Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Agora depois da frente fria do fim de semana passado parece que "descemos mais um patamar" e ficamos então na expectativa de como será este abril... será que vai repetir o calorão de 1973, 2002 ou 2005, com direito até a máxima supra-35? Ou será que vem mais equilibrado, como 2006, 2008...? Ou um aquecimento contínuo como o peculiar 2010? Será que rola pelo menos uma mínima sub-10 como em 2003? Ou várias, como em 1968 (meio impossível)? Bom, isso só o tempo e o tempo dirão..

 

Excelente análise. A estação objeto destes dados mudou-se de local durante a sua coleta?

Valeu, André! Olha, eu não descobri até agora a localização exata da estação (as informações que encontrei têm precisão de minutos, o que delimita uma área de cerca de 1,8 x 1,8 Km), mas pelo que vi nesta dissertação de mestrado (p.60) a estação não mudou de local não, mas a região onde ela está é urbana e a ocupação ao redor foi se intensificando ao longo das décadas (Londrina é uma cidade relativamente nova, foi fundada em 1934).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Discussoes irritantes a parte, a verdade é que o inverno vai se aproximando e entramos no mes mais interessante até o momento de 2014. Deveremos ver a primeira "biribinha" polar dando o tiragosto para o inverno que vem ai.

 

Sobre o verão, sim, muitos locais já nao vivem condições de calor dia e noite, outros ainda estão passando por dias quentes. A verdade é que o leste do sul e sudeste (topos das serras) já passou pelo inicio da transição, outras regiões, mesmo mais ao sul, por diversos fatores mal entraram num periodo menos quente. Mas a verdade é que os dados diários de centenas de estações no centro-sul já acusaram diminuição, seja grande ou pequena, do calor. POA passou de 40 pra 30 e poucos, não tem como dizer mais que está no auge do verão.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

O tempo começa a melhorar na minha linda Porto Alegre, mas muitas nuvens ainda cobrem o céu.

A previsão é de uma máxima hoje à tarde em torno de 28°c, em média. No entanto, para os próximos dias, teremos mais calor, com tardes no final de semana passando até dos 30°c, podendo chegar a 32°c ou até 33°c em alguns pontos aqui da capital gaúcha! Muito calor para abril...

A esperança é de uma segunda quinzena mais fria um pouco, o que deve acontecer, segundo os prognósticos.

Abraços e uma excelente quarta-feira a todos!

Link to comment
Share on other sites

Artur, em boa parte do Sudeste a transição é um fato. O início do outono

"pleno" ainda é motivo de incerteza entre os modelos. Por hora, os próximos

7 dias devem ser muito parecidos com os últimos 7 que tivemos.

 

Mínimas ainda altas, máximas mais comportadas...

 

Agora faz 21,2C e muito úmido, a UR está em 97%.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito vai ser um abril típico: quente nos primeiros 15 dias, com cara de verão ainda. Na segunda quinzena aí sim, a dinâmica muda totalmente e dias mais frios começam a dar as caras.

 

Esta é a proposta. Tudo indica que sim.

 

Segue bem nublado com nuvens baixas Stratus, também abafado, faz 24,2C.

Link to comment
Share on other sites

PADRÃO USA,

 

Chicago, inverno mais rigoroso deste o início das medições

 

A média em Chicago para dezembro de 2013 até março de 2014

 

22F

 

-5,6ºC

 

Quebrando o recorde de 1903/1904.

 

No meu entendimento isso é frio.

 

E FINALMENTE O PADRÃO USA EM NÚMEROS

 

Anomalia da Temperatura média em Curitiba em Abril contra a anomalia da Temperatura média em outros locas em janeiro,

 

São correlações médias mas o fundamental EXISTEM.

 

Isto não é predição de nada Atlântico Sul ainda com anomalia positiva.

 

E na verdade sem mp, o Atlântico determina.

 

Abraçs

 

epkw43.jpg

Link to comment
Share on other sites

PADRÃO USA,

 

Chicago, inverno mais rigoroso deste o início das medições

 

A média em Chicago para dezembro de 2013 até março de 2014

 

22F

 

-5,6ºC

 

Quebrando o recorde de 1903/1904.

 

No meu entendimento isso é frio.

 

Frio ??? Prá mim, isso é um frio elevado ao cubo. Se não for mais. :ok: :laugh:

 

Depois de toda aquela neblina logo cedo, o céu ficou limpo; só que agora, está se enchendo de nuvens. Temperatura de 21°C.

Pelo jeito, a alta pressão vai tomar conta da região. Bye, bye chuvas e bem vindas mínimas sub 10. :girlwitch:

 

Só prá contrariar(argh!!!!), está chovendo e forte agora aqui no Capivari. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo o dia mais chuvoso em CDJ. Choveu forte durante uns 20 minutos, parou; o sol, até ameaçou aparecer e agora, chove forte novamente. Vai entender!!!!!

 

Na esquina, 17°C.

 

 

Aqui começando a escurecer depois de muito sol de manha , engraçado nossas condiçoes de sol e chuva sao quase sempre diferentes , qual seria o motivo ?

 

Essa Alta de 1030hpa que vai nos ajudar com as minimas boas no fim de semana ?

Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo o dia mais chuvoso em CDJ. Choveu forte durante uns 20 minutos, parou; o sol, até ameaçou aparecer e agora, chove forte novamente. Vai entender!!!!!

 

Na esquina, 17°C.

 

 

Aqui começando a escurecer depois de muito sol de manha , engraçado nossas condiçoes de sol e chuva sao quase sempre diferentes , qual seria o motivo ?

 

Essa Alta de 1030hpa que vai nos ajudar com as minimas boas no fim de semana ?

 

amigos, estamos na borda do sistema de alta, o que causa bastante turbulencia em areas de serra, como Mantiqueira. Mesmo aqui em SP, tem armado temporais diarios que inclusive tem sido muito abrangentes, mesmo que com volumes pequenos de chuva. A vantagem desse tipo de atuacao em borda eh que facilita a chuva ate mesmo em locais que sofriam com estiagem, caso das represas do sistema Cantareira. Ultimamente, todo dia tem caido alguma chuva pelos lados dos reservatorios. Estou apostando ate num Abril acima da media na Cantareira, em termos de chuva. Nao que isso diga alguma coisa em termos de volume de agua.

Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo o dia mais chuvoso em CDJ. Choveu forte durante uns 20 minutos, parou; o sol, até ameaçou aparecer e agora, chove forte novamente. Vai entender!!!!!

 

Na esquina, 17°C.

 

 

Aqui começando a escurecer depois de muito sol de manha , engraçado nossas condiçoes de sol e chuva sao quase sempre diferentes , qual seria o motivo ?

 

Essa Alta de 1030hpa que vai nos ajudar com as minimas boas no fim de semana ?

 

Palpite e apenas palpite.

 

Talvez e apenas talvez.

 

Eu deveria conhecer muito a região.

 

Chute,

 

Barlavento e Sotavento.

 

Um do lado de cá e outro do lado de lá?

 

Sem medições acuradas não posso afirmar.

 

beijos.

 

Artur?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre continuamos em pleno "verão climático"! O calor deve aumentar nos próximos dias, com tardes de temperaturas superiores a 30°c.

Não dá para guardar, de forma alguma, as roupas de verão, nem baixar roupas de meia estação ainda...

Não vejo a hora, sinceramente, do outono se instalar de vez, o que só deve acontecer na segunda quinzena de abril. Haja paciência para tantos meses de calor!

Abrraços. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Pois é João, o verão segue a pleno aqui na fronteira também. Até o dia 10 ou 11 de abril, nada de frio. Oremos pra vir uma miserável MP nesse mês. Tá brabo o caso!! :rtfm: :negative:

Complicado, né Rafael?

Pior quando o tal "veranico de maio" se prolonga! Ao invés de uns 5 ou 6 dias, resolve ficar por quase duas semanas, já matando metade do mês. E assim vai passando, passando... E quando vemos o que nos resta de frio é quase nada em 365 dias do ano.

Mas vamos torcer para que a segunda quinzena de abril já seja diferente, amigo!

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Pois é João, o verão segue a pleno aqui na fronteira também. Até o dia 10 ou 11 de abril, nada de frio. Oremos pra vir uma miserável MP nesse mês. Tá brabo o caso!! :rtfm: :negative:

 

Fiquei animado, pois toda vez que nosso amigo Rafael reclama, passa uns dias e vem uma mp forte. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

AQUI TAMBÉM COM PLENO VERÃO, GAROA COM 15/16°C AGORA, 16,2/CLIMATERRA.......

 

NO FINDI, HORRÍVEL!!

 

7/10 A 23/26°C.

 

Com garoa e sem sol não acho frio 16°c, para ser em abril e no topo da serra!

E na cidade mesmo de São Joaquim, no centro, a temperatura ainda deve estar mais alta...

É uma temperatura, no mínimo, dentro dos padrões aceitáveis para um mês de abril, em pleno outono.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

AQUI TAMBÉM COM PLENO VERÃO, GAROA COM 15/16°C AGORA, 16,2/CLIMATERRA.......

 

NO FINDI, HORRÍVEL!!

 

7/10 A 23/26°C.

 

Bah!...[ que coisa feia esse...bah]

 

Tu sabes que 26ºC é muito quente na minha querida São Quincas.

 

É quente "prá dedéu".

 

Era uma vez um agrônomo que detestava frio.

 

Para exercer a profissão e amenizar o sofrimento da vida sedentária.

 

Mudou-se para um reino muito alto.

 

E viveu feliz para sempre, Mafili?

 

Não, era tão mal-humorado mas tão mal-humorado que passou a ironizar os habitantes dos reinos das terras-baixas.

 

Os siberianos?

 

Sim.

 

Me conta sobre os siberianos.

 

_ Outro dia querido, os siberianos saem da toca onde hibernam normalmente na segunda quinzena de maio e já saem reclamando.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, ontem comentei sobre a monotonia que estava por aqui, hoje o Vórtice na costa tratou de agitar um pouco o tempo. O dia inteiro de chuvas intermitentes e bastante vento.

Hoje mínima de 19,5 ºC e máxima até o momento de 23,2 ºC. No momento 21,2 ºC e escurecendo, provavelmente mais chuva.

 

20140402_1.jpg

Link to comment
Share on other sites

PADRÃO USA,

E FINALMENTE O PADRÃO USA EM NÚMEROS

 

São as primeiras coisas matematizáveis sobre o PADRÃO USA que efetivamente não se restringe somente à América do Norte.

 

Existe uma parte que vai demorar muito.

 

É o segmento que trata da análise rítmica.

 

Os verões por essas bandas da Terra de Pindorama apresentam características que os silvícolas consideram monótonas e alguns literalmente enjoam-se a ponto de legítimos ataques de fúria.

 

Neste momento alguma lucidez...diz: _ Observe o inverno no paraíso [hemisfério norte] mesmo tendo 90% da terra emersa do planeta não é constante.

 

Este é o ponto.

 

A não constância.

 

Veja bem, se lembrarmos durante o verão que o inverno pulsa [não é constante] você sai com uma vantagem imensa caso do querido Ronaldo.

 

Voltando às correlações.

 

As observações ficam mais evidentes a partir de Curitiba que é efetivamente melhor correlacionada com São Joaquim [a região brazileira onde faz frio e a região anexa ao planalto sul catarinense onde também faz frio] e evidentemente apresenta melhor correlação com São Paulo.

 

Efetivamente existe correlação entre Curitiba e algumas regiões da América do Norte [ no caso mostro as correlações das temperatura médias em Curitiba em abril com as temperaturas médias na América do Norte em janeiro do mesmo anos...lag de 03 meses...isto é atraso de tres meses.

 

As correlações são de intensidade médias para padrões climatológicos [ onde a certeza é uma utopia]

 

Evidente que a correlação com o Atlântico Sul [20/30S e 30/50W] são preponderantes...mas o caso aqui ainda não previsão.

 

Observe que a contradições naturais no próprio EUA entre a região das caminhonetes [ dakota, montana, etc] e a Califónia.

 

Mas tudo faz parte do ainda incipiente aprender dessas coisas do clima.

 

Abraços

 

ps: claro que poucos compreenderão a princípio....mas se duvida existir....discutimos sempre com o maior carinho.

 

beijos

 

69nivo.jpg

 

t68480.gif

Link to comment
Share on other sites

O radar do Pico do Couto capta inúmeras áreas de instabilidade sobre a zona da mata neste momento. Apenas

questão de tempo para mais uma pancada de chuva por aqui, a segunda do dia.

 

CHEGAMOS NOS 30 GRAUS HOJE... :cray: :cray: :cray:

Agora nublou e faz 25,1ºC.

 

 

Aqui chegamos nos 25°C Baixada e 24°C Topo , começa a chover forte agora a 2° pancada assim no dia 21°C

Link to comment
Share on other sites

16:00HS

 

20,0 - Riacho Grande SBC

20,0 - Curitiba

23,0 - São Paulo

27,0 - Belo Horizonte

27,0 - Rio de Janeiro

27,0 - Porto Alegre

 

Amigo Carlos Dias,

Os 27°c em Porto Alegre estão corretos. No entanto, na área central da cidade e ao sol a temperatura é bem maior. Marcava 31°c ao sol quando saí para o almoço. Sol forte e bem "ardido" até. Pior é que o calor vai aumentar ainda no final de semana.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bah , por vezes misturas exóticas por aqui...Alguns lampejos de literato, filósofo,e aí uma inserção antropológica, ...Vagas e vagas, e olas y olas como dicen los hermanos... :mosking: :sarcastic:

Rápida intervenção do TI Alan Jones das Tuias e voltou o sinal de net no parque...

Máxima de 24.9º, a mesma do topinho Inmet... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Bah , por vezes misturas exóticas por aqui...Alguns lampejos de literato, filósofo,e aí uma inserção antropológica, ...Vagas e vagas, e olas y olas como dicen los hermanos... :mosking: :sarcastic:

Rápida intervenção do TI Alan Jones das Tuias e voltou o sinal de net no parque...

Máxima de 24.9º, a mesma do topinho Inmet... :mail:

 

PH...mal posso esperar para ver o comportamento da estação no Pq. das Tuias sob um ar polar seco bem continental, durante o inverno.

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Bah , por vezes misturas exóticas por aqui...Alguns lampejos de literato, filósofo,e aí uma inserção antropológica, ...Vagas e vagas, e olas y olas como dicen los hermanos... :mosking: :sarcastic:

Rápida intervenção do TI Alan Jones das Tuias e voltou o sinal de net no parque...

 

Alguém da ADMINISTRAÇÃO pode pedir a gentileza.

 

Gasto 8 meses para gerar um gráfico.

 

Aí tenho que ler &*¨&¨&*¨* de algum *(&*(&*(&&

 

==================================

 

Se você não entendeu.

 

Seja educado, eu repito.

 

Mas tenho a eterna paciência e fui vacinado e de todos os trabalhos que eu tive o mais prazeroso foi alfabetização noturna.

 

As estações chaves para o Rio Grande do Sul são:

 

Uruguaiana, Santa Maria e Porto Alegre,

 

NA compreensão do Bruno poderíamos trocar algumas.

 

Na minha compreensão e do Carlos Campos não há essa necessidade.

 

A compreensão do clima no eixo São Joaquim/Curitiba/São Paulo independe do Rio Grande do Sul.

 

Vamos lá,

 

===========

 

Peço encarecidamente a ADMINISTRAÇÃO que tome uma providência.

 

Ou será preciso perder o bom tom.

 

Abraços

 

Fui

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.