

 

Sobre o verão do interior, ele é mais quente, mas o inverno é mais frio.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, Eduardo!

 

O maior problema disso é que POA baliza a idéia de quem vem de fora sobre o clima do RS.

 

Primeiro que não se pode comparar cidades do Interior do RGS com um aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes.

 

Segundo que Porto Alegre tem invernos frios sim, 2013 foi a prova que na media de Junho, Julho e Agosto teve média menores do que aqui em Curitiba que já é frio.

 

E Terceiro o Interior tão elogiado por vocês tem temperaturas extremas no verão, e de conhecimento notório que cidades como Uruguaiana, Santa Maria, Santa Cruz do Sul tem verões mais quentes que Porto Alegre.

 

Não estou dizendo que não faz frio no inverno. Faz. Apenas disse que é onde menos faz frio no RS no inverno. Até Torres tem inverno mais frio.

 

Sobre o verão do interior, ele é mais quente, mas o inverno é mais frio.

 

 

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Pra mim a decepção no RGS para mim fica por conta de Caxias do Sul uma cidade que com em média 800 metros de altitude chegar a ter verões quentes, e os invernos pobre em minimas extremas mesmo estado no estado mais ao sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem dados antigos do inverno em Piracicaba? Tenho curiosidade, pois acho que nessa região do estado de São Paulo os invernos estão bem mais quentes como em parte de Minas.

Estação meteorológica da ESALQ-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

http://www.esalq.usp.br/departamentos/lce/posto.html

http://www.esalq.usp.br/departamentos/lce/postocon.html (Tem dados desde 1917).

 

Para dados após 2009:

http://www.leb.esalq.usp.br/exceldados/DCE2010.TXT

 

Depois, é só ir mudando o ano: 2011, 2012, 2013...

Link to comment
Share on other sites

 

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Pra mim a decepção no RGS para mim fica por conta de Caxias do Sul uma cidade que com em média 800 metros de altitude chegar a ter verões quentes, e os invernos pobre em minimas extremas mesmo estado no estado mais ao sul do Brasil.

 

Sobre Caxias, o problema é a localização da Estação.

Link to comment
Share on other sites

 

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Pra mim a decepção no RGS para mim fica por conta de Caxias do Sul uma cidade que com em média 800 metros de altitude chegar a ter verões quentes, e os invernos pobre em minimas extremas mesmo estado no estado mais ao sul do Brasil.

 

Sobre Caxias, o problema é a localização da Estação.

 

Pode ser.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Iguape e Votuporanga saíram do mapa de automáticas faz algum tempo, devem ir para Apiaí e alguma outra cidade paulista.

Iguape voltou.

Com a instalação da automática, a convencional já havia sido desativada (Provavelmente por falta de observador, aposentadoria, etc)

Eu havia mandado um e-mail para o INMET e me responderam que estava parada temporariamente mas que retornaria.

 

Votuporanga tem uma convencional, que só está reportando dados de chuvas.

 

A estação convencional de São Simão-SP, aberta em 1920, faz mais de ano que só reporta máximas.

A única explicação que vejo é o termômetro de mínima ter se quebrado e não ter sido substituído até agora. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Hoje, ainda fez calor,

Mirante: 20,3°C / 31,0°C

IAG: 19,4°C / 30,7°C

 

Um Adendo, em relação ao Mirante de Santana,

 

Com essa máxima de hoje, a média no mês de Abril está ate agora em 29,3C o que é 4,2C acima da média!!

 

Vamos vê após a esse sistema frontal, como se comportará a média...,

Link to comment
Share on other sites

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Pra mim a decepção no RGS para mim fica por conta de Caxias do Sul uma cidade que com em média 800 metros de altitude chegar a ter verões quentes, e os invernos pobre em minimas extremas mesmo estado no estado mais ao sul do Brasil.

 

O site da Embrapa, que traz a normal de Torres, está fora do ar. Assim que voltar eu te mostro.

 

Sobre Caxias, a estação está no pior local da cidade, na beira da encosta. A estação da Embrapa - localizada em outro local - traz média de julho de 11,5C para Caxias, um valor muito mais coerente com o que vejo quando vou para lá.

Link to comment
Share on other sites

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Mas estes dias postaram que a diferença entre 61-90 e 81-10 é de apenas 0,2. Porque a estação é arborizada... Ou seja a urbanização pode ter alterado outros locais, mas não o Inmet...

 

É isso Bruno?

Link to comment
Share on other sites

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Mas estes dias postaram que a diferença entre 61-90 e 81-10 é de apenas 0,2. Porque a estação é arborizada... Ou seja a urbanização pode ter alterado outros locais, mas não o Inmet...

 

É isso Bruno?

 

Moretão, o Hedsgpa está questionando o dado de Torres, não o de POA.

Link to comment
Share on other sites

Comparação das cidades que já estão com atualização das 3 UTC no INMET

 

Porto Alegre 20,0

Torres 17,9

Campo Bom 17,3

 

Esses dias a Metroclima divulgou 24C nas águas do Guaíba. Não é a toa que está 17C em São Leopoldo, 17,9C em Campo Bom e 20C aqui. O minuano tem que passar por kilômetros de águas ainda aquecidas pelo tórrido verão até chegar aqui na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Inverno mais frio em Torres do em POA ? Aí uma coisa difícil de acreditar, vou ver nos dados dos INMET porém mesmo assim será uma cidade do interior contra uma aglomerado urbano de 4 milhões de habitantes com alta densidade demográfica.

 

Mas estes dias postaram que a diferença entre 61-90 e 81-10 é de apenas 0,2. Porque a estação é arborizada... Ou seja a urbanização pode ter alterado outros locais, mas não o Inmet...

 

É isso Bruno?

 

Moretão, o Hedsgpa está questionando o dado de Torres, não o de POA.

 

Mas ele está citando aglomerado urbano e alta densidade demográfica? isto alterou a estação ou não?

Link to comment
Share on other sites

Estamos no dia 13 de abril e nada de outono. Por enquanto o único gosto que tive do outono foi em março. Agora estamos naquele período de contagem regressiva para o término definitivo do verão.

 

Olha Beto, depois de ontem e hoje a anomalia está lá em cima. E aquela segunda quinzena que parecia ser fria, está ficando cada vez mais quente. Parece que o verão vai embora mas o outono não chega.

 

O negócio é aproveitar o refresco de segunda e terça.

Link to comment
Share on other sites

Um Adendo, em relação ao Mirante de Santana,

 

Com essa máxima de hoje, a média no mês de Abril está ate agora em 29,3C o que é 4,2C acima da média!!

 

Vamos vê após a esse sistema frontal, como se comportará a média...,

 

Nossa! Tudo isso? É mais de 1°c maior do que a média histórica do mês de fevereiro (28°c, o mês mais quente do ano no Mirante). Imagino que nos 12 primeiros dias de abril de 2013 (que me recordo que foram bem mais amenos do que nesse ano) estava bem mais baixa a média das máximas

2014 - O ano do calor! hehe

 

Espero que a segunda quinzena seja bem melhor mesmo. Não aguento mais calor!

 

===================

 

A chuva cessou pelo menos aqui no Tatuapé. E pelo que se observa nos radares da UNESP, teremos pouca ou nenhuma chuva na cidade!

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem dados antigos do inverno em Piracicaba? Tenho curiosidade, pois acho que nessa região do estado de São Paulo os invernos estão bem mais quentes como em parte de Minas.

Estação meteorológica da ESALQ-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

http://www.esalq.usp.br/departamentos/lce/posto.html

http://www.esalq.usp.br/departamentos/lce/postocon.html (Tem dados desde 1917).

 

Para dados após 2009:

http://www.leb.esalq.usp.br/exceldados/DCE2010.TXT

 

Depois, é só ir mudando o ano: 2011, 2012, 2013...

:good:

A chuva por aqui foi decepcionante. Apenas 2mm. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Dia muito lindo na minha querida Porto Alegre!

No meio da noite, começamos a sentir o ventinho sul, um pouco mais frio, entrando pela janela. No entanto, os ambientes ainda estão aquecidos e não esfriaram.

O sistema metroclima estava marcando em torno de 12°c ou 13°c em alguns pontos da cidade hoje mais cedo.

Próxima noite, devido ao céu claro e a calmaria do vento, deveremos ter boa mínimas, podendo chegar a 8°c em alguns pontos da cidade.

Pena que o frio é rápido, pois na próxima quarta-feira já estão previstos 28°c de temperatura por aqui...

Vamos curtir até terça-feira este friozinho!

Abraços a todos e um excelente domingo!

Link to comment
Share on other sites

Se o PH ficar triste com o desempenho do Tuias essa madrugada (que nem é a mais fria) eu chuto o balde!

 

Estava 14°C a meia noite e chegou a 4 °C hoje cedo

 

Nossa, belíssima queda hein?

Dom Diego, tô muito feliz caraaaa, vc sabe que sou sempre grato a vc e ao Bruno pelo que fizeram por minha terra. :good2: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :good: :good:

Valeu grande Caio, queda espetacular mesmo! :shok:

Aguardando tabela tradicional de mínimas a la Carlos Dias. :mosking: :mosking: :mosking: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.